Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Produto

:

TOTVS Framework                       Versão: 11.50                                                                        

Processo

:

Log de Auditoria

Subprocesso

:

Ativação do Log de auditoria

Data da publicação

:

2110/0503/20132015

Introdução

O LOG de auditoria é composto por uma série de Triggers que são habilitadas no banco. Podemos selecionar tabelas e campos para auditoria.
Com ele podemos obter um histórico de todas as inclusões/alterações/exclusões que ocorreram nos campos selecionados para serem auditados pelo LOG.
Quando selecionamos um campo/tabela para auditoria, automaticamente habilitamos a trigger referente a esta tabela.
Quando o campo marcado sofre uma ação (inclusão/alteração/exclusão), a trigger é disparada e grava na tabela de LOG dados sobre o autor da ação e valores alterados.

Parametrizando o LOG

  1.   No RM.exe acessar o contexto Serviços Globais | Menu Aba Administração | Ícone Log de Auditoria (Configurações). 

...

Quando este permissionamento não é realizado as triggers não são criadas e os registros na ZLOG não são inseridos. Veja como conceder as permissões para SGBD Oracle no link abaixo:


Solucionando Erro: Log de auditoria não grava os dados auditados na tabela ZLOG (Oracle)


Para identificar se o log de auditoria está ativo, consulte a tabela ZLOGPARAMS, coluna LOGATIVO, considere S para Sim e N para Não.

Caso o Log esteja ativo, para consultar as informações armazenadas referente ao log de auditoria consulte a tabela ZLOG.

Para identificar os campos auditados, consulte a tabela ZLOGCAMPOS.

A limpeza de registros na tabela ZLOG ocorre quando é gerado o relatório de Log (Log de Auditoria - Log).

Dessa forma, o  processo de limpeza é realizado de acordo com a parametrização do campo Nº de Dias do Log.   

O processo deve ser realizado manualmente, ou seja, para realizar a limpeza, faz-se necessária a geração do relatório para disparar o processo.

Já existe um chamado aberto para análise de Sugestão de Melhoria para tornar o processo de limpeza de registros da tabela ZLOG automático.



Informações
titlePara maiores informações:

Consulte o Wikihelp TOTVS.


COMUNIDADE  @FRAMEWORK


Canais de Atendimento:

Telefônico: 4003-0015 escolhendo as opções 02 – dois (Software), 02 – dois (Suporte Técnico), 03 – três (RM), 09 – nove (Demais Áreas), 04 – quatro (BI) e 03 – três (Gerador de Relatórios e Planilha);

Chamado: Através do Portal Totvs www.suporte.totvs.com.br