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Linha de Produto: | Microsiga Protheus® |
Segmento: | Serviços |
Módulo: | SIGAGTP |
Função: | GTPA011 GTPA022 GTPA000 GTPA035 GTPA001 GTPA005 GTPA002 GTPA003 GTPA006 GTPA013 GTPA004 |
Situação/Requisito: | 1) O preço de uma passagem deve variar de acordo com as diferentes categorias possíveis de uma linha. Exemplo: Convencional, Executivo, Leito, Etc. 2) Uma empresa de transportes de passageiros pode atuar em diferentes regiões (São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Etc.). Cada região deve ter um ou mais órgãos reguladores de concessão de linhas. É necessário identificar quais tipos de linhas cada órgão regulamenta. Exemplo: Municipal, Intermunicipal, Estadual, Etc. 3) As linhas regulares de cada região possuem órgãos regulamentadores, que fornecem a concessão de atuação e venda de passagens às empresas de transporte de passageiros, bem como define os valores de venda e taxas a serem cobradas. As empresas que recebem tais concessões, devem prestar contas das vendas e repassar valores aos mesmos. Exemplo: DER, ANTT, Etc. 4) As linhas são compostas por localidades que irão informar os pontos pelos quais o itinerário de uma viagem deverá passar. Os diferentes pontos que compõe uma linha, podem ter diferentes finalidades. Exemplo: Ponto de embarque/ desembarque de passageiros, Ponto somente de embarque, Ponto somente para troca de motoristas, Ponto de lanche, Etc. 5) Uma linha pode ser composta por duas (partida e chegada) ou mais localidades, sendo que uma localidade pode estar contida em uma ou mais linhas. Uma localidade pode representar, por exemplo, uma rodoviária, um estabelecimento, uma cidade, etc. 6) As linhas são identificadas pelas localidades inicial e final das mesmas, porém é comum que mais de uma linha tenham início e fim nas mesmas localidades diferindo somente no itinerário pelo qual cada uma irá passar. Exemplo: Linha São Paulo/ Santos - Via Anchieta // Linha São Paulo/ Santos - Via Bandeirantes. 7) A linha é a principal entidade de uma empresa de transporte de passageiros. A partir dela, são geradas as escalas para o controle operacional dos funcionários e veículos, bem como são realizadas a vendas e controle financeiro da empresa. 8) Os valores de tarifa e taxas que compõe o preço de uma passagem, bem como os trechos de venda de uma linha são definidos pelos órgãos regulamentadores. Periodicamente os órgãos aplicam reajustes sob estes valores, sendo necessário que a empresa se adeque a estas mudanças, reajustando o valor de venda das passagens. Uma linha pode possuir um ou mais trechos de venda. Exemplo: Para a linha São Paulo/ Santos, é possível que se compre passagens com embarque em São Paulo e desembarque em Cubatão, ou embarque em Cubatão e desembarque em Santos, etc. Sendo que os valores da passagem destes diferentes trechos possíveis da linha São Paulo/ Santos podem ser distintos um do outro. 9) Uma empresa de transporte de passageiros pode possuir diversas agências que realizam a venda das passagens das linhas pelas quais a mesma possui concessão. Estas agências podem ser próprias e terceiras, sendo necessário o controle de todas elas para que seja realizado o repasse correto dos valores arrecadados, provenientes das vendas de passagens. 10) As vendas de passagens realizadas tanto nas agências, quanto no veículo durante o embarque podem ser realizadas através de emissores (máquinas) de cupons fiscais, que devem ser controlados para fins fiscais e de controladoria. 11) A partir das linhas de concessão, são elaboradas as viagens a serem vendidas e executadas pela empresa. A princípio, é gerado um esquema operacional, onde é indicado qual é o itinerário, a hora e os dias da semana que uma linha deverá ser executada. Neste esquema operacional ainda não são definidas as datas de execução das viagens, a partir deste esquema são geradas as viagens para venda. |
Solução/Implementação: | 1) Será implementado o cadastro de categorias que irá possibilitar que se diferencie as categorias de vendas das passagens. 2) Será implementado o cadastro de tipos de linhas que serão vinculados ao cadastro de órgão concedentes, possibilitando que se identifique os tipos de linhas dos mesmos. 3) Será implementado o cadastro de tipos de órgãos que irá possibilitar o registro de todos os órgãos regulamentadores das linhas das quais a empresa possui a concessão. 4) Será implementado o cadastro de tipos de localidades que serão vinculados ao cadastro de localidades, possibilitando que se identifique qual a finalidade da localidade dentro da linha. 5) Será implementado o cadastro de localidades que irá possibilitar o registro de todas as localidades que irão compor todas as linhas de atuação da empresa. 6) Será implementado o cadastro de vias que serão vinculados ao cadastro de linhas, possibilitando que se diferencie linhas que possuem as mesmas localidades de início e fim e indique qual o itinerário da mesma. 7) Será implementado o cadastro de linha que irá possibilitar o registro de todas as linhas de atuação da empresa. 8) Será implementada a rotina de trechos e tarifas que irá possibilitar a inserção dos valores de tarifa e taxas, bem como suas respectivas datas de vigência, para cada trecho possível de uma linha. 9) Será implementado o cadastro de agências que irá possibilitar o registro de todas as agências de venda próprias e terceiras da empresa. 10) Será implementado o cadastro de emissores de cupom fiscal que irá possibilitar o registro de todas as máquinas da empresa. 11) Será implementado o cadastro de horários que irá possibilitar o registro dos esquemas operacionais para a geração de viagens a serem vendidas e executadas. |
Requisito: | SERLV02-31 |