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Confirmação Contratos - SC2105

Visão Geral do Programa

Este é um dos principais programas do sistema de contratos, visto que, trata as transações que ocorrem com o cliente. Este programa também é o responsável pelo processo que irá realizar a integração com o módulo de pedidos e/ou faturamento e/ou deixar o contrato apto a receber os apontamentos (medição) ou confirmação de eventos físico-financeiros.

Este programa se divide em cinco processos: aprovar, confirmar, suspender, ativar e cancelar o contrato de venda. Estes processos serão descritos juntamente com suas telas.

Informações
titleImportante:

O contrato deverá possuir itens para poder ser efetivado.

Confirmação Contrato

Objetivo da tela:

Permitir visualizar todos os contratos que estão dentro do processo exposto (situação composição).

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:Descrição:

Faixa

Quando acionado, possibilita ao usuário filtrar as informações que serão mostradas em tela. O sistema respeitará a seleção realizada e para isto deve-se ter o maior cuidado ao realizá-la, pois algumas informações deixarão de ser mostradas em conseqüência desta. Ver detalhes na tela (SC2105I).

Aprovar

Quando acionado, apresenta tela questionando o usuário se quer realmente aprovar a composição, se afirmativo questiona se deseja comunicar alguém referente a esta aprovação. Para isto o sistema irá solicitar o status (ver documentação função Cadastro Status (SC1101)) para o qual deve enviar e-mail (o servidor de e-mail deverá estar previamente parametrizado, pois sem o mesmo não será possível enviar).

Confirmar

Quando acionado, apresenta tela questionando o usuário se quer realmente confirmar a composição, se afirmativo, será aberta a tela (SC2105D).

Consultar

Quando acionado, apresenta para consulta a tela do Relacionamento Contratos (SC4200), onde o usuário poderá verificar todas as transações ocorridas com o contrato de venda.

Suspender

Quando acionado, apresenta tela questionando o usuário se quer realmente suspender a composição, se afirmativo, será aberta a tela (SC2105B).

Ativar

Quando acionado, apresenta tela questionando o usuário se quer realmente ativar a composição, se afirmativo, será aberta a tela (SC2105E).

Cancelar

Quando acionado, apresenta tela questionando o usuário se quer realmente cancelar a composição, se afirmativo, será aberta a tela (SC2105A).

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:Descrição:

Data Implantação Composições

Inserir a data de implantação da composição que será considerada como corte para montar as informações na tela. O sistema irá considerar composições com data igual ou superior a informada.

Situação Composições

Selecionar a situação na qual se encontra a composição a ser considerada. As opções disponíveis são:

  Informado - Quando selecionada, indica a seleção de contratos que acabaram de ser implantados e ainda não passaram pelo processo de aprovação, contratos nesta situação podem ser alterados a qualquer momento.

  Confirmado - Quando selecionada, indica que os contratos nesta situação já foram aprovados pelo processo interno da empresa, já geraram a integração com pedidos e/ou faturamento (se assim parametrizados, isto é, confirmação da integração já que utilizar o processo de atividade) ou estão aptos a receberem apontamentos (medição). Contratos nesta situação podem ser suspensos e/ou cancelados.
Quando um contrato é confirmado, e parametrizado por atividade, o sistema irá gerar os pedidos de venda de acordo com parametrização da atividade (ver documentação Geração de Pedidos/Faturamento (SC2109)).

  Cancelado - Quando selecionada, indica a seleção de contratos que uma das partes resolve não continuar trabalhando com a outra, por motivos próprios.

Informações
titleImportante:

Contratos cancelados não podem ser reabertos, caso exista a necessidade de reatar o contrato deverá ser realizado um novo contrato ou composição. Quando um contrato é cancelado todos os pedidos que estiverem em aberto pelo mesmo também serão cancelados. Os apontamentos não poderão ser mais realizados.

  Suspenso - Quando selecionada, indica a seleção de contratos suspensos, que ocorrem de acordo com as situações abaixo:

   - Visão do Contratante - o serviço que está sendo prestado não atende as expectativas e com isto resolve suspender o contrato.

   - Visão do Contratado - o cliente não está com seus pagamentos em dia, com isto e dentro das cláusulas do contrato, suspende o fornecimento
     do serviço.

Quando um contrato é suspenso todos os pedidos de venda que estiverem em aberto poderão ser Suspensos/Cancelados ou Mantidos em Aberto.
Esta situação poderá ser revertida quando as partes chegarem a um acordo. Para isto será necessário ativar o contrato e confirmá-lo novamente
caso não tenha se utilizado a opção Composição permanece como confirmada.

As situações possíveis para um contrato de venda são:

  Finalizado - Esta situação ocorre, por exemplo, quando um contrato é por prazo determinado (tem data de término) e uma das partes não tem interesse em continuar.

Informações
titleImportante:

Contratos finalizados não podem ser reabertos, mesmo procedimento de contratos cancelados. Contratos com prazo determinado podem ser reajustados (ver documentação referente a prazo determinado na função Manutenção Contrato Venda (SC2102) e reajuste na função Reajuste/Renovação de Contratos (SC2108)) e/ou renovados.

  Aprovado - Um contrato de venda só poderá ser confirmado depois de aprovado. E é através deste procedimento que se aprova o contrato de

venda, isto é, está dentro dos padrões estabelecidos pela empresa. Contratos nesta situação podem ser ativados para que sejam
alterados/ajustados.

  Desativado - Esta situação é tratada internamente, um contrato desativado é considerado uma seqüência da composição que sofreu reajuste e
que não deve ser considerada no processo normal. Sendo tratada apenas como um histórico.

 

Faixa

Objetivo da tela:

Permitir inserir faixas de códigos para serem consideradas na seleção da montagem da tela.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:Descrição:

Contrato Cliente

Inserir a faixa de códigos de contrato firmados com clientes a serem consideradas na seleção para montagem da tela.

Contrato

Inserir a faixa de códigos de contrato a serem consideradas na seleção para montagem da tela.

Cliente

Inserir a faixa de códigos de cliente a serem consideradas na seleção para montagem da tela.

Matriz Cliente

Inserir a faixa de códigos da matriz do cliente a serem consideradas na seleção para montagem da tela.

Estabelecimento

Inserir a faixa de códigos de estabelecimento a serem consideradas na seleção para montagem da tela.

Composição

Inserir a faixa de códigos de composição a serem consideradas na seleção para montagem da tela.

Botão Confirmar

Objetivo da tela:

Permitir confirmar a negociação realizada.

Nota
titleNota:

Na confirmação do contrato o sistema irá gerar internamente os pedidos de venda, antes da integração com o módulo Pedidos. O sistema verificará a quantidade de pedidos que devem ser gerados, o valor que cada um deve conter (se aplica impostos, os valores do contrato ficarão diferentes do pedido de venda), os representantes comissionados e seus percentuais (se um item da composição não possuir o representante, o sistema irá calcular o percentual proporcional para ser enviado ao módulo de Pedidos.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Status

Selecionar o código do status onde as pessoas responsáveis deverão ser comunicadas. Ver documentação do programa Cadastro de Status (SC1101).

Gera Pedidos/Faturamento

Quando assinalado, permite indicar a forma de geração dos pedidos de venda ou notas fiscais. As opções disponíveis são:

•  On-line - Quando assinalado, indica que o sistema irá gerar todo o processo de cálculo e controles de geração dos pedidos ou notas fiscais, chamando de forma automática o programa de geração de pedidos (ver documentação função Geração de Pedidos/Faturamento (SC2109)).

•  Batch - Quando assinalado, indica o sistema irá solicitar um servidor RPW para executar o processo de geração de pedidos ou notas fiscais num momento apropriado.

Os pedidos ou notas fiscais serão gerados de acordo com parametrização da atividade relacionada (ver documentação função Cadastro de Atividades (SC1114)).

Informações
titleImportante:

Se este parâmetro estiver desmarcado os pedidos de venda/notas fiscais não serão gerados, podendo este procedimento ser executado através do programa de confirmação de atividades (ver documentação função Confirmação Atividade (SC2106)).

Exemplo:

Geração Pedidos:
                Atividade: parametrizada como mensal e entre reajustes.
                Contrato:  Data de assinatura: 01/09/2007
                                 Data de término: 31/08/2010
                                 Reajuste: anual.
                O sistema irá gerar doze pedidos de venda, de 01/09/2007 até 31/08/2008. Pois após esta data o contrato necessita passar pelo processo de
                reajuste.

Botão Suspender

Objetivo da tela:

Permitir suspender as relações temporariamente com o cliente, com isto suspendendo todos os pedidos de venda que se encontram em aberto.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Código Motivo

Selecionar o código do motivo pelo qual o contrato está sendo suspenso. Este motivo deverá estar previamente cadastrado no sistema (ver documentação Cadastro de Motivo (CD4010).

Suspender Atividades das Composições

Quando assinalado, indica que as composições ainda não foram integradas ao módulo de pedidos e/ou faturamento, se as mesmas devem ser suspensas ou não. Pois existem situações onde o contrato é suspenso e o faturamento não, por negociação.

Pedidos de Venda da Composição

Selecionar como devem ser tratados os pedidos de venda da composição, que ainda estiverem com situação em aberto. As opções disponíveis são:

  Manter - Quando selecionada, indica que deve manter os pedidos em aberto, independente da situação da composição, pois o faturamento ocorrerá de forma normal.

  Suspender - Quando selecionada, indica que como o contrato será suspenso o faturamento também deverá ser suspenso, com isto os pedidos que estão com situação em aberto deverão ser transferidos para situação de suspenso.

  Cancelar - Quando selecionada, indica que com o contrato suspenso a empresa adota como norma cancelar os pedidos que estão com situação de em aberto, para com isto evitar possíveis problemas de faturamento errôneo.

Data Prevista Ativação

Inserir a data prevista de ativação, visto que, quando um contrato é suspenso, seja por parte do contratado ou do contratante, existe a possibilidade de prever uma data de ativação para o mesmo.

Informações
titleImportante:

Esse campo é documentacional.

Observação

Inserir o detalhamento do motivo da suspensão do contrato de venda.

Botão Ativar

Objetivo da tela:

Permitir ativar o contrato, isto ocorre quando uma das partes resolve alterar o contrato que estava Aprovado ou Reativar o contrato que estava Suspenso.

 

 Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Código Motivo

Selecionar o código do motivo pelo qual o contrato está sendo reativado. Este motivo deverá estar previamente cadastrado no sistema (ver documentação Cadastro de Motivo (CD4010).

Composição Permanece como Confirmada

Quando assinalado, indica que se as composições ainda não foram integradas ao módulo de pedidos e/ou faturamento, se as mesmas devem ser canceladas ou não. Pois existem situações onde o contrato é cancelado e o faturamento não, por negociação.

Reativar Pedidos de Venda da Composição

Quando assinalado, indica que se os pedidos de venda gerados para a composição ainda estiverem com situação suspensos serão reativados.

Reajustar Valores

Quando assinalado, indica que será efetuado reajuste ao reativar o contrato.

Botão Cancelar

Objetivo da tela:

Permitir cancelar o contrato, isto ocorre quando uma das partes resolver não continuar trabalhando com a outra, por motivos próprios. Contratos cancelados não podem ser reabertos, caso exista a necessidade de reatar o contrato deverá ser realizado um novo contrato ou composição. Os apontamentos não poderão ser mais realizados para contratos cancelados.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Código Motivo

Selecionar o código do motivo pelo qual o contrato está sendo cancelado. Este motivo deverá estar previamente cadastrado no sistema (ver documentação Cadastro de Motivo (CD4010).

Cancela Atividades da Composições

Quando assinalado, indica que se as composições ainda não foram integradas ao módulo de pedidos e/ou faturamento, se as mesmas devem ser canceladas ou não. Pois existem situações onde o contrato é cancelado e o faturamento não, por negociação.

Cancela Pedidos de Venda das Composições

Quando assinalado, indica que se os pedidos de venda gerados para a composição ainda estiverem com situação em aberto serão cancelados.

Aplicar Multa

Quando assinalado, indica que será aplicada multa no cancelamento da composição.

% Multa

Inserir o percentual de multa que será aplicado no cancelamento da composição.

Informações
titleImportante:

Esse campo somente é habilitado quando for selecionada a opção Aplicar Multa.

Valor Multa

Inserir o valor da multa que será aplicado no cancelamento da composição.

Informações
titleImportante:

Esse campo somente é habilitado quando for selecionada a opção Aplicar Multa. 

Fórmula Multa

Inserir a fórmula da multa que será aplicada no cancelamento da composição.

Informações
titleImportante:

 Esse campo somente é habilitado quando for selecionada a opção Aplicar Multa.

Observação

Inserir o detalhamento do motivo do cancelamento do contrato de venda.

 

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Apontamento

Atividade