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A tela Programação > Análise apresenta os pedidos disponíveis para roteirização e as viagens criadas com seus respectivos status.

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Você pode manter em tela ambas seleções de pedidos e viagens ou, trabalhar com pedidos e viagens separadamente na tela, utilizando as abas (botões cinza) no canto superior esquerdo para manter selecionado apenas uma opção.

Exemplo: Caso queira trabalhar apenas com os pedidos, clique no botão cinza "viagens" e então o sistema irá manter em tela apenas a seleção de pedidos. O mesmo se aplica para quando você desejar trabalhar apenas com a seleção de viagens. 


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Caso opte por trabalhar com as duas sessões (pedidos e viagens) ao mesmo tempo, você tem a opção de utilizar as abas separadas na horizontal ou vertical.

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01.Pedidos

a. Pesquisa e ações na tabela

Para começar a utilizar a sessão de pedidos você deve clicar no botão botão pesquisar para trazer todos os pedidos disponíveis para roteirização, ou você pode utilizar os filtros para realizar uma pesquisa de pedidos mais específica.

Após realizar a pesquisa, os pedidos aparecerão na tela para serem trabalhados. 

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Com os pedidos exibidos em tela você poderá visualizar o sumário do resultado da pesquisa e utilizar a engrenagem localizada no canto superior direito da tabela para realizar ações como:

    1. Mover seleção aqui → → move itens de pedido para o pedido selecionado.
    2. Selecionar pedidos → para ter a opção de trabalhar todos de uma vez.
    3. Limpar seleção de pedidos → para selecionar individualmente os pedidos que você deseja trabalhar.
    4. Expandir todos os níveis → para visualizar os detalhes dos pedidos.
    5. Contrair todos os níveis
    6. Expandir próximo nível
    7. Expandir detalhes do do 1º nível

    8. Contrair detalhes do 1º nível

Assista o vídeo abaixo com todas as ações descritas até aqui.

View file
nameTela Análise - Tabela pedidos.mp4
height400250


b. Otimização dos pedidos

Para otimizar os pedidos você deve utilizar os botões de otimização localizados na barra inferior da tela. 

  • Otimizar todas as páginas: Ao clicar nesse botão você irá enviar para a otimização todos os pedidos filtrados na tela, independente se os mesmos estão sendo exibidos em apenas 1 página ou mais. 

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  • Otimizar: Para habilitar o botão de otimizar, você precisará selecionar pelo menos 1 pedido filtrado na tela. Selecione todos os pedidos que você deseja roteirizar e clique no botão "Otimizar"

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Após clicar em um desses botões, você poderá acompanhar o progresso da otimização na tela Programação > Otimização. Clique aqui para acessar a documentação da tela de otimização. 

Assim que criadas, as viagens aparecerão na sessão Viagens da tela de análise. 


02.Viagens

Após realizada finalizada a otimização dos pedidos, você poderá utilizar os botões de pesquisa e filtros para exibir na tela as viagem geradas através da otimização. 

Um exemplo de filtro que pode ser utilizado é o filtro por "Data de criação". Ao escolher uma data ou período, o sistema irá trazer todas as viagens criadas na data selecionada. 

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Com as viagem em tela você poderá utilizar a engrenagem localizada no canto superior direito da tabela para realizar ações como:

    1. Mover seleção aqui → caso deseje fazer uma ação de incluir manualmente pedidos em uma viagem criada.
    2. Selecionar viagens → para selecionar todas as viagens de uma vez.
    3. Limpar seleção de viagens → para desfazer a ação anterior.
    4. Expandir todos os níveis → para visualizar todos os níveis de todas as viagens.
    5. Contrair todos os níveis → para desfazer expansão dos níveis das viagens.
    6. Expandir próximo nível → expandir os níveis das paradas de todas as viagens.
    7. Expandir detalhes do do 1º nível → para expandir o nível que mostra os detalhes das viagens.

    8. Contrair detalhes do 1º nível → para desfazer a expansão do nível de detalhes das viagens.


Na linha da viagem também é possível executar alguma ações através dos ícones localizados no canto direito Image Modified.

    1. O primeiro ícone da direita para a esquerda "+" expande os níveis das paradas da viagem. 
    2. O segundo ícone que é a engrenagem possibilita algumas ações na viagem, como:
      1. Mover seleção aqui → caso deseje fazer uma ação de incluir manualmente pedidos em uma viagem criada.
      2. Rota → visualização da rota criada.
      3. Calcular pedágio → caso essa funcionalidade foi contratada e a viagem esteja com status "em análise", é possível incluir a informação de custo do pedágio na viagem. 
      4. Edição de viagem → permite realizar a troca de veículo, alocar placa e alterar sequência das paradas.
      5. Finalizar → finaliza a viagem.
      6. Cancelar viagem → cancela a viagem.
      7. Expandir todos os níveis → para visualizar todos os níveis da viagem.
      8. Contrair todos os níveis → para desfazer expansão dos níveis da viagem.
      9. Expandir detalhes do do 1º nível → para expandir o nível que mostra os detalhes da viagem.

      10. Contrair detalhes do 1º nível → para desfazer a expansão do nível de detalhes da viagem.
    3. O terceiro ícone da tabela é utilizado para arrastar a viagem inteira para uma outra viagem.
    4. O quarto ícone "..." serve para expandir e visualizar os detalhes da viagem.

Os ícones localizados no nível da parada dispõe possuem as mesmas ações descritas acima, exceto as ações relacionadas a viagem. 

Assista o vídeo abaixo com todas as ações descritas até aqui.

View file
nameTela Viagens 1.mp4
height400250


2.1Botões da tela Análise

a. Rota

Ao selecionar uma ou mais viagens é possível visualizar as mesmas clicando no botão rota.
No modal de visualização da(s) rota(s) é possível executar as seguintes ações:


  1. Visualizar detalhe das paradas 
  2. Centralizar viagem
  3. Visualizar código da viagem
  4. Veículo
  5. Opções de mapa
  6. Pegman (Street view)
  7. Zoom
  8. Ações sobre a viagem

a. Enviar parada/pedido para outra viagem 

b. Alterar ordem das paradas.


View file
nameRota com ações manuais.mp4
height400250


b. Sincronizar

O botão sincronizar possibilita que o usuário sincronize uma ou mais viagens com o sistema externo (ERP).



1 - Selecione a viagem
2 - Clique em Sincronizar


O status de sincronização com ERP será alterado de Não sincronizada para Sincronizando e após retorno do ERP o status será alterado para Sincronizada.

Consulte o status da integração através do menu Integração> Sincronização de viagem.


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Apenas viagens com pedidos de fontes de dados externos (ERP's) podem ser sincronizadas.

Neste link você pode consultar algumas regras sobre a configuração para a publicação de viagens para o sistema externo.

c. Reprogramar

O botão reprogramar possibilita que uma viagem com status "Rastreada" volte para o status "Em Análise" permitindo que o usuário faça alterações na mesma.


1. Selecione a viagem
2. Clique em reprogramar

Obs: Não é possível reprogramar viagens com status "Sincronizando".

Caso a viagem esteja sincronizada só será possível reprogramar se em configuração Integração > Publicação, a flag Solicitação de reprogramação de viagem ligada esteja ativa, segue link da documentação.


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d. Resolver quebra

Este botão executa a resolução de quebra de pedidos criados via tela ou via planilha. Com esse fluxo, caso haja a viagem que esteja sem nota fiscal, no status "Em análise" e com quebra de pedidos não resolvida, então ao clicar no botão "Resolver quebra" o sistema irá disponibilizar uma opção para apoiar a resolução de forma mais rápida e possibilitar o andamento da viagem.



Validações realizadas na resolução de quebra:

  • A resolução acontece para pedidos que possuem itens em viagens diferentes e/ou itens que estão em viagem e não roteirizado.
  • Os pedidos não podem ser externos (integrado via sistema externo).
  • Os pedidos não podem ter nota fiscal associada.
  • A resolução de quebra acontece somente enquanto a viagem estiver com o status "Em Análise".

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nameQuebra de pedidos 02.mp4
height

400

250


Validação e retorno do sistema:


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titleResolução de quebra com sucesso:

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titleClicar no botão Resolver quebra para viagem que não possui quebra de pedido:

Expandir
titleRastrear uma viagem com quebra não resolvida:

Expandir
titleClicar no botão Resolver quebra para viagem com status diferente de "Em Análise":

Expandir
titleClicar no botão Resolver quebra para viagem com pedido integrado via sistema externo:

e. Rastrear

Envia a viagem para o monitoramento.

1. Selecione a viagem
2. Clique em rastrear

O status da viagem será alterado para rastreada e a mesma ficará disponível em
rastreamento> monitoráveis para que o time de monitoramento realize a configuração
do monitorável.


Após rastrear a viagem não será possível realizar ações manuais sobre a mesma.

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f. Finalizar

Finaliza uma viagem que esteja selecionada.

1. Selecione a viagem
2. Clique em Finalizar

Após a finalização da viagem não é possível realizar nenhuma ação na viagem e os pedidos ficarão indisponíveis para atualização.

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g. Cancelar

Cancela uma ou mais viagens que estejam selecionas.

1. Selecione a viagem
2. Clique em Cancelar

Ao cancelar a viagem, os pedidos voltam para a cesta e ficarão disponíveis para uma nova otimização. 

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h. Otimizar

Otimiza pedidos que estejam selecionados.


1. Selecione todos os pedidos que você deseja roteirizar.
2. Clique em Otimizar.

Para habilitar o botão de otimizar, você precisará selecionar pelo menos 1 pedido filtrado na tela. 




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Será realizado o processamento dos pedidos através de Jobs identificando todas as particularidades do cliente e gerada uma ou mais viagens com os pedidos.
Caso ocorra algum rejeite o pedido volta a ficar disponível para uma nova tentativa de otimização. É possível acompanhar o status na aba otimização.


i. Otimizar todas as páginas

Otimiza todas as páginas de pedidos disponíveis que estejam filtrados na tela.

  1. Filtre os pedidos
  2. Clique em Otimizar todas as páginas

Ao clicar nesse botão você irá enviar para a otimização todos os pedidos filtrados na tela, independente se os mesmos estão sendo exibidos em apenas 1 página ou mais. 




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Será realizado o processamento dos pedidos através de Jobs identificando todas as particularidades do cliente e gerada uma ou mais viagens com os pedidos.
Caso ocorra algum rejeite o pedido volta a ficar disponível para uma nova tentativa de otimização. É possível acompanhar o status na aba otimização.


j. Encaixe

O Encaixe possibilita que um pedido seja adicionado a uma viagem rastreada.

Para ser possível utilizar o encaixe habilite na tela configuração > integração > as opções que se adequam a operação (Encaixe, Permitir encaixe de pedidos não prioritários, Permitir realizar encaixe em monitoráveis não iniciados, Permite sincronização de pedido no encaixe).


Em programação > análise > Deixar as duas abas Pedidos e Viagens habilitadas

  1. Na Aba pedido selecione um pedido para ser Encaixado.
  2. Na Aba viagem selecione a viagem ao qual deseja realizar o encaixe do pedido
  3. Clique em 'Encaixe' 
  4. Será aberto o modal Encaixe, selecione a ordem que será realizado o encaixe, e clique em aplicar, será gerado um modal de confirmação


Verifique na viagem se ocorreu a associação do pedido.

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nameEncaixe 2.mp4
height400250


Observações:

  • Não é possível realizar encaixe quando houver transição registro de entrega realizada na viagem
  • É possível realizar o encaixe de um pedido por vez.
  • Para ser possível realizar o encaixe o pedido deve ter a mesma origem da viagem.
  • O pedido deve estar disponível na cesta de pedidos.
  • Não é possível enviar pedidos que esteja em outra viagem.
  • Podem ser inseridos quantos encaixes o veículo suportar.
  • Não haverá quebra (o pedido do encaixe deve ser completo).
  • Não pode haver um dispositivo secundário vinculado a viagem.


k.Ver notas fiscais

Possibilita o usuário identificar quais notas estão associadas à viagem.
Ao abrir o modal será possível exportar as notas fiscais em um arquivo formato excel. 

  1. Selecione a viagem
  2. Clique em ver notas fiscais


Ao abrir o modal será possível exportar as notas fiscais em um arquivo formato excel. 

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l. Importar viagens 

O botão importar viagens possibilita que o usuário possa criar uma viagem

através

por meio de uma planilha.
Ao clicar sobre o botão será aberto o modal importar planilha, com as opções

  1. Gerar modelo
    1. Será gerado um arquivo em excel com os seguintes dados
      1. tripSourceId →  código identificados da viagem
      2. vehicleSourceId →  código identificador do veículo
      3. orderItemSourceId →  
    2. Preencha os dados com as informações, salve o arquivo.
  2. Importar
    1. Clique no botão escolher arquivo
    2. Clique em Importar

Será criada uma viagem com os dados importados.


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m. Configuração de início de monitorável

O botão configuração de início de monitorável permite que o usuário configure qual o motorista e dispositivo serão utilizados para iniciar o monitorável.


   1.Selecione a viagem.

   2. Clique em configuração de início de monitorável.

   3. Preencha os campos motorista e dispositivo e número do dispositivo. 

Também    Também será possível configurar dispositivos secundários clicando sobre o botão +.

      4 4. Ao preencher todos os campos clique no botão OK.


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Utilizando esta opção ao selecionar a viagem e clicar em rastrear a viagem será enviada para o rastreamento e motorista.