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Para que o TReports seja capaz de Smart View possa recuperar dados externos para utilização de e utilizar seus recursos, como por exemplo, a geração de relatórios retornando com informações de um determinado ProdutoERP TOTVS, é necessário que o sistema consiga se comunicar comunique com esse Produto, fazendo dele ERP, tornando-o um Provedor de Dados para as informações do Relatório.
A comunicação e busca de dados que será realizada pelo TReports necessita de uma conexão entre o TReports e o Provedor. Dessa forma, o Conector servirá como o cadastro que indica a qual Provedor o TReports irá se comunicar para retornar os dados.
os relatórios. Essa comunicação é estabelecida por meio de um Conector.
Um Conector pode estabelecer comunicação com dois tipos de provedores:
Aviso | ||
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O cadastro e gerenciamento de Conectores é restrito ao usuário definido como Administrador do TReports. |
O TReports disponibiliza no cadastro do Conector, os tipos: Provedor V2 (espaço para outros tipos de conectores)
O Conector do tipo Provedor V2 permite que os dados fornecidos para geração de relatórios, assim como o gerenciamento desses dados, sejam feitos pelo próprio Produto.
Dica |
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A integração dos Produtos para servirem como Provedores de Dados para o TReports é realizada conforme especificado na RFC010001. |
utilizado na configuração do Agent, na etapa do Provedor de Segurança (ver Configurações do Sistema (Versões 3.5 e Anteriores)). Para os demais usuários, o menu de Conectores não estará disponível. |
Aviso | ||
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Clientes CLOUD não possuem o gerenciamento de Conectores. A configuração é realizada automaticamente no momento do provisionamento do Smart View. Além disso, em CLOUD não será disponibilizado Provedor Sql. |
Aviso |
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Não é possível apagar um conector que possua objetos de negócios associados à recursos de quaisquer usuários. |
No cadastro do Provedor Nativo, é necessário informar um nome para o Conector e a URL disponibilizada pelo ERP TOTVS. Após preencher essas informações, deve-se validar a conexão com o Provedor Nativo clicando no botão "Testar conexão". Com a confirmação de que o Conector está funcionando, clique em "Salvar" para concluir o cadastro.
A seguir, um exemplo de configuração de um Conector com Provedor Nativo:
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Dica | ||
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Consulte a documentação específica do seu ERP para saber qual o endereço deve ser preenchido na configuração do conector: |
Aviso |
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Desaconselhamos o acesso direto ao banco de dados e recomendamos a utilização do Provedor Nativo para acessar os Objetos de Negócio criados pela TOTVS ou desenvolvidos diretamente no ERP. Essa abordagem oferece maior segurança, respeitando as permissões definidas no ERP. Acesse os links abaixo para saber como criar Objetos de Negócio no seu ERP: |
No cadastro de Provedor SQL é necessário primeiramente escolher o tipo de provedor a ser utilizado, podendo ser:
Nota | ||
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A opção de Provedor Integrado foi descontinuada na versão 3.3 do Smart View; |
Em seguida, é necessário informar um nome para o Provedor de Dados e preencher os parâmetros de configuração, que variam conforme o tipo de provedor escolhido. Para cada tipo de provedor, são solicitados os parâmetros básicos de conexão. Caso seja necessário adicionar algum parâmetro adicional, clique no botão abaixo:
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Em seguida deve-se preencher os campos Nome e Valor do parâmetro:
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Caso um parâmetro não seja necessário, basta clicar no ícone de Lixeira à sua frente.
Para o Provedor de Dados SQL Server, os parâmetros de configuração básicos são:
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Após o preenchimento dos parâmetros, deve-se clicar em Testar conexão para validar a configuração. Caso a conexão esteja válida, deve-se clicar em Salvar antes de seguir para a etapa de configuração dos Objetos de Negócios.
Para o Provedor de Dados PostgreSQL, os parâmetros de configuração básicos são:
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Após o preenchimento dos parâmetros, deve-se clicar em Testar conexão para validar a configuração. Caso a conexão esteja válida, deve-se clicar em Salvar antes de seguir para a etapa de configuração dos Objetos de Negócios.
Para o Provedor de Dados MySQL, os parâmetros de configuração básicos são:
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Após o preenchimento dos parâmetros, deve-se clicar em Testar conexão para validar a configuração. Caso a conexão esteja válida, deve-se clicar em Salvar antes de seguir para a etapa de configuração dos Objetos de Negócios.
Para o Provedor de Dados Oracle, os parâmetros de configuração básicos são:
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Após o preenchimento dos parâmetros, deve-se clicar em Testar conexão para validar a configuração. Caso a conexão esteja válida, deve-se clicar em Salvar antes de seguir para a etapa de configuração dos Objetos de Negócios.
Após a configuração do Provedor Sql, deve-se cadastrar os Objetos de Negócios a serem disponibilizados pelo conector para o Smart View.
Nessa etapa devem ser preenchidos os campos obrigatórios abaixo:
Para configurar a Área é necessário clicar no botão Incluir após o preenchimento do campo. Dessa forma é possível configurar mais de uma área para um mesmo Objeto de Negócio, as quais serão listadas abaixo do campo de preenchimento:
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Em seguida deve ser preenchida a consulta SQL que retornará os dados do Provedor de Dados configurado, que correspondem ao Objeto de Negócios a ser cadastrado. A consulta pode ser pré-visualizada para validação. Em seguida, deve-se clicar em Salvar para concluir a configuração do Objeto de Negócio.
Após a conclusão da configuração é mostrada a tela de listagem dos objetos de negócios, onde é possível realizar as seguintes ações:
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