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As configurações que serão exibidas para escolha neste campo são importadas por meio do Wizard de Configuração Inicial.
Caso ainda não tenha executado o wizard, acesse a documentação e veja como executar.

O usuário deverá selecionar a configuração 0024 - Conciliação Manual para realizar a conciliação manual dos movimentos bancários do sistema.

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02 FILTROS

Após informar a configuração de conciliação, o próximo passo é informar os filtros desejados para a busca de dados da conciliação selecionando o botão 'Ver Filtros'. Os filtros serão montados de acordo com os campos das tabelas à conciliar da configuração de conciliação, selecionada no passo anterior.

O conciliador guarda o último filtro utilizado pelo usuário na configuração selecionada, ou seja, na próxima vez que o usuário for utilizar uma configuração já utilizada anteriormente, os filtros serão montados já com o conteúdo da ultima aplicação, mas permitindo a alteração de qualquer campo.


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Nos filtros 'Data Dispon. de' e 'Data Dispon. até' o usuário pode informar um intervalo de datas de disponibilidade.
No exemplo acima serão buscados os registros entre o dia 27/10/2022 e 27/10/2022.

Os campos do filtro abaixo são do tipo 'Data', estes campos sempre estarão com um ícone de calendário no canto direitoNo filtro 'Banco', é possivel consultar o cadastro de contas bancárias clicando na lupa. Ao se utilizar desse processo, os dados bancários serão preencidos automaticamente para todos os filtros de 'Banco', 'Agência' e 'Conta Banco'.

Nos filtros temos a opção 'Remover estornados' que funciona como um filtro condicional:

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      • Na aba Dados não Encontrados, na coluna Movimentos Bancários (FK5), teremos os registros do sistema que ainda não foram conciliados.
      • Nesta coluna, selecione um ou mais registros a serem conciliados.
      • Clique no botão Conciliar, e o processo será o seguinte:
        • Gera-se um registro na tabela Movimentos Extrato (SIG) de forma a alimentar os dados na tabela origem.
        • Os movimentos são transferidos para a aba Dados da Conciliação.
      • Para efetivar a conciliação, clique no botão Aplicar Conciliação.
      • O processo irá efetivar a conciliação tanto nas tabelas do Conciliador BackOffice como nas tabelas do módulo Financeiro.


03.1.1 DADOS DA CONCILIAÇÃO

A aba Dados da Conciliação exibe todos os dados que foram encontrados pelo filtro da conciliação e que contém matches realizados via botão Conciliar ou que tenham sido conciliados em processo anterior.

Na parte inferior da tela, uma barra de progresso em que é possível saber a porcentagem de matches realizados em relação ao total de registros encontrados. Ao passar o mouse pela barra, é exibido a porcentagem dos registros conciliados e não conciliados.

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03.1.2 DADOS NÃO ENCONTRADOS

A aba Dados não Encontrados exibe todos os dados que foram encontrados pelo filtro da conciliação, mas ainda não possuem matches realizados.

Para realizar a conciliação dos movimentos bancários, selecione um ou mais registros e clique no botão Ações Conciliar.

Gera-se um registro na tabela Movimentos Extrato (SIG) de forma a alimentar os dados na tabela origem e os movimentos são transferidos para a aba Dados da Conciliação.

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03.1.1 DADOS DA CONCILIAÇÃO

A aba Dados da Conciliação exibe todos os dados que foram encontrados pelo filtro da conciliação e que contém matches realizados via botão Conciliar ou que tenham sido conciliados em processo anterior.

Na parte inferior da tela, uma barra de progresso em que é possível saber a porcentagem de matches realizados em relação ao total de registros encontrados. Ao passar o mouse pela barra, é exibido a porcentagem dos registros conciliados e não conciliados.

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Ações possíveis:

Botão Ações

Funcionalidade

Conciliar

Conciliar refere-se ao procedimento de marcar os registros da tabela de movimentos bancários do sistema como preconciliados.

Ao se clicar no botão Ações ->Conciliar, a partir dos registros selecionados, serão gerados os registros na tabela de extratos (SIG), gerando um match que permite a possibilidade de conciliação do mesmo.

Informações
titleImportante

Por que gerar movimentos na tabela de extratos (SIG) se estou utilizando a conciliação manual e não utilizo importação de extratos?

  • O Conciliador BackOffice exige no seu processo uma tabela origem e uma tabela destino para que ocorra a conciliação.
    Por conta dessa exigência da plataforma, simulamos um extrato na tabela de extratos bancários (SIG) permitindo o match e a conciliação.

Desta forma o registro é movido para a pasta de Dados da Conciliação ficando com o tipo de match igual a Manual  (image2023-6-16_14-3-12.pngImage Added)

Ação aplicável apenas a pasta Movimentos Bancários (FK5).

Disponibilidade

Disponibilidade refere-se ao procedimento que possibilita ajuste das datas de disponibilidade para cada transação bancária no Protheus (tabelas FK5/SE5), de modo a alinhar a data da transação no sistema àquela constante no extrato bancário.

Ao se clicar no botão AçõesDisponibilidade, será apresentada tela para a informação da nova data de disponibilidade e a forma de sua aplicação:

  • Data de Disponibilidade
    Informe a nova data de disponibilidade desejada.

  • Aplicar esta data para quais registros?
    A aplicação das datas de disponibilidade ocorreram apenas nos registros da tabela Movimentos Bancários (FK5) na aba Dados não encontrados.

    • Registros selecionados → A data informada será aplicada somente aos registros selecionados em tela.

    • Registros com mesma data → A data informada será aplicada aos registros que possuam a mesma data que os registros selecionados.
      Exemplos:
      • Selecionei 3 registros na tela e as datas dos movimentos são 10/11/2023.
        Todos os registros com essa data, marcados ou não, receberão como data de disponibilidade a data informada no campo.
        Selecionei 3 registros na tela e as datas dos movimentos são 08/11/2023, 09/11/2023 e 10/11/2023.
        Todos os registros, marcados ou não, que tenham uma das datas acima, receberão a nova data informada.

    • Todos os registros → Todos os registros do processo, marcados ou não, constantes da tabela Movimentos Bancários (FK5) na aba Dados não encontrados.

Ação aplicável apenas a pasta Movimentos Bancários (FK5).



03.1.3 TOTALIZADORES

Exibe as regras de totalização definidas na configuração de conciliação, totalizando todos os registros com match para conciliação (Todos registros contidos em "Dados da Conciliação").

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Caso os valores dos totalizadores da tabela de origem e destino estejam com valores divergentes, ao conciliar a mensagem de confirmação também fará um alerta como este abaixo.

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03.1.4 SALDOS BANCÁRIOS

Exibe tela para consulta da evolução dos saldos bancários durante o processo de conciliação, totalizando todos os registros com match para conciliação (Todos registros contidos em "Dados da Conciliação").

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03.2 APLICANDO CONCILIAÇÃO

Depois de realizados os matches, o usuário poderá aplicar a conciliação, clicando no botão  Aplicar Conciliação na parte superior direita da tela.
Para aplicar conciliação, é necessário ter ao menos 1 match realizado.

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      • Serão gravados registros na tabela Conciliação (QLC) e Itens da conciliação (QLD). 

      • As gravações inerentes ao módulo Financeiro serão realizadas como eram feitas anteriormente:
        • Registro das marcas de conciliação nas tabelas Movimentos Bancários (FK5) e Movimentação Bancária (SE5)
        • Atualização do saldo bancário conciliado.

      • Será exibida uma mensagem para o usuário informando que a conciliação foi realizada com sucesso na parte inferior da tela.

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03.3 CANCELAR MATCH

Para cancelar match, clique no ícone semelhante a este que está a esquerda das tabelas, será exibido um submenu com a opção 'Cancelar Match'. O processo ira irá cancelar todos os matches que contidos no ID Match selecionado.
Após cancelar, os itens cancelados serão exibidos na aba 'Dados não encontrados', a barra de porcentagem é atualizada.

Caso os itens cancelados já estiverem conciliados, serão deletados da conciliação e voltarão a ser disponibilizados para novas conciliações.

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Informações
titleImportante

Ao cancelar um match que tenha sido realizado marcando mais de um registro, será cancelado o processo e não apenas um determinado matchNa regra 0024 - Conciliação Manual, ainda que sejam selecionados vários registros, cada item selecionado terá seu processo.
Com isso, será possível cancelar apenas um item por vez.

Exemplo:

  • Na aba Dados não Encontrados, foram selecionados 2 ou mais registros para realização do match e o mesmo foi confirmado.
  • Os registros são movidos para a aba Dados da Conciliação.
  • Ao clicar em Outras Ações (os 3 pontos na linha de conciliação) e escolher a opção Cancelar Match, o processo todo será desfeito.Isto se deve ao fato de que a nova conciliação permite que diversos movimentos sejam conciliados com um movimento totalizador
  • Note que apenas o registro selecionado teve seu match cancelado.


Para

se

verificar quais registros compõem o match, clique em Outras Ações (os 3 pontos na linha de conciliação) e escolha a opção Visualizar Match, conforme abaixo:

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04. DASHBOARD

04.1 VISÃO GERAL

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      • 2 cards para exibir a porcentagem de registros conciliados do total de registros encontrados no filtro, 1 para cada tabela.
      • 2 cards para exibir a porcentagem de registros conciliados de forma automática e a porcentagem de registros conciliados de forma manual, 1 para cada tabela.
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07. TABELAS UTILIZADAS

  • FK5 - Movimentos Bancários
  • QLB - Conciliador BackOffice - Chaves 
  • QLC - Cabeçalho da Conciliação  
  • QLD - Itens da Conciliação  
  • SE5 - Movimentação Bancaria
  • SIF - Cabeçalho do Extrato Bancário
  • SIG - Registros do Extrato Bancário

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