Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.


Integração - Emissão de Cheques - Protheus - Logix TRB

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Serviços

Módulo:

SIGAGPE - Gestão de Pessoal

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

GPEIXXX
GPEI281
Mensagem Única - Emissão de Cheques.

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

GPER280
.
Emissão de Cheques.
GPEXXXX.
GPEA281
Manutenção de Cheques.

Chamados relacionados

TRPNAS

Tabelas utilizadas:

SEF;
XXX
 SM3

Versões/Release:

11.80


Descrição

da Implementação

A implementação consiste em uma melhoria que será disponibilizada, principalmente, para os clientes que utilizam a Folha do Protheus (SIGAGPE) e desejam integrar a Emissão de Cheques (GPER280), que é realizada pelo RH, com A integração implementada é entre a rotina GPER280 (Emissão de Cheques) do Protheus e o módulo TRB do Logix, via mensagem única.A . Essa integração será realizada via "Mensagem Única", sendo que a mensagem utilizada é a "BankTransaction" (versão 1.000).

BankTansaction_1_000. A rotina de integração gera será ativada junto à emissão de cheques, gerando um arquivo (XML segundo o padrão do arquivo BankTansaction_1_000.xsd. Nessa mensagem o Protheus enviará para o Logix os dados dos cheques emitidos pelo módulo SIGAGPE, através da rotina GPER280.

Tal rotina faz a chamada para a rotina GPEXXXX que será utilizada para a integração via mensagem BankTransaction com o módulo TRB do Logix.

 

 

Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.

  1. Aplique o patch do chamado e execute uma vez a rotina GPER280.
  2. No módulo SIGAGPE acesse Relatórios -> Recibos/Cheques -> Emissão de Cheques

) que será enviado para o Logix, que por sua vez encaminhará um outro arquivo, de retorno, do mesmo formato, informando ao Protheus, além do "status" da mensagem, os dados de "Número do Documento", "Número do Lote" e "Sequência do Lote". O Protheus armazenará esses dados (na tabela de De-Para, XXF) para que, necessitando de um futuro cancelamento ou alteração, os cheques possam ser identificados no Logix.

 

Adapter EAI

    • Ao configurar o "Adapter EAI" da rotina GPEA281, sempre que houver emissão de cheques pelo módulo SIGAGPE, os cheques serão integrados com o módulo TRB, ou seja, para não utilizar a integração basta não configurar o "Adapter" da rotina;

Rotina de Manutenção de Cheques (GPEA281)

    • Os cheques emitidos pela rotina de Emissão de Cheques (GPER280) poderão ser visualizados pela rotina de Manutenção de Cheques (GPEA281);
    • Essa é uma rotina independente da integração, portanto possui uma documentação a parte;
    • A rotina não permitirá a alteração dos dados dos cheques, na medida em que os cheques já foram emitidos, com exceção da Conta Contábil de Débito e do Item Contábil (AEN). Além disso, a rotina permitirá o cancelamento dos cheques;
    • O cancelamento dos cheques poderá ser "solicitado" pelo Protheus, porém o tratamento que verificará se o cheque pode ser cancelado ou não será realizado pelo Logix;
    • Essa rotina poderá ser acessada através da rotina de Emissão de Cheques (GPER280), no módulo "Gestão de Pessoal" (SIGAGPE) do Protheus;

Contabilização

    • Ao implementar a integração da emissão de cheques entre o Protheus e o Logix, a contabilização da folha continuará sendo feita como anteriormente nos produtos padrões, ou seja, caso haja alguma customização na contabilização de ambos os produtos, essa é de responsabilidade do cliente;

Parâmetros da Rotina

    • Além dos parâmetros já existentes na rotina de "Emissão de Cheques", serão apresentadas três novas perguntas de caráter obrigatório: "Conta Contábil de Débito", "Item Contábil (AEN Logix)" e "Código do Histórico Contábil";
    • Esses três parâmetros referem-se, respectivamente, a conta contábil de débito, cujo TRB utilizará no momento da conciliação bancária, ao código do Item Contábil, que no Logix é denominado "Área Estratégica de Negócio" (AEN) e ao código do histórico contábil, que é um cadastro existente no Logix;
    • Essas perguntas serão apresentadas apenas para quem possuir essa integração entre a Emissão de Cheques e o módulo TRB.


Importante:

A troca de informações bancárias entre as marcas (Protheus e Logix) será garantida pela mensagem única Bank, que deve estar funcionando corretamente para que a integração entre Emissão de Cheques (Protheus) e móldulo TRB (Logix), seja implementada corretamente.
 


Procedimento para Implantação

  1. Aplicar o patch do chamado;

  2. Executar o Compatibilizador para que as alterações que constam no item "Atualizações do Compatibilizador" sejam realizadas (conforme orientações abaixo);
  3. Configurar a rotina GPEA281 no Schedule, conforme orientações do item "Procedimento para Configuração";

Para executar o compatibilizador RHUPDMOD:

Em ByYou Smart Client, informe "RHUPDMOD" no campo Programa Inicial.

  1. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 18/09/2015.
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa SIGAGPE().
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Selecione as opções 298 e 299 referentes a criação da tabela SM3 e a do parâmetro MV_INTGTRB juntamente com o grupo de perguntas GPEA281, respectivamente.
    2. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    3. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    4. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    5. Clique em OK para encerrar o processamento.

Atenção:

A integração da emissão de cheques deve ser utilizada somente após a execução dos procedimentos citados acima.


Procedimento para Utilização

  1. Em "Gestão de Pessoal" (SIGAGPE) acesse, "Relatórios > Recibos/Cheques > Emissão de Cheques";
  2. Selecione a rotina de "Emissão de Cheques" ou a de "Manutenção de Cheques";
    1. Selecionando a opção de "Manutenção de Cheques" será aberta uma tela com os cheques que já foram emitidos, permitindo o cancelamento ou alteração dos mesmos;
      1. Escolha a operação a ser realizada e confirme;
    2. Selecionando a opção de "Emissão de Cheques", a rotina para emissão seguirá seu curso normalmente (assim como era antes), com exceção das duas novas perguntas que serão apresentadas;
      1. Informe os parâmetros solicitados;
      2. Emita os cheques;
  3. As informações serão enviadas ao Logix;


Procedimento para Configuração

1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Configure o parâmetro a seguir:

Nome:

MV_INTGTRB

Tipo:

Lógico

Cont. Por.:

.F.

Descrição:

Integra Emissão de Cheques com o TRB?

.T. = Integra, .F. = Não integra


2. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Schedule/Adapter E.A.I (CFGX017) e inclua a rotina conforme os campos abaixo.

OBS: Os campos que não estão informados abaixo podem ser configurados conforme preferência do cliente.

CampoConteúdo
Mensagem ÚnicaSim
RotinaGPEA281
MensagemBankTransactions
Canal de EnvioEAI



Atualizações do Compatibilizador 

1. Criação

Atualizações do Compatibilizador

Criação

ou Alteração de Perguntas no arquivo SX1 – Cadastro de Perguntes:

Pergunte

(X1_PERGUNT)

Nome

 

Grupo

(X1_GRUPO)

Ordem

(X1_ORDEM)

Tipo

(X1_TIPO)

Tamanho

(X1_TAMANHO)

 

7.  Criação ou Alteração de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:

Nome da Variável

(X6_VAR)

Tipo

(X6_TIPO)

Descrição

(X6_DESCRIC + X6_DESC1 + X6_DESC2)

Valor Padrão

(X6_CONTEUD)

Procedimento para Configuração

(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou  rotinas no menu).

 

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
    (É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

 

Tipo:

Informe o Tipo do parâmetro

Cont. Por.:

Informe o Conteúdo padrão

Descrição:

 

Procedimento para Utilização

  • Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
  • Localização da rotina no menu;
  • Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
  • Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.

 

 

Exemplo:

       1.            No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).

O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.

       2.            Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.

       3.            Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.

       4.            Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).

O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.

       5.            Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:

                      Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.

       6.            Confira os dados e confirme.

 

- Grupo GPEA281 - Integração Logix - Emissão de Cheques

Pergunte

Conta Contábil Débito?

Grupo

GPEA281

Ordem

01

Tipo

Caracter

Tamanho

20

Pergunte

Item Contábil?

Grupo

GPEA281

Ordem

02

Tipo

Caracter

Tamanho

9

Pergunte

Codigo Histórico Contábil?

Grupo

GPEA281

Ordem

03

Tipo

Caracter

Tamanho

3

 

2. Criação de tabela no arquivo SX2 – Tabelas:

ChaveNomeModoPyme
SM3Cheques RHCS

 

3. Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:

- Tabela SM3 - Cheques RH

CampoM3_FILIAL
TipoCaracter
Tamanho2
Decimal0
Formato 
TítuloFilial
DescriçãoFilial
UsadoNão
ObrigatórioNão
Val. Sistema 
HelpFilial do Sistema.
CampoM3_BANCO
TipoCaracter
Tamanho3
Decimal0
Formato@!
TítuloBanco
DescriçãoCódigo do Banco
UsadoSim
ObrigatórioSim
Val. Sistema 
HelpInforme o código do Banco.
CampoM3_AGENCIA
TipoCaracter
Tamanho5
Decimal0
Formato@!
TítuloAgência
DescriçãoCódigo da Agência
UsadoSim
ObrigatórioSim
Val. Sistema 
HelpInforme o código da Agência.
CampoM3_CONTA
TipoCaracter
Tamanho11
Decimal0
Formato@!
TítuloConta
DescriçãoConta Corrente
UsadoSim
ObrigatórioSim
Val. Sistema 
HelpInforme o número da conta bancária.
CampoM3_NUMCHEQ
TipoCaracter
Tamanho15
Decimal0
Formato@!
TítuloNúm. Cheque
DescriçãoNúmero do Cheque
UsadoSim
ObrigatórioSim
Val. Sistema 
HelpNúmero do cheque emitido.
CampoM3_DTEMISS
TipoData
Tamanho8
Decimal0
Formato 
TítuloData Em. Chq
DescriçãoData Emissão Cheque
UsadoSim
ObrigatórioSim
Val. SistemaM->M3_DTEMISS <= dDataBase
HelpData de Emissão do Cheque.
CampoM3_VALOR
TipoNumérico
Tamanho16
Decimal2
Formato

@E 9,999,999,999,999.99

TítuloValor Cheque
DescriçãoValor do Cheque
UsadoSim
ObrigatórioSim
Val. SistemaPositivo() .And. (M->M3_VALOR > 0)
HelpValor do cheque emitido.
CampoM3_TIPO
TipoCaracter
Tamanho3
Decimal0
Formato 
TítuloTipo Título
DescriçãoTipo do Título
UsadoSim
ObrigatórioSim
Val. Sistema 
HelpTipo do Título.
CampoM3_BENEF
TipoCaracter
Tamanho40
Decimal0
Formato@!S40
TítuloNome Benef.
Descrição

Nome do Beneficiário

UsadoSim
ObrigatórioNão
Val. Sistema 
HelpNome do beneficiário.
CampoM3_MAT
TipoCaracter
Tamanho6
Decimal0
Formato@!
TítuloCod. Fun.
DescriçãoCódigo do Funcionário
UsadoSim
ObrigatórioNão
Val. Sistema 
HelpCódigo do Funcionário que representa o Fornecedor.
CampoM3_DEBITO
TipoCaracter
Tamanho20
Decimal0
Formato@!
TítuloConta Deb.
DescriçãoConta Contábil de Débito
UsadoSim
ObrigatórioNão
Val. Sistema

CTB105CTA(M->M3_DEBITO)

HelpConta contábil de débito que será utilizada na conciliação bancária do módulo TRB.
CampoM3_CREDITO
TipoCaracter
Tamanho20
Decimal0
Formato@!
TítuloConta Cred.
DescriçãoConta Contábil de Crédito
UsadoSim
ObrigatórioNão
Val. Sistema

CTB105CTA(M->M3_CREDITO)

HelpConta contábil de crédito que será utilizada na conciliação bancária do módulo TRB.
CampoM3_IMPRESS
TipoCaracter
Tamanho1
Decimal0
Formato@!
TítuloStatus Impr.
DescriçãoStatus da Impressão
UsadoSim
ObrigatórioNão
Val. Sistema

Pertence("SC") .And. NaoVazio()

HelpStatus da impressão do cheque, sendo que: S = Impresso; e C = Cancelado.
CampoM3_ITEMC
TipoCaracter
Tamanho9
Decimal0
Formato@!
TítuloItem Cont.
DescriçãoItem Contábil (AEN)
UsadoSim
ObrigatórioNão
Val. Sistema

CTB105ITEM()

HelpItem contábil (AEN Logix) que será utilizado na conciliação bancária do módulo TRB. Obs: O Item Contábil do Protheus equivale, no Logix, a Área Estratégica de Negócio (AEN).
CampoM3_CODHIST
TipoCaracter
Tamanho3
Decimal0
Formato@!
TítuloCod. Hist.
DescriçãoCodigo Histórico Logix
UsadoSim
ObrigatórioNão
Val. Sistema

 

HelpCódigo do Histórico Contábil no Logix.

 

4. Criação de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:

Nome da Variável

MV_INTGTRB

Tipo

Lógico

Descrição

Integra Emissão de Cheques com o TRB?

.T. = Integra, .F. = Não integra

Valor Padrão

.F.


5. Criação de Índices no arquivo SIX – Índices:

Índice
SM3
Ordem

1

ChaveM3_FILIAL+M3_BANCO+M3_AGENCIA+M3_CONTA+M3_NUMCHEQ
ProprietárioS
Índice
SM3
Ordem

2

ChaveM3_FILIAL+M3_NUMCHEQ
ProprietárioS
Índice
SM3
Ordem

3

ChaveM3_FILIAL+DTOS(M3_DTEMISS)+STR(M3_VALOR)
ProprietárioS