Histórico da Página
Linha de Produto: | Soluções Saúde |
Segmento: | Saúde |
Módulo: | Prontuário Eletrônico do Paciente |
Função: | Reaprazar Horários |
Requisito: | SSPEP-705 |
País(es): | Brasil |
Banco(s) de Dados: | Oracle®, SQLServer |
Tabelas Utilizadas: | MP2005_SCHEDULED MP2248_RESCHEDULE_REASON MP2249_RESCHEDULE_DATA |
Sistema(s) Operacional(is): | Windows® |
Descrição
Permite os profissionais com acesso ao recurso, reaprazar itens da Prescrição Médica e, também, da Prescrição de Enfermagem.
Procedimento para Utilização
Para realizar o aprazamento, é necessário informar o motivo do reaprazamento.
Em Cadastros > Prontuário Eletrônico> Cadastro de Motivos de Reaprazamento, é possível cadastrar os motivos de reaprazamento.
Outro ítem importante a ser configurado é a configuração: Permite reaprazar nas configurações de Grupo de Profissional. Sem ela, não é abilitada a opção de reaprazamento na modal de checagem.
Nas configurações de unidade, podemos configurar a quantidade de horas que o reaprazamento pode acrescentar ou diminuir as horas.
No exemplo, podemos antecipar 3h, ou postergar 3h.
Após todas as confirgurações realizadas, para efetuar um reaprazamento, é necessário:
- Incluir um ítem na prescrição;
- Liberar a prescrição;
- Liberar aprazamento.
Nos ítens liberados, ao clicar no horário desejado.
A tela de checkagem é aberta. Note o botão de reaprazamento na parte inferior.
Ao clicar no botão, abrirá a modal de reaprazamento, com os horarios conforme aprazado.
Altere os horários conforme a necessidade e não esqueça de selecionar um motivo do reaprazamento. Em alguns momentos, o reaprazamento poderá incluir um horário ou excluir.
Após gravar, os horários alterados são mostrados no Planejamento terapêutico atualizados.
As solicitações para a farmácia devem seguir os seguintes comportamentos:
Sempre que houver um reaprazamento no PEP, o HIS deve ser notificado para atualizar as respectivas informações do pedido.
Quando o aprazamento original estiver com o status Liberado - Não sofre avaliação farmacêutica, o sistema deve alterá-lo para o status Cancelado por Reaprazamento de Prescrição (novo status a ser criado). Deve ser gerado um novo aprazamento com a nova data/hora vinda do reaprazamento e com o status Liberado - Não sofre avaliação farmacêutica. Deve ser gerado um vinculo entre o registro cancelado e o novo. E também deve ser salva a alteração na tabela de logs nova.
Quando o aprazamento original estiver com o status Bloqueado - Item não cadastrado no sistema deve ser substituído, o sistema deve alterá-lo para o status Cancelado por Reaprazamento de Prescrição (novo status a ser criado). Deve ser gerado um novo aprazamento com a nova data/hora e com o status Bloqueado - Item não cadastrado no sistema deve ser substituído. E também deve ser salva a alteração na tabela de logs nova.
Quando o aprazamento original estiver com o status Cancelado - Cancelamento na farmácia, o sistema deve alterá-lo para o status Cancelado por Reaprazamento de Prescrição (novo status a ser criado). Deve ser gerado um novo aprazamento com a nova data/hora e com o status Liberado - Não sofre avaliação farmacêutica (caso o produto não passe por avaliação pela unidade). E também deve ser salva a alteração na tabela de logs nova. No relatório de solicitações para a farmácia (a ser visto na RN003), devemos visualizar um único registro com o status: Cancelado pela Farmácia e Cancelado por Reaprazamento de Prescrição.
Quando o aprazamento original estiver com o status Atendido - Dispensado, o sistema deve salvar a troca de status na nova tabela de logs, neste deve conter os dados mencionados na RN001.01. Ainda deve ser criado um novo registro de aprazamento contendo a nova data/hora de administração vinda do reaprazamento. Este deve estar com status Atendido – Administração Reaprazada pela Enfermagem (novo status a ser criado). No relatório de solicitações para a farmácia (a ser visto na RN003), devemos visualizar um único registro com o status: Atendido – Administração Reaprazada pela Enfermagem Sto056 (não manter original).
Quando o aprazamento original estiver com o status Liberado - Atendido Parcialmente, o sistema deve quebrar esse registro em dois, onde um deles deve ficar com o status Cancelado por Reaprazamento de Prescrição, neste deve conter a as quantidades originais. Além disso, deve ser gerado um segundo registro, com o status Liberado - Atendido Parcialmente (caso o produto não passe por avaliação pela unidade) contendo a quantidade original e com a data/hora vinda do reaprazamento. O sistema deve salvar a troca de status na nova tabela de logs, onde deve conter os dados mencionados na RN001.01.
Deve ser armazenado, sem efetivar a operação, as solicitações de reaprazamento enquanto o registro está "em dispensação" como forma de identificar se trata-se de um cenário relevante.
Quando o aprazamento original o status Cancelado – Paciente recebeu alta ou ainda com o status Cancelado por transferência de unidade, o sistema não deve alterá-lo, pois não será possível executar o reaprazamento da prescrição pelo PLT (não é trabalhável).
Quando o aprazamento original estiver com o status Cancelado Parcialmente, o sistema deve alterá-lo para o status Cancelado por Reaprazamento de Prescrição (novo status a ser criado). Neste caso, o registro que está com o status Liberado - Atendido Parcialmente deve ficar com o status Cancelado por Reaprazamento de Prescrição, neste deve conter as quantidades originais. Além disso, deve ser gerado um segundo registro, com o status Liberado - Atendido Parcialmente (caso o produto não passe por avaliação pela unidade) contendo a quantidade original e com a data/hora vinda do reaprazamento.
Em todos os casos que houver o cancelamento do aprazamento original pelo motivo Cancelado por Reaprazamento de Prescrição deve ficar armazenado no respectivo registro a data/hora do cancelamento e o usuário do cancelamento
Página de Consulta de Solicitações para a Farmácia não deve exibir os registros contendo os status Cancelado por Reaprazamento de Prescrição e Cancelado pela Farmácia e também por Reaprazamento de Prescrição.
Deve ser atualizada a data/hora de acordo com o reaprazamento realizado no PEP, de modo que a etiqueta do medicamento seja impressa com a nova data/hora.