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Prezados Prezado cliente, Bem Vindo Vindo !
Versão 12: Todas as evoluções de produto e correções liberadas até a data de 22Dezembro/01/2019 2022 estão contempladas na atualização abaixo, siga o procedimento de atualização descritos de acordo com o seu ERP para atualização do pacote do eSocial / Reinf - Produtos TAF e TSS.
Versão 11: Todas as evoluções de produto e correções liberadas até a data de 22/01/2019 estão contempladas na atualização abaixo, siga o procedimento de atualização descritos de acordo com o seu ERP para atualização do pacote do eSocial - Produtos TAF e TSS.
Neste pacote também estão contempladas as implementações referente aos de Processos Trabalhistas e adequações do layout 1.1 (conforme nota orientativa v. S-1.1 02/12/2022).
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Neste pacote, destacamos os itens abaixo como principais entregas:
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Para cumprir as alterações publicadas no layout S-1.0 para o evento S-2240 foi necessário retirar campos da chave única e realizar a exclusão de tabelas e relacionamentos, conforme publicado no Manual de Orientação os layouts referentes aos eventos de SST foram descontinuados nas versões anteriores a S-1.0, desta forma caso o ambiente a ser atualizado contenha dados referentes a este evento (S-2240) será necessário a execução da rotina TAFSST1 no "programa inicial" antes da execução do UPDDISTR. Por questões técnicas do fabricante este item também se torna necessário caso o banco de dados seja ORACLE, pois, não é permitido realizar um ALTER TABLE retirando um campo da chave única, mesmo que a tabela esteja vazia. Se a rotina não for executada o sistema pode retornar erro nas tabelas CM9, T3S, T0Q, CMA, LEA, CMB, LEB e V3E na execução do UPDDISTR. Os clientes smart eSocial ou que utilizam o atualizador não precisam executar esta ação, para esses processos a rotina será chamada em "Silent Mode" automaticamente antes da execução do UPDDISTR. Passo a Passo para a execução do processo: https://tdn.totvs.com/x/xLOCJ |
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O Parâmetro de controle de versão (layout) e-Social deve ser mantido obrigatoriamente na versão 1.0 (MV_TAFVLES = S_01_00_00) em ambiente de PRODUÇÃO, conforme citado acima foi publicado no Manual de Orientação eSocial que todos os eventos relativos ao SESMST(SST) foram descontinuados nas versões anteriores a Simplificação, ou seja, até o momento esses eventos nunca existiram em ambiente produtivo, desta forma se por algum motivo existirem registros nas tabelas referentes aos eventos S-2210, S-2220 e S-2240 os mesmos estão inválidos e deverão ser excluídos. |
Informações | ||
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A partir da liberação de Setembro/2020 o pacote do TAF expedido especificamente para a linha Protheus não possui mais os artefatos de atualização do TSS ! Para baixar o pacote de atualização do TSS sempre na última versão do produto, acesse o link : Pacotes de Atualização - TSS Completo |
Informações | ||
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No final de dezembro/2021 os monitores de transmissão do e-Social e Reinf se tornarão obsoletos e serão substituídos respectivamente pelos novos portais e-Social ( construído com PO UI ) e Reinf ( construído com PO UI ), Veja nos links abaixo para saber o passo a passo de como configurar esses novos portais e também conhecê-los com mais detalhes. Como configurar o TAF do Futuro : https://tdn.totvs.com/x/TIp-Hw Conheça a nova rotina do Painel Reinf : https://tdn.totvs.com/x/ZJreHQ |
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No dia 20/04/2021 a Receita Federal disponibilizou uma atualização do manual do desenvolvedor, informando que haverá um novo campo no layout R-5011. Este campo será retornado pela Receita a partir do dia 21/05/2021 no ambiente de produção. Neste pacote foi criado o campo Id Escr.DCTF (V0E_IDDCTF) para armazenar a informação enviada pela Receita através do evento R-5011. |
Clientes Microsiga Protheus e/ou Clientes que não podem utilizar o novo atualizador devido a sua arquitetura de ambiente
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Atualização de ProdutoAcessar a página de Downloads e Atualizações, e selecionar a linha de produto "e-Social", no item "Todos Produtos": 1. Selecionar a opção correspondente ao MICROSIGA PROTHEUS, selecione o seu release e faça o download do pacote desejado ( Sempre existirá apenas o último pacote acumulado liberado ): |
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Clientes Microsiga Protheus
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Realizar download do pacote de atualização de Lib. Link: https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download#000006/368/TFLIB/ |
title | Passo a passo de atualização (clique para expandir) |
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Atualização do repositório de objetos: TSS0009_Procedimento_para_Aplicação_de_Patch_no_TSS Atualização dos arquivos de schema: TSS0010_Procedimento_para_Atualização_de_Arquivo_Schema_xsd_no_TSS Atualização dos arquivos de URL: TSS0012_Procedimento_para_Troca_de_url_no_TSS / TSS0044_O que é o arquivo TSSATUURL.JSON ? |
title | Atualização GPE P11 (Clique para expandir) |
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Para a versão P11, este procedimento deve ser efetuado conforme a seguir:
- Após finalizar a execução dos pacotes atualizados pelo UPDDISTR, deve-se executar o compatibilizador RHUPDMOD, para realizar as atualizações/ajustes do ambiente SIGAGPE:
- Selecione conforme abaixo e <Confirmar> :
- Clicar no Check Box "Li e Compreendi" e <Confirmar> para completar a execução do compatibilizador:
- • No final do processamento será apresentado um Log com todos os ajustes realizados no ambiente.
Clientes DATASUL e RM
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Clientes DATASUL e RM
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Obtendo o atualizador no portal do clienteAcessar a página de Downloads e Atualizações, e selecionar a linha de produto e-Social conforme figura abaixo: 1. Atualmente a maioria dos clientes estão na versão 12.1.27 do produto TAF, mesmo que o release atual do ambiente for igual a 12.1.17 deve-se selecionar o link correspondente ao release 12.1.27 onde está disponível o pacote de atualização do TAF:
2. Realizar o download do instalador/atualizador do produto: | |||||
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Atualização de ProdutoAcessar a página de Downloads e Atualizações, e selecionar a linha de produto e-SOCIAL: 1. Selecionar a opção correspondente ao DATASUL/ RM, e baixar o pacote do release desejado. 2. Existem três opções de idioma, escolha a que deseja utilizar, acima temos o exemplo da versão em Português.: Estes arquivos acima contém toda a atualização necessária de TAF e TSS para entrega do eSocial, a diferença deles é o idioma; trata-se de um conjunto único de atualização. Conteúdo: - Descompactar o pacote selecionado e utilizar no passo a passo de atualização ATENÇÃO! Avaliar se o Filtro está para apresentar "Todos Pacotes Disponíveis", e utilizar o ultimo pacote de atualização disponível;atualização disponível; |
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| Passo a passo de Instalação do TAF/TSS(clique para expandir) | |||||
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Após selecionar “Criar empresa TESTE" será executado o assistente do TAF, para maiores detalhes acesse: Wizard de Configuração do TAF - TAFLoad - TAF - P12 |
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Para instalação dos produtos TAF e TSS são necessários os produtos abaixo:
Banco Microsoft SQL: Collation e versões suportadas: http://tdn.totvs.com/x/tSuLFQ Banco Oracle: Collation e versões suportadas: http://tdn.totvs.com/x/cpRc
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1. Após a instalação descompactar o arquivo e executar o arquivo TOTVS.PackManager: 2. Selecionar quais aplicações devem ser instaladas, para a transmissão do e-Social/Reinf é necessário que sejam selecionadas as opções TAF e TSS. → Próximo 3. Definir um diretório para a instalação: → Próximo 4. Informar o endereço do Servidor de Licenças: → Próximo 5. Clicar em Parâmetros da Instalação, será exibida a interface descrita no passo 5: *Parâmetros de Instalação 6 - Realizar a definição do banco de dados:
→ Próximo 7 - Informar as portas que serão utilizadas para o servidor de mensageiria (TSS - Totvs Service SOA) e o servidor de integração entre TAF x ERP (REST). → Próximo 8 - Neste momento o Instalador irá realizar a extração,cópia e configuração dos arquivos necessários para a instalação do TAF/TSS.
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1 - Logo após a instalação será aberto uma interface para login, por default na instalação é criado o usuário "admin" sem senha. → Entrar 2 - Selecione se a estrutura do ambiente será para um empresa teste ou para uma empresa real (produção). → Selecionar 3 - Caso seja selecionado a criação de um ambiente com empresa real, será exibido uma interface para a criação da empresa "start" (inicial)
- Grupo de Empresas utilizando o código 01, abaixo do grupo podemos ter Empresas, Unidades de Negócios e Filiais - Leiaute EEFFFF, foi definido que neste grupo serão criadas empresas com até 2 dígitos e filiais com até 4 dígitos EE = Empresas , FFFF = Filiais:
Saiba mais sobre cadastros de empresas em : http://tdn.totvs.com/x/TMwpE - Empresa utilizando o código 01 respeitando o que foi especificado na máscara do layout (EE) - Filial utilizando o código 0001 respeitando o que foi especificado na máscara do layout (FFFF), o código da filial sempre é composto pelo código da empresa + o código da filial, por este motivo para controle interno o sistema utilizará 010001. → Confirmar 4 - Após a configuração da empresas "start" será exibido uma interface com os parâmetros relacionados a empresa recém criada.: → Entrar 5 - Selecionar a localização, para a utilização do TAF a mesma deve ser sempre "Brasil": → Ok 6 - Selecionar o diretório de arquivo de dados, escolha Servidor: → Abrir 7 - O Sistema iniciará a criação dos dicionários de dados, esse processo pode levar alguns minutos: |
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1 - Após a criação dos dicionários é necessário é necessário realizar o de/para de códigos de empresas entre ERP x TAF: → Avançar 2 - Clicar em amarração dos Estabelecimentos: 3 - Ao clicar 2x no campo Código complementar o sistema sugere o código a ser utilizado no ERP utilizando o Grupo de Empresas + Código da Empresa + Código da Filial, este código deve ser cadastrado no ERP caso não exista: → Finalizar 4 - Após o cadastrado o sistema é fechado e é necessário um novo acesso para continuação da parametrização: 5 - Acessar o modulo pelo menu recém criado:
6 - Na abertura do módulo será exibido uma interface para criação das tabelas autocontidas, essas tabelas são utilizadas pelo módulo para suporte as tabelas utilizadas pelo RET (Layout e-Social - Anexo I - Tabelas) e demais tabelas referentes a obrigações acessórias: → Avançar → Avançar 7 - Selecionar o Item referente ao Grupo de empresa:
→ Avançar 8 - Marcar a opção de integração, para o e-Social marcar sempre a opção "Layout TOTVS ou Web Service", se o sistema for utilizado também para a entrega do REINF a opção "Layout TOTVS ou Tabela Compartilhada no SGDB" também deve ser marcada, caso contrario Não marcar esta opção: → Avançar 9 - Indique a porta que deverá ser utilizada pelo serviço REST para comunicação entre ERPs x TAF: → Avançar 10 - Clicar em "Processar as configurações realizadas neste assistente" para o inicio da criação das tabelas autocontidas e parametrização do serviço REST: 11 - Ao final será exibido um log das operações realizadas: → Finalizar 13 - O sistema é encerrado para que as configurações sejam de fato efetivadas: → Finalizar 14 - O próximo passo é migrar o dicionário do TAF para a ultima versão, para isso é necessário executar o Atualizador de Dicionários (UPDDISTR): 15 - Ao clicar no ícone exibido na imagem anterior, será exibido uma nova Wizard com orientações para a migração do dicionario, o instalador já inclui o arquivo sdfbra.txt no diretório correto, por este motivo só é necessário clicar em "Avançar": → Avançar → Avançar → Avançar 15 - Na primeira utilização do produto não é necessário a realização de backup no banco de dados e arquivo de dicionários por ainda não conter dados referentes as obrigações acessórias, porem o backup facilita a restauração do sistema em caso de falhas críticas: → Avançar → Avançar → Avançar 16 - A atualização de dicionários só pode ser realizadas pelo usuário Administrador, este usuário foi recém criado na instalação como já citado nos itens anteriores, desta forma clique na tecla "Tab" 2x para mudar o foco dos campos usuário e senha que neste momento ainda está em branco e clique em avançar: → Avançar → Avançar → Avançar
→ Avançar → Avançar → Avançar |
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Executando o processo de Atualização do TAF e TSS:A partir do pacote acumulado expedido no dia 29/03/2019 o cliente deverá utilizar o processo abaixo para atualização dos produtos TAF e TSS, se trata de uma ferramenta que faz toda a atualização de artefatos sem a necessidade de intervenção manual pelo cliente, o processo se torna mais simples e intuitivo. ** Caso o cliente deseje utilizar o processo antigo de atualização ( manualmente ) basta realizar o download dessa opção no item "Obtendo os arquivos de atualização via Portal do Cliente TOTVS (clique para expandir)" acima nesta página **
2. Na tela inicial do instalador, selecione a opção “Atualizar produtos já instalados” e clique no botão “Próximo” IMPORTANTE A opção de atualização realizará as seguintes operações:
3. Nesta etapa o atualizador identificará automaticamente todas as instâncias do TAF/ PROTHEUS/ TSS instalados no servidor de execução e listará todos para que o cliente possa marcar quais deseja atualizar com o pacote do TAF, caso o nome do ambiente no "appserver.ini" do TAF seja TAF e no "appserver.ini" do TSS seja TSS o sistema reconhecerá como sendo o produto a ser atualizado, caso contrário é necessário que o usuário informe qual produto deva ser atualizado.
4. Clique em Parâmetros da Instalação e informe o usuário e senha de acesso tanto do TAF quanto do TSS:
6. Informe o usuário e senha do TAF / TSS: 7. Clique em Próximo para iniciar a atualização. 8. Clique em OK para confirmar o inicio da instalação:
Ao final do processo o TAF e TSS foram atualizados com o último pacote acumulado disponível pela TOTVS |