Histórico da Página
Additional - INTEGRAÇÃO GPEAADIAPI - Controle de Adicionais
Contexto de negócio (Introdução)
Cada vez mais o mercado exige que as operações complexas e manipulação de dados ainda mais ágeis e com custos reduzidos. Com o RH não é diferente, os processos cada vez mais complexos e com muitas variáveis a serem analisadas nos processos de segurança e medicina do trabalho, os profissionais de saúde precisam de agilidade na hora de controlar processos funcionais da empresa.
Com essa necessidade e a importância desta área dentro da empresa, softwares especialistas em medicina e segurança do trabalho estão cada vez mais presentes no mercado e foi neste contexto que surgiu a necessidade da criação de uma interface para que possibilitasse automatizar cadastros e rotinas de funcionais dentro do ERP através de uma interface de integração.
Dentro deste cenário, tornou-se importante controlar os registros de periculosidade e insalubridade do funcionário dentro de um contexto totalmente integrado.Controle de Adicionais - additional - INTEGRAÇÃO GPEAADIAPI
Sistemas Envolvidos
Protheus (módulo Gestão de Pessoal): Módulo responsável pela gestão dos dados dos funcionários, folha de pagamento e dentre outros cadastros pertinentes aos colaboradores.
- Quírons - NG
Integração
O objetivo desta integração é permitir que o RH ou área responsável pelo Gestão de Pessoal do Protheus, receba os dados dos do Controle de Adicionais dos funcionários de outros sistemas especializados, reduzindo assim o trabalho de inclusão/alteração/exclusão manual dessas informações dentro do sistema;
- Benefícios
- Não terá um investimento alto de tempo para o cadastramento, pois os dados já serão enviados, editados ou excluídos através da integração a cada requisição do sistema especialista através da API de Adicionais Adicional.
- A informação será atualizada de forma automática, facilitando que conferência e confiabilidade dos dados recebidos.
- Arquitetura (Tecnologia)
Toda integração entre o Protheus e o Sistema é feita por intermédio de comunicação direta com os Web Services(que são fixos) REST(Representation State Transfer) utilizando o formato JSON(JavaScript Object Notation) de serialização de dados, onde através da ativação do serviço do REST do Protheus esteja disponível para utilizar o serviço.
Escopo
Por intermédio desta integração será disponibilizada a seguinte funcionalidade:
- Atualização dos Adicionais de Periculosidade e Insalubridade do funcionário no módulo SIGAGPE;
Fora do escopo
- Automatização de consultas dos adicionais do funcionariofuncionário
- Importação de base cadastral - dados do Funcionário,
Pré-requisitos instalação/implantação/utilização
- Versões mínimas do Protheus: 12.1.3023
- Possuir acesso à Internet, caso o sistema que venha a utilizar a integração com a aplicação Protheus.
- Estrutura de rede estável, para que haja tráfego de dados sem interrupção.
- Protheus devidamente configurado e serviço Rest habilitado em seu server.
Instalação/Atualização
Este tópico tem por objetivo orientar a instalação da integração, visando o seu funcionamento completo.
Instalação de produtos ou ferramentas necessárias podem referenciar outros documentos existentes, desde que estejam disponíveis no repositório de documentação da TOTVS ou sejam enviados junto com o documento da integração em si.
As informações mínimas necessárias para este tópico são:
Ativação/Desativação da integração
Por padrão esta integração estará em repositório, porém demanda realizar a devida configuração conforme abaixo:
- Configuração de Webservice Rest no Protheus no formato apresentado na seguinte documentação (Exemplo de Configuração de Webservice REST)
Controle de Ambiente
Exige que os seguintes pontos sejam revisados:
- Protheus com sua arquitetura devidamente estruturada.
- Módulo de Recrutamento e Seleção de Gestão de Pessoal (SIGAGPE) com suas entidades base, devidamente populadas por dados que no momento da integração serão utilizados na criação do registro de currículoadicional. (Para melhor compreensão, analise o cadastro de currículo disponível dentro do sistema e verifique os campos que possuem consultas em outras tabelas se as mesmas estão com os seus dados devidamente cadastrados).
Controle de Versão
O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.
Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.
Suporte
O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade da linha Microsiga Protheus, onde será analisada pela equipe de suporte da Totvs.
Fluxo das Informações
Esta integração traz a funcionalidade exclusivamente à área de Gestão de Pessoal, no processo de alteração dos adicionais do funcionario.
Processos
O Sistema requisitante enviará as informações via json para a interface de integração, desta forma será gerado um novo registro na tabela de Período de Estabilidade serão atualizados os dados de periculosidade e insalubridade dentro do cadastro do funcionário no Protheus, caso tenha êxito na geração do registro, será retornado retornada a mesma estrutura de json confirmando json recebida, acompanhada de uma nova tag chamada id, que será uma chave única composta de informações da entidade dentro do sistema. Desta forma será confirmada sua gravação, caso contrário enviará as informações de inconsistências que serão citadas nos próximos tópicos.
Limitações / Restrições Gerais
- Com o objetivo de manter a estrutura e a agilidade da estrutura Rest, o Web Service Rest receberá o registro individual dos adicionais de cada funcionarioA integração não contemplará exclusão de registros no Protheus, para isso o usuário deverá acessar o ERP e excluir manualmente o mesmode cada funcionário.
Como realizar a chamada da API REST
Para realizar a integração com o parceiro TOTVS é necessário são necessárias as informações básicas de consulta para retorno dos funcionários desejadosdo funcionário desejado.
- Preenchimento do EndPoint da API GPEAADIPI;
- Utilizar a chamada do método Put e do Serviço Additional additional;
- Preenchimento dos parâmetros obrigatórios da API.
Totvs custom tabs box | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
Checklist de suporte da aplicação
Itens a serem verificados durante o atendimento:
- Verificar se os pré-requisitos foram atendidos para a chamada da API;
- Verificar se na chamada da API o EndPoint, o nome do serviço e todos os campos obrigatórios foram informados;
- Verificar se o retorno da API apresenta algum erro tratado (códigos e mensagens de erro citados neste documento) e consultar a solução na mesma tabela que descreve o erro;
- Em caso de erro não tratado, verificar se possui alguma informação de banco de dados, conexão com o servidor ou algo que possa identificar a origem do problema.