Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

CONTEÚDO

  1. Visão Geral  - Objetivo
  2. Definição da Regra de Negócio
  3. Documentação Técnica para Criação do relatório e configuração com Exemplo de Utilização
  4. Campos e Parâmetros
    1. Principais Campos e Parâmetros
  5. Tabelas Utilizadas


01. VISÃO GERAL

Este estudo visa detalhar as implementações necessárias no sistema PROTHEUS para impressão do relatório "Fontes de Financiamento".

...

O principal objetivo deste documento é indicar a origem das informações e como elas devem ser apresentadas para o usuário.

02. Definição da Regra de Negócio

O relatório Fontes de Financiamento dos programas governamentais, visa demonstrar e especificar em valores correntes, o montante previsto a ser arrecadado durante a vigência do PPA.

...

  • A Receita Direta seria o valor de receita obtido pela própria prefeitura de São Paulo.
  • A Receita Indireta poderia ser o valor de receita obtido e repassado à prefeitura, por órgãos como, por exemplo: São Paulo Transporte (SPTRANS) e Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB).

03. Documentação Técnica para Criação do relatório e configuração com Exemplo de Utilização

Origem das Informações:

Para que seja possível a impressão do relatório no protheus, será necessário a implementação de um cadastro chamado Fontes de Recursos.

...

O objetivo do cadastro será inserir os valores planejados de receitas no período de vigência do Plano Plurianual (PPA).

Campos necessários para o Estrutura do cadastro:

Cabeçalho do cadastro:

  • Código do PPA - Código do PPA referente ao cadastro de fontes de financiamento.
  • Ano - Ano de referência dos valores digitados
  • Versão - Versão do cadastro (A cada alteração deve ser criada uma nova versão)
  • Status - Status do cadastro (Conforme forem criadas novas versões as anteriores devem ficar com status inativo)

...

A chave única do cadastro serádeverá ser: Filial + Cód. PPA + Ano + Versão

Protótipo de tela:


Aviso
iconfalse
titleAtenção

É importante que este cadastro tenha a função de copia, pois com esta opção o usuário pode criar versões e cadastrar todos os anos do PPA com mais facilidade.

Impressão do relatório

O relatório deve ser desenvolvido utilizando a classe TReport.

As receitas linhas de receita impressas devem ser separadas em Capital e Corrente.

Essa divisão pode ser feita utilizando o campo descrito anteriormente ( "Tipo da Receita" )descrito anteriormente.

A estrutura do relatório deve seguir a seguinte regra:


Título:

Fontes de Financiamento dos Programas Governamentais


Cabeçalho 1:

Previsão das Receitas


Cabeçalho 2:
 

Ano (Deve conter - Por padrão deve trazer todos os anos do PPA), mas deve respeitar o filtro de Ano disponível no pergunte SX1.

Exemplo:
Ano                   2020           2021             2022         2023

...

Colunas analíticas:

As colunas de dados impressos no relatório para impressão dos dados analíticos do relatório, devem seguir o padrão de colunas do Cabeçalho 3.

Totalizadores

O relatório deve ter 4 totalizadores.

São eles:

  • Total de receitas correntes

Total de receitas de capitaldos valores das contas com classificação "Corrente" no cadastro.

Deve ser Impresso após a última conta de receita corrente, tanto na colula Diretos, quanto na coluna Indiretos


  • Total de receitas de capital

Total Geral

Totalizadores:

Geral - Somatório dos totais Corrente + Capital

Corrente - Somatório de Total PPA (II_TOTPPA) onde Tipo de Receita (II_TPREC) = Corrente

Capital - Somatório de Total PPA (II_TOTPPA) onde Tipo de Receita (II_TPREC) = Capital

A seguir temos dois modelos de relatório que podem ser utilizados como base para o desenvolvimento.

Modelos: 

Image Removed

Image Removed

dos valores das contas com classificação "Capital" no cadastro.

Deve ser Impresso após a última conta de receita de capital, tanto na colula Diretos, quanto na coluna Indiretos.


  • Total de receitas

Somatório das receitas correntes e de capital.

Deve ser Impresso no rodapé do relatório, antes do total geral, tanto na colula Diretos, quanto na coluna Indiretos.


  • Total Geral

Somatório de todas as receitas.

Esse é o somatório de todos os valores do relatório por ano.

Deve ser impresso como última linha do relatório, em uma coluna única por ano.


Modelos bases para desenvolvimento do relatório: 

Image Added

Image Added

04. Campos e Parâmetros

Principais Campos e parâmetros

...

Parâmetro

Descrição

Código do PPA ?

Código do PPA para impressão da fonte de financiamento.

Ano De ?

Filtro por Ano inicial

Ano Até ?

Filtro por Ano Final

Status ?Somente Ativos; Somente Inativos: Ambos

...

Tabela A21 - Fontes de Financiamento - Cabeçalho

XXANOPPAAnoAno do 4VERSAOVersãoVersão cadastro 3
CampoTítuloDescriçãoTipoTamanhoDecimalPictureValidConsulta PadrãoOpções
XXA21_CODPPACod. PPACódigo do PPA Caracter60999999


A21_VERPPAVersao PPAVersão PPACaracter309999999XX


A21_ANOREFAnoAno do PPACaracter409999999


XXA21_STATUSStatusStatus da VersãoStatus Caracter109

Vazio() .Or. Pertence("

1

,2")

1=Ativo

2=Inativo

Tabela

...

A22 - Fontes de Financiamento - Itens 

CampoTítuloDescriçãoTipoTamanhoDecimalPictureValidConsulta PadrãoOpções
A22_ITEMItemItem da GradeCaracter40



A22YY_CONTAConta

Conta Sintética da Receita

Caracter200@!
CT1
YYA22_TIPREC

Tipo da Receita

Classificação do tipo da receitaCaracter109

1=Corrente
2=Capital
YYA22_VLRDIRValor DiretoValor de Receita DiretoNumérico172@E 99,999,999,999.99


YYA22_VLRINDValor IndiretoValor de Receita IndiretaNumérico172@E 99,999,999,999.99



05. Tabelas Utilizadas

  • XXX A21 → Fontes de Financiamento - Cabeçalho
  • YYY A22 → Fontes de Financiamento - Itens

...