Histórico da Página
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Esta funcionalidade não esta liberada para Rotas de Roteiro. |
02. REGRA DE NEGÓCIO
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Quando o usuário apontar a saída de cliente referente ao cliente "A", ele poderá incluir documentos de outros clientes, e a mesma regra descrita acima será aplicada para o novo cliente.
Integração GFE
Caso o pagamento da viagem seja efetuado pelo GFE (DTQ_PAGGFE = 1-Sim) e ocorram inclusões de documento não previstos, o sistema verificará os romaneios da viagem.
Se a viagem possuir:
- Somente um romaneio, o sistema tentará reabri-lo, neste caso o novo documento será incluído no mesmo.
- Caso possua mais de um romaneio eles serão checados e aquele que possuir a mesma chave (Tipo de Operação do Documento (DUD_CDTPOP)), tentará ser reaberto, seguindo o mesmo passo descrito acima.
- Caso nenhum romaneio consiga ser reaberto será apresentada uma mensagem ao usuário informando a causa pelo qual o mesmo não foi reaberto e uma pergunta se o usuário deseja incluir um novo romaneio para a viagem. Caso positivo, será gerado um romaneio sobre os dados do Movimento de Viagem (DUD) com o novo documento. Neste caso, os dados do Romaneio (GWN) – Município Origem, Município Destino, Classificação de Frete e Tipo de Veiculo ficarão com conteúdo em branco, sendo gravado apenas a informação do campo Tipo de Operação (DUD_CDTPOP). Portanto serão criados os Romaneios para cada Tipo de Operação (DUD_CDTPOP).
Operações de Viagem
Operação de Saída de Cliente
Ao realizar a inclusão de todos os documentos no cliente, deverá ser apontada a saída do cliente.
Operação de Chegada em Filial
Ao realizar o apontamento de chegada em filial, o sistema realizará uma validação para verificar se os documentos não previstos tiveram alguma ocorrência de encerra processo apontada, caso isso não aconteça o sistema criará um novo movimento de viagem para a mesma concluir o processo de entrega.
Pagamento
A qualquer momento o usuário poderá incluir ocorrências de:
- Despesa (17) ou,
- Receita / Despesa (18).
Caso o contrato ainda não esteja gerado, a ocorrência poderá estar configurada para acréscimo ou contrato complementar, porém no caso de contrato complementar a mesma só será realmente gerada após a criação do contrato principal.
Caso o contrato já esteja gerado, a ocorrência poderá ser configurada como acréscimo para próximo contrato, ou contrato complementar, com algumas restrições com operadoras de frota:
- Repom: O contrato principal não pode ter sido quitado na operadora.
- Pamcard: Contrato/CIOT não pode estar encerrado na operadora.
Contrato de Carreteiro
Ao gerar o contrato de carreteiro para uma viagem que possui documento(s) não previsto(s), será apresentada uma tela contendo o(s) mesmo(s). Nesta tela o usuário poderá selecionar quais documentos farão parte do cálculo do frete a pagar.
03. PERCURSO DA VIAGEM
A funcionalidade de Percurso da Viagem tem o objetivo de permitir a visualização e manipulação dos estados de passagem diretamente na viagem, visando uma maior segurança na geração do MDF-e.
Esta funcionalidade veio inicialmente com o Requisito de Retirada de mercadorias não previstas, que visa permitir incluir novos documentos em uma viagem em transito em locais não previstos na rota.
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Operações de Viagem
Operação de Saída de Cliente
Ao realizar a inclusão de todos os documentos no cliente, deverá ser apontada a saída do cliente.
Operação de Chegada em Filial
Ao realizar o apontamento de chegada em filial, o sistema realizará uma validação para verificar se os documentos não previstos tiveram alguma ocorrência de encerra processo apontada, caso isso não aconteça o sistema criará um novo movimento de viagem para a mesma concluir o processo de entrega.
Pagamento
A qualquer momento o usuário poderá incluir ocorrências de:
- Despesa (17) ou,
- Receita / Despesa (18).
Caso o contrato ainda não esteja gerado, a ocorrência poderá estar configurada para acréscimo ou contrato complementar, porém no caso de contrato complementar a mesma só será realmente gerada após a criação do contrato principal.
Caso o contrato já esteja gerado, a ocorrência poderá ser configurada como acréscimo para próximo contrato, ou contrato complementar, com algumas restrições com operadoras de frota:
- Repom: O contrato principal não pode ter sido quitado na operadora.
- Pamcard: Contrato/CIOT não pode estar encerrado na operadora.
Contrato de Carreteiro
Ao gerar o contrato de carreteiro para uma viagem que possui documento(s) não previsto(s), será apresentada uma tela contendo o(s) mesmo(s). Nesta tela o usuário poderá selecionar quais documentos farão parte do cálculo do frete a pagar.
03. PERCURSO DA VIAGEM
A funcionalidade de Percurso da Viagem tem o objetivo de permitir a visualização e manipulação dos estados de passagem diretamente na viagem, visando uma maior segurança na geração do MDF-e.
Esta funcionalidade veio inicialmente com o Requisito de Retirada de mercadorias não previstas, que visa permitir incluir novos documentos em uma viagem em transito em locais não previstos na rota.
Porém esta funcionalidade se estende para suprir a confiabilidade na construção da Viagem x Geração do MDF-e, contemplando os estados e documentos não previstos na rota original.
REGRAS RELACIONADAS AO PROCESSO DE PERCURSO
Foram implementadas as seguintes regras nas rotinas que envolvem o Percurso da Viagem e a Geração do Manifesto:
- Ao gerar um Manifesto, o sistema sempre gravará as tabelas do Percurso da Viagem (DL0/DL1/DL2). Uma vez que sejam excluídos todos os manifestos de uma viagem, o sistema excluirá os respectivos dados das tabelas do Percurso da Viagem.
- Ao gerar um Manifesto para viagens com status "Em aberto" ou "Fechada", a tela do Percurso da Viagem somente abrirá quando o parâmetro MV_TMSPERC estiver preenchido com ".T.", ou seja, se o parâmetro MV_TMSPERC estiver preenchido com ".F." o sistema não abrirá a tela do Percurso da Viagem.
- Ao gerar um Manifesto para viagens com status "Em trânsito", o sistema sempre abrirá a tela do Percurso da Viagem independentemente do conteúdo do parâmetro MV_TMSPERC.
- Foi criada uma nova funcionalidade chamada "Editar Percurso" para que seja possível ajustar a sequencia dos estados do Percurso da Viagem a fim de evitar ou corrigir a rejeição "663-Rejeição - Percurso informado inválido".
ROTA
Exemplo - "Matriz"
APRESENTAÇÃO DA TELA NA VIAGEM
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- Parâmetro F12 da viagem
“Apres. Percurso Vge. Aberta” esteja = “1 – Sim.” - Caso os estados do percurso da viagem não respeitem os estados do percurso MDF-e da Rota (DIQ) - Estados do Percurso da viagem ≠ Percurso da Rota.
- Caso ocorram alterações com a viagem em trânsito.
Parâmetro MV_TMSPERC = .T. Na geração dos manifestos das viagens com status em aberto ou fechada. Para viagens em trânsito sempre será aberta.
Ao gerar um Manifesto, o sistema sempre deve gravar dados nas tabelas do Percurso da Viagem (DL0/DL1/DL2).
Aviso O parâmetro MV_TMSPERC só deve influenciar a tela de abertura do Percurso da Viagem durante a geração dos Manifestos enquanto a viagem está com status Em Aberta ou Fechada.
Ao excluir todos os manifestos de uma viagem, o sistema deve excluir os respectivos dados das tabelas do Percurso da Viagem.
O Intuito desta tela é permitir a visualização e algumas manipulações dos estados de passagem da viagem, para efeito da geração do MDFO Intuito desta tela é permitir a visualização e algumas manipulações dos estados de passagem da viagem, para efeito da geração do MDF-e, podendo desta forma realizar as seguintes ações na tela:
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Realizar a movimentação dos documentos entre estados iguais no percurso
Caso a viagem esteja em
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trânsito e se faça necessário a inclusão de um documento não previsto:
Os documentos não previstos entrarão sempre em um ponto que possui destino o estado da filial da viagem, mesmo que o destino da entrega seja outro estado, neste caso, quando o documento chegar na filial será gerado um novo Movimento de viagem (DUD) para que o mesmo possa concluir seu processo de entrega.
Informações title Importante: O estado de origem do ponto do percurso será referente ao código da região de origem do documento, por isso é importante na digitação da nota selecionar a região de origem como remetente no campo Selec. Origem (DTC_SELORI), igual a 2- Cliente Remetente ou igual a 3- Local Coleta.
- Caso a viagem já esteja em trânsito e ocorra a inclusão de documentos não previstos, o sistema realizará logo após a gravação do percurso a inclusão das operações de chegada e saída de cliente (caso as mesmas não existam), sendo que a chegada no cliente já será apontada automaticamente. Caso as operações já existam, o sistema não realizará o apontamento de chegada.
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04. PENDÊNCIA - MERCADORIA NÃO PREVISTA
CONFIGURAÇÃO
- Na rotina Tabela de Ocorrência (TMSA020), incluímos uma nova ocorrência do Tipo: (06 -“Gera Pendência”) e o Tipo da Pendência: (05 -“Retorno de Mercadoria”).
EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO - VIAGEM SEM INTEGRAÇÃO GFE
- Inclusão da viagem com 2 documentos:
- 1º documento - SP x RJ RJ
- 2º documento - SP x BA
- Percurso da viagem, adicionado o ponto de passagem 03 - ES.
Documento no estado de percurso RJ:
Documento no estado de percurso BA: - Manifestos gerados:
- Realizado os apontamentos de Saída da viagem. Realizado o apontamento de ocorrência (RMER - Exemplo) para o documento 0070000697.
- Visualização do registro de pendência gerado para o documento.
- Ao realizar o encerramento da pendência é apresentado a tela para escolha da ação a ser realizada para a mercadoria. Solicitação de coleta ou digitação da NF do cliente.
- Solicitação de coleta ou digitação da NF do cliente. Escolhido a opção Entrada Dc. Cli, o sistema abrirá a tela para digitação dos dados da NF.
- Digitado os dados da NF.
- Gerado o calculo do documento e transmissão para a SEFAZ.
- Selecionado a opção Alterar na viagem para inclusão do novo documento. Adicionado o documento 070000700 Origem RJ destino SP.
- Adicionado o documento no percurso:
- Inserido os estados de passagem entre o percurso BA x SP e realizado a reordenação dos mesmos alterando o campo de seq. Passag:
- Inserido os estados de passagem entre o percurso BA x SP e realizado a reordenação dos mesmos alterando o campo de seq. Passag. Com isto foi criado automaticamente as operações do cliente.
- Atualizado o movimento da viagem do documento não previsto com a data, hora e usuário que realizou a inclusão do documento na viagem.
*Consulta via SQL: - Transmitido o encerramento do manifesto SP x RJ
- Gerado o novo manifesto eletrônico com origem RJ e destino SP. Na visualização do percurso observe que foi gravado o número do manifesto.
- Transmissão do MDF-e
- Apontamento da operação de Saída do cliente:
- Viagem retorna com o status em “Trânsito”
- Apontamento da operação de “Chegada em Filial”
- Após o apontamento da chagada em filial o sistema cria um novo DUD para o documento com o status 1 – Em Aberto para que o mesmo possa ser colocado em uma nova viagem de entrega.
*Consulta SQL - Apontamento da ocorrência dos documentos da viagem.
- Encerramento da Viagem:
- Geração de nova viagem de entrega para o documento 070000700:
- Percurso da viagem
- Realizado o fechamento da viagem, apontamento de operações e apontamento da ocorrência de encerra processo.
- Encerramento da viagem
- Agora será gerado o contrato de carreteiro para a viagem. Neste momento será possível selecionar quais os documentos não previstos serão utilizados para o cálculo do frete a pagar.
Tanto para o contrato por período, quanto para o contrato por viagem.
Selecionado a geração do contrato de carreteiro para a viagem 001373, qual foi adicionado o documento não previsto 070000700.
Observe que será aberto a tela com o documento não previsto qual o usuário poderá adiciona-lo ou não para o cálculo do contrato. - Preview do Frete com o documento marcado.
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- para o cálculo do contrato.
- Preview do Frete com o documento marcado.
EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO - VIAGEM COM INTEGRAÇÃO GFE
Caso o pagamento da viagem seja efetuado pelo GFE (DTQ_PAGGFE = 1-Sim) e ocorram inclusões de documento não previstos, o sistema verificará os romaneios da viagem.
Se a viagem possuir:
- Somente um romaneio, o sistema tentará reabri-lo, neste caso o novo documento será incluído no mesmo.
- Caso possua mais de um romaneio eles serão checados e aquele que possuir a mesma chave (Tipo de Operação do Documento (DUD_CDTPOP)), tentará ser reaberto, seguindo o mesmo passo descrito acima.
- Caso nenhum romaneio consiga ser reaberto será apresentada uma mensagem ao usuário informando a causa pelo qual o mesmo não foi reaberto e uma pergunta se o usuário deseja incluir um novo romaneio para a viagem. Caso positivo, será gerado um romaneio sobre os dados do Movimento de Viagem (DUD) com o novo documento. Neste caso, os dados do Romaneio (GWN) – Município Origem, Município Destino, Classificação de Frete e Tipo de Veiculo ficarão com conteúdo em branco, sendo gravado apenas a informação do campo Tipo de Operação (DUD_CDTPOP). Portanto serão criados os Romaneios para cada Tipo de Operação (DUD_CDTPOP).
Configuração
- Configurar os parâmetros da integração GFE
- MV_INTGFE = .T.
- MV_TMS3GFE = .F.
Incluir uma viagem com pagamento GFE
- Fechar a viagem
No fechamento da viagem, o sistema integrou o documento ao GFE, gerando o Romaneio e documento de carga
- Apontar a operação de saída de viagem
- Alterar a viagem em Transito e incluir um novo documento na viagem
- Ao salvar a viagem o sistema irá enviar ao GFE o documento, gerando um Documento de Carga. Caso for possível reabrir o Romaneio da Viagem, o Documento será vinculado ao mesmo Romaneio da Viagem, caso contrário será gerado um Novo Romaneio.
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- DL0 - Percurso de Viagem.
- DL1 - Estados do Percurso.
- DL2 - Documentos do Manifesto.
- DUD - Movimento de Viagem.
06. ASSUNTOS RELACIONADOS
- Carregamento (TMSA210C - SIGATMS)
- Complemento de Viagem (TMSA240 - SIGATMS)
- Operações (TMSA350 - SIGATMS)
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