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 Este Este evento tem a finalidade de registrar e indicar as condições ambientais de trabalho do trabalhador, indicando a prestação de serviços nos ambientes de trabalho (já enviados no evento S-1060), assim como informar a exposição aos fatores de riscos constantes na Tabela 23 24 – Fatores de Riscos Ambientais - e o exercício de atividades enquadradas como insalubre, especiais ou perigosas que constam na Tabela 28 – Atividades Insalubres, Perigosa e/ou EspeciaisRisco e Atividades – Aposentadoria Especial. E nesse evento também é informado se a exposição aos fatores de risco, cria condições de insalubridade ou periculosidade no ambiente de trabalho, assim como possibilita o dever de recolhimento adicional para financiamento de aposentadoria especial.

Para o envio do evento é necessário que os eventos eventos S-2190 (ou, alternativamente, do S-2200, ) ou do S-2300 e S-1060 já constem na base do governo. O envio do registro inicial desse evento é até o dia 07 15 (setequinze) do mês subsequente ao início da obrigatoriedade dos eventos de SST ou do ingresso/admissão do trabalhador, e no caso de registros de alteração do inicial, devem ser enviados até o dia 07 dia 15 (setequinze) do mês subsequente à alteração.Geração dos registros.


GERAÇÃO DOS REGISTROS

Através do processo de geração de gatilhos iniciais o evento será gerado para todos os funcionários da coligada selecionada. O arquivo levará as informações dos funcionários, considerando os ambientes de trabalho, riscos, atividades periculosas e EPI’s/EPC’s vinculados direta e indiretamente ao funcionário.


Configurações prévias necessáriasCONFIGURAÇÕES PRÉVIAS NECESSÁRIAS

No módulo Totvs TOTVS Segurança e Saúde Ocupacional.

Ambiente de Trabalho

Deve existir um ambiente de trabalho já enviado através do evento S-1060 (ver TDN).

Atividades Desempenhadas

A descrição das atividades desempenhadas pelo funcionário é informada no cadastro da função.

Cadastros | Funções - Aba Outras Informações – Descrição para o PPP.

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Atividades Periculosas e Insalubres.

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Validação da Profissiografia

Com base no tipo de prossiografia utilizado, será enviadas as informações da descrição da atividades realizadas pelos funcionários. Para avaliar acesse o menu: Opções | Parametrizador | Profissiografia 

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Atividades Desempenhadas e Atividades Periculosas e Insalubres

Com base no(s) tipo(s) de profissiografia selecionado(s), a descrição das atividades desempenhadas pelo funcionário e as atividade periculosas e Insalubres deve ser preenchida, de acordo com a tabela 24-Fatores de Risco e Atividades – Aposentadoria Especial., as atividades desempenhadas pelo funcionário.

A informação da atividade

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periculosa e insalubre, seguirá a profissiografia informada no parametrizador, podendo ser por: Função, Quadro de Lotação, Funções do Posto de Trabalho, Tarefas da função, Tarefas do Quadro de Lotação, Tarefas das Funções do Posto de Trabalho e/ou Tarefas do Funcionário. Caso não seja encontrada correspondência de atividades periculosas ou insalubres, o sistema  atribuirá o código de ausência de correspondência no momento da geração do XML.



Função

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Acesse o menu Cadastros | Funções - Aba

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Outras Informações – Descrição para o PPP , para informar as atividades periculosas e Insalubre.

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Para maiores informações acesse o link: Funções - SMT



Quadro de lotação

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Acesse o menu Cadastros | Funções

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e acesse a opção Anexos | Quadro de lotação, selecione e edite uma lotação desejada e a descrição vai estar disponível na aba Informação sobre a função e Atividades para as atividades periculosas e Insalubre:

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Para maiores informações acesse o link: Quadro de Lotação da Função



Funções do Posto de Trabalho

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Acesse o menu Cadastros | Postos de Trabalho e selecione o posto desejado e acesse a opção Anexos | Funções vinculadas ao posto de trabalho e descreva a atividade na identificação campo descrição e na aba atividades eSocial, para informar as atividades periculosas e Insalubre.

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OBSERVAÇÃO: O posto de trabalho que está situado no menu Cadastros serve como um agrupador de funções para localização, do funcionário na empresa dada suas funções. Nesse cadastro é importante relacionar funções nos anexos. Esses postos poderão depois ser vinculados ao funcionário de acordo com sua função.



Tarefas
O cadastro geral das tarefas é realizada no modulo de Gestão de Pessoas, dessa forma acesse o menu Gestão Organizacional | Tarefas e selecione e edite um tarefa e na aba identificação informe as atividades no campo descrição e na aba atividades para informar as atividades periculosas e Insalubre.


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Para maiores informações acesse o link: Tarefas

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Tarefas: O cadastro de tarefas é realizado no modulo Gestão de Pessoas. Para cadastrar a atividade Gestão Organizacional | Tarefas – Aba ‘Atividade eSocial’.

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Após informar a atividade eSocial à tarefa é necessário vincular a tarefa por funcionário, função, lotação ou posto de trabalho através do assistente de gerenciamento de tarefas

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do menu Gestão Organizacional | Administração de Tarefas.


Para maiores informações acesse o link: Administração de tarefas



Tipos de Agentes

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No cadastro do tipo de agente é necessário informar um código de agente nocivo e uma descrição ao qual o funcionário esteja exposto de acordo com a Tabela

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24 do eSocial (

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Fatores de Risco e Atividades – Aposentadoria Especial). Menu PPRA | Tipos de Agentes.

 

Observação: Caso não haja correspondência, informar o código 09.01.001 (Ausência de Fator de Risco)  

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OBSERVAÇÃO: Para o caso onde não houver Fator de Risco, não deverá criar o tipo de agente. Na geração do evento S-2240 o sistema irá informar automaticamente a Ausência de Agente Nocivo (Anexo IV do Decreto 3.048/1999). Código 09.01.001.



Riscos

No cadastro do risco é necessário informar um tipo de agente nocivo que já esteja vinculado a tabela

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24, com base no Tipo de Agente Nocivo bem como mapear os EPI ‘s e EPC ‘s necessários. Menu PPRA | Riscos.

Aqui será necessário preencher o ‘Tipo de Agente Nocivo’. Após essa definição, acessar o Anexo EPI/EPC e informar os EPI ‘s aqui e é importante que a flag "Eficaz" esteja marcada. Vale também informar que no risco há os níveis de risco que podem ter EPI‘s específicos e segue a mesma regra.

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Para maiores informações acesse o link: Riscos



Responsável pelos Registros Ambientais

São as informações do responsável pelos registros ambientais.

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Menu PPRA | Resp. Reg. Ambientais.

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Para o envio ao eSocial é obrigatório o envio do CPF (Cadastro no Registro da Pessoa), NIS, nome, Órgão de Classe, Número de Inscrição no Órgão de Classe e UF do órgão de ClasseEste responsável pode ser responsável por toda a coligada (caso não seja informada seção e filial), para uma filial (caso não seja informada a seção) ou até mesmo para uma seção. Para maiores informações acesse o link:
Responsável pelos Registros Ambientais



EPIs e EPCs
Caso utilizem EPIs ou EPCs é necessário que o registro cadastrado esteja definido como EPI ou EPC. Para validar acesse o menu EPI/EPC | Catálogo.

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Em caso de EPI é necessário informar o CA ou Documento de Avaliação. Para o cadastro do CA ou Doc. Aval. será necessário que esteja válido e que o EPI/EPC esteja também dentro da validade. E ao fornecer um EPI flag "Eficaz" esteja marcada. Para maiores informações acesse os links: Catálogo de EPI  e  
Assistente para Fornecimento Automático de EPI.



Avaliação de Riscos
A finalidade será identificar os riscos que o funcionário está exposto. Este cadastro serve como mapeamento. Importante dizer que somente ‘Avaliações’ são consideradas. É necessário também que ao criar uma avaliação sejam informados os campos de "Valor Quantitativo" ou "Valor Qualitativo" e a Unidade de Medida eSocial.


Após os cadastros prévios,

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deve cadastrar as  avaliações/reconhecimentos de risco. Caso não haja avaliação de risco

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VIGENTE, o sistema irá considerar que não há fatores de riscos relacionados e consequentemente atribuirá ao mesmo o código de ausência de risco. O cadastro da avaliação de risco e realizado no menu PPRA| Reconhecimento/Avaliação de Risco. 

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Para maiores detalhes sobre o cadastro de reconhecimento/avaliação de risco acesse o link: Reconhecimento e Avaliação de Risco


ALTERAÇÕES QUE GERAM GATILHOS PARA O EVENTO S-2240Alterações que geram gatilhos para o evento:

Para a geração dos gatilhos serão consideradas as seguintes alterações:

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  • Funcionário
    • Rescisão tipo Transferência
  • Alterações de Campos do Cadastro
    • Alteração de Função
    • Alteração de SeçãoAlteração de Tomadores de Serviço
  • Posto de Trabalho
    • Vinculação e Desvinculação.

Registros Massivos são os registros que afetam um ou mais funcionários por alteração e consequentemente podem gerar vários registros na fila de eventos. São eles:

  • Alterações na Função
  • Alteração na Descrição para o PPP
    • Anexo Quadro de Lotação
      • Incluir/Excluir um Quadro de Lotação
      • Alteração das Informações sobre a Função
      • Alteração na Descrição para o PPP
      • Anexo Quadro de Lotação


    • Atividades
      • Inclusão/Exclusão de Atividade na Tarefa
      • Inclusão/Exclusão de Atividade ao Quadro de Lotação
      • Inclusão/Exclusão de Atividade na Função
      • Inclusão/Exclusão de Atividade nas Funções do Posto de Trabalho

    ...

    • Alterações Globais de Campos do Cadastro
      • Alteração global de Função
      • Alteração global de SeçãoAlteração global de Tomadores de Serviço


    Aviso
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    ATENÇÃO:

    • Todas as alterações que geram gatilhos massivos serão geradas via JobServer em background.
    • Quando existir duas alterações na mesma data, ambos os gatilhos serão gerados com a operação Inclusão. O controle de retificação da tag <indRetif> será realizado na geração do XML.