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Objetivo: O Aproveitamento de Estudos e Competência é o instrumento que permite possibilita ao aluno aproveitar estudos previamente realizados. O processo permite , permitindo ao aluno prosseguir com estudos em Cursoscursos de Educação Continuada, Programas de Educação Básica e Profissional de Nível Médio.

Aviso

As solicitações para Aproveitamento de Estudos e Competências podem ter cobranças de taxas ou não, definidas por de acordo com a políticas internas de cada Departamento Regional.

Informações

A solicitação para Aproveitamento de Estudos e Competências pode ser realizada de duas formas:

Presencialmente
Balcão de Atendimento
(
da Secretaria Escolar (Presencialmente)
• Portal Educacional do Aluno

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Balcão de Atendimento

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da Secretaria Escolar (Presencialmente)

AcessarAcesse: Módulo Educacional | Educacional | Atividades Acadêmicas | Requerimentos | Requerimentos.

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Clique duas vezes em requerimento para abrir a o Assistente de solicitação de atendimento do TOTVS Aprovações e Relacionamento com o cliente.

Preencha os campos: "Grupo de atendimento": Solicitações de Alunos e . "Tipo de atendimento": Aproveitamento de Estudos e Competências (Sem Taxa/Com Taxa). Clique em avançar.

Preencher Preencha a aba "Dados do Aluno", clicar clique em avançar.

Preencher Dados da SolicitaçãoPreencha "Dados do Atendimento". O aluno pode solicitar a dispensa/Aproveitamento de estudo até de 10 (dez) Componentes Curriculares componentes curriculares no mesmo requerimento. Clique em avançar, em seguida clique em executar.

Clique em executar a etapa.

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Após concluído o processo de solicitação, é gerado um Número de Atendimento. A solicitação é integrada ao TOTVS Aprovações e Atendimento para prosseguimento da demanda/solicitação. 

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Acesse: Módulo TOTVS Aprovações e Atendimento para avaliação da solicitação (Análise Documental).

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Aviso
Todos os atendimentos existentes serão listados em Meus Atendimentos | Atendimentos, excetos aos que estão na fila para serem apropriados. Clique no ícone destacado para visualizar os atendimentos em "Atendimento na Fila" (Não Apropriados). O atendente deverá se apropriar do chamado, conforme será apresentado a seguir antes de anexar a documentação da solicitação.

Acesse: Meus Atendimentos | Atendimentos em Fila

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Selecione o atendimento.

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Ir em Processos | Apropriar-se de um Atendimento em uma Fila.

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Ao apropriar-se do atendimento, preencha a "justificativa" e em seguida clique em executar.

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Aviso

Para a avaliação das competências do aluno e posterior deferimento ou indeferimento da solicitação do aproveitamento de estudos é necessário apresentação

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de documentos que comprovem as habilidades e conhecimentos adquiridos anteriormente, de acordo com o regimento escolar da instituição. 

Selecione o atendimento, clique duas vezes e em seguida:

Acesse: Anexos | Arquivos Anexos do Atendimento.

Image Added Para anexar a documentação do aluno, o usuário (atendente) deve acessar o atendimento em: “Anexos”, selecionar o item: “Arquivos Anexos do Atendimento”.Image Removed

Clique em: “Incluir” e, após vincular o documento, clique em: “Salvar” .

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depois em "OK". Após documentação anexada, clique em avançar e executar etapa para dar início ao atendimento.

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Após concluído o processo de solicitação, é gerado um Número de Atendimento. A solicitação é integrada com o TOTVS Aprovações e Atendimento. 

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Acessar: Módulo TOTVS Aprovações e Atendimento para Análise da Solicitação (Análise de Documental).

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Acessar: Meus Atendimentos | Atendimentos | Atendimentos

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Dica

Dentro de Meus Atendimentos | Atendimentos, no ícone Image Modifiedé possível alterar

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o

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nível de ensino

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da filial e realizar uma solicitação de atendimento semelhante

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a realizada através do MóduloEducacional. Conforme descrito a seguir:

Acesse: Meus Atendimentos | Atendimentos | Atendimentos.

Image Added: Educacional | Educacional | Atividades Acadêmicas | Requerimentos.


Clique em Avançaravançar.

Selecione o nível de ensino para ser utilizado dentro dos serviços da Área Educacional.

Após a seleção do contextonível de ensino, a página é direcionada para o Assistente de Solicitação de Atendimento. Seguindo as mesmas etapas já descritas nessa página anteriormente.

Observação:

Nota

Em caso de dúvida, retorne acima ao Assistente de  Solicitação de Atendimento do TOTVS Aprovações e Relacionamento com o Cliente", no Módulo Educacional | Educacional | Atividades Acadêmicas | Requerimentos | Requerimentos.

Dica

Todos os atendimentos existentes serão listados, excetos aos que estão na fila para serem apropriados. Clique no ícone destacado para visualizar os atendimentos não apropriados.

"Atendimento da Fila" (Não Apropriados).

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Selecionar o Atendimento.

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Selecionar:  Ir em Processos | Apropriar-se de um Atendimento em uma Fila.

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Após realizar a Apropriação de um Atendimento em uma Fila, em seguida acesse Meus Atendimentos | Atendimentos | Atendimentos, selecione o atendimento e avance a etapa.

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Aviso

Quando houver necessidade de pagamento de taxa, o responsável pelo atendimento só deve iniciá-lo após confirmação pelo Setor Financeiro do pagamento.

Após realizar a apropriação de um atendimento em uma fila e anexação da documentação, a próxima etapa será a "Conferência da Documentação" referente a solicitação do Aproveitamento de Estudos e CompetênciasApós apropriar-se do atendimento de Aproveitamento de Estudos e Competências, o responsável deverá analisar a documentação encaminhada. Para consultar a documentação do aluno, o usuário (atendente) deve acessar o atendimento em: “Anexos”, selecionar o item: “Arquivos Anexos do Atendimento”.deverá acessar o atendimento em:

Acesse: Meus Atendimentos | Atendimentos | Atendimentos | Anexos | Arquivos anexos do atendimento.

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Observação: O responsável (atendente) deverá analisar a documentação encaminhada. Caso os documentos não estejam completos/corretos, o responsável pelo atendimento deverá entrar em contato com o aluno por telefone ou e-mail antes de classificar o atendimento como “Indeferido”, pois ao fazê-lo, a solicitação será concluída, e o aluno não poderá reabri-la. Se houver pagamento de taxa, ele terá pago desnecessariamente. 

Selecione o atendimento e avance a etapa.

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Observação: Se os documentos estiverem completos/corretos, o fluxo será "Documentação OK", será constituída   o próximo passo será constituição de uma comissão de docentes para analisá-los. O responsável pela Comissão Avaliadora, deverá se apropriar do atendimento e seguir as etapas para Constituição "Constituir Comissão Avaliadora".Constituir Comissão Avaliadora

Acesse: Meus Atendimentos | Atendimentos

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Para “Constituir a Comissão Avaliadora”, selecione o atendimento, na aba: Parâmetros, informe : Comissão: Selecione até 05 participantes professores para compor a “Comissão Avaliadora;, e preencha os demais campos:
● Data;
● Horário;
● Local.

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Nas abas: “Acompanhamento” / “Discussão”, registre a observação quanto a execução do processo. Após, clique em: “Salvar”.

Clique em: “Avançar Etapa”. Etapa", para realizar a “Convocação da Comissão Avaliadora”.

O atendimento será encaminhado para Análise. Clique em “Executar”.

Aviso

Concluído processo Avançar Etapa, os Professores professores selecionados receberão e-mail sendo convocados para constituírem Comissão Avaliadora.

Clique em: “Avançar Etapa”, para acessar a etapa seguinte do processo, onde a comissão avaliadora irá proceder à análise documental.

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Avance a etapa e clique em executar.

Image AddedAvaliação da Comissão

Nota

Constituída Comissão Avaliadora com suas resoluções concedidas, cabe a comissão analisar informações/documentações inseridas e informar ao atendimento para prosseguir o processo

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Informações
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Quando houver necessidade de pagamento de taxa, o responsável pelo atendimento só deve iniciá-lo após confirmação pelo Financeiro do pagamento.

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Após a análise da solicitação do aluno, a comissão avaliadora definirá umas das 03 condições apresentadas para a conclusão do atendimento.

  • Indeferido
  • Deferido por análise documental
  • Deferido com diagnóstico

Selecionada a condição adequada, clique em: “Executar”. 

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Atendimento segue fluxo normal até a finalização.

Efetivar Aproveitamento de Estudos e Competências

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INFORMAR NOTAS E FALTAS

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Informações

A opção “Indeferido” encerra o atendimento/solicitação.

Os participantes da Comissão de Avaliação recebem um e-mail de notificação. O responsável por convocar a Comissão de Avaliação deverá aguardar o seu parecer, e em seguida, registrar no atendimento, seguindo os próximos passos.

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Para “Registrar o Parecer da Comissão Avaliadora”, na aba: “Parâmetros”, registre:

● Parecer da Análise Documental;
● Ata Parecer Final.

Após, clique em "Salvar".

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Na aba: "Acompanhamento/Solução", registre a solução do atendimento. Após, clique em "Salvar".

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Informações

A opção Deferido por Análise Documental, direciona a solicitação para o Atendimento na Fila, para seguir o próximo passo de "Efetivar Aproveitamento de Estudo", no Módulo Educacional.

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Aviso

A Nota do aluno que será

Aviso

A Nota importada para o Histórico Escolar deve ser lançada na Etapa Final.

INFORMAR NOTAS E FALTAS - (Efetivar o Aproveitamento de Estudo)

AcesseAcessar: Módulo Educacional > | Educacional > | Matrícula e Avaliação > | Notas e Faltas > | Mais... > | Digitação por Aluno > | Notas e Faltas de Etapas.Image Removed

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ALTERAR STATUS DISCIPLINA

AcessarAcesse:Matrícula e Avaliação > | Matrícula > | Matrículas.

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AcessarAcesse: Pesquisar o aluno ir em - Anexos > | Matrícula em Disciplinas.

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Selecionar: Selecionar Selecione a(s) disciplina(s):

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Selecionar Selecione o ícone para Alterar alterar a situação de matricula da(s) disciplina(s):

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Selecionar: Ir emProcessos > | Alterar Situação de Matrícula e informar o Motivo da Alteração Alteração.

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Após a efetivação do "Aproveitamento de Estudo e Competência" no Módulo Educacional, o usuário responsável deve retornar ao atendimento no Módulo

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TOTVS Aprovações e Atendimento

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para concluir/finalizar o atendimento e emitir a Ata de Parecer Final.

AcessarAcesse: Módulo TOTVS Aprovações e Atendimento

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AcessarAcesse:Meus Atendimentos > Atendimentos > Atendimentos

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Selecionar o atendimento, clicar em avançar

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Atendimento Finalizado

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| Atendimentos na Fila, selecione o atendimento.

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Ir emProcessos | Apropriar-se de um Atendimento em uma Fila.

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Após apropriado o atendimento, acesse a aba: “Acompanhamento/Solução”, deve-se registrar o parecer final. Após, clique em “Salvar” e “Avançar Etapa” para concluir o atendimento. 

●  Preencha Parecer da Análise Documental;
●  Preencha Ata Parecer Final.

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Informações

A opção “Deferido com Diagnóstico", requer a aplicação de avaliação ao aluno. A “Condição de Conclusão” deverá ser registrada na Ata Final, conforme o resultado da avaliação aplicada, sendo elas:
● Indeferido;
● Deferido.

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Neste processo, na aba: “Acompanhamento/Solução”, deve-se registrar o parecer final conforme a avaliação aplicada. Após, clique em “Salvar” e “Avançar Etapa” para concluir o atendimento.

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Selecionada a condição adequada, clique em: “Executar”. 

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Aviso

A Nota do aluno que será importada para o Histórico Escolar deve ser lançada na Etapa Final. Para "Efetivar o Aproveitamento de Estudos e Competência", acesse Módulo Educacional | Educacional. Conforme processo descrito acima.

Solicitação Portal Educacional do Aluno

Acessar: Portal do AlunoA seguir, a tela inicial do Portal Educacional do Aluno e o passo a passo para a solicitação.

AcessarAcesse:Menu > | Secretaria > | Requerimentos.

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Selecionar: Selecione Requerimentos Disponíveis > | Solicitações de Alunos > | Aproveitamento de Estudos e Competências Com Taxa/ Sem Taxa

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Aviso

Alguns alunos são isentos do pagamento das taxas de serviço, para esses casos, eles devem selecionar a opção de solicitação sem taxa de cobrança.

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Preencha:Curso | Preencher: Curso > Tipo Aproveitamento de Estudos > | Componente Curricular  > | Professor > | Entrega da Solicitação > | Solicitação.

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Se necessário anexar algum documento à solicitação, o aluno deve acessar a opção “Outras Ações”, em seguida “Enviar Arquivos” e "Adicionar ao Requerimento"

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 O aluno pode acompanhar suas solicitações e dos atendentes da Secretaria Escolar no Portal Educacional do Aluno

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Dentro de requerimentos o aluno poderá acessar "Outras ações" e enviar arquivos, adicionar discursões ou mesmo cancelar o requerimento.

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 Na aba: Solicitados, o aluno poderá acompanhar o status das solicitações abertas via Portal Educacional ou as solicitações abertas pelo atendente no balcão de atendimento da Secretaria Escolar.

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Sistema Indústria