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Comentário: Incluido KCS no Mapa de processo para custo medio

As informações contidas neste documento possuem o objetivo de orientar o time de suporte técnico na análise/solução dos tickets com incidentes de baixa performance no ambiente TOTVS Backoffice e RH (Linha Protheus).

Aviso
titleAtenção
  • O fluxo de suporte a tickets de performance inicia a partir de Fev/2020.
  • A abertura de Issue de Performance somente deve ocorrer com a aprovação do Maestro/Líder.
  • LogpProfiler com Customizações ( Ajustes no processo )

Ao receber um logprofiler com customização o analista de suporte deve avaliar os dados contido no arquivo e verificar se é possível identificar a causa da baixa performance.
Importante: Evitar a solicitação de novo logprofiler sem justificar e analisar a solicitação.


Orientações Gerais

Produto:

TOTVS BackOffice e RH (Linha Protheus)

Ambiente: 

Protheus P12

Neste documento você verá:

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Âncora
Painel2
Painel2


Fluxo para Suporte Técnico

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Âncora
Painel1
Painel1


Mapa Macro - Orientações gerais para suporte a tickets de performance

Mapa Macro para orientação

Na imagem abaixo descrevo os 5 pilares que utilizamos atualmente no suporte técnico para atuação nos tickets de performance. Vale ressaltar que a ordem de atuação irá depender de cada processo/rotina.

  • Reproduzir o incidente de performance em ambiente padrão (Sempre que possível)
  • Validar a atualização do produto (repositório, binários, lib e pacote de expedição continua)
  • Remover Customizações do cliente ( Tabela XX7 e IXBLOG=NORUN)
  • Coletar os Log's para avaliação da baixa performance
  • Sempre verificar a existência de parâmetros para melhora da performance (Ex. SX6, SX1 e Etc.)

      Atenção: Para clientes Cloud solicite as informações citadas acima via processo integrado de suporte.

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Parceria TIS
Temos uma parceria com a equipe da TIS (Totvs Infra-Services) que atua na área de infra-estrutura, esta equipe irá nos apoiar nos clientes do suporte padrão para os casos onde foi realizado todos os testes e validações dos pilares da imagem abaixo e no final ficou constatada a necessidade de um profissional de banco de dados ou especialista em infraestrutura.

Equipe TIS no Zendesk: Delivery Center TIS

Folheto sobre a TIS (Encaminhar aos Clientes para conhecimento)

View file
nameApresentação TOTVS Matriz - Infra Services- 2020.pdf
height150

...

Atenção: Antes de realizar a transferência para equipe da TIS e obrigatória a avaliação do ticket pelo MAESTRO do time de Suporte.

Observação: A TIS (TOTVS Infra-Services) e uma equipe 100% faturada, mas pode ficar tranquilo, pois durante o atendimento o time da TIS encaminha uma proposta comercial para o cliente antes de iniciar o atendimento.

e-mailtis.

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comercial@totvs.com.br

Grupo de Atendimento: TIS Comercial

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MODELO MACRO DE SUPORTE A INCIDENTES DE PERFORMANCE

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Image Added

Abaixo segue os documentos (links) citados no Mapa Macro

Macro

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para abertura de issue de performance
Abaixo segue a macro pública que contem o descritivo dos artefatos básicos para abertura de issue de performance.
      Image Added
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Lentidão Generaliza (KCS Framework)
Encaminhar para o cliente o documento abaixo para orientar os procedimentos para avaliação e tomada de ação visando a melhora da performance.
https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/360017515552-MP-FRAME-Lentid%C3%A3o-no-Protheus-12
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Modelo do termo de aceite para envio ao cliente
Termo de Aceite TIS.txt
Questionário TIS
Após a aprovação do termo de aceite, encaminhe o questionário abaixo e somente após o retorno das informações transfira o ticket para o grupo de atendimento "DELIVERY CENTER TIS".
Questionario TIS - Janeiro-2020.txt
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PERGUNTAS INICIAIS
Encaminhar o questionário do link abaixo com as perguntas iniciais para primeiro contato.
Questionario 1a Interacao.txt
    Image Added

...

  Image Added

Chave TraceStack para coleta de informações e erros
Solicitar ao cliente os arquivos console.log e console.bak para avaliar incidentes na execução da rotina.
Importante: Recomendo habilitar a chave TraceStack=1 (Maiores informações TraceStack ) e executar novamente a rotina com baixa performance.
Modelo do termo de aceite para envio ao cliente
Termo de Aceite TIS.txt
LOGPROFILER - Ferramenta para leitura de LogProfiler (Ferramenta)
Após receber o arquivo de logprofiler de nossos clientes utilize a ferramenta LogProfiler para visualizar os tempos de processamento.
Download 1: https://arte.engpro.totvs.com.br/framework/logprofile/published/windows/

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Ferramenta para analise de Rede [ Avaliação de Latência ]

https://tdn.totvs.com.br/display/tec/SCPing

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MallocIO- Avalia alocação de Memoria e velocidade dos discos

O programa MallocIO utiliza esta função para mensurar a latência de alocação de um bloco de memória e da alocação em disco, retornando os respectivos tempos e informando a viabilidade para o Protheus, com os retornos ÓtimoBomRuim e Péssimo.

Página para download: https://tdn.totvs.com/display/PROT/MallocIO

Vídeo sobre como usar a ferramenta: https://youtu.be/UeO3VbLw2R8

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Fluxo para Suporte Técnico

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Âncora
Painel3
Painel3


Mapa por Processo/Rotina - Como realizar o suporte técnico para as rotinas de seu produto


Deck of Cards
effectDuration0.5
id1
effectType

...

slide
Card
defaulttrue
effectDuration0.5
idPANEL1
labelMATERIAIS

M A T E R I A I S

    Abaixo segue os processos da área de Materiais (módulos de Compras, Estoque e ACD) que possuem procedimentos para atendimento de tickets de performance

      Custo Médio - MATA330
      

...

Cross Segmento - Backoffice (Linha Protheus) - SIGAEST - Configuração e coleta de logs para avaliação da performance no recalculo de custo médio


      


Card
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effectDuration0.5
idPANEL2
labelFATURAMENTO e CRM

F A T U R A M E N T O   E   C R M 

    Abaixo segue os processos da área de Faturamento e CRM que possuem procedimentos para atendimento de tickets de performance


Nota Fiscal de Saída (MATA461)
https://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=525797678

Contabilização OFF-LINE (CTBANFS)
FAT0161_Como melhorar a performance da contabilização Off-Line (CTBANFS)




Card
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labelFINANCEIRO

F I N A N C E I R O










Card
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labelRECURSOS HUMANOS

R E C U R S O S   H U M A N O S










Card
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labelFISCAL

F I S C A L










Card
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labelTAF

T A F 










Card
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labelATIVO E CONTÁBIL

A T I V O   E   C O N T Á B I L










Card
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effectDuration0.5
idPANEL8
labelTSS

T S S 












Âncora
Painel4
Painel4


Dicas para conhecimento


Está com lentidão no Protheus?
Confira algumas dicas para otimizar o desempenho do ERP TOTVS Protheus
https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/360017515552-MP-FRAME-Lentid%C3%A3o-no-Protheus-12


Banco de dados Homologados (Consulte link oficial abaixo)
https://tdn.totvs.com/display/PROT/Banco+de+dados+homologados


Instalação Protheus On-Premise (Hardware mínimo e ambientes virtualizados)
https://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=563437603


Protheus em Provedor de Nuvem
https://tdn.totvs.com/display/PROT/Protheus+em+Provedor+de+Nuvem


Campos virtuais utilizando a função Posicione?

       Verifique se a tabela que está sendo solicitada no processamento possui campos de usuários virtuais e que utilizem a chamada da função Posicione. 

       Desabilite o campo ou retire a chamada do posicione do campo virtual.

       Para validar a função Posicione, efetue o procedimento da documentação: 

       https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/360029397891-MP-ADVPL-Validar-fun%C3%A7%C3%A3o-Posicione?source=search


DBTrace - Como gerar o Log DbTrace para monitorar performance?

https://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=274851061


https://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=563437603


Como gerar o trace para monitor a performance de stored procedures no banco SQL Server?
https://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=267810997


Como gerar o trace para monitor a performance de stored procedures no banco Oracle?

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...

...

267810318


Como gerar o LogProfiler ADVPL para avaliação de baixa performance?

Método 1 - Gerar o LogProfiler pelo appserver.ini
https://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=243638663

Método 2 - Gerar o LogProfiler pelo Shift+F6
https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/360019236251-MP-TMS-Gerar-LogProfiler-atrav%C3%A9s-do-Shift-F6


Procedimento para reduzir alto consumo de CPU?

- Atualização dos appserver: https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download#detail/737297 

       - Atualização do DBAccess: https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download#detail/737309 

       - Atualização de todas as DBApi: https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/360028710652-MP-FRAME-Arquivo-dbapi-dll-do-DBAccess-no-AppServer?source=search 

       - Configure todas as fontes de dados ODBC utilizando o driver native client: https://tdn.totvs.com/display/public/PROT/5+-+Fonte+de+dados+ODBC