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TRLQHF_DT_Nota_Fiscal_Complementar_de_Quantidade

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus®

Segmento:

Serviços

Módulo:

Faturamento (SIGAFAT), Compras (SIGACOM) e Fiscal (SIGAFIS)

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

MATA410

Pedidos de Venda

MATA103Documento de entrada
MATA140Pré-nota de entrada
MATA116Conhecimento de Frete
MATA119Despesa de Importação
MATA910Nf Manual Entrada
MATA920Nf Manual Saida

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

MATA440

Liberação de Pedidos

MATA460A

Documentos de Saída
MATA103Documento de Entrada
MATA140Pré-nota de entrada
MATA116Conhecimento de Frete
MATA119Despesa de importação
MATA910Nf Manual Entrada
MATA920Nf Manual Saida
MATXFISCálculo de Tributos

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

SC5 - Pedidos de Venda; SC6 - Itens dos Pedidos de Venda; SC9 - Pedidos Liberados; SF2 - Cabeçalho das Notas Fiscais de Saída; SD2 - Itens das Notas Fiscais de Saída; SF1 - Cabeçalho das Notas Fiscais de Entrada; SD1 - Itens das Notas Fiscais de Entrada;

Sistema(s) Operacional(is):

Todos

Versões/Release:

11.80.14

Versão Corrigida:11.80.14
Versão Expedida:11.80.14

Descrição

Foi implementado na rotina de Pedidos de Venda (MATA410) o tipo de pedido de complemento de quantidade, para que seja possível complementar a quantidade de alguma uma Nota Fiscal que já foi emitida.

No Pedido de Venda, deverá ser escolhida a opção "C= Compl. Preço/Quantidade" através do campo "Tipo Pedido" (C5_TIPO) e em seguida, escolher o tipo de complemento "2- Compl. Quantidade" através do campo "Tipo Compl." (C5_TPCOMPL).

A funcionalidade também foi implementada na rotina de Documento de Entrada. Quanto o tipo da nota for complementar, será possível informar o tipo de complemento quantidade, através do campo F1_TPCOMPL.

Observação

A operação para a geração do tipo de complemento de preço não sofreu nenhuma mudança, somente será necessário informar o tipo de complemento "1- Preço"  no campo "Tipo Compl." (C5_TPCOMPL ou F1_TPCOMPL).

 

Importante

Antes de executar o compatibilizador UPDFAT49 é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador \PROTHEUS11_DATA\DATA e dos dicionários de dados SXs \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM.
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client, digite U_UPDFAT49 no campo Programa Inicial.
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado.
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

 

Atualizações do Compatibilizador

  1. Criação e Alteração de Campos no arquivo SX3 – Campos:
  • Tabela SC5 - Pedidos de Venda:
 

Campo

C5_TIPO

Tipo

C

Tamanho

1

Decimal

0

Formato

@!

ContextoReal

Título(X3_TITULO)

Tipo Pedido 

Descrição

Tipo Pedido

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Sim

Browse

Não

Opções

&N=Normal;C=Compl.Preco/Quantidade;I=Compl.ICMS;P=Compl.IPI;D=Dev.Compras;B=Utiliza Fornecedor

Val. Sistema

Pertence("NCIPDB").And.A410Limpa()

Help

N-> Pedidos Normais.
D-> Pedidos para Devolução de Compras. (Excl. Brasil)
C-> Compl. Preço/Quantidade. (Excl. Brasil)
P-> Compl. de IPI. (Excl. Brasil)
I-> Compl. de ICMS. (Excl. Brasil)
B-> Apres. Fornec. qdo material p/Benef.

 

Importante:

O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.

 

5.  Criação ou Alteração de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:

  • Pesquisa B05PLS:

Alias

(XB_ALIAS)

Tipo

(XB_TIPO)

Sequência

(XB_SEQ)

Coluna

(XB_COLUNA)

Descrição

(XB_DESCRI)

Contém

(XB_CONTEM)

 

6.  Criação ou Alteração de Índices no arquivo SIX – Índices:

Índice

AA1

Ordem

6

Chave

AA1_FILIAL+AA1_CODVEN

Descrição

Cod. Vendedor

Proprietário

S

 

7.  Criação ou Alteração de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:

Nome da Variável

(X6_VAR)

Tipo

(X6_TIPO)

Descrição

(X6_DESCRIC + X6_DESC1 + X6_DESC2)

Valor Padrão

(X6_CONTEUD)

 

8.  Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Gatilhos no arquivo SX7 – Gatilhos:

  • Tabela BD5 – Contas Médicas:

Campo

Informe o conteúdo do (X7_CAMPO)

Sequência

Informe o conteúdo do (X7_SEQUENC)

Campo Domínio

Informe o conteúdo do (X7_CDOMIN)

Tipo

Informe o conteúdo do (X7_TIPO)

Regra

Informe o conteúdo do (X7_REGRA)

Posiciona?

Informe o conteúdo do (X7_SEEK)

Chave

Informe o conteúdo do (X7_CHAVE)

Condição

Informe o conteúdo do (X7_CONDIC)

Proprietário

Informe o conteúdo do (X7_PROPRI)

 

 

Procedimento para Configuração

(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou  rotinas no menu).

 

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
    (É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

 

Tipo:

Informe o Tipo do parâmetro

Cont. Por.:

Informe o Conteúdo padrão

Descrição:

 

 

CONFIGURAÇÃO DE MENUS

 

2.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:

Menu

Informe o Menu em que estará localizada a rotina

Submenu

Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

Nome da Rotina

Informe o Título da rotina

Programa

Informe o Fonte da rotina

Módulo

Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

Tipo

Informe a Função

 

 

Procedimento para Utilização

  • Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
  • Localização da rotina no menu;
  • Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
  • Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.

 

 

Exemplo:

       1.            No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).

O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.

       2.            Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.

       3.            Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.

       4.            Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).

O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.

       5.            Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:

                      Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.

       6.            Confira os dados e confirme.

 

 

Vídeo

  • Vídeo hospedado no youtube e inserido no template por meio da macro Widget Connector.

** Canal do youtube e software de vídeoem definição.

 

Título do Vídeo:

Disponibilizado pelo Marketing.

Introdução:

Disponibilizado pelo Marketing.

Passo a Passo:

Capturar diretamente do sistema.

Finalização:

Disponibilizado pelo Marketing.

 

 

Campo

C5_TPCOMPL

Tipo

C

Tamanho

1

Decimal

0

Formato

@!

ContextoReal

Título

Tipo Compl.

Descrição

Tipo de Complemento

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções

1=Preço; 2=Quantidade

Val. Sistema

Pertence("12") .And. A410Limpa()

Help

Tipo de Complemento, sendo:
 1- Preço;
 2- Quantidade.


  • Tabela SF2 - Cabeçalho das Notas Fiscais de Saída:

Campo

F2_TPCOMPL

Tipo

C

Tamanho

1

Decimal

0

Formato

@!

ContextoReal

Título

Tipo Compl.

Descrição

Tipo de Complemento

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções1=Preço; 2=Quantidade

Help

Tipo de Complemento, sendo:
1- Preço;
2- Quantidade.

 

  • Tabela SF1 - Cabeçalho das Notas Fiscais de Entrada:

Campo

F1_TPCOMPL

Tipo

C

Tamanho

1

Decimal

0

Formato

@!

ContextoReal

Título

Tipo Compl.

Descrição

Tipo de Complemento

Nível

1

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Opções1=Preço; 2=Quantidade; 3=Frete

Help

Tipo de Complemento, sendo:
1- Preço
2- Quantidade
3- Frete

 

Importante:

O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.

 

Procedimento para Utilização

Exemplo Documento de Saída:

       1.            No Faturamento (SIGAFAT), acesse Atualizações / Pedidos / Pedidos de Venda (MATA410) e inclua um pedido e em seguida, preencha o campo “Tipo Pedido” (C5_TIPO) com a opção “C= Compl.Preço/Quantidade”.

       2.            Agora preencha os campos obrigatórios e em seguida, escolha o tipo do complemento no campo “Tipo Compl.” (C5_TPCOMPL), informando a opção “2- Quantidade”.

       3.            Informe um Produto, Quantidade, Preço Unitário e o Valor Total e faça a amarração com a Nota Fiscal de origem e em seguida confirme a inclusão.

       4.            Acesse Atualizações / Pedidos / Liberação Pedidos (MATA440) e faça a liberação do pedido.

       5.            Acesse Atualizações / Faturamento / Documento de Saída (MATA460A) e faça a geração da Nota Fiscal de complemento de quantidade.

       6.            Verifique que a Nota Fiscal de complemento de quantidade foi gerada com sucesso.

 

Exemplo Documento de Saída Manual:

       1.           No Módulo Fiscal (SIGAFIS), acesse Atualizações / Movimentos / Nf Manual Saída (MATA920) e inclua um documento de saída.

       2.            No cabeçalho do Documento informar no campo Tipo da Nota (F2_TIPO) "Compl. Qtde." 

       3.            Informar demais dados necessários para a inclusão da nota.

       4.            Confirmar a inclusão da nota.

 

Exemplo Documento de Entrada:

       1.            No Compras (SIGACOM), acesse Atualizações / Movimentos / Documento de Entrada (MATA103) e inclua um Documento de Entrada.

       2.            No cabeçalho do Documento informar no campo Tipo da Nota (F1_TIPO) "Complemento" e no campo Tipo de Complemento (F1_TPCOMPL) "2- Quantidade" .

       3.            Informar demais dados necessários para a inclusão da nota.

       4.            Confirmar a inclusão da nota.

  

Exemplo Documento de Entrada Manual:

       1.           No Módulo Fiscal (SIGAFIS), acesse Atualizações / Movimentos / Nf Manual Entrada (MATA910) e inclua um documento de entrada.

       2.            No cabeçalho do documento informar no campo Tipo da Nota (F1_TIPO) "Compl. Preço/Frete" e no campo Tipo de Complemento (F1_TPCOMPL) informe "Quantidade" .

       3.            Informar demais dados necessários para a inclusão da nota.

       4.            Confirmar a inclusão da nota.

 

 

Ponto de Entrada

Descrição:

Informe o Menu em que estará localizada a rotina

Localização:

Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

Eventos:

Informe o Título da rotina

Programa Fonte:

Informe o Fonte da rotina

Função:

Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

Retorno:

Nome

Tipo

Descrição

Obrigatório

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exemplo:

#Include 'Protheus.ch'

User Function CN120ALT()

Local aCab:= PARAMIXB[1]

Local cTipo:= PARAMIXB[2]

If cTipo == '1'

    aCab[4][2]:= 'NF' //Validações do usuário

EndIf

Return aCab