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Produto:

Protheus

Versões:

P11 e superiores

Ocorrência:

Quais cadastros devem ser configurados no Protheus para funcionalidade correta da integração do pedido de vendas pelo TOTVS Colaboração via EDI (NEOGRID)?

Ambiente:

Faturamento

Passo a passo:

Passo a passo (pré-requisitos):


Deck of Cards
startHiddenfalse
effectDuration0.5
idXML passos
effectTypehorizontal
loopCardstrue
Card
defaulttrue
id1 - Criar pastas
label1 - Criar pastas

A - Criar pastas "XML" dentro da "system"


B - Criar pastas "NEOGRID" dentro da "protheus_data"


C - Criar pastas "BIN" dentro da "NEOGRID"


D - Criar pastas "INN", "LIDOS" e "OUT" dentro da "BIN"


Card
defaulttrue
id2 - Parametrizar
label2 - Parametrizar
  • MV_CROSFAT = 1 (Depende do usuário, se ele usa é um processo diferente [Crossdocking])
    1 - Não utiliza
    2 - Programação de entrega
    3 - Pedido de vendas


  • MV_TCNEW = 6 (Define os documentos a serem usados no Faturamento)
    0 - Todos
    1 - NFe
    2 - CTe
    3 - NFS
    4 - MDe
    5 - MDfe
    6 - Recebimento


  • MV_NGINN = Caminho da pasta INN (\NEOGRID\BIN\INN)


  • MV_NGLIDOS = Caminho da pasta LIDOS (\NEOGRID\BIN\LIDOS)


  • MV_FATTSPD = 501 [TES usado caso o B1_TES = "" (esteja vazio/em branco)]


Card
defaulttrue
id3 - Requisitos básicos
label3 - Requisitos básicos

E - Alterar o nome da tabela CKO para CKOCOL (Embaixo do campo Path ao editar a tabela no SIGACFG)


F - Informar CNPJ do fornecedor (emitindo o pedido) (Tabela SM0) com o código da Tag "VENDORGOVINFO"


G - Inserir condição no A1_COND


H - Inserir tag "ItemCode" no B1_CODBAR

Expandir
titleQuando o código do produto (C6_PRODUTO) vem da amarração Cliente x Produtos (Tabela SA7)

Importante: Sempre que um item de produto tiver o tipo EN ou UP a busca no Protheus é sempre efetuada por meio do código de barras (B1_CODBAR), sendo assim, é imprescindível que este campo esteja devidamente preenchido, caso contrário a busca é realizada por meio da amarração de Produto x Cliente (SA7).  
* Caso a regra acima citada não atenda, verifique o parâmetro MV_FATEDIP.

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Caminho: Atualizações / Cadastros / Produto x Cliente efetue a amarração;

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Em Atualizações / Cenários de Venda / Tabela de preço inclua uma tabela de preço e efetue a respectiva amarração dos produto;

OBS: Insira os produtos na mesma tabela de preços informada no cadastro de clientes:

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I - Inserir tag "CustomerGovInfo" no A1_CGC


J - Se o cliente de entrega for diferente, inserir o CNPJ da tag "DeliveryCustomerGovernmentalInformation" no campo A1_CGC do cliente entrega (C5_CLIENT)


K - Inserir natureza no cadastro de clientes (A1_NATUREZ)


Card
defaulttrue
idadastro dos schedules
label4 - Cadastro dos schedules

L - Cadastrar Agent > Cadastro > Incluir bola verde


M - Agent > Iniciar o serviço no play com asterisco

  • COLATOUREAD
    1. Agendamentos > Cadastro > Incluir canto inferior esquerdo
    (1) Rotina: COLAUTOREAD
    (2) Empresa filial: Do sistema (99/01;)
    (3) Módulo: 05
    (4) Ir na recorrência (símbolo preto de atualização girando) e colocar "Sem data de término" e
    N execuções no mesmo dia "0100", com menor intervalo possível (00:05).
    (5) Confirmar no "V de checklist" verde.


  • MA411Job
    1. Agendamentos > Cadastro > Incluir canto inferior esquerdo
    (1) Rotina: MA411JOB
    (2) Empresa filial: Do sistema
    (3) Módulo: 05
    (4) Ir na recorrência (símbolo preto de atualização girando) e colocar "Sem data de término" e
    N execuções no mesmo dia "0100", com menor intervalo possível (00:05).
    (5) Confirmar no "V de checklist" verde.


  • MA412Job
    1. Agendamentos > Cadastro > Incluir canto inferior esquerdo
    (1) Rotina: MA412JOB
    (2) Empresa filial: Do sistema
    (3) Módulo: 05
    (4) Ir na recorrência (símbolo preto de atualização girando) e colocar "Sem data de término" e
    N execuções no mesmo dia "0100", com menor intervalo possível (00:05).
    (5) Confirmar no "V de checklist" verde.


Card
defaulttrue
id5 - Procedimento da integração
label5 - Procedimento da integração

Pedido de venda: 005_20160409024448005_6121.xml

Programação de entrega: 252_20141215152121498_0001.xml


N - É inserido o arquivo.XML na pasta "IN" (deve começar com '005_' para identificação do sistema que é um pedido de venda, exemplo: 005_9348573495734_1621)


O - Ir no Schedule, Schedule > Iniciar


P - Ir no Schedule, Agente > Iniciar o agente no "Agent" para que ele fique com Status "iniciado"


Q - Ir no 'Agendamentos', posicionar em cima do COLAUTOREAD e dar play em cima
       Olhar no 'Monitor' se foi executado, na guia de baixo (Hora) ajuda a ver se foi executado no momento
             > [POPULA DA CKOCOL]
             > TIRA O arquivo.XML da pasta "IN" para a pasta "LIDOS"


R - Ir no 'Agendamentos', posicionar em cima do MA411JOB e dar play em cima
        Olhar no 'Monitor' se foi executado, na guia de baixo (Hora) ajuda a ver se foi executado no momento
              > [POPULA A SC5 e SC6 com o pedido de venda de fato (MATA410)]
              > TIRA O arquivo.XML da pasta "LIDOS" para a pasta "OUT"
               > Gera um log 'order' na pasta "XML" dentro da "system" com o resultado


OBSERVAÇÃO: Se o Agent não funcionar excluir e fazer um novo


Card
defaulttrue
id6 - Antes e depois das tabelas
label6 - Antes e depois das tabelas

Antes:

SYS_COMPANY (SM0) alterada
CKOCOL alterada
SA1 criada/alterada
SB1 criada/alterada


Depois:

CKOCOL populada
SC5/SC6 populada

Expandir
titleQuando o código vem da amarração Cliente x Produtos (Tabela SA7)


Como saber se integrou corretamente:

1. Confira nos arquivos de logs contidos na pasta XML dentro do start path do Protheus:

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2. Verifique no SIGAFAT se o pedido realmente foi gerado:

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3. Acesse a APSDU, abra a tabela CKOCOL;


4. Verifique se o campo CKO_FLAG contém ‘1’. Se sim, significa que o arquivo foi processado com sucesso e o pedido foi gerado:

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5. Abra a tabela SC6;


6. Filtre pelo pedido gerado e verifique se o campo C6_PEDCLI condiz com o numéro contido no XML conforme tag _OrderID:

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7. Abra a tabela SC5;


8. Verifique se o campo C5_ORIGEM contem a informação MATA411:

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Importante: Sempre que um item de produto tiver o tipo EN ou UP a busca no Protheus é sempre efetuada por meio do código de barras (B1_CODBAR), sendo assim, é imprescindível que este campo esteja devidamente preenchido, caso contrário a busca é realizada por meio da amarração de Produto x Cliente (SA7).  
* Caso a regra acima citada não atenda, verifique o parâmetro MV_FATEDIP.

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Caminho: Atualizações / Cadastros / Produto x Cliente efetue a amarração;

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Em Atualizações / Cenários de Venda / Tabela de preço inclua uma tabela de preço e efetue a respectiva amarração dos produto;

OBS: Insira os produtos na mesma tabela de preços informada no cadastro de clientes:

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Enviar ao suporte caso não consiga com a documentação e as dúvidas respondidas acima:

1 - Print de todas as pastas da etapa 1

2 - Conteúdo dos parâmetros da etapa 2

3 - XML utilizado

4 - Conteúdo dos campos do cliente que informou 

  • A1_COND
  • A1_CGC
  • A1_NATUREZ
  • A1_TABELA

5 - Conteúdo do campo B1_CODBAR do item a ser integrado

6  - Print do Agent iniciado

7 - Print da tabela CKOCOL (antiga CKO990) no configurador

8  - Print dos JOBS "MA411JOB" ou "MA412JOB" e o "COLAUTOREAD"

9 - Como está o campo da filial da integração de CNPJ? (SM0_CGC) [Tabela SYS_COMPANY no banco]



Observações:

Para integração com TOTVS Colaboração, é necessário possuir a licença TOTVS_COLAB_ONDEMAND.

Ticket que gerou a solicitação: #1004556