Páginas filhas
  • CFGA500 - Regras de Auditoria via Embedded Audit Trail

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Rotina/Processo descontinuado

A rotina  Políticas de segurança possuí a opção Segurança do Configurador possui algumas opções de auditoria, entre elas a Auditoria de dicionários Dicionários e Auditoria de Usuários. 
A partir da release Release 12.1.2410 o processo das auditorias acima será efetuado junto com a API utilizada pelo o Embedded Audit Trail , sendo assim (API). Sendo assim, ainda será possível consultar a auditoria pelas rotinas atuais e também será possível a nova consulta pela API do Embedded Audit Trail.

A partir da release Release 12.1.2510, não será mais possível a consulta pelo método atual, apenas pelo Embedded Audit Trail, porém pela API.Porém ainda será possível apenas a consulta histórica dos dados da auditoria sem a API.

Isso Essa atualização se faz necessário necessária para a evolução do produto.

A aplicação será efetuada do mesmo modo que é feito feita atualmente, porém selecionando as opções pela rotina Auditoria de dicionários Dicionários e Auditoria de Usuários na rotina CFGA500.

Foram criados novos relatórios para consulta de Auditoria de Dicionários e Auditoria de Usuários.

Foi criada uma tela de consulta de auditoria.

Rotina/Processo substituto

Foram criadas as seguintes rotinas para consulta da auditoria.:

CFGR750 - Relatório de Auditoria de Dicionários: são as auditorias dos dicionários SXs do sistema.

CFGR740 - Relatório de Auditoria de Usuários: são as auditorias nas tabelas de usuários e grupos.

CFGR710 - Relatório de Auditoria de todos os dicionáriosDicionários:  são as alterações de qualquer tabela do sistema SXs, de usuários e outras tabelas marcadas para auditoria.

FWCFGAUDIT - Seleção manual de tabelas para auditoria: caso seja marcada a auditoria de dicionário ou de usuário, não será permitida a seleção manual dessas tabelas.


Diferenças e semelhanças entre as rotinas/processos

Diferenças

A auditoria pela API Embedded Audit Trail possui algumas diferenças, entre elas.:

  • Criação de gatilho no banco de dados, sendo assim qualquer alteração efetuado diretamente no banco de dados será auditada.
  • Campos que não sofreram alteração alterações no seu conteúdo não é auditado, apenas campos com conteúdos alteradosserão auditados.
  • A API audita a operação do campo e não da rotina, é . É possível que a alteração de um acesso para o usuário seja auditada como uma inclusão de um novo acesso. 
  • Os relatórios de dicionários serão gerados por empresa, não listando alterações de outras empresas. Por exemplo, por exemplo a auditoria de dicionário na empresa 01 não será exibida no relatório emitido na empresa 02.

Semelhanças

  • Foram criados os relatórios para manter o mais semelhante possível aos relatórios e consultas disponíveis na rotina antiga.

...

  • A partir do Release 12.1.2410

Observações

  • O menu do configurador Configurador precisará ser atualizado;


...

Links Úteis: