Código: Informe o código do insumo, campo obrigatório. Este campo deve ser preenchido de acordo com a máscara definida em "Projeto | Construção & Projetos | Projetos F6 | Exibição | Mascara". Observação: é recomendado que a mesma mascara aplicada aos insumos globais, seja a mesma dos insumos locais de seus projetos. Pois, se for cadastrado uma mascara "maior" para insumos globais, e "menor" para insumos locais, na pesquisa do campo código será exibido apenas a quantidade de caracteres definida na mascara do projeto. Tipo do Insumo: Informe o tipo do insumo, como Normal, Derivado ou Receita. Insumo Normal – Será tratado como um insumo comum, com hoje é tratado no sistema. Insumo Derivado - Caso for este o tipo do insumo, uma aba chamada Insumo Derivado fica habilitada para que seja informados o tipo da derivação, a prioridade de cálculo e a regra de derivação. Insumo Receita - Este Insumo será usado somente em associações diretas com serviço e o valor dele quando associado será considerado somente para derivação, não devendo afetar o custo do Projeto. A tarefa se comporta como se estivesse desativada. Em relatórios como a curva ABC o usuário realizará filtro por Grupo de Custo para evitar que ele apareça. O Grupo de Custo é quem informa que os insumos deste grupo são do tipo receita ou normal. Foi criado o No campo "Tipo de insumo para contratação" na da tela de cadastro de insumos, no qual o usuário poderá optar por um dos seguintes preenchimentos: - Padrão
- Somente contratação
- Somente Orçamento e Planejamento
Este campo só ficará visível caso o parâmetro "Utiliza insumos para contratação" estiver esteja habilitado em Totvs Obras e Projetos | Contratos |Associação de objetos | Utiliza insumos para contratação. Sobre os tipos de insumos para contratação: - Na planilha o insumo planejado não pode ser do tipo somente contratação (filho).
- Na composição o insumo da composição não pode ser do tipo somente contratação (filho).
- Se o tipo de insumo for Derivado, o tipo de insumo para contratação não pode ser definido como Somente Contratação.
- Nos contratos somente podem ser associados insumos cujo o tipo do insumo para contratação seja Padrão ou Somente contratação.
Informando as opções Derivado ou Receita, a aba Insumo Derivado é habilitada. Unidade: Informe a unidade do insumo, campo obrigatório. Caso a unidade do insumo seja alterada, e a nova unidade não possua uma unidade base compatível com a unidade da lista de preços, deve-se alterar a unidade da lista de preços para a unidade do insumo. O insumo cuja unidade é percentual não poderá ter preço cadastrado, pois será calculado pelo percentual do grupo de uma composição por produção ou por custo unitário, de acordo com o que foi definido no cadastro do grupo de custo. Quando o Insumo é definido com a unidade do tipo Percentual (%) será disponibilizado um combo box para definir o Fator de Eficiência na execução de alguns serviços que impactam diretamente no custo de um Projeto. Os Fatores são os seguintes: - FIC - Fator de Influência de Chuvas: Em face de sua natureza essencialmente linear, o conhecimento das condições climáticas regionais constitui fator fundamental para o planejamento de uma obra de infraestrutura de transportes. Por meio do tratamento da série histórica de centenas de estações pluviométricas do país, o SICRO propõe a utilização de um Fator de Influência de Chuvas, o FIC, a ser aplicado sobre o custo unitário de execução dos serviços que sofram influência das chuvas em sua produção. FIC incidirá sobre o custo unitário de execução de mão de obra e equipamentos, das composições de custos principais, dos serviços auxiliares e dos transportes. Importante destacar que as atividades relacionadas à usinagem de materiais não fazem jus à aplicação do FIC.
- FIT - Fator de Interferência do Tráfego: Durante a execução de obras em rodovias novas ou existentes, o volume de tráfego local é fator real de redução de produção dos serviços, principalmente nas proximidades dos grandes centros. Por essa razão, o SICRO apresenta o conceito de Fator de Interferência de Tráfego, o FIT, a ser aplicado sobre o custo unitário de alguns serviços nas obras de melhoramentos, de adequação de capacidade, de restauração, de conservação e de transporte, em função do volume médio diário de tráfego. No SICRO, a aplicação do FIT incidirá sobre todos os serviços que estejam sujeitos efetivamente à interferência do tráfego, cabendo ao orçamentista sua classificação e definição em função do volume médio diário e da proximidade de centros urbanos. No caso da elaboração de projetos que envolvam segmentos com comportamento heterogêneo em termos de volume médio diário de tráfego, recomenda-se definir um fator de interferência de tráfego médio em função da ponderação dos fatores de interferência obtidos nas diferentes seções em relação à extensão total do trecho. O FIT incidirá sobre o custo unitário de execução de mão de obra, equipamentos e momento de transporte.
Ao cadastrar o insumo que tenha o fator de eficiência, é necessário que a unidade do mesmo seja "Percentual", pois o cálculo envolvendo o FIC e FIT deve considerar os insumos que pertencem aos grupos DNIT específicos, sendo assim algumas validações se fazem necessárias: - Insumos com FIC:
o O Grupo de Custo no qual o insumo está associado deve ter o Grupo DNIT definido como "Nenhum"; o O Grupo de Custo no qual o insumo está associado deve ter os Grupos DNIT sobre o percentual, definidos como "Equipamento" e/ou "Mão de Obra". o Os Grupo de Custo no qual o insumo está associado deve ter os Grupos de Custo Unitário sobre o percentual, definidos como "Equipamento" e/ou "Mão de Obra". - Insumos com FIT:
o O Grupo de Custo no qual o insumo está associado deve ter o Grupo DNIT definido como "Nenhum"; o O Grupo de Custo no qual o insumo está associado deve ter os Grupos DNIT sobre o percentual, definidos como "Equipamento" e/ou "Mão de Obra" e/ou "Momento de Transporte". o Os Grupo de Custo no qual o insumo está associado deve ter os Grupos de Custo Unitário sobre o percentual, definidos como "Equipamento" e/ou "Mão de Obra" e/ou "Momento de Transporte".
Fator K: Informe o valor do fator k para esse insumo. Esse campo é habilitado de acordo com o parâmetro "Fator K" em Projeto| Construção & Projetos | Projetos F6 | Cálculo| Fator K. O Fator K deve obrigatoriamente possuir um valor superior a 0 (zero). Condição de Pagamento: Informe a condição de pagamento para esse insumo. Esse campo irá interferir no Cronograma de Desembolso do Projeto. Jornada: Informe a jornada de trabalho para o insumo, que será considerada na alocação de recursos. Se não for informada a jornada no cadastro do insumo, será considerada a jornada de trabalho do grupo de custo. Se a jornada de trabalho não estiver informada no insumo e nem no grupo de custo, será considerada a jornada de trabalho definida "Opções | Parâmetros | RM Solum | Projetos | Diversos". Grupo de Custo: Selecione o código ou a descrição do grupo de custo ao qual pertence este insumo, campo obrigatório. Descrição: Informe o nome do insumo. Jornada de Trabalho no período (Jornada Pdo.): Número de horas efetivamente trabalhadas no período do cronograma. % Máximo e Mínimo de Horas Extras (% max. e % min.): Limitam o cálculo de alocação indicando quantas horas extras podem ser programadas. Neste caso é a quantidade de horas que o sistema usa para o primeiro cálculo das horas extras, que estarão dentro deste limite, antes da equalização. Depois do Insumo equalizado, estes limites poderão ser ultrapassados. % Fixo de Horas Extras: Caso este campo seja utilizado, a equalização irá desconsiderar o % Máximo e Mínimo de Horas Extras e programar sempre o valor Mínimo informado em "% Fixo de Horas Extras". Exemplo: Equalização do Comprador. No caso deste campo o valor de horas normais não deve ser diminuído. Deve ser incluída uma quantidade de horas extras que irá aumentar a quantidade total de horas. Valor Unitário de Hora Extra (% valor unit.): Apesar de não influir no cálculo da equalização, será usado para calcular o valor das horas extras programadas. O custo é informado em percentual em relação ao custo original do Insumo. Prazo de Ressuprimento (Dias): Esse campo controla o prazo que determinado insumo possui para ser entregue. O valor informado neste campo representa a quantidade em dias que o insumo deve ser solicitado para que chegue a tempo da tarefa ser executada na data estipulada. Não fracionado: Marque essa opção se este insumo não puder ser fracionado, ou seja, não podem ser partidos em porções menores. Exemplo: Insumos que não podem ser fracionados: porta, janela, torneira, elevador, vaso sanitário, pia, telefone, rolamentos, peças e outros. Tipo de compra: - Padrão: Insumos são pedidos conforme Cronograma (Pedido de Material);
- Não compra Fracionado: Insumos cujo Pedido de Material não poderá ser feito em quantidade fracionada, exemplo: 1,5 sacos de cimento;
- Compra Única: Insumo cujo Pedido de Material será criado com a necessidade3 total do mesmo no Projeto, exemplo: Materiais fabricados em Lote, tinta, cerâmicas etc..
Utilizado em Composição por Produção: Informe se este insumo poderá ser utilizado também em composição por produção e escolha o grupo DNIT a que pertence este insumo. Se o grupo DNIT escolhido for Equipamento, aparecerá a pasta Custo Horário. Se a integração com o Suprimentos/Faturamento estiver ativa, aparecerá a pasta Produtos do Suprimentos/Faturamento. Campo % Improdutividade: O campo Improdutividade é uma propriedade do insumo. O valor lançado neste campo será em percentual e será aplicado à quantidade do insumo quando este for utilizado em uma composição ou diretamente a uma tarefa. Na curva ABC de insumos o campo % Improdutividade será considerado. Será mostrado pelo campo Valor total. A Curva ABC de insumos foi ajustada para exibir o valor do campo % Improdutivo; Qtde.Total = QTDEIMPRODUTIVA + QUANTIDADE Valor Total = VALORIMPRODUTIVO + VALOR |