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CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
    1. Procedimentos para Utilização
    2. Procedimentos para Implantação
  3. Tela PLSA092
    1. Outras Ações / Ações relacionadas
  4. Tela PLSA092
    1. Principais Campos e Parâmetros
  5. Tabelas utilizadas


01. VISÃO GERAL

Para que uma internação ocorra é necessário efetuar uma Autorização de Internação em que devem ser informados os procedimentos que serão autorizados, a data e quantidade de dias previstos para a internação, dentre outros. O processo de uma internação envolve, também, as evoluções de internação, prorrogações de diárias e digitação das respectivas guias médicas de uma operadora nos moldes do sistema Plano de Saúde.

...

Veja como funciona na prática:

Image ModifiedProcedimento

Procedimentos para

...

Utilização

Dica
titleDica

Caso tenha o recurso de Biometria no sistema, ao informar a matrícula do usuário, é exibida uma janela para leitura da digital, a fim de realizar a validação biométrica.

No cancelamento da Validação Biométrica, via remote, a pesquisa de usuários do sistema pode ser realizada através do nome ou o código.

Ao informar um número de matricula de usuário, o sistema valida se há digitais cadastradas, caso contrário, é exibida uma mensagem de que não há este tipo de informação, seguido por um questionamento que possibilita a inclusão. Neste momento, se não ocorrer o cadastro de digitais, há um novo questionamento sobre o cancelamento da validação biométrica que, se for acatado, é necessário informar o código do usuário responsável pelo procedimento.

Clique na opção representada por três pontos (...) para que seja exibida a pesquisa dos usuários e, se nenhum dado for informado, é exibida uma lista com todos os que estão cadastrados no sistema.

...

Exemplo: O cliente deve ficar em jejum por 12 hs antes do exame.

Visita Profissional

Aviso
titleImportante

Esta melhoria depende de execução do update de base UPDPLS9K, conforme Procedimentos para Implementação.

No novo processo de visita profissional, primeiramente é gerada uma lista de Beneficiários Internados. Com base nessa lista, o profissional responsável pelo agendamento agendará as visitas do médico ou enfermeiro. Após sua visita ao beneficiário, o médico retorna com as informações e as insere no Sistema. A operadora poderá utilizar estas anotações em tomadas de decisões sobre prorrogação, pagamento ou glosa da conta profissional. O objetivo dessas visitas, de modo geral, é atestar que o prestador está realizando tudo aquilo que solicitou além de registrar tudo aquilo que foi realizado sem uma solicitação prévia. 

Isto ocorre por meio das opções existentes no menu Ações Relacionadas da rotina de Internação (PLSA092). As opções disponíveis estão listadas abaixo:

  • Visita profissional – Gera o relatório de beneficiários que serão visitados.
  • Imprimir a lista – Imprime a lista de beneficiários internados para visita.
  • Agendar visita – Agenda uma visita para determinado beneficiário.
  • Inserir visita profissional – Após efetuar a visita, o médico registra nesta opção todas as informações coletadas. Também é possível agendar uma visita por esta opção.
  • Excluir visita profissional – Exclui visitas agendadas.
  • Listar visitas da GIH – Histórico de visitas agendadas de acordo com o beneficiário selecionado.
  • Novo Filtro – Gera novamente o relatório de acordo com novos parâmetros.

Foi alterada também a rotina de Auditoria por Procedimento (PLSA790MOV) para incluir a opção (Histórico de visitas agendadas de acordo com o beneficiário selecionado).

Fluxo do Processo Visita Profissional 

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Procedimento para Implantação

Para viabilizar essa melhoria, é necessário aplicar o pacote de atualizações (Patch) deste chamado.

Aviso
titleImportante

Antes de executar o compatibilizador UPDPLS9K é imprescindível:

Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório \PROTHEUS11_DATA\ DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório \PROTHEUS11_DATA\ SYSTEM).

Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.

Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.

Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.

O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

Dica
titleAtenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A).

Se nãoIntegridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.

Se Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;

Se há Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade estará(rão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).

Nestes casos descritos nos itens iii ou iv, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/Desativar (APCFG60D).

Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.

Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.


Inclusão do Ponto de entrada PLBVSTM

Dentro da rotina de gravação da visita profissional foi incluído o ponto de entrada PLSBVTM. Este ponto de entrada envia como parâmetro o numero da guia, o código da visita profissional, a operação realizada e não possui valor de retorno.


Pré-requisito

Deve-se criado um guia de internação em Atualizações > Atendimento > Solicitação de Internação (PLSA092).

Filtrando Internação

Nesta opção, será gerado o relatório de beneficiários que serão visitados.

  1. No Plano de Saúde, acesse Atualizações > Atendimento > Solicitação de Internação (PLSA092).
  2. Em Outras Ações Clique Visita Profissional.
  3. Insira os parâmetros de acordo com a necessidade e clique em OK para visualizar o relatório na tela.
    1. Dias de internação: Quantidade mínima de dias em que o beneficiário esta internado.
    2. A partir de: a partir de qual data será considerado os agendamentos.
    3. RDA: Rede de atendimento que possui agendamentos.
    4. Especialidade: especialidade que filtrará as guias que possuem agendamentos.
    5. Tipo de Admissão: Admissão que filtrará as guias que possuem agendamentos.
    6. Grupo Internação: Grupo de internação que filtrará as guias que possuem agendamentos.
    7. Tipo internação: Tipo de internação que filtrará as guias que possuem agendamentos.
    8. Regime Internação: Regime de internação que filtrará as guias que possuem agendamentos.
    9. Estado: Estado da rede de atendimento que filtrará as guias que possuem agendamentos.
    10. Cidade: Cidade da rede de atendimento que filtrará as guias que possuem agendamentos.

Veja como funciona na prática:

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Imprimir lista

Esta opção imprime a lista de beneficiários internados de acordo com os parâmetros digitados.

  1. Após filtrar as internações de acordo com os parâmetros, clique em Ações Relacionadas/Imprimir a lista (PLSRVTM).
  2. Veja a mesma lista visualizada na janela principal, porém em formato próprio para impressão.

Veja como funciona na prática:

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Agendar Visita Profissional

Permite agendar uma visita para determinado beneficiário, controlando para qual beneficiário será a visita, o médico, a data e o horário.

  1. Com a lista já visualizada na tela, em Ações Relacionadas clique em Agendar Visita(PLSA092).
  2. Visualize o histórico de visitas na parte de cima da tela.
  3. Preencha os campos.
    1. Med. Visi. (BOZ_CODM):  Código do médico que efetuará a visita.
      Nom. Médico (BOZ_NOMED): Nome do médico.
      Data Prev. (BOZ_DATPRE) : Data da visita
      Hora Prev. (BOZ_HRPREV): Hora da visita
      Observ. (BOZ_OBSERV): Observação
      Código (BOZ_CODIGO): Código para controle do sistema.
  4. Clique em Confirmar para salvar.

Veja como funciona na prática:

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Inserir Visita Profissional

Após efetuar a visita, o médico registra nesta opção todas as informações coletadas e também pode agendar uma visita.

  1. No Plano de Saúde, Atualizações > Atendimento > Solicitação de Internação(PLSA092).
  2. Em Outras Ações clique em Inserir Visita Profissional.
  3. Ao abrir a tela de visita profissional, o cabeçalho mostra os dados da guia para visualização. Ao meio existem agendas previamente cadastradas. Na parte debaixo são apresentados os registros relacionados à linha da agenda da visita mostrada ao meio. O Médico visitante navegará pelas ABAS para inserir os registros relacionados a cada um.

Veja como funciona na prática:

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Registro de Dados Coletados após a Visita Profissional

Após efetuar a visita profissional, o médico registra nesta opção todas as informações coletadas.

  1. No Plano de Saúde, acesse Atualizações > Atendimento > Solicitação de Internação(PLSA092). 
  2. Em Outras Ações clique em Inserir Visita Profissional.
  3. Clique na linha vazia localizada no Grid do meio.
  4. Insira as informações da visita efetuada e clique em OK.
  5. Selecione no GRID do meio a visita que foi registrada.
  6. Em seguida, clique na linha vazia localizada no GRID debaixo.
  7. Insira as informações necessárias em suas respectivas ABAS.
  8. Clique em Confirmar para salvar.

Excluir uma Visita Profissional (Excluir Visita Profissional Agendada).

  1. No Plano de Saúde, acesse Atualizações > Atendimento > Solicitação de Internação(PLSA092).
  2. Em Outras Ações, clique em Inserir Visita Profissional ou Visita Profissional.
  3. Clique na linha onda está a visita que deseja excluir.
  4. Clique em Ações Relacionadas/Excluir Visita.

OBS: Só será possível excluir um agendamento de visita, caso não exista procedimentos vinculados ao agendamento.

Veja como funciona na prática:

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Listar Visitas Realizadas(Opção Hist. GIH)

Apresenta histórico de visitas agendadas de acordo com o beneficiário selecionado.

  1. Clique em Ações Relacionadas/ Visita Profissional.

  2. Após efetuar a pesquisa para gerar o relatório em tela clique em Ações relacionada/Listar visitas da GIH.

Veja como funciona na prática:

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Lista Visitas da GIH pela auditoria por procedimento – PLSA790MOV (Histórico de visitas agendadas de acordo com o beneficiário selecionado).

  1. No Plano de Saúde, acesse Atualizações > Auditoria > Procedimentos (PLSA790).
  2. Preencha os parâmetros.
  3. Selecione o procedimento e clique em Hist. GIH.

Veja como funciona na prática:

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Data de Alta

Esta rotina tem como finalidade registrar saída de internação no Portal e Remote quando o paciente tiver alta. 

Alta no Remote

  1. No Plano de Saúde acesse Atualizações > Atualizações > Solicitação de Internação (PLSA092).
  2. Em Outras Ações selecione a opção "Data de Alta".
  3. Será aberto uma nova tela solicitando a Data, Hora e Tipo de Alta.
    1. Obs.: Nessa tela, caso já exista uma data de alta informada, a mesma poderá ser excluída.
  4. Após informar os dados e clicar em incluir o sistema irá preencher a Data, Hora e Tipo de Alta da solicitação de internação selecionada.

Veja como funciona na prática:

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Alta no Portal:

  1. No Portal do Prestador, acesse Data da Internação/ Data da Alta.
  2. Selecione a guia de solicitação de internação e pressione o botão “Buscar”.
  3. O sistema irá trazer os dados da solicitação de internação com os campos Data da Alta, Hora da Alta e Motivo da Alta habilitados para alteração.
  4. Preencha os campos da alta e clique no botão “Alta”.
  5. O sistema irá atualizar a solicitação de internação com a Data, Hora e Motivo de Alta informados.

Veja como funciona na prática:

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03. TELA PLSA092

Outras Ações / Ações relacionadas

AçãoDescrição
PesquisarFiltro de pesquisa de acordo com a descrição ou código de lançamento.
ExcluirExclusão do registro.
Imprimir GIH.Imprime a guia para ser entregue ao beneficiário.
Imprimir Evol.Imprime a evolução dos procedimentos realizados pelo beneficiário quando internado.
Data InternaçãoEfetua a inclusão da data de inicio da internação para que o sistema realize os controles necessários de diárias, evoluções e etc.
RastrearEsta opção exibe a autorização gerada a partir de uma liberação.
Data AltaIndica a data da alta.
Visita ProfissionalIndica a visita profissional.
Inserir Visita ProfissionalInseri a visita profissional.
InteraçãoFaz a interação da guia.
Conhecimentousado para incluir documentos referentes ao beneficiário.
LegendaApresenta a função de cada cor.
Cancelar Internação Faz o cancelamento da internação.
Baixa TitEfetua a baixa do titulo no contas a receber.
Imprimir BrowseImpressão da listagem do Browse.

04. TELA PLSA092

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
Tp. Paciente indica o tipo de paciente a ser atendido. Os dados apresentados são do cadastro Tipos de Paciente e o parâmetro MV_PLSTPAA informa o conteúdo a ser sugerido na janela "Liberação".
MatrículaAtravés deste campo deverá ser informada a matrícula do usuário. O parâmetro MV_PLSSTAD informa se a janela contendo as "Situações Adversas" do usuário deve ser apresentada ao final da digitação de sua matrícula. O parâmetro MV_PLDIABL indica quantos dias, após o bloqueio da família ou usuário, o sistema permitirá a inclusão de movimentações, sendo assim, a inclusão de uma matrícula bloqueada nem sempre indica a glosa de uma movimentação.
Cod. Prest.Este campo indica o código do prestador. O parâmetro MV_PLSCZRE informa se, após o preenchimento deste código, o sistema faz a sugestão de zeros à esquerda do número, por exemplo: se o código da RDA é 000982 e o usuário digitar apenas 982, o sistema preenche o campo, automaticamente, com os dígitos 000 antes de 982.
CIDIndica o código do cadastro internacional de doenças ao qual se refere o atendimento. O parâmetro MV_PLSVCID indica se o CID deve ser considerado no tratamento das regras de periodicidade, por exemplo: um beneficiário que possuí uma periodicidade cadastrada de 1 (uma) consulta por mês, pode sofrer 2 (duas) consultas no mesmo período, ainda que, a periodicidade permita apenas 1 (uma), somente se o CID for diferente.
Grupos de Coberturaexibem os grupos de cobertura dos procedimentos que o beneficiário tem direto de realizar.
Visualizar Entrevista Qualificada do usuárioexibe entrevista do beneficiário.
Consultar Classe de Carênciapermite visualizar se o beneficiário cumpriu todas as carências do seu plano.
Consultar Cobertura/Carênciapermite visualizar se o beneficiário tem direito de execução e se a carência foi cumprida.
Histórico de transferênciaexibe as transferências realizadas do beneficiário.
Digitais permite cadastrar as digitais do beneficiário para autenticação biométrica.

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To Admissão

Indica o tipo de admissão.

Dt. Validade

Indica até qual data será válida a autorização de internação.

Matricula 

Indica o código da matrícula do Usuário, para o qual, serão válidas as informações/regras abaixo cadastradas.

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05. TABELAS UTILIZADAS

  • BE4 - Internações                   
  • BEJ - Itens Autorização Internação  
  • BOZ - VISITA PROFISSIONAL           
  • BRS - Eventos da Visita Medica      

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