Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
ntegração

Integração Datasul

TOTVS MES

Contexto de negócio 

1. MES

Manufacturing Execution Systems, ou simplesmente MES, é o termo usado para designar os sistemas focados no gerenciamento das atividades de produção e que estabelecem uma ligação direta entre o planejamento e o chão de fábrica. Os sistemas MES geram informações precisas e em tempo real que promovem a otimização de todas as etapas da produção, desde a emissão de uma ordem até o embarque dos produtos acabados.

A importância destes sistemas vem da lacuna que normalmente existe entre o ERP (Entreprise Resource Planning) e os softwares específicos da linha de produção. O MES pode importar dados do ERP e integrá-los com o dia-a-dia da produção, gerenciando e sincronizando as tarefas produtivas com o fluxo de materiais.

Considerando que na cadeia de suprimento o maior valor agregado costuma estar na produção, faz todo sentido investir em sistemas que otimizem o fluxo, controle e qualidade do material (Fonte: PPI-Multitask).

2. Planejamento e Controle de Produção

A reunião dos meios de produção (matéria-prima, mão-de-obra e equipamentos) possibilita a fabricação de produtos que surgem pela ação dos Sistemas produtivos.

Os planos que servem de guia na execução e no controle da produção são comandados pelo órgão auxiliar denominado Planejamento e Controle da Produção (PCP), que dita normas a linha de produção, visando a um fluxo ordenado e contínuo do processo produtivo.

Sistemas Envolvidos

  • TOTVS DATASUL 12
  • PC-FACTORY (PPI MULTITASK)

Integração

O objetivo da Integração PC Factory (software MES) X ERP Datasul é disponibilizar aos clientes TOTVS uma nova opção para controle da produção por meio da automação dos processos, permitindo a atualização e extração de informações de forma on-line de modo a simplificar o fluxo dos clientes, ao que chamaremos a solução como um todo de simplesmente: TOTVS MES

 

Escopo

Image Removed

 

Pré-requisitos instalação/implantação/utilização

1. Datasul

Pré-requisitos de instalação da integração:

  • Datasul versão 12.1.12.
  • Módulo de produção e SFC implantados.
  • Servidor de Web Service, disponibilizado dentro do EAR Datasul 12.1.6.
  • Configuração de usuário de integração EAI.

Pré-requisitos de negócio:

A integração padrão atende movimentos de quantidades produzidas e horas reportadas, ou seja, não estão inclusos ajustes de requisições, as requisições necessitam ocorrer de forma automática no momento de reporte de acordo com pelo menos uma dos recursos abaixo:

  • Alocação de material;
  • Ordens de produção com linha do tipo serviço poderão agora utilizar a mensagem de requisição em momento diferente do reporte;
  • Ajustes nas reservas das ordens de produção para que cada componente possua depósito e localização de requisição informado.

Além dos requisitos listados acima, somente são atendidas na integração TOTVS MES as ordens com política de reporte do tipo "Ordem" ou "Operação", ou seja, reportes por item no chão de fábrica não são suportados nesta fase do projeto.

 

 

ATENÇÃO - situações em que deve ser validar o processo utilizado pelo cliente.

a) PC-Factory não trata referência, logo é desaconselhado utilizar estes itens na integração (usar filtros na integração para evitar o uso dos mesmos CP0106 e CD7002). É possível utilizar itens controlados por referência para mensagens de Apontamento Produção, Requisição e Saldos, desde que o cliente não precise informar referência diferente das existentes como padrão no ERP. Já para a mensagem de Transferência entre depósitos, não é possível.

b) Ordens de produção com reporte por Item, não serão integradas, pois não existe apontamento por item suportada pelo PC-Factory.

c) Operações de Roteiro de Produção e Listas de Componentes não serão integrados, pois o PC-Factory não trabalha com processo variável de fabricação.

d) O PC-Factory precisa da informação de qual operação cada componente será consumido, neste caso o cliente terá que informar na estrutura dos produtos a serem integrados, e no caso de OPs já abertas, manutení-las antes da integração (carga inicial).

e) Para poder informar o consumo real na linha de Processo, deve ser enviado junto com a mensagem de apontamento de produção. E para consumir o padrão, deve ser retirada toda a tag <ListOfSupplyOrders>.

f) Lembramos que a responsabilidade do uso das informações de Estrutura e Operações é do PC-Factoty, pois o ERP somente tratará as Ordens de Produção que ele mesmo tenha criado. Sempre que forem alteradas informações destas rotinas, será enviada a mensagem “Upsert” com a lista completa, exceto quando não existir mais lista, que usará “Delete”.

g) O ERP para indicar um co-produto ou sobra durante a produção utiliza quantidades negativas em sua estrutura ou lista de componentes da Ordem de Produção. O PC-Factory não aceita valores negativos, por isto, elas serão ignoradas na integração pelo PC-Factory. 

h) O ERP trabalha com dois tipos de parada: setup e não setup: quando a parada for de setup, pode utilizar a mesma mensagem de Reporte de Produção, do contrário, usar o próprio Reporte de Parada. Na integração TOTVS-MES somente fará uso do segundo.

i) O ERP com o PCP apenas, Ordens com tipo de reporte por Operação, também podem ser produzidas, informando apenas a quantidade produzida na última operação(conforme a FASE 1 da integração).

Agora poderá também ser informado o consumo real(requisição componentes) juntamente com a produção. Caso não seja informada, ficará sem a requisição(quando a linha for de processo). A mesma mensagem será também utilizada para estorno.

j) O refugo deve estar na mesma mensagem da produção, mesmo que seja para refugar toda a produção. Para o ERP se durante a produção identificou-se que produto resultante, é realmente um refugo(consumiu-se componentes e o acabado ficou inutilizável), nesta situação pode-se informar durante o processo produtivo a Quantidade total produzida, e também a quantidade refugada.

Exemplo: Produzidas 5000 peças
              Refugadas     46 peças
         --> Saldo         4054 peças

Obs.: estamos estudando a possibilidade de movimentação diretamente no Estoque(ERP) para a retirada de 46 peças, sem necessitar estornar todo o apontamento e refazê-lo com o refugo.

k) O ERP com o SFC, aceita apontamento de produção apenas de tempo, sem quantidade, o contrário, não.

l) Os apontamentos de MOB e GGF, podem ser indicados na mensagem de apontamento de produção, do contrário, não serão feitos pelo padrão. O PC-Factory fará uso das mensagens de apontamento de MOB e GGF, já existentes na fase 1.

m) Na integração com SFC, os tipos de reporte, quando a OP for da linha de Processo, observar para envio do consumo real e refugo, na operação correta, para evitar que seja feito o consumo pelo padrão. Atenção redobrada que caso se deseje o consumo real, ao ser enviado ao menos um componente consumido junto com o apontamento de produção, para não ser feito pelo padrão.

n) A mensagem utilizada para o envio de novo Lote será ItemStockLevel. Não serão enviadas quantidades.

o) Informar o tipo da linha de produção na ordem(Processo ou Serviço), para que o PC-Factory saiba quando pode devolver apenas as requisições, sem necessidade de apontamento da produção.

p) Tempo Máquina e Tempo Homem no ERP Datasul, são dois campos, no entanto o PC-Factory, possui apenas um, que pode receber ou tempo homem ou tempo máquina. Como o PC-Factory integra com dois de nossos ERPs (Datasul e Protheus), e para o Protheus o conceito de Tempo Homem é diferente do Datasul, foi necessário padronizarmos, para que o PC-Factory recebesse de ambos ERPs a mesma informação (tempo máquina foi o eleito). Sendo assim orientamos que no ERP os clientes tenham valor registrado no campo tempo máquina.

q) O PC-Factory não trabalha com rede-pert, e sempre segue a ordem de numeração das operações da ordem. Quando o módulo SFC estiver ativo, o tipo de reporte da Ordem for por Operação(ou por Ordem parametrizado para seguir rede-pert), deve ser corrigido no ERP a numeração das Operações(Engenharia e Ordem de Produção) para que siga a sequência da Rede-pert.

Ex.:  Rede-pert de operações na Engenharia

Image Removed

Deverá ser corrigida para:

Image Removed

Demais recursos serão complementadas neste documento conforme liberação das próximas fases.

 

x TOTVS MES 

Sumário 
Âncora
inicio
inicio

Quadro de compatibilidade: 

Versão DatasulVersão IntegTotvsConteúdo PC-Factory

ProductionQuantity12.1.14 + Pacote de Atualização*

12.1.15 + Pacote de Atualização*

12.1.16 + Pacote de Atualização*


  • Timeout com reprocessamento (incluindo o ‘reprocessa’);

    <BusinessEvent>

                <Entity>productionappointment</Entity>

                <Event>upsert</Event>

                <Identification>

                  <key name="IDPCFactory">9o93049u88557</key>

                  <key name="Reprocess">true</key>

                </Identification>

            </BusinessEvent>

  • Implementação do SFC.
12.1.17
  • Mensagens do Bloco K (Subproduto, Coproduto, etc);
  • Recusa;
  • Estorno de mensagens em bloco;
  • Inclusão de tags de refugo na mensagem ProductionAppointment (dentro da tag WasteAppointment)
  • Importação de porcentagem de perda na lista de materiais;
  • Importação de Tempo Homem e Tempo Máquina;
  • Importação de campo de Mão de Obra.
12.1.18
12.1.22
12.1.24
Tratamento de componentes negativos
12.1.254.0.1927.1000
12.1.294.0.2029.1001
  • Preenchimento das datas de início e término da Ordem quando a integração for apenas com o PCP no ERP.
  • Melhorias nos logs de execução no appserver do Datasul.
  • Permitir que o Reaproveitamento use também as referências de origem e destino (ProductionAppointment passou da versão 2_001 para 2_004).
  • Permitir finalização de Ordem e de Split (utilizada a productionappointment).
  • Reclassificação de Produto
12.1.314.0.2029.1001
  • Utilização da mensagem WhoIs para validação da integração. Ela é disparada a partir do diagnóstico (botão CP0106)

12.1.31

12.1.29.5 

12.1.28.11

12.1.27.15

4.0.2029.1001
  • Enviar somente operações internas (conforme parametrização CP0106B)
  • Permitir inicialização de Ordem (utilizada a productionappointment).
12.1.324.0.2029.1001Apontamento de Horas pra GGF e MOB, passa a tratar num mesmo <Destination> ambos movimentos. 

12.1.32  / 12.1.33 (limite para adoção do Tomcat)

 4.0.2045.1000

Parâmetro de Identificação do Servidor de Aplicação(JBOSS ou Tomcat):
<add key="ErpService" value="" />.
Mais detalhes no link de "Check-list Técnico do Ambiente de Integração Datasul x TOTVS MES".
 

12.1.324.0.2119.1001PCF_IntegTOTVS habilita funcionamento https Datasul.
12.1.324.0.2131.1001Correção na mensagem de reclassificação(TransferWarehouse): removida exigência da existência de apontamento positivo associado ao movimento de reclass.
12.1.324.0.2214.1000Implementação da funcionalidade de exportação para solicitação de serviços de manutenção (uso via REST).
12.1.2205
Inclusão do parâmetro Reporte no PCP no programa CP0106 (DT Apontamento via PCP)


Contexto de negócio

1. MES

Manufacturing Execution Systems, ou simplesmente MES, é o termo usado para designar os sistemas focados no gerenciamento das atividades de produção e que estabelecem uma ligação direta entre o Planejamento e o Chão de Fábrica. Os sistemas MES geram informações precisas e em tempo real que promovem a otimização de todas as etapas da produção, desde a emissão de uma ordem até o embarque dos produtos acabados.

A importância destes sistemas vem da lacuna que normalmente existe entre o ERP (Entreprise Resource Planning) e os softwares específicos da linha de produção. O MES pode importar dados do ERP e integrá-los com o dia a dia da produção, gerenciando e sincronizando as tarefas produtivas com o fluxo de materiais.

Considerando que na cadeia de suprimento o maior valor agregado costuma estar na produção, faz todo sentido investir em sistemas que otimizem o fluxo, controle e qualidade do material (Fonte: PPI-Multitask).

2. Planejamento e Controle de Produção

A reunião dos meios de produção (matéria-prima, mão de obra e equipamentos) possibilita a fabricação de produtos que surgem pela ação dos Sistemas produtivos.

Os planos que servem de guia na execução e no controle da produção são comandados pelo órgão auxiliar denominado Planejamento e Controle da Produção (PCP), que dita normas a linha de produção, visando a um fluxo ordenado e contínuo do processo produtivo.


Sistemas Envolvidos

  • ERP DATASUL 12 (TOTVS)
  • PC-FACTORY (PPI MULTITASK)


Integração

O objetivo da Integração PC Factory (software MES) X ERP Datasul é disponibilizar aos clientes TOTVS uma nova opção para controle da produção por meio da automação dos processos, permitindo a atualização e extração de informações de forma on-line de modo a simplificar o fluxo dos clientes, ao que chamaremos a solução como um todo de simplesmente: TOTVS MES.


Escopo

Image Added


Âncora
prerrequisitos
prerrequisitos

Pré-requisitos instalação/implantação/utilização

1. Datasul

Pré-requisitos técnicos:

  • O servidor onde está hospedado o webservice do MES precisa ter uma versão compatível do JAVA instalada. Para releases 12.1.29 e inferiores, é necessário o JAVA 8 (1.8). A partir da versão 12.1.31, recomenda-se a utilização do JAVA 11.

Pré-requisitos de instalação da integração:

  • Datasul versão 12.1.13 (verificar a versão das mensagens existentes na base "XSD", pois este documento representa a liberação realizada na versão 12.1.17).
  • Módulo de produção ou produção com SFC implantados.
  • Servidor de Web Service, disponibilizado dentro do EAR Datasul 12.1.6.
  • Configuração de usuário de integração EAI.
  • Informar a relação entre o estabelecimento do ERP Datasul e o estabelecimento da PC-Factory (CD7003).
  • Validação do ambiente de integração via Diagnóstico (CP0106).

Retorna ao início

Pré-requisitos de negócio:

A integração padrão atende movimentos de quantidades produzidas e horas reportadas, ou seja, não estão inclusos ajustes de requisições, as requisições necessitam ocorrer de forma automática no momento de reporte de acordo com pelo menos um dos recursos abaixo:

  • Alocação de material;
  • Ordens de produção com linha do tipo serviço poderão agora utilizar a mensagem de requisição em momento diferente do reporte;
  • Ajustes nas reservas das ordens de produção para que cada componente possua depósito e localização de requisição informado.

Além dos requisitos listados acima, somente são atendidas na integração TOTVS MES as ordens com política de reporte do tipo "Ordem" ou "Operação", ou seja, reportes por item no Chão de Fábrica não são suportados nesta fase do projeto.


Âncora
configuracao
configuracao

1. Datasul

Para ativação do TOTVS MES é necessário:

  1. Abrir o programa de Parâmetros do Controle da Produção - CP0106.
  2. Selecionar a Página 5.
  3. Na área de Integração TOTVS MES, marcar a opção Ativo.
  4. Informar a URL do WebService.
  5. Verificar a conectividade do WebService por meio do botão Testar WS.
  6. Configurar os parâmetros da integração por meio do botão Parâmetros.
  7. Confirmar a ativação por meio do botão OK.
Aviso
titleAviso:
Enquanto ainda estiver parametrizando a integração, é importante deixar desmarcada a opção "Ativo", assim é possível Testar o WebService e também efetuar a Carga, sem que as funções que geram mensagens comecem já a gerá-las.

O botão de Testar WS verifica se é possível realizar a conexão com o WebService informado no campo URL do WebService. Este botão tem dois retornos:

  • Teste realizado com sucesso.
  • Conexão com o WebService MES Channel falhou.

O botão de Parâmetros abre o programa CP0106B que permite o cadastro de filtros para a integração de:

 - Ordem:

  • Linha de produção.
  • Estabelecimento.
  • Planejador.
  • Reaproveitamento (linha de serviço específica para criação de ordem de produção interna para consumo de um acabado que trocou de código).
  • Envia Operação Externa (o padrão é enviar, quando não informado). Quando marcado como "Não", as operações externas e as reservas que as usam, não serão enviadas no XML. Este parâmetro, é validado também na Carga (CD7002).

  - Item: 

  • Código Item
  • Família Material
  • Grupo Estoque

 - Lote Item:

  • Código Item
  • Família Material
  • Grupo Estoque
  • Estabelecimento
  • Depósito
  • Localização
  • Espécie Documento

 - Estrutura/Operação:

  • Código Item
  • Família Material
  • Grupo Estoque

Pasta Ordem:

As situações a seguir exemplificam a utilização dos parâmetros. 

Situação 1 - Poderá ser criado mais de um filtro para um mesmo campo. Por exemplo: somente as ordens criadas ou alteradas com os planejadores João ou José, estabelecimento ALM e linhas de produção 1 ou 2 serão enviadas para a PPI-Multitask.

Situação 2 - Todas as ordens de produção criadas e alteradas serão enviadas para a PPI-Multitask se todos os filtros estiverem cadastrados com *.

Situação 3 - Somente as ordens de produção com estabelecimento 1 serão enviadas para a PPI-Multitask.

Situação 4 - Se não existir filtro cadastrado, então nenhuma ordem de produção será enviada para a PPI-Multitask.


Situação 1:

Código do Campo

Descrição Campo

Planejador

João

Planejador

José

Estabelecimento

ALM

Linha de produção

1

Linha de produção

2

Situação 2:

Código do Campo

Descrição Campo

Planejador

*

Estabelecimento

*

Linha de produção

*

Situação 3:

Código do Campo

Descrição Campo

Planejador

*

Estabelecimento

1

Linha de produção

*

Um filtro poderá ser removido por meio do botão Remover no canto inferior direito do programa.

Nota
titleNota:
Quando a Ordem de Produção é criada automaticamente, a mensagem XML é gerada, porém fica na lista de pendência. Este procedimento é para evitar um alto tráfego de mensagens, uma vez que a criação via planejamento, gera muitas ordens.


Pasta Item:

A exemplo do que acontece com a pasta Ordem de Produção, esta pasta também aceita o asterisco "*" para considerar todos.

Os dados registrados nesta pasta, filtrarão os registros de Item.

Nota
titleNota:
A geração da mensagem XML é disparada apenas na função Implantação Item - CD0204, seja na criação alteração ou eliminação de registros.


Pasta Lote Item:

A exemplo do que acontece com a pasta Ordem de Produção, esta pasta também aceita o asterisco "*" para considerar todos.

Os dados registrados nesta pasta, filtrarão os registros de Movimento que criaram um novo lote. Serão enviadas apenas as informações de criação deste novo lote. Quantidades não serão enviadas, por causa do risco de envio da mensagem XML de Saldo, em que o movimento foi desfeito por uma transação.


Pasta Estr/Oper:

A exemplo do que acontece com a pasta Ordem de Produção, esta pasta também aceita o asterisco "*" para considerar todos.

Os dados registrados nesta pasta filtrarão os registros de Estrutura e Operações.

As funções de estrutura (EN0105 e EN0109), sempre que alterarem algum componente da estrutura de um item, filtrarão pelos campos informados nesta pasta e enviarão a estrutura completa do item. Caso existaM referências relacionadas a estrutura, estas serão geradas também na mesma mensagem de estrutura em forma de lista.

Exemplo: 

Image Added


Item
Família
Grupo Estoque
CanetaEscritórioVenda
CorpoEscritórioGeral
TampaPlásticosPlásticos
TuboPlásticosPlásticos
CargaProduto/ProcessoGeral
PontaCompradoGeral
TintaCompradoGeral

Apenas o filtro de Família foi indicado (família = "Escritório"), neste caso quando for alterado algum componente da Caneta, como este item é da família indicada, será gerada uma mensagem com todos os seus componentes (Corpo e Tampa), mesmo que a família dos componentes não seja a mesma.


Gerar Log mensagens XML da integração TOTVS MES é necessário:

  1. Abrir o programa de Parâmetros do Controle da Produção - CP0106.
  2. Selecionar a Página 5.
  3. Na área de Integração TOTVS MES, pressionar o botão Log XML.
  4. Na tela que abre pressionar o botão Ativa.
  5. A partir deste momento sempre que houver algum envio de XML a partir do ERP, será gerada a mensagem no diretório informado.
Nota
titleNota:
Para desativar, efetuar o mesmo processo, porém o botão estará como Desativa. Somente ativar o log para validação de mensagem, depois de validada, desativar para que não fique consumindo recurso desnecessariamente. Alertamos que a geração do log é por sessão, similar ao extrato de versão... Isto se deve por ser apenas uma checagem se o XML gerado no ERP está correto, quando não é possível validá-lo no PC-Factory.

Retorna ao início

Controle de Versão

O grupo TOTVS representado por suas marcas administrará as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.

Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.


Suporte

O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos RM Conector e Backoffice Protheus estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.

Observação: Este modelo de suporte está sendo revisado pela TOTVS.



Programa de gerenciamento de pendências CD2900 - este programa tem por função administrar as pendências/exceções referentes à integração que são criadas quando ocorre um erro no envio. Permite o reprocessamento de uma mensagem, exclusão de uma pendência e a visualização do XML, além de possuir filtro por data de envio, transação, usuário e tipo de pendência.


Programa de Carga inicial CD7002 - permite o envio das informações do item, depósito, grupo de máquina e ordem de produção e tem o objetivo de efetuar uma carga inicial no momento da implantação do PC Factory, ou então para sincronizar os dois produtos. Cada transação disponibiliza filtros para que o usuário decida o que quer enviar para a PPI-Multitask, esses filtros são apresentados conforme a transação escolhida. 


Nota
titleNota:

Para ordem de produção, é possível a seleção também do estado das ordens. (O estado "Não Iniciada" somente será habilitada quando o módulo de SFC não esteja implantado no Datasul).

Na seleção de Ordem de Produção, é também usado o parâmetro do CP0106B (Pasta Ordem) "Envia Operação Externa", quando marcado como "Não", as operações externas e as reservas que as usam, não serão enviadas no XML.

Âncora
cd7003
cd7003

Programa de cadastro de-para CD7003 - permite o cadastro da relação entre o estabelecimento do ERP Datasul e o estabelecimento da PPI-Multitask. Possuem os campos tipo de conteúdo, conteúdo ERP e conteúdo MES. 




Checklist de suporte da aplicação 
Âncora
final
final

Instalação/Atualização

1. Servidor de Aplicação TOTVS (JBOSS)

A integração TOTVS x PPI-Multitask necessita de uma parametrização de qual usuário será utilizado para a integração durante a comunicação com o WebServices do TOTVS MES, essa configuração é importada das credenciais de login do framework metadados, localizada em datasul_framework.properties

Esse arquivo pode ser localizado em:  %JBOSS_HOME%\server\<instancia>\conf\datasul\datasul_framework.properties

As seguintes linhas representam as credencias que necessitam ser informadas corretamente:

#+-------------------------------------------+
#| CONFIGURACOES METADADOS |
#+-------------------------------------------+

<...>

java.naming.security.principal=<user>

java.naming.security.credentials=<password>

 

Também deverá ser parametrizado um role e user de integração no JBOSS, nos arquivos jbossws-roles.properties e jbossws-users.properties respectivamente, conforme exemplo:

Exemplo de arquivo jbossws-roles.properties:

# A sample roles.properties file for use with the UsersRolesLoginModule
eai=eai2allowed

Exemplo de arquivo jbossws-users.properties:

# A sample users.properties file for use with the UsersRolesLoginModule
eai=eai@123

Esses logins e senhas devem ser parametrizados na aplicação do PC-Factory.

 

O webservice disponibilizado para o TOTVS MES é encontrado através da URL: <hostname>:<porta>/mes-ws/MESService?wsdl

2. Datasul

Para ativação do TOTVS MES é necessário:

  1. Abrir o programa de Parâmetros do Controle da Produção - CP0106.
  2. Selecionar a Página 5.
  3. Na área de Integração TOTVS MES, marcar a opção Ativo.
  4. Informar a URL do WebService.
  5. Verificar a conectividade do WebService por meio do botão Testar WS.
  6. Informar a Fase Integração como "2 - PCP + SFC".
  7. Configurar os parâmetros da integração por meio do botão Parâmetros.
  8. Confirmar a ativação por meio do botão OK.

ATENÇÃO: enquanto ainda estiver parametrizando a integração, é importante deixar desmarcado a opção "Ativo", assim é possível Testar o WebService e também efetuar a Carga, sem que as funções que geram mensagens comecem já a gerá-las.

O botão de Testar WS verifica se é possível realizar a conexão com o WebService informado no campo URL do WebService. Este botão tem dois retornos:

  • Teste realizado com sucesso.
  • Conexão com o WebService MES Channel falhou.

O botão de Parâmetros abre o programa CP0106B que permite o cadastro de filtros para a integração de:

 - Ordem de Produção:

  • Linha de produção.
  • Estabelecimento.
  • Planejador.

  - Item: 

  • Código Item
  • Família Material
  • Grupo Estoque

 - Saldo Item:

  • Código Item
  • Família Material
  • Grupo Estoque
  • Estabelecimento
  • Depósito
  • Localização
  • Espécie Documento

Pasta Ordem de Produção:

As situações a seguir exemplificam a utilização dos parâmetros. 

Situação 1 - Poderá ser criado mais de um filtro para um mesmo campo. Por exemplo: somente as ordens criadas ou alteradas com os planejadores João ou José, estabelecimento ALM e linhas de produção 1 ou 2 serão enviadas para a PPI-Multitask.

Situação 2 - Todas as ordens de produção criadas e alteradas serão enviadas para a PPI-Multitask se todos os filtros estiverem cadastrados com *.

Situação 3 - somente as ordens de produção com estabelecimento 1 serão enviadas para a PPI-Multitask.

Situação 4 - se não existir filtro cadastrado, então nenhuma ordem de produção será enviada para a PPI-Multitask.

Situação 1:

Código do Campo

Descrição Campo

Planejador

João

Planejador

José

Estabelecimento

ALM

Linha de produção

1

Linha de produção

2

Situação 2:

Código do Campo

Descrição Campo

Planejador

*

Estabelecimento

*

Linha de produção

*

Situação 3:

Código do Campo

Descrição Campo

Planejador

*

Estabelecimento

1

Linha de produção

*

Um filtro poderá ser removido por meio do botão Remover no canto inferior direito do programa.

 

Pasta Item:

A exemplo do que acontece com a pasta Ordem de Produção, esta pasta também aceita o asterisco "*" para considerar todos.

Os dados registrados nesta pasta, filtrarão os registros de Item.

 

Pasta Lote Item:

A exemplo do que acontece com a pasta Ordem de Produção, esta pasta também aceita o asterisco "*" para considerar todos.

Os dados registrados nesta pasta, filtrarão os registros de Movimento que criaram um novo lote. Será enviado apenas as informações de criação deste novo lote. Quantidades não serão enviadas, por causa do risco de envio da mensagem XML de Saldo, em que o movimento foi desfeito por uma transação.

Pasta Estr/Oper:

A exemplo do que acontece com a pasta Ordem de Produção, esta pasta também aceita o asterisco "*" para considerar todos.

Os dados registrados nesta pasta, filtrarão os registros de Estrutura e Operações.

As funções de estrutura (EN0105, e EN0109) sempre que alterarem algum componente da estrutura de um item, filtrarão pelos campos informados nesta pasta e enviarão a estrutura completa do item. 

Ex.: 

Image Removed

 

Item
Família
Grupo Estoque
CanetaEscritórioVenda
CorpoEscritórioGeral
TampaPlásticosPlásticos
TuboPlásticosPlásticos
CargaProdutoProcessoGeral
PontaCompradoGeral
TintaCompradoGeral

Apenas o filtro de Família foi indicado (família = "Escritório"), nesta caso quando for alterado algum componente da Caneta, como este item é da família indicada, será gerada uma mensagem com todos os seus componentes (Corpo e Tampa) mesmo que a família dos componentes não seja a mesma.

 

Gerar Log mensagens XML da integração TOTVS MES é necessário:

  1. Abrir o programa de Parâmetros do Controle da Produção - CP0106.
  2. Selecionar a Página 5.
  3. Na área de Integração TOTVS MES, pressionar o botão Log XML.
  4. Na tela que abre pressionar o botão Ativa.
  5. A partir deste momento sempre que houver algum envio de XML a partir do ERP, será gerada a mensagem no diretório informado.

ATENÇÃO: para desativar efetuar o mesmo processo, porém o botão estará como Desativa. Somente ativar o log, para validação de mensagem, depois de validada, desativar para que não fique consumindo recurso desnecessariamente.

Controle de Versão

O grupo TOTVS representado por suas marcas administrará as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.

Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.

 

Suporte

O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos RM Conector e Backoffice Protheus estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.

Observação: Este modelo de suporte está sendo revisado pela TOTVS.

 

Transações/Entidades/Mensagens únicas

1.a Fase - Integração com Controle de Produção

As seguintes transações usadas no TOTVS MES:

Image Removed

Método

ID

Descrição

Origem

Destino

XSD (versões podem variar)

Cadastros

01

Item

Totvs

PPI-Multitask

Item_3_001.xsd

02

Depósito

Totvs

PPI-Multitask

Warehouse_1_000.xsd

03

Grupo de Máquina

Totvs

PPI-Multitask

WorkCenter_1_000.xsd

04

Ordem de Produção

Totvs

PPI-Multitask

ProductionOrder_2_003.xsd

Processos

05

Apontamento de Produção

PPI-Multitask

Totvs

ProductionAppointment_1_001.xsd

 

2.a Fase - Integração com Chão de Fábrica

Método

ID

Descrição

Origem

Destino

XSD (versões podem variar)

Cadastros

 

 

03Localização/EndereçoERP DatasulPPI-MultitaskAddressStock_1_000.xsd

04

Centro de Trabalho

ERP Datasul

PPI-Multitask

Machine_1_000.xsd

05

Motivo de Parada

ERP Datasul

ERP Datasul

StopReason_1_000.xsd

06

Motivo de Refugo

ERP Datasul

ERP Datasul

WasteReason_1_000.xsd

14Estrutura de Produto ERP DatasulPPI-MultitaskItemStructure_1_001.xsd15Roteiro de Operações ERP DatasulPPI-MultitaskItemScript_1_000.xsd16Ferramenta ERP DatasulPPI-MultitaskResource_1_000.xsd17Operador ERP DatasulPPI-MultitaskResource_1_000.xsd

Saldos

01

Solicitação de Saldo Item

PPI-Multitask

ERP Datasul

StockLevel_2_000.xsd

18

Envio de Saldo Item

ERP DatasulPPI-MultitaskItemStockLevel_1_000.xsdMovimentos
02

Transferência de Depósito

PPI-MultitaskERP Datasul

TransferWarehouse_1_003.xsd

08

Ordem de Produção/Alocação PCP

PPI-MultitaskERP DatasulProductionOrder_2_003.xsd09

Ordem de Produção/Alocação SFC

PPI-MultitaskERP DatasulProductionOrder_2_003.xsd11

Requisição Componente

PPI-MultitaskERP Datasul

MovementsInternal_1_001.xsd

Apontamentos
10

Reporte de Parada

PPI-MultitaskERP Datasul

StopReport_1_001.xsd

12Reporte de Produção via PCPPPI-MultitaskERP Datasul

ProductionAppointment_1_001.xsd

13Reporte de Produção via SFCPPI-MultitaskERP Datasul

ProductionAppointment_1_001.xsd

 

 

Fluxo das Informações

A integração ocorrerá no momento de cadastro ou alteração de cada transação, onde será criado um arquivo XML no diretório “<Pasta temporária de trabalho>\INTEGR_MES” com as informações que foram enviadas. O nome do arquivo XML iniciará com OK, ERROR ou PEND, seguido pela transação, hora/minuto/segundo e um código identificador.

Exemplos de arquivos XML gerados:
Sucesso: OK_Item_14_55_38_<código do item>.xml
Erro: ERROR_Item_14_46_38_<código do item>.xml
Pendente: PEND_ProductionOrder_15_07_38_<número da ordem>.xml

Fluxo das informações das transações:

  • Item, depósito e grupo de máquina: no momento da criação ou alteração de um item no programa CD0204, de um depósito no programa CD0601 ou de um grupo de máquina no programa CD0111, o programa irá verificar se a integração está ativa e, se estiver ativa, irá efetuar o envio do cadastro para a PPI-Multitask. Se não ocorrer erro o cadastro não apresentará nenhuma mensagem, se ocorrer erro uma mensagem será exibida questionando se deseja criar uma pendência de envio no programa CD2900. Em ambas as situações, um arquivo XML será gerado na pasta temporária de trabalho. 
  • Ordem de produção: no momento da criação ou alteração de uma ordem de produção, ou durante a alteração da situação de uma ordem (eliminação, alocação, requisição), o programa irá verificar se a integração está ativa e, se estiver ativa, irá efetuar o envio do cadastro para a PPI-Multitask, com exceção para as ordens criadas pelo MRP e/ou APS. Se não ocorrer erro o cadastro não apresentará nenhuma mensagem, se ocorrer erro uma mensagem será exibida e uma pendência de envio será criada no programa CD2900. Em ambas as situações um arquivo XML será gerado na pasta temporária de trabalho.

Ordens criadas pelo MRP e/ou APS não são integradas automaticamente, estas geram pendências para execução posterior pelo programa CD2900.

Os programas afetados pela integração são apresentados na tabela abaixo:

Transação

Programa

Item

CD0204

Depósito

CD0601

Grupo de máquina

CD0111

Ordem de Produção

CP0301 / CPAPI001

Localização de EstoqueCE0105
Estrutura ItemEN0105
Onde se Usa ItemEN0109
Centro de TrabalhoSF0104
FerramentasCD0124
OperadorSF0108
Processo de Fabricação (Operações)EN0507
Motivo de ParadaBOMF510 (SF0106)
Motivo de RefugoSF0107

Programa de gerenciamento de pendências CD2900 - este programa tem por função administrar as pendências/exceções referentes à integração que são criadas quando ocorre um erro no envio. Permite o reprocessamento de uma mensagem, exclusão de uma pendência e a visualização do XML, além de possuir filtro por data de envio, transação, usuário e tipo de pendência.

Programa de Carga inicial CD7002 - permite o envio das informações do item, depósito, grupo de máquina e ordem de produção e tem o objetivo de efetuar uma carga inicial no momento da implantação do PC Factory, ou então para sincronizar os dois produtos. Cada transação disponibiliza filtros para que o usuário decida o que quer enviar para a PPI-Multitask, esses filtros são apresentados conforme a transação escolhida.

Programa de cadastro de-para CD7003 - permite o cadastro da relação entre o estabelecimento do ERP Datasul e o estabelecimento da PPI-Multitask. Possuem os campos tipo de conteúdo, conteúdo ERP e conteúdo MES. 

 

Cadastros

Transação Item: Item_3_001.xsd

Identificador da Mensagem: Item

Versão: 3_001

Módulo Datasul: Engenharia

Tipo de Envio: Síncrona

campo XSDDescriçãoCampo ERPCampo PC-FactoryActiveTipo Obsolescênciaitem.cod-obsoletoTBLInProduct.FlgEnableBranchIDCódigo Estabelecimentoitem.cod-estabelTBLInProduct.PlantCodeCodeCódigo Itemitem.it-codigo TBLInProduct.CodeComercialFamilyCode item.fm-cod-com ComercialFamilyDescription fam-comerc.descricao CompanyId estabelec.ep-codigo CompanyInternalId item.cod-estabel ControlType item.tipo-contr DeployDate item.data-implant Detail item.narrativa EconomicLot item.lote-economi FamilyClassificationCode familia.idi-classif-item FamilyCodeCódigo Família Materialitem.fm-codigoTBLInProduct.FamilyProductCodeFamilyDescriptionDescrição Família Materialfamilia.descricaoTBLInProduct.FamilyProductNameFormulaType item.tipo-formula FractionalQuantity item.fraciona GrossWeight item.peso-bruto InternalId item.it-codigo IsScrapFiscalPrice item.log-refugo-preco-fisc IsScrapStockControl item.log-control-estoq-refugo MinimumLot item.lote-minimo MultipleLot item.lote-multipl MultiplicationFactorValueFator de Conversãoitem.fator-converTBLInProduct.Unit2FactorNAMEDescrição Itemitem.desc-itemTBLInProduct.NameNetWeight item.peso-liquido ObtainingType item.compr-fabric PerMillion item.per-ppm QualityControl item.contr-qualid ReleaseDate item.data-liberac ScrapItemCode item.cod-item-refugo ScrapItemQuantity item.val-relac-refugo-item StandardWarehouseCode deposito-pad StandardWarehouseDescription deposito.nome StockControlType item.tipo-con-est StockGroupCode item.ge-codigo StockGroupDescription grup-estoque.descricao UnitOfMeasureCodeUnidade de Medidaitem.unTBLInProduct.Unit1codeTransação Depósito: Warehouse_1_000.xsd #warehouse

Identificador da Mensagem: Warehouse

Versão: 1_000

Módulo Datasul: Produção

Tipo de Envio: Síncrona

Campo XSDDescriçãoCampo ERPCampo PC-FactoryCodeCódigo Depósitodeposito.cod-deposTBLInWarehouse.CodeDescriptionDescrição Depósitodeposito.nomeTBLInWarehouse.NameTypeTipodeposito.ind-tipo-dep IsFinalItemAcabadodeposito.ind-acabado IsQualityControlQualidadedeposito.ind-dep-cq IsProcessProcessodeposito.ind-processo IsWasteRejeitodeposito.ind-dep-rej IsRecycledRecicláveldeposito.log-reciclagem IsBalanceAvailableSaldodeposito.cons-saldo WarehouseClassificationClassificaçãodeposito.char-1 Transação Grupo de máquina: WorkCenter_1_000.xsd

Identificador da Mensagem: WorkCenter

Versão: 1_000

Módulo Datasul: Produção

Tipo de Envio: Síncrona

Mensagem Padrão

DATASUL

Tabela

Campo

Code

grup-maquina

gm-codigo

CalendarCode

grup-maquina

cd-calen

CalendarDescription

calen-gener

descricao

CapacityUnit

grup-maquina

cod-unid-capac

CostCenterCode

grup-maquina

cc-codigo

Description

grup-maquina

descricao

HasAlternative

grup-maquina

log-controle-alt

IsSetup

grup-maquina

log-possui-prepar

IsReported

grup-maquina

log-pto-control

LoadQuantity

grup-maquina

qtd-carga-batch

MODReportType

grup-maquina

ind-reporte-mod

OperationOverlap

grup-maquina

log-overlap

ProcessorType

grup-maquina

ind-tip-ctrab

ProductionAreaCode

grup-maquina

cod-area-produc

ProductionAreaDescription

area-produc

des-area-produc

QualityControlReport

grup-maquina

ind-reporte-cq

ReportOperationTime

grup-maquina

log-reporte-tempo-operac

TimeTreatmentType

grup-maquina

ind-tempo-operac

Type

grup-maquina

tipo

UnitsPerHour

grup-maquina

nr-up-hora

UsesExtraHour

grup-maquina

log-utiliza-hext

Transação Ordem de Produção: ProductionOrder_2_003.xsd

Identificador da Mensagem: ProductionOrder

Versão: 1_003

Módulo Datasul: Produção

Tipo de Envio: Síncrona

 

ListaCampo XSDDescriçãoApenas SFCCampo ERPCampo PC-FactoryBusinessContentTypeAbbreviationProviderNameNome Cliente ord-prod.nome-abrev BusinessContentTypeAllocationTypeTipo Alocação ord-prod.sit-aloc BusinessContentTypeApprovedQuantityQuantidade Aprovadaxop-sfc.qtd-aprov-sfc BusinessContentTypeAuxiliarItemCode xop-sfc.cod-item-aux-sfc BusinessContentTypeBusinessUnitCodeUnidade de Negócio ord-prod.cod-unid-negoc BusinessContentTypeCustomerGroupCodeGrupo de Cliente ord-prod.cod-gr-cli BusinessContentTypeCustomerRequestCodeNr. do Pedido ord-prod.nr-pedido BusinessContentTypeDeliveryNumberNr. Entrega pedido ord-prod.nr-entrega BusinessContentTypeEndLaterDateTimeData/Hora Fim Atividadexop-sfc.dat-fmt BusinessContentTypeEndOrderCPDateData/Hora Fim Atividadexop-sfc.dat-fim-op-cp BusinessContentTypeEndOrderDateTimeData Fim Ordem Produção CPxop-sfc.dat-fim-opTBLInWOHD.DtPlanEndBusinessContentTypeEndOrderQuantity xop-sfc.qtd-segs-fim-op BusinessContentTypeFamilyCodeCódigo da Família item.fm-codigo BusinessContentTypeFamilyDescriptionDescrição da Família familia.descricao BusinessContentTypeGrossWeightPeso Bruto do item item.peso-bruto BusinessContentTypeIsItemCoproduct xop-sfc.log-possui-coprodut BusinessContentTypeIsStatusOrderÚltima Operaçãoxop-sfc.log-reporte-fecha-op BusinessContentTypeItemCodeCódigo Item ord-prod.it-codigoTBLInWOHD.ProductCodeBusinessContentTypeItemDescriptionDescrição do item item.desc-item BusinessContentTypeLaborCalculationType  ord-prod.calc-cs-mob BusinessContentTypeLaborCostType  ord-prod.custeio-prop-mob BusinessContentTypeLaborType  ord-prod.reporte-mob BusinessContentTypeLastPertNumber  ord-prod.nr-ult-seq BusinessContentTypeLoadQuantity  oper-ord.qtd-carga-batch BusinessContentTypeLotCodeCódigo Lote ord-prod.lote-serie BusinessContentTypeMachineCodeCódigo Máquina oper-ord.gm-codigo BusinessContentTypeMaterialCalculationType  ord-prod.calc-cs-mat BusinessContentTypeMaterialCostType  ord-prod.custeio-prop-mat BusinessContentTypeMaterialItemValue  oper-ord.val-compon-item BusinessContentTypeMaterialListCodeLista Componente ord-prod.cod-lista-compon BusinessContentTypeMaximumQuantity xop-sfc.qtd-op-max BusinessContentTypeMinimumLotQuantity  oper-ord.lote-min BusinessContentTypeMinimumQuantity xop-sfc.qtd-op-min BusinessContentTypeMultipleLotQuantity  oper-ord.lote-multiplo BusinessContentTypeNetWeightPeso Líquido item.peso-liquido BusinessContentTypeNumberNúmero Ordem Produção ord-prod.nr-ord-produTBLInWOHD.CodeBusinessContentTypeOrderReferenceNumber  oper-ord.nr-ord-refer BusinessContentTypeOverheadCalculationType  ord-prod.calc-cs-ggf BusinessContentTypeOverheadCostType  ord-prod.custeio-prop-ggf BusinessContentTypeOverheadTypeTipo GGF ord-prod.reporte-ggf BusinessContentTypePercentageOverlapValue  oper-ord.fator-sobrep BusinessContentTypePercentageScrapValue  oper-ord.refugo-op BusinessContentTypePercentageValue  oper-ord.proporcao BusinessContentTypePertRequestNumber  ord-prod.nr-sequencia BusinessContentTypePlannerUserPlanejador ord-prod.cd-planejad BusinessContentTypePriority  ord-prod.prioridade BusinessContentTypeProductionLineCodeLinha de Produção ord-prod.nr-linha BusinessContentTypeProductionLineDescriptionDescrição Linha de Produção lin-prod.descricao BusinessContentTypeProductionOrderNumberNúmero Ordem Produção oper-ord.nr-ord-produ BusinessContentTypeProductionQuantityQuantidade a produzir na operação oper-ord.qt-produzidaTLBInWODet.QtyBusinessContentTypeQuantityQuantidadexop-sfc.qtd-opTBLInWOHD.TotalQtyBusinessContentTypeReferenceCodeReferência ord-prod.cod-refer BusinessContentTypeReleaseOrderDate xop-sfc.dat-liber-op BusinessContentTypeReportOrderTypeTipo de Reporte ord-prod.rep-prod BusinessContentTypeReportQuantityQuantidade Reportadaxop-sfc.qtd-reptda-sfc BusinessContentTypeReportQuantityQuantidade Reportada oper-ord.qtd-reptda-sfc BusinessContentTypeRequestOrderCodeCódigo Pedido Ordem Produçãoxop-sfc.cod-ped-op BusinessContentTypeResourceQuantity  oper-ord.numero-homem BusinessContentTypeReworkQuantityQuantidade Retrabalhadaxop-sfc.qtd-retrab-sfc BusinessContentTypeReworkQuantityQuantidade Retrabalhada oper-ord.qtd-retrab-sfc BusinessContentTypeScrapItemCodeQuantidade Retrabalhada ord-prod.cod-item-refugo BusinessContentTypeScrapItemCode  oper-ord.cod-item-refugo BusinessContentTypeScrapItemValue  ord-prod.val-relac-refugo-item BusinessContentTypeScrapItemValue  oper-ord.val-relac-refugo-item BusinessContentTypeScrapQuantityQuantidade Refugada op-sfc.qtd-refgda-sfc BusinessContentTypeScrapQuantityQuantidade Refugada oper-ord.qtd-refgda-sfc BusinessContentTypeScriptCodeCódigo Roteiro ord-prod.cod-roteiro BusinessContentTypeScriptCodeCódigo Roteiro oper-ord.cod-roteiro BusinessContentTypeSiteCodeFilial ord-prod.cod-estabel BusinessContentTypeStandardLotQuantity  oper-ord.lote-padrao BusinessContentTypeStartEarlierDateTime xop-sfc.dat-imc BusinessContentTypeStartEarlierDateTimeData/Hora Início Atividade oper-ord.dat-imc-operac BusinessContentTypeStartOrderCPDateData/Hora Início Atividadexop-sfc.dat-inic-op-cp BusinessContentTypeStartOrderDateTimeData Início Ordem Produção CPxop-sfc.dat-inic-opTBLInWOHD.DtPlanStartBusinessContentTypeStartOrderQuantity xop-sfc.qtd-segs-inic-op BusinessContentTypeStartRealDateTimeData/Hora Início Programação oper-ord.dt-inireal BusinessContentTypeStatusOrderTypeEstado da ordem ord-prod.estadoTBLInWOHD.StatusBusinessContentTypeStatusType  ord-prod.estado BusinessContentTypeStatusTypeEstado da Operação oper-ord.estado BusinessContentTypeStockGroupCode  item.ge-codigo BusinessContentTypeStockGroupDescription  grup-estoque.descricao BusinessContentTypeTimeMachineTempo Máquina oper-ord.tempo-maquinTLBInWODet.StdSpeedBusinessContentTypeTimePostprocessingTempo Pós Processo oper-ord.qtd-tempo-pos-proces BusinessContentTypeTimeReleaseQuantityTempo Pós Processoxop-sfc.qtd-segs-liber-op BusinessContentTypeTimeResourceTempo Recurso (Tempo padrão para um lote) oper-ord.tempo-homemTLBInWODet.StdSpeedBusinessContentTypeTimeSetupTempo Preparação oper-ord.tempo-preparTLBInWODet.SetUpTimeBusinessContentTypeTreatmentTimeType  oper-ord.ind-tempo-operac BusinessContentTypeTypeTipo da Ordem ord-prod.tipoTBLInWOHD.WoTypeCodeBusinessContentTypeUnitActivityCodeUnidade de medida oper-ord.cod-un-operacTLBInWODet.Unit1CodeBusinessContentTypeUnitItemNumber  oper-ord.nr-unidadesTLBInWODet.StdSpeedBusinessContentTypeUnitOfMeasureCodeUnidade Medida ord-prod.unTBLInWoDet.Unit1CodeBusinessContentTypeUnitTimeTypeTipo Unidade Tempo oper-ord.un-med-tempoTLBInWODet.StdSpeedFormatBusinessContentTypeUsedCapacityCapacidade Utilizada oper-ord.qtd-capac-operac BusinessContentTypeWarehouseCodeCódigo Depósito ord-prod.cod-deposTBLInWOHD.AuxCode1BusinessContentTypeWorkCenterCodeCentro de Trabalho oper-ord.gm-codigoTLBInWODet.ManagerGrpCodeBusinessContentTypeWorkCenterDescriptionDescrição Centro de Trabalho grup-maquina.descricao ListOfActivityOrdersActivityCode  quando na fase 1, usar o campo oper-ord.op-codigo;
quando na fase 2 usar split-operac.num-operac-sfc;TBLInWoDet.WODetCode+SplitListOfActivityOrdersActivityControlCode  oper-ord.pto-controle ListOfActivityOrdersActivityDescription  oper-ord.descricaoTBLInWoDet.WODetNameListOfActivityOrdersActivityID  quando na fase 1, usar o campo oper-ord.op-codigo;
quando na fase 2 usar split-operac.num-operac-sfc; ListOfActivityOrdersActivityItemValue  oper-ord.val-operac-item ListOfActivityOrdersActivityQuantity  oper-ord.qtd-previs-operac ListOfActivityOrdersActivityType  oper-ord.tipo-oper ListOfActivityOrdersAlternativeActivityCode  oper-ord.op-altern ListOfActivityOrdersApprovedQuantity  oper-ord.qtd-aprov-sfc ListOfActivityOrdersEndLaterDateTime  oper-ord.dat-fmt-operac ListOfActivityOrdersEndPlanDateTime xsplit-operac.dat-progda-fimTLBInWODet.EndPlanDateTimeListOfActivityOrdersEndRealDateTime  oper-ord.dt-fimreal ListOfActivityOrdersIsActivityEnd  oper-ord.log-operac-finalTLBInWODet.ReportTriggerListOfActivityOrdersIsActivityStart  oper-ord.log-operac-inic ListOfActivityOrdersIsLastReport  oper-ord.log-fecha-operac ListOfActivityOrdersItemCode  oper-ord.it-codigo ListOfActivityOrdersItemDescription  item.desc-item ListOfActivityOrdersLaborCode  oper-ord.cd-mob-dir ListOfActivityOrdersStartPlanDateTime xsplit-operac.dat-progda-inicTLBInWODet.StartPlanDateTimeListOfActivityOrderToolsToolCode  oper-ord.cod-ferram ListOfAllocatedMaterialActivityCode  aloca-reserva.op-codigoTBLInMovMat.WoDetCodeListOfAllocatedMaterialAllocatedMaterialAllocationTypeComo esta mensagem pode ser utilizada tanto para Alocação, quanto para Desalocação, informar o tipo torna a decisão do que fazer com a quantidade mais rápida.
1-Soma, 2-Diminui, 3-Absoluto
Ex.: Caso já tenha sido alocado 50 unidades do componente previsto na OP, e seja necessário desalocar uma parte, a mensagem poderá vir de duas formas. 
40 unidades com Tipo 2, fará com que seja desalocada 40 unidades, restando apenas 10 unidades ainda alocadas na OP.
10 unidades com tipo 3, fará com que seja desalocada 40 unidades, restando exatamente 10 unidade ainda alocadas na OP. 3TBLInMovMat.AllocationTypeListOfAllocatedMaterialAllocationQuantityQuantidade Alocada (Quantidade no ERP, deverá verificar se o tipo é AllocationType  1-Soma, 2-Diminui, 3-Absoluto) aloca-reserva.quant-aloc quando não usa controle de potência, senão usa aloca-reserva.qt-aloc-loteTBLInMovMat.QtyListOfAllocatedMaterialLocationCode  aloca-reserva.cod-localizTBLInMovMat.AddressCodeListOfAllocatedMaterialLotCode  aloca-reserva.lote-serieTBLInMovMat.LotCodeListOfAllocatedMaterialLotDueDate  lote.dt-validadeTBLInMovMat.LotDtValidityListOfAllocatedMaterialScriptCode  aloca-reserva.cod-roteiro ListOfAllocatedMaterialWarehouseCode  aloca-reserva.cod-deposTBLInMovMat.WarehouseCodeListOfMaterialOrdersActivityCode  reservas.op-codigoTBLInBillMat.WODetCodeListOfMaterialOrdersFatherItemCode  reservas.item-pai ListOfMaterialOrdersFatherItemDescription  item.desc-item ListOfMaterialOrdersLocationCode  reservas.cod-localiz ListOfMaterialOrdersLotCode  reservas.lote-serie ListOfMaterialOrdersMaterialCode  reservas.it-codigoTBLInBillMat.ProductCodeListOfMaterialOrdersMaterialDate  reservas.dt-reserva ListOfMaterialOrdersMaterialDescription  item.desc-item ListOfMaterialOrdersMaterialID  iMaterialCount ListOfMaterialOrdersMaterialListCode  reservas.cod-lista-compon ListOfMaterialOrdersMaterialQuantity  reservas.quant-origTBLInBillMat.TotalQtyListOfMaterialOrdersOrderReferenceNumber  reservas.nr-ord-refer ListOfMaterialOrdersProductionOrderNumber  reservas.nr-ord-produTBLInBillMat.WocodeListOfMaterialOrdersReferenceCode  reservas.cod-refer ListOfMaterialOrdersReportQuantity  reservas.quant-atend ListOfMaterialOrdersRequestTypeIdentifica se a requisição pode ser feita separadamente do reporte da produção, quando enviado: 
Datasul - identifica o tipo de linha de produção utilizado (1-Serviço, 2 - Processo)
Protheus - identifica o tipo de apropriação do componente (1-Direta, 2-Indireta) lin-prod.sum-requisTBLInBillMat.CommentsListOfMaterialOrdersScriptCode  reservas.cod-roteiro ListOfMaterialOrdersStatusType  reservas.estado ListOfMaterialOrdersUnitOfMeasureCode  reservas.un ListOfMaterialOrdersWarehouseCode  reservas.cod-deposTBLInBillMat.ExtCodeListOfPertOrdersActivityCode  pert-ordem.op-codigo ListOfPertOrdersItemCode  pert-ordem.it-codigo ListOfPertOrdersNextActivityID  pert-ordem.num-operac-suces ListOfPertOrdersPercentageOverlapValue  pert-ordem.overlap ListOfPertOrdersPreviousActivityCode  pert-ordem.op-predec ListOfPertOrdersPreviousActivityID  pert-ordem.num-operac-predec ListOfPertOrdersPreviousItemCode  pert-ordem.it-predec ListOfPertOrdersPreviousScriptCode  pert-ordem.rot-predec ListOfPertOrdersProductionOrderNumber  pert-ordem.nr-ord-produ ListOfPertOrdersScriptCode  pert-ordem.cod-roteiro ListOfPertOrdersTimeTransport  pert-ordem.transporte ListOfQuotaActivityActivityIDCódigo Operação SFCxsplit-operac.num-operac-sfc ListOfQuotaActivityQuotaActivityIDNr. do splitxsplit-operac.num-split-operacActivityCode+TBLInWODet.WODetCodeTransação 03 – Localização/Endereço

Cada criação de localização no ERP, gerará mensagem para integração. Alterações e eliminação não serão tratadas.

Campo XSDDescriçãoCampo ERPCampo PC-FactoryAddressInternalIdInternalId da chave completa de empresa do produtocod-estabel, cod-depos, cod-localiz AddressStorckDescriptionDescrição do Endereçolocalizacao.descricaoTBLInAddress.ExtCodeBranchIdCódigo da Filiallocalizacao.cod-estabel CompanyIdCódigo da EmpresaNA LocationCodeCódigo do Endereço (Localização de Estoque)localizacao.cod-localizTBLInAddress.CodeWarehouseCodeCódigo Armazém(Depósito)localizacao.cod-deposTBLInAddress.WarehouseCode

 

Transação 04 – Centro de Trabalho – Machine
Importante observar os campos IsSetup(Possui Preparação) e LaborType (Reporta MOD), pois no apontamento da produção o primeiro exigirá informar o tempo da preparação e Ferramenta(caso parametrizado) e no segundo exigirá Operador ou Equipe, caso assim parametrizado(1=Nao Reporta;2=Operador;3=Equipe).
Soluções:
Preparação - No ERP não exigir preparação, ou a mensagem recebida deve enviar os tempos de preparação junto com o apontamento(ProductionAppointment)
Reporta MOD (Datasul)– No ERP não existir lista de especialidade ligada a máquina(SF0104), assim qualquer operador ligado a mesma área de produção, pode ser informado na mensagem de apontamento.
Reporta MOD (Protheus)– No ERP não existir lista de recurso ligada a máquina(SFC----), somente os recursos da lista poderão ser informados. Assim a mensagem de apontamento terá que informá-lo.

 

Tipo de Envio: Síncrona

 

 

Campo XSDDescriçãoCampo ERPCampo PC-FactoryCodeCódigo Máquinactrab.cod-ctrabTBLInResource.codeDescriptionDescrição Máquinactrab.des-ctrabTBLInResource.Name + TBLInResource.NicknameWorkCenterCodeCódigo Centro Trabalhoctrab.gm-codigoTBLInResource.ManagerGrpCodeWorkCenterDescriptionDescrição Centro Trabalhogrup-maquina.descriçãoTBLInResource.WorkCenterDescriptionProcessorTypeTipo Processamentoctrab.ind-tip-ctrab LaborTypeTipo MODctrab.ind-reporte-mod OperatorMachineQuantityQuantidade Operador Máquinactrab.num-operador-ctrab SimultaneousActivityQuantityQuantidade Operações Simultaneasctrab.num-operac-simult IsSetupPossui Preparaçãoctrab.log-possui-prepar IsControlPertConsidera Evento Anteriorctrab.log-consid-event-ant IsReportEventReporta Contadorctrab.log-reporte-contador 

Transação 05 – Motivo de Parada

 

Campo XSDDescriçãoCampo ERPCampo PC-FactoryCodeCódigo Motivo Paradamotiv-parada.cod-paradaTBLOutResourceStatus.CodeDescriptionDescrição Paradamotiv-parada.des-paradaTBLOutResourceStatus.NameIsEfficiencyAltera Eficiênciamotiv-parada.log-alter-eficien IsEmailEquipmentE-mail Planejadormotiv-parada.log-mail-plandor IsServiceRequestEmite Solicitação Serviçomotiv-parada.log-emite-ss IsSetupParada Setupmotiv-parada.parada-setupTBLOutResourceStatus.FlgSetup

Transação 06 – Motivo de Refugo

 

Campo XSDDescriçãoCampo ERPCampo PC-FactoryCodeCódigo Refugomotiv-refugo.cod-motiv-refugoTBLOutScrap.CodeDescriptionDescrição Refugomotiv-refugo.des-motiv-refugoTBLOutScrap.NameIsReworkRetrabalhomotiv-refugo.log-retrabalho IsScrapMaterialRefugo Materialmotiv-refugo.log-material 

Transação 08 e 09 – Ordem de Produção
Mensagem será disparada para criação:
Sem SFC implantado na criação da OP. (Transação 08)
Com SFC implantado somente na liberação da OP (Transação 09)

Mensagem será disparada na alteração:
Do split (alocação de split, divisão, etc) (Transação 09)
Da OP (cabeçalho, reservas, operações, etc) (Transação 08 e 09)
Alocação de reserva da ordem(tanto manual, quanto automática) – OBS: somente previsto na etapa 3

ATENÇÃO: Ordens com tipo de Reporte por Item, não serão integradas, logo não terão mensagens para reporte.
Informar o tipo da linha de produção na ordem(Processo ou Serviço), para que o TOTVS-MES saiba quando pode devolver apenas as requisições, sem necessidade de apontamento da produção.

Transação 14 – Estrutura de Produto
Quando o item estiver relacionado a uma ou mais listas de componentes, não será integrada a estrutura.
Logo apenas os componentes ligados aos itens serão integrados.

ATENÇÃO: o PC-Factory não trata referência, logo é desaconselhado utilizar estes itens na integração.

 

Campo XSDDescriçãoCampo ERPCampo PC-FactoryItemCode

Código do Item Pai

estrutura.it-codigoTBLInWOHD.ProductCodeTBLInWOHD.WOCodeItemAmountQuantidade do Item Paiestrutura.qtd-itemTBLInWOHD.TotalQTYItemSequenceSequência de montagem do componenteestrutura.sequenciaTBLInBillMat.BillMatExtCodeItemComponentCodeCódigo do Item Componenteestrutura.es-codigoTBLInBillMat.ProductCodeInitialDateData em que o componente passa a ser válido na estruturaestrutura.data-inicioTBLInWOHD.DtPlanStartFinalDateData em que o componente deixa de ser válido na estruturaestrutura.data-terminoTBLInWOHD.DtPlanEndIsGhostMaterialIndica se a relação item x componente é fantasma ou nãoestrutura.fantasma ItemComponentAmountQuantidade do Item Componenteestrutura.qtd-compon ItemComponentProportionIndica a proporção de uso de um componenteestrutura.proporcao LossFactorFator de perda do componente em relação a quantidade usadaestrutura.fator-perda ScriptCodeCódigo Roteiro - Este campo não precisa ser enviado nunca, pois não será integrado roteiro de operação. Deve apenas validar que o campo estrutura.cod-roteiro não tenha informação, pois caso tenha informação, não será enviado também o campo abaixo "ActivityCode".estrutura.cod-roteiroTBLInWOHD.ExtCodeActivityCodeCódigo Operaçãoestrutura.op-codigoTBLInWodet.Code

 

Transação 15 – Roteiro Operações
Quando o item estiver relacionado a um ou mais roteiros de fabricação, não será integrada a operação.
Logo apenas as operações ligadas aos itens serão integradas.
Será integrado também a Rede-Pert das Operações.

ATENÇÃO: lembramos que a responsabilidade do uso destas informações é do TOTVS MES, pois o ERP somente tratará as Ordens de Produção que ele mesmo tenha criado. Sempre que forem alterados alguma informação destas rotinas, será enviada a mensagem “Upsert” com a lista completa, exceto quando não existir mais lista, que usará “Delete”.

 

Campo XSDDescriçãoCampo ERP Campo PC-FactoryItemCodeCódigo Itemoperacao.it-codigoTBLInWOHD.ProductCodeTBLInWOHD.WOCodeItemDescriptionDescrição Itemitem.desc-item ScriptCodeCódigo Roteiro - Este campo não precisa ser enviado nunca, pois não será integrado roteiro de operação.operacao.cod-roteiro ScriptDescriptionDescrição Roteirorot-fabric.descricao ListOfActivity   ActivityCodeCódigo Operaçãooperacao.op-codigoTBLInWodet.CodeActivityDescriptionDescrição Operaçãooperacao.descricaoTBLInWodet.NameMachineCodeCódigo Máquina TBLInWodet.ResourceWorkCenterCodeCódigo Centro de Trabalhooperacao.gm-codigoTBLInWodet.ManagerGrpCodeActivityTypeTipo Operaçãooperacao.tipo-oper InitialDateData Iníciooperacao.data-inicioTBLInWodet.DtPlanStartFinalDateData Fimoperacao.data-terminoTBLInWodet.DtPlanEndPercentageScrapValue% Refugooperacao.refugo-op PercentageValueProporçãooperacao.proporcao UnitItemNumberUnidadesoperacao.nr-unidades TimeResourceTempo Recursooperacao.tempo-homemTBLInWodet. StdSpeedTimeMachineTempo Máquinaoperacao.tempo-maquinTBLInWodet. StdSpeedTimeSetupTempo Preparaçãooperacao.tempo-preparTBLInWodet. SetUpTimeUnitTimeTypeTipo Unidade Tempooperacao.un-med-tempoTBLInWodet. StdSpeedFormatResourceQuantityQuantidade Recursooperacao.numero-homem UnitActivityCodeCódigo Unidade Operaçãooperacao.cod-un-operac ActivityItemValueRelação Operação/Itemoperacao.val-operac-item  ListOfPertOrders   NextActivityIDID Operação Sucessorarede-pert.num-id-operacao-sucess ActivityCodeCódigo Operaçãorede-pert.op-codigo PreviousActivityIDID Operação Predecessorarede-pert.num-id-operacao-predec PreviousActivityCodeCódigo Operação Predecessorarede-pert.op-predeces TimeTransportTempo Transporterede-pert.transporte PercentageOverlapValue% Overlaprede-pert.overlap OverlapQuantityQuantidade Overlaprede-pert.qtd-overlap 

Transação 16 – Ferramenta
As ferramentas que podem ser utilizadas durante a produção.

Tipo de Envio: Síncrona

 

Campo XSDDescriçãoCampo ERPCampo PC-FactoryCodeCódigo Recursoferr-prod.cod-ferr-prodTBLTooling.CodeTypeTipo Recurso2 NameNome Recursoferr-prod.des-ferr-prodTBLTooling.NameUnitCycleQuantityUnidades Cicloferr-prod.un-ciclo ToolCodeCodigo Item Ferramentaferr-prod.it-codigo ToolDescriptionDescricao Item Ferramentaitem.desc-item StartExpirationDateNão usado no Datasul, mas PPI precisaData AtualTBLTooling.PeriodEndExpirationDateNão usado no Datasul, mas PPI precisaData AtualTBLTooling.Period

Transação 17 – Operador

Operadores que possam fazer parte de uma produção.

Tipo de Envio: Síncrona

 

Campo XSDDescriçãoCampo ERPCampo PC-FactoryCodeCódigo Recursooperador.cod-operador TypeTipo Recurso1 NameNome Recursooperador.nom-operador ProductionAreaCodeCodigo Area Producaooperador.cod-area-produc ProductionAreaDescriptionDescricao Area Producaoarea-produc.des-area-produc ProductionShiftNumberNumero Turnooperador.num-turno LaborCodeCodigo Mao de Obra Diretaoperador.cd-mob-dir StartExpirationDateData Inicio Validadeoperador.dat-inic-valid EndExpirationDateData Fim Validadeoperador.dat-fim-valid 

Processos

  1. Saldos

  2. Movimentos

  3. Apontamento

 

1.Saldos

Transação 01 – Solicitação de Saldo Item

Solicitação de Saldo Item, poderá ser realizada informando apenas o Item, o Item e Depósito, ou completo por Item Estabelecimento / Referência / Depósito / Lote / Localização, porém o retorno será sempre no nível mais baixo de estoque(completo Item / Estabelecimento / Referência / Depósito / Lote / Localização), ou seja, não apresentará quantidades sumarizadas, por item ou por item/depósito e sim uma lista de saldos.
ATENÇÃO: o PC-Factory não trata referência, logo quando recebe a lista de saldos deverá somar as quantidades do item que tiver mais de uma referência.

 

Transação 18 – Envio de Lote Item
Somente na criação de um novo lote é que poderá ser gerada a mensagem para integração. As regras para seleção de quais saldos serão integrados estão parametrizadas no CP0106B(parâmetros de integração).
Neste caso, somente itens controlados por lote é que poderão ser integradas.
No Datasul, não será possível enviar quantidades, pois o XML é gerado antes do término de transações que efetivam na base de dados.

 

Campo XSDDescriçãoCampo ERPCampo PC-FactoryCompanyId NA BranchIdCódigo Filialsaldo-estoq.cod-estabel ItemCodeCódigo Itemsaldo-estoq.it-codigoTBLInMovMat.ProductCodeItemDescriptionDescrição Itemitem.descricao ReferenceCodeCódigo Referênciasaldo-estoq.cod-refer WarehouseCodeCódigo Depósitosaldo-estoq.cod-deposTBLInMovMat.WarehouseCodeLotCodeCódigo Lotesaldo-estoq.loteTBLInMovMat.LotCodeSubLotCodeSub-loteNA NumberSeriesNúmero de SérieNA AddressCodeLocalização/Endereçosaldo-estoq.cod-localizTBLInMovMat.AddressCodeLotDueDateValidade do Lotesaldo-estoq.dt-vali-loteTBLInMovMat.LotDtValidityCurrentStockAmountSaldo AtualNA QuantityUpdatedQuantidade AtualizadaNATBLInMovMat.QtyInputOutputEntrada(Verdadeiro) ou Saída(Falso)NATBLInMovMat.ClassificationBookedStockAmountQuantidade Reservada(Alocada ProduçãoNA AvailableStockAmountQuantidade DisponívelNA 

2. Movimentos

Transação 02 – Transferência de Depósito

O ERP recebe uma solicitação de transferência, e de uma única mensagem serão gerados dois movimentos(saída e entrada).
ATENÇÃO: o PC-Factory não trata referência, logo é desaconselhado utilizar estes itens na integração.

ListaCampo XSDDescriçãoCampo ERPCampo PC-FactoryBusinessContentTypeBranchIdCódigo da Filialtt-movto.cod-estabel BusinessContentTypeCompanyIdCódigo da empresaNA BusinessContentTypeCompanyInternalIdInternalId da chave completa da empresaNA BusinessContentTypeInternalIdInternalId da transferênciaNA BusinessContentTypeNumberNumero da Movimentaçãott-movto.nro-docto BusinessContentTypeRegisterDateTimeData de Emissão da solicitaçãott-movto.dt-trans ListOfTransferWarehouseItemAddressFromEndereço Origemtt-movto.cod-localiz quando tt-movto.tipo-trans = 2TBLOutInteg.Address1CodeListOfTransferWarehouseItemAddressToEndereço Destinott-movto.cod-localiz quando tt-movto.tipo-trans = 1TBLOutInteg.Address2CodeListOfTransferWarehouseItemEmissionDateData de Emissãott-movto.dt-transTBLOutInteg.DtTimeStampListOfTransferWarehouseItemInternalIdInternalId da transferênciaNA ListOfTransferWarehouseItemItemCodeFromItem/Produto Origemtt-movto.it-codigo quando tt-movto.tipo-trans = 2TBLOutInteg.ProductCodeListOfTransferWarehouseItemItemCodeToItem/Produto Destinott-movto.it-codigo quando tt-movto.tipo-trans = 1TBLMovEv.ProductCodeListOfTransferWarehouseItemLotExpirationDateFromData de validade do Lotett-movto.dt-vali-lote quando tt-movto.tipo-trans = 2TBLLot.DtDueListOfTransferWarehouseItemLotExpirationDateToData de validade do Lotett-movto.dt-vali-lote quando tt-movto.tipo-trans = 1TBLLot.DtDueListOfTransferWarehouseItemLotNumberFromNúmero do Lote de Origemtt-movto.lote quando tt-movto.tipo-trans = 2TBLOutInteg.LotCodeListOfTransferWarehouseItemLotNumberToNúmero do Lote de Destinott-movto.lote quando tt-movto.tipo-trans = 1TBLMovEv.LotCodeListOfTransferWarehouseItemNumberSeriesNúmero de sériett-movto.serie-docto ListOfTransferWarehouseItemQuantityQuantidadett-movto.quantidadeTBLOutInteg.QtyListOfTransferWarehouseItemReferenceCodeFromReferência Origemtt-movto.cod-refer quando tt-movto.tipo-trans = 2 ListOfTransferWarehouseItemReferenceCodeToReferência Destinott-movto.cod-refer quando tt-movto.tipo-trans = 1 ListOfTransferWarehouseItemSubLotNumberNúmero do SubLoteNA ListOfTransferWarehouseItemUnitOfMeasureFromUnidade de Medida Origemtt-movto.un quando tt-movto.tipo-trans = 2 ListOfTransferWarehouseItemUnitOfMeasureToUnidade de Medida Destinott-movto.un quando tt-movto.tipo-trans = 1 ListOfTransferWarehouseItemWarehouseCodeFromCódigo do Armazém de Origemtt-movto.cod-depos quando tt-movto.tipo-trans = 2TBLOutInteg.WarehouseCodeListOfTransferWarehouseItemWarehouseCodeToCódigo do Armazém Destinott-movto.cod-depos quando tt-movto.tipo-trans = 1TBLMovEv.WarehouseCode

Transação 08 e 09 – Ordem de Produção

Mensagem será disparada na alteração:
Alocação de reserva da ordem(tanto manual, quanto automática)
Como esta mensagem pode ser utilizada tanto para Alocação, quanto para Desalocação, informar o tipo torna a decisão do que fazer com a quantidade mais rápida.
1-Soma, 2-Diminui, 3-Absoluto (por padrão o Datasul sempre enviará 3-Absoluto)

Ex.: Caso já tenha sido alocado 50 unidades do componente previsto na OP, e seja necessário desalocar uma parte, a mensagem poderá vir de duas formas.
40 unidades com Tipo 2, fará com que seja desalocada 40 unidades, restando apenas 10 unidades ainda alocadas na OP.
10 unidades com tipo 3, fará com que seja desalocada 40 unidades, restando exatamente 10 unidade ainda alocadas na OP.

 

Transação Movimentação de Estoque:  MovementsInternal_1_001.xsd
Identificador da Mensagem: MovementsInternal
Versão: 1_001
Módulo Datasul: Produção
Tipo de Envio: Síncrona

Transação 11 – Requisição Componente (MovementsInternal_1_001.xsd)

Observar o tipo da linha de produção na ordem(Processo ou Serviço).

Esta mensagem somente será aceita, para OPs com linha de Serviço.

Lembrando que este movimento somente é feito para a Ordem de Produção informada, podendo ocorrer a produção antes ou após as requisições.

ATENÇÃO: o PC-Factory não trata referência, logo é desaconselhado utilizar estes itens na integração. Nesta situação é possível usar o dado padrão já no ERP.

 

Campo XSDDescriçãoCampo ERPCampo PC-FactoryActivityCodeCódigo OperaçãottReqOrd.op-codigoTBLOutInteg.WODetCodeAddressEndereçottReqOrd.cod-localizTBLOutInteg.Address1CodeEmissionDateData de EmissãottReqOrd.dt-saidaTBLOutInteg.DtTimeStampFamilyCodeFamíliaNA FatherItemCodeCódigo Item PaittReqOrd.item-pai InputOrOutputMovimento de Entrada ou SaidattReqOrd.tipo-trans = S Requisita, E DevolveTBLOutInteg.MovTypeCodeItemCodeItem/ProdutottReqOrd.it-codigoTBLOutInteg.ProductCodeLotExpirationDateData Validade do LotettReqOrd.dt-vali-loteTBLLot.DTDUELotNumberLotettReqOrd.lote-serieTBLOutInteg.LotCodeNumberSeriesNúmero de sérieNATBLOutInteg.LotCodeProductionOrderNumberNr. Ordem ProduçãottReqOrd.nr-ord-produTBLOutInteg.WOCodeQuantityQuantidadeCaso utilize Controle de Potência e o Item for de Controle de Potência 
Então atualiza campo ttReqOrd.qtd-requisitd-lote
Senão atualiza campo ttReqOrd.qt-requisTBLOutInteg.QtyReferenceCodeCódigo ReferênciattReqOrd.cod-refer ScriptCodeCódigo RoteirottReqOrd.cod-roteiro SubLotNumberSub-loteNA TypeMovementCodeCódigo do Tipo de Movimento internoNA UnitOfMeasureCodeUnidade de MedidaNA WarehouseCodeCódigo do ArmazémttReqOrd.cod-deposTBLOutInteg.WarehouseCode

 

3. Apontamento

 

Transação Apontamento de Parada de Máquina: StopReport_1_001.xsd

Identificador da Mensagem: StopReport
Versão: 1_001
Módulo Datasul: Chão de Fábrica
Tipo de Envio: Síncrona

 

 

 

Transação 10 – Reporte de Parada (StopReport_1_001.xsd)

O ERP trabalha com dois tipos de parada: setup e não setup
Quando a parada for de setup, pode utilizar a mesma mensagem de Reporte de Produção, do contrário, usar o próprio Reporte de Parada. Para eliminar um reporte de parada utilizar o campo <ReversedReport> como true.

 

 

ListaCampo XSDDescriçãoCampo ERPCampo PC-FactoryBusinessContentTypeEndDateTimeData/Hora Fimtt-import-rep-parada.dat-fim-parada E tt-import-rep-parada.hr-fim-paradaTBLOutRSEv.ShiftDtEndBusinessContentTypeGeneralStopCodeCódigo Parada GeralNA  BusinessContentTypeIntegrationReportReporte IntegraçãoNA BusinessContentTypeMachineCodeCódigo Máquinatt-import-rep-parada.cod-ctrabTBLOutRSEv.ResourceCodeBusinessContentTypeMachineDescriptionDescrição MáquinaNA  BusinessContentTypeOperatorCodeCódigo Operadortt-import-rep-parada.cod-operadorTBLOutRSEv.UserCodeStartBusinessContentTypeOperatorNameNome OperadorNA  BusinessContentTypeProductionShiftCodeCódigo Modelo TurnoNA  BusinessContentTypeProductionShiftDescriptionDescrição TurnoNA BusinessContentTypeProductionShiftNumberNúmero TurnoNA  BusinessContentTypeProductionTeamCodeCódigo Equipett-import-rep-parada.cod-equipe BusinessContentTypeProductionTeamNameNome EquipeNA  BusinessContentTypeReportDateTimeData/Hora ReporteNA TBLOutRSEv.DtTimeStampBusinessContentTypeReportSequenceSequência ReporteNA TBLOutRSEv.IDOutRSEvBusinessContentTypeReversedReportReporte Estornado (True ou False)Indica que deve ser estornado um reporte já realizado BusinessContentTypeStartDateTimeData/Hora Iníciott-import-rep-parada.dat-inic-parada E tt-import-rep-parada.hr-inic-paradaTBLOutRSEv.ShiftDtStartBusinessContentTypeStopReasonCodeCódigo Motivo Paradatt-import-rep-parada.cod-paradaTBLOutRSEv.ResourceStatusCodeBusinessContentTypeStopReasonDescriptionDescrição Motivo ParadaNA  BusinessContentTypeStopTypeTipo Parada(1=Programada;2=Não Programada)2 BusinessContentTypeToolCodeCódigo FerramentaNA  BusinessContentTypeToolDescriptionDescrição FerramentaNA  ListOfDirectLaborsEndDateTimeData/Hora FimNA  ListOfDirectLaborsOperatorCodeCódigo OperadorNA ListOfDirectLaborsProductionShiftCodeCódigo Modelo TurnoNA  ListOfDirectLaborsProductionShiftNumberNúmero TurnoNA  ListOfDirectLaborsStartDateTimeData/Hora InícioNA  ListOfDirectLaborsStopReasonCodeCódigo Motivo ParadaNA  

 

Transação Apontamento de Produção: ProductionAppointment_1_001.xsd

Identificador da Mensagem: ProductionAppointment

Versão: 1_001

Módulo Datasul: Produção

Tipo de Envio: Síncrona 

 

Transação 12 – Reporte de Produção PCP (ProductionAppointment_1_001.xsd)

 

O ERP com o PCP apenas, Ordens com tipo de reporte por Operação, também podem ser produzidas, informando apenas a quantidade produzida na última operação(conforme a FASE 1 da integração).

 

Agora poderá também ser informado o consumo real(requisição componentes) juntamente com a produção. Caso não seja informada, ficará sem a requisição(quando a linha for de processo).

 

A mesma mensagem será também utilizada para estorno.

 

ATENÇÃO: o refugo deve estar na mesma mensagem da produção, mesmo que seja para refugar toda a produção.

 

Obs.: o PC-Factory envia a hora de início e término com segundos, o Datasul deverá ignorar os segundos.
ATENÇÃO: o PC-Factory não trata referência, logo é desaconselhado utilizar estes itens na integração. Nesta situação é possível usar o dado padrão já no ERP.

 

Transação 13 – Reporte de Produção SFC (ProductionAppointment_1_001.xsd)
O ERP com o SFC pode reportar por Ordem, por Operação e por Ponto de Controle.
Quando apontado por Ordem, pode enviar apenas a última operação(desde que parametrizado no SFC), é similar ao apontamento do PCP.
Já nos outros tipos de reporte, quando a OP for da linha de Processo, observar para envio do consumo real e refugo, na operação correta, para evitar que seja feito o consumo pelo padrão.
A mesma mensagem será também utilizada para estorno.
ATENÇÃO: o refugo deve estar na mesma mensagem da produção, mesmo que seja para refugar toda a produção.
Os apontamentos de MOB e GGF, devem ser indicados na mensagem, do contrário, não serão feitos pelo padrão.

ATENÇÃO: o PC-Factory não trata referência, logo é desaconselhado utilizar estes itens na integração. Nesta situação é possível usar o dado padrão já no ERP.

ListaCampo XSDDescriçãoCampo ERPCampo PC-FactoryBusinessContentTypeActivityCodeOperaçãosplit-operac.num-operac-sfcTBLOutInteg.WODetCodeBusinessContentTypeActivityIDID Operaçãosplit-operac.num-operac-sfc BusinessContentTypeApprovedQuantityQuantidade Aprovadarep-prod.qt-apr-cond ou rep-oper-ctrab.qtd-operac-aprovTBLOutInteg.QtyBusinessContentTypeCloseOperationEncerra Operaçãott-param-reporte.l-msg-finaliza-split-operac BusinessContentTypeDocumentCodeDocumentorep-prod.nro-doctoTBLOutInteg.DocNumberBusinessContentTypeDocumentSeriesSérie Documentorep-prod.serie-docto BusinessContentTypeEndReportDateTimeData/Hora Fim Reporterep-oper-ctrab.dat-fim-reporte + rep-oper-ctrab.qtd-segs-fim-reporteTBLMSGERP.EndBusinessContentTypeEndSetupDateTimeData/Hora Fim Preparação  BusinessContentTypeIntegrationReportRegistro a ser estornadoCaso informado este campo ele será utilizado para posicionar rep-oper-ctrab.num-seq-rep = ReversedReport e rep-oper-ctrab.nr-ord-produ = ProductionOrderNumberTBLOutInteg.TransacTypeBusinessContentTypeItemCodeProdutosplit-operac.it-codigoTBLOutInteg.ProductCodeBusinessContentTypeLocationCodeLocalizaçãorep-prod.cod-localizTBLOutInteg.Address1CodeBusinessContentTypeLotCodeLote/Sérierep-prod.lote-serieTBLOutInteg.LotCodeBusinessContentTypeLotDueDateData Validade Loterep-prod.dt-vali-loteTBLLot.DtValidityBusinessContentTypeMachineCodeMáquinarep-oper-ctrab.cod-ctrabTBLOutInteg.ResourceCodeBusinessContentTypeOpTimeIntTempo Operação  BusinessContentTypeOutflowLocationCodeLocalização Saídarep-prod.cod-local-sai BusinessContentTypeOutflowWarehouseCodeDepósito Saídarep-prod.cod-depos-sai BusinessContentTypeProductionOrderNumberOrdem de Produçãorep-prod.nr-ord-prodTBLOutInteg.WOCodeBusinessContentTypeProductionShiftCodeCódigo Modelo TurnoNA BusinessContentTypeProductionShiftNumberNúmero TurnoNATBLOutInteg.ShiftBusinessContentTypeReportDateTimeData/Hora Reporterep-prod.dataTBLOutInteg.DtEvBusinessContentTypeReportQuantityQuantidade Reportadarep-prod.qt-reporte BusinessContentTypeReversalDateData do estorno TBLOutInteg.DTEvBusinessContentTypeReversedReportEstorno do Apontamento se for Yes, então tem que observar campo IntegrationReport BusinessContentTypeReworkQuantityQuantidade Retrabalhadarep-oper-ctrab.qtd-operac-retrab BusinessContentTypeScrapQuantityQuantidade Refugadarep-prod.qt-refugo ou rep-oper-ctrab.qtd-operac-refgdaTBLOutInteg.QtyBusinessContentTypeSetupCodeCódigo Preparação  BusinessContentTypeSplitSplitsplit-operac.num-split-operacTBLOutInteg.WODetCodeBusinessContentTypeStartReportDateTimeData/Hora Início Reporterep-oper-ctrab.dat-inic-reporte + rep-oper-ctrab.qtd-segs-inic-reporteTBLMSGERP.StartBusinessContentTypeStartSetupDateTimeData/Hora Início Preparação  BusinessContentTypeWarehouseCodeCódigo Depósitorep-prod.cod-deposTBLOutInteg.WarehouseCodeListOfReportToolActivitiesGGFTimeDecTempo Gastos Gerais de Fabricaçãott-apont-mob.tempo ListOfReportToolActivitiesGGFTimeIntTempo Gastos Gerais de Fabricaçãott-apont-mob.minutos-report ListOfReportToolActivitiesToolCodeCódigo Ferramentacod-ferr-prod ListOfReportToolActivitiesWorkCenterCodeCentro Trabalhott-apont-mob.gm-codigo ListOfReportToolActivitiesWorkCenterDescriptionDescrição CTNA ListOfReportToolActivities  tt-apont-mob.tipo-movto = 2 (GGF) ListOfResourceAppointmentsEndDateTimeData/Hora FimSe informado EndDateTime então tt-apont-mob.hora-fim = HH; tt-apont-mob.min-fim = MM; tt-apont-mob.minutos-report =  EndDateTime - StartDateTimeTBLMSGERP.EndListOfResourceAppointmentsExtraTimeTempo ExtraNA ListOfResourceAppointmentsMOBTimeTempo Mão de Obra DiretaNA ListOfResourceAppointmentsOperatorCodeCódigo Operadortt-apont-mob.cd-mob-dir = π operador.cd-mob-dir  (Ϭ operador.cod-operador = OperatorCode (operador))TBLOutInteg.UserCodeListOfResourceAppointmentsProductionShiftCodeCódigo Modelo TurnoNA ListOfResourceAppointmentsProductionShiftNumberNúmero TurnoNATBLOutInteg.ShiftListOfResourceAppointmentsStartDateTimeData/Hora InícioSe informado StartDateTime então tt-apont-mob.tipo-relogio =  1; tt-apont-mob.hora-ini = HH; tt-apont-mob.min-ini = MM; tt-apont-mob.minutos-report =  EndDateTime - StartDateTimeTBLMSGERP.StartListOfResourceAppointmentsUtilTimeTempo ÚtilNA ListOfResourceAppointments  tt-apont-mob.tipo-movto = 1 (MOB) ListOfSupplyOrdersActivityCodeCódigo Operaçãott-reservas.op-codigo (no campo da msg vem o ActivityID e precisa buscar no oper-ord.op-codigo)TBLOutInteg.WODetCodeListOfSupplyOrdersLocationCodeLocalizaçãott-res-neg.cod-localizTBLOutInteg.Address1CodeListOfSupplyOrdersLotCodeLote/Sériett-res-neg.lote-serieTBLOutInteg.LotCodeListOfSupplyOrdersMaterialCodeCódigo Item Reservatt-res-neg.it-codigoTBLOutInteg.ProductCodeListOfSupplyOrdersProductionOrderNumberNúmero Ordem Produçãott-res-neg.nr-ord-produTBLOutInteg.WOCodeListOfSupplyOrdersScriptCodeRoteiroNA ListOfSupplyOrdersUsedQuantityQuantidade Utilizadatt-res-neg.quantidadeTBLOutInteg.QtyListOfSupplyOrdersWarehouseCodeCódigo Depósitott-res-neg.cod-deposTBLOutInteg.WarehouseCodeListOfWasteAppointmentsReworkQuantityQuantidade Retrabalhadatt-ret.qtd-operac-retrab ListOfWasteAppointmentsScrapQuantityQuantidade Refugadatt-ref.qtd-operac-refgdaTBLOutInteg.QtyListOfWasteAppointmentsWasteCodeCódigo Refugott-ref.cod-motiv-refugoTBLOutInteg.ScrapCodeListOfWasteAppointmentsWasteDescriptionDescrição Refugo  

 

Transação Apontamento MOB/GGF: WorkforceAndOverheadAppointment_1_000.xsd

Identificador da Mensagem: WorkforceAndOverheadAppointment

Versão: 1_000

Módulo Datasul: Produção

Tipo de Envio: Síncrona

Mensagem Padrão

DATASUL

Tabela

Campo

ListOfProductionOrders/ProductionOrderNumber

ord-prod

nr-ord-prod

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/InternalId

 

sequencia

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/AppointmentType

 

ggf/mob

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/DocumentCode

movto-dir

nro-docto

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/DocumentSerie

movto-dir

serie-docto

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/ItemCode

movto-dir

it-codigo

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/ActivityID

movto-dir

 

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/ActivityCode

movto-dir

op-codigo

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/RoutingCode

movto-dir

cod-roteiro

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/WorkCenterCode

movto-dir

gm-codigo

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/AppointmentDate

movto-dir

dt-trans

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/AmountAppointed

movto-dir

tempo-homem

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/OperatorID

movto-dir

matr-func

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/LaborCode

movto-dir

cd-mob-dir

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/ReversedReport

movto-dir

 

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/IntegrationReport

movto-dir

 

IntegrationReport

 

 

InternalIdType/NAME

 

 

InternalIdType/Origin

 

 

InternalIdType/Destination

 

 

 

ntificador da 

Checklist de suporte da aplicação

Checklist de Verificações:

  • No programa CP0106, página 5:
       - Verificar se o checkbox Ativo da Integração PPI-Multitask está marcadoseleiconado.
       - Testar conexão com o WebService informado por meio do botão Testar WS.
       - Verificar se os parâmetros da integração foram preenchidos, acessando o botão de Parâmetros.
  • Acessar o diretório “<Pasta temporária de trabalho>\INTEGR_MES” para verificar se o envio de uma transação foi executado sucesso ou se ocorreu um erro. (Válido através da rotina de carga inicial CD7002).
  • Verificar se o cadastro De-para Totvs - MES foi preenchido corretamente no programa CD7003.
  • Caso ocorra algum erro no envio de uma transação será gerada uma pendência no programa CD2900. Neste programa é possível ver o arquivo com as informações da mensagem XML enviada e também fazer o reprocessamento do envio
  • _MES” para verificar se o envio de uma transação foi executado sucesso ou se ocorreu um erro. (Válido por meio da rotina de carga inicial CD7002).
  • Verificar se o cadastro De-para Totvs - MES foi preenchido corretamente no programa CD7003.
  • Executar o Diagnóstico
  • Caso ocorra algum erro no envio de uma transação será gerada uma pendência no programa CD2900. Neste programa é possível ver o arquivo com as informações da mensagem XML enviada e também fazer o reprocessamento do envio.

Verificação do LOG de Integração 

Âncora
log
log

      A função CD7004 gera um arquivo *.CSV do log gerado durante a integração, por isto o relatório apresentado em tela é apenas um demonstrativo da seleção realizada para a execução.

      A localização e nome do arquivo *.CSV estão logo no começo do demonstrativo: "Log gerado em:"

      Para facilitar a performance aconselha-se utilizar um intervalo de datas reduzido, e informar também o ID específico ou a transação desejada. 

Nota
titleNota:
Um IDPCFactory pode ser apenas reprocessado em caso de erro em processamento anterior.