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  1. Visão Geral  - Objetivo
  2. Exemplo de utilização
  3. Campos e parâmetros
    1. Principais Campos e Parâmetros
  4. Tabelas utilizadas


01. VISÃO GERAL

Este relatório demonstrativo tem como objetivo apresentar os Riscos Fiscais e as Providências a serem tomadas na Gestão das Contas Públicas.
Será necessário cadastrar uma visão gerencial para a extração das informações necessárias, deverá ser montada configurada conforme os Riscos Fiscais e Providências em contas que tratam os saldos e que movimentam os dados desejados.

No processo de Planejamento Orçamentário, do qual a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é parte integrante, o ente deverá avaliar os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, com o objetivo de dar maior transparência às metas de resultado estabelecidas, informando as providências a serem tomadas caso tais riscos se concretizem.

Tanto os Riscos Fiscais quanto as Providências deverão ser configurados como tipo de lançamento = PREVISTO, tratam-se de previsões que podem causar riscos as contas públicas e providências a serem tomadas, porém, ainda não foram efetivadas. 


Nos termos do § 1º do art. 1º da LRF, “a responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas (...)”, razão pela qual o planejamento é essencial à gestão fiscal responsável.

...

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

No módulo contabil contábil teremos que seguir as 3 4 etapas para emissão de demonstrativos:

  • Importar a visão gerencial com leiaute apropriado para DFC Riscos Fiscais e Providências e configurar range de contas contábeis para cada conta gerencial;
  • Cadastrar uma configuração de livros amarrando o código da visão gerencial referente DFCRiscos Fiscais e Providências;
  • Configuração do Tipo de Lançamento como PREVISTO;
  • Imprimir relatório DRE informando a configuração de livro referente a DFC assim como o exercício em questão, moeda, tipo de saldo e etcRISCOS FISCAIS e demais parâmetros.


Arquivo .cve modelo disponibilizado para padrão MCASP seguindo modelo da Prefeitura de São Paulo:

Bloco de código
languagecoldfusion
themeDJango
firstline1
titleVisão Gerencial DFCRiscos Fiscais
linenumberstrue
collapsetrue
FLUXORISCOS DEFISCAIS CAIXA                          
CVF_FILIAL;CVF_CODIGO;CVF_CONTAG;CVF_ORDEM;CVF_CLASSE;CVF_CTASUP;CVF_DESCCG;CVF_NORMAL;CVF_COLUNA;CVF_IDENT
01;DFCRIS;1                   ;0000000001;1;                    ;FLUXORISCOS DASFISCAIS ATIVIDADES OPERACIONAIS       ;1;0; 
01;DFC;11                  ;00000001001;10;1 
01;RIS;11                  ;INGRESSOS;0000000100;1;1                   ;PASSIVOS CONTINGENTES                   ;1;0; 
01;DFCRIS;111                 ;0000000200;12;11                  ;RECEITASDEMANDAS DERIVADASJUDICIAIS                      ;1;0; 
01;DFCRIS;1111112                 ;0000000300;2;11111                  ;RECEITAS TRIBUTARIAS   DIVIDAS EM PROCESSO DE RECONHECIMENTO   ;1;0; 
01;RIS;113                 ;10000000400;0; 
01;DFC;1112       2;11         ;0000000400;2;111                 ;RECEITAS DE CONTRIBUICOES ;AVAIS E GARANTIAS CONCEDIDAS              ;1;0; 
01;DFCRIS;1113114                 ;0000000500;2;11111                  ;OUTRAS RECEITAS DERIVADASASSUNCAO DE PASSIVOS                    ;1;0; 
01;DFCRIS;112115                 ;0000000600;12;11                  ;RECEITASASSISTENCIAS ORIGINARIASDIVERSAS                    ;1;0; 
01;DFCRIS;1121116                 ;0000000700;2;11211                  ;RECEITAOUTROS PATRIMONIALPASSIVOS   CONTINGENTES                  ;1;0; 
01;DFCRIS;112212                  ;0000000800;21;1121                 ;RECEITA AGROPECUARIA ;DEMAIS RISCOS FISCAIS PASSIVOS                ;1;0; 
01;DFCRIS;1123121                 ;0000000900;2;11212                  ;RECEITAFRUSTRACAO INDUSTRIAL      DE ARRECADACAO                ;1;0; 
01;DFCRIS;1124122                 ;0000001000;2;11212                  ;RECEITARESTITUICAO DE SERVICOSTRIBUTOS A     MAIOR               ;1;0; 
01;DFCRIS;1125123                 ;0000001100;2;11212                  ;OUTRASDISCREPANCIA DE PROJECOES RECEITAS ORIGINARIAS             ;1;0; 
01;DFCRIS;1126124                 ;0000001200;2;11212                  ;REMUNERACAOOUTROS DASRISCOS DISPONIBILIDADES FISCAIS       ;1;0; 
01;DFC;113           ;1;0; 
01;RIS;2                   ;0000001300;1;11                    ;TRANSFERENCIAS RECEBIDASPROVIDENCIAS                            ;1;0; 
01;DFCRIS;113121                  ;0000001400;1;1132                   ;INTERGOVERNAMENTAISLIMITACAO                               ;1;0; 
01;DFCRIS;11311211                 ;0000001500;2;113121                ;DA UNIAO ;LIMITACAO         DE EMPENHO                      ;1;0; 
01;DFC;11312               ;0000001600;2;1131                ;DE ESTADO E DISTRITO FEDERAL            ;1;0; 
01;DFC;11313               ;0000001700;2;1131                ;DE MUNICIPIOS                           ;1;0; 
01;DFC;1132                ;0000001800;1;113                 ;INTRAGOVERNAMENTAIS                     ;1;0; 
01;DFC;1133                ;0000001900;1;113                 ;OUTRAS TRANSFERENCIAS RECEBIDAS         ;1;0; 
01;DFC;12                  ;0000002000;1;1                   ;DESEMBOLSOS                             ;1;0; 
01;DFC;121                 ;0000002100;1;12                  ;PESSOAL E OUTRAS DESPESAS CORRENTES     ;1;0; 
01;DFC;1211                ;0000002200;2;121                 ;LEGISLATIVA                             ;1;0; 
01;DFC;1212                ;0000002300;2;121                 ;JUDICIARIA                              ;1;0; 
01;DFC;1213                ;0000002400;2;121                 ;ADMINISTRATIVA                          ;1;0; 
01;DFC;1214                ;0000002500;2;121                 ;DEFESA NACIONAL                         ;1;0; 
01;DFC;1215                ;0000002600;2;121                 ;SEGURANCA PUBLICA                       ;1;0; 
01;DFC;1216                ;0000002700;2;121                 ;RECEITAS TRIBUTARIAS                    ;1;0; 
01;DFC;1217                ;0000002800;2;121                 ;RELACOES EXTERIORES                     ;1;0; 
01;DFC;1218                ;0000002900;2;121                 ;ASSISTENCIA SOCIAL                      ;1;0; 
01;DFC;1219                ;0000003000;2;121                 ;SAUDE                                   ;1;0; 
01;DFC;12110               ;0000003100;2;121                 ;TRABALHO                                ;1;0; 
01;DFC;12111               ;0000003200;2;121                 ;EDUCACAO                                ;1;0; 
01;DFC;12112               ;0000003300;2;121                 ;CULTURA                                 ;1;0; 
01;DFC;12113               ;0000003400;2;121                 ;DIREITOS DA CIDADANIA                   ;1;0; 
01;DFC;12114               ;0000003500;2;121                 ;URBANISMO                               ;1;0; 
01;DFC;12115               ;0000003600;2;121                 ;SANEAMENTO                              ;1;0; 
01;DFC;12116               ;0000003700;2;121                 ;TRANSPORTE                              ;1;0; 
01;DFC;12117               ;0000003800;2;121                 ;DESPORTO E LAZER                        ;1;0; 
01;DFC;12118               ;0000003900;2;121                 ;ENCARGOS ESPECIAIS                      ;1;0; 
01;DFC;122                 ;0000004000;1;12                  ;JUROS E ENCARGOS DA DIVIDA              ;1;0; 
01;DFC;1221                ;0000004100;2;122                 ;JUROS E CORRECAO MONET DA DIVIDA INTERNA;1;0; 
01;DFC;1222                ;0000004200;2;122                 ;JUROS E CORRECAO MONET DA DIVIDA EXTERNA;1;0; 
01;DFC;1223                ;0000004300;2;122                 ;OUTROS ENCARGOS DA DIVIDA               ;1;0; 
01;DFC;123                 ;0000004400;1;12                  ;TRANSFERENCIAS CONCEDIDAS               ;1;0; 
01;DFC;1231                ;0000004500;1;123                 ;INTERGOVERNAMENTAIS                     ;1;0; 
01;DFC;12311               ;0000004600;2;1231                ;A UNIAO                                 ;1;0; 
01;DFC;12312               ;0000004700;2;1231                ;A ESTADOS E DISTRITO FEDERAL            ;1;0; 
01;DFC;12313               ;0000004800;2;1231                ;A MUNICIPIOS                            ;1;0; 
01;DFC;1232                ;0000004900;1;123                 ;INTRAGOVERNAMENTAIS                     ;1;0; 
01;DFC;124                 ;0000005000;1;12                  ;OUTROS DESEMBOLSOS OPERACIONAIS         ;1;0; 
01;DFC;1241                ;0000005100;1;124                 ;OUTROS DESEMBOLSOS OPERACIONAIS         ;1;0; 
01;DFC;2                   ;0000005200;1;                    ;FLUXO DAS ATIVIDADES DE INVESTIMENTO    ;1;0; 
01;DFC;21                  ;0000005300;1;2                   ;INGRESSOS                               ;1;0; 
01;DFC;211                 ;0000005400;2;21                  ;ALIENACAO DE BENS                       ;1;0; 
01;DFC;212                 ;0000005500;2;21                  ;AMORTIZACAO DE EMPRES E FINAN CONCEDIDOS;1;0; 
01;DFC;213                 ;0000005600;2;21                  ;OUTROS INGRESSOS DE INVESTIMENTOS       ;1;0; 
01;DFC;22                  ;0000005700;1;2                   ;DESEMBOLSOS                             ;1;0; 
01;DFC;221                 ;0000005800;2;22                  ;AQUISICAO DE ATIVO NAO CIRCULANTE       ;1;0; 
01;DFC;222                 ;0000005900;2;22                  ;CONCESSAO DE EMPRESTIMOS E FINANCIAM.   ;1;0; 
01;DFC;223                 ;0000006000;2;22                  ;OUTROS DESEMBOLSOS DE INVESTIMENTOS     ;1;0; 
01;DFC;3                   ;0000006100;1;                    ;FLUXO DAS ATIVIDADES DE FINANCIAMENTO   ;1;0; 
01;DFC;31                  ;0000006200;1;3                   ;INGRESSOS                               ;1;0; 
01;DFC;311                 ;0000006300;2;31                  ;OPERACOES DE CREDITO                    ;1;0; 
01;DFC;312                 ;0000006400;2;31                  ;TRANSFERENCIAS DE CAPITAL RECEBIDAS     ;1;0; 
01;DFC;32                  ;0000006500;1;3                   ;DESEMBOLSOS                             ;1;0; 
01;DFC;321                 ;0000006600;2;32                  ;AMORTIZACAO E REFINAMENTO DA DIVIDA     ;1;0; 
01;DFC;322                 ;0000006700;2;32                  ;OUTROS DESEMBOLSOS FINANCEIROS          ;1;0; 

Cadastro "Visão Gerencial" (CTBA160) utilizada na configuração de livros informada no parâmetro da DFC importar o arquivo .cve disponível no exemplo acima:

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Outras Ações / Importar Estrutura:

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Nos parâmetros informar o nome do arquivo .cve a ser importado:

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Pressionar Alterar e configurar range de contas contábeis referente a cada conta gerencial:

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Cadastro "Configuração de Livros" (CTBA130):

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Incluir uma configuração de livro referente DFC com a visão amarrada.

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;1;0; 


Cadastro "Visão Gerencial" (CTBA160) utilizada na configuração de livros informada no parâmetro de Riscos Fiscais, importar o arquivo .cve disponível do exemplo acima:

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Outras Ações / Importar Estrutura:

Image Added


Nos parâmetros informar o nome do arquivo .cve a ser importado:

Image Added


Pressionar Alterar e configurar range de contas contábeis referente a cada conta gerencial:

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Image Added


Cadastro "Configuração de Livros" (CTBA130):

Image Added


Incluir uma configuração de livro referente RISCOS E PROVIDÊNCIAS com a visão amarrada.

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As configurações de Tipo de Saldo podem ser determinadas e 3 momentos:


  1. Configuração das contas na Visão Gerencial, campo Tipo Saldo:

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2. No momento do Lançamento Contábil Automático, campo Tipo do SLD:

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3. Na configuração da LP, campo Tipo do SLD, assim, todos os lançamentos relacionados a ela, utilizarão o tipo Previsto.

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Tela apresentada na consulta padrão para escolha do Tipo de Saldo:

Image Added


Após inserir as informações nos cadastros e realizar as movimentações, emitir o relatório Demons.resultados (CTBR510Após inserir as informações nos cadastros, emitir o relatório Dem. Fluxo Caixa - MCASP (CTBR560P.PRW) no caminho Relatórios / Demonstrativos / 

Image RemovedImage Added


Parâmetros do relatório:

Image Removed Image Removed

Image Removed Image RemovedImage Added  Image Added  Image Added  Image Added


Relatório impresso:

Image RemovedImage Added


03. CAMPOS e PARÂMETROS

Principais Campos e parâmetros


Parâmetro

Descrição

Exercício Contábil ?

Selecionar  o calendário contábil referente ao Exercício.

Cod. Config. Livros ?

Código de configuração de livros atrelada a visão gerencial referente a

DFC

LDO.

Moeda ?

Moeda a ser impressa o relatório.

Posição Anterior L/P ?Informar se a posição será anterior a Lucros/Perdas.
Data Lucros/Perdas ?

Se utilizar Posição Anterior, informar a data de fechamento referente a Lucros/Perdas.

Dem.
Variação
Período Anterior ?Informar se será
necessário emitir no relatório o demonstrativo da variação
imprimirá o saldo do período anterior ao solicitado.
Folha Inicial ?Como esse relatório pode fazer parte de diversas demonstrações, aqui poderá ser informado o número da página inicial
.Data de Referência ?Informar a data de referência para impressão do relatório.

Período ?

Informar se considera o calendário ou todo o período informado na data de referência.Imp. Arq. Termo Aux. ?Se importa arquivo de termo auxiliar para impressão no relatório.Termo Aux. a ser imp. ?Se for imprimir termo auxiliar, informar nome do arquivo.Saldos zerados ?Informar se considera saldos zerados.Considerar ?Se considera saldo acumulado ou saldo do período.Descrição na Moeda ?Descrição da moeda a ser impresso.Consolidar saldo ?Se saldo será consolidado.Saldos a Consolidar ?Se saldo for consolidado, informar quais saldos serão considerados.Tipo de Saldo ?Tipo de saldo (Normalmente utiliza-se 1 = Real).Método ?Método a ser considerado na impressão, pode ser direto ou indireto.Resultado do Exercício ?Informar se o resultado do exercício será composto na impressão.Saldo do Exercício ?Caso seja informado o Resultado do Exercício, digitar o valor correspondente.Saldo do Exercício Anterior ?
.
Data de Referência ?Informar a data de referência para impressão do relatório.

Período ?

Informar se considera o calendário ou todo o período informado na data de referência.
Imprime Termo Auxiliar ?Se imprime termo auxiliar no relatório.
Termo Auxiliar a ser impresso ?Se for imprimir termo auxiliar, informar nome do arquivo.
Saldos zerados ?Informar se considera saldos zerados.
Considerar ?Se considera saldo acumulado ou saldo do período.
Descrição na Moeda ?Descrição da moeda a ser impresso.
Tipo de Saldo ?Tipo de saldo
Caso seja informado o Resultado do Exercício, digitar o valor correspondente ao exercício anterior
.
Título como nome da visão ?Informar se considera o título do relatório como nome da visão.
Consolidar saldo ?Se saldo será consolidado.
Saldos a Consolidar ?Se saldo for consolidado, informar quais saldos serão considerados.
Seleciona Filiais ?Se sim, exibe tela para seleção de filiais, senão, considera a filial corrente do sistema.
Data Período Anterior ?Informar a data do período anterior a ser impresso.


04. TABELAS UTILIZADAS

  • CVE → Visão gerencial
  • CVF → Estrutura de contas da visão gerencial
  • CTS → Itens da visão gerencial
  • CT1→ Plano de Contas
  • CQ1 → Saldo por Conta ContábilCT2 → Lançamentos Contábeis


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