Versões comparadas

Chave

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NOME DO REQUISITO

Recuperação de dados no dia "D" do Censo do ensino básico 

Características do Requisito

Linha de Produto:

Totvs

TOTVS Gestão Educacional

Segmento:

Educacional

Módulo:

EDU

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

Arquivamento e recuperação dos dados do Educacenso.

Recuperação de dados no dia "D" do Censo do ensino básico 

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

“Matrícula e
Avaliação”->“Matrículas”
 Avaliação” |“Matrículas” (Matrícula no período letivo)

“Matrícula e Avaliação”

->“Matrículas”

| “Matrículas” (Matrícula no período letivo)

“Matrícula e
Avaliação”->“Matrículas”
 Avaliação” | “Matrículas” (acessar o processo “Alterar situação de matrícula”) 

“Matrícula e Avaliação”

->“Matrículas”

| “Matrículas” (acessar o processo “Alterar situação de matrícula”)

“Atividades acadêmicas” | “Assistentes” | “Arquivamento e recuperação dos dados do Educacenso”“Atividades acadêmicas” | “Assistentes” | “Arquivamento e recuperação dos dados do Educacenso”.

Cadastros Iniciais:

Relacione os cadastros necessários que precisam ser preenchidos antes da utilização desse requisito.

Ponto de Entrada:

Informe o ponto de entrada relacionado (link).

Chamados relacionados

Informe o(s) chamado(s) relacionado(s).

Cadastro de matricula no período letivo

Preparação do arquivo para o Educacenso

Parâmetro(s):

Informe os parâmetros utilizados.

Parâmetros do Educacional -> Configurações”-> “Parâmetros” -> “Secretaria” -> “Geral 5/5”

Parâmetros de Perfil para o Educacional -> Sistemas Globais” ->” Segurança” ->” Perfis” -> "Parâmetros educacionais"

Requisito (ISSUE):
 Informe o requisito relacionado (Issue).

Banco(s) de Dados:

Informe o(s) Banco(s) de Dados utilizado(s).

PCREQ-5424

País(es):

Informe o(s) Pais(es).

Brasil

Sistema(s) operacional(is):

Informe o(s) sistema(s) operacional(is) utilizados.

Tabelas utilizadas:

Informe as tabelas utilizadas.

SMATRICPL

Versões/Release:

Informe as versões.

12.1.7

  

Descrição

 
Permitir ao usuário obter uma “fotografia” dos seus dados e arquiva-los, em distintas linhas do tempo para futuro envio ao Educacenso.

 

 

 

 

Procedimento para Utilização

A funcionalidade de geração dos dados Educacenso que devem ser enviados ao MEC, sofreu uma reformulação, permitindo ao cliente obter uma “fotografia” dos seus dados em distintas linhas momentos distintos na linha do tempo. Evitando assim, que a volatilidade dos dados ao longo do tempo, mascare a real situação da época requerida. Sendo assim, devemos seguir alguns passos:

1º Passo)  Foi criado o campo “data de encerramento de matrícula para efeitos do Educacenso” na matrícula do período letivo, que juntamente com a o campo “data de matrícula” irão seguir definir uma lógica de filtro por meio da data de corte informada pelo MEC.  A data de corte deverá estar compreendida entre a “data de matrícula” e a “data de encerramento de matrícula para efeitos do Educacenso”, sendo que esta última poderá ser nula. Segue a cláusula que será acrescida às consultas do banco de dados, possibilitando buscar os alunos e suas respetivas turmas, esta lógica se aplica da seguinte forma:

(:DATACORTE >= SMATRICPL.DTMATRICULA AND :DATACORTE <= SMATRICPL. DTMATRICULAENCERRA) OR (:DATACORTE >= SMATRICPL.DTMATRICULA  AND SMATRICPL. DTMATRICULAENCERRA  IS NULL)

2º Passo)  Ambos os campos,  “data de matrícula” e “Data “data de encerramento para efeitos do  Educacenso” poderão ser alterados por meio de permissão, configurada em “Sistemas Globais” ->” Segurança” ->” | ” Segurança” | ” Perfis” (sistema: Educacional), para tanto deve-se editar o perfil e através do botão direito do mouse escolher o menu: “outras “Outras informações” ->” Parâmetros educacionais”. 

  • “Permitir Permitir alterar a data de matricula no período letivo”letivo;
  • “Permitir Permitir alterar a data de encerramento da matricula para efeitos do Educacenso no período letivo”letivo.

3º Passo) Nas parametrizações  Na tela de parametrização do TOTVS Educacional deve-se definir as é de suma importância a definição das consultas que serão usadas para a na extração dos dados do Educacenso. Para isso, devemos importar as consultas para o Educacenso  (Consultas SQL: MEC.2016.00.00, MEC.2016.00.10, MEC.2016.20.00, MEC.2016.30.00, MEC.2016.40.00, MEC.2016.50.00, MEC.2016.51.00, MEC.2016.60.00, MEC.2016.70.00, MEC.2016.80.00, ). As consultas necessárias devem ser importadas da seguinte forma:

  • No ato da importação, sugere-se importar para todas as coligadas. 
  • Atentar para a aba parâmetros, e clicar em “Fixo”, para que o código da consulta sql SQL fique exatamente com o mesmo nome da consulta importada.
  • Após importação de todas consultas citadas acima, verificar se as mesmas estão devidamente parametrizadas em “Configurações” -> | “Parâmetros” -> | “Secretaria” - > “Geral 5/5”.

4º Passo) Assim como feito nos anos anteriores, deverá ser executado o processo pelo menuExecutar o processo de preparação do arquivo acessando a funcionalidade: “Atividades acadêmicas” -> “Assistentes”->  “Preparação | “Assistentes” | “Preparação do arquivo para o Educacenso”.

5º Passo) Acessar a funcionalidade “Atividades acadêmicas” -> | “Assistentes” ->  | “Arquivamento e recuperação dos dados do Educacenso”.

6º Passo) Esta funcionalidade será responsável por “tirar as distintas fotografias” dos dados do censo, gerando uma versão base. O usuário poderá gerar a versão “base” a partir dos dados da base de dados, ou de uma outra versão “base” já gerada. Neste processo deverá ser informada a “data de corte” definida pelo MEC e então clicar no botão “Gerar arquivo base”. Um , responsável por gerar um arquivo XML “base” que será gerado e exibido no canto esquerdo da tela no formato de uma visão em árvore árvore (treeview). O usuário poderá gerar a versão “base” a partir dos dados da base de dados, ou de uma outra versão “base” já gerada.

7º Passo) O usuário poderá Para alterar os dados desta de uma versão “base” , selecionandobasta seleciona-a la e clicando clicar no botão “Ler arquivo”, que carregará os dados em tabelas distintas ao lado direito da visão em e os exibirá no lado direito no formato de árvore.

8º Passo) Os campos “data de matrícula” e “data de encerramento da matrícula para efeitos do Educacenso” na matrícula do período letivo poderem podem sofrer alteração mediante permissão, desta . Desta forma podem ocorrer casos em que o usuário altere a os cadastros, possibilitando que um determinado aluno tenha passe a ter mais de uma turma nos dados referente ao registro 80. Para estes casos, existe o botão Tendo em vista este tipo de situação existe a funcionalidade “Considerar último registro de matrícula” , que (um botão na tela),  que permitirá somente a permanência da última matricula feita pelo sistema. Esta verificação será feita a partir do campo físico da RECCREATEDON da tabela SMATRICPL.RECCREATEDON.

9º Passo) O botão “Remover item” , exclui uma ou várias linhas marcadas pelo checkbox, caso o usuário exclua algum item do registro 30, todos os filhos serão excluídos, ou seja, os , nos casos em que a linha possui filhos estes também serão excluídos.

       Exemplos:

  • Exclusão do registro 30, ocasiona  a exclusão dos itens dos registros 40, 50 e 51.
Assim ocorre também para o
  •  
  • Exclusão do registro 60
e seus filhos,
  • , ocasiona a exclusão dos itens dos registros 70 e 80.

10º Passo) Após fazer os devidos ajustes nos dados nestas destas tabelas, o usuário deverá salvar esta manutenção, clicando no botão “Salvar nova versão XML”, onde será gerado . Esta ação gera um novo arquivo XML e apresentado na treeview. Preservando que será listado na visão em árvore, preservando sempre a versão anterior intacta.

11º Passo) O usuário poderá gerar várias versões de manutenção, no entanto, porém deverá definir qual será a versão oficial, para que o Gerador de Saídas identifique o mesmo, na hora a utilize no momento de gerar o arquivo TXT definitivo, a ser enviado para o MEC. A forma de . Para definir a versão oficial , é selecionando a mesma e clicando basta selecionar a versão desejada e clicar no botão “XML oficial”.

12º Passo) Será permitido excluir todos os arquivos de Manutenção gerados, com exceção do arquivo Base. Para tal, deverá ser selecionada , bastando selecionar a versão desejada e clicar no botão “Excluir arquivo”.

13º Passo)  Definido o arquivo XML oficial, o usuário poderá gerar o arquivo .txt que será enviado para o MEC. Para a geração do arquivo o usuário deverá acessar o módulo “Integração” e a funcionalidade disponível no menu: “Gerador de Saídas” -> | “Layouts”. Nos casos em que o Layout “Educacenso” ainda não tenha sido importado, o usuário deverá fazê-lo por meio do menu anexo à própria visão de Layouts: “Processos” -> | “Importar Layout”.

14º Passo) Após importação do layout, deve-se executar a geração por meio do menu anexo à própria visão de Layouts: “Processos” -> | “Geração de Saídas”.

15º Passo) Este processo irá requerer três parâmetros, sendo eles: Código coligada, código filial e ano base.

O conteúdo destes campos será por exemplo:  1 para código coligada, 1 para código filial e 2015 para ano base. O arquivo final será gerado em uma pasta de nome “saídas” criada no mesmo diretório da aplicação, no seguinte formato de nome :

EducaCenso-AAAAMMDDhhmmss, onde, AAAA (ano), MM (mês), DD(dia), hh(hora), mm(minutos), ss(segundos).

Exemplo: EducaCenso-20150720115856

 

Vídeo

  • Vídeo hospedado no youtube e inserido no template por meio da macro Widget Connector.

** Canal do youtube e software de vídeoem definição.

 

Título do Vídeo:

Disponibilizado pelo Marketing.

Introdução:

Disponibilizado pelo Marketing.

Passo a Passo:

Capturar diretamente do sistema.

Finalização:

Disponibilizado pelo Marketing.