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  • Exporta Informações para Ministério da Saúde (CIHA)

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CONTEÚDO

  1. VISÃO GERAL

  2. PREENCHIMENTO DE INFORMAÇÕES DE CIHA

  3. EXPORTAÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA O MINISTÉRIO DA SAÚDE

  4. TABELAS UTILIZADAS

  5. Visão Geral
  6. Exemplo de utilização
  7. Tabelas utilizadas

01. VISÃO GERAL

Informações para CIHA

Após o processo de Alta do paciente é importante que sejam preenchidas as informações que obrigatoriamente devem ser serem encaminhadas para o Ministério da Saúde (MS) pelo Sistema do próprio MS denominado CIHA – Sistema de Comunicação de Informação Hospitalar e Ambulatorial. A Comunicação de Informação Hospitalar e Ambulatorial foi criada para ampliar o processo de planejamento, programação, controle, avaliação e regulação da assistência à saúde permitindo um conhecimento mais abrangente, amplo e profundo dos perfis nosológico e epidemiológico da população brasileira, da capacidade instalada e do potencial de produção de serviços do conjunto de estabelecimentos de saúde do País.

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PREENCHIMENTO DE INFORMAÇÕES DE CIHA

Permissão do Usuário: Deverá previamente configurar o parâmetro 

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Existem três opções para o processo de preenchimento das informações CIHA, abaixo o detalhamento de cada uma das opções:

A primeira opção ocorre no momento em que o usuário clicar no botão de Alta localizado na tela de elaboração de contas, após esse clique, será apresentado um poup-up para informar os dados da alta do paciente e em seguida será apresentado um outro poup-up para preencher as informações do CHIA, conforme print abaixo:

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Utilizando a segunda opção, deverá previamente configurar o parâmetro o "Informações Ministério da Saúde - CIHA", abaixo informações de como configura-lo:No TOTVS Gestão Hospitalar, é necessário acessar:

  1. Cadastros - Segurança e selecione Perfis.
  2. Selecione o Perfil a ser configurado (Exemplo: DBA).
  3. Acessa aba Acesso a Menus.
  4. Clique na opção "- Recolher Tudo" para melhor visualização aos menus.
  5. Selecione Atendimento -  Internação - Informações p/ o Ministério de Saúde e clique Proibir Acesso para não permitir liberação para geração do arquivo.

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6. Selecione Atendimento -  Pronto Atendimento / Ambulatório - Informações p/ o Ministério da Saúde e clique Proibir Acesso para não permitir liberação para geração do arquivo.

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7. Acesse o menu Sistema e clique em Selecionar Coligada para atualizar alterações no sistema.

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Após a configuração do parâmetro no passo anterior, vamos preencher as Informações

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de CIHA:

  1. No TOTVS Gestão Hospitalar acesse o menu Atendimento/Internação ou ExternoAcesse: RM / Saúde / Hospitais e Clínicas / Atendimento / Recepção / Registro de Atendimento / Informações para o   Ministério da Saúde e clique no botão Pesquisa (raioCIHA).
  2. Será exibida a tela para pesquisa de pacientes e atendimentos.
    de visão com todos os atendimentos já registrados
  3. Crie um filtro para selecionar os registros adequados para o preenchimento / liberação do registro.
  4. Dê um duplo clique no paciente/atendimento desejado e será Insira os dados para busca do paciente e clique em Pesquisa.
    Clique sobre o paciente desejado, após isso clique em OK, para visualizar os atendimentos relacionados ao paciente.
    Selecione o atendimento desejado e clique em OK.
    Será exibida a tela para preenchimento das informações para o ministério da saúde.O número do Cartão Nacional de Saúde virá carregado, caso tenha sido registrada, no momento do cadastro do paciente, tanto no atendimento interno, como externo.
  5. Selecione o Procedimento principal, o diagnóstico principal e o diagnóstico secundário.
  6. Informe o tipo de alta.
  7. No menu Anexos, é possível ter acesso aos demais Procedimentos Realizados do CIHA
  8. Em seguida determine se as informações registradas serão ou não liberadas para geração do arquivo, que será enviado para o ministério da saúde.
  9. Clique em Grava.

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Utilizando a terceira opção, acesse o menu Utilitários\ Rotinas \ Automatizado de Informações CIHA
Temos a opção do filtro por Unidade, convenio e o período desejado.

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O correlacionamento pode ser feito de duas maneiras distintas, abaixo detalhamento das duas maneiras de se fazer:

1) Caso não tenha um relacionamento previamente cadastrado, de um duplo clique no paciente, vai abrir a tela de
Informações para o Ministério da saúde, onde incluímos o procedimento realizado.

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2) Caso o relacionamento já esteja previamente vinculado, acesse a opção “Preencher automaticamente informações de
CIHA” Sistema carrega os dados previamente fornecidos no TOTVS Gestão Hospitalar.

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  1. Salvar/OK.


Aba Identificação: Informações principais da execução como procedimento principal, CIDs, quantidade e tipo de Alta;

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Anexo: Procedimentos Realizados do CIHA

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Correlação: Essa opção possibilita a automatização do preenchimento de informações de CIHA, para esse processo, deverá previamente fazer a correlação de itens com a tabela SUS, caso não tenha esse relacionamento, o processo de automatização não irar encontrar o item na tabela SUS, abaixo passos para fazer a correlação:

Acesse a tela de RM / Saúde / Hospitais e Clínicas / Cadastro / Uso Geral / Outros Cadastros / Correlação de Itens com a tabela SUS:

Nesta funcionalidade você poderá vincular o Cod . tabela do Convênio, Cod.Proc. SUS, Cod. Proc Convênio:

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03. EXPORTAÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA O MINISTÉRIO DA SAÚDE

1. No RM Saúde Utilitários>Exportar informações para Ministério da Saúde

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2. Informe a Unidade de Faturamento, Status do Envio CIHA e Competência.

3. Clique em Consultar para exibir os atendimentos.

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4. Ao listar os atendimentos, alguns podem está com o Status liberados, porém com algumas informações pendentes, neste caso o sistema informar na coluna Dados a informação incompletos, indicando que existem pendências no registro. Expandindo a informação será possível visualizar qual a pendência para ser resolvida.

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5. Caso será necessário realizar a exportação, todos os itens com pendência deverão ser corrigidos ou marcado para Não Liberar. Para isso selecione o registro e execute a ação de Não Libera.

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6. Caso precise liberar algum atendimento que esteja com o Status Não Liberado, basta executar a consulta informando o Status Não Liberado, na listagem selecione o registro que deseja liberar e execute a ação Liberar.

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7. Em algumas situações, se faz necessário exportar algum registro de outra competência que não tenha sido exportado anteriormente. Para isso, o usuário poderá executar a ação Incluir Atendimentos.

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8. A consulta poderá ser realizada através do Código do Paciente, Nome do Paciente, CPF. Os campos Data Inicio e Data Final, são obrigatórios para consulta. Após Identificar o atendimento para ser incluído, basca clicar no ícone + para adicionar o registro para exportação.

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9. Após adicionar o atendimento, aparecerá na lista para ser exportado. Na imagem abaixo utilizei o campo Filtrar para identificar o paciente de forma mais rápida.

Com o campo filtrar podemos realizar a busca por CPF, Nome Paciente, Data de Encerramento do Atendimento e Código do Paciente.

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10. O arquivo só poderá ser exportado caso não haja nenhuma pendência nos registros que estão com o status Liberado.

Caso algum registro esteja pendente, o sistema emitirá a seguinte mensagem e não será possível realizar a exportação.

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11. Após correção dos registros, ao clicar em Exportar CIHA, o arquivo deverá ser gerado no diretório de instalação do RM /Atual/CIHA.

Para exportação não se faz necessário selecionar os registros, TODOS os registros dentro do filtro informado deverão ser exportados.

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12. Após exportados, os registros ficarão com o Status Finalizados e poderá ser consultado utilizando o Filtro Status Finalizado.

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04TABELAS UTILIZADAS

  • SZATENDIMENTO
  • SZCADGERAL
  • SZPACIENTE
  • SZPARCIALATEND

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