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A metodologia utilizada tem como ponto de partida o mapeamento completo do respectivo processo, relacionado com as interfaces no Sistema TOTVS Educacional. Sempre que houver alguma atividade a ser realizada no Sistema, as suas funcionalidades e rotinas serão explicadas com detalhe.
Informações |
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Novo instalador disponibilizado em 21/08 - As alterações deste instalador, estão destacadas no manual nos Tópicos terá um: Atualizado e no texto com um: [Novo!] |
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title | Permissões e orientações Técnicas |
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Para utilização da Integração com o Portal SESI Educação é necessário observar alguns pontos: - É necessário ter um usuário RM vinculado à base de dados;
- É necessário ter o FRAMEHTML configurado e publicado em zona publica e acessível à chamada do Portal SESI Educação;
- A publicação do FRAMEHTML deve ser feito em DNS público e com certificado válido, disponibilizando em um site HTTPS;
- As configurações de publicação de serviços customizados no FRAMEHTML devem ter sido realizadas com sucesso;
- A Instalação Completa da customização, seguindo instruções apresentadas na Guia de instalação e Release Notes;
- A configuração inicial, com as informações do WebService, Usuário, TOKEN, devem ser preenchidos e a customização ativada (não Habilitada);
- Campo integrador preenchido (Cadastro de Filial: DFILIAL.CAMPOLIVRE1).
- Alterar senha de todos os usuários que necessitam ser integrados com o Portal SESI (alunos, responsáveis acadêmicos, professores, funcionários);
- Preencher todos os parâmetros de DE PARA (descrito neste manual).
- Atenção: Esta parametrização é realizada por coligada (SESI – Departamento Regional) e somente para o nível de ensino do SGE – Módulo Educacional Educação Básica (Ensino Básico)
- Habilitar os menus, dando permissões aos perfis de usuários, conforme demostrado no Gif abaixo:
Aviso |
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Todos os parâmetros da integração devem ser consultados e atualizados (quando necessário) antes do envio da entidades ao Portal SESI. |
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title | Parâmetros da Integração [Atualizado] |
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Table Excerpt |
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| Table Excerpt |
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name | ParametrosIntegracaoIntro |
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| Além das premissas técnicas, é essencial realizar algumas configurações para garantir o sucesso da integração: Acesse os Parâmetros através do seguinte caminho: TOTVS Educacional > Sistema Indústria >Portal SESI> Parâmetros
A interface exibirá sete abas para serem configurados: Identificação, Reconhecimento de Saberes, Cursos (segmentos), Situações de matrícula, Validação de e-mail, Funcionários e Autenticação SSO.
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Deck of Cards |
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| Card |
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| Table Excerpt |
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name | parametrosidentificacao |
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| Nesta aba, são configurados os campos básicos para o funcionamento da integração.
Image RemovedImage Added
Aviso |
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Todos os parâmetros da integração devem ser consultados e atualizados (quando necessário) antes do envio da entidades ao Portal SESI. |
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Card |
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label | Reconhecimento de Saberes |
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| Nesta aba, são configurados os campos referentes ao Reconhecimento de Saberes. Image Added Token para WS: Este recurso serve para gerar um Token do tipo Basic Authentication, o qual deve ser informado no Portal SESI para utilização da autenticação da comunicação com o SGE Gerando...Para gerar o Token deve ser informado o usuário e senha do usuário que será registrado a utilização da integração vinda do Portal SESI Educação. Image Added É importante utilizar um usuário exclusivo. Os demais campos, são para configurar os status e motivos de alteração para indicar quando a situação do aluno for: - Reconhecimento de Saberes: Utilizado para identificar as disciplinas
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| Card |
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label | Reconhecimento de Saberes |
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| Nesta aba, são configurados os campos referentes ao Reconhecimento de Saberes. Image Removed Token para WS: Este recurso serve para gerar um Token do tipo Basic Authentication, o qual deve ser informado no Portal SESI para utilização da autenticação da comunicação com o SGE Gerando...Para gerar o Token deve ser informado o usuário e senha do usuário que será registrado a utilização da integração vinda do Portal SESI Educação. Image Removed É importante utilizar um usuário exclusivo. Os demais campos, são para configurar os status e motivos de alteração para indicar quando a situação do aluno for: - Reconhecimento de Saberes: Utilizado para identificar as disciplinas em Reconhecimento de Saberes, que precisam ser reconhecidas pelo Portal SESI Educação.
- Competências reconhecidas: Utilizado para alterar a situação das disciplinas certificadas no Reconhecimento de Saberes;
- Motivo da alteração: Utilizado no Motivo Alteração, ao alterar a situação de matrícula para situação Competência Reconhecida automaticamente pelo processo.
- Competências não reconhecidas: Utilizado para alterar a situação das disciplinas reprovadas no Reconhecimento de Saberes
- Motivo da alteração: Utilizado no Motivo Alteração, ao alterar a situação de matrícula para situação Competência não Reconhecida automaticamente pelo processo.
- Matricula no período letivo: Utilizado para alterar a situação da Matrícula no Período Letivo ao receber o retorno do Reconhecimento de Saberes e para identificação da matrícula em itinerário a ser considerada como Matriculado;
- Motivo de alteração: Utilizado no Motivo Alteração, ao alterar a situação da Matrícula no Período Letivo automaticamente pelo processo.
Aviso |
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Todos os parâmetros da integração devem ser consultados e atualizados (quando necessário) antes do envio da entidades ao Portal SESI. |
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Card |
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| Card |
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| Table Excerpt |
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| Nesta aba deverá ser informado/cadastrado os cursos do SGE – Módulo Educacional (segmentos de ensino da Educação Básica indicadas no Portal SESI Educação (Educar Brasil)) para os quais somente alunos e professores/disciplinas de tais cursos serão integrados.
Junto a informação de cada curso deverá ser sinalizado se o e-mail do aluno (matriculado em tal curso) deverá ser obrigatório e também se alunos menores de 18 (dezoito) anos (matriculado em tal curso) deverão ter um responsável acadêmico informado.
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Aviso |
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Todos os parâmetros da integração devem ser consultados e atualizados (quando necessário) antes do envio da entidades ao Portal SESI. |
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Card |
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label | Situações de Matrícula |
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| Table Excerpt |
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| Para integração dos alunos no Portal SESI, o status do aluno é definido de acordo com sua Situação de Matrícula no SGE. Nesta aba o usuário deverá informar as situações de matricula no SGE, que o Portal SESI deve considerar como: Pré matriculado, Matriculado ou Inativo.
Ao incluir um novo registro será apresentado 3 campos para preenchimento: Sit. Matricula: Lista das as situações de matrículas existentes na base. Status Indica: Status no Portal SESI, da situação de matricula selecionada. Podendo ser Pré matriculado, Matriculado ou Inativo. Não enviar ao Portal SESI: Se o checkbox "Não enviar ao Portal SESI" estiver marcado as matrículas com tal situação serão desprezadas para a integração.
Se a Escola considerar que a situação de matricula "cancelado" do SGE deve ser enviada ao Portal SESI como Inativo, o preenchimento será da seguinte:
Se em determinado momento a Escola determinar que essa situação de matrícula não deve ser considerada na Exportação ao Portal SESI é necessário marcar o checkbox:
Aviso |
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Se o usuário do aluno estiver Ativo, o processo customizado de exportação ao Porlta Portal SESI busca a informação parametrizada nessa aba, para fazer a relação da situação de matricula do Aluno com status indica, identifcado identifcando se será ou não exportado. Se o usuário do aluno estiver Inativo, o processo customizado já envia para o Portal SESI como Inativo. |
Aviso |
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Todos os parâmetros da integração devem ser consultados e atualizados (quando necessário) antes do envio da entidades ao Portal SESI. |
Aviso |
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Para que a entidade: Matrícula seja exportada, é fundamental que o parâmetro: Status Indica esteja devidamente preenchido. Caso o parâmetro Status Indica estiver em branco, ou seja, não preenchido, A matrícula não será exportada. |
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Card |
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| Table Excerpt |
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name | parametrosvalidaemail |
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| Essa aba refere-se a configurações para utilização de Consulta/validação de email pela Quickemail. Os campos apresentados são: |
| Card |
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| Table Excerpt |
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name | parametrosvalidaemail |
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| Essa aba refere-se a configurações para utilização de Consulta/validação de email pela Quickemail. Os campos apresentados são: URL API: Endereço de acesso à API para consulta de e-mail, disponibilizado pela Educar Brasil; TOKEN: Token de acesso à API para consulta de e-mail, disponibilizado pela Educar Brasil. Intervalo de horas: Este campo será considerado para validar novamente o e-mail na QuickeMail (somente daqueles que não tenham sido considerados "válidos") respeitando o intervalo de horas definido no parâmetro.
Aviso |
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Todos os parâmetros da integração devem ser consultados e atualizados (quando necessário) antes do envio da entidades ao Portal SESI. |
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Card |
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| Table Excerpt |
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name | parametrosfuncionarios |
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| Na integração de Funcionários ao Portal SESI Educação os registros contêm uma propriedade indicando o perfil do funcionário. Este cadastro deve ser utilizado para informar o perfil de cada Funcionário, que poderá ser: - Funcionário Administrativo (Perfil padrão do Portal SESI)
- Funcionário Pedagógico e
- Administrador de Unidade
Neste cadastro devem ser preenchidos os campos conforme a sua funcionalidade: - Código da filial/escola: utilizado para identificar para qual filial se destina o funcionário que terá um perfil diferenciado do padrão. Um funcionário pode estar em mais de uma filial e com perfis diferentes;
- Código da Pessoa: mostrando apenas os funcionários a serem levados ao Portal SESI para filial selecionada no campo 1 que ainda não foram parametrizados, deve ser selecionado o funcionário ao qual se quer atribuir um perfil diferenciado para a filial selecionada;
- Perfil no Portal SESI Educação: utilizado para identificar qual perfil enviar ao Portal SESI, combo que permite selecionar entre os perfis: Funcionário Administrativo, Funcionário Pedagógico e Administrador de Unidade.
Aviso |
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Somente os funcionários cuja o perfil padrão (Funcionário Administrativo) não atenda as necessidades da Unidade que devem ser parametrizados neste cadastro. |
Aviso |
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Todos os parâmetros da integração devem ser consultados e atualizados (quando necessário) antes do envio da entidades ao Portal SESI. |
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Card |
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| Card |
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| Table Excerpt |
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| Aba destinada à configuração de logins via SSO (Single Sign-On). Os campos são preenchidos automaticamente após a Importação do Arquivo (config_sesi.json) que é fornecido pelo Portal SESI
Abaixo descrição dos campos para conhecimento: - Endereço WebService: Endereço de acesso ao webservice disponibilizado pelo Portal SESI.
- Public Key: chave pública para descriptografar o token JWT.
- Client ID: usuáriode acesso ao webservice disponibilizado pelo Portal SESI.
- Secret Key: Senhade acesso ao webservice disponibilizado pelo Portal SESI.
- Importar arquivo (config_sesi.json): Botão para importação das configurações via arquivo JSON*.
*Arquivo disponibilizado pelo Portal SESI. Aviso |
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Esse parâmetro deve ser preenchido exclusivamente via importação do arquivo. Qualquer manipulação manual dos campos, resultará em falhas da funcionalidade. |
Aviso |
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Todos os parâmetros da integração devem ser consultados e atualizados (quando necessário) antes do envio da entidades ao Portal SESI. |
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O SGE possui valores para as suas tabelas, campos, cadastros, tipos que divergem com os valores atuais cadastrados no Portal SESI Educação. Além das parametrizações descritas acima, é Para a integração é necessário ter valores equivalentes aos do Portal SESI Educação, antes de acionar o serviço que efetiva a integração. A funcionalidade 'Cadastro de DE/PARA' foi disponibilizada para criar esse relacionamento e equivalência entre os sistemas. O Cadastro está disponível no Menu: TOTVS Educacional | Sistema Industria | Integradores | Portal SESI | DE/PARA da integração
A tela de cadastro do DE I PARA é composta por 4 campos que devem ser preenchidos seguindo a ordem: 1- Entidade (Cadastro): Lista com 6 entidades que devem ter equivalências com o Portal SESI informada. Sendo elas: - Curso/segmento,
- Disciplina
- Habilitação/Serie
- Área - Grupo de complemento
- Área Itinerário
- Itinerário
2- Curso: Lista com todos os cursos cadastrados na base.
Informações |
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O campo Curso, ficará desabilitado caso tenha selecionado as seguintes entidades: Cursos/Segmentos ou Área itinerário. |
3- Valor no TOTVS Educacional: Lista da Entidade e Curso selecionado anteriormente. (No exemplo acima, foi selecionado a Entidade: Disciplina e o Curso: EF II, neste caso o valor no TOTVS Educacional trará todas as disciplinas do EF II).
4- Valor no Portal SESI Educação: Onde deve ser informado o código equivalente no Portal SESI Educação (validar com responsável pelo portal).
Aviso |
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O Portal SESI Educação disponibiliza uma documentação Online para facilitar a identificação das Entidades a serem parametrizadas no De/Para. Para acessar, entre em contato com o SESI DN. |
Aviso |
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O cadastro do DE PARA, deve ser atualizado (quando necessário) antes do envio da entidades ao Portal SESI. |
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title | Processo de Exportação [Atualizado] |
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Aviso |
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Antes de realizar a exportação das entidades ao Portal SESI, certifique-se que todos os parâmetros e configurações citadas acima, estejam preenchidas e com os valores corretos. |
Após as configurações descritas acima, o usuário poderá executar o processo Após as configurações descritas acima, o usuário poderá executar o processo de Exportação. A exportação de dados é responsável pelo envio das seguintes Entidades: - Alunos (e responsáveis acadêmicos)
- Docentes
- Funcionários (Diretores escolares, secretários Escolares, orientadores, comissão coordenadores)
- Turmas
- Matriculas
- Aulas Docentes
- Oficinas (apenas para o Regional Paraná)
Antes de executar o processo é necessário que o usuário entenda as regras de cada Entidade que será integrada. Aviso |
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Para que os alunos integrados com sucesso sejam visualizados no Portal SESI Educação, é premissa que também tenham sido integradas as entidades: Turmas e Matrículas. |
Informações |
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title | Clique na entidade e veja as regras ao lado |
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| Section |
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| Column |
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| Pré Cadastro de Pessoa Integração de Alunos/responsáveis Integração de Turmas [Novo!] Integração de MatrículasIntegração de DocentesIntegração de Aulas do Docente Integração de Funcionários Integração de Oficinas |
Column |
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| Cloak |
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| Essa integração antecede o envio de Aluno, Responsável, Docente e Funcionários para o Portal SESI, na intenção de identificar se será aproveitado algum cadastro existente ou criado o pré-cadastro. Para integração de alunos e responsáveis acadêmicos (para alunos menores de 18 anos), tem como base o cadastro de Pessoa. Sendo assim consideramos: Campos obrigatórios para integração- Nome
- Estado Natal e Naturalidade
- Data de nascimento
- Sexo
- E-mail
- Nome da mãe (caso não possua CPF informado)
Campos de envio opcional- CPF
- Nome Social
- E-mail Complementar (caso o email O365 Esteja preenchido ele será enviado como principal).
Outras validações Sendo encontrado um registro, o Portal SESI retornará o Iduser* correspondente. *Identificar único da pessoa no Portal SESI. |
Cloak |
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| Para integração de alunos e responsáveis acadêmicos (para alunos menores de 18 anos), tem como base o cadastro de Pessoa. Sendo assim consideramos: Campos obrigatórios para integração- Nome
- Estado Natal e Naturalidade
- Data de nascimento
- Sexo
- E-mail
- Usuário* (caso o usuário esteja inativo será enviado o comando de inativação ao Portal SESI)
- Senha do usuário
- Nome da mãe (caso não possua CPF informado)
*Ao instalar a customização no ambiente de produção é necessário executar o processo de geração de usuário selecionando todos os alunos para que os mesmos realizem a troca de senhas ao fazer login no sistema. Campos de envio opcional- CPF
- Nome Social
- E-mail Complementar (caso o email O365 Esteja preenchido ele será enviado como principal)
- Raça
Outras validações - E-mail do responsável acadêmico: Será verificado se o responsável acadêmico é também um aluno ou Professor. Caso seja, consultamos se o e-mail do responsável acadêmico (PPESSOA) é o mesmo e-mail do campo complementar a Office 365 (aluno ou professor). Se os e-mails forem idênticos, a validação na Quickemail não será necessária, se forem divergentes, a validação na Quickemail será aplicada respeitando os parâmetros cadastrados.
- Notificação de Alerta para E-mail Inválido: Será exibida notificação no cadastro de Aluno, caso seja realizada inclusão ou alteração no e-mail, para validar a sintaxe* do e-mail (*se tem domínio, o @ e ponto caracteres validos) e alertar da importância de um e-mail válido.
- Matrículas do aluno: Caso o aluno possua matrícula, é necessário que a mesma esteja com a flag "Enviar ao Portal Sesi" para que o aluno seja integrado.
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Cloak |
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| Para integração é necessário de as Turmas e Turmas/disciplinas sejam cadastras considerando: Campos obrigatórios para integraçãoPara turmas e turmas Disciplinas: - Turno
- Data inicial
- Data final
- Código turmaturma¹
Para o Novo Ensino Médico considerar também: Outras validações- Campo complementar Enviar ao Portal SESI no cadastro da Turma: Este campo, por padrão estará marcado. Caso seja desmarcado a Turma e seus vínculos não serão considerados na integração com o Portal SESI.
- [Novo!] ¹Será verificado se o parâmetro 'Utiliza campo complementar Turma SESI Educação' está marcado.
- Este campo marcado indica que no processo de exportação de turmas ao Portal SESI Educação, será considerado como código da turma, o valor informado no campo complementar mencionado.
- Caso desmarcado será considerado o valor do campo nativo da turma 'Código da turma' (STURMA.CODTURMA).
- RedAtenção Caso o parâmetro esteja marcado o envio do código da turma para o Portal SESI será o campo complementar “Turma Sesi Educação” desde que esteja preenchido. Quando ele não está preenchido a customização envia o Código da Turma (STURMA.CODTURMA).
- Campo complementar Enviar ao Portal SESI no cadastro da Turma: Este campo, por padrão estará marcado. Caso seja desmarcado a Turma e seus vínculos não serão considerados na integração com o Portal SESI.
Reenvio de turmas já exportadas [Novo!] [Novo!] Para as Turmas que já foram enviadas com sucesso para o Portal SESI com o código da Turma, e o Regional necessite reenviar o registro alterando para o envio da informação existente no campo complementar Turma SESI Educação, será necessário:
- Alterar/incluir os registros das Turmas para que a integração entenda que o registro sofreu atualização e precisa ser reenviado ao Portal SESI, nesse reenvio serão consideradas as novas regras implementadas neste escopo.
O fato de preencher o campo complementar Turma SESI educação já é uma alteração válida para o reenvio. - Executar o processo de exportação de Turmas.
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Cloak |
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| Serão exportadas as Matriculas dos alunos considerando:
Itens que serão integradosAlunos já exportados ao Portal SESI e que estejam matriculados com algum dos Status abaixo: - Pré-matrícula: para matrículas
| Cloak |
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| Serão exportadas as Matriculas dos alunos considerando: Itens que serão integradosAlunos já exportados ao Portal SESI e que estejam matriculados com algum dos Status abaixo: - Pré-matrícula: para matrículas no período letivo que estiverem parametrizadas com Situação de Matrícula que o Status Indica estiver preenchido como “Pré-Matriculado” ou “Matriculado” e a Data corrente é menor que a Data Início da Turma;
- Matriculado: para matrículas no período letivo que estiverem parametrizadas com Situação de Matrícula que o Status Indica estiver preenchido como “Matriculado” e não forem identificados como Concluinte ou Pré-Matriculado;
- Inativo: para matrículas no período letivo que estiverem parametrizadas com Situação de Matrícula que o Status Indica estiver preenchido como “Inativo”.
Outras validaçõesCampo complementar Enviar ao Portal SESI na Matrícula do Período letivo: Este campo, por padrão estará marcado. Caso seja desmarcado essa matrícula não será considerada na integração com o Portal SESI.A data de início daturma não é considerada um pré-requisito para exportação. Consideramos a data da entrada da pré-matrícula no SGE (exceto para alunos da EJA).- “Pré-Matriculado” ou “Matriculado” e a Data corrente é menor que a Data Início da Turma;
- Matriculado: para matrículas no período letivo que estiverem parametrizadas com Situação de Matrícula que o Status Indica estiver preenchido como “Matriculado” e não forem identificados como Concluinte ou Pré-Matriculado;
- Inativo: para matrículas no período letivo que estiverem parametrizadas com Situação de Matrícula que o Status Indica estiver preenchido como “Inativo”.
Importante: - Passaremos a enviar todas as matrículas elegíveis ao Portal SESI educação e não mais somente a última, porém atualizações serão enviadas somente em caso de alteração de situação de matrícula ou resultado, pois estes são os campos enviados que não fazem parte da chave da matrícula.
- Considerando que a situação de matrícula ‘Pré matriculado’, possivelmente são de alunos cuja turma em que está vinculado ainda não foi iniciada, caso o aluno não tenha situação de matrícula considerada “Matriculado”, no Portal SESI o aluno permanecerá Inativo, até que esta “Pré-matrícula” tenha mudado para “Matriculado”.
Outras validações- Campo complementar Enviar ao Portal SESI na Matrícula do Período letivo: Este campo, por padrão estará marcado. Caso seja desmarcado essa matrícula não será considerada na integração com o Portal SESI.
- A data de início daturma não é considerada um pré-requisito para exportação. Consideramos a data da entrada da pré-matrícula no SGE (exceto para alunos da EJA).
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Cloak |
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| Para integração de Docentes (Professores | Cloak |
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| Para integração de Docentes (Professores), tem como base o cadastro de Pessoa. Sendo assim consideramos: Campos obrigatórios para integração- Nome
- Estado Natal e Naturalidade
- Data de nascimento
- Sexo
- E-mail
- Usuário (Ativo)
- Senha do usuário
- Nome da mãe (caso não possua CPF informado)
Campos de envio opcional- CPF
- Nome Social
- E-mail Complementar (caso o e-mail O365 Esteja preenchido ele será enviado como principal)
- Raça
Atenção!Para que o professor seja exportado, é necessário que ele tenha um usuário cadastrado no SGE e esteja ministrando aula em uma Turma/Disciplina que tenha sido informada no cadastro De/Para para disciplinas. |
Cloak |
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| Para integração de Aulas do Docente, será enviado a relação do Docente com as turmas/disciplinas:
Validações- Professores vinculados a turmas/disciplina, já exportadas.integradas
Verificar as regras de envia envio das turmas e turmas/disciplinas. |
Cloak |
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| O termo 'funcionários' se refere às pessoas designadas a determinadas funções no SGE – Módulo Educacional (secretários escolares, membros da comissão coordenadora e diretores escolares). Sendo assim, consideramos: Campos obrigatórios para integração- Nome
- Estado Natal e Naturalidade
- Data de nascimento
- Sexo
- E-mail
- Usuário* (caso o usuário esteja inativo será enviado o comando de inativação ao Portal SESI)
- Senha do usuário
- Perfil de funcionário (Cadastrado nos parâmetros)
- Nome da mãe (caso não possua CPF informado)
Campos de envio opcional- CPF
- Nome Social
- E-mail Complementar (caso o email e-mail O365 Esteja preenchido ele será enviado como principal)
- Raça
Outras validações Tais registros de 'funcionários' do SGE – Módulo Educacional são pessoas (PPESSOA) associados às funções através dos Menus: - Filial | Dados Educacionais | <anexo> Diretores por Filial
- Módulo Educacional | Currículo e Oferta | Estrutura Curricular | Matrizes curriculares | <anexo> Matriz aplicada | <anexo> Comissão Coordenadora'.
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Cloak |
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| A integração das Oficinas será tratada em tópico a parte deste manual. |
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Conhecendo a regra de cada Entidade que será exportada. O usuário poderá executar o processo de Exportação através do Menu: TOTVS Educacional | Sistema Industria | Integradores | Portal SESI | Exportação de Entidades
Informações |
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- Esse processo poderá ser agendado conforme recurso nativo.
- O processo de exportação acontece de formar síncrona.
- O primeiro envio pode levar mais tempo para ser concluído.
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Executando manualmente o processo o usuário poderá selecionar uma ou mais entidades.
O resultado da exportação é registrado no Monitor de log da integração, descrito no próximo tópico deste manual.
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Expandir |
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Após a exportação dos dados, cada exportação gera um determinado registro de Log. O Monitor de Log, possibilita uma visão dos dados que foram enviados e o retorno de cada exportação. Ele estará disponível no Menu: TOTVS Educacional | Sistema Industria | Integradores | Portal SESI | DE/PARA da integração
Ao acessar a tela é apresentado todos os Registros da Exportação. Para facilitar o entendimento vamos apresenta-lo por Funcionalidade.
Cada Funcionalidade integrada, traz as informações de Log: Image Removed No anexo Item de log, é possível visualizar com mais detalhes os dados exportados: Image Removed Na tela do anexo temos acesso a: Informações |
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title | Clique no item a esquerda e veja a descrição a direita |
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Section |
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Column |
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MensagemDados Enviados
Dados Recebidos Column |
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Cloak |
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Mensagem: descrição geral da execução do processo.
Exemplo: Criação do aluno realizada com sucesso.
Cloak |
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Dados enviados: Aqui é possível verificar se todos os dados preenchidos foram enviados.
Exemplo de exportação de Pré Cadastro de Pessoa:
- Method= POST (criação) ou PUT (atualização)
- iduser = identificador único da pessoa no Portal SESI
- idred: será enviado fixo “7”
- codigoExterno: campo livre 1 (Cadastro de Filial: DFILIAL.CAMPOLIVRE1)
Cloak |
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Dados recebidos: retorno da exportação.
Exemplo: “cadastro realizado com sucesso’’
Caso seja apresentado algum erro na exportação, é possível identificar qual regra foi violada, a partir da mensagem apresentada:
Image Removed
No exemplo acima, o Pré cadastro de pessoa nao foi exportado porque o "O campo Email não é um endereço de email válido."
Nesta situação, o usuário poderá corrigir o campo e realizar o reenvio desse log, através do Processo: Reenvio de dados:
Image Removed
de Log:
Image Added
No anexo Item de log, é possível visualizar com mais detalhes os dados exportados:
Image Added
Na tela do anexo temos acesso a:
Informações |
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title | Clique no item a esquerda e veja a descrição a direita |
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Section |
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| Column |
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| Mensagem Dados Enviados Dados Recebidos
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Column |
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| Cloak |
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| Mensagem: descrição geral da execução do processo. Exemplo: Criação do aluno realizada com sucesso.
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Cloak |
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| Dados enviados: Aqui é possível verificar se todos os dados preenchidos foram enviados. Exemplo de exportação de Pré Cadastro de Pessoa:
- Method= POST (criação) ou PUT (atualização)
- iduser = identificador único da pessoa no Portal SESI
- idred: será enviado fixo “7”
- codigoExterno: campo livre 1 (Cadastro de Filial: DFILIAL.CAMPOLIVRE1)
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Cloak |
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| Dados recebidos: retorno da exportação. Exemplo: “cadastro realizado com sucesso’’
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Caso seja apresentado algum erro na exportação, é possível identificar qual regra foi violada, a partir da mensagem apresentada:
Image Added
No exemplo acima, o Pré cadastro de pessoa nao foi exportado porque o "O campo Email não é um endereço de email válido."
Nesta situação, o usuário poderá corrigir o campo e realizar o reenvio desse log, através do Processo: Reenvio de dados:
Image Added
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title | Atualização de dados [Atualizado] |
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Os dados referentes a alunos, docentes e funcionários estão sujeitos a modificações após a exportação inicial. Quando essas alterações ocorrerem, ao realizar o processo de exportação novamente, a customização enviará ao Portal SESI apenas os campos que foram modificados. Vale ressaltar que os campos que foram alterados não serão exportados novamente.
Aluno na criação (Method =POST) não tinha registro de nome social. Atualizando o cadastro do aluno com a inclusão do nome social e realizado a exportação novamente, foi enviada a atualização (Method = PUT) com o nome social cadastrado (JULIO): Image Added Image Added
Aviso |
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title | Reenvio de turmas já exportadas |
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| [Novo!] Considerando a nova regra, onde o campo complementar: Turma SESI Educação, pode ser considerado: Para as Turmas que já foram enviadas com sucesso para o Portal SESI com o código da Turma (STURMA.CODTURMA), e o Regional necessite reenviar o registro alterando para o envio da informação existente no campo complementar Turma SESI Educação, será necessário:
- Alterar/incluir os registros das Turmas para que a integração entenda que o registro sofreu atualização e precisa ser reenviado ao Portal SESI, nesse reenvio serão consideradas as novas regras implementadas neste escopo.
O fato de preencher o campo complementar Turma SESI educação já é uma alteração válida para o reenvio. - Executar o processo de exportação de Turmas.
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Expandir |
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title | Atualização de dados |
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Os dados referentes a alunos, docentes e funcionários estão sujeitos a modificações após a exportação inicial. Quando essas alterações ocorrerem, ao realizar o processo de exportação novamente, a customização enviará ao Portal SESI apenas os campos que foram modificados. Vale ressaltar que os campos que foram alterados não serão exportados novamente.
Aluno na criação (Method =POST) não tinha registro de nome social. Atualizando o cadastro do aluno com a inclusão do nome social e realizado a exportação novamente, foi enviada a atualização (Method = PUT) com o nome social cadastrado (JULIO): Image Removed Image Removed |
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title | Acesso ao Portal SESI via Portal do Aluno |
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Foi incluído no Portal do aluno, um menu para que ele acesse o Portal SESI. Quando os alunos clicarem nesse link, eles serão direcionados automaticamente para o Portal SESI, onde serão autenticados automaticamente, sem a necessidade de inserir suas informações de login novamente.
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