Passo a passo: | A integração entre o Protheus e Swile ocorre para envio de Benefícios calculados. Os dados integrados são: - Filiais (SM0) - Grupos de Benefícios (RUA) - Funcionários (SRA) - Pedidos (SR0)
Além das tabelas citadas acima, existe também a tabela RFP que armazena os Tipo de Benefício + Código Swile. Recomendamos por boas práticas que ela seja Exclusiva.
Para que o Funcionário seja integrado, é obrigatório que exista em seu cadastro: > Email > CPF > Celular
OBS: para facilitar o entendimento, foram inseridos prints dos processos em todo o passo a passo. Todas as palavras em 'azul', representam uma imagem, para abri-la, basta clicar em cima da palavra com o hiperlink. Exemplo da uma imagem anexada a nossa documentação aqui.
Deck of Cards |
---|
| Card |
---|
label | 1. Configurações no portal Swile |
---|
| Para os nossos testes, devemos acessar a plataforma Swile com os dados abaixo: → URL para acesso: https://www.swile.com.br/admin_qa/login → Usuário: [email protected] → Senha: Swile$1234 OBS: dados de uso INTERNO do Suporte, não devem ser fornecidos ao cliente ou alterados.
Primeiro, devemos criar uma Filial. Acessando a plataforma, clique na opção de 'Empresa' e depois 'Adicionar Filial'. Para adicionar uma Filial, você deve fornecer o CNPJ vinculado ao cadastro da sua Filial no Protheus. Para conseguir este dado, acesse o módulo de Configurador - Ambiente - Empresas - Filial. Com o dado em mãos, preencha as informações necessárias e salve o cadastro da sua Filial na Swile. Indo na opção 'Gerenciar Filial', você pode localizar a Filial que acabou de cadastrar.
Por fim, vamos criar um Grupo de Benefícios. Para adicionar um Grupo de Benefícios, que se trata do cadastro de quais benefícios/valores os funcionários da sua filial terão direito, siga para a opção Grupos - Adicionar. Preencha o nome Nome do Grupo com o CNPJ da sua filial, Descrição conforme sua necessidade, e selecione a Filial cadastrada. Na sequência, clique na opção 'Escolher Benefícios' para que você defina quais benefícios fazem parte desse Grupo (você pode definir um só ou vários) e o valor da Carga. OBS: atualmente a integração NÃO ENVIA os dados do Grupo de Benefícios do Protheus, por este motivo, se faz necessário o cadastro acima. |
Card |
---|
| Para que a integração aconteça, é necessário que exista um ambiente criado na plataforma Swile e usuário/senha. O cliente conseguirá esses dados através do time Swile, ou seja, no momento de configurar a implantação no Protheus, ele já terá estes dados em mãos.
Para os testes do time de Suporte, serão utilizados os dados do ambiente TESTE abaixo: > URL da Plataforma: https://qa.veedigital.com.br/FinancialBackend/rest > Usuário: totvs.qa.flex > Senha: !Qaz3edc
Os parâmetros que devem ser preenchidos com estes dados são: → MV_APISWI1 → MV_APISWI2 → MV_APISWI3
|
Card |
---|
label | 3. Criação dos Menus |
---|
| Para que seja possível o envio dos dados e consulta das informações integradas com sucesso ou não, é necessária a inclusão de algumas rotinas no menu do SIGAGPE.
Para isso, acesse o Configurador - Ambiente - Cadastros - Menus - desmarque todos os menus e selecione apenas o 'Gestão de Pessoal' - clique em OK.
Adicione todos os menus do SIGAGPE à direita da tela para que não tenhamos problema com as demais rotinas existentes no módulo. Para melhor visualização, optei por criar uma nova 'pasta' de menu, chamada Swile. Você pode definir onde ela será criada, no meu exemplo, criei esta pasta dentro da opção 'Atualizações'. Para isso, basta posicionar em cima do menu já existente e clicar em 'Novo Grupo'. Será aberta uma nova janela, onde você deve informar o nome da nova pasta, após isso, dê um ok.
Após ter criado a nova pasta, posicione sobre ela e clique em 'Novo Item' para iniciarmos a criação dos menus. Vamos criar três novas rotinas, que são: → Grupos de Benefícios (GPEA950) → Integração Swile (GPEM940) → Consulta de Lote de Integração (GPEM940A)
Quando finalizar a inserção dos três menus, clique em 'Gerar' - Informe o Arquivo SIGAGPE e Gerar novamente. Após finalizar, os menus já estarão disponíveis no SIGAGPE. OBS: faça esta etapa com o Protheus fechado, utilize apenas o Configurador. |
Card |
---|
label | 4. Definição de Benefício VT/VA/VR |
---|
| A partir deste passo, teremos que fazer o cadastro dos benefícios que terão integração com a Swile, através das rotinas Cadastro de Vale Alimentação (GPEA013), Cadastro de Vale Refeição (GPEA012) e Meios de Transporte (GPEA140).
Como base para este teste, faremos a inclusão do benefício Vale Refeição , vinculado ao Código de Benefício Swile v51 - Refeição. OBS: a listagem exibida no campo 'Código de Benefício Swile' é obtida através do cadastro efetuado no sistema da Swile. |
Card |
---|
label | 5. Grupos de Benefícios |
---|
| Na rotina de Grupos de Benefícios (GPEA950), faremos o cadastro do grupo de benefícios existentes no Protheus, para vincular com os dados do grupo cadastrado na Swile.
Para isso, clique em Incluir, informe um Código e Descrição a seu critério, e no campo 'Grupo SWILE', informe o nome do grupo de benefícios existentes na plataforma Swile (no caso do time de Suporte, para os nossos testes, podemos informar qualquer nome neste campo). Na sequência, clique em Outras Ações - Carregar Benefícios. Nesta tela, você pode selecionar dentre os benefícios cadastrados no Protheus que possuam o campo 'Código de Benefício Swile', quais farão parte deste cadastro de Grupo de Benefícios. Após selecionar e salvar, na parte inferior da rotina serão mostrados os benefícios que serão vinculados à este Grupo de Benefícios, e estando tudo correto, basta Confirmar.
OBS: atualmente, a integração do Protheus NÃO envia o cadastro dos Grupos de Benefícios. |
Card |
---|
label | 6. Vínculo Funcionário x Benefício |
---|
| Através da rotina Atualização de Vales (GPEA133), faremos o vínculo entre o Funcionário e o benefício que criamos, neste caso, o Vale Refeição. Para isso, basta localizar o Funcionário e clicar em Manutenção. Posicione na aba correspondente ao benefício que será feito o vínculo, e informe os dados necessários nos campos 'Código' e 'Qt. Vale DUt.' e salve. Neste momento, você já pode fazer o cálculo do benefício através da rotina Cálculo (GP131CALC) de acordo com sua necessidade. Após isso, retornando na rotina Atualização de Vales, podemos ver que o benefício foi calculado para o Funcionário. |
Card |
---|
| Agora estamos prontos para iniciar nossas integrações =D
Para isso, vamos acessar a rotina Integração Swile (GPEM940) - Avançar até o passo 2 - Opções.
A princípio, não é necessária a integração das opções: - Filais: quando os Funcionários e Pedidos forem enviados, os vínculos serão realizados na plataforma Swile de acordo com o CNPJ que o Funcionário/Pedido pertence. - Grupos de Benefícios: com a criação manual dos Grupos diretamente na plataforma Swile, esta opção fica desabilitada para envio pelo Protheus.
Com isso, podemos selecionar a opção de Funcionários e avançar. No passo 3 - Filtro, independente da opção selecionada, é obrigatória a seleção de uma Filial, para que os dados enviados sejam devidamente alocados na plataforma Swile. Com isso, selecione a Filial e se necessário, a(s) matrícula(s) do funcionário(s). Caso seja uma carga grande, não é necessário fazer o filtro de funcionários, e avance.
Por fim, avance para o passo 4 - Processamento e confirme a integração. Ao término, será gerado um Log de Ocorrências em tela informando se os dados foram integrados com sucesso ou não.
Nesta mesma rotina, vamos integrar os Pedidos. Neste momento, é importante o correto preenchimento dos parâmetros, selecionando a Filial, informando as datas de Crédito do Benefício e Vencimento do Boleto, bem como selecionar a competência. Com isso, finalizamos a integração dos nossos dados com a Swile.
Os dados integrados também podem ser consultados na rotina de Lote de Integração Swile (GPEM940A). Acessando a rotina, basta posicionar no registro e Visualizar. Desta forma, teremos o detalhamento do que foi integrado, data/hora, status e o retorno da API com o sucesso ou falha. O grid da rotina exibe cores que definem o status da integração dos registros, para entender melhor, você pode consultar as legendas. |
|
|