Árvore de páginas

Carregando...

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

(Obrigatório)

Informações Gerais

 

Especificação Identificação do tipo de documento a ser emitido

Produto

Protheus

Módulo

SIGATMS

Segmento Executor

 

Projeto1

PDRDL

IRM1

PCREQ-147

Requisito1

PCREQ-2524

Subtarefa1

 

Chamado2

 

Release de Entrega Planejada

 

Réplica

 

País

( X ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

<Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos ou subtarefas relacionadas>.

   Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos). 

 

  

Objetivo

Permitir a identificação

Objetivo

Identificação automática do tipo de documento , (Nota Fiscal de Serviço de Transporte ou Conhecimento de Transporte), a ser gerado no calculo cálculo do frete . E e retirada da obrigatoriedade do campo de tipo de documento no cadastro de serviço de negociação.

Definição da Regra de Negócio

Atualmente, na entrada da nota fiscal do cliente, vinculamos o documento do cliente a um serviço de negociação (DTC_SERVIC), e este serviço determina o tipo de documento que será geradogerada, Nota Fiscal de Serviço de Transporte ou Conhecimento de Transporte. Desta forma, fica a critério do usuário determinar qual o tipo de documento será gerado, porém, temos condições de uso para cada um destes documentos. Nota Fiscal de serviço de Transporte deve ser gerado gerada quando a prestação de serviço for dentro do mesmo município , e Conhecimento de Transporte, quando a prestação for intermunicipal. Desta forma, o usuário poderá escolher incorretamente o serviço, gerando um tipo de documento incorreto e criando impactos nos impostos gerados.

Esta melhoria tem o objetivo de verificar qual a origem e destino da prestação do documento do clienteserviço, e determinar qual o tipo de documento será gerado automaticamente CTRC / CTE ou NFST, evitando assim possíveis falhas de geração de documentos. Juntamente Com esta implementação iremos retirar a obrigatoriedade do campo "Doc. Transp" (DC5_DOCTMS) na configuração do serviço de negociação, permitindo ao cliente configurar apenas um único serviço de negociação para a geração dos documentos de transportes do tipo 2 (CTRC) e 5 (NFST). Para os demais tipos de documentos como por exemplo documento "Docto de Apoio", ainda será necessário informar o tipo do documento na configuração do Serviço de Negociação e na digitação do serviço será realizado o gatilho para o novo campo DTC_DOCTMS

Será E será criado o campo DOCTMS nas rotinas:

  • Cotação de Frete (TMSA040).
  • Entrada Documento Cliente (TMSA050).
  • Agendamento (TMSAF05).

Uma vez informado um serviço de negociação configurado com o tipo de documento em branco, na digitação da nota fiscal do cliente ou uma na cotação de frete ou na geração de CRTagendamento, ao informar a região de origem e de cálculo, será verificado se existe o tipo de documento 2 ou 5 configurados para a filial na tabela de “Configuração Configuração de Documentos” Documentos(DUI) e de acordo com as regiões informadas será sugerido sugerida a geração de um CTE ou de uma NFNFST.

Assim, será gatilhado no novo campo DOCTMS o tipo de documento a ser emitido, estes novos campos serão abertos para edição, caso o usuário defina que o tipo de documento sugerido pelo sistema não deva ser utilizado ele poderá alterar por um outro a sua escolha, desde que este tipo de documento esteja configurado na tabela DUI para a filialfechados para edição

1 - Entrada Documento Cliente (TMSA050) 

Para a região de origem o sistema irá verificar o campo "Selec.Origem" na digitação da nota fiscal.

São possíveis três opções: 

  • Transportadora - : O sistema irá considerar como região de origem o parâmetro MV_CDRORI da filial que está conectada.
  • Cliente Remetente - : O sistema irá considerar o campo A1_CDRDES que está no cadastro do cliente remetente da nota fiscal.
  • Local de Coleta -: Se existir uma solicitação de coletas vinculada à nota, o sistema irá localizar o local de coletas vinculado a esta solicitação, e considerar o campo DUE_CDRSOL (Quando não existir endereço de coleta), ou DUL_CDRDES (Quando existir endereço de coleta).

Para a região de o destino destino, o sistema irá considerar o campo DTC_CDRCAL (região de cálculo da Nota Fiscal). Este campo já contempla o endereço de entrega, caso ele esteja indicado na nota fiscal.

Em seguida, serão analisados os campos DUY_EST + DUY_CODMUN (UF da região + código do município da região), das regiões de origem e cálculo descritas acima. Sendo iguais, o sistema irá sugerir a geração de um documento do tipo Nota Fiscal de Serviço de Transporte. Sendo diferentes, o sistema irá sugerir a geração de um Conhecimento de Transporte. 

Irá existir uma validação que não permita salvar a digitação do documento caso o tipo de documento não exista na tabela DUI (Configuração de documentos). 

Quando informado um serviço de negociação qual o DOCTMS esteja vazio e no campo DTC_TIPNFC seja informada a opção 1 = Devolução, será realizado o gatilho para o campo DTC_DOCTMS igual a 6 - Devolução.  

Ao selecionar uma cotação de frete na digitação do documento do cliente, será realizado o gatilho do DOCTMS da cotação de frete. 

Os ajustes deverão ser realizados nas funções: 

  • A050FrtInf
  • TMSA050TudOK
  • SeleItCF
  • TMSA050Vld
  • TMSA050Ser
  • A050PesCub
  • A050WhTpNf    
  • TM050GerAg

2 - Cotação de Frete (TMSA040) 

Para a rotina de cotação de frete, se aplica o mesmo conceito da rotina de entrada de documento do cliente quanto a região de origem.

Para a região de destino será considerado o campo  DT4 DT4_CDRDES. Na sequência será realizado realizada a mesma verificação da entrada de documento do cliente avaliando os campos DUY_EST+DUY_CODMUN para a sugestão do tipo de documento a ser gerado

Quando informado um serviço de negociação qual o DOCTMS esteja vazio e no campo DT4_TIPNFC seja informada a opção 1 = Devolução, será realizado o gatilho para o campo DT4_DOCTMS igual a 6 - Devolução.  

As alterações deverão ser realizadas na função TmsA040Atz.nas funções:

  • TmsA040Atz 
  • TMSA040Vld
  • TmsA040Frt 
  • TmsPesCub
  • TMSA040Whe

3 - Calculo Cálculo de Frete (TMSA200)

O tipo de documento a ser gerado na rotina de calculo de frete rotina Cálculo de Frete será baseado no informado (sugerido) na digitação do documento do cliente através do , por meio do novo campo DTC_DOCTMS. Assim sendo, não será avaliado o campo DC5_DOCTMS do serviço para a geração do documento de frete. 

As alterações deverão ser realizadas nas funções: 

  • TMSA200Prc
  • TMSA200NfC
  • TMSA200Ctr
  • TmsA200Agr
  • TmsA200GrvTMSA200Atu

4 - Contrato de Carreteiro (TMSA250)

Devido a retirada da obrigatoriedade do campo DC5_DOCTMS do cadastro de serviço, faz-se necessário realizar ajuste o ajuste na função TMA250Oper, na montagem do XML da operadora de frotas REPOM. Devido ao envio do tipo do documento, atualmente a pesquisa é realizado na tabela DC5.

5 - Encerramento de Viagem (TMSA340)

Devido a retirada da obrigatoriedade do campo DC5_DOCTMS do cadastro de serviço, faz-se necessário realizar ajuste na função TMA340Oper, no encerramento da viagem quando existe a integração com a operadora de frota REPOM. Devido ao envio do tipo do documento no XML para baixa do controle de viagem, atualmente a pesquisa é realizado na tabela DC5.

6 - Fatura automática (TMSA491) 

Ajustar a função as funções TMSA491Doc e TMSA491VlrC, na passagem de parâmetro de pesquisa para gravação do documento de transporte (DT6). 

7 - Agendamento (TMSAF05 )

Ajustar a função TMSAF05Vld função TMSAF05Vld com a criação do novo campo DF1_DOCTMS para posicionamento na configuração de documentos para obter a série do documento através por meio da tabela DUI. 

8 - TMSXFUNA Serviços x Tarefas (WMSA070) 

Ajustar a função WMA70TudOk, para permitir gravar um serviço de negociação com o campo DC5_DOCTMS vazio. 

Ajustar a função TMSValField.

9 - TMSXFUNB

Ajustar as funções: 

  • TMSPesqServ
  • TmsRetServ
  • TmsChkTES
  • TMSBxEstoq
  • TMSCalFret

10 - TMSXFUNC

Criar a nova função TMSTipDoc que irá identificar qual o tipo de documento deverá ser gerado, de acordo com as regiões de origem e cálculo. Esta função deverá receber dois parâmetros, sendo as regiões de origem e cálculo e seu retorno deverá ser o tipo de documento 2 (CTRC) ou 5 (NFST). 

Ajustar a função TMSCalcRat, para realizar o posicione da variavel variável cDocTMS através do  por meio do novo campo DTC_DOCTMS.  

11 - Manutenção de Documentos (TMSA500)

Ajustar as funções:

  • TMSA500Mnt
  • TmsA500Tot

a função TmsA500Tot. 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

TMSA040

Alteração

Atualizações -> SAC -> Cotação de Frete

-

TMSA050

Alteração

Atualizações -> Recebimento -> Entrada Documento Cliente

-

TMSA200

Alteração

Atualizações -> Recebimento -> Calculo de Frete

-

TMSA250AlteraçãoAtualizações -> Terceiros -> Contrato de Carreteiro 
TMSA340AlteraçãoAtualizações -> Viagens -> Encerramento 
TMSA491AlteraçãoAtualizações -> Financeiro -> Faturas Automáticas 
TMSA500AlteraçãoAtualizações -> Transportes -> Manutenção de Documentos 
TMSAF05AlteraçãoAtualizações -> SAC -> Agendamento 
TMSAI70AlteraçãoAtualizações -> Internacional -> CRT -> CRT 
TMSXFUNAWMSA070AlteraçãoFunção GenéricaAtualizações -> Serviços -> Serviços x Tarefas 
TMSXFUNBAlteraçãoFunção Genérica 
TMSXFUNCAlteraçãoFunção Genérica 

Exemplo de Aplicação:

  • Criar a configuração do documento a ser emitido para a filial na rotina "Configuração de Documentos" tabela DUI, necessário criar pelo menos a configuração dos documentos 2 (CTRC) e 5 (NFST).
  • Através Por meio da rotina de rotina "Serviços x Tarefas", incluir um serviço de negociação sem informar o campo "Docto.Transp".
  • Criar o campo "Tipo de Documento" (DTC_DOCTMS), onde será gatilho gatilhado automaticamente o tipo de documento 2 (CTRC) ou 5 (NFST), de acordo com as regiões de origem e calculo cálculo informados na digitação da nota fiscal do cliente, desde que informado um serviço no qual esteja configurado com o campo "Docto.Transp" vazio. 
  • O usuário poderá informar um outro tipo de documento caso decida por exemplo utilizar um documento de apoio desde que exista a configuração na tabela DUI para a filial.
  • E ao realizar o calculo do frete Ao realizar o cálculo do frete, o sistema irá identificar o tipo do documento informado identificado na digitação da NF.

Tabelas Utilizadas

  • DC5 - Serviços x Tarefas.
  • DT4 - Cotação de Frete.
  • DTC - Entrada Dc. Cliente.
  • DF1 - Itens de agendamento.

Opcional

Protótipo de Tela

 

<Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.

 

Protótipo 01

 

 

 Image Removed

 

 

 

 

 

 

Opcional

Fluxo do Processo

 

<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>. 

Campo Documento Transporte que será criado na rotina Digitação de Documentos do Cliente (TMSA050).

Image Added

Dicionário de Dados

Arquivo ou Código do Script: DTC – Doc Cliente para Transporte 

Campo

DTC_DOCTMS

Tipo

C

Tamanho

1

Valor Inicial

 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

Documento de Transporte  

Título

Docto.Transp

Picture

@!

ContextoReal
PropriedadeVisualizar

Help de Campo

Documento de transporte, cadastrado na configuração de documentos. (Ex: CTRC, Nota Fiscal,etc...)

Campo

DTC_DESDOC

Tipo

C

Tamanho

30

Valor Inicial

 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

Des.Docto.de Transporte  

Título

Desc.Docto. 

Picture

@!

Inic. PadrãoIf(!Inclui,TMSValField("DTC->DTC_DOCTMS",.F.,"DTC_DESDOC"),"") 
ContextoVirtual
PropriedadeVisualizar

Help de Campo

 Descrição do documento de transporte

Opcional

Dicionário de Dados


Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/  DT4 – Cotação de Frete

Campo

DTC

DT4_DOCTMS

Tipo

C

Tamanho

1

Valor Inicial

 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

Documento de Transporte  

Título

Docto.Transp

Picture

@!

ContextoReal
PropriedadeVisualizar

Help de Campo

<Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>

 

Documento de transporte, cadastrado na configuração de documentos. (Ex: CTRC, Nota Fiscal,etc...)

Campo

DT4_DOCTMSDESDOC

Tipo

C

Tamanho

130

Valor Inicial

 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

Documento de Transporte Des.Docto.de Transporte  

Título

Desc.Docto.Transp 

Picture

@!

Inic. PadrãoIf(!Inclui,TMSValField("DT4->DT4_DOCTMS",.F.,"DT4_DESDOC"),"") 
ContextoVirtual
PropriedadeVisualizar

Help de Campo

<Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>

 

 Descrição do documento de transporte

Campo

DT4_TIPNFC

When

A040WhTpNf()

 

Arquivo ou Código do Script: DF1 - Itens do Agendamento

Campo

DF1_DOCTMS

Tipo

C

Tamanho

1

Valor Inicial

 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

Documento de Transporte  

Título

Docto.Transp

Picture

@!

ContextoReal
PropriedadeVisualizar

Help de Campo

<Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>

Documento de transporte, cadastrado na configuração de documentos. (Ex: CTRC, Nota Fiscal,etc...)

Campo

DF1_DESDOC

Tipo

C

Tamanho

30

Valor Inicial

 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

Des.Docto.de Transporte  

Título

Desc.Docto. 

Picture

@!

Inic. PadrãoIf(!Inclui,TMSValField("DTC->DF1_DOCTMS",.F.,"DF1_DESDOC"),"") 
ContextoVirtual
PropriedadeVisualizar

Help de Campo

 Descrição do documento de transporte

 


 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.