Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Os Requisitos aplicados no fornecedor, com tipo de cálculo da pontuação "manual", deverão ser informados manualmente no Anexo do cadastro de fornecedor | Requisitos de Qualificação do Fornecedor. Já os requisitos do tipo "calculado" serão carregados neste mesmo anexo de forma automática ao executar do processo "Análise de Requisitos de Qualificação".

Os Requisitos aplicados no produto/fornecedor, são aqueles analisados em função do relacionamento ou movimentação com o fornecedor, e sua pontuação deverá obrigatoriamente ser calculada com base em uma fórmula. Esses requisitos serão carregados automaticamente no Anexo do cadastro de Produto | Requisitos de Qualificação do Produto/Fornecedor,  após a execução do processo "Análise de Requisitos de Qualificação".


Para avaliação dos fornecedores existem dois processos que devem ser executados na seguinte ordem: 

1 - Análise de Requisitos de QualificaçãoEste processo calcula a pontuação dos requisitos definidos como calculados. O sistema irá executar as fórmulas cadastradas em cada requisito e atualizar seu valor nos respectivos anexos de requisitos para qualificação, seja do Fornecedor ou do Produto/Fornecedor. Ainda no anexo citado, após a execução do processo de analise do requisito, o usuário poderá alterar alguma pontuação que foi calculada caso veja a necessidade de interferir na pontuação. Realizando este procedimento, a pontuação será definida como "Editada".

2 - Qualificação de FornecedoresEste processo define a pontuação da qualificação para o fornecedor, ou seja, define um valor entre 0 e 100 que posteriormente será comparado com o parâmetro de "Pontuação Mínima para Qualificação" o que determinará se o mesmo está qualificado para fornecer determinado produto.

...

A fórmula deve ser parametrizada na etapa Gestão de Compras | Qualificação de fornecedores, podendo ser utilizada na "Qualificação por Fornecedores" e na "Qualificação por Produto/Fornecedor".

...

  • Identificador do produto (No caso de Qualificação por Produto/Fornecedor):   Exemplo de Utilização: TABQUALIFICACAO('IDPRD', 'N') 


Exemplo de utilização:

Esta função pode ser utilizada em uma fórmula que qualifica o fornecedor com base na última entrega dos produtos fornecidos.

Neste contexto, a função TABQUALIFICACAO seria utilizada para retornar a Coligada e o Código do Fornecedor.

Com base nessas informações seria utilizada uma sentença SQL que identifique a última compra e compare a "data de entrega" da mesma com "data de emissão" da Nota Fiscal. Se houve antecipação, o fornecedor será bem qualificado de acordo com a pontuação minima parametrizada, caso contrário terá uma qualificação menos positiva.

Segue abaixo o print das formulas utilizadas nesse contexto:


  • Código da Coligada do Fornecedor:                                                                                                                   

Image Added

  • Código do Fornecedor

Image Added

  • Consulta SQL passando como parâmetro as formulas criadas para retornar o Código da coligada do Fornecedor e o Código do Fornecedor (Formulas citadas acima).

Image Added

  • Fórmula utilizada no parâmetro de "Qualificação de Fornecedor" para calcular a pontuação e certificar se o Fornecedor será bem qualificado ou menos qualificado.

Image Added

Funções de fórmula aplicáveis ao processo de Analise de Requisitos:

...

  • QTDEMOVIMENTOSCOMREQUISITOPORPERIODO Retorna a quantidade de movimentos que possuem informações sobre o requisito (X) (seja atendido ou não atendido), no período 'xx/xx/xxxx' a 'yy/yy/yyyy'. Sintaxe: QTDEMOVIMENTOSCOMREQUISITOPORPERIODO (DATA,DATA ).Onde DATA,DATA = Data Inicial e Data Final de movimentação a analisar.


Importante:

O retorno das funções: QTDEMOVIMENTOSATENDIDOS, QTDEMOVIMENTOSATENDIDOSPORPERIODO e QTDEMOVIMENTOSCOMREQUISITOPORPERIODO não consideram movimentos cancelados.

Funções de fórmula aplicáveis ao processo de Qualificação de Fornecedores:

...