Histórico da Página
Índice
01. Tempo de setup
A alocação do tempo de setup da operação será realiza realizada quando , a operação de uma ordem de produção for alocada após a alocação de uma operação de produto diferente, ou quando a operação não for alocada na sequência de outra operação de mesmo produtoocorrer a troca de produto no recurso.
Durante o processo de alocação de uma operação será verificado a alocação anterior do intervalo que está sendo alocado a operação atual, caso . Caso essa operação (anterior) seja do mesmo produto da operação atual e finalize no horário de inicio da operação atual, não será levado em consideração o setup da operação. Caso contrario, será levado em consideração o setup da operação e a operação será alocada no intervalo, apenas se o intervalo for maior que o tempo de setup.
...
Caso o produto da operação que esta sendo alocada seja um produto diferente do produto da alocação anterior, o setup da operação será alocado independentemente do horário de inicio/fim das operações.
Informações |
---|
Caso na validação do intervalo seja identificado que a operação deva ter setup, o setup deve ser alocado por completo no intervalo. Caso o setup não possa ser alocado por completo, será validado o próximo intervalo com disponibilidade livre para alocação, seguindo a regra do nivelamento/distribuição. |
01.1 Disponibilidade efetivada
...
. |
Exemplo: Será considerado como alocação anterior do intervalo o período efetivado.
02. Tempo de finalização
O tempo de finalização de uma operação será sempre alocado no final da alocação da operação. Esse tempo será alocado por completo dentro de um único intervalo da disponibilidade do recurso. Ou seja, o tempo de finalização irá iniciar quando o tempo de produção da operação encerrar e não haverá outras operações entre o inicio e fim do tempo de finalização.
...
Alocou a produção parcial no primeiro tempo livre, pois sobrou tempo para realizar o vinculo com a finalização.
03. Intervalo da disponibilidade
Durante o processo de alocação será validado o intervalo da disponibilidade de um recurso para identificar se a operação que esta sendo alocada deve alocar também o tempo de setup e o tempo de finalização.
O intervalo da disponibilidade consiste nos períodos de disponibilidade presentes entre duas alocações que estejam no recurso. Sendo que a alocação que finaliza antes do período livre (hora disponível/extra), será considera alocação anterior e a alocação que inicia ao fim, do período livre será considerada alocação posterior.
Exemplo:
Considerando a seguinte disponibilidade.
Caso a operação que esteja sendo alocada inicie as 17:00 do dia 01/Jan, teremos o seguinte intervalo para validação.
03.1 Disponibilidade efetivada
Caso o intervalo de disponibilidade possua um período efetivado entre a alocação anterior e a alocação posterior, será considerado o(s) produto(s) desse período efetivado como alocação anterior na validação do intervalo.
Exemplo: Será considerado como alocação anterior do intervalo o período efetivado.
04. Redução de Setup
Durante a etapa de nivelamento caso existam períodos livres entre as alocações das operações de um mesmo produto o setup será aplicado. Desta forma mesmo que a execução das operações em um mesmo recurso sejam de um mesmo produto, existirá setups aplicados entre os processos.
Para evitar estes setups alocados de maneira desnecessária, após o término do nivelamento será executado a etapa de Redução de Setup.
Esta etapa irá buscar por alocações de setup nos recursos, onde existe o setup alocado para operações em sequência que são do mesmo produto. Para estas alocações de setup que estiverem duplicadas, será realizado o processo de reduzir o setup. Este processo consiste em remover o setup alocado em duplicidade, mantendo apenas o primeiro setup encontrado para o produto no recurso. Além de remover o tempo de setup, as demais operações vinculadas também serão reorganizadas, visando manter a sequência das operações conforme os seus inícios/términos.
Exemplo:
Considere que o processo de nivelamento alocou as operações conforme abaixo:
Observe que mesmo que as alocações sejam sempre do produto xxx, existe um setup aplicado às 11h. Este setup foi aplicado durante o nivelamento pois existe um período de disponibilidade livre às 10h, fazendo com que as operações deste mesmo produto não estejam alocadas em sequência.
A redução de setup irá identificar este setup e irá remove-lo.
Desta forma, o setup adicionado às 11h será removido, e o início da operação será antecipado para as 11h, tornando assim a capacidade do recurso livre às 15h. As operações posteriores da ordem também serão antecipadas de acordo com a disponibilidade de seus recursos, para que iniciem no horário correto de acordo com a antecipação da operação que teve o seu setup removido.
Informações |
---|
O processo de redução de setup não faz a análise de recursos alternativos. Os recursos alternativos sempre serão analisados na etapa de nivelamento. Caso após o processo de redução de setup os recursos alternativos alocados durante o nivelamento não forem mais os que possuem a melhor entrega, a alocação será mantida no recurso utilizado durante o nivelamento. |