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Campo:

Descrição

Grupo de botões de rádio.

A tela possui três modos de carregamento / exportação, Apropriação Direta, Planejamento Global e Planejamento por Local, o modo desejado deve ser escolhido através do botões de rádio:


Empresa / Cenário de Origem.

Empresa / Cenário utilizada pelo processo para recuperar as informações do orçamento que será revisado.


Empresa / Cenário para Forecast

Empresa / Cenário utilizado para receber as novas informações de orçamento após o revisão.


Utilizando os campos com pesquisa:

Digitar o código da empresa no campo Empresa / Cenário e clicar na tecla "TAB" do teclado ou clicar na lupa do campo para abrir as Empresas / Cenários que estão disponíveis para realizar o novo orçamento.


ou




Após selecionado o campo mostrará a Empresa / Cenário no formato "Código - Descrição".

Campos de data

A tela possui quatro campos de data, na linha de cima é encontrada a data inicial e final do orçamento que será revisado:

Obs: a data final do orçamento que será revisado não pode ser menor que a data inicial do mesmo.


Já na linha de baixo temos a data inicial e final referentes ao novo orçamento:

Obs: A data final do novo orçamento é preenchida automaticamente com a data final do orçamento que será revisado.

A data inicial do novo orçamento não pode ser maior que a data final do mesmo.

A data inicial do novo orçamento não pode ser menor que a data inicial do orçamento que será revisado.

Simulador (Apenas para Planejamento Global)

Diferencia as simulações para comparações.

Origem do Valor Realizado(Apenas para Planejamento Global e para Instâncias Coligadas)

A escolha deste atributo define em qual tabela o processo de Carregar Forecast irá buscar os dados. Se escolhido "Antes do Fechamento" então o processo irá buscar o valor realizado da tabela HISTMANEJO. Caso escolhido "Depois do Fechamento", o sistema irá buscar o valor Realizado da tabela PLCPRDOP.
Ponto de atenção: a escolha da busca através da opção "Depois do Fechamento" é válida para operações que foram planejadas na empresa/cenário origem. Com esta opção selecionada, operações NÃO planejadas seguem o mesmo critério de busca aplicado ao se escolher a opção  "Antes do Fechamento", ou seja, a busca é realizada na tabela  HISTMANEJO dentro do período completo preenchido para a empresa origem.

Estas opções só aparecerão se o usuário estiver logado em uma Instância coligada.

Campos da aba Planejamento por Local

Empresa / Cenário utilizada pelo processo para recuperar as informações dos planejamentos por local.

Data Inicial e Data Final que serão utilizadas pelo processo para montar o período em que serão buscadas as informações(Registros de planejamento e também registros de baixas).

Filtro de Situações, é utilizado para selecionar somente apontamentos que estejam dentro das situações escolhidas pelo usuário em tela.


Atribuir aos recursos: logo a baixo são selecionáveis atributos que serão recuperados do componente, os atributos opcionais são "Percentual de utilização" e "Valor".

Botão Carregar Forecast

Envia as informações recuperadas para tabela temporária onde é possível modificar os valores orçados. Para habilitá-lo é necessário que estejam preenchidos corretamente os campos do orçamento que será revisado (Empresa / Cenário de Origem, Data inicial e Data final), assim como do novo orçamento (Empresa / Cenário para Forecast, Data inicial e Data final).

Habilitado:

Desabilitado:

Botão Exportar para Excel.

Envia as informações recuperadas para uma planilha (.xls) onde é possível modificar os valores orçados. Para habilitá-lo é necessário que estejam preenchidos corretamente os campos do orçamento que será revisado (Empresa / Cenário de Origem, Data inicial e Data final), e a Data inicial e Data final do novo orçamento.

Habilitado:


Desabilitado:


Modal Cadastrar Vigência

Ao clicar no botão "Carregar Forecast", o sistema verifica se a empresa inserida no campo "Empresa \ Cenário de Origem" é do tipo cenário parcial, estando em conformidade com esses parâmetros, é verificado se o período que foi informado nos campos "Data inicial" e "Data final" da empresa origem, contempla um registro no cadastro de vigência. Sendo a empresa do tipo cenário parcial e não contemplando uma vigência válida para o período informado, o sistema deve exibir para o usuário a Modal “Cadastrar Vigência", onde poderá ser cadastrado um novo período de vigência.

Após clicar em salvar e a inserção da vigência ter ocorrido com sucesso, o processo de carregar Forecast se iniciará automaticamente.

Obs: Se torna obrigatório que a empresa origem, possua uma vigência válida para o período informado em que será realizado o Forecast.


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ModoExemplo
Apropriação Direta:

Na apropriação direta, temos na coluna E o valor de todo o orçamento, na coluna F o valor realizado até o último mês antes do inicio do novo orçamento, na coluna G temos a diferença entre o valor orçado e o valor realizado, e nas próximas colunas, a diferença dividida proporcionalmente com base nos valores orçados anteriormente entre os meses do novo orçamento.

Planejamento Global:

No planejamento global, temos na coluna G o valor de todo o orçamento, na coluna H, o valor realizado até o último mês antes do inicio do novo orçamento, na coluna I temos um valor consequente da seguinte fórmula: Valor orçado - (Valor realizado + Mês 1 + Mês 2 + Mês N)), e nas próximas colunas, temos os valores orçados inicialmente para cada mês que será revisado.

Planejamento por Local:

Na coluna A temos o valor da situação do registro, este campo é correspondente ao filtro "Situação" disponível na tela de Carregar Forecast.

Na coluna N temos o valor planejado no qual tem sua unidade de medida informada na coluna I, em seguida na coluna O temos a data em que este planejamento ocorreu.

Na coluna P temos o total do valor realizado para seu respectivo registro. O valor realizado é resultado da soma de todas as baixas inseridas na tabela HISTMANEJO que contenham os mesmos dados do planejado. Caso este campo apresente o caractere " - ", então o planejamento não possui baixa. Caso o sistema encontre dois planejamentos idênticos mas com qualificadores diferentes, então os valores de produção realizados em questão serão somados e o resultado exibido somente no primeiro planejamento. Ex:

Estes planejamentos são idênticos porém possuem qualificadores diferentes, sendo assim todo valor realizado encontrado para estes planejamentos serão agrupados na primeira linha.

Por fim na Na coluna Q, temos a data informada no apontamento de baixa, que significa a data em que este serviço foi realizado.

Por fim nas colunas R em diante temos os recursos orçados, seguindo o parâmetro FG_METODO_PLANEJ.

*Obs: Os apontamentos de baixa são sumarizados e são exportados de forma unificada, ou seja, caso haja mais de um apontamento em um mesmo dia para os mesmos parâmetros(Local, Centro de Custo, Empresa), estes apontamentos são sumarizados e seus valores de produção são somados. Caso estes apontamentos estejam em datas diferentes, a sumarização selecionará a maior data para ser exibida.

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Seção / ParâmetroDescrição

CSTG_C / FG_CONV_CC

Realiza conversão de Centro de Custo através de CC_CSTG

S = realiza conversão / N = não realiza conversão

CSTG_C / FG_CONSOLIDA

Custos Consolidados entre Instâncias

S = sim, consolida custos entre instâncias / N = custos não consolidados

NIVEIS / REDUZIDO

Quantidade de Níveis a serem utilizados

0=3 niveis / 2=2 níveis / 1=1 nível

NIVEIS / CD_RED1

Código Reduzido 1 com valor Próprio ou igual a Nível 1 ou Nível 2

0=código próprio / 1=idêntico a nível 1 / 2=idêntico a nível 2

PLATIV / FG_METODO_PLANEJ

1 = 12 Recursos;

2 = 60 recursos


Demais regras e validações:

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