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Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

S – Substituído: Utilizado em caso de necessidade de substituição de equipamento locado.

Para efetuar realizar a substituição de um equipamento já alugado e entregue ao cliente, é necessário proceder da seguinte formasiga os passos abaixo:

  1. Alterar

    Altere o tipo de serviço da linha original para "

    substituído

    Substituído".

  2. Criar

    Crie uma nova linha com o tipo de serviço "

    locação

    Locação".

...

  1. Informe na nova linha a sequência da linha que está sendo substituída. Isso

...

  1. garantirá que todas as informações relacionadas à locação original sejam transferidas

...

  1. corretamente. Em seguida, basta especificar o novo equipamento que será utilizado na locação.

Atenção: a posição aplicada na aba “localidade” – “001” retrata na aba “Locação” os equipamentos respectivos naquela localidade, caso você posicione o cursos na localidade “002”, ele tratará a aba “locação” somente os equipamentos desta localidade.

Principais campos:

“Produto” (FPA_PRODUT) = Produto de locação.

“Equipamento” (FPA_GRUA) = Bem vinculado ao produto, o ID que será locado. poderá deixar esse campo em branco se necessário através do MV_LOCX305 que por usar vez retirará a obrigatoriedade de informar um ID tempo de orçamento/ contrato.

“Quantidade” (FPA_QUANT) = Quantidade de locação.

“Valor Unitário” (FPA_PRCUNI) = Valor unitário da locação.

“% Desconto” (FPA_PDESC) = Desconto a se aplicado na locação

Ver. Base = Valor líquido a se utilizado no cálculo da locação.

“Dt.Inicio” (FPA_DTINI) = Data início da locação

“Hr. Início (FPA_HRINI) = Hora de início da locação

“Hora Fim” (FPA_HRFIM) = Hora final de locação

“Dt. Prox. Fat” (FPA_DTFIM) = Data do próximo faturamento de locação

“Dt. Fim Loc.” (FPA_DTENRE) =Data do fim de locação

“Cond. Pagto” (FPA_CONPAG) = Condição de pagamento a ser aplicada na cobrança

"Cliente de faturamento" (FPA_CLIFAT) = Quando preenchido será usado como cliente no faturamento automático

Demais campos:

FPA_OBR: Campo contendo a numeração sequencial da obra

FPA_SEQGRU: Campos com a sequencia numérica da obra.

FPA_TIPOSE: Campo que define o tipo de serviço que será utilizado ele impacta diretamente a regra de cálculo do faturamento (Cobrança única, Mão de Obra, Locação, Outros)

FPA_SEQSUB: Campo com o numero da sequencia informada em caso de substituição de locação.

FPA_CODTAB: Código com a tabela de preço.

FPA_DESTAB: Código com a descrição de trabalho.

FPA_DESPRO: Código com a descrição do produto utilizado.

FPA_LOCAL: Campo com o código do armazém do produto.

FPA_DESGRU: Campo com a descrição do equipamento utilizado.

FPA_CARAC: Campo com as características do produto

FPA_OBSSER: Campo com a descrição do serviço.

FPA_PREDIA: Campo com a quantidade base de locação.

FPA_MINDIA: Campo com o mínimo de horas locadas na semana.

FPA_MINMES: Campo com o mínimo de horas locadas no mês.

FPA_ACRESC: Campo com o valor de acréscimo no valor da locação.

FPA_VLBRUT: Campo com o valor bruto da locação.

FPA_PDESC: Campo com o valor de desconto no valor da locação.

FPA_VRHOR: Campo com o valor base. Sendo o  valor real da locação.

FPA_TPGUIM: Campo com o responsável pelo frete ida. Sendo,  L - Empresa / C - Cliente.

FPA_GUIMON: Campo com o valor do frete ida.

FPA_TPGUID:  Campo com o responsável pelo frete volta. Sendo,  L - Empresa / C - Cliente.

FPA_GUIDES: Campo com o valor do frete volta.

FPA_TPISS: Campo com o tipo de ISS utilizado. Sendo I - Inclusão, N - Não incluso, X - N/A, M - Mão de obra.

FPA_PERISSO: Porcentagem de ISS no valor da locação.

FPA_VRISS: Valor do ISS na locação.

FPA_VRSEGU: Valor do seguro cobrado na locação.

FPA_LOCDIA: Campo com o quantidade de dias de locação.

FPA_DTPRRT: Campo com a data previsão de retirada.

FPA_DTPRRT: Data com a previsão de retirada.

FPA_ULTFAT: Data do ultimo faturamento.

FPA_SABADO: Campo com informação se há trabalho de sábado.

FPA_DOMING: Campo com informação se há trabalho de domingo.

FPA_TIPOPAG: Campo com o tipo de pagamento.

FPA_OBS: Campo com observações sobre a locação.

FPA_AS: Campo com  número da AS.

FPA_VIAGEM: Campo com o número da viagem.

FPA_DTPREN: Campo com a previsão de entrega.

FPA_MOTENT: Campo com o código do motorista de entrega.

FPA_NMOTEN: Campo com a descrição do motorista.

FPA_NFREM: Campo com numero da nota fiscal de remessa.

FPA_DNFREM: Campo com a data da nota fiscal de remessa.

FPA_DNFENT: Data de entrega real.

FPA_PLACAI: Campo com a placa do carro de entrega

FPA_REBOQI: Tipo de carro usada no ida

FPA_DTSCRT: Campo com a data de solicitação de retirada.

FPA_MOTRET: Campo com o código do motorista de retirada.

FPA_NFRET: Campo com o numero da nota fiscal de retorno.

  1. Com a linha substituída e a nova linha informada, prossiga com a geração do contrato. Caso o processo de remessa seja utilizado, é necessário também gerar a remessa.

  2. Neste ponto, ambos os equipamentos, o substituído e o atual, estarão com o status de "Remessa Gerada" no Gerenciamento de Bens.

  3. Para que a locação com o status "Substituído" seja atualizada como "Retorno" no Gerenciamento de Bens, é necessário realizar o processo de retorno com o documento de entrada correspondente. A substituição indica que o equipamento está inativo, mas não que foi devolvido.

Atenção: A aba "Localidade" é importante para determinar os equipamentos listados na aba "Locação". Se você selecionar a localidade "001", a aba "Locação" mostrará apenas os equipamentos relacionados a essa localidade. Ao selecionar a localidade "002", apenas os equipamentos dessa localidade serão exibidos.

...





Principais campos:


“Produto” (FPA_PRODUT) = Produto de locação.

“Equipamento” (FPA_GRUA) = Bem vinculado ao produto, o ID que será locado. poderá deixar esse campo em branco se necessário através do MV_LOCX305 que por usar vez retirará a obrigatoriedade de informar um ID tempo de orçamento/ contrato.

“Quantidade” (FPA_QUANT) = Quantidade de locação.

“Valor Unitário” (FPA_PRCUNI) = Valor unitário da locação.

“% Desconto” (FPA_PDESC) = Desconto a se aplicado na locação

Ver. Base = Valor líquido a se utilizado no cálculo da locação.

“Dt.Inicio” (FPA_DTINI) = Data início da locação

“Hr. Início (FPA_HRINI) = Hora de início da locação

“Hora Fim” (FPA_HRFIM) = Hora final de locação

“Dt. Prox. Fat” (FPA_DTFIM) = Data do próximo faturamento de locação

“Dt. Fim Loc.” (FPA_DTENRE) =Data do fim de locação

"Gera em" (FPA_GERAEM) = Campo determina quando o faturamento automático deve ser processado.

“Cond. Pagto” (FPA_CONPAG) = Condição de pagamento a ser aplicada na cobrança

"Cliente de faturamento" (FPA_CLIFAT) = Quando preenchido será usado como cliente no faturamento automático


Demais campos:

FPA_OBR: Campo contendo a numeração sequencial da obra

FPA_SEQGRU: Campos com a sequencia numérica da obra.

FPA_TIPOSE: Campo que define o tipo de serviço que será utilizado ele impacta diretamente a regra de cálculo do faturamento (Cobrança única, Mão de Obra, Locação, Outros)

FPA_SEQSUB: Campo com o numero da sequencia informada em caso de substituição de locação.

FPA_CODTAB: Código com a tabela de preço.

FPA_DESTAB: Código com a descrição de trabalho.

FPA_DESPRO: Código com a descrição do produto utilizado.

FPA_LOCAL: Campo com o código do armazém do produto.

FPA_DESGRU: Campo com a descrição do equipamento utilizado.

FPA_CARAC: Campo com as características do produto

FPA_OBSSER: Campo com a descrição do serviço.

FPA_PREDIA: Campo com a quantidade base de locação.

FPA_MINDIA: Campo com o mínimo de horas locadas na semana.

FPA_MINMES: Campo com o mínimo de horas locadas no mês.

FPA_ACRESC: Campo com o valor de acréscimo no valor da locação.

FPA_VLBRUT: Campo com o valor bruto da locação.

FPA_PDESC: Campo com o valor de desconto no valor da locação.

FPA_VRHOR: Campo com o valor base. Sendo o  valor real da locação.

FPA_TPGUIM: Campo com o responsável pelo frete ida. Sendo,  L - Empresa / C - Cliente.

Valores possíveis:

  • L - Empresa
  • C - Cliente

Para evitar que o frete seja cobrado no pedido de venda, é necessário informar que o responsável pelo frete é a empresa (L). Caso contrário, se o frete for responsabilidade do cliente (C), ele será sempre cobrado no pedido de venda.

FPA_GUIMON: Campo com o valor do frete ida.

FPA_TPGUID:  Campo com o responsável pelo frete volta. Sendo,  L - Empresa / C - Cliente.

FPA_GUIDES: Campo com o valor do frete volta.

FPA_TPISS: Campo com o tipo de ISS utilizado. Sendo I - Inclusão, N - Não incluso, X - N/A, M - Mão de obra.

FPA_PERISSO: Porcentagem de ISS no valor da locação.

FPA_VRISS: Valor do ISS na locação.

FPA_VRSEGU: Valor do seguro cobrado na locação.

FPA_LOCDIA: Campo com o quantidade de dias de locação.

FPA_DTPRRT: Campo com a data previsão de retirada.

FPA_DTPRRT: Data com a previsão de retirada.

FPA_ULTFAT: Data do ultimo faturamento.

FPA_SABADO: Campo com informação se há trabalho de sábado.

FPA_DOMING: Campo com informação se há trabalho de domingo.

FPA_TIPOPAG: Campo com o tipo de pagamento.

FPA_OBS: Campo com observações sobre a locação.

FPA_AS: Campo com  número da AS.

FPA_VIAGEM: Campo com o número da viagem.

FPA_DTPREN: Campo com a previsão de entrega.

FPA_MOTENT: Campo com o código do motorista de entrega.

FPA_NMOTEN: Campo com a descrição do motorista.

FPA_NFREM: Campo com numero da nota fiscal de remessa.

FPA_DNFREMFPA_DNFRET: Campo com a data da nota fiscal de retornoremessa.

FPA_SEQEST: Campo com a sequencia de estruturaDNFENT: Data de entrega real.

FPA_FILREMPLACAI: Campo com a Filial da NF de remessa.placa do carro de entrega

FPA_SERREM: Campo com Serie da NF de remessaREBOQI: Tipo de carro usada no ida

FPA_ITEREMDTSCRT: Campo com o numero do item de remessaa data de solicitação de retirada.

FPA_HRFRAQMOTRET: Campo com quantidade da franquia de locaçãoo código do motorista de retirada.

FPA_VLHREXNFRET: Campo com o valor numero da hora extra de franquia utilizadanota fiscal de retorno.

FPA_CUSTODNFRET: Campo com o centro de custo utilizado na locaçãoa data da nota fiscal de retorno.

FPA_ITERETSEQEST: Campo com a informação do item retornadosequencia de estrutura.

FPA_NATUREFILREM: Campo com informação da natureza fiscal utilizada na locaçãoa Filial da NF de remessa.

FPA_FILEMISERREM: Campo com a filial Serie da NF de remessa.

FPA_CHUMBA: Emissão de carbono. Campo usado para calculo do custo da emissão de carbono durante a operação.

CAMPO TES = TES preenchida para faturamento automático priorizará o do contrato, e também pode ser usado no faturamento do custo extra manter MV_LOCX078 vazio para usar esse parâmetro.

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Adição de Nova Linha de Locação:

Quando você adicionar uma nova linha à aba "Locação", determinados campos serão automaticamente replicados da primeira linha de locação para a nova entrada. Esses campos incluem:

...

ITEREM: Campo com o numero do item de remessa.

FPA_HRFRAQ: Campo com quantidade da franquia de locação.

FPA_VLHREX: Campo com o valor da hora extra de franquia utilizada.

FPA_CUSTO: Campo com o centro de custo utilizado na locação.

FPA_ITERET: Campo com a informação do item retornado.

FPA_NATURE: Campo com informação da natureza fiscal utilizada na locação.

FPA_FILEMI: Campo com a filial de remessa.

FPA_CHUMBA: Emissão de carbono. Campo usado para calculo do custo da emissão de carbono durante a operação.

CAMPO TES = TES preenchida para faturamento automático priorizará o do contrato, e também pode ser usado no faturamento do custo extra manter MV_LOCX078 vazio para usar esse parâmetro.



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Adição de Nova Linha de Locação:

Quando você adicionar uma nova linha à aba "Locação", determinados campos serão automaticamente replicados da primeira linha de locação para a nova entrada. Esses campos incluem:


FPA_TIPOSE = Campo que define o tipo de serviço que será utilizado ele impacta diretamente a regra de cálculo do faturamento (Cobrança única, Mão de Obra, Locação, Outros)
FPA_LOCAL = Campo onde é informado o armazém de origem do produto
FPA_PREDIA = Campo com a quantidade base de locação.
FPA_QUANT = Quantidade de locação.
FPA_DTINI =Data início da locação
FPA_DTFIM = Data do próximo faturamento de locação
FPA_DTENRE = Data do fim de locação
FPA_LOCDIA = Campo com o quantidade de dias de locação.

FPA_CONPAG = Condição de pagamento a ser aplicada na cobrança

obs. Importante observar que se houver customização de campos, as configurações customizadas também serão copiadas.


Locação calculo base diário:


A locação com base diária possibilita o cálculo diário do aluguel, permitindo, assim, efetuar uma locação e cobrá-la por um número específico de dias, inferior a um mês.


Para utilizar essa funcionalidade, é necessário selecionar a opção 'Diária' no campo Base de Cálculo (FPA_TPMES), como mostrado na imagem abaixo:

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Após selecionar o tipo 'Diária' no campo Base de Cálculo, o campo Qtd Base (FPA_PREDIA) será habilitado para inserção, permitindo que você informe a quantidade de dias de locação para essa linha de contrato.

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Com base na quantidade de dias de locação multiplicada pelo valor unitário, o sistema calculará o valor bruto da locação. Mairores informações a cobrança de locação diária no tdn: Faturamento automatico

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As datas de locação acompanharão a quantidade base informada no campo FPA_PREDIA. Se as datas forem alteradas, o cálculo da quantidade de dias será atualizado automaticamente no campo de quantidade base.

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Locação de estoque (Estrutura)

É possível fazer a locação de patrimônio sem equipamento associado.

Quando for necessário realizar a locação de itens do estoque (sem o campo "equipamento" FPA_GRUA preenchido) deve-se preencher no cadastro do produto o campo Grupo (B1_GRUPO) e associar esse grupo ao parâmetro MV_LOCX014 desta forma o sistema entenderá que esses equipamentos não necessitam de um código de bem. Ou criar campo  BM_XACESS na tabela SBM (Grupo de produtos) com as opções 1= Sim , 2= Não, para esse caso ele ignora o MV e considera o campo como fator de liberação e entendimento de produtos locados por quantidade.


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A locação de itens acessórios (estrutura) segue o conceito de estrutura "pai e filhos", em que os itens filhos se combinam para formar um conjunto que é identificado pelo item pai. Os acessórios (filhos) podem ser quantidades variadas para compor a estrutura que forma o item "pai". Para garantir a integridade dessa estrutura, os acessórios são informados individualmente durante o processo de locação. Somente após a informação de uma estrutura na aba de locação, o sistema permitirá o vínculo de outra estrutura.

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Relatório de estrutura:

Para acessar um relatório detalhado sobre a estrutura após a inclusão das linhas, siga as etapas a seguir:

  1. Vá para a seção "Manutenção do projeto" no menu.
  2. Selecione "Outras ações" e escolha "Estrutura".

Dentro do relatório, você encontrará informações essenciais, incluindo:

  • Produto Pai
  • Produtos Filhos
  • Quantidade
  • Data de Início
  • Data de Término
  • Próxima Faturamento
  • Dias de Locação

Print de exemplo:

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Isso permitirá aos usuários uma visualização mais clara dos dados relativos à quantidade e ao período de locação de sua estrutura.


Campo relacionado:

“Grupo” (B1_GRUPO) = Grupo para locação de patrimônio sem equipamento, vinculado ao parâmetro (MV_LOCX014)

A locação de itens de estoque pode se utilizar a funcionalidade de estruturas é composta por um grupo de itens que serão locados juntos, com quantidades predefinidas e controle de estoque ativo.

A estrutura de produto pode ser criada utilizando o cadastro de estruturas no PCP  (Estruturas - MATA200), conforme informado acima a seção de cadastros básicos deste TDN.

Também é possível realizar essa criação diretamente na aba locações, posicionando na linha do produto que deseja transformar em estrutura, clicando em outras ações > Cod. Estrutura.

Após isso você informara se o item é um item pai, ou um item filho vinculada a uma linha pai já definida.


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Campos:

“Saldo Rental” - (B1_XRENSAL) = Valida se haverá controle de estoque do produto através da locação.

“Estrutura” - (FPA_SEQEST) = Campo informe a sequência da estrutura a se locada.

“Armazém” - (FPA_LOCAL) = Campo onde é informado o armazém de origem do produto

“Filial de remessa” - (FPA_FILEMI) = Campo que é informado a qual filial pertence o produto a ser locado.


"Gera em" (FPA_GERAEM) = Campo determina quando o faturamento automático deve ser processado.

Campo "Gera em" em para os clientes selecionarem a data que deve ser faturado o item com isso além do período de locação eles poderão definir quando o faturamento deverá ser processado. 

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Regra:

Para FP1_TPMES = mês fixo e mês fechado

Gera em sempre será o +1M (mês)

Exemplo: dia "20/01" foi imputado pelo usuário, logo no processamento automático será 20/02, 20/03, 20/04 e assim por diante.

Para FP1_TPMES = Dias corridos.

Gera em sempre será o + Dias loc (FPA_LOCDIA).

Exemplo: dia "01/01" foi imputado pelo usuário e dias locação é "10", logo no processamento automático será 10/01, 20/01, 30/01 e assim por diante.


obs. Se o campo estiver vazio não haverá calculo.


Duplicação de Itens:

A função "duplicaItem" é empregada para criar uma cópia de uma linha específica de alocação, simplificando assim o processo de preenchimento subsequente. Isso permite a criação de múltiplas linhas com base na seleção original, bastando especificar a quantidade desejada.

Essa funcionalidade também está disponível em outras ações sob o nome "duplicar item".

Duplicação de Itens de Estrutura:

Quando se utiliza uma estrutura bem organizada para duplicar itens, o sistema não irá replicar a estrutura completa, incluindo o item pai e os itens filhos. Em vez disso, ele duplicará apenas o produto e relacionará os bens disponíveis nas linhas duplicadas.



Quantidade de linhas superior a 999

Ao detectar que a quantidade de linhas ultrapassou 999, o sistema passará a adotar uma numeração hexadecimal subsequente, começando por 99A, 99B, e assim por diante. Essa abordagem visa manter a consistência dos itens no sistema.


Conjunto Transportador

Na aba Conj. Transportador é onde será informado os veículos que farão o transporte da locação, nesse momento vamos dimensionar o “frete a contratar”, as quantidades de linhas inseridas nessa tela devem corresponder a quantidade de frete que deverá ser feito com seu custo origem e destino.


Campos:

“Código” (FQ7_X5COD) = Código do veículo que realizará o transporte;

“Centro Custo” (FQ7_CC) = Campo para informar centro de custo;

“Prev. Custo” (FQ7_PRECUS) = Deve ser informado a previsão de custo para transporte;

“Cliente Ori” (FQ7_LCCORI) = informa o código do cliente de origem do equipamento;

“Cliente Des” (FQ7_LCDES) = informa o código do cliente de destino do equipamento;

"Tipo frete"  = 0 ida,  1 volta: informa se o equipamento está indo o voltando da obra;

“Tp Operação” (FQ7_TPOPE) = Informa o tipo de operação de transporte;

Distância KM” (FQ7_KM) = informa da distância que será percorrida para transporte;

“Classificação” (FQ7_CLASS) = Classifica o transporte. Campo para digitação livre;


Demais campos:

FQ7_OBRA; Campo com informação da obra relacionada ao transporte.

FQ7_SEQGUI: Campo com a sequencia da locação.

FQ7_ITEM: Campo sequencial de linha do conjunto transportador.

FQ7_DESCRI: Descrição do veiculo que realizará o transporte.

FQ7_VIAGEM: Campo com o número da viagem

FQ7_DTLIM: Campo da Data limite para o frete ocorrer.

FQ7_OBS: Campo com observações sobre o transporte.

FQ7_LCLORI: Campo com a loja do cliente de origem.

FQ7_LOCCAR: Campo com a descrição do cliente de origem.

FQ7_ENDORI: Campo com o endereço de origem.

FQ7_BRRORI: Campo com o bairro de entrega.

FQ7_MUNORI: Campo com o código do município de origem.

FQ7_CIDORI: Campo com a descrição do município de origem.

FQ7_UFORI: Campo com o estado de origem.

FQ7_CEPORI: Campo com o CEP de origem.

FQ7_LCLDES: Campo com o a loja do cliente de destino.

FQ7_LOCDES: Campo com a descrição do cliente destino.

FQ7_ENDEST: Campo com o endereço do cliente de destino.

FQ7_BRRDES: Campo com o bairro do cliente de destino.

FQ7_MUNDES: Campo com o código do município de destino.

FQ7_CIDEST: Campo com a descrição do município de destino.

FQ7_UFDEST: Campo com a informação do estado de destino.

FQ7_VIAORI: Campo para vinculo da viagem Origem da aba "Locação".

FQ7_NOMCLA: Campo com a nomenclatura da viagem.

FQ7_NFRET: Campo com a nota fiscal de retorno.

FQ7_SERRET: Campo com a serie da nota fiscal de retorno.

FQ7_FORNE: Campo com o código do fornecedor.

FQ7_LOJF: Campo com a loja do código de fornecedor.


Atenção: a posição aplicada na aba “Locação” – “001” retrata na aba “Conj. Transportador” os equipamentos respectivos naquele frete, caso você posicione o cursor na Locação “002”, ele tratará a “Conj. Transportador” somente os fretes desta locação.


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Responsabilidade


Na aba Responsabilidades será incluso os tipos de responsabilidades, os responsáveis, se será cobrado e qual o valor a ser cobrado.

Campos:

“Resposabil.” (FP6_CODIGO): Cadastro da responsabilidade

Responsável:  C – Cliente, L – Empresa, D – Despesa

“Custo” (FP6_VALOR): Valor total da responsabilidade

“Valor Cobrar” (FP6_VALCOB): Valor que será cobrado


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Atenção: a posição aplicada na aba “Responsabilidade” – “001” retrata na aba “Locação” as responsabilidades são respectivas naquela Locação, caso você posicione o cursos na locação “002”, ele tratará a “Responsabilidade” somente desta locação.


Base de Cálculo

Na aba Base de cálculo será o local de detalhamento da receita do orçamento/ Contrato.


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Tipos de calculo


(FP0_TIPFAT = Padrão) Tipo de faturamento Padrão

Mensal =

Diária =


(FP0_TIPFAT = Medição) Tipo de faturamento Medição


Calculo de margem




Documentos


Na aba documentos é onde informamos todas os documentos necessários para entrada na localidade ou necessários para execução do serviço.

Exemplos: ASO, PPRA, Certidão negativa e etc...


Principais Campos: 

“Cod. Docto” (FPB_ CODIGO): Código referente ao documento cadastrado no sistema.

Apresenta: S – Sim, N – Não

Bloqueado: 1- Sim, 2 – Não


Atenção: a posição aplicada na aba “Localidade” – “001” retrata na aba “documentos” os documentos respectivos naquela localidade, caso você posicione o cursos na localidade “002”, ele tratará na “Documentos” somente desta localidade.


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Follow-up

Na aba Follow-up, é onde iremos inserir informações relevantes sobre a atualização do orçamento/contrato, como status, arquivos e detalhamento das ações.

Os principais campos utilizados no follow-up são:

  • Status:
    • 1 - Em Elaboração
    • B - Excluído
  • Obs: Campo de texto livre para reportar informações sobre o orçamento/contrato.
  • Anexo: Banco de conhecimento Protheus, onde podem ser armazenados arquivos relevantes ao processo.

Em relação ao status "Excluído", este só pode ser utilizado sob condições específicas. Para que um item ou processo seja marcado como excluído, não deve ter sido gerado:

  1. Contrato: Nenhum contrato gerado deve estar associado ao item/processo.
  2. Vínculo de Aceite de Serviço (AS): O aceite da AS não pode ter sido executado.
  3. Notas: Não deve haver notas de remessa ou faturas emitida para o item/processo.

Caso qualquer uma dessas condições tenha sido atendida, o status "Excluído" não poderá ser aplicado, e o item seguirá para o tratamento conforme as demais etapas previstas.

Também é possível acessar a opção de Follow-up diretamente no contrato. Para isso, basta posicionar-se no contrato desejado e selecionar a opção Outras Ações → Follow-up.


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Gerar contrato


Acesso: Módulo Rental > Atualizações >Comercial>Orçamento>Gera Contrato.

Após a aprovação do contrato, irá ser gerado contrato, disparando a integração para operacional e logística.

Posicionado na linha do orçamento que deseja gerar o contrato, clicar em outras ações “Gera Contrato”.

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Após clicar em gerar contrato o sistema perguntará se deseja gerar AS parcial, isso significa que é possível gerar AS para apenas algumas linhas de locação, ou para todas.

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Após isso será apresentada a tela com informações complementares que serão usadas no pedido de venda.

Essa tela tem alguns campos pré determinados, porem podem ser alterado com uso de ponto de entrada. Esses campos serão populados no cabeçalho do pedido de venda (SC5).

Para uso do campo observação na tela abaixo é necessário indicar um campo MEMO da tabela SC5 que receberá a informação. Esse campo deve ser preenchido no parâmetro (SX6) MV_CMPUSR.

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Regras de Reabertura de AS com Base em Alterações de Contrato


Regras para Reabertura de AS no SIGALOC Protheus

A reabertura de uma AS para aceitação só deve ocorrer quando os seguintes campos forem alterados:

  • [FPA_PRODUT]
  • [FPA_GRUA]
  • [FPA_DTINI]
  • [FPA_HRINI]
  • [FPA_HRFIM]
  • [FPA_DTEND]

As condições para reabertura são as seguintes:

  1. Se o campo [ST9_STATUS] estiver vazio (" "):
    • A AS deve ser reaberta para aceite.
  2. Se o campo [ST9_STATUS] não estiver vazio (diferente de " ") ou não existir e o campo [FPA_NFREM] estiver vazio (" ") ou não existir [FQ3_AS]**:
    • A AS deve ser reaberta para aceite.
  3. Caso contrário:
    • O campo [FQ5_Status] não deve ser alterado para "1" e deve permanecer como "6".

...

Explicações Adicionais:

  • ST9_STATUS: Indica o status atual do contrato.
  • FPA_PRODUT, FPA_GRUA, etc.: Representam campos específicos no contrato que, ao serem alterados, impactam na necessidade de reabertura do AS.
  • FPA_NFREM: Referente à Nota Fiscal de Remessa, cuja inexistência é condição para reabertura.
  • FQ3_AS: Representa a existência de um AS anterior que precisa ser verificado.
  • FQ5_Status: O status do AS que controla se ele deve voltar para o estado de aceitação ou permanecer como está.

Geração de contrato usando o parâmetro MV_LOCX305 = .T.


Descrição:

O parâmetro MV_LOCX305 está relacionado ao módulo SIGALOC - Locação do Protheus. Ele controla a criação de contratos de locação sem a necessidade de especificar o equipamento no momento da criação do contrato, delegando essa tarefa para a rotina de apontador de AS (Apontamento de Serviços), onde será obrigatório informar o equipamento antes de realizar o aceite da AS.

Finalidade:

Permitir a criação de contratos de locação sem a obrigatoriedade de informar o equipamento durante a inclusão do contrato, agilizando o processo inicial de geração de contratos e permitindo que a vinculação do equipamento seja realizada posteriormente via apontador de AS.

Aplicabilidade:

  • Módulo: SIGALOC
  • Função: Criação de contratos de locação

Comportamento:

  • Com o parâmetro ativado: Permite gerar um contrato de locação sem o equipamento. A definição do equipamento será feita posteriormente através da rotina de apontador de AS, que exigirá essa informação antes de permitir o aceite da AS.
  • Com o parâmetro desativado: O sistema exigirá a informação do equipamento no momento da criação do contrato de locação, não permitindo seguir sem essa informação.

Cenário de Uso:

Em casos onde a criação rápida de contratos é necessária, e o equipamento ainda não foi definido ou não está disponível no momento da criação, este parâmetro permite flexibilidade no processo. O apontador de AS garante que a alocação do equipamento ocorra em momento oportuno, sem impactar a criação do contrato inicial.

Configuração:

  • Chave: MV_LOCX305
  • Tipo: Caractere
  • Valores possíveis:
    • .T. – Permite a criação do contrato sem equipamento. A definição será feita posteriormente via apontador de AS.
    •  .F.  – Exige que o equipamento seja informado no momento da criação do contrato.

Exemplo:

  • MV_LOCX305 = .T.: Ao gerar um contrato de locação, o sistema não exigirá o equipamento de imediato. Na rotina de apontamento de serviços, o equipamento será obrigatório para finalizar o aceite da AS.
  • MV_LOCX305 = .F.: O sistema exigirá que o equipamento seja informado durante a inclusão do contrato.


Outras ações da rotina de orçamento


Emitir AS

Acesso: Módulo Rental > Atualizações >Comercial>Emitir AS

Nessa rotina podemos imprimir todas as AS (Autorização de Serviço) que o sistema gerou no momento de “gerar contrato”.


Cancelar

Acesso: Módulo Rental > Atualizações >Comercial> Cancelar

Nessa rotina você pode cancelar um orçamento, essa rotina está habilitada para orçamentos sem contrato gerado.


Cancelar AS

Acesso: Módulo Rental > Atualizações >Comercial> Cancelar AS

Nessa rotina você pode cancelar uma AS (Autorização de Serviço), essa rotina está habilitada para orçamentos sem NF de remessa emitida.

Para cancelar a AS, é necessário verificar se não existem notas fiscais de remessa ou minutas com status diferente de "prevista". Somente nessas condições será possível prosseguir com o cancelamento.


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Emitir  Contrato

Acesso: Módulo Rental > Atualizações >Comercial> Emitir  Contrato

Nessa rotina é configurado um ou vários arquivos em dot’s para impressão de proposta ou contratos a partir do orçamento


Revisão

Acesso: Módulo Rental > Atualizações >Comercial> Revisão

Nessa rotina revisão gravando histórico para orçamentos sem contrato gerado.


Follow-up

Acesso: Módulo Rental > Atualizações >Comercial>Follow-up

Aba de atalho a rotina Follow-up, utilizado também para encerramento de contrato após a finalização da locação.


R.A.T.

Acesso: Módulo Rental > Atualizações >Comercial>RAT

Aba de atalho para rotina de RAT (relatório de análise técnica) para orçamentos com RAT (relatório de análise técnica) gerada.


Gerar NF Remessa

Acesso: Módulo Rental > Atualizações >Comercial>Gerar NF Remessa

Rotina habilitada somente para quando configurado o parâmetro MV_LOCX008, gerar NF para quem não utiliza Romaneio.


Geração de Remessa com Controle de Inadimplência

Para garantir a validação da inadimplência de um cliente, é necessário utilizar a funcionalidade de contas a receber do módulo financeiro.

Ao gerar um título no contas a receber para um cliente e este se encontrar em atraso, o sistema realizará automaticamente uma verificação durante a geração da nota fiscal de remessa.

Dessa forma, caso seja identificado algum título em atraso, a geração da nota fiscal de remessa para esse cliente será impedida, com a devida notificação de que existem títulos pendentes no contas a receber

FPA_CONPAG = Condição de pagamento a ser aplicada na cobrança

obs. Importante observar que se houver customização de campos, as configurações customizadas também serão copiadas.

Locação calculo base diario:

A locação com base diária possibilita o cálculo diário do aluguel, permitindo, assim, efetuar uma locação e cobrá-la por um número específico de dias, inferior a um mês.

Para utilizar essa funcionalidade, é necessário selecionar a opção 'Diária' no campo Base de Cálculo (FPA_TPMES), como mostrado na imagem abaixo:

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Após selecionar o tipo 'Diária' no campo Base de Cálculo, o campo Qtd Base (FPA_PREDIA) será habilitado para inserção, permitindo que você informe a quantidade de dias de locação para essa linha de contrato.

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Com base na quantidade de dias de locação multiplicada pelo valor unitário, o sistema calculará o valor bruto da locação. Mairores informações a cobrança de locação diaria no tdn: Faturamento automatico

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As datas de locação acompanharão a quantidade base informada no campo FPA_PREDIA. Se as datas forem alteradas, o cálculo da quantidade de dias será atualizado automaticamente no campo de quantidade base.

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Locação de estoque (Estrutura)

É possível fazer a locação de patrimônio sem equipamento associado.

Quando for necessário realizar a locação de itens do estoque (sem o campo "equipamento" FPA_GRUA preenchido) deve-se preencher no cadastro do produto o campo Grupo (B1_GRUPO) e associar esse grupo ao parâmetro MV_LOCX014 desta forma o sistema entenderá que esses equipamentos não necessitam de um código de bem.

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A locação de itens acessórios (estrutura) segue o conceito de estrutura "pai e filhos", em que os itens filhos se combinam para formar um conjunto que é identificado pelo item pai. Os acessórios (filhos) podem ser quantidades variadas para compor a estrutura que forma o item "pai". Para garantir a integridade dessa estrutura, os acessórios são informados individualmente durante o processo de locação. Somente após a informação de uma estrutura na aba de locação, o sistema permitirá o vínculo de outra estrutura.

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Relatório de estrutura:

Para acessar um relatório detalhado sobre a estrutura após a inclusão das linhas, siga as etapas a seguir:

  1. Vá para a seção "Manutenção do projeto" no menu.
  2. Selecione "Outras ações" e escolha "Estrutura".

Dentro do relatório, você encontrará informações essenciais, incluindo:

  • Produto Pai
  • Produtos Filhos
  • Quantidade
  • Data de Início
  • Data de Término
  • Próxima Faturamento
  • Dias de Locação

Print de exemplo:

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Isso permitirá aos usuários uma visualização mais clara dos dados relativos à quantidade e ao período de locação de sua estrutura.

Campo relacionado:

“Grupo” (B1_GRUPO) = Grupo para locação de patrimônio sem equipamento, vinculado ao parâmetro (MV_LOCX014)

A locação de itens de estoque pode se utilizar a funcionalidade de estruturas é composta por um grupo de itens que serão locados juntos, com quantidades predefinidas e controle de estoque ativo.

A estrutura de produto pode ser criada utilizando o cadastro de estruturas no PCP  (Estruturas - MATA200), conforme informado acima a seção de cadastros básicos deste TDN.

Também é possível realizar essa criação diretamente na aba locações, posicionando na linha do produto que deseja transformar em estrutura, clicando em outras ações > Cod. Estrutura.

Após isso você informara se o item é um item pai, ou um item filho vinculada a uma linha pai já definida.

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Campos:

“Saldo Rental” - (B1_XRENSAL) = Valida se haverá controle de estoque do produto através da locação.

“Estrutura” - (FPA_SEQEST) = Campo informe a sequência da estrutura a se locada.

“Armazém” - (FPA_LOCAL) = Campo onde é informado o armazém de origem do produto

“Filial de remessa” - (FPA_FILEMI) = Campo que é informado a qual filial pertence o produto a ser locado.

Duplica item

A função "duplicaItem" é empregada para criar uma cópia de uma linha de alocação específica. Isso torna o preenchimento subsequente mais conveniente, permitindo a criação de várias linhas com base na linha selecionada, simplesmente indicando a quantidade desejada.

Essa função esta em outras ações -> duplica item

Quantidade de linhas superior a 999

Ao detectar que a quantidade de linhas ultrapassou 999, o sistema passará a adotar uma numeração hexadecimal subsequente, começando por 99A, 99B, e assim por diante. Essa abordagem visa manter a consistência dos itens no sistema.

Conjunto Transportador

Na aba Conj. Transportador é onde será informado os veículos que farão o transporte da locação, nesse momento vamos dimensionar o “frete a contratar”, as quantidades de linhas inseridas nessa tela devem corresponder a quantidade de frete que deverá ser feito com seu custo origem e destino.

Campos:

“Código” (FQ7_X5COD) = Código do veículo que realizará o transporte;

“Centro Custo” (FQ7_CC) = Campo para informar centro de custo;

“Prev. Custo” (FQ7_PRECUS) = Deve ser informado a previsão de custo para transporte;

“Cliente Ori” (FQ7_LCCORI) = informa o código do cliente de origem do equipamento;

“Cliente Des” (FQ7_LCDES) = informa o código do cliente de destino do equipamento;

"Tipo frete"  = 0 ida,  1 volta: informa se o equipamento está indo o voltando da obra;

“Tp Operação” (FQ7_TPOPE) = Informa o tipo de operação de transporte;

Distância KM” (FQ7_KM) = informa da distância que será percorrida para transporte;

“Classificação” (FQ7_CLASS) = Classifica o transporte. Campo para digitação livre;

Demais campos:

FQ7_OBRA; Campo com informação da obra relacionada ao transporte.

FQ7_SEQGUI: Campo com a sequencia da locação.

FQ7_ITEM: Campo sequencial de linha do conjunto transportador.

FQ7_DESCRI: Descrição do veiculo que realizará o transporte.

FQ7_VIAGEM: Campo com o número da viagem

FQ7_DTLIM: Campo da Data limite para o frete ocorrer.

FQ7_OBS: Campo com observações sobre o transporte.

FQ7_LCLORI: Campo com a loja do cliente de origem.

FQ7_LOCCAR: Campo com a descrição do cliente de origem.

FQ7_ENDORI: Campo com o endereço de origem.

FQ7_BRRORI: Campo com o bairro de entrega.

FQ7_MUNORI: Campo com o código do município de origem.

FQ7_CIDORI: Campo com a descrição do município de origem.

FQ7_UFORI: Campo com o estado de origem.

FQ7_CEPORI: Campo com o CEP de origem.

FQ7_LCLDES: Campo com o a loja do cliente de destino.

FQ7_LOCDES: Campo com a descrição do cliente destino.

FQ7_ENDEST: Campo com o endereço do cliente de destino.

FQ7_BRRDES: Campo com o bairro do cliente de destino.

FQ7_MUNDES: Campo com o código do município de destino.

FQ7_CIDEST: Campo com a descrição do município de destino.

FQ7_UFDEST: Campo com a informação do estado de destino.

FQ7_VIAORI: Campo para vinculo da viagem Origem da aba "Locação".

FQ7_NOMCLA: Campo com a nomenclatura da viagem.

FQ7_NFRET: Campo com a nota fiscal de retorno.

FQ7_SERRET: Campo com a serie da nota fiscal de retorno.

FQ7_FORNE: Campo com o código do fornecedor.

FQ7_LOJF: Campo com a loja do código de fornecedor.

Atenção: a posição aplicada na aba “Locação” – “001” retrata na aba “Conj. Transportador” os equipamentos respectivos naquele frete, caso você posicione o cursor na Locação “002”, ele tratará a “Conj. Transportador” somente os fretes desta locação.

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Responsabilidade

Na aba Responsabilidades será incluso os tipos de responsabilidades, os responsáveis, se será cobrado e qual o valor a ser cobrado.

Campos:

“Resposabil.” (FP6_CODIGO): Cadastro da responsabilidade

Responsável:  C – Cliente, L – Empresa, D – Despesa

“Custo” (FP6_VALOR): Valor total da responsabilidade

“Valor Cobrar” (FP6_VALCOB): Valor que será cobrado

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Atenção: a posição aplicada na aba “Responsabilidade” – “001” retrata na aba “Locação” as responsabilidades são respectivas naquela Locação, caso você posicione o cursos na locação “002”, ele tratará a “Responsabilidade” somente desta locação.

Base de Cálculo

Na aba Base de cálculo será o local de detalhamento da receita do orçamento/ Contrato.

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Tipos de calculo

(FP0_TIPFAT = Padrão) Tipo de faturamento Padrão

Mensal =

Diária =

(FP0_TIPFAT = Medição) Tipo de faturamento Medição

Calculo de margem

Documentos

Na aba documentos é onde informamos todas os documentos necessários para entrada na localidade ou necessários para execução do serviço.

Exemplos: ASO, PPRA, Certidão negativa e etc...

Principais Campos: 

“Cod. Docto” (FPB_ CODIGO): Código referente ao documento cadastrado no sistema.

Apresenta: S – Sim, N – Não

Bloqueado: 1- Sim, 2 – Não

Atenção: a posição aplicada na aba “Localidade” – “001” retrata na aba “documentos” os documentos respectivos naquela localidade, caso você posicione o cursos na localidade “002”, ele tratará na “Documentos” somente desta localidade.

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Follow-up

Na aba follow-up é onde iremos inserir informações relevantes as atualização do orçamento/ contrato, como status, arquivos, e detalhamento.

Campos:

“Status” 1- Em Elaboração, B – Excluído

“Obs” Campo texto livre para report sobre o orçamento/ Contrato.

“Anexo”  banco de conhecimento Protheus.

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Gerar contrato

Acesso: Módulo Rental > Atualizações >Comercial>Orçamento>Gera Contrato.

Após a aprovação do contrato, irá ser gerado contrato, disparando a integração para operacional e logística.

Posicionado na linha do orçamento que deseja gerar o contrato, clicar em outras ações “Gera Contrato”.

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Após clicar em gerar contrato o sistema perguntará se deseja gerar AS parcial, isso significa que é possível gerar AS para apenas algumas linhas de locação, ou para todas.

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Após isso será apresentada a tela com informações complementares que serão usadas no pedido de venda.

Essa tela tem alguns campos pré determinados, porem podem ser alterado com uso de ponto de entrada. Esses campos serão populados no cabeçalho do pedido de venda (SC5).

Para uso do campo observação na tela abaixo é necessário indicar um campo MEMO da tabela SC5 que receberá a informação. Esse campo deve ser preenchido no parâmetro (SX6) MV_CMPUSR.

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Outras ações da rotina de orçamento

Emitir AS

Acesso: Módulo Rental > Atualizações >Comercial>Emitir AS

Nessa rotina podemos imprimir todas as AS (Autorização de Serviço) que o sistema gerou no momento de “gerar contrato”.

Cancelar

Acesso: Módulo Rental > Atualizações >Comercial> Cancelar

Nessa rotina você pode cancelar um orçamento, essa rotina está habilitada para orçamentos sem contrato gerado.

Cancelar AS

Acesso: Módulo Rental > Atualizações >Comercial> Cancelar AS

Nessa rotina você pode cancelar uma AS (Autorização de Serviço), essa rotina está habilitada para orçamentos sem NF de remessa emitida.

Para cancelar a AS, é necessário verificar se não existem notas fiscais de remessa ou minutas com status diferente de "prevista". Somente nessas condições será possível prosseguir com o cancelamento.

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Emitir  Contrato

Acesso: Módulo Rental > Atualizações >Comercial> Emitir  Contrato

Nessa rotina é configurado um ou vários arquivos em dot’s para impressão de proposta ou contratos a partir do orçamento

Revisão

Acesso: Módulo Rental > Atualizações >Comercial> Revisão

Nessa rotina revisão gravando histórico para orçamentos sem contrato gerado.

Follow-up

Acesso: Módulo Rental > Atualizações >Comercial>Follow-up

Aba de atalho a rotina Follow-up, utilizado também para encerramento de contrato após a finalização da locação.

R.A.T.

Acesso: Módulo Rental > Atualizações >Comercial>RAT

Aba de atalho para rotina de RAT (relatório de análise técnica) para orçamentos com RAT (relatório de análise técnica) gerada.

Gerar NF Remessa

Acesso: Módulo Rental > Atualizações >Comercial>Gerar NF Remessa

Rotina habilitada somente para quando configurado o parâmetro MV_LOCX008, gerar NF para quem não utiliza Romaneio.





*Prog. Entrega

Acesso: Módulo Rental > Atualizações >Comercial>Prog. Entrega

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Primeiramente, é necessário cadastrar o conjunto transportador de retorno e, posteriormente, aceitar a Autorização de Serviço de Frete (ASF) para vinculá-la ao romaneio e efetuar o processamento da Nota Fiscal de retorno via romaneio. Para interromper o faturamento, é essencial acessar a rotina de retorno de locação via orçamento e preencher a data de solicitação de retirada. Detalharemos mais sobre esse campo abaixo. Esse procedimento inclui uma funcionalidade que permite interromper o faturamento automático, mesmo antes da geração da Nota Fiscal de retorno. Para isso, é necessário informar a data de solicitação de retirada. O sistema usará essa data como limite para a cobrança do faturamento automático e no cálculo de pro rata nas devoluções de equipamentos. Essa data será registrada na linha de locação, na tabela FPA.

Importante: o retorno de locação aplica-se apenas ao contrato selecionado, não permitindo devolução de equipamentos de outros contratos do mesmo cliente.

Via Orçamento:

Acesse o Módulo Rental > Atualizações > Comercial > Orçamento > outras ações > Retorno de Locação.

Esse processo também inclui uma funcionalidade que permite interromper o faturamento automático, mesmo antes da geração da Nota Fiscal de retorno. Para isso, é necessário informar a data de solicitação de retirada. O sistema usará essa data como limite para a cobrança do faturamento automático e no cálculo de pro rata nas devoluções de equipamentos. Essa data será registrada na linha de locação, na tabela FPA. Após o processamento da Nota Fiscal de entrada, o número da mesma também será registrado na linha de locação, permitindo a visualização de que a locação foi efetivamente devolvida.

Importante: o retorno de locação é feito apenas dos itens do contrato da ASF posicionada, e somente dos itens que foram vinculados ao romaneio.

É importante destacar que o uso do campo de data de solicitação de retirada deve ser feito apenas em situações específicas:

...

Ao utilizar a condição de pagamento tipo 9 o sistema ira gerar a quantidade de uma parcela no momento da geração de nota fiscal de remessa e tambem também no faturamento automaticoautomático.

Para este tipo, deve-se cadastrar uma nova Condição de Pagamento - MATA360. Informe no campo Cond. Pagto: zero (0) ou o símbolo percentual (%):

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FPE_TURNO - Campo com o número do turno

FPE_MINDIT - Campo com o minino mínino por dia do turno  

FPE_DIASEM - Campo com o dia da semana do turno

...