Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Para que os títulos sejam vinculados ao evento é necessário que o usuário faça as devidas parametrizações tanto no módulo Fiscal quanto no módulo Orçamento. É necessário Para que os títulos estejam quitados serão enviados sejam gerados ao painel de geração no Módulo Fiscal, já os módulo Fiscal é necessário estarem quitados. Os títulos cancelados não irão retornar.

Confira a configuração padrão para a Geração da Série R-4000.
Somente os títulos quitados que possuírem o Evento R-4020 marcado na aba REINF na natureza de despesa, com natureza de rendimento configurada na mesma aba, ou ainda na aba Fornecedor irão aparecer no Painel de Geração para a transmissãoAparecerão no painel de geração para a transmissão somente os títulos vinculados à natureza de despesa que possua as configurações necessárias para geração.

Tela de geração e transmissão do evento:

...

Aviso

Caso o usuário necessite cancelar no financeiro um título que já possua evento gerado no painel de geração, é necessário que o registro do evento seja excluído do painel. Portanto, para serem retornados que os títulos retornem atualizados de forma correta dentro do evento, é necessário importante buscar e gerar novamente os eventos. Caso o evento já tenha sido transmitido e é necessário 'retificar' o evento gerado no conforme as orientações na da documentação do Painel REINF, após . Após a retificação basta seguir os passos acima mencionados.

...

Dica

Por ordem de prioridade, será considerado primeiramente o Código de Natureza de Rendimento informado na aba Fornecedor e posteriormente na aba REINF.


  • Lançar Para geração basta possuir um título com a natureza de despesa que foi previamente configurada e , integrar o mesmo no Fiscal e quitar o mesmo. Basta o usuário . Após, ir ao menu , Processos >  REINF > Geração REINF, buscar e gerar os eventos, a . A aplicação irá retornar todos os títulos que possuem retenção com o indicador do evento R4020. 


Aviso

Aparecerão no painel de Geração do REINF, para transmissão, somente os títulos com a quitação dentro período.

Anteriormente a aplicação considerava a quitação do título para que ele fosse gerado no painel de geração Reinf. Porém, foi identificado que na geração automática do registro R-4020 seria necessária uma adequação nas parametrizações, para que os usuários possam definir a data do fato gerador das retenções no Bloco 4000 do REINF, conforme o lançamento, vencimento do imposto ou vencimento da nota.

Após a adequação, ao abrir a tela, a aplicação irá retornar uma mensagem de confirmação única por usuário, para evidenciar que a partir desta geração serão considerados os parâmetros configurados no orçamento para gerar os documentos. Caso já tenha entregue eventos em versões anteriores, onde a data fixada para geração era a quitação do título do imposto, e deseja seguir com este conceito de data para o fato gerador, orienta-se mudar a configuração para 'Vencimento Imposto', realizar a exclusão dos eventos enviados e em seguida realizar uma nova geração.

É possível conferir o parâmetro na documentação a seguir: Ajustes REINF série R-4000


Image AddedImage Removed

Imagem 01: Geração do evento de forma automática

...

  • É necessário que a empresa esteja com o evento marcado para gerar, conforme a documentação da Série R-4000 demonstra.
  • Usuário estar na aba da série R-4000, selecionar o evento clicando no botão R-4020 e preencher os campos devidos, conforme a imagem abaixo da tela de inserção manual do evento.


Quadro layout e empresa:

  • Neste quadro, é possível conferir o layout e empresa para a qual está sendo gerado o título no evento. Somente serão retornadas as empresas que possuem o indicador Gerar Evento R4010R4020 marcado, no menu Configuração > Parâmetro > Empresa > botão: REINF.

...

Informações
Caso o evento tenha títulos vinculados, os valores serão gerados de forma automática na aba do evento, basta realizar a busca e gerar os eventos na aplicação. E junto Junto a eles se necessário podem ser inseridos os novos títulos.

...

Neste quadro devem ser inseridas as informações-base como, por exemplo, o Cód. Nat. Rend., Nro do Documento, Dta Pgto e Valor Bruto.Para inserir essas informações, basta que o usuário tenha salvo as informações dos quadros acima para que a aplicação habilite o botão de inclusão. Após esse botão ser habilitado, basta clicar na linha e inserir as informações necessárias.


Image Added

Imagem 02: Informações de pagamento


Aviso
Conforme o layout liberado da EFD-Reinf somente para o código de natureza de rendimento 12052 | Juros sobre o Capital Próprio cujos beneficiários não estejam identificados no momento do registro contábil, deve ser preenchida a data da escrituração contábil da pessoa jurídica. 
Aviso

As colunas informações baixo devem ser preenchidas manualmente somente , se o rendimento do título for referente a FCI ou SCP.

FCI/SCP: 1 - FCI - Fundo ou clube de investimento; 2 - SCP - Sociedade em conta de participação.
Nro FCI SCP: Número de inscrição no CNPJ, conforme o conteúdo do campo FCI/SCP:
a) Fundo ou Clube de Investimento (FCI) do qual o beneficiário faça parte e seja administrado pelo declarante;

b) Sociedade em Conta de Participação (SCP) da qual o beneficiário faça parte e o declarante seja sócio ostensivo. 
Perc. SPC: Percentual que o beneficiário possui na Sociedade em Conta de Participação. 

Decisão Judicial: Indicativo de rendimento oriundo de decisão judicial: S - Sim; N - Não. 
Cód. País Destino: Informar o código do país de destino da remessa do pagamento a residente ou domiciliado no exterior. Este campo não deve ser preenchido se o pagamento for efetuado no Brasil.

...

Para que o botão de inclusão de linha seja habilitado, é necessário que o usuário tenha inserido pelo menos um documento no quadro de informações de pagamento e selecionado a linha a qual os valores devem ser relacionados.

  • Neste quadro serão Serão retornados os valores de forma respectiva a cada coluna, porém caso o usuário lance o título com o marcador ‘Gera título de PIS/COFINS/CSLL agrupado’ no módulo orçamento, esses valores virão representados nas colunas Vlr Base Agreg. e Vlr  Agreg.. Conforme exemplo abaixo:


Imagem 0203: Valores representados com o agrupador desmarcado


 Imagem 0304: Valores representados com o agrupador marcado

Exemplo de como gerar o evento R4020 de forma Manual:


Image RemovedImage Added

Imagem 0405: Geração manual do evento

...