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01. VISÃO GERAL

Esta funcionalidade visa tem como objetivo ajudar a identificar possíveis erros nas integrações principais do nosso sistema; os . Os logs gerados conterão fornecerão informações detalhadas sobre a integração, como incluindo status e conteúdo.

02.

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DEMONSTRAÇÃO DA UTILIZAÇÃO

Deck of Cards
id1
Card
defaulttrue
id1
labelParametrizaçãoConfiguração
titleParametrização Configuração

1) Para Para a execução do novo processo, é necessário a execução do rodar o script para a criação da das tabelas pelo utilizando o aplicativo RM.Atualizador.exe.


2) Acesse o menu menu Serviços Globais| Segurança | Perfis

Selecione o sistema Folha de pagamentoPagamento, edite o perfil desejado, vá em Acesso a Menus e permita o acesso 11.02.01 - Log de Integração.

3)  Para a utilização do log, o sistema irá buscar buscará automaticamente o servidor e a porta automaticamente para a execução desses serviços. Caso apresente ocorra algum erro na abertura do processo, certifique-se da permissão das portas no windowsde que as portas necessárias estejam permitidas no Windows.

Servidor/Porta API:  Servidor e porta onde o serviço de API"s RM está sendo executado. (APiPort do Host RM. No caso onde a ApiPort não foi discriminada nas configurações do Host, utilizar a HttpPort). 
Servidor/Porta APP: Servidor e porta onde o aplicativo THF está sendo executado. (Caso o servidor seja o Host RM, informar a HttpPort).

Para maiores informações sobre a configuração da HttpPort e ApiPort, acesse: O que é e como configurar a HttpPort e ApiPort.

OBSATENÇÃO: Se estiver executando o RM.Host.exe, o mesmo deve ser executado com administrador.


true
Card
default
id2
labelLog Parâmetros de IntegraçãoTela
titleLog Parâmetros de IntegraçãoTela

Acesse o processo em através do menu Configurações | Log de Integração


DETALHAMENTO DOS CAMPOS


INTEGRAÇÃO: Selecione a integração desejada exemplo: TAF ou middleware.

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PROCESSO: Selecione o processo da integração escolhidadesejada

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TIPO DE LOG: Selecione o tipo de log conforme desejado.

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Rastreio: Irá listar(caso selecione Ver histórico) ou gravar(caso selecione Ativar logs) os log's.

Erro: Irá listar(caso selecione Ver histórico) ou gravar(caso selecione Ativar logs) os log's de erro.

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Existem dois tipos de logs disponíveis:

  • Rastreio: Nesta opção, todos os logs, tanto de sucesso quanto de erro, serão listados ou gravados. Ao selecionar "Ver histórico", os logs gravados são exibidos. O processo de gravação dos logs é iniciado ao selecionar "Ativar registros".
  • Erro: Nesta opção, somente os logs de erro serão listados ou gravados. Os logs de erro são exibidos ao selecionar "Ver histórico" e o processo de gravação dos logs de erro é iniciado ao selecionar "Ativar log".


VER HISTÓRICOVer histórico: Irá listar todos os log's já gravados na base.

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ATIVAR LOGS: Inicia o processo para registrar informações por um período de tempo de dez minutos. Após a ativação, basta executar o processo desejado para que os logs sejam salvos.

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ATENÇÃO: Se um processo específico for selecionado, o sistema salvará o log apenas desse processo (por exemplo, atualização de status, teste de conexão, etc.).

Card
id3
labelRecursos do Processo
titleRecursos do Processo

Existem alguns recursos para facilitar a análise dos logs, sendo eles:


DETALHES: Através desse recurso é possível Em detalhes é possivel ver em tela o log gravado do processo , além de baixar o log em .CSV.selecionado.

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Para EXPORTAR: Poderá exportar os detalhes do log salvo selecione o log, após será apresentado a opção "Exportar", assim como realizar testes via Json.

    • Json:
  • te dará
    • Fornece a collection para realizar o teste via alguma ferramenta de requisição de API.
    • Logs:
  • Será realizado
    • Permite a exportação do log em
  • .
    • formato CSV.
  •  

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caso EXCLUIR: Caso deseja excluir um log basta seleciona-lo e clicar em excluir<Excluir>.

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Card
id4
labelExemplo de Utilização
titleExemplo de Utilização

Aqui está um exemplo de como o Log de Integração pode ser usado, considerando que é a primeira vez que o recurso esta sendo utilizado no produto.

1) O sistema está configurado para utilizar o Middleware e, ao executar o processo de "Teste de conexão", apresentou o erro "Conexão falhou", conforme demonstrado abaixo:

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2) Para identificar a possível causa do erro, deverá ativar o processo de Log de Integração através do menu Configurações | Log de Integração, confirme demonstrado abaixo:

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ATENÇÃO: Caso mantenha a tela do processo de Log de Integração aberta, o "Carregando ..." desaparecerá assim que o primeiro log for encontrado. O processo de registro de informações permanecerá ativo por 10 (dez) minutos, mesmo que a tela do processo seja fechada.


3) Deverá acessar o processo "Teste de conexão" e executar novamente o teste para que o log seja gravado.

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4) Deverá acessar novamente o processo de Log de Integração e configurar a tela conforme demonstrado abaixo, marcando a opção "Ver histórico":


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Selecione o log e clique em detalhes:

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Os detalhes do log será demonstrado em tela: 

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Ativar logs: Inicia o processo para registrar informações por um período de tempo de dez minutos. Após a ativação, basta executar o processo desejado para que os logs sejam salvos.

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Atenção: Caso tenha selecionado um processo especifico o sistema irá salvar o log somente de processo (ex. atualização de status, teste de conexão e etc.)

Exemplo: feito a atualização de um evento enviado na fila de eventos

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Sistema irá gravar todas as chamadas feitas pela execução do processo.

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Para visualizar os detalhes do log salvo selecione o log, após será apresentado a opção "Exportar".

  • Json: te dará a collection para realizar o teste via alguma ferramenta de requisição de API.
  • Logs: Será realizado a exportação do log em .CSV. 

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PONTOS IMPORTANTES:

  • Os registros serão apresentados na tela em ordem decrescente, com base no campo "Data/Hora".
  • O sistema manterá apenas 500 linhas; após esse limite, as linhas mais antigas serão removidas automaticamente para evitar a sobrecarga do banco de dados.
  • No ícone é possível definir os campos que serão apresentados em tela.
  • No ícone é possível ocultar o menu para uma melhor visualização.

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