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Comentário: AB0138A, aba tipo proprietário

...

Manutenção Equipamento – AB0138A

Objetivo da tela:

Incluir nova ocorrência de cadastro do equipamento de manutenir, dados iniciais e informações no sistema de Manutenção de Frota.

Essa tela é apresentada ao acionar um dos botõesImage Modified, na tela Equipamento Frota – AB0138.



Deck of Cards
idManutenção Equipamento – AB0138A
Card
id1
labelDados

Objetivo da tela:

Cadastrar e manutenir os equipamentos controlados no sistema.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição

Tipo Equipamento

Selecionar se o equipamento é motorizado (consome combustível) ou se não é motorizado (não consome combustível).

Modelo

Inserir o código e o sistema exibirá a descrição do modelo de equipamento. 

Estrutura Mecânica

Inserir o código e o sistema exibirá a descrição na qual estrutura mecânica o equipamento se encontra.

Situação

Inserir o código e o sistema exibirá a descrição na qual situação o equipamento se encontra.

Caso seja informada uma situação do tipo “Inativo”, será solicitada a data da situação (que não poderá ser igual a nula). 

Tipo Proprietário

Selecionar se o equipamento é próprio ou de terceiros.

Quando próprio,
  • Próprio: a própria empresa do equipamento indica o proprietário.
Quando terceiro, habilita o campo código do proprietário que
  • Terceiro: o proprietário deve ser informado pelo usuário.
 

Proprietário

Inserir o código e o sistema exibirá a descrição do proprietário quando o equipamento for de terceiros. 

Informações
titleImportante:

Quando a opção Terceiro é selecionada fica habilitada a opção Alugado para informar se o equipamento é alugado.

A informação do tipo alugado é utilizada apenas quando EAI 1 estiver implantado. Neste caso a mensagem XML (Equipments_204_000) irá conter a informação tipo de propriedade (PropertyEquipmentType) igual 3 (alugado).

Essa alternativa não impacta nas demais funcionalidades do Frotas, ou seja, o tipo de Proprietário continua sendo igual a Próprio ou Terceiro.

Proprietário

Inserir o código e o sistema exibirá a descrição do proprietário quando o equipamento for de terceiros. 

Bem

Na inclusão de um novo registro, são consideradas as novas parametrizações da Função Manutenção Parâmetros Integração - AB0116 e habilita ou desabilita os campos Bem, Conta e Sequencial, desta tela, conforme a seguinte regra:

  • Se Integração Patrimônio = Não, os campos não serão habilitados

Bem

Na inclusão de um novo registro, são consideradas as novas parametrizações da Função Manutenção Parâmetros Integração - AB0116 e habilita ou desabilita os campos Bem, Conta e Sequencial, desta tela, conforme a seguinte regra:

  • Se Integração Patrimônio = Não, os campos não serão habilitados;

  • Se Integração Patrimônio = Sim e Criar Bem Patrimonial a partir do Frotas = Não, os campos serão habilitados;

  • Se Integração Patrimônio = Sim e Criar Bem Patrimonial a partir do Frotas = Não, os campos serão habilitados;

  • Se Integração Patrimônio = Sim e Criar Bem Patrimonial a partir do Frotas = Sim, os campos não serão habilitados. 

Conta Patrimonial

Exibe a conta patrimonial do bem do EMS 5.

Usuário

Exibe o nome do usuário que realizou a inclusão ou última alteração de registro.

Data

Inserir a data da situação do equipamento. 

Hora

Inserir a hora da situação do equipamento.

Nota
titleNota:

O bem e o índice serão apresentados somente quando, na Função Cadastro Parâmetros Frota - AB0101 – parâmetro 35 “Integração com Patrimônio”, estiver selecionado como “Integra EMS”.

A Conta Patrimonial será apresentada somente quando, além da integração com patrimônio, o produto for EMS 5.

Card
id2
labelInicial

Objetivo da tela:

Solicitar os dados sobre o início de controle do equipamento no sistema.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição

Data Início Controle

Inserir a data de início de controle do equipamento no sistema. A partir desta data será permitido lançar abastecimentos e manutenções para o equipamento informado.

Bloqueia Informar Contador na OM

Quando assinalado, indica que o equipamento permite apontamento de contador por meio da ordem de manutenção.

Nota
titleNota:
Quando assinalado, desabilita o campo “Contador” existente na Função Ordem de Manutenção (MV0301).

Contador Inicial

Inserir o valor do contador do equipamento no momento do cadastro do equipamento. O contador é o hodômetro (ou horímetro) do equipamento.

Uso Inicial

Inserir o total de percurso já realizado pelo equipamento até o momento do cadastro. Esses valores de contador inicial e uso inicial são importantes, pois é a partir deles que o sistema calculará a próxima quilometragem em função da primeira ficha de abastecimento ou lubrificação.

O uso inicial é controlado separado do contador porque em muitos casos os valores podem não coincidir:

  • Em alguns equipamentos, o contador (no caso hodômetro) tinha apenas 5 dígitos. Assim, quando o mesmo ultrapassava o valor de 99.9999,9, os valores eram zerados. 
    Neste caso o contador inicial seria 5.000,0, no entanto o uso inicial que deve ser informado é 105.000,0.

  • É comum (principalmente em caminhões) a quebra de contadores (hodômetros). Dessa forma, o valor da vida atual do equipamento em quilômetros podem não coincidir com o valor do contador atual.

Informações
titleImportante:
Estes valores de contador inicial e uso inicial são importantes pois é a partir deles que o sistema irá calcular a próxima quilometragem em função da primeira ficha de abastecimento ou lubrificação.

Utiliza Contador Secundário

Quando assinalado, considera que o equipamento utiliza contador secundário.

Contador Inicial Secundário

Inserir o valor do contador secundário do equipamento no momento do cadastro.

Uso Inicial Secundário

Inserir o total de percurso já realizado pelo equipamento até o momento do cadastro.

Nota
titleNota:

Os campos de contador secundário somente estarão habilitados quando o modelo do equipamento tiver controle de contador secundário.

Caso o equipamento já tenha movimentações no histórico de vida, o controle de contador secundário não poderá ser alterado.

Card
id3
labelDocument

Objetivo da tela:

Inserir informações complementares do cadastro do equipamento no sistema.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição

Placa

Inserir a placa do veículo. Valor pode ser informado em branco, no entanto, se informado, o sistema não permitirá cadastrar dois equipamentos com a mesma placa.

Integra Rastreamento

Quando assinalado, indica que o equipamento cadastrado está integrado com o sistema de rastreamento.

Chassi / Série

Inserir o número do chassi do veículo. Valor pode ser informado em branco, no entanto, se informado, o sistema não permitirá cadastrar dois equipamentos com o mesmo chassi.

Renavam

Inserir o número do Renavam do veículo. Valor pode ser informado em branco, no entanto, se informado, o sistema não permitirá cadastrar dois equipamentos com o mesmo Renavam.

Ano Fabricação

Inserir o ano de fabricação do equipamento.

Ano Modelo

Inserir o ano de modelo do equipamento.

Data Compra

Inserir a data da compra do equipamento na empresa.

Valor Compra

Inserir o valor da compra do equipamento na empresa.

Fornecedor

Inserir o código e o sistema exibirá a descrição do fornecedor do equipamento.

Nota
titleNota:

Quando a opção integra rastreamento estiver selecionada, o sistema gerará automaticamente um arquivo XML contendo informações do equipamento.

Os campos informados nessa tela são para completar o cadastro do equipamento, não sendo realizados cálculos com estes campos. O ano de fabricação é utilizado para calcular a idade média do equipamento e também consultar a evolução dos custos de acordo com o ano de fabricação.

Assim que acionado o botão “OK” no Cadastro do Equipamento, será aberta a tela Histórico Estabelecimento (AB0138D) para a complementação das informações do equipamento, relacionando-o a um estabelecimento, grupo e atividade.

Consulta Matriz Unidade Negócio Equip AB0138N

Objetivo da tela:

Consultar a matriz de unidade de negócio existente para o equipamento em questão.

Exporta Abastecimento

Esta tela pode ser acionada através de duas funções: no botão Image Added ou através da aba Hist.Estabel. no botão "Unid Negoc".

Informações
titleImportante:
  • A Unidade de Negócio e sua validação é realizada apenas se a função de Unidade de Negócio estiver ativa no EMS.

Exporta Abastecimento

Objetivo da tela:

Efetuar a exportação do arquivo

Objetivo da tela:

Efetuar a exportação do arquivo

XML do abastecimento.

...

Equipamento Frota – Pasta Combustíveis - Tela AB0138B Manutenção Combustível

Objetivo da tela:

Cadastrar dos dados básicos do Bem Patrimonial.

Essa tela é apresentada ao acionar o botão Inclusão Bem Patrimonial, na tela Histórico Estabelecimento – Pasta Pag. 1.

as informações dos combustíveis utilizados pelos equipamentos.


Principais Campos e ParâmetrosPrincipais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição:

Data Inicial

Exibe Inserir a data inicial de inclusão do novo Histórico de Estabelecimento, conforme informado na tela Histórico Estabelecimento – Pasta Pag. 1 (AB0138D).

Bem Patrimonial

Inserir o número do bem patrimonial.

Nota
titleNota:
Caso seja informado 0 (zero) será atribuído automaticamente o número do próximo bem de acordo com parâmetros do ativo fixo.

Cta Implantação

Inserir o a conta contábil do EMS2 para implantação do BEM.

CC Implantação

Exibe o centro de custo do EMS2 para implantação do BEM.

Nota
titleNota:
Exibe o mesmo valor informado no campo subconta, da conta de despesa, da tela AB0138D e sempre é apresentado desabilitado.

Credita PIS

Quando assinalado, indica que o bem credita PIS.

Nota
titleNota:
Este atributo é utilizado somente no Brasil.

Credita COFINS

Quando assinalado, indica que o bem credita COFINS.

Nota
titleNota:
Este atributo é utilizado somente no Brasil.

Nro Parcelas

Inserir o número de parcelas, caso o PIS ou COFINS seja parcelado.

Nota
titleNota:
A informação deste campo depende se o BEM credita PIS ou COFINS. O valor passado deverá ser 00 para não credita e 12 ou 48 vezes.

ICMS Destacado

Inserir o valor destacado de ICMS referente valor de aquisição do BEM.

Valor Crédito PIS

Exibe o valor do PIS que a empresa poderá creditar.

Valor Crédito COFINS

Exibe o valor do COFINS que a empresa poderá creditar.

Credita CSLL

Quando assinalado, indica que o BEM credita CSLL.

Exerc. Crédito CSLL

Exibe o exercício de crédito do CSLL.

Narrativa do Item

Inserir uma narrativa relacionada ao item.

Nota
titleNota:
Na efetivação do cadastro do Bem Patrimonial, o sistema acrescentará automaticamente à narrativa definida, as seguintes informações: 
Descrição do modelo do Equipamento + Chassi, conforme parâmetro 12 da Função Manutenção Parâmetros Integração (AB0116).

Equipamento Frota – Pasta Combustíveis - Tela AB0138B Manutenção Combustível

...

Objetivo da tela:

...

Cadastrar as informações dos combustíveis utilizados pelos equipamentos.

Principais Campos e Parâmetros:

...

Data

...

Inserir a data inicial de controle do combustível no equipamento. O sistema não permite informar dois combustíveis com a mesma data.

Por intermédio desta data, pode-se guardar o histórico de tipo de combustível do equipamento. Isto é, um equipamento pode ser comprado com motor para “Gasolina”. No entanto, a partir da data 01/01/2004, o mesmo foi convertido para “álcool”, que o sistema armazena o histórico desta conversão. 

...

Tipo Material

...

Inserir o tipo de material utilizado pelo equipamento.

Para equipamentos que são multi-combustíveis (por exemplo, funciona a gasolina e a álcool), é recomendado que se crie um tipo de material chamado “Gasolina + Álcool” e relacionar este tipo de material com os itens de estuque “gasolina” e “álcool”.

Dessa forma, no apontamento dos abastecimentos, o programa permitirá que sejam informados qualquer um dos dois tipos (álcool ou gasolina) ou ainda que sejam informados X litros de gasolina mais X litros de álcool. 

...

Reservatório

...

Inserir a capacidade do reservatório de combustível do equipamento. 

...

Consumo

...

Selecionar se o tipo de material informado para o equipamento terá seu consumo controlado ou não.

  • Não Controla: são para combustíveis secundários do equipamento. Por exemplo, um veículo a álcool possui um reservatório de 1 litro para gasolina, a fim de facilitar seu acionamento. Este reservatório de gasolina é um tipo de material que “não controla consumo”. Assim, as quantidades são registradas no sistema, os custos são calculados, no entanto a gasolina (neste caso) não sairá na consulta de km/litro no período.

  • Percurso/Quantidade: quando informada esta opção, indica que o sistema deve, para calcular o consumo do equipamento, sempre dividir o percurso realizado pelo equipamento pela quantidade abastecida no período. Esta opção geralmente é para veículos controlados com hodômetro.

  • Quantidade/Percurso: quando informada esta opção, indica que o sistema deve, para calcular o consumo do equipamento, sempre dividir a quantidade de combustível abastecida pelo percurso rodado pelo equipamento no período. Esta opção geralmente é para máquinas, controladas por horímetro (em que o consumo é medido litros/hora).

...

Consumo Padrão

...

Inserir o valor do consumo padrão do veículo.

Para consistir o abastecimento, o sistema procurará se existe um consumo padrão para o modelo do equipamento informado dentro da atividade registrada no abastecimento. Caso não encontre consumo por atividade cadastrado, o sistema utilizará o valor do consumo padrão desta tela para calcular os desvios. 

...

Consumo Secundário

...

Inserir o valor do consumo secundário do veículo. Para consistir o abastecimento, o sistema procurará se existe um consumo secundário para o modelo do equipamento informado dentro da atividade registrada no abastecimento. Caso não encontre consumo por atividade cadastrado, o sistema utilizará o valor do consumo secundário desta tela para calcular os desvios.

Nota
titleNota:
O consumo secundário estará habilitado somente aos equipamentos que contem controle de contador secundário.

...

Desativação

...

Inserir a data de desativação do tipo de material no equipamento.

Quando tipo de material estiver ativo, a data deve ficar em branco. Quando o tipo de material não for mais utilizado pelo equipamento, a data deve ser informada. No caso do veículo que funciona a “gasolina” e passou a funcionar somente com “álcool”, deve-se desativar o tipo de material “gasolina” antes de registrar o tipo de material “álcool” para o equipamento.

Equipamento Frota – Pasta Comp./Filtr 

...

Objetivo da tela:

...

Permitir informar os compartimentos de óleo e filtros que serão controlados no equipamento.

Essa tela é apresentada ao acionar a pasta Comp./Filtr, localizado na tela Equipamento Frota.

Manutenção Compartimentos/Filtros – Pasta Período – AB0138C

...

Objetivo da tela:

...

Apresentar os compartimentos de óleo e filtros de acordo com o período informado.

Essa tela é apresentada ao acionar o botão Manutenção na tela Equipamento Frota – Pasta Comp./Filtr.

Principais Campos e Parâmetros:

...

Empresa

...

Exibe o código da empresa do equipamento. 

...

Equipamento

...

Exibe o código do equipamento. 

...

Compartimento

...

Exibe o código e a descrição do compartimento cadastrado para o equipamento.

Nota
titleNota:
O uso real é calculado automaticamente pelo sistema, conforme os lançamentos de abastecimentos e lubrificações.

Compartimentos/Filtros do Equipamento – AB0138C1– Pasta Pag. 1 

...

Objetivo da tela:

...

Cadastrar os compartimentos e filtros do equipamento.

Principais Campos e Parâmetros:

...

Compartimento

...

Inserir o código e a descrição do compartimento de óleo ou filtro que deseja controlar no equipamento. 

...

Inicial

...

Inserir a data de início de controle do compartimento no equipamento. 

...

Tipo Material

...

Inserir o código e o sistema exibirá a descrição o tipo de material utilizado por este compartimento.

Nota
titleNota:
O tipo de material pode estar associado a um ou mais itens de estoque.

...

Capacidade

...

Inserir a capacidade nominal do compartimento. Quando for filtro, informar capacidade = 1. 

...

Uso Inicial

...

Inserir o uso do tipo de material dentro do compartimento. Geralmente utilizado para as trocas. Dessa forma, é possível cadastrar um compartimento de óleo, informando que o uso do óleo é de 3.000 km. Neste caso, se a troca de óleo for efetuada a cada 5.000 km, o sistema alertará usuário já nos próximos 2.000 km. Este uso inicial somente é válido após a primeira troca de óleo (ou filtro). 

...

Subsistema

...

Inserir o código e apresenta a descrição o subsistema relacionado ao compartimento de óleo. Por intermédio deste relacionamento, o sistema poderá, no sistema de manutenção mecânica, gerar movimentos de lubrificação para os compartimentos relacionados ao sub-sistema. 

...

Tipo Remonta

...

Quando assinalado, indica que é comum remontar (ou repor) óleo no compartimento. Este indicador tem a finalidade de registrar os “desperdícios” de lubrificante no módulo Gerencial.

Para o sistema, todo o óleo “completado” em compartimentos cuja remonta é anormal, é considerado “desperdício”. (Normal ou Anormal). 

...

% Remonta

...

Inserir o percentual de remonta motor padrão para o equipamento. Este indicador somente é habilitado quando o compartimento de óleo for do tipo “Motor”. Este é o padrão da “queima de óleo” aceitável pelo compartimento. O cálculo para se encontrar o percentual de remonta motor é dividir o total de óleo “completado” (ou remontado) entre duas trocas de óleo e dividir esta quantidade pela quantidade de combustível abastecida no mesmo período (entre as duas trocas de óleo). 

controle do combustível no equipamento. O sistema não permite informar dois combustíveis com a mesma data.

Por intermédio desta data, pode-se guardar o histórico de tipo de combustível do equipamento. Isto é, um equipamento pode ser comprado com motor para “Gasolina”. No entanto, a partir da data 01/01/2004, o mesmo foi convertido para “álcool”, que o sistema armazena o histórico desta conversão. 

Tipo Material

Inserir o tipo de material utilizado pelo equipamento.

Para equipamentos que são multi-combustíveis (por exemplo, funciona a gasolina e a álcool), é recomendado que se crie um tipo de material chamado “Gasolina + Álcool” e relacionar este tipo de material com os itens de estuque “gasolina” e “álcool”.

Dessa forma, no apontamento dos abastecimentos, o programa permitirá que sejam informados qualquer um dos dois tipos (álcool ou gasolina) ou ainda que sejam informados X litros de gasolina mais X litros de álcool. 

Reservatório

Inserir a capacidade do reservatório de combustível do equipamento. 

Consumo

Selecionar se o tipo de material informado para o equipamento terá seu consumo controlado ou não.

  • Sem Consumo: são para combustíveis secundários do equipamento. Por exemplo, um veículo a álcool possui um reservatório de 1 litro para gasolina, a fim de facilitar seu acionamento. Este reservatório de gasolina é um tipo de material que “não controla consumo”. Assim, as quantidades são registradas no sistema, os custos são calculados, no entanto a gasolina (neste caso) não sairá na consulta de km/litro no período.

  • Percurso/Quantidade: quando informada esta opção, indica que o sistema deve, para calcular o consumo do equipamento, sempre dividir o percurso realizado pelo equipamento pela quantidade abastecida no período. Esta opção geralmente é para veículos controlados com hodômetro.

  • Quantidade/Percurso: quando informada esta opção, indica que o sistema deve, para calcular o consumo do equipamento, sempre dividir a quantidade de combustível abastecida pelo percurso rodado pelo equipamento no período. Esta opção geralmente é para máquinas, controladas por horímetro (em que o consumo é medido litros/hora).

Consumo Padrão

Inserir o valor do consumo padrão do veículo.

Para consistir o abastecimento, o sistema procurará se existe um consumo padrão para o modelo do equipamento informado dentro da atividade registrada no abastecimento. Caso não encontre consumo por atividade cadastrado, o sistema utilizará o valor do consumo padrão desta tela para calcular os desvios. 

Consumo Secundário

Selecionar se o tipo de material informado para o equipamento terá seu consumo secundário.

  • Sem Consumo: são para combustíveis secundários do equipamento. Por exemplo, um veículo a álcool possui um reservatório de 1 litro para gasolina, a fim de facilitar seu acionamento. Este reservatório de gasolina é um tipo de material que “não controla consumo”. Assim, as quantidades são registradas no sistema, os custos são calculados, no entanto a gasolina (neste caso) não sairá na consulta de km/litro no período.
  • Percurso/Quantidade: quando informada esta opção, indica que o sistema deve, para calcular o consumo do equipamento, sempre dividir o percurso realizado pelo equipamento pela quantidade abastecida no período. Esta opção geralmente é para veículos controlados com hodômetro.
  • Quantidade/Percurso: quando informada esta opção, indica que o sistema deve, para calcular o consumo do equipamento, sempre dividir a quantidade de combustível abastecida pelo percurso rodado pelo equipamento no período. Esta opção geralmente é para máquinas, controladas por horímetro (em que o consumo é medido litros/hora).

Para informar o valor do consumo secindário é necessário que uma das Percurso/Qtd ou Qtd/Percurso opção esteja selecionado.

Para habilitar o Consumo Secundário a opção Percurso/Qtd ou Qtd/Percurso deve estar selecionado.

  • Consumo Secundário: Inserir o valor do consumo secundário do veículo. Para consistir o abastecimento, o sistema procurará se existe um consumo secundário para o modelo do equipamento informado dentro da atividade registrada no abastecimento.

Caso não encontre consumo por atividade cadastrado, o sistema utilizará o valor do consumo secundário desta tela para calcular os desvios.

Nota
titleNota:
O consumo secundário estará habilitado somente aos equipamentos que contém controle de contador secundário.

Desativação

Inserir a data de desativação do tipo de material no equipamento.

Quando tipo de material estiver ativo, a data deve ficar em branco. Quando o tipo de material não for mais utilizado pelo equipamento, a data deve ser informada. No caso do veículo que funciona a “gasolina” e passou a funcionar somente com “álcool”, deve-se desativar o tipo de material “gasolina” antes de registrar o tipo de material “álcool” para o equipamento.

Equipamento Frota – Pasta Comp./Filtr 

Objetivo da tela:

Permitir informar os compartimentos de óleo e filtros que serão controlados no equipamento.

Essa tela é apresentada ao acionar a pasta Comp./Filtr, localizado na tela Equipamento Frota.

Manutenção Compartimentos/Filtros – Pasta Período – AB0138C

Objetivo da tela:

Apresentar os compartimentos de óleo e filtros de acordo com o período informado.

Essa tela é apresentada ao acionar o botão Manutenção na tela Equipamento Frota – Pasta Comp./Filtr.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição:

Empresa

Exibe o código da empresa do equipamento. 

Equipamento

Exibe o código do equipamento. 

Compartimento

Exibe o código e a descrição do compartimento cadastrado para o equipamento.

Nota
titleNota:
O uso real é calculado automaticamente pelo sistema, conforme os lançamentos de abastecimentos e lubrificações.

Compartimentos/Filtros do Equipamento – AB0138C1– Pasta Pag. 1 

Objetivo da tela:

Cadastrar os compartimentos e filtros do equipamento.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição:

Compartimento

Inserir o código e a descrição do compartimento de óleo ou filtro que deseja controlar no equipamento. 

Inicial

Inserir a data de início de controle do compartimento no equipamento. 

Tipo Material

Inserir o código e o sistema exibirá a descrição o tipo de material utilizado por este compartimento.

Nota
titleNota:
O tipo de material pode estar associado a um ou mais itens de estoque.

Capacidade

Inserir a capacidade nominal do compartimento. Quando for filtro, informar capacidade = 1. 

Uso Inicial

Inserir o uso do tipo de material dentro do compartimento. Geralmente utilizado para as trocas. Dessa forma, é possível cadastrar um compartimento de óleo, informando que o uso do óleo é de 3.000 km. Neste caso, se a troca de óleo for efetuada a cada 5.000 km, o sistema alertará usuário já nos próximos 2.000 km. Este uso inicial somente é válido após a primeira troca de óleo (ou filtro). 

Subsistema

Inserir o código e apresenta a descrição o subsistema relacionado ao compartimento de óleo. Por intermédio deste relacionamento, o sistema poderá, no sistema de manutenção mecânica, gerar movimentos de lubrificação para os compartimentos relacionados ao sub-sistema. 

Tipo Remonta

Quando assinalado, indica que é comum remontar (ou repor) óleo no compartimento. Este indicador tem a finalidade de registrar os “desperdícios” de lubrificante no módulo Gerencial.

Para o sistema, todo o óleo “completado” em compartimentos cuja remonta é anormal, é considerado “desperdício”. (Normal ou Anormal). 

% Remonta

Inserir o percentual de remonta motor padrão para o equipamento. Este indicador somente é habilitado quando o compartimento de óleo for do tipo “Motor”. Este é o padrão da “queima de óleo” aceitável pelo compartimento. O cálculo para se encontrar o percentual de remonta motor é dividir o total de óleo “completado” (ou remontado) entre duas trocas de óleo e dividir esta quantidade pela quantidade de combustível abastecida no mesmo período (entre as duas trocas de óleo). 

Período Manutenção Compartimento –  – AB0138C2– Pasta Pag. 1

Objetivo da tela:

Cadastrar e manutenir os períodos dos compartimentos e filtros do equipamento.

Essa tela é apresentada ao acionar os botões Incluir, Modificar e Copiar, na tela Compartimentos/Filtros do Equipamento – Pasta Pag. 1.

Os períodos de vencimentos são independentes entre os compartimentos. Isto é, não há vínculo entre os períodos de manutenção dos compartimentos.

Exemplo:

Um compartimento possui dois eventos relacionados:

  • Troca de Óleo: que ocorre a cada 10.000.

  • Amostra de Óleo: que ocorre a cada 5.000.

Se no momento da amostra de óleo, a vida do óleo estiver com 5.900, ocorrerá a seguinte situação:

  1. O usuário realizará a amostra com 5.9000.

  2. O uso para a amostra de óleo retorna para 0 km.

  3. O uso para a troca de óleo se mantém 5.900.

Quando vencer a troca de óleo com 10.000, o período de amostragem acumulado estará apenas com 4.100 e não será cobrado. Isto porque não há vínculo entre um evento e outro.

Para este problema há três situações:

  • Cadastrar os eventos separadamente e, quando vencer algum evento, sempre consultar o equipamento para analisar se há outro evento que pode ser realizado.

  • Cadastrar os períodos de manutenção entre os compartimentos nos planos de manutenção do módulo Manutenção Mecânica.

  • Utilizar o programa Função Gerenciador da Manutenção (MV0613) para prever o vencimento futuro dos compartimentos de um equipamento, programando a realização destes eventos.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição:

Compartimento

Exibe o código do compartimento.

Evento

Inserir o código e o sistema exibirá a descrição do evento que será realizado no compartimento.

Nota
titleNota:
Este evento deve pertencer a um grupo de evento do tipo “Manutenção Compartimento Óleo”.

Padrão

Inserir o período padrão para realização do evento no compartimento.

Nota
titleNota:
Caso o equipamento tenha contador secundário, a unidade de medida de controle das lubrificações será definida conforme a Função Cadastro Parâmetros Frota (AB0101) – parâmetro 50.

Antecipação

Inserir o período de antecipação em que o usuário quer ser avisado sobre o vencimento do evento no equipamento.

Exemplo:

Uma troca de óleo é realizada a cada 10.000km, com antecipação de 400km.

Desta forma, quando a vida do óleo chegar em 9.600km, o sistema exibirá este evento com “a vencer” nas consultas de eventos.

O período de antecipação geralmente é o tempo hábil para que o usuário seja avisado com antecedência e o evento seja realizado dentro do período estipulado.

Nota
titleNota:

Nas consultas de eventos realizados, são considerados eventos (para um período de 10.000 km com antecipação de 400 km):

  • Antes do Prazo: eventos realizados antes do Período Padrão – Antecipação (ou seja antes dos 9.600 km).

  • No prazo: eventos realizados entre o período de antecipação e o período padrão (isto é, entre 9.600 km e 10.000km).

  • Depois do Prazo: eventos realizados após o período padrão (isto é, após 10.000).

Equipamento Frota – Pasta Hist. Estabel

Objetivo da tela:

Informar o histórico de transferência do equipamento entre estabelecimento, e também com alteração de grupo, centro de custo ou atividade principal.

Por meio dos botões Incluir ou Alterar da tela (AB0138 – Pasta Hist. Estabel), serão informados os dados sobre histórico de transferência entre estabelecimentos ou alterações de centro de custo ou atividade.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Unid Negoc

Quando acionado, apresenta a tela Unidade de Negócio, em que é possível  consultar e realizar a manutenção da matriz de unidade de negócio.

Nota
titleNota:
  • Caso a integração entre os módulos de Abastecimentos e Lubrificação x BGC ou Pneus x BGC estejam ativas no AB0116, e o equipamento em questão tenha uma ficha de abastecimento ou um movimento de pneus integrado com o estoque no período do fechamento em aberto, os botões incluir, modificar e eliminar estarão desabilitados, onde na tela somente será possível consultar a Matriz de Unidade de Negócio. Isso porque o movimento de abastecimento ou de pneus integrou com o BGC com essa matriz, portanto ela não pode ser alterada (caso haja um estorno, deve estornar para essa matriz). Os botões em questão voltam a ficar habilitados após o fechamento do período (antes que tenha uma nova movimentação para o equipamento integrando com o estoque). Para mais detalhes sobre a integração do Frotas com o BGC, consulte o documento Integração de Contas da Manutenção e Frotas com Execução Orçamentária.


Histórico Estabelecimento – Pasta Pag. 1 – AB0138D

Objetivo da tela:

Consultar os dados sobre histórico de transferência entre estabelecimentos ou alterações de centro de custo ou atividade

Período Manutenção Compartimento –  – AB0138C2– Pasta Pag. 1

...

Objetivo da tela:

...

Cadastrar e manutenir os períodos dos compartimentos e filtros do equipamento.

Essa tela é apresentada ao acionar os botões Incluir, Modificar e Copiar, na tela Compartimentos/Filtros do Equipamento – Pasta Pag. 1.

Os períodos de vencimentos são independentes entre os compartimentos. Isto é, não há vínculo entre os períodos de manutenção dos compartimentos.

Exemplo:

Um compartimento possui dois eventos relacionados:

  • Troca de Óleo: que ocorre a cada 10.000.

  • Amostra de Óleo: que ocorre a cada 5.000.

Se no momento da amostra de óleo, a vida do óleo estiver com 5.900, ocorrerá a seguinte situação:

  1. O usuário realizará a amostra com 5.9000.

  2. O uso para a amostra de óleo retorna para 0 km.

  3. O uso para a troca de óleo se mantém 5.900.

Quando vencer a troca de óleo com 10.000, o período de amostragem acumulado estará apenas com 4.100 e não será cobrado. Isto porque não há vínculo entre um evento e outro.

Para este problema há três situações:

  • Cadastrar os eventos separadamente e, quando vencer algum evento, sempre consultar o equipamento para analisar se há outro evento que pode ser realizado.

  • Cadastrar os períodos de manutenção entre os compartimentos nos planos de manutenção do módulo Manutenção Mecânica.

  • Utilizar o programa Função Gerenciador da Manutenção (MV0613) para prever o vencimento futuro dos compartimentos de um equipamento, programando a realização destes eventos.

Principais Campos e Parâmetros:

...

Compartimento

...

Exibe o código do compartimento.

...

Evento

...

Inserir o código e o sistema exibirá a descrição do evento que será realizado no compartimento.

Nota
titleNota:
Este evento deve pertencer a um grupo de evento do tipo “Manutenção Compartimento Óleo”.

...

Padrão

...

Inserir o período padrão para realização do evento no compartimento.

Nota
titleNota:
Caso o equipamento tenha contador secundário, a unidade de medida de controle das lubrificações será definida conforme a Função Cadastro Parâmetros Frota (AB0101) – parâmetro 50.

...

Antecipação

...

Inserir o período de antecipação em que o usuário quer ser avisado sobre o vencimento do evento no equipamento.

Exemplo:

Uma troca de óleo é realizada a cada 10.000km, com antecipação de 400km.

Desta forma, quando a vida do óleo chegar em 9.600km, o sistema exibirá este evento com “a vencer” nas consultas de eventos.

O período de antecipação geralmente é o tempo hábil para que o usuário seja avisado com antecedência e o evento seja realizado dentro do período estipulado.

Nota
titleNota:

Nas consultas de eventos realizados, são considerados eventos (para um período de 10.000 km com antecipação de 400 km):

  • Antes do Prazo: eventos realizados antes do Período Padrão – Antecipação (ou seja antes dos 9.600 km).

  • No prazo: eventos realizados entre o período de antecipação e o período padrão (isto é, entre 9.600 km e 10.000km).

  • Depois do Prazo: eventos realizados após o período padrão (isto é, após 10.000).

Equipamento Frota – Pasta Hist. Estabel

Objetivo da tela:

Informar o histórico de transferência do equipamento entre estabelecimento, e também com alteração de grupo, centro de custo ou atividade principal.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Unid NegocInclusão Bem Patrimonial

Quando acionado, apresenta a tela Unidade de Negócio, em que é possível realizar a manutenção da matriz de unidade de negócioManutenção Bem Patrimonial, que permite cadastrar dos dados básicos do Bem Patrimonial e inclusão do mesmo.

Nota
titleNota:
Este

Esse botão ficará disponível apenas se

existir a unidade de negócio principal cadastrada na própria manutenção do histórico estabelecimento.

Histórico Estabelecimento – Pasta Pag. 1 – AB0138D

...

Objetivo da tela:

...

Consultar os dados sobre histórico de transferência entre estabelecimentos ou alterações de centro de custo ou atividade.

Outras Ações/Ações Relacionadas:

...

Ação:

...

Descrição:

...

Inclusão Bem Patrimonial

...

Quando acionado, apresenta a tela Manutenção Bem Patrimonial, que permite cadastrar dos dados básicos do Bem Patrimonial e inclusão do mesmo.

Nota
titleNota:

Esse botão ficará disponível apenas se, no parâmetro 12 - Tipo de Integração Patrimônio, da função Manutenção Parâmetros Integração - AB0116, a opção "Criar o Bem Patrimonial a partir do módulo de Frotas" estiver marcada como "SIM".

Esse botão é apresentado apenas na primeira inclusão do histórico de estabelecimento do equipamento.

...

OK

...

Quando acionado, apresenta a mensagem de advertência:

"O equipamento pode utilizar Matriz de Unidade de Negócio, a qual deve ser cadastrada para o Histórico de Estabelecimento mais atual do equipamento. Caso não cadastre uma matriz, será utilizado 100% para a Unidade de Negócio principal do equipamento."

, no parâmetro 12 - Tipo de Integração Patrimônio, da função Manutenção Parâmetros Integração - AB0116, a opção "Criar o Bem Patrimonial a partir do módulo de Frotas" estiver marcada como "SIM".

Esse botão é apresentado apenas na primeira inclusão do histórico de estabelecimento do equipamento.

OK

Quando acionado, apresenta a mensagem de advertência:

"O equipamento pode utilizar Matriz de Unidade de Negócio, a qual deve ser cadastrada para o Histórico de Estabelecimento mais atual do equipamento. Caso não cadastre uma matriz, será utilizado 100% para a Unidade de Negócio principal do equipamento."


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição

Data

Inserir a data de transferência do equipamento de estabelecimento ou alteração de grupo, atividade ou centro de custo. 

Estabelecimento

Inserir o código e o sistema exibirá a descrição do estabelecimento no qual o equipamento está alocado. 

Grupo de equipamento

Inserir o código e o sistema exibirá o grupo de equipamento no qual o equipamento está alocado.

Exemplo:

Um exemplo de troca de grupo de equipamento é quando um “Caminhão Transporte Cana” após anos de uso, pode sofrer alterações e entrar para o grupo de “Transporte Água”. Dessa forma, sua característica operacional foi alterada, no entanto, o sistema deve registrar o histórico dos custos conforme o grupo em que atuava na época. 

Atividade

Inserir o código e o sistema exibirá a atividade principal do equipamento. Se no cadastro de parâmetros Função Cadastro Parâmetros Frota (AB0101 – Código 8) estiver selecionado para sugerir atividade do equipamento no apontamento de Abastecimento e Lubrificação (Função Apontamento Abastecimento/Lubrificação (AB0302) ou Função Abastecimento (AB0306)), o sistema gravará como atividade no abastecimento a atividade principal do equipamento informado nesta tela. 

Conta

Inserir a conta contábil para sugestão nos abastecimentos.

A conta contábil se digita em dois campos, em que:

  • O primeiro campo refere-se a conta de abastecimento que deve ser sugerida nos programas Função Apontamento Abastecimento/Lubrificação (AB0302) ou Função Abastecimento (AB0306).

  • O segundo campo refere-se ao centro de custo do equipamento. Este centro de custo serve com o ”subconta” para o lançamento dos combustíveis e também na abertura de ordens de manutenção (do módulo Manutenção Mecânica).

No ato do abastecimento, o sistema consistirá se conta contábil informada é do tipo despesa e consumo. 

Conta Lubrificação

Inserir a conta lubrificação para sugestão nas Lubrificações. A conta lubrificação se digita em dois campos, onde:

  • O primeiro campo refere-se a conta de lubrificação que deve ser sugerida na função Apontamento Abastecimento/Lubrificação (AB0302).

  • O segundo campo refere-se ao centro de custo do equipamento. Este centro de custo serve com o ”subconta” para o lançamento dos lubrificantes.

No ato da lubrificação, o sistema consistirá se conta lubrificação informada é do tipo despesa e consumo.

Nota
titleNota:
Esse campo somente será habilitado se o parâmetro “55-Diferencia contas para Lubrificação e Abastecimento” existente na função Manutenção Parâmetros Frotas (AB0101) estiver com o valor “Sim”.

Mais informações em: Contabilização Item Abastecimento / Lubrificação.

CC Manutenção

Inserir o Centro de Custo da Conta despesa da ordem, que será sugerido para contabilização da ordem.

O centro de custo poderá ser o mesmo que é utilizado na sub-conta da conta de abastecimento e lubrificação.

A conta contábil deste centro de custos é a mesma cadastrada no CD0580 - Tipo de manutenção.

Unidade Negócio

Inserir o código da unidade de negócio.

É validada a Unidade de Negócio do Histórico de Atividade do Equipamento.

O Histórico de Atividade do Equipamento define de acordo com a data do cadastro, onde está localizado o equipamento, com as informações de Estabelecimento, Atividade e Unidade de Negócio.

Informações
titleImportante:
  • A Unidade de Negócio e sua validação é realizada apenas se a função de Unidade de Negócio estiver ativa no EMS.
  • Caso a integração entre os módulos de Abastecimentos e Lubrificação x BGC ou Pneus x BGC estejam ativas no AB0116, e o equipamento em questão tenha uma ficha de abastecimento ou um movimento de pneus integrado com o estoque no período do fechamento em aberto, o campo de Unidade de Negócio ficará desabilitado. Isso porque o movimento de abastecimento ou de pneus integrou com o BGC com essa UN, portanto ela não pode ser alterada (caso haja um estorno, deve estornar para essa UN). O campo volta a ficar habilitado após o fechamento do período (antes que tenha uma nova movimentação para o equipamento integrando com o estoque). Para mais detalhes sobre a integração do Frotas com o BGC, consulte o documento Integração de Contas da Manutenção e Frotas com Execução Orçamentária.

TAG

Inserir o código e o sistema exibirá a descrição da TAG. TAG é uma localização funcional na qual o equipamento

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:Descrição

Data

Inserir a data de transferência do equipamento de estabelecimento ou alteração de grupo, atividade ou centro de custo. 

Estabelecimento

Inserir o código e o sistema exibirá a descrição do estabelecimento no qual o equipamento está alocado. 

Grupo de equipamento

Inserir o código e o sistema exibirá o grupo de equipamento no qual o equipamento está alocado.

Exemplo:

Um exemplo de troca de grupo de equipamento é quando um “Caminhão Transporte Cana” após anos de uso, pode sofrer alterações e entrar para o grupo de “Transporte Água”. Dessa forma, sua característica operacional foi alterada, no entanto, o sistema deve registrar o histórico dos custos conforme o grupo em que atuava na época. 

Atividade

Inserir o código e o sistema exibirá a atividade principal do equipamento. Se no cadastro de parâmetros Função Cadastro Parâmetros Frota (AB0101 – Código 8) estiver selecionado para sugerir atividade do equipamento no apontamento de Abastecimento e Lubrificação (Função Apontamento Abastecimento/Lubrificação (AB0302) ou Função Abastecimento (AB0306)), o sistema gravará como atividade no abastecimento a atividade principal do equipamento informado nesta tela. 

Conta

Inserir a conta contábil para sugestão nos abastecimentos.

A conta contábil se digita em dois campos, em que:

  • O primeiro campo refere-se a conta de abastecimento que deve ser sugerida nos programas Função Apontamento Abastecimento/Lubrificação (AB0302) ou Função Abastecimento (AB0306).

  • O segundo campo refere-se ao centro de custo do equipamento. Este centro de custo serve com o ”subconta” para o lançamento dos combustíveis e também na abertura de ordens de manutenção (do módulo Manutenção Mecânica).

No ato do abastecimento, o sistema consistirá se conta contábil informada é do tipo despesa e consumo. 

Conta Lubrificação

Inserir a conta lubrificação para sugestão nas Lubrificações. A conta lubrificação se digita em dois campos, onde:

  • O primeiro campo refere-se a conta de lubrificação que deve ser sugerida na função Apontamento Abastecimento/Lubrificação (AB0302).

  • O segundo campo refere-se ao centro de custo do equipamento. Este centro de custo serve com o ”subconta” para o lançamento dos lubrificantes.

No ato da lubrificação, o sistema consistirá se conta lubrificação informada é do tipo despesa e consumo.

Nota
titleNota:
Esse campo somente será habilitado se o parâmetro “55-Diferencia contas para Lubrificação e Abastecimento” existente na função Manutenção Parâmetros Frotas (AB0101) estiver com o valor “Sim”.

Mais informações em: Contabilização Item Abastecimento / Lubrificação.

CC Manutenção

Inserir o Centro de Custo da Conta despesa da ordem, que será sugerido para contabilização da ordem.

Unidade Negócio

Inserir o código da unidade de negócio.

É validada a Unidade de Negócio do Histórico de Atividade do Equipamento.

O Histórico de Atividade do Equipamento define de acordo com a data do cadastro, onde está localizado o equipamento, com as informações de Estabelecimento, Atividade e Unidade de Negócio.

Informações
titleImportante:
A Unidade de Negócio e sua validação é realizada apenas se a função de Unidade de Negócio estiver ativa no EMS.

TAG

Inserir o código e o sistema exibirá a descrição da TAG. TAG é uma localização funcional na qual o equipamento pode estar alocado. A estrutura de TAG é dinâmica, isto é, a TAG permite relacionar o veículo a uma “Região de Atuação”, “Setor”, ou alguma divisão departamental que se deseja relacionar o equipamento.

Caso não seja necessário relacionar TAGs aos equipamentos, basta criar um código de TAG em branco.

Placa

Exibe a placa do equipamento.

Cidade

Inserir a cidade da placa do equipamento.

UF

Inserir a Unidade Federativa da placa do equipamento.

País

Inserir o país da placa do equipamento.

Nota
titleNota:

Quando um veículo for transferido entre filiais, deve-se entrar nesta tela Histórico Estabelecimento (AB0138D) informando a data e demais dados solicitados. Neste momento, o sistema verifica se há pneus e componentes relacionados ao equipamento. Caso encontre, serão criadas automaticamente fichas de movimentação de pneus e componentes, retirando-os do estabelecimento em que se encontravam e alocando-os ao estabelecimento novo do equipamento.

A transferência entre estabelecimentos também é importante, pois o custo dos equipamentos é consolidado no módulo Gerencial por mês/ano e estabelecimento. Dessa forma, é possível consultar qual foi o gasto com combustível (e demais parcelas de custo) por estabelecimento dentro do mês.

tela Histórico Estabelecimento (AB0138D) informando a data e demais dados solicitados. Neste momento, o sistema verifica se há pneus e componentes relacionados ao equipamento. Caso encontre, serão criadas automaticamente fichas de movimentação de pneus e componentes, retirando-os do estabelecimento em que se encontravam e alocando-os ao estabelecimento novo do equipamento.

A transferência entre estabelecimentos também é importante, pois o custo dos equipamentos é consolidado no módulo Gerencial por mês/ano e estabelecimento. Dessa forma, é possível consultar qual foi o gasto com combustível (e demais parcelas de custo) por estabelecimento dentro do mês.

No momento da confirmação do Histórico deverá ser exibida a mensagem de alerta, alertando que terá a opção de cadastrar uma Matriz de Unidade de Negócio para o Histórico.

Caso a integração entre os módulos de Abastecimentos e Lubrificação x BGC ou Pneus x BGC estejam ativas no AB0116 e o equipamento em questão tenha uma ficha de abastecimento ou um movimento de pneus integrado com o estoque no período do fechamento em aberto, os botões incluir, copiar e eliminar estarão desabilitados onde na tela somente será possível Modificar as informações do Histórico e Estabelecimento (não sendo permitido, também, alterar a Unidade de Negócio). Isso porque, ao fazer a transferência do equipamento entre estabelecimento pode-se alterar a UN ou a Matriz desse equipamento, porém o movimento de abastecimento ou de pneus integrou com o BGC com a matriz ou a UN antiga, portanto ela não pode ser alterada (caso haja um estorno, deve estornar para essa matriz/UN). A transferência do equipamento para outro estabelecimento volta a ser permitida após o fechamento do período (antes que tenha uma nova movimentação para o equipamento integrando com o estoque). Para mais detalhes sobre a integração do Frotas com o BGC, consulte o documento Integração de Contas da Manutenção e Frotas com Execução OrçamentáriaNo momento da confirmação do Histórico deverá ser exibida a mensagem de alerta, alertando que terá a opção de cadastrar uma Matriz de Unidade de Negócio para o Histórico.

Transferência Automática de Implementos

...

Objetivo da tela:

Realizar cadastramento, permite modificar ou eliminar unidade de negócio para o equipamento.

Essa tela é apresentada ao acionar o botão Unid Negoc, na tela Manutenção Equipamento Frota – Pasta Hist. Estabel

Aviso
titleImportante:
  • Caso o equipamento tenha uma ficha de abastecimento integrada com o estoque no período de fechamento em aberto, ao clicar no botão "Unid Negoc", a tela é exibida apenas para consulta, pois o equipamento possui movimentação de estoque e integração com o BGC, para mais detalhes consulte o documento Integração de Contas da Manutenção e Frotas com Execução Orçamentária.
  • Caso não tenha matriz, e tenha movimento, não é possível incluir, modificar ou eliminar a Unidade de Negócio, sera exibido somente a tela AB138N para consulta.
  • Quando não ocorrer nenhuma das opções acima, o processo segue normalmente e permite a inclusão e alteração da Unidade de Negócio.

...