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UPDMNTC1 - Campo Centro de Custo na Saída de Combustível (MNTA657)

Características do Requisito

Informe o ponto de entrada relacionado (link) Informe o requisito relacionado (Issue).

Linha de Produto:

Microsiga Protheus.

Segmento:

Manufatura / Distribuição e Logística.

Módulo:

Manutenção de Ativos e Gestão de Frotas.

Rotina:

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

MNTA657

Saída de Combustível

MNTA656

Abastecimento em Lote Interno
MNTUTILPrograma de Funções Genéricas

Cadastros Iniciais:

  • Em “Atualizações \ Controle de Oficina \ Cadastros Básicos \ Centro de Custos (CTBA180)”, incluir um centro de custo.
  • Em “Atualizações \ Controle de Oficina \ Cadastros Básicos \ Produtos (MATA010)”, incluir um produto.
  • Acessar o Módulo de Estoque/Custos (SIGAEST) e em “Atualizações \ Saldos \ Inicial (MATA220)”, incluir um saldo inicial para o produto anteriormente cadastrado.
  • Em “Atualizações \ Controle de Oficina \ Cadastros Básicos \ Funcionários (GPEA010)”, incluir um funcionário.
  • Em “Atualizações \ Controle de Oficina \ Cadastros Básicos \ Fornecedores (MATA020)”, incluir um fornecedor, preencher o campo de CNPJ (A2_CGC).
  • Em “Atualizações \ Controle de Combustíveis \ Cadastros Postos \ Tipos de Combustíveis (MNTA640)”, incluir um combustível com Convênio (TQM_CONVEN) igual a “4 = Posto Comum”.
  • Em “Atualizações \ Controle de Oficinas \ Bens \ Bens (MNTA080)”, incluir um bem com o campo Categoria (T9_CATBEM) igual a “4= Frota não integrada ao TMS” e com o campo Tem Contador (T9_TEMCONT) igual à “S - Tem contador próprio”, preencher também a Placa (T9_PLACA) e incluir um tanque para o mesmo.
  • Em “Atualizações \ Controle de Combustíveis \ Cadastros Postos \ Postos (MNTA610)”, incluir um posto. Informar: Comboio (TQF_COMBOI) = “Não”, Tipo Posto (TQF_TIPPOS) = “2 = Posto Interno” e Convênio (TQF_CONVEN) = “4 = Posto Comum”. Ao confirmar, responder "Sim" para a pergunta de "Deseja incluir uma negociação?". Preencher os dados referentes a inclusão. Ao confirmar, responder "Sim" para a pergunta "Deseja incluir um Preço?". Preencher os dados referentes a inclusão.
  • Em “Atualizações \ Controle de Combustíveis \ Cadastros Postos \ Posto Interno (MNTA615)”, clicar em “Tanques/Bombas”. Incluir um tanque e uma bomba relacionada ao tanque. Informar no campo Tanque (TQI_TANQUE) do grid de dados o código do armazém do produto incluído. Em Produto (TQI_PRODUT), selecionar o produto previamente cadastrado.
  • Em “Atualizações \ Controle de Combustíveis \ Abastecimento \ Motivo Saída (MNTA658)”, cadastrar um motivo de saída, informando o campo Atu. Estoque (TTX_ATUEST) como “Sim”.

Parâmetro(s):

Informe os parâmetros utilizados.

Ponto de Entrada:

MV_ESTNEG e MV_ULMES.

Chamados Relacionados

Informe o(s) chamado(s) relacionado(s).

Requisito (ISSUE):

TTSHWH

País(es):

Informe o(s) Pais(es)Todos.

Banco(s) de Dados:

Informe o(s) Banco(s) de Dados utilizado(s)Todos.

Tabelas Utilizadas:

Informe as tabelas utilizadasCTT - Centro de Custos, TTH - Saída de Combustível.

Sistema(s) Operacional(is):

Informe o(s) sistema(s) operacional(is) utilizadosWindows/Linux.

Versões/Release:

Informe as versõesVersão 11.8

Versão Corrigida:Versão na qual está sendo feita a manutenção deste programa.11.8
Versão Expedida:Versão em que o programa será oficialmente expedido. 11.8

Descrição

Implementado o campo de Centro de Custo (TTH_CCUSTO) na saída de combustível para adequar o processo de controle do mesmo. O campo Centro de Custo foi incluído nas rotinas de Saída de Combustível (MNTA657) e Abastecimento Lote Int (MNTA656). Incluído na tabela de Saída de Combustível (TTH) o campo Centro de Custo (TTH_CCUSTO) torna-se obrigatório para a conclusão do registro de saída dos combustíveis. As saídas registradas antes da criação do campo supracitado não terão o centro de custo responsável pela ocorrência. A partir da aplicação do update UPDMNTC1 as saídas de combustível passam a ter um centro de custo responsável pela movimentação. 

Descrição

Escreva aqui a descrição da nova implementação ou melhoria.

 

Importante

(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)

Antes de executar o compatibilizador informe o nome do compatibilizador é  é imprescindível:

  • Realizar o backup da  da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) DATA e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão  11).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do  do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10) ou ByYou Smart Client (se versão 11), digite o nome do compatibilizador U_UPDMNTC1 no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para   Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a ___/___/____23/11/2015.
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

 

Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador
    1. .

Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.

  1. Aplique o patch do chamado e execute uma vez a rotina Informe o nome da rotina.
  2. No módulo informe o nome do módulo acesse informe o caminho e verifique que o parâmetro informe o nome do parâmetro é criado conforme especificações abaixo:

Nome da Variável:

Informe o Nome da Variável

Tipo:

Informe o Tipo

Descrição:

Informe a Descrição

Valor Padrão:

Informe o Valor Padrão

 

 

  1.  Saída de Combustível (MNTA657).

Atualizações do Compatibilizador

1.  Criação

Atualizações do Compatibilizador

(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)

  1. Criação ou Alteração de Perguntas no arquivo SX1 – Cadastro de Perguntes:

Pergunte

(X1_PERGUNT)

Nome

 

Grupo

(X1_GRUPO)

Ordem

(X1_ORDEM)

Tipo

(X1_TIPO)

Tamanho

(X1_TAMANHO)

 

2.    Criação ou Alteração de tabela no arquivo SX2– Tabelas:

Chave

Nome

Modo

PYME

B04

(X2_CHAVE)

Dente/Região

(X2_NOME)

C

(X2_MODO)

N

(X2_PYME)

 

3.  Criação ou Alteração de Tabelas Genéricas no arquivo SX5 – Tabelas Genéricas:

Chave

Ex.: AR

Descrição

Ex.: Tabela de IR de Aplicações Financeiras

 

4.  Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Campos no arquivo SX3 – Campos:

  • Tabela BGD - Prod x Cob x Proc x Co-Part:
 
  • TTH - Saída de Combustível

Campo

(X3TTH_CAMPO)CCUSTO

Tipo

(X3_TIPO)Caractere

Tamanho

(X3_TAMANHO)09

Decimal

(X3_DECIMAL)0

Formato(X3_PICTURE)

@!

Título(X3_TITULO)

Centro de Custo

Descrição(X3_DESCRIC)

Centro de Custo

Nível

(X3_NÍVEL)1

Usado

(X3_USADO) Informe Sim ou Não

Obrigatório

(X3_OBRIGAT) Informe Sim ou Não

Browse

(X3_BROWSE) Informe Sim ou Não

Opções

(X3_CBOX) 

When

(X3_WHEN) 

Relação

(X3_RELACAO) 

Val. Sistema

CTB105CC(X3_VALID)

Help

Descreva o conteúdo informado para Help de Campo no ATUSX

 

Importante:

O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.

 

5.  Criação ou Alteração de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:

  • Pesquisa B05PLS:

Alias

(XB_ALIAS)

Tipo

(XB_TIPO)

Sequência

(XB_SEQ)

Coluna

(XB_COLUNA)

Descrição

(XB_DESCRI)

Contém

(XB_CONTEM)

 

6.  Criação ou Alteração de Índices no arquivo SIX – Índices:

Índice

AA1

Ordem

6

Chave

AA1_FILIAL+AA1_CODVEN

Descrição

Cod. Vendedor

Proprietário

S

 

7.  Criação ou Alteração de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:

Nome da Variável

(X6_VAR)

Tipo

(X6_TIPO)

Descrição

(X6_DESCRIC + X6_DESC1 + X6_DESC2)

Valor Padrão

(X6_CONTEUD)

 

8.  Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Gatilhos no arquivo SX7 – Gatilhos:

  • Tabela BD5 – Contas Médicas:

Campo

Informe o conteúdo do (X7_CAMPO)

Sequência

Informe o conteúdo do (X7_SEQUENC)

Campo Domínio

Informe o conteúdo do (X7_CDOMIN)

Tipo

Informe o conteúdo do (X7_TIPO)

Regra

Informe o conteúdo do (X7_REGRA)

Posiciona?

Informe o conteúdo do (X7_SEEK)

Chave

Informe o conteúdo do (X7_CHAVE)

Condição

Informe o conteúdo do (X7_CONDIC)

Proprietário

Informe o conteúdo do (X7_PROPRI)

 

 

Procedimento para Configuração

(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou  rotinas no menu).

 

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
    (É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

 

Tipo:

Informe o Tipo do parâmetro

Cont. Por.:

Informe o Conteúdo padrão

Descrição:

 

 

CONFIGURAÇÃO DE MENUS

 

2.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:

Menu

Informe o Menu em que estará localizada a rotina

Submenu

Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

Nome da Rotina

Informe o Título da rotina

Programa

Informe o Fonte da rotina

Módulo

Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

Tipo

Informe a Função

 

 

Procedimento para Utilização

  • Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
  • Localização da rotina no menu;
  • Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
  • Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.

 

 

Exemplo:

       1.            No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).

O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.

       2.            Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.

       3.            Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.

       4.            Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).

O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.

       5.            Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:

                      Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.

       6.            Confira os dados e confirme.

 

 

Vídeo

  • Vídeo hospedado no youtube e inserido no template por meio da macro Widget Connector.

** Canal do youtube e software de vídeoem definição.

 

Título do Vídeo:

Disponibilizado pelo Marketing.

Introdução:

Disponibilizado pelo Marketing.

Passo a Passo:

Capturar diretamente do sistema.

Finalização:

Disponibilizado pelo Marketing.

 

 

Código do Centro de Custo da Saída de Combustível.



Procedimento para Utilização 

 

  1. No módulo Manutenção de Ativos e Gestão de Frota (SIGAMNT), acesse \ Controle de Combustíveis \ Abastecimento \ Saída Combustível (MNTA657).
  2. O sistema exibirá a tela com os cadastros de saída de combustível.
  3. Alterar um registro incluso antes da aplicação do update UPDMNTC1. Verificar que foi criado o campo Centro de Custo, porém não é possível atribuir um valor ao mesmo.
  4. Incluir uma saída de combustível. Verificar que é obrigatório informar o campo Centro de Custo (TTH_CCUSTO).
  5. Alterar o registro incluso anteriormente. Verificar que é possível alterar o centro de custo se o parâmetro MV_ESTNEG estiver habilitado (S) e a data inclusa no parâmetro MV_ULMES menor do que a data do abastecimento.
  6. Alterar o parâmetro MV_ESTNEG para não permitir estoque negativo (N). Verificar que não é possível alterar o campo Centro de Custos da rotina saída de combustível.
  7. Alterar o parâmetro MV_ESTNEG para que permita estoque negativo (S). Alterar também o parâmetro MV_ULMES e atribuir ao conteúdo do mesmo uma data superior a qual foi efetuado o abastecimento anteriormente. Verificar que não é possível alterar o campo Centro de Custos da rotina saída de combustível.
  8. Acesse Atualizações \ Controle de Combustíveis \ Abastecimento \ Abast. Lote Posto Int (MNTA656), registrar um abastecimento com saída. Em Ações Relacionadas\Saídas, verificar que foi incluído o campo “Centro Custo”.
  9. Acesse a rotina de saída de combustível em: Atualizações \ Controle de Combustíveis \ Abastecimento \ Saída Combustível (MNTA657). Verificar que o registro da saída efetuada pela rotina de Abastecimento de Posto Interno em lote foi gravado corretamente.

 

Ponto de Entrada

Descrição:

Informe o Menu em que estará localizada a rotina

Localização:

Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

Eventos:

Informe o Título da rotina

Programa Fonte:

Informe o Fonte da rotina

Função:

Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

Retorno:

Nome

Tipo

Descrição

Obrigatório

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exemplo:

#Include 'Protheus.ch'

User Function CN120ALT()

Local aCab:= PARAMIXB[1]

Local cTipo:= PARAMIXB[2]

If cTipo == '1'

    aCab[4][2]:= 'NF' //Validações do usuário

EndIf

Return aCab