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INTEGRAÇÃO DATASUL X SAMSUNG VISIBILITY - SCI

Contexto de negócio (Introdução)

A integração entre o ERP Datasul e o Samsung Visibility - SCI tem como objetivo fornecer informações da execução de cada etapa da venda deste , desde a entrada do pedido até seu faturamento e efetiva entrega no cliente. O SCI irá receber as informações enviadas pelo backoffice back office e realizará o armazenamento e análise das informações informações.

Sistemas Envolvidos

Samsung Visibility - SCI

Sistema O sistema vertical desenvolvido pela Samsung , que permite se monitorar dados coletados em tempo real do fluxo físico dentro da cadeia de valor, e responder em tempo adequado as situações excepcionais. A cada etapa do processo de venda, desde a entrada do pedido até a entrega no cliente, o produto Samsung receberá mensagens XML do ERP Datasul em tempo real e apresentará em sua interface o status do pedido em relação ao atendimento do pedido e o lead - time de execução de cada etapa.

ERP Datasul

Sistema de BackOffice back office para gestão de empresas com ênfase no segmento de Manufatura. Disponibiliza módulos de gestão e controle da distribuição com foco nos requisitos comerciais, fiscais e tributários, entre eles: Pedidos de Venda, Faturamento e Embarques. 

Integração

A integração é realizada por intermédio de arquivo XML, utilizando os Web Services disponibilizados pelo Samsung Visiblity - SCI, sem transformação de mensagens e sem utilização de sistemas intermediários (TOTVS EAI, TOTVS ESB, etc.).

A integração entre ERP Datasul e Samsung Visibility - SCI permite realizar o controle do pedido desde sua entrada até a entrega, permitindo aos tomadores de decisão o monitoramento em tempo real de cada etapa do processo. 

Escopo

Disponibilizar aos clientes da TOTVS uma ferramenta especializada em análise e acompanhamento das etapas da Cadeia se Suprimentos, integrada aos módulos de Logística do ERP.  

A solução TOTVS SCI que consiste na integração entre o ERP Datasul e o produto Samsung Visibility. Em cada etapa do pedido de venda o ERP enviará informações ao Samsung Visibility. Essas informações serão registradas e apresentadas em um monitor de controle que apresentará cada etapa do processoOs módulos de Pedidos, Embarques e Faturamento do back office Datasul fornecerão informações, por meio de mensagens XML, ao Samsung Visibility informando a data e hora da execução de cada etapa da Cadeia de Suprimentos

A solução Samsung Visibility - SCI fará o controle dos tempos de execução de cada etapa do processo, denominada Tracking Point. O lead-time entre cada tracking point será parametrizado no solução Samsung.

Os tracking points controlados pela solução TOTVS SCI são os seguintes:

  • Order Entry - entrada de pedido

Em cada etapa do processo de venda o ERP Datasul enviará a mensagem relativa ao tracking point correspondente conforme segue:

  • Order Entry - será enviada na entrada de pedidos de venda via Totvs Colaboração (PD0621), 
  • Commercial Evaluation
  • Financial Evaluation
  • Shipment
  • Invoice
  • SEFAZ Authorization
  • DANFE Printing
  • Impressao Romaneio
  • Liberação Romaneio
  • Confirmação Entrega

     

    Possibilitar a integração dos Cadastros de Transportadores, Locais de Entrega, Itens e Tipos de Carga do Datasul para o Cockpit Logístico da Neolog (a partir do release 12.1.7)

     

    Possibilitar as integrações dos processos de envio de pedidos de venda, por intermédio das simulações ou embarques-remessa ao Cockpit e gerar os embarques no Datasul com o resultado as viagens planejadas no Cockpit (a partir do release 12.1.8).

     

     

    ------------

    Descreva, dado o contexto, qual o escopo de atuação da integração. Cite as áreas/perfis de usuários e funções impactadas. Se existe uma parte do contexto de negócio que a integração não tenta resolver, deixe explícito.

     

    Defina exatamente o que a integração FAZ, o que ela NÃO FAZ e a sua finalidade.

    [O conteúdo poderá estar disponível na ferramenta PMS – Painel de Gestão de Projetos, opção Plano do Projeto]

     

    Como são os processos os que serão integrados, mas com uma visão geral e não só o ponto de integração caso contrário a homologação [ou outro que pegar o documento] não saberá do que se trata no sistema vertical, de forma sucinta, como funciona e o(s) ponto(s) de integração.

     

    Citar a responsabilidade de cada produto.

     

    Descrever com mais detalhes sobre o que será integrado (mas não ser especialista nas entidades/processos, pois suas particularidades serão descritas posteriormente) incluindo diagramas, prints, imagens, etc o que for interessante para auxiliar o entendimento.

     

    Interessante aqui a inclusão de diagramas, imagens, lógicas, fluxo(s) do(s) processo(s) o que considerar interessante e agregador ao documento e ao escopo.

    Pré-requisitos instalação/implantação/utilização

    Relacione quais são os pré-requisitos (técnicos ou de negócio) para a integração. Este tópico não deve incluir informações da implantação normal do módulo, mas apenas informações específicas da integração. É como se este tópico já partisse do princípio que o módulo que será integrado já está normalmente instalado.

     

    Entre os tópicos deste tópico podemos citar:

    • Versões mínimas de produtos.
    • Módulos ou programas que geram informações necessárias a integração. Muitas vezes a integração partirá de informações que somente são trabalhadas em um determinado programa ou processo, que deverá estar em uso no cliente.
    • Ferramentas que são necessárias a integração, como: EAI, ESB, servidor de WebService etc.
    • Aspectos legais nos quais as partes envolvidas na integração devem estar inseridas, caso as informações envolvidas sejam utilizadas para o cumprimento de alguma lei específica.
    • Requisitos de hardware ou Software, como servidores, link de internet, capacidade de armazenamento e memória, sistema operacional.

    Datasul

    Insira aqui as informações pertinentes a Datasul.

    Logix

    Insira aqui as informações pertinentes ao Logix.

    Protheus

    Insira aqui as informações pertinentes ao Protheus.

    RM

    Insira aqui as informações pertinentes ao RM.

    Instalação/Atualização

    Este tópico tem por objetivo orientar a instalação da integração, visando o seu funcionamento completo. Instalação de produtos ou ferramentas necessárias podem referenciar outros documentos existentes, desde que estejam disponíveis no repositório de documentação da TOTVS ou sejam enviados junto com o documento da integração em si. As informações mínimas necessárias para teste tópico são:

    • Procedimentos que devem ser observados quando um dos produtos for atualizado.
    • Configuração necessária que deve ser realizada em arquivos de configuração ou programas de parâmetros etc.
    • Arquivos diversos que devem ser mantidos em determinados locais para o funcionamento da integração, exemplo: xml, xsd.
    • Atualizações necessárias em banco de dados ou instruções para que elas sejam feitas.
    • Processos, módulos ou programas que precisam ser instalados ou atualizados. Deve ser definida a versão mínima necessária dos programas envolvidos.
    • Ferramentas, servidores ou serviços que precisam ser disponibilizados e configurados, o que pode gerar necessidade de novo hardware ou aumento de capacidade. Exemplo: serviço de WebService.
    • Instruções para habilitar a comunicação da ferramenta EAI entre as partes, quais rotas devem ser definidas ou como as transações devem ser habilitadas.

     

    Observação: evite o uso de Prints de telas, facilitando, assim, o trabalho de tradução e versionamento deste documento.

    Datasul

    Insira aqui as informações pertinentes a Datasul.

    Logix

    Insira aqui as informações pertinentes ao Logix.

    Protheus

    Insira aqui as informações pertinentes ao Protheus.

    RM

    Insira aqui as informações pertinentes ao RM.

    Controle de Versão

    O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.

    Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.

    Suporte

    O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos RM Conector e Backoffice Protheus estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.

    Observação: Este modelo de suporte está sendo revisado pela TOTVS.

    Transações/Entidades/Mensagens únicas

    Apresente quais as transações/entidades que são trocadas e quem envia a informação para quem. Pode (e recomenda-se) ter um diagrama, uma tabela ou afins que apresente este fluxo.

    Relacione quais são as mensagem únicas (TOTVSMessage) utilizadas e qual o seu relacionamento com as entidades já existentes do ERPs envolvidos.

    Exemplos:

     

     

     Image Removed

     

    Image Removed

     

    Método

    ID

    Descrição

    Origem

    Destino

    XSD (versões podem variar)

    Cadastros

    01

    Cliente/Fornecedor

    RM

    Protheus

    CustomerVendor_1_000.xsd

    02

    Moeda

    RM

    Protheus

    Currency_1_000.xsd

    03

    Unidade de Medida

    RM

    Protheus

    UnitOfMeasure_1_000.xsd

    04

    Produto

    RM

    Protheus

    Item_?_000.xsd

    05

    Centro de Custo

    RM

    Protheus

    CostCenter_1_000.xsd

    06

    Ativos

    RM

    Protheus

    NOVA, Ativo fixo

    07

    Funcionários

    RM

    Protheus

    Employee_1_000.xsd

    08

    Projeto

    RM

    Protheus

    Project_1_000.xsd

    09

    Obra

    RM

    Protheus

    SubProject_1_000.xsd

    10

    Tarefa

    RM

    Protheus

    TaskProject_1_000.xsd

    11

    Meio de Pagamento

    RM

    Protheus

    ?????.xsd

    12

    Condições de pagamento

    RM

    Protheus

    PaymentCondition_1_000.xsd

    13

    Coligada*
    * implementado, mas o Protheus não vai enviar, estamos avaliando alternativa para preencher o de/para

    RM

    Protheus

    Company_1_000.xsd

    14

    Filial*
    * implementado, mas o Protheus não vai enviar, estamos avaliando alternativa para preencher o de/para

    RM

    Protheus

    Branch_2_000.xsd

    Processos

    15

    Solicitações (compras/armazém)

    Protheus

    RM

    Request_1_000.xsd

    16

    Cancelar movimento (solicitação, OS, etc)

    Protheus

    RM

    CancelRequest_1_000.xsd

    17

    Cancelar movimento (solicitação, OS, etc)

    RM

    Protheus

    CancelRequest_1_000.xsd

    18

    Baixa de estoque

    Protheus

    RM

    Request_1_000.xsd

    19

    Baixa de estoque

    RM

    Protheus

    Request_1_000.xsd

    20

    Consulta Saldo

    Protheus

    RM

     

    21

    Apropriação de custos

     

     

    Request _1_000.xsd

    22

    Geração de OS

     

     

     

    23

    Consulta de OS

     

     

     

    24

    Ampliação patrimonial

     

     

     

     

     

    Fluxo das Informações

     

    Para cada fluxo de informação descreva, se necessário, alterações de comportamento que o respectivo produto irá sofrer. Por exemplo: quando o Logix recebe o PEDIDO de OUTRO ERP, este pedido não poderá ser alterado no Logix.

    Liste quais as entidades integradas e como é o mapeamento entre as diferentes estruturas. Por exemplo: Classe no sistema A vira categoria no sistema B, o campo X é refletido no campo Y etc.

    Liste quais transações/operações a integração fará com as entidades relacionadas. Exemplo: Insert de PEDIDO, Insert, update de ITEM, buscar saldo em estoque do ITEM no dia X ou buscar dados do FUNCIONÁRIO.

    Cadastros

    Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.

    Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos

    Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade

     

    <Transação/Entidade>

    Identificador da Mensagem: <mensagem>

    Versão: <versão>

    Módulo <marca 1>: <BackOffice – Gestão xxxxxxx>

    Módulo <marca 2>: <SIGAXXX>

    Tipo de Envio: <Assíncrona/Síncrona>

     

    Mensagem Padrão

    PROTHEUS

    RM

    Tabela

    Campo

    Tabela

    Campo

    Code

    CTO990

    CTO_SIMB

    GMOEDA

    SIMBOLO *

    Description

    CTO990

    CTO_DESC

    GMOEDA

    DESCRICAO

    Symbol

    CTO990

    CTO_SIMB

    GMOEDA

    SIMBOLO

     

    Notas:

    Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela

    A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (integração) de acordo com cada marca

     

    Limitações/Restrições

    Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita.

    Processos

    Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.

    Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos

    Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade

     

    <Transação/Processo>

    Tipo de Fluxo: Protheus -> RM

    Mensagem: Request_1_000

    Versão: 1.000

    Descrição de todo o comportamento e funcionamento do processo. Breve contexto, origem, regras, integração (geração da mensagem, envio, recebimento no destino), o quê supostamente irá ocorrer no destino, retorno, impacto, consequências, o que foi afetado, como conferir, validar, etc o retorno.

     

    Acrescentar um diagrama do processo.

    A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (desta integração) de acordo com cada marca

     

    Notas:

    Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela

     

    Limitações/Restrições

    Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita. 

    Limitações / Restrições Gerais

    Descreva limitações e restrições para cada fluxo descrito no tópico anterior. Exemplo:

    • ERP1 envia ITEM cadastrado para o ERP2

    ERP1 somente enviará o ITEM se este estiver em uma das famílias cadastradas no parâmetro FAMILIA_INTEGRACAO.

     

    Se o tipo de valorização do estoque for FIFO.

    • ERP2 envia PEDIDO cadastrado para o ERP1

    O pedido recebido no ERP1 vindo do ERP2 estará bloqueado para alteração.

     

    Como fazer (opcional)

    Descreva os passos que viabilizem a integração.

    Exemplo:

    Os passos para viabilizar a integração são:

    • No Logix ou no Protheus efetue o cadastro das seguintes informações: Clientes, fornecedores, transportadores, cidades, cotação de moeda e unidades de medida.
    • No Logix cadastrar um novo depositante e efetuar toda a parametrização necessária para a operação de WMS.
    • No Logix cadastrar um novo produto que seja controlado pelo WMS, para o depositante cadastrado anteriormente.
    • No Logix efetuar um processo de recebimento para o produto cadastrado anteriormente, utilizando uma nota fiscal provisória (tipo “A”).
    • No Protheus consultar a nota fiscal de recebimento que foi registrada no Logix, validando as informações recebidas.
    • No Logix efetuar um processamento de regularização fiscal, efetuando a cobertura dos produtos recebidos anteriormente.
    • No Protheus verificar se foi efetuado corretamente o relacionamento entre os dois documentos.
    • No Logix efetuar um processo de expedição para o novo produto cadastrado, até o momento do envio da mensagem de integração de pedido de venda.
    • No Protheus efetuar o faturamento do pedido de venda recebido.
    • No Protheus verificar se a nota fiscal gerada contém todas as informações necessárias para o segmento de operador logístico (armazém geral).
    • No Protheus efetuar a escrituração fiscal das notas fiscais, verificando se as regras da legislação deste segmento foram respeitadas.
    • No Logix é possível consultar o número do pedido de venda gerado para as notas fiscais de retorno simbólico e conta/ordem no programa WMS6333 (Consulta de Documentos). Para os processos de faturamento de serviço o número do pedido está disponível no programa WMS6411 (Movimentos a Faturar).

     

    Situações comuns (opcional)

    Descreva situações problemáticas comuns que podem ocorrer durante o funcionamento da integração e como solucioná-los. Neste ponto também é importante dar instruções de como reconhecer e investigar problemas que podem vir a ocorrer durante a integração. Se houver, apresente tabelas de códigos e descrições de erros que a integração poderá apresentar.

    Este tópico possivelmente será alimentado com as experiências durante o desenvolvimento da integração e poderá ser realimentado durante o uso da integração no cliente.

    Exemplo 1:

    Tratamento de erros de integração (Produto A)

     

    Erro

    Mensagem

    Solução

    Código do erro

    Mensagem exibida

    Ação a ser tomada para resolução do erro.

     

    Tratamento de erros de integração (Produto B)

    Erro

    Mensagem

    Solução

    Código do erro

    Mensagem exibida

    Ação a ser tomada para resolução do erro.

     

     

    Exemplo 2:

    Quando uma mensagem é enviada do Logix para o Protheus, podem ocorrer situações em que o WebService não estará totalmente funcional. Nestes casos uma mensagem de erro genérica irá aparecer na tela:

    Exemplo:

    Erro ao enviar a mensagem de Cidade via Integração

    Se o arquivo de log for analisado, poderemos ver a falha na comunicação com o sistema destino:

    -------------------------------------------------------------------------------

    WSCERR044 / Não foi possível POST : URL http://172.16.31.57:8011/ws/FWWSEAI.apw

    ADVPL WSDL Client 1.080707 / tst on 20120315 08:49:51

    -------------------------------------------------------------------------------

     

    Para resolver este problema, verifique as configurações do sistema de destino, analisando o funcionamento do servidor utilizado para esta comunicação e a habilitação do endereço do WebService. 

    TOTVS SCI tem como objetivos específicos:

    • Possibilitar análises táticas e operacionais das atividades logísticas;
    • Disponibilizar dados para o acompanhamento do ciclo dos pedidos de venda;
    • Possibilitar a extração de indicadores de performance logística como o OTIF;
    • Identificar os desvios de processo e apontar atrasos futuros;
    • Enviar avisos eletrônicos sobre exceções e ocorrências dos processos Logísticos;

    Na solução Samsung Visibility - SCI estarão parametrizadas regras que calcularão os lead times de execução de cada etapa do processo ou tracking point. As informações enviadas pelo back office Datasul serão registradas e apresentadas em um monitor de controle, que por meio de semáforos informa o status do pedido, confrontando a data/ hora realizadas x data/ hora previstas baseadas nos lead times calculados. Os tracking points e seu status, data/ hora prevista e data/ hora realizada serão apresentados em uma linha do tempo, permitindo um simples monitoramento, rápida resposta em situações excepcionais e previsibilidade quanto a entrega no prazo previsto.

    Os tracking points controlados pela solução TOTVS SCI são os seguintes:

    • Entrada Pedido
    • Comercial
    • Crédito
    • Embarque
    • Emissão Nota Fiscal 
    • Autorização SEFAZ
    • Impressão DANFE
    • Expedição
    • Entrega

    Em cada etapa do processo de venda o ERP Datasul enviará a mensagem relativa ao tracking point correspondente, conforme segue:

    Tracking Points:

    • TP 1 - Entrada de Pedidos
      • Cancelamento de Pedidos (DELETE)
      • Eliminação de Pedidos (DELETE)
      • Suspensão de Pedidos (DELETE)
      • Completa Pedidos - pedido existente (UPDATE), pedido novo (CREATE)
      • Reativa Pedidos - (CREATE)
      • Pedidos EDI (PD0701) - (CREATE)
      • Pedidos EAI e Totvs Colaboração (PD0621) - (CREATE)

    • TP 2 - Envio de Entregas do Pedido de Venda - Invisivel no processo/monitor SCI
      • Completa Pedidos (PD4000/PD1509/PD0900) - pedido existente (UPDATE), pedido novo (CREATE)

    • TP 3 - Comercial
      • Completa Pedidos (PD4000/PD1509/PD0900) - pedido existente (UPDATE), pedido novo (CREATE)

    • TP 4 - Crédito
      • Completa Pedidos - aprovado existente (UPDATE), aprovado novo (CREATE), reprovado (DELETE)
      • Avaliação Crédito (CM0201) - (CREATE)

    • TP 5 - Embarque
      • Preparação Faturamento (EQ0506) - (CREATE/UPDATE)
      • Pré-faturamento Automático (EQ0505) - (CREATE/UPDATE)
      • Remejamento de Embarque (EQ0511/EQ0512) - (CREATE/UPDATE)
      • Simulação Pré-faturamento (EQ0503) - (CREATE/UPDATE)
      • Geração Pré-faturamento (EQ0504) - (CREATE/UPDATE)

    • TP 6 - Emissão Nota Fiscal (para notas com pedido de venda)
      • Cálculo de Embarques (FT4001) - (CREATE)
      • Faturamento de Pedidos (FT4002) - (CREATE)
      • Consulta de Notas Fiscais Eletronicas (FT0909) - (UPDATE)
      • Cancelamento de NF-e (FT0913) - (DELETE)
      • Cancelamento de Notas Fiscais (FT2200) - (DELETE)
      • Inutilização de Notas Fiscais Eletrônicas (FT2201) - (DELETE)

    • TP 7 - Autorização SEFAZ
      • Consulta de Notas Fiscais Eletrônicas (FT0909) - (CREATE)

    • TP 8 - Impressão DANF-e
      • Emissor DANF-e (FT0518) - (CREATE)
      • Emissor DANF-e (FT0527) - (CREATE)

    • TP 9 - Expedição
      • Emissor DANF-e (FT0518) - (CREATE)
      • Emissor DANF-e (FT0527) - (CREATE)

    • TP 10 - Entrega
      • Manutenção Notas Fiscais (FT0502) - (CREATE)
      • Monitor de Integração GFE (CD0433) - (CREATE)

     

    A figura abaixo ilustra o processo, apresentando as áreas envolvidas e seus respectivos tracking points.

    Image Added

     

    Pré-requisitos instalação/ implantação/ utilização

    Parâmetros de aquisição ativos (acesso pelo menu em Administração - Integração).

    Web Services ativos.

    Datasul

    Versão\release 12.1.11

    Parâmetro de integração via Web Service ativo.

    Parâmetros de integração com Samsung Visibility ativo.

    Todos os parâmetros citados encontram-se no programa Parâmetros de Integração Samsung Visibility - SCI (CD0091), que pode ser acessado pelo menu Logística - Pedidos - Cadastros.

    Samsung SCI

    A solução TOTVS SCI está homologada na versão 1.0.0 do software da Samsung. Caso exista a necessidade de instalar uma versão diferente da homologada, favor entrar em contato com a TOTVS, via abertura de chamado, para solicitar uma nova homologação.

    Instalação/Atualização

    Vide tópico Pré-requisitos instalação/ implantação/ utilização. 

    Datasul

    Vide tópico Pré-requisitos instalação/ implantação/ utilização.

    Controle de Versão

    O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as demandas de evolução das mensagens de integração e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.

    Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.

    Suporte

    O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos Samsung Visibility e  back office Datasul (Vendas, Embarque e Faturamento) estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.

    Observação: Este modelo de suporte está sendo revisado pela TOTVS.

    Transações/ Entidades/ Mensagens únicas

    Método

    ID

    Descrição

    Origem

    Destino

    Processos

    1

    Entrada de Pedidos

    Datasul

    SCI

    2

    Envio de Entregas do Pedido (invisível ao usuário)

    Datasul

    SCI

    3

    Avaliação Comercial

    Datasul

    SCI

    4

    Avaliação de Crédito

    Datasul

    SCI

    5

    Embarque

    Datasul

    SCI

    6

    Emissão Nota Fiscal

    Datasul

    SCI

    7

    Autorização SEFAZ

    Datasul

    SCI

    8

    Impressão DANF-e

    Datasul

    SCI

    9

    Expedição

    Datasul

    SCI

    10

    Entrega

    Datasul/GFE

    SCI

    Fluxo das Informações

    Durante o fluxo normal de trabalho, desde a implantação do pedido de venda no ERP até o faturamento e registro da entrega no cliente, o ERP enviará mensagens XML ao Samsung SCI informando a finalização de cada etapa do processo. 

    A ativação da integração não altera a forma de inclusão, alteração e exclusão de registros no ERP Datasul. A ativação da integração é processada no programa CD0091 (Parâmetros de Integração SCI). 

    As mensagens serão enviadas para o SCI para cada tracking point, conforme descrito no tópico de Escopo. 

    As falhas de comunicação entre os sistemas e o registro das integração que não obtiveram sucesso na transmissão dos dados de cadastros poderão ser consultados pelo programa Parâmetros de Integração SCI (CD0091) que dá acesso aos programas CD0081 (Histórico de Falhas de Conexão) e CD0093 (Contingência de Integração SCI), responsáveis por listar essas informações, respectivamente. O programa CD0093 também possibilita o reenvio dos registros com falha de transmissão, manualmente ou por intermédio de agendamento RPW (CD0093RP). Neste mesmo programa é possível verificar o sucesso do envio selecionando o Status Msg, como Envio "Ok".

    Para as ocorrências de falha de comunicação também é possível configurar o envio de aviso eletrônico por intermédio de parâmetros disponíveis no programa CD0091.

    Nas ocasiões em que o sistema destino precisar ficar indisponível para integração, é possível informar no Datasul que a integração está temporariamente suspensa (CD0091), evitando perda de desempenho com tentativas de transmissão de dados sem sucesso. Nesse caso, os registros incluídos ou alterados serão registrados como "Pendentes de envio" na lista de falhas de integração e poderão ser reenviados pelo programa CD0093.

    Cadastros

    Na integração entre o ERP Datasul e o Samsung SCI não haverá cadastros compartilhados entre os sistemas.

    Processos

    Conforme apresentado no tópico escopo, cada etapa do processo de vendas, embarque e faturamento enviará mensagens para o SCI. 

    Tracking Point 1 - Entrada Pedido

    Tipo de Fluxo: Datasul -> SCI

    Mensagem: Sales Order

    Versão: 1.000

    A mensagem de Sales Order, relativa ao Tracking Point 1, é enviada no momento em que o pedido é completado, exceto se o pedido foi cadastrado pelo TOTVS Colaboração ou foi realizada uma importação do pedido pelo programa PD0701. A mensagem do Tracking Point 1 é enviada neste momento pois ao completar o pedido o usuário indica que o cadastramento do pedido e seus respectivos itens foi finalizado. Nos pedidos do TOTVS Colaboração e EDI ao final da importação do pedido de venda há a garantia de que todos os itens do pedido foram cadastrados. 

    No XML de Sales Order serão enviadas as informações do pedido de venda no bloco "salesOrder" e as informações dos itens do pedido de venda no bloco "Item".

    Campo

    TAG Pai

    Tipo

    Ocorrência

    Tamanho

    Descrição

    salesOrder  1-1 TAG Principal
    Sales Order

    Campo

    TAG Pai

    Tipo

    Ocorrência

    Tamanho

    Descrição

    soNosalesOrderChar1-130Número do Pedido de Venda
    actionTypesalesOrderChar1-11C = Create, U = Update, D = Delete
    issueDatesalesOrderDate1-1yyyy-mm-ddThh24:mi:ssData e Hora da emissão do documento
    shiperIdsalesOrderNumber1-114CNPJ do Shipper
    shiperNamesalesOrderChar1-1250Nome do Shipper
    salesDivisionsalesOrderChar1-130Divisão de Negócio da Sales Order (**Opcional)
    customerNamesalesOrderChar1-1250Nome do Cliente
    customerCategorysalesOrderChar1-130Categoria do Cliente
    customerFederalIdsalesOrderNumber1-114CNPJ do Cliente
    customerStatesalesOrderChar1-12UF do Cliente
    customerCitysalesOrderChar1-1100Cidade do Cliente
    customerAddresssalesOrderChar1-1250Endereço do Cliente
    customerZipcodesalesOrderNumber1-18CEP do Cliente
    customerDeliveryNosalesOrderChar1-125Pedido do Cliente
    rddsalesOrderDate1-1yyyy-mm-ddThh24:mi:ssData de Entrega solicitada pelo cliente (RDD – Request Date to Delivery)
    totalAmountsalesOrderNumber1-110,3Valor total do pedido (**Opcional)
    incotermsalesOrderChar1-13Incoterm (**Opcional)
    carrierFederalIdsalesOrderChar1-114CNPJ do Transportador (**Opcional)
    salesChannelsalesOrderChar1-150Canal de Vendas (**Opcional)
    itemsalesOrderXML1-N TAG Grupo de itens
    Items

    Campo

    TAG Pai

    Tipo

    Ocorrência

    Tamanho

    Descrição

    skuitemChar1-150Código do Item
    descriptionitemChar1-1250Descrição do Item
    categoryitemChar1-110Categoria do Item (**Opcional)
    qtyitemnumber1-17,4Quantidade
    unititemChar1-110Unidade do Item (PC, CX, UN)
    volumeTotalitemNumber1-110,6Volume da quantidade total do item, medida em M3
    weightTotalitemNumber1-110,6Peso da quantidade total do item, medida em KG
    volumeUnititemNumber1-110,6Volume unitário do item (**Opcional)
    weightUnititemNumber1-110,6Peso unitário do item (**Opcional)
    rddItemDate1-1yyyy-mm-ddThh24:mi:ssData de Entrega solicitada pelo cliente (RDD – Request Date to Delivery)

     

    Tracking Point 2 - Envio de Entregas do Pedido de Venda - Invisivel no processo/monitor SCI

    Tipo de Fluxo: Datasul -> SCI

    Mensagem: Delivery Order

    Versão: 1.000

    A mensagem de Delivery Order relativa ao Tracking Point 2 é enviada no momento em que o pedido é completado. Esta mensagem enviará todos as entregas do item do pedido de venda. Cada doNo se refere à chave da entrega do pedido de venda (nome abreviado cliente + número do pedido + sequência do item + código do item + referência + número da entrega)

    Delivery Order

    Campo

    TAG Pai

    Tipo

    Ocorrência

    Tamanho

    Descrição

    doNodeliveryOrderChar1-170Número da entrega
    actionTypedeliveryOrderChar1-11C = Create, U = Update, D = Delete
    soNodeliveryOrderChar1-130Número do Pedido de Venda
    issueDatedeliveryOrderDate1-1yyyy-mm-ddThh24:mi:ssData e Hora da emissão do documento
    shiperFederalIddeliveryOrderNumber1-114CNPJ do Shipper
    customerFederalIddeliveryOrderNumber1-114CNPJ do Cliente
    shipToNamedeliveryOrderChar1-1250Nome do local de entrega
    shipToCategorydeliveryOrderChar1-130Categoria do local de entrega (**Opcional)
    shipToFederalIddeliveryOrderNumber1-114CNPJ do local de entrega
    shipToStatedeliveryOrderChar1-12UF do local de entrega
    shipToCitydeliveryOrderChar1-1100Cidade do local de entrega
    shipToAddressdeliveryOrderChar1-1250Endereço do local de entrega
    shipToZipcodedeliveryOrderNumber1-18CEP do local de entrega
    orderTypedeliveryOrderChar1-110Tipo da delviery (Vendas, Transferência, DOA)
    shippingConditiondeliveryOrderChar1-110Condição da entrega (Normal, Urgente)
    shipTypedeliveryOrderChar1-110

    Tipo da entrega (LTL, FTL, Air, Vessel)

    De

    Para

    Rodoviário

    ROAD

    Aeroviário

    AIR

    Maritimo

    VESSEL

    Ferroviário

    RAIL

    Rodoferroviário

    LTL-RAIL

    Rodofluvial

    LTL-FERRY

    Rodoaeroviário

    LTL-AIR

    Outros

    OTHERS

    rdddeliveryOrderDate1-1yyyy-mm-ddThh24:mi:ssData de Entrega solicitada pelo cliente (RDD – Request Date to Delivery)
    itemdeliveryOrderXML1-N TAG Grupo de itens
    Items
    CampoTAG PaiTipoOcorrênciaTamanhoDescrição
    itemOrderItemNumber1-15Ordem do Item da entrega
    itemOrderSOItemNumber1-15Ordem do Item na SO, utilizado como referência para rastreamento.
    skuitemChar1-150Código do Item
    descriptionitemChar1-1250Descrição do Item
    categoryitemChar1-110Categoria do Item (**Opcional)
    qtyitemnumber1-17,4Quantidade
    unititemChar1-110Unidade do Item (PC, CX, UN)
    volumeTotalitemNumber1-110,6Volume da quantidade total do item, medida em M3
    weightTotalitemNumber1-110,6Peso da quantidade total do item, medida em KG


    Tracking Point 3 - Avaliação Comercial

    Tipo de Fluxo: Datasul -> SCI

    Mensagem: Tracking - TP1010-10

    Versão: 1.000

    A mensagem de Tracking com código TP1010-10 é enviada no momento em que o pedido de venda é completado e liberado para seguir o fluxo até o faturamento.

    Campo

    TAG Pai

    Tipo

    Ocorrência

    Tamanho

    Descrição

    tracking XML1-50 TAG Principal
    Tracking

    Campo

    TAG Pai

    Tipo

    Ocorrência

    Tamanho

    Descrição

    refNotrackingChar1-170soNo = Chave do pedido de venda
    refTypetrackingNumber1-12Tipo do documento de referência = 1 - Sales Order (refNo = soNo)
    trackingCodetrackingChar1-110Código do evento ou ocorrência = TP1010-10
    checkpointCodetrackingChar1-110WH
    trackingDatetrackingDate & Time1-1yyyy-mm-ddThh24:mi:ssData e Hora do acontecimento
    remarkstrackingChar1-1100Observação ou informação adicional (Não Obrigatório)
    longitudetrackingNumber1-110,6GPS Longitude do acontecimento (Não Obrigatório)
    latitudetrackingNumber1-110,6GPS Latitude do acontecimento (Não Obrigatório)

     

    Tracking Point 4 - Avaliação Crédito

    Tipo de Fluxo: Datasul -> SCI

    Mensagem: Tracking - TP1010-15

    Versão: 1.000

    A mensagem de Tracking com código TP1010-15 é enviada no momento da aprovação de crédito do pedido para o respectivo cliente. O envio desta mensagem pode ser realizado na aprovação automática de crédito ao completar o pedido, ou na aprovação realizada no programa de Avaliação Crédito (CM0201)

    Campo

    TAG Pai

    Tipo

    Ocorrência

    Tamanho

    Descrição

    tracking XML1-50 TAG Principal
    Tracking

    Campo

    TAG Pai

    Tipo

    Ocorrência

    Tamanho

    Descrição

    refNotrackingChar1-170soNo = Chave do pedido de venda
    refTypetrackingNumber1-12Tipo do documento de referência - 1 = Sales Order (refNo = soNo)
    trackingCodetrackingChar1-110TP1010-15
    checkpointCodetrackingChar1-110WH
    trackingDatetrackingDate & Time1-1yyyy-mm-ddThh24:mi:ssData e Hora do acontecimento
    remarkstrackingChar1-1100Observação ou informação adicional (Não Obrigatório)
    longitudetrackingNumber1-110,6GPS Longitude do acontecimento (Não Obrigatório)
    latitudetrackingNumber1-110,6GPS Latitude do acontecimento (Não Obrigatório)

     

    Tracking Point 5 - Embarque

    Tipo de Fluxo: Datasul -> SCI

    Mensagem: Shipment

    Versão: 1.000

    A mensagem de Shipment é enviada no momento da criação do pré-faturamento. Na eventualidade de eliminação da alocação de algum item ao embarque será enviada uma mensagem de update sem o item.

     

    Campo

    TAG Pai

    Tipo

    Ocorrência

    Tamanho

    Descrição

    shipment  1-1 TAG Principal
    Shipment

    Campo

    TAG Pai

    Tipo

    Ocorrência

    Tamanho

    Descrição

    shipmentNoshipmentChar1-130Número do embarque
    actionTypeshipmentChar1-11C = Create, U = Update, D = Delete (Depende da regra de cada documento)
    issueDateshipmentDate1-1yyyy-mm-ddThh24:mi:ssData e Hora da emissão do documento
    shipeFederalIdshipmentNumber1-114CNPJ do Shipper
    shipToNameshipmentChar1-1250Nome do local de entrega
    shipToCategoryshipmentChar1-130Categoria do local de entrega
    shipToFederalIdshipmentNumber1-114CNPJ do local de entrega
    shipToStateshipmentChar1-12UF do local de entrega
    shipToCityshipmentChar1-1100Cidade do local de entrega
    shipToAddressshipmentChar1-1250Endereço do local de entrega
    shipToZipcodeshipmentNumber1-18CEP do local de entrega
    carrierNameshipmentChar1-1250Nome do transportador
    carrierFederalIdshipmentNumber1-114CNPJ do transportador
    carrierStateshipmentChar1-12UF do transportador
    carrierCityshipmentChar1-1100Cidade do transportador
    carrierAddressshipmentChar1-1250Endereço do transportador
    carrierZipcodeshipmentNumber1-18CEP do transportador
    etdshipmentDate1-1yyyy-mm-ddThh24:mi:ssData planejada para embarque
    vehicleCodeshipmentChar1-110Código do Veículo Shipment
    vehicleNameshipmentChar1-150Nome do Veículo do Shipment
    shippingConditionshipmentChar1-110Condição da entrega (Normal, Urgente)
    shipTypeshipmentChar1-110

    Tipo da entrega (LTL, FTL, Air, Vessel)

    De

    Para

    Rodoviário

    ROAD

    Aeroviário

    AIR

    Maritimo

    VESSEL

    Ferroviário

    RAIL

    Rodoferroviário

    LTL-RAIL

    Rodofluvial

    LTL-FERRY

    Rodoaeroviário

    LTL-AIR

    Outros

    OTHERS

    itemshipmentXML1-N TAG Grupo de itens
    Items

    Campo

    TAG Pai

    Tipo

    Ocorrência

    Tamanho

    Descrição

    doNoItemChar1-170Número da entrega
    accessKeyItemChar1-145Chave de Acesso da NF. (**Opcional)
    itemOrderItemNumber1-15Ordem do Item da Delivery Order
    skuitemChar1-150Código do Item
    descriptionitemChar1-1250Descrição do Item
    qtyitemnumber1-17,4Quantidade
    unititemChar1-110Unidade do Item (PC, CX, UN)
    volumeTotalitemNumber1-110,6Volume da quantidade total do item, medida em M3
    weightTotalitemNumber1-110,6Peso da quantidade total do item, medida em KG


    Tracking Point 6 - Emissão Nota Fiscal

    Tipo de Fluxo: Datasul -> SCI

    Mensagem: notaFiscal

    Versão: 1.000

    A mensagem de notaFiscal é enviada no momento da criação das notas fiscais provenientes do faturamento dos pedidos de venda.

     

    CampoTAG PaiTipoOcorrênciaTamanhoDescrição
    notaFiscal XML1-1 TAG Grupo para o envio do XML da Sefaz
    NF-e
    CampoTAG PaiTipoOcorrênciaTamanhoDescrição
    serienotaFiscalNumber1-15Serie da NF
    nNFnotaFiscalNumber1-110Número da NF
    accessKeynotaFiscalChar1-145Chave de Acesso da NF
    actionTypenotaFiscalChar1-11C = Create, U = Update, D = Delete
    natOpnotaFiscalChar1-1100Natureza de Operação
    issueDatenotaFiscalDatetime1-1yyyy-mm-ddThh24:mi:ssData de emissão da nota
    shipperFederalIdnotaFiscalNumber1-114CNPJ do Emitente (Shipper)
    customerFederalIdnotaFiscal  14CNPJ do destinatário
    shipToFederalIdnotaFiscalNumber1-114CNPJ do local de entrega
    carrierFederalIdnotaFiscalNumber1-114CNPJ da transportadora
    totalAmountnotaFiscalNumber1-115,2Valor total da Nota
    freightAmountnotaFiscalNumber1-115,2Valor do Frete
    additionalInfonotaFiscalChar1-1500Informação adicional
    itemnotaFiscalXML1-N TAG Grupo de itens
    Items

    Campo

    TAG Pai

    Tipo

    Ocorrência

    Tamanho

    Descrição

    skuitemChar1-150Código do Item
    shipmentNoitemChar1-130Número do embarque
    doNoitemChar1-170Delivery Order
    itemOrderItemNumber1-15Ordem do Item da Delivery Order
    descriptionitemChar1-1250Descrição do Item
    ncmitemChar1-18NCM do produto
    qtyitemnumber1-17,4Quantidade
    unititemChar1-110Unidade do Item (PC, CX, UN)
    unitValueItemNumber1-115,6Valor unitário do item
    itemAmountItemNumber1-115,2Valor total do item
    cfopItemNumber1-14CFOP do item

     

    Tracking Point 7 - Autorização SEFAZ

    Tipo de Fluxo: Datasul -> SCI

    Mensagem: Tracking - TP1010-30

    Versão: 1.000

    A mensagem de Tracking com código TP1010-30 é enviada no momento em que é retornada a autorização da nota fiscal pelo SEFAZ.

    Campo

    TAG Pai

    Tipo

    Ocorrência

    Tamanho

    Descrição

    tracking XML1-50 TAG Principal
    Tracking

    Campo

    TAG Pai

    Tipo

    Ocorrência

    Tamanho

    Descrição

    refNotrackingChar1-170Chave de Acesso da NF
    refTypetrackingNumber1-12Tipo do documento de referência - 4 = Invoice (refNo =accesKey)
    trackingCodetrackingChar1-110TP1010-30
    checkpointCodetrackingChar1-110WH
    trackingDatetrackingDate & Time1-1yyyy-mm-ddThh24:mi:ssData e Hora do acontecimento
    remarkstrackingChar1-1100Observação ou informação adicional (Não Obrigatório)
    longitudetrackingNumber1-110,6GPS Longitude do acontecimento (Não Obrigatório)
    latitudetrackingNumber1-110,6GPS Latitude do acontecimento (Não Obrigatório)

     

    Tracking Point 8 - Impressão DANF-e

    Tipo de Fluxo: Datasul -> SCI

    Mensagem: Tracking - TP1010-40

    Versão: 1.000

    A mensagem de Tracking com código TP1010-40 é enviada no momento em que a DANF-e é impressa.

    Campo

    TAG Pai

    Tipo

    Ocorrência

    Tamanho

    Descrição

    tracking XML1-50 TAG Principal
    Tracking

    Campo

    TAG Pai

    Tipo

    Ocorrência

    Tamanho

    Descrição

    refNotrackingChar1-170Chave de Acesso da NF
    refTypetrackingNumber1-12Tipo do documento de referência = 4 - Invoice (refNo =accesKey)
    trackingCodetrackingChar1-110TP1010-40
    checkpointCodetrackingChar1-110WH
    trackingDatetrackingDate & Time1-1yyyy-mm-ddThh24:mi:ssData e Hora do acontecimento
    remarkstrackingChar1-1100Observação ou informação adicional (Não Obrigatório)
    longitudetrackingNumber1-110,6GPS Longitude do acontecimento (Não Obrigatório)
    latitudetrackingNumber1-110,6GPS Latitude do acontecimento (Não Obrigatório)


    Tracking Point 9 - Expedição

    Tipo de Fluxo: Datasul -> SCI

    Mensagem: Tracking - TP2020-50

    Versão: 1.000

    A mensagem de Tracking com código TP2020-50 é enviada no momento em que a data de saida da Nota Fiscal é informada. A data pode vir da integração com GFE ou informada na Manutenção de Notas Fiscais (FT0502)

    Campo

    TAG Pai

    Tipo

    Ocorrência

    Tamanho

    Descrição

    tracking XML1-50 TAG Principal
    Tracking

    Campo

    TAG Pai

    Tipo

    Ocorrência

    Tamanho

    Descrição

    refNotrackingChar1-170Chave de Acesso da NF
    refTypetrackingNumber1-12Tipo do documento de referência = 4 - Invoice (refNo =accesKey)
    trackingCodetrackingChar1-110TP2020-50
    checkpointCodetrackingChar1-110WH
    trackingDatetrackingDate & Time1-1yyyy-mm-ddThh24:mi:ssData e Hora de saida da nota fiscal
    remarkstrackingChar1-1100Observação ou informação adicional (Não Obrigatório)
    longitudetrackingNumber1-110,6GPS Longitude do acontecimento (Não Obrigatório)
    latitudetrackingNumber1-110,6GPS Latitude do acontecimento (Não Obrigatório)


    Tracking Point 10 - Entrega

    Tipo de Fluxo: Datasul -> SCI

    Mensagem: Tracking - TP4040-90

    Versão: 1.000

    A mensagem de Tracking com código TP4040-90 é enviada no momento em que a data de entrega da Nota Fiscal é informada. A data pode vir da integração com GFE ou informada na Manutenção de Notas Fiscais (FT0502)

    Campo

    TAG Pai

    Tipo

    Ocorrência

    Tamanho

    Descrição

    tracking XML1-50 TAG Principal
    Tracking

    Campo

    TAG Pai

    Tipo

    Ocorrência

    Tamanho

    Descrição

    refNotrackingChar1-170Chave da Nota Fiscal
    refTypetrackingNumber1-12Tipo do documento de referência = 5 - Manifest (refNo = manifestNo)
    trackingCodetrackingChar1-110TP4040-90 
    checkpointCodetrackingChar1-110WH
    trackingDatetrackingDate & Time1-1yyyy-mm-ddThh24:mi:ssData e Hora do entrega
    remarkstrackingChar1-1100Observação ou informação adicional (Não Obrigatório)
    longitudetrackingNumber1-110,6GPS Longitude do acontecimento (Não Obrigatório)
    latitudetrackingNumber1-110,6GPS Latitude do acontecimento (Não Obrigatório)

    Limitações / Restrições Gerais

    • Todos os documentos enviados possuem vinculo a um pedido de venda.
    • Não serão tratados tracking points relativos à área de Produção

    Como fazer 

    Para ativar a integração com Samsung Visibility - SCI  é necessário:

    • Ter o SCI instalado
    • No programa de Parâmetros de Integração SCI (CD0091) informar a URL do webservice SCI e ativar a integração.

    Checklist de suporte da aplicação

    Checklist de Verificações:

    Caso as mensagens não sejam enviadas ao SCI verificar:

    • Se o parâmetro de integração está ativo no programa de Parâmetros de Integração SCI (CD0091);
    • Se a URL do webservice do SCI está correta e testar a conexão;
    • Se o parâmetro "Integração temporariamente suspensa" não está selecionado;
    • Se não estão ocorrendo inconsistências de conexão, a partir do botão "Consultar falhas de conexão";
    • Se não estão ocorrendo inconsistências de recepção pelo SCI, a partir do botão "Contingência de integração"

    Checklist de suporte da aplicação

    Crie um check-list de verificação de alguns pontos importantes para o funcionamento e atendimento da integração.

    Instalação/Configuração

    Relacione itens de verificação para garantir que a integração está corretamente instalada e configurada. Isto não pode ser uma cópia do procedimento de instalação/configuração, mas verificações pontuais que podem remeter aos itens da instalação.

     

    Checklist de Verificações:

    Relacione itens de verificações para que o atendente possa:

    • Identificar o funcionamento da integração;
    • Identificar a ocorrências de problemas;
    • Coletar evidências do mau funcionamento relatado pelo cliente;
    • Realizar possíveis ajustes na integração quanto à configuração ou negócio.

    Anexos