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Manual da Integração Manutenção de Ativos/Gestão de Frotas x BackOffice RM - Mensagem Única EAI 2.0
Contexto de negócio
O objetivo da integração do SIGAMNT x BackOffice RM é viabilizar que de forma automática os cadastros gerenciados pelo BackOffice sejam replicados no vertical e, de forma similar, que os processos geridos pelo Gestão de Ativos/Gestão de Frotas tenham suas informações levadas ao BackOffice. Desta forma as bases de dados se mantém espelhadas, atualizando estoque, permitindo emissão de notas fiscais e demais processos no BackOffice.
Sistemas Envolvidos
Descrição dos sistemas envolvidos no contexto de negócio (e que serão envolvidos na integração).
- Microsiga Protheus através dos seguintes módulos:
Protheus Framework (SIGACFG): Módulo responsável pelos WebServices e Framework de Integração.
Protheus Padrão NG (SIGAMNT): Módulo utilizado pelo cliente, sendo responsável pela manutenção do cadastro (Frotas, Pneus, Bens, Manutenção, Funcionário da Manutenção(mão de obra), Solicitações de Serviço, Ordens de Serviço, Retorno de OS, Movimentação), Controle de Pneus, Controle de Abastecimentos, Controle de Documentos, Controle de Riscos e demais processos da empresa.
Protheus Manufatura (SIGAPCP): Módulo utilizado pelo cliente, sendo responsável pela manutenção do cadastro (Calendário, Ordem de Produção, Recursos, Ferramentas) e demais processos da empresa.
Protheus Logística (SIGAOMS, SIGATMS): Módulo utilizado pelo cliente, sendo responsável pela manutenção do cadastro (Motorista, Veiculos) e demais processos da empresa.
- BackOffice RM através dos seguintes módulos:
- TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento (RM Nucleus): Módulo utilizado pelo cliente, sendo responsável pela manutenção dos cadastros (Unidade de medida, Produto, Local de Estoque, Condição de Pagamento, Moeda, Movimentação), gestão de estoque, integrações fiscais, financeiras e demais processos da empresa.
- TOTVS Gestão Financeira (RM Fluxus): Módulo utilizado pelo cliente, sendo responsável pela manutenção dos cadastros (Cliente/Fornecedor), integrações financeiras e demais processos da empresa.
- TOTVS Gestão Contábil (RM Saldus): Módulo utilizado pelo cliente, sendo responsável pela manutenção dos cadastros (Centro de Custo) e demais processos da empresa.
- TOTVS Gestão Patrimonial (RM Bonum): Módulo utilizado pelo cliente, sendo responsável pela manutenção dos cadastros (Bem/Ativo) e demais processos da empresa.
- TOTVS Construção e Projetos (RM Solum): Módulo utilizado pelo cliente, sendo responsável pela manutenção dos cadastros (Obra, Projeto, Tarefa) e demais processos da empresa.
- TOTVS Folha de Pagamento (RM Labore): Módulo utilizado pelo cliente, sendo responsável pela manutenção dos cadastros (Funcionário, Cargo, Função, Horário) e demais processos da empresa.
- TOTVS Framework: Módulo responsável pelos WebServices e Framework de Integração.
Integração
Para atender a demanda de clientes que possuem o BackOffice RM e necessitam de uma solução para Manutenção de Ativos e Controle de Frotas foi desenvolvida esta integração, que possibilita a gestão das movimentações a partir do módulo correspondente do Protheus, sincronizando as informações entre os módulos a partir da integração por Mensagem Única TOTVS.
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Além de questões referentes ao formato das mensagens, a mensagem única também torna uniforme o tratamento destas mensagens XML pelos aplicativos, principalmente no que diz respeito à capacidade de rastreamento.
Pré-requisitos instalação/implantação/utilização
O ambiente de integração necessita, além dos pré-requisitos de cada módulo individualmente, das seguintes características:
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O compartilhamento de tabelas deve ser coerente com a forma como o BackOffice RM trabalha, conforme descrita no documento de configuração.
- Configurar os adapters utilizados na integração TOTVS Manutenção de Ativos x BackOffice RM, conforme detalhado em Configurações Adapter Protheus.
Controle de Versão
O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.
Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definida pelo Comitê de Integração TOTVS.
Suporte
O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos BackOffice RM, Backoffice Protheus e SigaMNT estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.
Escopo
O escopo deste projeto se restringe aos processos de integração com o SigaMNT Protheus e os cadastros utilizados por estes.
Todos os processamentos de BackOffice se manterão no RM, sendo eles a geração de escrituração, relatórios, emissão de notas fiscais e outros.
Transações/Entidades/Mensagens únicas
Segue abaixo tabela com informações sobre as entidades trafegadas na integração.
Método | ID | Descrição | Origem | Destino | Mensagem Única | Versão da Mensagem | Observação |
Cadastros | 01 | Cliente/Fornecedor | RM | Protheus | CustomerVendor | 2.002 | |
02 | Moeda | RM | Protheus | Currency | 2.001 | ||
03 | Unidade de Medida | RM | Protheus | UnitOfMeasure | 2.000 | ||
04 | Produto | RM | Protheus | Item | 4.005 | ||
05 | Centro de Custo | RM | Protheus | CostCenter | 2.000 | ||
06 | Ativo Fixo | RM | Protheus | Assets | 1.001 | ||
07 | Transferência de Ativo Fixo | RM | Protheus | Assets | 1.001 | ||
08 | Exclusão de Ativo Fixo | RM | Protheus | Assets | 1.001 | ||
09 | ProjetoCondição de Pagamento | RM | Protheus | ProjectPaymentCondition | 23.000 | ||
10Obra | Local de Estoque | RM | Protheus | SubProjectWarehouse | 21.000 | ||
11 | TarefaCargo | RM | Protheus | TaskProjectEmployeePosition | 21.000 | ||
12 | EtapaFunção | RM | Protheus | StepProjectRole | 21.000 | ||
13 | Condição de PagamentoTurno/Horário | RM | Protheus | PaymentConditionShiftwork | 21.000 | ||
14 | Local de EstoqueFuncionário | RM | Protheus | Employee | 2.003 | ||
Processos | 15 | Situação do Funcionário | Protheus | RM | WarehouseGetEmployeeSituation | 1.000 | Processos|
16 | 20 | Solicitações (SA e SC) | Protheus | RM | Request | 1.010 | |
2117 | Cancelamento de SA/SC | Protheus | RM | CancelRequest | 1.000 | ||
2218 | Ordem de Serviço | Protheus | RM | MaintenanceOrder | 1.002 | ||
2319 | Finalizar OS | Protheus | RM | MaintenanceOrder | 1.002 | ||
2420 | Faturar OS | RM | Protheus | MaintenanceOrder | 1.002 | ||
2521 | Cancelamento de OS | Protheus | RM | CancelMaintenanceOrder | 1.000 | ||
2622 | Baixa de estoque | Protheus | RM | StockTurnover | 1.006 | ||
2723 | Baixa de Estoque | RM | Protheus | StockTurnover | 1.006 | ||
2824 | Cancelar Baixa de Estoque | Protheus | RM | CancelRequest | 1.000 | ||
2925 | Consulta Saldos e Custos | Protheus | RM | StockLevel | 1.001 | ||
30 | Apropriação de Custos | Protheus | RM | AppointmentCost | 1.000 | ||
26 | 31 | Ampliação Patrimonial | Protheus | RM | AssetsValuation | 1.000 | |
3227 | Análise técnica de pneus | Protheus | RM | StockTurnover | 1.006 | ||
3328 | Controle de Abastecimento | Protheus | RM | StockLevel | 1.001 | ||
3429 | Controle de Abastecimento | Protheus | RM | StockTurnover | 1.006 | ||
3530 | Controle de Abastecimento | Protheus | RM | Order | 4.010 | A partir da versão da Biblioteca RM 12.1.2209.158 e superiores será configurado a versão 4.010. Versões anteriores continuam usando a versão 3.002 | |
3631 | Gestão de Documentos | Protheus | RM | Order | 4.010 | A partir da versão da Biblioteca RM 12.1.2209.158 e superiores será configurado a versão 4.010. Versões anteriores continuam usando a versão 3.002 | |
3732 | Informação de Parcelas | RM | Protheus | InfoOfParcelValues | 1.000 | ||
3833 | Gestão de Multas | Protheus | RM | Order | 34.002 | ||
39 | Honorários de Despachante | Protheus | RM | Order | 3.002 | ||
010 | A partir da versão da Biblioteca RM 12.1.2209.158 e superiores será configurado a versão 4.010. Versões anteriores continuam usando a versão 3.002 | ||||||
34 | Honorários de Despachante | Protheus | RM | Order | 4.010 | A partir da versão da Biblioteca RM 12.1.2209.158 e superiores será configurado a versão 4.010. Versões anteriores continuam usando a versão 3.002 | |
3540 | Ordem de Serviço de Pneus | Protheus | RM | MaintenanceOrder | 1.002 | ||
4136 | Transferência de Pneus | Protheus | RM | StockTurnover | 1.006 | ||
4237 | Ordem de Serviço Terceiros | Protheus | RM | MaintenanceOrder | 1.002 |
Cadastros
Para esta integração todos os cadastros possuem sua origem no BackOffice RM, sendo enviados à retaguarda Protheus.
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Visto que a base Protheus possui carga de As unidades de medida padrões, que obrigatoriamente constam na base de dados, deve-se efetuar manualmente o cadastramento da relação “DE-PARA” nas tabelas referentes no RM e Protheus para viabilizar a integração de registros que utilizem estas como parâmetro.As unidades de medida referentes à Hora (H), Quilometragem (KM), referentes à Hora (H), Quilometragem (KM), Unidade (UN) e Litro (L) devem possuir o mesmo código tanto no RM quanto no PROTHEUS. Foi implementado no EAI 2.0 para que quando for enviado pelo RM uma das unidades que já existe no Protheus, o Protheus irá atualizar a unidade e criar o de-para, não sendo necessário criar o de-para das unidades padrão manualmente. O campo Código da Unidade de Medida no PROTHEUS será gerado pelo Adapter, uma vez que este campo no RM tem tamanho de 5 caracteres, no PROTHEUS 2 caracteres e na mensagem única 6 caracteres. |
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Os Centros de Custo devem ser cadastrados somente no BackOffice RM e sincronizados automaticamente para o Protheus através de mensagem única CosCenter. Para manter a compatibilidade entre os sistemas, os campos Centro de Custo e Código Reduzido do Centro de Custo no Protheus deve ser alterado para tamanho de 25 20 caracteres, uma vez que no RM estes campos permitem até 25 caracteres. |
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Identificador da Mensagem: PaymentCondition
Versão: 23.000
Mandatário: BackOffice RM
Tipo de Envio: Síncrono
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/Sdj0E
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As Condições de pagamento devem ser cadastradas somente no BackOffice RM e sincronizados automaticamente para o Protheus através de mensagem única PaymentCondition. O cadastro de condições de pagamento deve ser compatibilizado com as limitações do Protheus quanto aos tipos de período, que são mais bem especificadas na seção de mapeamento da mensagem.Caso o Código da Condição de Pagamento no RM seja maior que 3 caracteres, o código da condição de pagamento no Protheus deve ser configurado como auto-incremento Acessar o Configurador do Protheus (SIGACFG) e na tabela SE4 alterar o tamanho do campo E4_COND para 100 caracteres. |
Cadastro de Produto/Serviço
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Os Clientes e Fornecedores devem ser cadastrados no BackOffice RM e sincronizados automaticamente para o Protheus através da mensagem única CustomerVendor. Ao iniciar uma base vazia (zerada) do Protheus, para incluir a tabela de Municípios no Protheus é necessário acessar o Protheus no sistema 09 - Livros Fiscais. Se não acessar o sistema Fiscal do Protheus antes de enviar o cadastro do RM irá apresentar mensagem de inconsistência informando que é valor inválido para o campo Município. Uma vez que o Cliente e Fornecedor são tratados na mesma mensagem (CustomerVendor), ao cadastrar um registro do tipo Ambos no RM é gerado no Protheus um registro em cada tabela, SA1 (Clientes) e SA2 (Fornecedor). Mesmo que a empresa não utilize Cliente/Fornecedor global no RM, Para utilizar esta integração é premissa que o cadastro de Cliente\Fornecedor esteja parametrizado como Global, obrigatoriamente deve-se compartilhar a tabela referente no Protheus por empresa. Para mais informações Conversão Cliente/Fornecedor para Global#-2077675666. |
Cadastro de Patrimônio (Ativo Fixo)
Identificador da Mensagem: Assets
Versão: 1.001
Mandatário: BackOffice RM
Tipo de Envio: Síncrono
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/hYP6E
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Serão integrados somente ativos do tipo Patrimônio. Assim sendo, qualquer ativo dos tipos Título ou Terceiros será desconsiderado e não disparará o gatilho de integração. Não será integrado o histórico de valores do ativo fixo na seção “ListOfSalesAndValuesAssets” da mensagem, sendo o código de integração enviado sempre com o sufixo “1”. Estes dados do patrimônio serão enviados respeitando a seguinte regra: - DTINICIODEPRECPROXANO: Adiciona um ano com base no ano cálculo definido na parametrização e fixa o mês e o dia em 01; - DTINICIODEPRECPROXANO e Dia da Data de Aquisição maior que 01: Adiciona um mês na Data Aquisição e fixa o dia em 01; - DATASEMPRE1DIAMESAPOSAQUIS: Adiciona um mês na Data Aquisição e fixa o dia em 01. Para integrar esta entidade, o PROTHEUS exige que seja cadastro um valor default para o Plano de Contas em sua base (para cada filial), com os seguintes parâmetros (No Módulo SigaADV| Cadastros | Planos de Contas): No processo de Ao realizar Transferência de Controle (filial e centro de custo) é necessário cadastrar no PROTHEUS cotação de moeda para a moeda será atualizado o Bem e enviado a atualização para o SIGAMNT não será integrado a ocorrência de transferência Para que a integração seja realizada é necessário cadastrar no PROTHEUS cotação de moeda para a moeda utilizada na data de transferência. Caso não exista cotação de moeda na data de transferência, podem ser apresentadas as seguintes mensagens de erro: “HELP: AF010JABAI” ou “HELP: AF060NOTXA”. O campo “N1_CHAPA” da tabela de Ativos do PROTHEUS deve ter seu tamanho alterado para 30 caracteres para ficar compatível com o RM. |
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Caso o código do Local de Estoque no RM seja maior que 6 (seis) caracteres, no Protheus o código do local de estoque deverá ser auto-incremento. Por padrão, o tamanho máximo da descrição do local de estoque no Protheus é de 20 caracteres. Para compatibilizar com o RM, acesse SIGACFG e na tabela NNR altere o campo NNR_DESCRI para ter o tamanho = 40. |
Cadastro de Projetode Cargo
Identificador da Mensagem: ProjectEmployeePosition
Versão: 21.000
Mandatário: BackOffice RM
Tipo de Envio: Síncrono
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/ENf0E
Notas:
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Os Projetos devem ser cadastrados somente no RM e sincronizados automaticamente para o Protheus através da mensagem única Project. O código da filial do projeto será sempre obrigatório caso a integração esteja instalada. Caso ele não seja informado será exibida uma mensagem ao usuário e a mensagem não será enviada ao Protheus. Algumas parametrizações são obrigatórias no Protheus para que a integração de projetos seja efetuada com sucesso. Para maiores detalhes acesse o link Integração de Projeto. O campo Código do Projeto no Protheus está limitado a 10 caracteres. Caso o RM possua Código do Projeto com mais de 10 caracteres deve-se analisar se o Protheus deve ser configurado como auto-incremento. |
Cadastro de Obra
Cadastro de Função
Identificador da Mensagem: Role
Versão: 1.000
Mandatário: BackOffice RM
Tipo de Envio: Síncrono
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/7IP6E
Cadastro de Turno
Identificador da Mensagem: ShiftWork
Versão: 1.000
Mandatário: BackOffice RM
Tipo de Envio: Síncrono
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/AYT6E
Cadastro de Funcionário
Identificador da Mensagem: Employee
Versão: 2.003Identificador da Mensagem: SubProject
Versão: 2.000
Mandatário: BackOffice RM
Tipo de Envio: Síncrono
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/Stf0E9Yv6E
Notas:
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As Obras devem ser cadastradas somente no RM e sincronizados automaticamente para o Protheus através da mensagem única SubProject. O campo Código da Obra no Protheus deve ser alterado para o tamanho de 60 caracteres, para manter compatibilidade com o RM. |
Cadastro de Tarefa
Identificador da Mensagem: TaskProject
Versão: 2.000
Mandatário: BackOffice RM
Tipo de Envio: Síncrono
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/fNf0E
Notas:
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As Tarefas devem ser cadastradas somente no RM e sincronizados automaticamente para o Protheus através da mensagem única TaskProject. O campo Código da Tarefa no Protheus deve ser alterado para o tamanho de 60 caracteres, para manter compatibilidade com o RM. |
Cadastro de Etapa
Identificador da Mensagem: StepProject
Versão: 2.000
Mandatário: BackOffice RM
Tipo de Envio: Síncrono
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/udf0E
Notas:
A informação de centro de custo é obtida a partir da seção do funcionário. Sendo assim, é necessário atentar ao cadastramento das seções, pois esta entidade ocupa no RM o mesmo nível hierárquico do centro de custo no Protheus. O cadastro de centros de custo do Labore (tabela PCCUSTO) deve trabalhar conforme o processo Sincronização Centro de Custo Global, que mantém o cadastro da tabela PCCUSTO espelhada com a tabela de centro de custo global (“GCCUSTO”). Para integrar a entidade Funcionário, o PROTHEUS exige que sejam cadastrados valores default para Banco/Agência/Conta. Estes registro devem ser cadastrados com o seguintes códigos abaixo: O rateio de funcionário por centro de custos não será integrado, pois o mesmo não é utilizado pelo sistema SigaMNT. Caso a chapa do funcionário no RM seja maior que 6 caracteres, este campo no PROTHEUS deve ser configurado como autoincremento | ||
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As Etapas do projeto devem ser cadastradas somente no RM e sincronizados automaticamente para o Protheus através da mensagem única StepProject. O campo Código da Etapa no Protheus deve ser alterado para o tamanho de 60 caracteres, para manter compatibilidade com o RM. |
Processos
Conforme descrito na seção de apresentação do escopo, o escopo da integração se restringe aos processos relacionados a Gestão de Frotas e Manutenção de Ativos que sejam pertinentes de manipulação no BackOffice, como integrações fiscais, financeiras ou controle de estoque.
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As mensagens de solicitação de compra ou armazém enviadas ao BackOffice RM serão originadas no SigaMNT ao se cadastrar insumos como previstos, respeitando as devidas regras de negócio implementadas no SigaMNT. O fluxo das ordens de serviço, que inicia o fluxo das solicitações, é descrito no anexo Fluxo da ordem de serviço no SigaMNT. Ciclo de vida das solicitações: Solicitação de Compra: Solicitação de Armazém (Estoque): Parâmetros de Integração: Para que os tipos de movimentos de Solicitação de Compra e Solicitação de Armazém sejam recuperados é necessário que o Nome do Parâmetro esteja corretamente informado no cadastro de Parâmetros adapter. São eles:
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Consulta Situação da SA/SC
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: TraceabilityRequest
Versão: 1.001
Especificações BackOffice RM: Consulta situação Solicitação de Armazém/Solicitação de Compras
Cancelar Solicitação de Armazém/Compra
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: CancelRequest
Versão: 1.000
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/apP6E
Notas:
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O processo de Cancelamento de Solicitação de Armazém/Compra no Protheus é realizado ao Cancelar a Ordem de Serviço pela tela de Retorno MOD 2 no SigaMNT. Ao executar esse processo, é enviado a mensagem CancelRequest e logo em seguida a CancelMaintenanceOrder. No caso de alteração de insumos, logo após este fluxo deve ser executado o de inclusão da nova solicitação no BackOffice, conforme definido no item Solicitações de Armazém/Compra. A partir da versão da biblioteca 12.1.15.160 existe a mensagem TRANCEABILITYREQUEST onde o Protheus consulta o STATUS da SC/SA no RM, caso a mesma esteja em um Status que não é possível excluir o RM retorna ao Protheus a informação que não pode excluir esta SC/SA e caso seja apenas a inclusão de um novo item o ERP cria um novo movimento de SC/SA sem alterar o movimento antigo. A partir da versão 12.1.26.124 se o tipo de movimento de SA estiver parametrizado com a opção "Baixar para Movimento Default" (Etapa Compra/Venda - Outras Características) e a SA for recebida/faturada para um tipo de movimento que não estiver definido no parâmetro "Movimento Gerado (Default)", ao cancelar uma Solicitação de Armazém (a partir do processo de Cancelar Ordem de Serviço no SigaMNT) é consistido a existência de relacionamento entre a SA e o movimento gerado, e não é permitido realizar o cancelamento da SA e da Ordem de Serviço. |
Ordem de Serviço
Existe a possibilidade da quebra de Solicitações de Armazém em Produtos Não Estocáveis e Produtos Estocáveis no BackOffice RM, conforme documento a seguir: DT EAI 2.0 Geração de SA/SC Alteração de Solicitação com status pendente no BackOffice: Ao realizar uma alteração de OS no SigaMNT onde na alteração é realizado a exclusão de todos os insumos previstos, caso o movimento de solicitação no BackOffice RM esteja com status Pendente, como o movimento ficará sem itens ele será excluído no BackOffice RM. Alteração de Solicitação com status parcialmente recebido/faturado no BackOffice: Ao realizar uma alteração de OS no SigaMNT onde na alteração é realizado a exclusão de insumos previstos, caso o movimento de solicitação no BackOffice RM esteja com status Parcialmente Recebido/Faturado serão aplicadas as seguintes regras:
Parâmetros de Integração: Para que os tipos de movimentos de Solicitação de Compra e Solicitação de Armazém sejam recuperados é necessário que o Nome do Parâmetro esteja corretamente informado no cadastro de Parâmetros adapter. São eles:
Disponibilizado a partir da versão 12.1.31 a possibilidade de separar os produtos não estocáveis em outro movimento. Para isso é necessário realizar configurações no BackOffice RM que podem ser consultadas no documento: Parâmetros Integração Manutenção de Ativos (Protheus) |
Consulta Situação da SA/SC
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: TraceabilityRequest
Versão: 2.000
Especificações BackOffice RM: Consulta situação Solicitação de Armazém/Compras
Cancelar Solicitação de Armazém/Compra
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: CancelRequest
Versão: 1.000Tipo de Fluxo: RM -> Protheus e Protheus -> RM
Mensagem: MaintenanceOrder
Versão: 1.002
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/25P6E
O fluxo completo da ordem de serviço é descrito no anexo: Fluxo da ordem de serviço no SigaMNT.
Notas:
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Cancelar Ordem de Serviço
O processo de Cancelamento de Solicitação de Armazém/Compra no Protheus é realizado ao Cancelar a Ordem de Serviço pela tela de Retorno MOD 2 no SigaMNT. Ao executar esse processo, é enviado a mensagem CancelRequest e logo em seguida a CancelMaintenanceOrder. No caso de alteração de insumos, logo após este fluxo deve ser executado o de inclusão da nova solicitação no BackOffice, conforme definido no item Solicitações de Armazém/Compra. A partir da versão da biblioteca 12.1.15.160 existe a mensagem TRANCEABILITYREQUEST onde o Protheus consulta o STATUS da SC/SA no RM, caso a mesma esteja em um Status que não é possível excluir o RM retorna ao Protheus a informação que não pode excluir esta SC/SA e caso seja apenas a inclusão de um novo item o ERP cria um novo movimento de SC/SA sem alterar o movimento antigo. A partir da versão 12.1.26.124 se o tipo de movimento de SA estiver parametrizado com a opção "Baixar para Movimento Default" (Etapa Compra/Venda - Outras Características) e a SA for recebida/faturada para um tipo de movimento que não estiver definido no parâmetro "Movimento Gerado (Default)", ao cancelar uma Solicitação de Armazém (a partir do processo de Cancelar Ordem de Serviço no SigaMNT) é consistido a existência de relacionamento entre a SA e o movimento gerado, e não é permitido realizar o cancelamento da SA e da Ordem de Serviço. |
Ordem de Serviço
Tipo de Fluxo: RM -> Protheus e Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: CancelMaintenanceOrderMaintenanceOrder
Versão: 1.000002
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/bpT6E
Baixa de estoque
O fluxo completo da ordem de serviço é descrito no anexo: Fluxo da ordem de serviço no SigaMNT.Tipo de Fluxo: RM -> Protheus e Protheus -> RM
Mensagem: StockTurnover
Versão: 1.006
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/uJX6E
Notas:
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RM -> Protheus A mensagem de envio NÃO deve ser considerada como de inclusão ou alteração de dados da OS além do status, pois desta forma seria requerido algumas informações que não são da alçada do BackOffice e o mesmo não detém. Na mensagem enviada consta somente os dados necessários para identificação da OS e o novo Status, não devendo assim alterar nenhuma outra informação, como custos ou insumos. Ao cadastrar uma ordem de serviço com status “Liberada”. Ao efetuar a liberação de uma ordem de serviço. Ao confirmar um plano de manutenção. |
Cancelar Ordem de ServiçoCancelar Baixa de Estoque
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: CancelRequestCancelMaintenanceOrder
Versão: 1.000
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/apP6E
Notas:
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O cancelamento de baixa de estoque ocorre ao excluir ou alterar um insumo realizado no SigaMNT. No caso da alteração de insumos realizados a baixa original deverá ser cancelada e uma nova baixa gerada. |
Consulta de Saldos e Custos
Baixa de estoque
Tipo de Fluxo: RM -> Protheus e Protheus -> RM
Mensagem: StockLevelStockTurnover
Versão: 1.001006
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/L5r6EuJX6E
Notas:
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O serviço de consulta de saldos e custos será utilizado pelo SigaMNT para fazer a validação de disponibilidade e custo de produtos inseridos como realizados. |
Manutenção de Frotas
Análise técnica de pneus
Tipo de Fluxo: RM -> Protheus e Protheus -> RM
Mensagem: StockTurnover
Versão: 1.006
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/uJX6E
Boletim Técnico: Processo de Análise Técnica de Pneus
Controle de Abastecimento
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: StockTurnover
Versão: 1.006
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/uJX6E
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: Order
Versão: 3.002
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/jJ76E
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: StockLevel
Versão: 1.000
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/L5r6E
Boletim Técnico: Controle de Abastecimento em Lote
Boletim Técnico: Processo de Abastecimento Manual
Boletim Técnico: Processo de Conciliação de Abastecimentos
RM -> Protheus A integração da baixa de estoque para o SigaMNT ocorre ao efetuar a baixa de estoque no BackOffice informando a OS da mesma, utilizando tipo de movimento configurado para gerar integração com sistema de manutenção (parametrização do tipo de movimento Etapa Manutenção, opção "Integrado com SigaMNT" marcada e Etapa Integração Mensagem Única, opção "Mensagem de Integração = Baixa de Estoque"). O Movimento de baixa de estoque pode ser criado através de Copia por Referência da Nota Fiscal vinculada a Solicitação de SA/SC (Utilizando os Motivos de Referência 1, 25 ou 32) ou Faturamento. É necessário selecionar algum dos movimentos que esteja relacionado com a OS. Maiores informações consulte o documento Assistente de Cópia por Referência - Reporta Insumo MNT Caso na etapa "Integração Mensagem Única" dos parâmetros do tipo do movimento de Baixa esteja preenchido a "Fórmula Valor Item', o resultado da fórmula será o Custo Total do Item enviado ao Protheus. Caso a fórmula não esteja preenchida, o sistema irá considerar o "Valor Liquido" do Item.
A integração da baixa de estoque para o BackOffice ocorre na inserção de insumos realizados em uma OS no SigaMNT, tanto para a inclusão de insumos novos como na realização de insumos previstos. |
Cancelar Baixa de EstoqueGestão de Documentos
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: OrderCancelRequest
Versão: 31.002000
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/jJ76EapP6E
Tipo de Fluxo: RM -> Protheus
Mensagem: InfoOfParcelValues
Versão: 1.000
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/op76E
Boletim Técnico: Processo de Geração de Documentos
Gestão de Multas
Notas:
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O cancelamento de baixa de estoque ocorre ao excluir ou alterar um insumo realizado no SigaMNT. No caso da alteração de insumos realizados a baixa original deverá ser cancelada e uma nova baixa gerada. |
Consulta de Saldos e Custos
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: Order StockLevel
Versão: 31.002001
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/jJ76EL5r6E
Tipo de Fluxo: RM -> Protheus
Mensagem: InfoOfParcelValues
Versão: 1.000
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/op76E
Boletim Técnico: Processo de Sinistros e Multas
Notas:
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O serviço de consulta de saldos e custos será utilizado pelo SigaMNT para fazer a validação de disponibilidade e custo de produtos inseridos como realizados. |
Ampliação PatrimonialHonorários de Despachante
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: Order AssetsValuation
Versão: 31.002000
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/jJ76EpZv6E
A mensagem de ampliação patrimonial será enviada pelo SigaMNT para o BackOffice RM caso seja efetuada alguma manutenção que prolongue a vida útil do ativo ou que proporcione qualquer tipo de acréscimo no valor do mesmo.
Manutenção de Frotas
Análise técnica de pneus
Tipo de Fluxo: RM -> Protheus
e Protheus -> RM
Mensagem: InfoOfParcelValuesStockTurnover
Versão: 1.000006
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/op76EuJX6E
Boletim Técnico: Processo de Geração de Honorários Análise Técnica de Pneus
Controle de Abastecimento de DespachanteOrdem de Serviço de Pneus
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem:
...
StockTurnover
Versão: 1.006
Mapeamento de Campos:
...
Tipo de Fluxo: RM -> Protheus e Protheus -> RM
Mensagem: MaintenanceOrder Order
Versão: 14.002010
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/25P6EjJ76E
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: Request StockLevel
Versão: 1.010000
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/-476EL5r6E
Boletim Técnico: Controle de Abastecimento em Lote
Boletim Técnico: Processo de Abastecimento Manual
Boletim Técnico: Processo de Conciliação de Abastecimentos
Gestão de Documentos
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: CancelRequest Order
Versão: 14.000010
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/apP6EjJ76E
Tipo de Fluxo: Protheus RM -> RMProtheus
Mensagem: CancelMaintenanceOrder InfoOfParcelValues
Versão: 1.000
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/bpT6Eop76E
Boletim Técnico: Processo de Geração de Documentos
Gestão de Multas
Tipo de Fluxo: Protheus Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: Order
Versão: 4.010
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/jJ76E
Tipo de Fluxo: RM -> Protheus
Mensagem: InfoOfParcelValues StockLevel
Versão: 1.001000
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/L5r6Eop76E
Boletim Técnico: Processo de Ordem de Serviço de Pneus
Transferência de Pneu
Honorários de Despachante
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: StockTurnover Order
Versão: 14.006010
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/uJX6EjJ76E
Tipo de Fluxo: Protheus RM -> RMProtheus
Mensagem: StockLevel InfoOfParcelValues
Versão: 1.001000
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/L5r6Eop76E
Boletim Técnico: Processo de Geração de Transferência Honorários de PneusDespachante
Ordem de Serviço Terceirosde Pneus
Tipo de Fluxo:
...
Protheus -> RM
Mensagem:
...
StockTurnover
Versão: 1.
...
006
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/
...
Tipo de Fluxo:
O fluxo completo da ordem de serviço é descrito no anexo Fluxo da ordem de serviço no SigaMNT.
RM -> Protheus
A mensagem de ordem de serviço será enviada ao SigaMNT pelo BackOffice RM somente quando o movimento for faturado, para informar a alteração do status da OS para “Faturado”.
A mensagem de envio NÃO deve ser considerada como de inclusão ou alteração de dados da OS além do status, pois desta forma seria requerido algumas informações que não são da alçada do BackOffice e o mesmo não detém.
...
e Protheus -> RM
Mensagem: MaintenanceOrder
Versão: 1.002
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/25P6E
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: Request
Versão: 1.010
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/-476E
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: CancelRequest
Versão: 1.000
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/apP6E
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: CancelMaintenanceOrder
Versão: 1.000
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/bpT6E
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: StockLevel
Versão: 1.001
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/L5r6E
Boletim Técnico: Processo de Ordem de Serviço de Pneus
Transferência de Pneu
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: StockTurnover
Versão: 1.006
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/uJX6E
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: StockLevel
Versão: 1.001
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/L5r6E
Boletim Técnico: Processo de Transferência de Pneus
Ordem de Serviço Terceiros
Tipo de Fluxo: RM -> Protheus e Protheus -> RM
Mensagem: MaintenanceOrder
Versão: 1.002
Mapeamento de Campos: http://tdn.totvs.com/x/25P6E
O fluxo completo da ordem de serviço é descrito no anexo Fluxo da ordem de serviço no SigaMNT.
RM -> Protheus
A mensagem de ordem de serviço será enviada ao SigaMNT pelo BackOffice RM somente quando o movimento for faturado, para informar a alteração do status da OS para “Faturado”.
A mensagem de envio NÃO deve ser considerada como de inclusão ou alteração de dados da OS além do status, pois desta forma seria requerido algumas informações que não são da alçada do BackOffice e o mesmo não detém.
Na mensagem enviada consta somente os dados necessários para identificação da OS e o novo Status, não devendo assim alterar nenhuma outra informação, como custos ou insumos.
Protheus -> RM
A mensagem de ordem de serviço será enviada ao BackOffice RM pelo SigaMNT nas seguintes circunstâncias:
Ao cadastrar uma ordem de serviço corretiva com status “Liberada”.
Ao efetuar a liberação de uma ordem de serviço corretiva.
Ao finalizar uma ordem de serviço.
Na reabertura da ordem de serviço.
Restrições e Pontos de Atenção
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Manutenção da sincronia das bases BackOffice RM e SigaMNT Configuração do comportamento do tipos de movimento O configurador da integração não faz atualizações Apropriação de custos não relacionados a OS Mapa de Alocação de Equipamentos Informações referentes aos cadastros de Município, Estado e País Integração com TOP Caracteres especiais na mensagem única |
GAPs Funcionais e Pontos de Atenção MNT x Officina
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Ordem de Serviço para Terceiros O MNT já fornece recursos para a inclusão e controle de ordens de serviço de terceiros. Entretanto, a funcionalidade deve ser incrementada no MNT para que possa atender o processo da mesma forma que faz o RM Officina. O que Falta Implementar: Inclusão de dois campos na tabela de ordens de serviço: Fornecedor/Loja. Esses campos são utilizados no conceito de prestador de serviços. O campo de “fornecedor” serve para indicar que a OS está sendo executada em um terceiro. Para abrir esse campo, o campo “terceiro” deve estar como “sim”. O reporte de insumo “terceiro” via NF de entrada deve ser contemplada pelo BackOffice (estoque/compras) para que se apliquem insumos terceiros com custo no MNT. É o mesmo processo de aplicação direta como é feito para produtos. Incluir no cadastro de manutenção um campo “terceiro” -> sim/não e código/loja do fornecedor para quando esse campo for “sim”. Dessa forma podem ser geradas ordens de serviço preventivas para terceiros através do plano. No retorno de OS criar regra para impedir o reporte de insumos de mão-de-obra em ordens de serviço de terceiros. O RM não controla mão-de-obra em OS de terceiros. Para contemplar NF de Remessa, deve ser criada mensagem única de Pedido de Venda para integração com o financeiro do backoffice. O pedido de venda gera uma NF de Remessa. Criar campo NF terceiro para gravar o código do Pedido de Venda gerado. Contrato de Manutenção de Terceiros O que Falta Implementar: Atualizar a descrição da tabela TP3 para “contratos de manutenção” e adicionar os seguintes campos na tabela: Filial Filial Número do Contrato Incluir na tabela de ordens de serviço um campo chamado “contrato” em que seja possível vincular a OS com um contrato de manutenção. Desenvolver rotina para manutenção do cadastro de contratos baseado no layout sugerido. Esta rotina, no browse, deve conter uma opção de visualizar ordens de serviço do contrato. Ao clicar, o usuário terá uma consulta das ordens de serviço associadas ao contrato selecionado. Desenvolver opção de impressão de contrato e seus equipamentos, atendimentos, solicitações e ordens de serviço (vinculado ao item de agendamento). Permitir a impressão através da rotina de contratos (para o contrato selecionado) e também através do menu, caso plausível. Esse relatório deve ter um foco maior em custos. a. Verificar se o bem da OS é um bem de prestação de serviço; Abertura de Atendimento[SIGAMMNT] Há alguns gaps relacionados a este item. Abaixo um texto do que teria que ser implementado. O que Falta Implementar: Envio de e-mail para o Cliente com dados do atendimento. Este envio de e-mail deve ser enviado somente quando o atendimento for solucionado. Integração de Atendimento com ECM. Para contrato de venda: O MNT já fornece os recursos necessários para atender esse processo. Trata-se do cadastro do equipamento na rotina de bens e abertura de SS/OS informando serviço de instalação. Dependendo do processo da empresa o MNT também permite que se abra um atendimento e a partir dele se gere uma SS e ainda, se necessário, uma OS. Necessidade de relatório listando atendimentos por equipamento e por cliente/fornecedor, listando também SS’s e OS’s relacionadas. Agendamento O que Falta Implementar: Conforme descrição do processo do RM tem-se que: Instalação (Alocação) de Objetos[SIGAMNT] Tendo |
Ao cadastrar uma ordem de serviço corretiva com status “Liberada”.
Ao efetuar a liberação de uma ordem de serviço corretiva.
Ao finalizar uma ordem de serviço.
Na reabertura da ordem de serviço.
Como fazer
Videos com exemplo dos Processos:
Abertura de O.S. liberada (Clique aqui para acessar o vídeo)
Processo aplicação de Insumo (Clique aqui para acessar o vídeo)
Finalização OS (Clique aqui para acessar o vídeo)
Cancelamento de O.S. (Clique aqui para acessar o vídeo)
Conciliação de Posto Externo (Clique aqui para acessar o vídeo)
Abastecimento Posto Interno (Clique aqui para acessar o vídeo)
Analise Técnica de Pneus (Clique aqui para acessar o vídeo)
Inclusão de O S em Lote Pneus (Clique aqui para acessar o vídeo)
Atendimento S.C. – O.S. Pneus em Lote (Clique aqui para acessar o vídeo)
Movimentação de Pneus (Clique aqui para acessar o vídeo)
Recebimento O.S. em Lote (Clique aqui para acessar o vídeo)
Inclusão de Multas Veículo (Clique aqui para acessar o vídeo)
Pagamento da Multa (Clique aqui para acessar o vídeo)
Inclusão de Documentos Veículos (Clique aqui para acessar o vídeo)
Pagamento do Documento (Faturamento) (Clique aqui para acessar o vídeo)
Inclusão de Honorários Despachantes (Clique aqui para acessar o vídeo)
Restrições e Pontos de Atenção
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Manutenção da sincronia das bases BackOffice RM e SigaMNT Configuração do comportamento do tipos de movimento O configurador da integração não faz atualizações Apropriação de custos não relacionados a OS Mapa de Alocação de Equipamentos Informações referentes aos cadastros de Município, Estado e País Integração com TOP Caracteres especiais na mensagem única |
GAPs Funcionais e Pontos de Atenção MNT x Officina
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Ordem de Serviço para Terceiros O MNT já fornece recursos para a inclusão e controle de ordens de serviço de terceiros. Entretanto, a funcionalidade deve ser incrementada no MNT para que possa atender o processo da mesma forma que faz o RM Officina. O que Falta Implementar: Inclusão de dois campos na tabela de ordens de serviço: Fornecedor/Loja. Esses campos são utilizados no conceito de prestador de serviços. O campo de “fornecedor” serve para indicar que a OS está sendo executada em um terceiro. Para abrir esse campo, o campo “terceiro” deve estar como “sim”. O reporte de insumo “terceiro” via NF de entrada deve ser contemplada pelo BackOffice (estoque/compras) para que se apliquem insumos terceiros com custo no MNT. É o mesmo processo de aplicação direta como é feito para produtos. Incluir no cadastro de manutenção um campo “terceiro” -> sim/não e código/loja do fornecedor para quando esse campo for “sim”. Dessa forma podem ser geradas ordens de serviço preventivas para terceiros através do plano. No retorno de OS criar regra para impedir o reporte de insumos de mão-de-obra em ordens de serviço de terceiros. O RM não controla mão-de-obra em OS de terceiros. Para contemplar NF de Remessa, deve ser criada mensagem única de Pedido de Venda para integração com o financeiro do backoffice. O pedido de venda gera uma NF de Remessa. Criar campo NF terceiro para gravar o código do Pedido de Venda gerado. Contrato de Manutenção de TerceirosO SIGAMNT possui cadastro de contratos e utiliza desse recurso para contratos de mão-de-obra. O objetivo é manter esta funcionalidade e aprimorá-la de modo a atender também contratos de prestação de serviço. Para isso algumas alterações serão necessárias tanto no Protheus quanto no RM. O que Falta Implementar: Atualizar a descrição da tabela TP3 para “contratos de manutenção” e adicionar os seguintes campos na tabela: Filial Filial Número do Contrato Incluir na tabela de ordens de serviço um campo chamado “contrato” em que seja possível vincular a OS com um contrato de manutenção. Desenvolver rotina para manutenção do cadastro de contratos baseado no layout sugerido. Esta rotina, no browse, deve conter uma opção de visualizar ordens de serviço do contrato. Ao clicar, o usuário terá uma consulta das ordens de serviço associadas ao contrato selecionado. Desenvolver opção de impressão de contrato e seus equipamentos, atendimentos, solicitações e ordens de serviço (vinculado ao item de agendamento). Permitir a impressão através da rotina de contratos (para o contrato selecionado) e também através do menu, caso plausível. Esse relatório deve ter um foco maior em custos. a. Verificar se o bem da OS é um bem de prestação de serviço; Abertura de Atendimento[SIGAMMNT] Há alguns gaps relacionados a este item. Abaixo um texto do que teria que ser implementado. O que Falta Implementar: Envio de e-mail para o Cliente com dados do atendimento. Este envio de e-mail deve ser enviado somente quando o atendimento for solucionado. Integração de Atendimento com ECM. Para contrato de venda: O MNT já fornece os recursos necessários para atender esse processo. Trata-se do cadastro do equipamento na rotina de bens e abertura de SS/OS informando serviço de instalação. Dependendo do processo da empresa o MNT também permite que se abra um atendimento e a partir dele se gere uma SS e ainda, se necessário, uma OS. Necessidade de relatório listando atendimentos por equipamento e por cliente/fornecedor, listando também SS’s e OS’s relacionadas. Agendamento O que Falta Implementar: Conforme descrição do processo do RM tem-se que: Instalação (Alocação) de Objetos[SIGAMNT] Tendo em vista que o conceito da regra de negócio do Officina consiste em registrar o local em que determinado equipamento foi instalado, seu rastreamento e controle de manutenções, entende-se que o cadastro de bens do MNT atenderia essa necessidade através da inclusão de alguns campos complementares. O que Falta Implementar: No cadastro de bens, para identificar um objeto de manutenção alocado devem ser preenchidos os seguintes campos: Centro de Custo (T9_CCUSTO) com uma formatação específica, de modo a considerar como parte do código o cliente e loja, por exemplo: Cliente (T9_CLIENTE) Loja Cliente (T9_LOJACLI) Data Instalação (T9_DTINSTA) Instalação (T9_INSTALA)* (1=Local;2=Cliente) – informa se a instalação é própria ou se o equipamento é de cliente, considerado para prestação de serviço. Funcionário responsável (T9_FUNRESP)* – consulta na tabela de funcionários de manutenção. Trata-se de um funcionário próprio que fica responsável pela manutenção do equipamento no cliente. Os relatórios que já possuem parâmetro de centro de custo não precisarão de alterações, basta pegar uma faixa de centro de custo para visualizar os bens de um mesmo cliente. Abertura de Ordem de Serviço via TOP Para compatibilizar com funcionalidade semelhante do RM Officina, deve-se disponibilizar no TOP a funcionalidade de abertura de Ordem de Serviço, a ser efetuada através da inclusão de uma Solicitação de Manutenção, onde o operador informa qual o recurso (ativo), projeto, tarefa e descreve quais os sintomas ou observações pertinentes à manutenção solicitada. Esta manutenção deve ser gerenciada pelo módulo de manutenção (MNT). O processo de finalização da OS no SigaMNT acarretará na atualização do movimento de OS correspondente no BackOffice e , caso parametrizado para tal, gerará apropriação dos custos para seu respectivo projeto/tarefa. Liberação de Movimentos O processo de liberação de movimentos é responsável pela exclusão de movimentos antigos da base de dados, mas não disparará mensagens de exclusão para o SigaMNT. |
Check list de suporte da aplicação
Executar a ferramenta de Diagnósticos da integração
...
title | Cadastrar De-para das Unidades de Medida padrão |
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Liberação de Movimentos O processo de liberação de movimentos é responsável pela exclusão de movimentos antigos da base de dados, mas não disparará mensagens de exclusão para o SigaMNT. |
Check list de suporte da aplicação
Executar a ferramenta de Diagnósticos da integração
...
Anexos
Segue abaixo como cadastrar o de-para das unidades de medida padrão.
Observação: No exemplo foi criado para a unidade de medida UN, é necessário fazer para as demais, conforme a cita nas informações da unidade de medida.
No RM Acessar o menu Integração | Mensagem Única | De-para:
...
Incluir um novo Registro de acordo com os dados abaixo:
...
...
Acessar o SIGACFG no Protheus em Ambiente | Schedule | De/Para Mensagem Única:
...
Incluir um novo Registro de acordo com os dados abaixo:
Exemplo:
Observação: Alguns dados podem alterar de acordo com o código da empresa, nível de gestão e etc.
...
title | Cadastrar os valores Default para Plano de Contas |
---|
Para integrar esta entidade, o PROTHEUS exige que sejam cadastrados valores default para Plano de Contas em sua base (para cada filial), com os seguintes parâmetros:
Código: 001
Descrição: “Default Integração”
Classe de conta: Analítica
...
Acessar o Protheus no Ambiente 1 - Ativo Fixo
Acessar Cadastros | Plano de Contas
...
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Pendente Etapa responsável por orçamento, análise, aprovação, liberação, etc. Insumos pré-cadastrados na manutenção estarão listados como previstos. Aos cadastrar novos insumos, aos mesmos serão inseridos como insumos previstos. Etapa sem integração com BackOffice RM. Pendente -> Liberado Etapa em que a Ordem de Serviço (Manutenção) é aprovada e liberada para execução. Ponto de início da integração, onde é gerada a OS no BackOffice sem itens, a fim de relacionar as solicitações referentes à OS. Os produtos consumidos no desenvolvimento da OS serão inseridos no BackOffice somente ao finalizar a mesma. Caso haja insumos previstos, o SigaMNT deve gerar as respectivas solicitações de armazém/compra no BackOffice ao liberar a OS. Liberado Neste status podem-se executar os insumos previstos (que se tornarão realizados). A inclusão de novos insumos na OS segue o comportamento descrito abaixo: Insumos inseridos como previstos no SigaMNT devem gerar novas solicitações de armazém/compra. O cancelamento (exclusão) de insumo previsto ou realizado deve disparar mensagem de estorno ao BackOffice, para desfazer a ação equivalente que o gerou. Ao efetuar baixa de estoque (direta ou por baixa de solicitações) diretamente pelo BackOffice será enviada mensagem de integração ao SigaMNT, fazendo com que os insumos baixados sejam inseridos nos insumos realizados da OS.A partir de então o mesmo não deverá sofrer alterações no SigaMNT. Alteração de Insumos A alteração de insumos previstos ou realizados, quando possível, implica no cancelamento na solicitação anterior e a geração de novas solicitações. Ao alterar a quantidade ou incluir insumos no SigaMNT, o mesmo deve consultar o saldo em estoque do produto e verificar se será possível atender a nova quantidade solicitada, decidindo assim entre solicitação de armazém ou de compra. Quando o Manutenção de Ativos estiver configurado para aglutinar as Solicitações de Armazém para a mesma Ordem de Serviço (MV_NGMNTAS = 1), ao realizar alteração de insumos previstos ele irá aplicar esta alteração na mesma solicitação, ou seja, não irá excluir a solicitação e gerar uma nova. Ao alterar a quantidade do insumo previsto, será enviado ao BackOffice uma mensagem apagando o item alterado e outra mensagem contendo um novo item com a quantidade alterada. Caso seja incluído um novo insumo previsto ele enviará ao RM uma mensagem contendo todos os dados da Solicitação mais o item inserido. Observação: o Manutenção de Ativos deve consultar o BackOffice para verificar se será permitido a alteração do movimento. Quando não for permitido alterar o movimento, será criado um novo movimento de solicitação contendo as alterações realizadas na OS. Insumos de serviços de terceiros serão inseridos no BackOffice como solicitações e devem sofrer alterações somente no BackOffice. Quando a solicitação for baixada o SigaMNT deve ser informado para que o insumo seja inserido como realizado na OS. Quando o tipo de movimento de Solicitação de Armazém estiver configurado como Baixa Movimento Default e for faturado/recebido para um tipo de movimento diferente do default, o status da solicitação permanece como Pendente, mas é criado um vínculo com outro movimento. Neste cenário, caso seja realizada uma alteração de OS com exclusão do insumo previsto, ao salvar a alteração o BackOffice será consistido se o item excluído possui vinculo com outro movimento e caso possua será apresentando mensagem ao usuário, não for permitido esta ação. Insumos previstos -> Insumos realizados Existem duas formas de inserir insumos Realizados, sendo elas: Via BackOffice: Via SigaMNT: Ao adicionar um novo insumo como realizado o mesmo gerará uma baixa de estoque no BackOffice. Finalizado Ao finalizar uma OS, internamente ao BackOffice o status do movimento será alterado de “Em andamento” (E) para “A Faturar” (A). Não será permitida a inserção de novos insumos. É possível finalizar OS com Solicitações de Compras e Armazém em aberto. Este controle não será implementado em primeiro momento. Podem existir solicitações pendentes no BackOffice e estes poderão sofrer “baixa” no BackOffice e entrar na lista de realizados da OS. Atualizar o movimento da OS no BackOffice com os itens constantes como realizados e o status deste movimento. Cancelado Atualizar o movimento da OS no BackOffice com os itens constantes como realizados e o status deste movimento como cancelado. O processo deve ser executado internamente em duas partes, sendo elas: Finalizado -> Liberado (Reabertura de OS) Deve-se enviar mensagem de atualização da OS (movimento que representa a ordem de serviço) com o novo status e data de término, ficando a cargo do BackOffice efetuar a reabertura do movimento. Internamente ao BackOffice o status do movimento será alterado de “A Faturar” (A) para “Em andamento” (E). O processo de atualização do movimento da OS será realizado novamente ao finalizar ou cancelar a OS, fazendo com que o status, data de término e os itens sejam corretamente preenchidos (conforme processo padrão definido anteriormente). Faturamento O processo de faturamento da OS deve ocorrer no BackOffice, que fica responsável por enviar mensagem de atualização do status ao SigaMNT. OSs faturadas não podem receber alterações ou serem reabertas internamente ao SigaMNT. Somente podem ser faturadas movimentos de OS em sua totalidade, ou seja, não é permitido faturar parcialmente um movimento de OS. Se for realizado o faturamento com agrupamento de mais de um movimento de OS ao mesmo tempo, o faturamento deve conter a quantidade total de todos os itens das OS envolvidas no faturamento, isto é, se a quantidade total do(s) item(ns) no movimento de destino for inferior a soma das quantidades do(s) item(ns) dos movimentos de origem, o processo de faturamento é abortado e não é enviada nenhuma mensagem de atualização de status para a OS no SigaMNT Dica: No faturamento de OS, caso ocorra mensagem de consistência referente ao campo TJ_CUSTMAA ("Data width error - Field: TJ_CUSTMAA"), significa que o valor de faturamento enviado do RM para o SigaMNT está excedendo o tamanho do campo no Protheus. Nesse caso, recomenda-se verificar se o valor do faturamento está correto ou aumentar o tamanho do campo no Protheus através do módulo SigaCFG: Rotina: Base de Dados | Dicionário | Base de Dados. Buscar tabela STJ, editar campo "TJ_CUSTMAA" e aumentar o valor do campo "Tamanho" conforme necessidade. (Sugestão de tamanho: 16) Fluxo resumido Passo 1: OS é aberta no SigaMNT (sem integração) Passo 2: OS é liberada no SigaMNT Passo 3: OS é finalizada no SigaMNT Passo 4 (Opcional): OS é reaberta no SigaMNT Passo 5 (Opcional): OS é faturada no RM |
Diagrama de sequência da integração Protheus SigaMNT x BackOffice RM
...
Informação completa sobre processo de inclusão de ordens de serviço no link abaixo: Backoffice RM x Protheus SigaMNT - Processo Incluir de Ordem de Serviço |