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Novas Funcionalidades na rotina Venda Assistida

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Varejo

Módulos:

SIGALOJA

Rotinas:

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

LOJA701

Venda Assistida

País(es):

Brasil

Sistema(s) Operacional(is):

Windows

Versões/Release:

11.80

Versão Implementada:11.80
Versão Expedida:11.80
Fontes do Pacote:

 

Pacotes: 

LJ030ECF.PRW 19/04/2016 15:42:12
LJSUBNFE.PRW 23/06/2016 22:10:11
LOJA350.PRW 19/04/2016 18:31:09
LOJA701.PRW 06/07/2016 23:12:24
LOJA701A.PRW 06/05/2016 18:36:05
LOJA701B.PRW 12/07/2016 12:12:52
LOJA701C.PRW 26/08/2016 14:57:10
LOJA701D.PRW 07/07/2016 20:21:43
LOJA701E.PRW 26/04/2016 22:33:11
LOJA701F.PRW 26/04/2016 22:33:11
LOJA720.PRW 26/04/2016 22:39:47
LOJANF.PRW 26/04/2016 22:43:32
LOJNFCE.PRW 12/07/2016 10:35:44
LOJXFUNC.PRW 26/08/2016 14:52:21
LOJXFUND.PRW 26/04/2016 23:03:19
LOJXTEF.PRW 26/04/2016 23:10:41
UPDLOJ11.PRW 10/10/2016 17:45:08
WSFRTNCC.PRW 15/01/2016 17:59:09
FINXATU.PRX 06/05/2016 18:29:02
LOJA140.PRX 07/06/2016 13:29:36
LOJC030.PRX 26/04/2016 22:45:35
LOJXFUNA.PRX 26/04/2016 22:59:23
LOJXFUNB.PRX 26/04/2016 23:01:23
MATA521.PRX 26/04/2016 23:15:34

Pacotes:TTFTEE.zip

Descrição

Foram implementadas novas funcionalidades na rotina Venda Assistida do módulo Controle de Lojas (SIGALOJA), conforme descrito a seguir:

  1. Criada uma nova opção no campo LR_ENTREGA / L2_ENTREGA para que seja possível realizar uma venda do tipo Retira Posterior com geração de Pedido de Venda e posteriormente a geração da Nota Fiscal através do Pedido de Venda pelo módulo Faturamento. Esta nova opção é apresentada no campo como: 4=Retira Posterior c/ Pedido
    Esta opção é semelhante a opção 3=Entrega, porém ao invés de ser considerado um item de entrega, será considerado um item cujo o cliente irá retirar posteriormente, levando consigo a nota fiscal do Pedido a ser faturado.


  2. Parâmetro MV_LJRESER: Este parâmetro tem por objetivo definir como será realizada a reserva de produtos da venda na rotina Venda Assistida. 

Descrição

Foram implementados novas funcionalidades na rotina Venda Assistida do módulo Controle de Lojas (SIGALOJA), conforme descrito a seguir:

    Criada uma nova opção no campo LR_ENTREGA / L2_ENTREGA para que seja possível realizar uma venda do tipo Retira Posterior com geração de Pedido de Venda e posteriormente a geração da Nota Fiscal através do Pedido de Venda pelo módulo Faturamento. Esta nova opção é apresentada no campo como: 4=Retira Posterior c/ Pedido
    Esta opção é semelhante a opção 3=Entrega, porém ao invés de ser considerado um item de entrega, será considerado um item cujo o cliente irá retirar posteriormente, levando consigo a nota fiscal do Pedido a ser faturado.
  1. Parâmetro MV_LJRESER: Este parâmetro tem por objetivo definir como será realizada a reserva de produtos da venda na rotina Venda Assistida. 

    Possíveis configurações do parâmetro:

    ConfiguraçãoAção
    1A reserva é realizada no momento que pressionar o botão F11. Esse é o comportamento padrão que sempre existiu no sistema.
    2A reserva é realizada no momento da gravação do orçamento. Esta é uma nova opção que permite realizar a reserva quando for gravado o orçamento.
    3A reserva é realizada no momento da gravação da venda. Nesta nova opção, a reserva é realizada quando for gravada a venda.

    Para maiores detalhes deste parâmetro consulte: DT_MV_LJRESER

     

  2. Parâmetro MV_LJPVLIB: Permite configurar o sistema para geração do Pedido de Venda Liberado ou Bloqueado para os itens de entrega.
    Quando o parâmetro estiver configurado como “2”, o Pedido de Venda não será gerado liberado e o registro de reserva da tabela SC0 não será excluído  pelo módulo de Controle de Lojas, pois estará associado ao Pedido de Venda (campo C6_RESERVA).
    Para faturar o pedido, deverá ser primeiro liberado o pedido e depois faturado no módulo Faturamento.

    Possíveis configurações do parâmetro:

    ConfiguraçãoAção
    1Gera Pedido com Item liberado (Configuração default para manter o legado)
    2Gera Pedido com Item não liberado
    Para maiores detalhes deste parâmetro consulte: DT_MV_LJPVLIB

     

    Parâmetro MV_LJE1NUM: Este parâmetro define como será gerada a numeração do título da venda (campo E1_NUM).

    Possíveis configurações do parâmetro:

    ConfiguraçãoAção
    1Padrão sistema: Grava o número do Título (E1_NUM) coma informação do campo (L1_DOC ou L1_DOCPED), de acordo com o tipo de venda conforme alimentação dos campos L1_DOC ou L1_DOCPED.
    2Considera o L1_NUM do orçamento. Neste caso irá gravar o campo E1_NUM com o número do orçamento (L1_NUM). Caso seja uma venda mista (com itens de Entrega e itens de Retira), o número do orçamento será sempre considerado do orçamento pai.
    A reserva é realizada no momento que pressionar o botão F11. Esse é o comportamento padrão que sempre existiu no sistema.
    2A reserva é realizada no momento da gravação do orçamento. Esta é uma nova opção que permite realizar a reserva quando for gravado o orçamento.
    3A reserva é realizada no momento da gravação da venda. Nesta nova opção, a reserva é realizada quando for gravada a venda.

    Para maiores Para maiores detalhes deste parâmetro consulte: DT_MV_LJE1NUMLJRESER

     

  3. Parâmetro MV_LJNCCFI: Define se permite utilizar na venda a NCC de todas as filiais que aquele cliente possuir.Possíveis configurações do parâmetro:

    ConfiguraçãoAção

    .F.

    Desabilitado
    .T.Habilitado

    LJPVLIB: Permite configurar o sistema para geração do Pedido de Venda Liberado ou Bloqueado para os itens de entrega.
    Quando o parâmetro estiver configurado como “2”, o Pedido de Venda não será gerado liberado e o registro de reserva da tabela SC0 não será excluído  pelo módulo de Controle de Lojas, pois estará associado ao Pedido de Venda (campo C6_RESERVA).
    Para faturar o pedido, deverá ser primeiro liberado o pedido e depois faturado no módulo Faturamento.

    Possíveis configurações do parâmetro:

    ConfiguraçãoAção
    1Gera Pedido com Item liberado (Configuração default para manter o legado)
    2Gera Pedido com Item não liberado


    Para maiores detalhes Para maiores detalhes deste parâmetro consulte: DT_MV_LJNCCFI LJPVLIB

     

  4. Parâmetro MV_LJNCCLJLJE1NUM: Este parâmetro define se permite utilizar NCC de todas as lojas que o cliente estiver cadastrado (campo A1_LOJAcomo será gerada a numeração do título da venda (campo E1_NUM).

    Possíveis configurações do parâmetro:

    ConfiguraçãoAção

    .F.

    Desabilitado
    .T.Habilitado

     

    Para maiores detalhes deste parâmetro consulte: DT_MV_LJNCCLJss

 

 

Importante

Antes de executar o compatibilizador informe o U_UPDLOJ11 é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client, digite U_UPDLOJ11 no campo Programa Inicial.
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
  4. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado.
    1. Clique em Confirmar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

 

Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.

Atualizações do Compatibilizador

1. Alteração de Campos no arquivo SX3 – Campos:

  • Tabela SLR - Itens do Orçamento:

Campo

LR_ENTREGA

Opções

1=Retira Posterior; 2=Retira; 3=Entrega; 4=Retira Posterior c/ Pedido

Val. Sistema

Pertence("1234")

 

  • Tabela SL2 - Itens do Orçamento:

Campo

L2_ENTREGA

Opções

1=Retira Posterior; 2=Retira; 3=Entrega; 4=Retira Posterior c/ Pedido

Val. Sistema

Pertence("1234")

 

2. Criaçãode Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:

Nome da Variável

MV_LJRESER

Tipo

Caracter

Descrição

Controla como será realizada a reserva de produtos da venda. 1=Ao pressionar o botão F11; 2=Na gravação do orçamento; 3=Na gravação da venda.

Valor Padrão

1

Nome da Variável

MV_LJPVLIB

Tipo

Caracter

Descrição

Forma de geração do Pedido de Venda. 1-Gera pedido Liberado; 2=Gera pedido não Liberado

Valor Padrão

1

Nome da Variável

MV_LJE1NUM

Tipo

Caracter

Descrição

Definição da numeração do titulo da venda (E1_NUM). Opção 1=Padrão sistema (L1_DOC ou L1_DOCPED); Opção 2=Considera o L1_NUM do orçamento

Valor Padrão

1

Nome da Variável

MV_LJNCCFI

Tipo

Lógico

Descrição

Permite utilizar NCC de todas as filiais

Valor Padrão

.F.

Nome da Variável

MV_LJNCCLJ

Tipo

Lógico

Descrição

Permite utilizar NCC de todas as lojas que o cliente estiver cadastrado (campo A1_LOJA)

Valor Padrão

.F.

Nome da Variável

MV_LJBW701

Tipo

Numérico

Descrição

Define o intervalo de tempo (em minutos) para atualização (Refresh) das informa coes do Browse da rotina Venda Assistida. (Zero=Desativado)

Valor Padrão

0

Procedimento para Utilização

  • No Controle de Lojas (SIGALOJA) ambiente da Retaguarda, acesse Atualizações / Cadastros / Administradoras Financeiras (LOJA070).
    O sistema apresenta a janela de Administradoras Financeiras cadastradas.
  • Configure as Administradoras Financeiras, alimentando o novo campo Rede Autoriz (AE_REDEAUT), que relaciona o código de retorno do SiTEF, referente a Rede Autorizadora da Transação.
     Este campo será considerado para a busca da Administradora Financeira de acordo com o código de Retorno da Rede Autorizadora da Transação TEF.
    Observação: Caso seja necessário realizar alguma manutenção na descrição ou incluir algum código de retorno do SiTEF que ainda não exista na tabela MDE, basta acessar a rotina de cadastro de códigos de retorno do SiTEF (LOJA075) e fazer as alterações necessárias. Para cada código de retorno cadastrado, deve ser informado o tipo (campo MDE_TIPO) ao qual se refere o código de retorno, com as seguintes seguintes opções:
    CC=Cartão de Crédito: Tipo relacionado ao retorno de Bandeiras de Cartão de Crédito.
    CD=Cartão de Débito: Tipo relacionado ao retorno de Bandeiras de Cartão de Débito.
    RD=Rede: Tipo relacionado ao retorno de Redes.
  • Após efetuar as devidas manutenções no Cadastro de Administradoras, deve ser realizada a Carga de Dados para as tabelas dos PDV ( atualização das tabelas : SAE e MDE dos PDVs). 
  • Realizar uma venda escolhendo Cartão de Crédito ou Cartão de Débito como forma de pagamento.
    Será exibida a tela do SiTEF para transação do cartão. Basta seguir os procedimentos de preenchimento conforme orientação da tela de Wizard do TEF.
  • A venda é finalizada sem apresentar a tela para seleção da Administradora Financeira, pois foi identificada de acordo com a configuração do Cadastro de Administradoras Financeiras, conforme a Bandeira a Rede relacionada.
  • Observe a gravação dos nos novos campos na tabela SL4:
    Exemplo:
    • Campo L4_BANDEIR: 00001 (Código de retorno do SiTef relacionado a Bandeira VISA Crédito)
    • Campo L4_REDEAUT: 00125 (Código de retorno do SiTef relacionado a Rede VISANET - ESPECIFICACAO 4.1)

      Obs : Para o cartão American Express a Software Express retorna AMEX , ou seja, deve ter uma administradora financeira contendo essa descrição.

     

     

     

    Teste realizado em ambiente de desenvolvimento
    View file
    nameTUCOG7_SIGALOJA_ET_SUST.pdf
    height250
    • Novas Funcionalidades na rotina Venda Assistida

    Características do Requisito

    Linha de Produto:

    Microsiga Protheus

    Segmento:

    Varejo

    Módulos:

    SIGALOJA

    Rotinas:

    Rotina(s) envolvida(s)

    Nome Técnico

    LOJA701

    Venda Assistida

    País(es):

    Brasil

    Sistema(s) Operacional(is):

    Windows

    Versões/Release:

    11.80

    Versão Implementada:11.80
    Versão Expedida:11.80
    Fontes do Pacote:

     

    Pacotes: 

    Descrição

    Foram implementados novas funcionalidades na rotina Venda Assistida do módulo Controle de Lojas (SIGALOJA), conforme descrito a seguir:

    Criada uma nova opção no campo LR_ENTREGA / L2_ENTREGA para que seja possível realizar uma venda do tipo Retira Posterior com geração de Pedido de Venda e posteriormente a geração da Nota Fiscal através do Pedido de Venda pelo módulo Faturamento. Esta nova opção é apresentada no campo como: 4=Retira Posterior c/ Pedido
    Esta opção é semelhante a opção 3=Entrega, porém ao invés de ser considerado um item de entrega, será considerado um item cujo o cliente irá retirar posteriormente, levando consigo a nota fiscal do Pedido a ser faturado.
    1. 1

      Padrão sistema: Grava o número do Título (E1_NUM) coma informação do campo (L1_DOC ou L1_DOCPED), de acordo com o tipo de venda conforme alimentação dos campos L1_DOC ou L1_DOCPED.
      2Considera o L1_NUM do orçamento. Neste caso irá gravar o campo E1_NUM com o número do orçamento (L1_NUM). Caso seja uma venda mista (com itens de Entrega e itens de Retira), o número do orçamento será sempre considerado do orçamento pai.


      Para maiores detalhes deste parâmetro consulte: DT_MV_LJE1NUM

       

    2. Parâmetro MV_LJNCCFI: Define se permite utilizar na venda a NCC de todas as filiais que aquele cliente possuir.


      Possíveis configurações do parâmetro:

      ConfiguraçãoAção

      .F.

      Desabilitado
      .T.Habilitado


      Para maiores detalhes deste parâmetro consulte: DT_MV_LJNCCFI

       

    3. Parâmetro MV_LJNCCLJ: Este parâmetro define se permite utilizar NCC de todas as lojas que o cliente estiver cadastrado (campo A1_LOJA).


      Possíveis configurações do parâmetro:

      ConfiguraçãoAção

      .F.

      Desabilitado
      .T.Habilitado


      Para maiores detalhes deste parâmetro consulte: DT_MV_LJNCCLJ


    4. Parâmetro MV_LJBW701: Este parâmetro define o intervalo de tempo (em segundos) para atualização (Refresh) das informações do Browse da rotina Venda Assistida.


      Possíveis configurações do parâmetro:

      ConfiguraçãoAção

      0

      Desabilitado
      <número>Intervalo de tempo (em segundos) que será executada a atualização (Refresh) das informações do Browse da rotina Venda Assistida.

       

      Para maiores detalhes deste parâmetro consulte: DT_MV_LJBW701

     

    Importante

    Antes de executar o compatibilizador informe o U_UPDLOJ11 é imprescindível:

    • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
    • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
    • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
    • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
    • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

     

    Atenção

    O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

    A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

    1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
    2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
    3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
    4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
    5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
    6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
    7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

     

    Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

     

    1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client, digite U_UPDLOJ11 no campo Programa Inicial.
    2. Clique em OK para continuar.
    3. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    4. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado.
      1. Clique em Confirmar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
        É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
      2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
      3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
      4. Clique em OK para encerrar o processamento.

     

    Procedimento para Implantação

    O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.

    Atualizações do Compatibilizador

    1. Alteração de Campos no arquivo SX3 – Campos:

    • Tabela SLR - Itens do Orçamento:

    Campo

    LR_ENTREGA

    Opções

    1=Retira Posterior; 2=Retira; 3=Entrega; 4=Retira Posterior c/ Pedido

    Val. Sistema

    Pertence("1234")

     

    • Tabela SL2 - Itens do Orçamento:

    Campo

    L2_ENTREGA

    Opções

    1=Retira Posterior; 2=Retira; 3=Entrega; 4=Retira Posterior c/ Pedido

    Val. Sistema

    Pertence("1234")

     

    2. Criaçãode Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:

    Nome da Variável

    MV_LJRESER

    Tipo

    Caracter

    Descrição

    Controla como será realizada a reserva de produtos da venda. 1=Ao pressionar o botão F11; 2=Na gravação do orçamento; 3=Na gravação da venda.

    Valor Padrão

    1

    Nome da Variável

    MV_LJPVLIB

    Tipo

    Caracter

    Descrição

    Forma de geração do Pedido de Venda. 1-Gera pedido Liberado; 2=Gera pedido não Liberado

    Valor Padrão

    1

    Nome da Variável

    MV_LJE1NUM

    Tipo

    Caracter

    Descrição

    Definição da numeração do titulo da venda (E1_NUM). Opção 1=Padrão sistema (L1_DOC ou L1_DOCPED); Opção 2=Considera o L1_NUM do orçamento

    Valor Padrão

    1

    Nome da Variável

    MV_LJNCCFI

    Tipo

    Lógico

    Descrição

    Permite utilizar NCC de todas as filiais

    Valor Padrão

    .F.

    Nome da Variável

    MV_LJNCCLJ

    Tipo

    Lógico

    Descrição

    Permite utilizar NCC de todas as lojas que o cliente estiver cadastrado (campo A1_LOJA)

    Valor Padrão

    .F.

    Nome da Variável

    MV_LJBW701

    Tipo

    Numérico

    Descrição

    Define o intervalo de tempo (em segundos) para atualização (Refresh) das informa coes do Browse da rotina Venda Assistida. (Zero=Desativado)

    Valor Padrão

    0

    Nome da Variável

    MV_LJALTAP

    Tipo

    Lógico 

    Descrição

    Permite a alteração do aPgtos após escolha da condição de pagamento na finalização da venda.;

    Quando estiver como .F. o aPgtos estará bloqueado.

    Valor Padrão

    .F.

    Procedimento para Utilização

    • Venda com item "Retira Posterior c/ Pedido"
    1. No Controle de Lojas (SIGALOJA), acesse Atualizações / Atendimento/ Venda Assistida (LOJA701).
    2. Efetue uma venda com dois itens, definindo o primeiro item como "2=Retira" e o segundo item como "4=Retira Posterior c/ Pedido".
    3. Efetue a reserva para o item Retira Posterior c/ Pedido (4=Retira Posterior c/ Pedido).
    4. Após finalizar a venda é possível ver que o sistema gerou dois orçamentos filhos, sendo um orçamento para o item retira (2=Retira) e outro orçamento para o item Retira Posterior c/ Pedido (4=Retira Posterior c/ Pedido).
    5. Para o item (Retira Posterior c/ Pedido) também foi gerado um pedido para que posteriormente seja faturado pelo módulo de Faturamento (SIGAFAT) quando o cliente for retirar a mercadoria.
       
    • Parâmetro MV_LJRESER 
    1. No Configurador (SIGACFG), configure o parâmetro MV_LJRESER = 3, para que a reserva somente seja feita no momento da finalização do da venda.
    2. No Controle de Lojas (SIGALOJA), acesse Atualizações / Atendimento/ Venda Assistida (LOJA701), efetue uma venda definindo o item como "3=Entrega".
    3. Após finalizar a venda o sistema apresenta a tela para realizar a reserva do produto.
    4. Efetuar a reserva para que a venda seja concluída.

     

    • Parâmetro MV_LJPVLIB 
    1. No Configurador (SIGACFG), configure o parâmetro MV_LJPVLIB = 2, para que o Pedido não seja gerado liberado.
    2. No Controle de Lojas (SIGALOJA), acesse Atualizações / Atendimento/ Venda Assistida (LOJA701), efetue uma venda definindo o item como "3=Entrega".
    3. Realize a reserva do produto e finalize a venda.
    4. O Pedido foi gerado, porém não está liberado. Este deve ser liberado para que depois seja faturado pelo módulo de Faturamento (SIGAFAT).

     

    • Parâmetro MV_LJE1NUM 
    1. No Configurador (SIGACFG), configure o parâmetro MV_LJE1NUM = 2, para que o Título da venda seja gerado com o número do orçamento (L1_NUM).
    2. No Controle de Lojas (SIGALOJA), acesse Atualizações / Atendimento/ Venda Assistida (LOJA701), efetue uma venda.
    3. O Título da venda é gerado com o número do orçamento (L1_NUM).


    • Parâmetro MV_LJNCCFI
    1. No Configurador (SIGACFG), configure o parâmetro MV_LJNCCFI = .T.para seja possível utilizar na venda a NCC de todas as filiais que o cliente possuir.
    2. Efetuar a inclusão de uma NCC para um determinado cliente, em uma filial diferente da qual será realizada a venda.
    3. No Controle de Lojas (SIGALOJA), acesse Atualizações / Atendimento/ Venda Assistida (LOJA701), efetue uma venda.
    4. Na tela de pagamento é apresentada a NCC do cliente disponível para ser utilizada, mesmo essa NCC estando cadastrada em outra filial.
    5. Selecione a NCC a ser utilizada e finalize a venda normalmente.

    • Parâmetro MV_LJNCCLJ
    1. No Configurador (SIGACFG), configure o parâmetro MV_LJNCCLJ = .T.para seja possível utilizar NCC de todas as lojas que o cliente estiver cadastrado (campo A1_LOJA).
    2. Efetuar a inclusão de uma NCC para um determinado cliente, em uma loja (A1_LOJA) diferente da qual será utilizada na venda. Ex.: Loja 02
    3. No Controle de Lojas (SIGALOJA), acesse Atualizações / Atendimento/ Venda Assistida (LOJA701), efetue uma venda, selecionado o cliente com o mesmo código, porém de Loja diferente da qual foi incluída a NCC. Ex.: Loja 01.
    4. Na tela de pagamento é apresentada a NCC do cliente disponível para ser utilizada, mesmo essa NCC estando cadastrada em loja diferente da que foi selecionado o cliente. 
    5. Selecione a NCC a ser utilizada e finalize a venda normalmente.

     

    • Parâmetro MV_LJBW701
    1. No Configurador (SIGACFG), configure o parâmetro MV_LJBW701 = 3para que a atualização (Refresh) das informações do Browse da rotina Venda Assistida seja executado a cada 3 segundos.
    2. No Controle de Lojas (SIGALOJA), acesse Atualizações / Atendimento/ Venda Assistida (LOJA701).
    3. Aguarde o tempo configurado no parâmetro MV_LJBW701 para que seja executada a atualização (Refresh) das informações do Browse da rotina Venda Assistida.
    • Parâmetro MV_LJALTAP
    1. No Configurador (SIGACFG), configure o parâmetro MV_LJALTAP = .T.para permitir a alteração do aPgtos após escolha da condição de pagamento na finalização da venda.
  • Parâmetro MV_LJRESER: Este parâmetro tem por objetivo definir como será realizada a reserva de produtos da venda na rotina Venda Assistida. 

    Possíveis configurações do parâmetro:

    ConfiguraçãoAção
    1A reserva é realizada no momento que pressionar o botão F11. Esse é o comportamento padrão que sempre existiu no sistema.
    2A reserva é realizada no momento da gravação do orçamento. Esta é uma nova opção que permite realizar a reserva quando for gravado o orçamento.
    3A reserva é realizada no momento da gravação da venda. Nesta nova opção, a reserva é realizada quando for gravada a venda.

    Para maiores detalhes deste parâmetro consulte: DT_MV_LJRESER

     

  • Parâmetro MV_LJPVLIB: Permite configurar o sistema para geração do Pedido de Venda Liberado ou Bloqueado para os itens de entrega.
    Quando o parâmetro estiver configurado como “2”, o Pedido de Venda não será gerado liberado e o registro de reserva da tabela SC0 não será excluído  pelo módulo de Controle de Lojas, pois estará associado ao Pedido de Venda (campo C6_RESERVA).
    Para faturar o pedido, deverá ser primeiro liberado o pedido e depois faturado no módulo Faturamento.

    Possíveis configurações do parâmetro:

    ConfiguraçãoAção
    1Gera Pedido com Item liberado (Configuração default para manter o legado)
    2Gera Pedido com Item não liberado
    Para maiores detalhes deste parâmetro consulte: DT_MV_LJPVLIB

     

    Parâmetro MV_LJE1NUM:

    Este parâmetro define como será a numeração do título da venda (campo E1_NUM).

    .
    Quando o parâmetro estiver configurado como “2”, o Pedido de Venda não será gerado liberado e o registro de reserva da tabela SC0 não será excluído  pelo módulo de Controle de Lojas, pois estará associado ao Pedido de Venda (campo C6_RESERVA).
    Para faturar o pedido, deverá ser primeiro liberado o pedido e depois faturado no módulo Faturamento.

    Possíveis configurações do parâmetro:

    ConfiguraçãoAção
    1Gera Pedido com Item liberado (Configuração default para manter o legado)
    2Gera Pedido com Item não liberado
    Para maiores detalhes deste parâmetro consulte: 
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    Importante

    Antes de executar o compatibilizador informe o U_UPDLOJ11 é imprescindível:

    • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
    • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
    • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
    • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
    • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

     

    Atenção

    O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

    A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

    1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
    2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
    3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
    4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
    5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
    6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
    7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

     

    Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

     

    1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client, digite U_UPDLOJ11 no campo Programa Inicial.
    2. Clique em OK para continuar.
    3. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    4. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado.
      1. Clique em Confirmar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
        É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
      2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
      3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
      4. Clique em OK para encerrar o processamento.

     

    Procedimento para Implantação

    O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.

    Atualizações do Compatibilizador

    1. Alteração de Campos no arquivo SX3 – Campos:

    • Tabela SLR - Itens do Orçamento:

    Campo

    LR_ENTREGA

    Opções

    1=Retira Posterior; 2=Retira; 3=Entrega; 4=Retira Posterior c/ Pedido

    Val. Sistema

    Pertence("1234")

     

    • Tabela SL2 - Itens do Orçamento:

    Campo

    L2_ENTREGA

    Opções

    1=Retira Posterior; 2=Retira; 3=Entrega; 4=Retira Posterior c/ Pedido

    Val. Sistema

    Pertence("1234")

     

    2. Criaçãode Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:

    Nome da Variável

    MV_LJRESER

    Tipo

    Caracter

    Descrição

    Controla como será realizada a reserva de produtos da venda. 1=Ao pressionar o botão F11; 2=Na gravação do orçamento; 3=Na gravação da venda.

    Valor Padrão

    1

    Nome da Variável

    MV_LJPVLIB

    Tipo

    Caracter

    Descrição

    Forma de geração do Pedido de Venda. 1-Gera pedido Liberado; 2=Gera pedido não Liberado

    Valor Padrão

    1

    Nome da Variável

    MV_LJE1NUM

    Tipo

    Caracter

    Descrição

    Definição da numeração do titulo da venda (E1_NUM). Opção 1=Padrão sistema (L1_DOC ou L1_DOCPED); Opção 2=Considera o L1_NUM do orçamento

    Valor Padrão

    1

    Nome da Variável

    MV_LJNCCFI

    Tipo

    Lógico

    Descrição

    Permite utilizar NCC de todas as filiais

    Valor Padrão

    .F.

    Nome da Variável

    MV_LJNCCLJ

    Tipo

    Lógico

    Descrição

    Permite utilizar NCC de todas as lojas que o cliente estiver cadastrado (campo A1_LOJA)

    Valor Padrão

    .F.

    Nome da Variável

    MV_LJBW701

    Tipo

    Numérico

    Descrição

    Define o intervalo de tempo (em minutos) para atualização (Refresh) das informa coes do Browse da rotina Venda Assistida. (Zero=Desativado)

    Valor Padrão

    0

    Procedimento para Utilização

  • No Controle de Lojas (SIGALOJA) ambiente da Retaguarda, acesse Atualizações / Cadastros / Administradoras Financeiras (LOJA070).
    O sistema apresenta a janela de Administradoras Financeiras cadastradas.
  • Configure as Administradoras Financeiras, alimentando o novo campo Rede Autoriz (AE_REDEAUT), que relaciona o código de retorno do SiTEF, referente a Rede Autorizadora da Transação.
     Este campo será considerado para a busca da Administradora Financeira de acordo com o código de Retorno da Rede Autorizadora da Transação TEF.
    Observação: Caso seja necessário realizar alguma manutenção na descrição ou incluir algum código de retorno do SiTEF que ainda não exista na tabela MDE, basta acessar a rotina de cadastro de códigos de retorno do SiTEF (LOJA075) e fazer as alterações necessárias. Para cada código de retorno cadastrado, deve ser informado o tipo (campo MDE_TIPO) ao qual se refere o código de retorno, com as seguintes seguintes opções:
    CC=Cartão de Crédito: Tipo relacionado ao retorno de Bandeiras de Cartão de Crédito.
    CD=Cartão de Débito: Tipo relacionado ao retorno de Bandeiras de Cartão de Débito.
    RD=Rede: Tipo relacionado ao retorno de Redes.
  • Após efetuar as devidas manutenções no Cadastro de Administradoras, deve ser realizada a Carga de Dados para as tabelas dos PDV ( atualização das tabelas : SAE e MDE dos PDVs). 
  • Realizar uma venda escolhendo Cartão de Crédito ou Cartão de Débito como forma de pagamento.
    Será exibida a tela do SiTEF para transação do cartão. Basta seguir os procedimentos de preenchimento conforme orientação da tela de Wizard do TEF.
  • A venda é finalizada sem apresentar a tela para seleção da Administradora Financeira, pois foi identificada de acordo com a configuração do Cadastro de Administradoras Financeiras, conforme a Bandeira a Rede relacionada.
  • Observe a gravação dos nos novos campos na tabela SL4:
    Exemplo:
    • Campo L4_BANDEIR: 00001 (Código de retorno do SiTef relacionado a Bandeira VISA Crédito)
    • Campo L4_REDEAUT: 00125 (Código de retorno do SiTef relacionado a Rede VISANET - ESPECIFICACAO 4.1)

      Obs : Para o cartão American Express a Software Express retorna AMEX , ou seja, deve ter uma administradora financeira contendo essa descrição.

     

     

     

    Teste realizado em ambiente de desenvolvimento
    View file
    name

    TUCOG7

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    SIGALOJA

    Evidencia_

    ET

    de_

    SUST

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