Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Índice
12.1.33

CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Configuração passo a passo
  3. Assistente de ativação / desativação do processo
  4. Como Funciona

01. VISÃO GERAL 

A partir da versão 12.1.28 é possível realizar a integração do RM com o TOTVS App (Carol)

Neste documento é descrito o processo de configuração da integração.

Informações
titleImportante

Para a ativação da integração funcionar corretamente em bases Oracle é necessário ter a versão igual ou superior ao Oracle12.2.

É necessário que o ambiente possua ao menos um JobServer no ambiente para que a integração seja habilitada. TDN : https://tdn.totvs.com/x/Gy8ZE


02. CONFIGURAÇÃO PASSO A PASSO 

Existem 2 formas de integrar o RM ambiente com o TOTVS App. 

Primeira: Com a ativação baseada no Client Id e Client Secret do RAC. Dessa forma é necessário um ambiente provisionado (RAC ou Carol). Esta é a opção indicada para novas integrações.

        Os endereços do TotvsApp devem ser recuperados pelos links abaixo:


Segunda: Com ativação baseada nas credenciais da Carol.

Os passos descritos abaixo, dentro do tópico 2,  são necessários apenas se a ativação usar as credenciais da Carol. Para ambientes provisionados (Client Id e Client Secret) o arquivo de configuração e os conceitos serão obtido automaticamente pelo sistema, de acordo com a versão do RM e não é necessário alterar os configs do ambiente.

Configuração do RM.Host.exe.config (Ativação baseada nas credenciais da Carol)Configuração do RM.Host 

Nos arquivos de configuração do host (RM.Host.exe.config, RM.Host.Service.exe.config), adicione a TAG “FileServerPath”. Essa deverá apontar para um caminho compartilhado na rede, conforme abaixo:

Image Modified

Obs: Em ambiente 3 camadas, essa configuração deve ser realizada nas máquinas JobServer.

Verifique se o serviço do Host possui permissão de leitura nesse caminho compartilhado


Cópia dos arquivos de Conceito

Todos os arquivos de conceito, com extensão “*.concept” disponíveis no projeto, deverão ser copiados para esse diretório compartilhado. O configurador fará automaticamente o download desses arquivos e os mesmos serão gravados na tabela GTOTVSAPPCONCEITO.CONCEITO.


Aviso
titleAtenção

 A partir dos patches 12.1.28.221 e 12.1.29.151 não é necessário deixar os conceitos nesse diretório, pois serão obtidos automaticamente pelo sistema.


.Arquivo de configuração do projeto


Aviso
titleAtenção

A partir da versão 12.1.34, a rotina de agendamento(ScheduleInfo), somente irá realizar o download dos arquivos de configurações quando houver alteração em pelo ao menos um arquivo de conceito. Essa nova funcionalidade visa economizar download desnecessário, quando não há mudanças.



Será disponibilizado um modelo de arquivo de configuração json Json do projeto. Esse arquivo deve ter obrigatoriamente o nome de “totvsAppConfigtotvsAppConfig.json”json. Ele deve ser copiado para o mesmo caminho de rede descrito acima.

...

Arquivo exemplo: totvsAppConfig.json.

Image Modified

a) RMVersion: versão do RM (essa opção ainda não está sendo usada pelo processo);

...

a) ConceptID: guid contendo a identificação única do conceito. Com esse atributo, poderemos resolver a situação de um conceito ser utilizado por várias integrações (businessDomain). Daí ele será executado apenas uma única vez. Ex: conceito para exportação de dados da GColigada/GFilial.
b) ConceptFileName: Nome físico do arquivo de conceito “*.concept” gravado no caminho de rede compartilhado. Esse nome tem que ser exatamente igual, contendo a extensão.
ex: "ConceptFileName": "ExportacaoFuncionarios.concept",
c) ConceptVersion: guid representando a versão do arquivo de conceito. Se o conceito sofrer alguma alteração que necessita do mesmo ser baixado novamente, esse guid deverá ser modificado. (essa opção ainda não está sendo usada pelo processo)
d) ProcessingDependency: Ordem de dependência de execução dos conceito. Ou seja, o processo não poderá executar o conceito “A” se o conceito “B” não for executado com sucesso. (essa opção ainda não está sendo usada pelo processo)


03. ASSISTENTE DE ATIVAÇÃO / DESATIVAÇÃO DO PROCESSO

Permissão no item de menu

No RM, acesse a opção “Serviços globais / Perfis / Integração” e forneça as permissões para o perfil do usuário em questão.

Image Modified

Selecione o sistema “Integração / Totvs App / Ativação Totvs App” e verifique se o item de menu está habilitado.

Image Modified


Processo de ativação

Nos patches mais recentes são disponibilizados duas formas de autenticação no ambiente: Credenciais do RAC ou credenciais da Carol. Apenas 1 mecanismo de autenticação deve ser utilizado.

Selecione a opção “Consignado” para ativar o processo de integração. Outras opções de integração serão criadas futuramente

Na versão 12.1.28 está disponível apenas a integração com o "Consignado". A partir da versão 12.1.29 está disponível também o "Antecipa".

Informações
titleAtenção

A partir da versão 12.1.2306.295 também estará disponível a integração com o Painel Financeiro.


Image Added

Para configuração das credenciais da Carol:Image Removed

  • Informe o endereço da Carol:
    ex: https://totvstechfindev.carol.ai/
  • Informe o Id do Connector da Carol:
    ex: 09ddb0e29e604e599a1356dab2f89df9
  • Informe o token da Carol: Esse token, deverá ser recuperado do ambiente Carol, conforme este link.

Para configuração das credenciais do RAC, os dados da Carol não precisam ser preenchidos, pois o sistema usará a autenticação RAC para buscar as credenciais da Carol. 

Novas integrações devem ser configuradas com esse modelo de autenticação.

  • Informe o RAC Client Id.
  • Informe o RAC Client Secret: Essas informações de autenticação (Client Id, Client Secret) serão enviadas automaticamente para o cliente via e-mail ao ser realizado o provisionamento de seu ambiente na plataforma TotvsApp.

Após execução do processo de ativação, os seguintes procedimentos serão realizados:

  • Será gravada uma linha na tabela GTOTVSAPP contendo informações globais de da configuração.
  • Os conceitos disponíveis no caminho de rede ou obtidos pelo sistema de forma automática e que estão mapeados no arquivo de configuração serão baixados e gravados na tabela “GTOTVSAPPCONCEITO”;
  • Será criado um Job agendado e recorrente para execução conforme informações de agendamento disponíveis no arquivo de config;
  • As stored Procedures de softDelete serão executadas para as tabelas mapeadas para criação automática das estruturas de softDelete;
  • As tabelas mapeadas serão atualizadas na colulna “RECMODIFIEDON” para a data “1900/01/01” em caso de possuir o valor null;

...

  • Os conceitos serão executados e os dados serão enviados para Carol conforme definido nos conceitos;
  • Será gravada uma linha na tabela “GTOTVSAPPCONCEITOHST” conforme informações de execução de cada conceito (sucesso ou erro e mensagem de erro);
  • Em caso de sucesso, a coluna “GTOTVSAPPCONCEITOHST.DATAULTEXEC” será atualizada para a data de início da execução do processo. 
  • O status da execução pode ser consultado também na coluna “GTOTVSAPPCONCEITOHST.STATUS” (1 - sucesso, 2 - falha, 0 - não executado). E na coluna "GTOTVSAPPCONCEITOHST.MENSAGEM" a mensagem do erro ou de sucesso.


12.1.2306

A partir da versão 12.1.2306, estará disponível apenas autenticação com as Credenciais do RAC.

Além disso, o processo de ativação irá ativar ou desativar a integração com todos os aplicativos disponíveis. Será necessário clicar no botão "Buscar Apps" antes de avançar com o processo, e será retornado todos os Apps disponíveis na Carol para a integração com ambiente RM.

Caso a integração já esteja ativa e um novo App for disponibilizado (Exemplo: SGDP), não será necessário refazer o processo de ativação.

Image Added


Aviso
titleAtenção

Ao clicar para Buscar Apps, serão retornados somente os Apps disponíveis em cada Client Id e Client Secret. 
Ex.: Caso seja informado um Client Id e um Client Secret que possui somente o App "Consignado", só o mesmo será retornado na busca.

Image Added

Aviso
titleAtenção

Após ativar a integração um serviço de monitoramento da saúde do processo será disparado com o intuito de manter o processo da integração executando de acordo com a configuração de periodicidade.

Ver mais em: Serviço De Monitoração Da Saúde Da Integração RM x TOTVS App



Processo de desativação

Após ativado, o usuário poderá a qualquer momento desativar o processo conforme opção abaixo:

Image Modified

O processo de desativação executará os seguintes procedimentos:

  • As informações das tabelas “GTOTVSAPP, GTOTVSAPPCONCEITO E , GTOTVSAPPCONCEITOHST e GTOTVSAPPLOG " serão excluídas da base;
  • O Job Executor do processo será finalizado e excluído;
  • As tabelas de softDelete não serão mais alimentadas com informações de deleção.


Aviso
titleAtenção
  • Ao desativar a integração todos os serviços que monitoram a saúde do processo serão finalizados.
  • É possível desativar uma integração que está com sua credencial inválida/expirada, no entanto, não será possível realizar a remoção do Setup da integração com o App SGDP (caso possua esta integração ativa). Para este caso orientamos realizar uma ativação e em seguida uma desativação com uma credencial válida. (A partir das versões: 12.1.2306 e 12.1.34.100).



04. Como Funciona

Através da ferramenta de Conceito o RM envia para a CarolCarol (Inteligência artificial da TOTVS) informações chaves baseadas nas configurações dos conceitos de cada integração.

...

Aviso
titleAtenção

Pelo fato da integração ser executada através de processos, os processos  ConTotvsAppActivatorProcess e ConTotvsAppExecutorProcess NÃO podem ser manipulados pelo usuário. 

Os menus Iniciar / Parar / Desabilitar / Reiniciar da visão de gerenciamento de Job's foram desativados. 

Os WebServices que Executam / Agendam processos também foram bloqueados.

A atividade ExecutarProcesso da Fórmula Visual também foi bloqueada para não permitir a execução dos processos citados.


Caso o ambiente utilizado seja um ambiente 3 Camadas, o O processo será recorrente de acordo com a configuração de periodicidade utilizada no arquivo totvsAppConfig.json.Caso o ambiente utilizado seja um ambiente Local, o processo não será recorrente porém o serviço de monitoramento da saúde do processo irá executar o processo em horários bem próximo da configuração de periodicidade.


Informações
titleAtenção

Para entender como funciona o serviço de Monitoramento da saúde do processo acesse : https://tdn.totvs.com/x/27EMIg


05. VISUALIZAÇÃO DE LOG

Na tabela GTOTVSAPPLOG é armazenado o log detalhado de cada execução dos conceitos e envios cadastrados na tabela GTOTVSAPPCONCEITOHST.

Informações relevantes sobre a tabela GTOTVSAPPLOG:

Na coluna Tipo, deve ser considerado:
0 - Mensagem de Sucesso
1 - Mensagem de Alerta
2 - Mensagem de Erro

Caso ocorram erros, as colunas Mensagem e Descrição podem ser consultadas para obter mais detalhes.

Exemplo de mensagens de erro:
Mensagem: Erro ao enviar dados para serviço de api!| {"code":404,"message":"HTTP 404 Not Found"}
Mensagem: Pacote '1' de '1' enviado com erro!|Erro ao enviar dados para serviço de api!| {"code":405,"message":"HTTP 405 Method Not Allowed"}

Para analisar os registros da tabela de log, é importante filtrar a busca pela chave GTOTVSAPPLOG.IDTOTVSAPPCONCEITOHST, relacionada a coluna GTOTVSAPPCONCEITOHST.ID


06. HABILITAR TLS

Em alguns casos é necessário ajustar o TLS do servidor.

Para ajustar basta criar um arquivo com a extensão .Reg e escrever o comando abaixo. Após criar o arquivo basta executar.

Importante que todos os servidores que processam Jobs estejam com essa configuração.

Aviso
titleAtenção

Antes de Executar é importante fazer o backup das todas as chaves descritas no bloco de código.

Bloco de código
Windows Registry Editor Version 5.00
; 0x00000008	Habilitar o SSL 2.0 por padrão
; 0x00000020	Habilitar SSL 3.0 por padrão
; 0x00000080	Habilitar TLS 1.0 por padrão
; 0x00000200	Habilita o TLS 1.1 por padrão
; 0x00000800	Habilitar TLS 1.2 por padrão


[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Internet Settings\WinHttp]
     "DefaultSecureProtocols"=dword:0x00000800

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Wow6432Node\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Internet Settings\WinHttp]
     "DefaultSecureProtocols"=dword:0x00000800 

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\SecurityProviders\SCHANNEL\Protocols\TLS 1.2\Client] 
 "DisabledByDefault"=dword:00000000
 
[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\SecurityProviders\SCHANNEL\Protocols\TLS 1.2\Server] 
 "DisabledByDefault"=dword:00000000


07. MECANISMO DE EXECUÇÃO DA INTERGRAÇÃO COM O TLC

      O campo "IDJOB" já existente na tabela "GTOTVSAPP" é responsável em fazer a subida dos dados para Carol (busca do RM e envia para Carol).

      Com a nova implantação do TLC, após realizar a ativação do TotvsApp, será criado um novo IDJOB na tabela "GTOTVSAPP", mas que estará disponível no novo campo "JOIBIDTLC". Ele é o responsável por enviar mensagens localizadas na tabela "GTOTVSLINKMESSAGE" para o TotvsLinkClient. 

      A cada exportação realizada com sucesso, o dado das métricas será localizado na tabela "GTOTVSLINKMESSAGE", após o envio das métricas serem realizados com sucesso, os dados serão enviados para a tabela "GTOTVSLINKMESSAGEEXEC" e excluído na tabela "GTOTVSLINKMESSAGE"

Aviso
titleImportante

Os dois Jobs criados "IDJOB" e "JOIBIDTLC" não poderão ser desabilitados na tela "Gerenciamento de Jobs" localizado no RM.exe, visto que são Jobs de integração. Os mesmo somente serão desabilitados pelo processo de "Desativação da integração".

Image Added

Image Added


      Na tabela "GJOBXEXECUCAO", deve existir dois Jobs recorrentes (de acordo com a configuração de periodicidade utilizada), referentes aos Ids criados no campos "JOBID" e "JOIBIDTLC" da tabela "GTOTVSAPP".

      E ao realizar a desativação do processo, o Jobs devem ser desabilitados (status = 8).

Image Added Image Added


      As métricas, estão sendo enviadas para o Grafana (Uma aplicação web de análise, onde são fornecidos tabelas, gráficos, etc). 

      A execução do "JOBIDTLC", fará uma leitura na tabela "GTOTVSLINKMESSAGEe realizará o envio das métrica para o Grafana.
      Segue abaixo o exemplo da visualização das métricas dentro da aplicação:

Image Added