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01.

...

DADOS GERAIS

Produto:

Solucoes_totvs
Solucao TOTVS Manufatura

Solucoes_totvs_cross
SolucaoCrossTOTVS Backoffice

Solucoes_totvs_parceiros
SolucaoParceiros

Solucoes_totvs_parceirosexptotvs
SolucaoParcsExpsTOTVS

Linha de Produto:

Linhas_totvs
LinhaLinha Datasul

Segmento:

Segmentos_totvs
SegmentoManufatura

Módulo:

Modulos_cross_segmentos
ModulosCrossSegmentosTOTVS Backoffice (Linha Datasul) - Obrigações Fiscais (MOF)

Modulos_framework

Modulos_totvs_construcao

Modulos_totvs_juridico

Modulos_totvs_logistica

Modulos_totvs_manufatura

Modulos_totvs_rh

Modulos_totvs_saude

Função:
RotinaNome Técnico
html.fiscalDocumentMovimentação Documento Fiscal
País:Brasil
Ticket:
Requisito/StoryStory/Issue (informe o requisito relacionado) :DMANFISDTS-13758, DMANFISDTS-13905, DMANFISDTS-14011, DMANFISDTS-13907, DMANFISDTS-13761, DMANFISDTS-15671, DMANFISDTS-15563, DMANFISDTS-15641, DMANFISDTS-15595, DMANFISDTS-15564, DMANFISDTS-16468, DMANFISDTS-16433, DMANFISDTS-14687, DMANFISDTS-17224, DMANFISDTS-17509, DMANFISDTS-17270.

02.

...

 SITUAÇÃO/REQUISITO

Como parte da modernização do produto Datasul, foi observado junto aos clientes a oportunidade de aprimorar a forma como o sistema realiza a emissão das obrigações fiscais, seja disponibilizando os programas de maneira centralizada e mais acessível, facilitando a inserção de informações ou mesmo melhorando a performance da geração dos arquivos.

03. SOLUÇÃO

Uma das oportunidades observadas foi a inserção de algumas informações diretamente no documento fiscal, e como todas as emissões de arquivo partem de documentos fiscais, foi decidido começar o processo de modernização das obrigações fiscais pela reformulação do cadastro de documentos fiscais.

Para acessar a nova rotina, acesse o menu do sistema pesquise por html.fiscalDocument.

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...

tabsLista de Documentos, Documentos, Itens do Documento, Registro de Exportação
idspasso1,passo2,passo3,passo4

...

defaultyes
referenciapasso1

...

Realizar a modernização da rotina de Movimentação do Documento Fiscal, unificado e aprimorando vários processos em um único programa com as funcionalidades de incluir, alterar, copiar, visualizar, importar e exportar documentos, acoplados em uma tela HTML permitindo uma visualização completa e rápida dos documentos fiscais, itens, tributos. Além de uma experiência única, os analistas fiscais ganham no dia a dia mais agilidade nas conferências dos documentos fiscais e tributos, facilitando os ajustes pontuais antes das entregas das obrigações acessórias ao governo.

03.SOLUÇÃO

Desenvolvida a rotina de Movimentação do Documento Fiscal (html.fiscalDocument), como parte da revitalização do produto Datasul, que contempla as funcionalidades referente aos programas OF0305, OF0312, OF0311, OF0405 e novas funcionalidades que visam facilitar a emissão, manutenção e consultas dos documentos fiscais.

Os documentos e seus respectivos itens são apresentados em forma de lista. Para facilitar a localização dos documentos

...

a lista é ordenada do documento mais recente para o mais antigo. Além disso, é possível realizar uma busca rápida pelo número do documento

...

, ou então montar uma seleção de documentos por meio da

...

busca avançada.

A Lista de Documentos também disponibiliza ações como a inclusão de novos documentos, alteração e cópia de documentos existentes, além da exclusão, cancelamento, importação e exportação de documentos. As ações gerais ou que podem ser executadas para mais de um documento ao mesmo tempo estão disponíveis no topo da lista, enquanto as ações individuais estão disponíveis ao fim da linha da tabela. Para executar ações para mais de um documento, basta selecionar os documentos desejados na lista.

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A busca avançada de documentos possibilita a localização de documentos através de diversos critérios de pesquisa, como Estabelecimento, Série, Número do Documento, Emitente, Natureza de Operação, Data de Entrada do Documento, Data do Documento, Estado, País, Espécie do Documento e Tipo de Natureza de Operação.

A pesquisa é efetuada por faixa de valores, e para pesquisar por um único valor basta preencher o mesmo valor nos campos iniciais e finais. Para efetuar a pesquisa é necessário preencher apenas os campos desejados. O sistema desconsidera automaticamente faixas que não foram preenchidas, bem como atribui automaticamente o valor máximo ou mínimo para os campos caso apenas um dos campos da faixa seja preenchido.

Por exemplo, para pesquisar todos os documentos a partir de 2022, basta preencher a Data do Documento Inicial com 01/01/2022, deixando o valor final em branco.

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No documento fiscal os campos dos tributos dos itens são agrupados por tributo ICMS, COFINS, PIS, FCP, IPI e ISS INSS CSLL tornando mais fácil a manutenção e conferência deste valores. Além de demonstrar um total de tributos por documento, facilitando a conferência por parte dos analistas fiscais.

Utilizando técnicas de UX (User Experience) e Design Thinking onde identificado com clientes internos e externos a necessidade de melhorar a Consulta, Visualização, Edição, Implantação, Importação e Exportação dos documentos fiscais no módulo de Obrigações Fiscais (MOF), centralizando em um único programa essas ações, possibilitando também o input de informações necessárias para geração das Obrigações Acessórias, como por exemplo SPED Fiscal, estas que estavam disponíveis somente em outros módulos do sistema, dificultando o ajuste pontual quando necessário.

O programa exibe os documentos fiscais implantando nos módulos do Faturamento, Recebimento e GFE quando integrados ao módulo fiscal e também permite a implantação do documento (importando ou manual) diretamente no módulo Fiscal.

Para acessar a nova rotina, no menu do sistema pesquise por html.fiscalDocument.

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Âncora
aba1
aba1

...

Permite cadastrar as informações pertinentes a empresa transportadora e veículo utilizado no transporte dos itens do documento.

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Permite cadastrar as observações para o documento, e também consultar as observações informadas na emissão do documento no Faturamento ou Recebimento. 

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Voltar para o início da aba Novo Documento

A exclusão de documentos pode ser efetuada de duas maneiras, sendo elas:

Selecionando vários documentos através da caixa de seleção em cada linha da tabela e clicando em Remover nas ações na parte de cima da tela.

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Clicando nos três pontos no final da linha de apenas um documento na tabela e selecionando a opção Remover.

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Voltar para o início da aba Remover 

No botão Outras Ações opção Cancelar, é possível realizar o cancelamentos dos documentos de emissão próprias, que pertença ao um período aberto, não conste  impresso no Livro Fiscal de Registro e não tenha integração com CIAP.  

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**********Falta imagem

Voltar para o início da Cancelar

No botão Outras Ações opção Importar,é possível realizar a importação de documentos fiscais em Obrigações Fiscais mediante a utilização de uma layout pré-definido pelo próprio programa, onde poderá ser efetuada a importação de um arquivo texto.

O layout de importação apresenta observações de validações realizadas e forma de preenchimento de campos.

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O layout deve ser seguida a sequência dos registros correspondentes.

  • Tipo de Registro (1) Nota Fiscal
  • Tipo de Registro (2) Item da Nota Fiscal
  • Tipo de Registro (5) Narrativa Item
  • Tipo de Registro (6) Informações Exportação
  • Tipo de Registro (7) Diferencial de Alíquota - FCP
  • Tipo de Registro (8) REINF - Capa do documento
  • Tipo de Registro (9) REINF - Item do documento

Arquivo para importação do documento 0022444:

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Para mais detalhes do layout acesse opção Clique aqui para baixar o modelo de layout, conforme a imagem abaixo: 

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Importado o documento 00224444:

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Voltar para o início da aba Importar 

No botão Outras Ações opção Exportar,  é possível efetuar a exportação dos documentos fiscais que estejam na Lista de Documentos para um arquivo .xlsx, assim gerando um relatório para conferencia.

Então utilize a opção Buscar Documento ou Busca avançada para filtrar as notas que deseja exportar para o arquivo Excel.

Realizado a Busca avançada:

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Caso não tenha filtrado os documentos, nesta etapa é possível selecionar a opção Novos filtros, que exibirá a opção da Busca avançada.

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Para grande volume de documentos, é recomendado utilizar o Tipo de execução em Batch.

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Na aba Doc Fisc constam os documentos que estavam Lista de Documentos:

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E na aba Totais constam a totalização dos documentos:

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Voltar para o início da aba Exportar

É possível modificar um documento já criado, através da ação Editar na Lista de Documentos.

Ao selecionar essa ação, campos das abas Geral, Endereço, Transporte e Observações serão habilitados para edição.

Os campos Número do Documento, Série, Natureza de OperaçãoEmitente e Estabelecimento que compõe a chave do documento continuaram desabilitados.

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Neste cadastro temos as opções:

  • Outra Ações que tem as opções: 
    • Itens, acessa o cadastro do itens;
    • Informações adicionais, acessa o CD4035;
    • Total de tributos, acesso formulário com os valores totais do documento.
  • Voltar que cancela edição do documento e retorno para Lista de Documentos;
  • Salvar Documento, finaliza o edição do documento e permanece na tela.  

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Voltar para o início da aba Editar 

Para aproveitar os dados já cadastrados em outros documentos e criar um novo documento fiscal de forma ágil, existe a ação Copiar na Lista de Documentos.

Ao selecionar essa ação, todos os campos que compõe a chave do documento e os campos das abas Geral, Endereço, Transporte e Observações ficarão habilitados para edição.

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Os campos Número do Documento, Série, Natureza de OperaçãoEmitente e Estabelecimento são chave do documento, por isso a combinação destes campos não pode se repetir entre dois documentos, por isso é necessário alterar ao menos um campo da chave para que seja possível criar o novo documento

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Voltar para o início da aba Copiar 

Caso seja necessário consultar o documento sem correr o risco de alterar qualquer informação, é possível realizar essa ação através da opção Visualizar na Lista de Documentos.

Ao selecionar essa ação, será exibido os dados do documento com todos os campos desabilitados.

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Voltar para o início da aba Visualizar

Voltar para o início da aba Documento 

Totvs custom tabs box
tabsDocumentos Fiscais, Itens, Registro de Exportação
idspasso2,passo3,passo4

As opções referentes a manutenção dos documentos estão disponíveis na Lista de Documentos.  

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Segue o detalhamento das opções para a manutenção dos Documentos Fiscais: 

Os documentos poderão ser incluídos a partir do botão Novo Documento. Ao clicar no botão Novo Documento, o formulário para preenchimento dos campos será carregado no modo criação, ou seja, completamente em branco.

Os campos Número do Documento, Série, Natureza de OperaçãoEmitente e Estabelecimento são chave do documento, as demais informações do documento estão nas abas Geral, Endereço, Transporte e Observações, que serão detalhadas a seguir. 

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Segue o detalhamento das abas:

Permite informar as configurações gerais do documento. 

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Totvs custom tabs box-items
defaultnoyes
referenciapasso2
Âncora
aba2aba2
Deck of Cards
idDocumentos
Card
idNovo Documento
labelNovo Documento
Âncora
aba3aba3
Deck of Cards
idAbas
Card
idGeral
labelGeral
Card
idEndereço
labelEndereço

É exibido o endereço do Remetente, o endereço é do cadastro e não é salvo no documento fiscal, por isso o quadro com o endereço do remetente permanece sempre desabilitado.  

Permite cadastrar o Endereço de Entrega, para facilitar a busca pelo endereço, foi adicionada uma pesquisa pelos locais de entrega do remetente.

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Card
idTransporte
labelTransporte
Card
idObservações
labelObservações
Card
idRemover
labelRemover
Card
idCancelar
labelCancelar
Card
idImportar
labelImportar
Card
idExportar
labelExportar
Card
idEditar
labelEditar
Card
idCopiar
labelCopiar
Card
idVisualizar
labelVisualizar

Na opção lista Documentos Fiscais, os documentos são apresentados em forma de lista, para facilitar a localização a lista é ordenada do documento mais recente para o mais antigo.

Neste formulário tem as opções:

  • Novo Documento: acessa o cadastro de documentos, para realizar a inclusão do documento;   
  • Remover: realiza a exclusão de um ou mais documentos; 
  • Outras ações 
    • Cancelar: realiza o cancelamento de um ou mais documentos;  
    • Importar: acessa o formulário de Importação de documentos fiscais;
    • Exportar: acessa o formulário de Exportar documentos, para exportar os documentos para arquivo de Excel;
  • Buscas Documentos: realiza uma pesquisa rápida pelo número do documento; 
  • Busca avançadas: acessa o formulário de Filtro Avançado, como os campos para realizar o filtro dos dados do documentos; 
  • Três pontos na linha do documento:
    • Editar: acessa o cadastro de documentos, para editar o documento; 
    • Copiar: acessa o cadastro de documentos, com todos os campos habilitados e com os dados do documento a ser copiado;
    • Visualizar: acessa o cadastro de documentos, com todos os campos desabilitados e com os dados do documento a ser visualizado;
    • Remover: realiza a exclusão de um documento;  
    • Itens: acessa o formulário da lista de Itens do Documento, para realizar inclusão e manutenção dos itens.  


Observação:

  • As ações principais do Documento Fiscal são permitidas ou não conforme as permissões de usuário, baseando-se nas permissões que já existem hoje nos programas de manutenção de usuário e manutenção de programa. 
  • As ações que são controladas pela permissão de usuários: Novo Documento (OF0305), Remover (OF0305), Cancelar (OF0305), Importar (OF0312), Exportar (OF0405), Visualizar (OF0311) e Editar (OF0305).
  • Caso o usuário do programa não possua as permissões parametrizadas, os campos citados anteriormente ficarão desabilitados, não sendo possível realizar as ações relativas.


As ações gerais ou que podem ser executadas para mais de um documento ao mesmo tempo estão disponíveis no topo da lista, enquanto as ações individuais estão disponíveis nos três pontos na linha do documento. Para executar ações para mais de um documento, basta selecionar os documentos desejados na lista Documentos Fiscais.

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Na coluna Situação é exibido as siglas da situação atual do documento: 

  • REG: Regular;
  • REGEX: Regular Extemporâneo;
  • CAN: Cancelado;
  • CANEX: Cancelado Extemporâneo;
  • NFED: NFe Denegada;
  • NFENI: NFe Numeração Inutilizada;
  • COMP: Complementar;
  • COMPEX: Complementar Extemporâneo;
  • REES: Regime Especial;
  • INC: Incompleto.

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Segue o detalhamento das opções para a manutenção dos Documentos Fiscais: 

Âncora
aba2
aba2

Deck of Cards
idDocumentos
Card
idNovo Documento
labelNovo Documento

Clique na opção Novo Documento, para habilitar os campos para cadastrar os dados do documento. 

Neste formulário tem as opções:

  • Cancelar: fecha o cadastro de documentos e retorna para a lista de Documento Fiscal;
  • Salvar Documentos: salva os dados do documento e exibe uma mensagem com as duas opções:  
    • Tela principal: retorna para lista de Documentos Fiscal;
    • Avançar: acessa o cadastro de itens.

Os campos Número do Documento, Série, Natureza de OperaçãoEmitente e Estabelecimento são chave do documento, por isso a combinação destes campos não pode se repetir entre dois documentos. As demais informações do documento estão nas abas Geral, Endereço, Registro de Importação, Transporte e Observações, que serão detalhadas a seguir.


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O campo de Natureza de Operação possui funcionalidades de busca simples e avançada para facilitar a usabilidade e encontrar de forma facilitada o que busca. Na parte de busca simples é possível efetuá-la entrando no campo e digitando no filtro de busca simples (podendo ser feita por Código, Descrição ou CFOP).

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Na busca avançada, basta clicar ao lado do filtro de busca simples para entrar na funcionalidade, nela é possível efetuar a procura de modo mais completo, sendo disponibilizados oito campos para inserção de dados: Natureza de Operação, Descrição, CFOP, Espécie, Modelo Eletrônico, Modelo Documento OF, Tipo e Situação.

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Ao preencher os campos desejados para a busca mais criteriosa, são disponibilizados os resultados em tela, os filtros que foram escolhidos também são exibidos logo acima, podendo retirá-los de acordo com o que for desejado.

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A aba Registro de Importação, só será exibida para os documentos que utilizarem natureza de operação de importação.

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Segue o detalhamento das abas:

Âncora
aba3
aba3

Deck of Cards
idAbas
Card
idGeral
labelGeral

Informe as configurações gerais do documento. 

Para o campo Cupom Inicial/Final, eles só serão apresentados em tela caso o modelo do documento seja 18.

Para o campo Alíquota ICMS Simples Nacional, só será apresentado em tela caso o estabelecimento informado seja optante do simples nacional no cadastro do programa CD0403.

É possível efetuar a cópia da chave de acesso clicando no ícone de cópia no lado direito da chave de acesso, mas, só é habilitada caso seja modelo eletrônico e possua chave de acesso.

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Card
idEndereço
labelEndereço

Na aba Endereço são apresentados os endereços do Remetente e o Endereço de Entrega.

No quadro Remetente é exibido o endereço do cadastro e não é salvo no documento fiscal, por isso os campos deste quadro estão desabilitados. 



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Para facilitar o cadastro do Endereço de Entrega, busque no campo Código do endereço de Entrega oslocais de entrega do destinatário. 

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Os campos do quadro Endereço de Entrega, serão preenchidos de acordo com código selecionado. 

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Card
idRegistro de Importação
labelRegistro de Importação

A aba Registro de Importação, só será exibida para os documentos que utilizarem natureza de operação de importação.

Informe os dados da importação do documento. 


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Card
idTransporte
labelTransporte

Informe os dados da empresa transportadora e veículo utilizado no transporte dos itens do documento.

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Card
idObservações
labelObservações

Informe as observações para o documento.

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Voltar para o início da aba Novo Documento

Card
idRemover
labelRemover

A exclusão de documentos podem ser efetuada de duas maneiras, sendo elas:

  • Botão Remover:
    Selecione um ou vários documentos através da caixa de seleção na linha do documento e clique no botão Remover.

    Image Added

    Selecione a opção Sim, para efetivar a exclusão dos documentos.

    Image Added

  • Três pontos na linha do documento:
    Clique nos três pontos na linha do documento e selecione a opção Remover.

    Image Added

    Selecione a opção Sim, para efetivar a exclusão do documento.

    Image Added

Voltar para o início da aba Remover 

Card
idCancelar
labelCancelar

No botão Outras Ações na opção Cancelar, é possível realizar o cancelamento dos documentos de emissão própria, que pertença a um período aberto, não conste impresso no Livro Fiscal de Registro e não tenha integração com CIAP. 

Selecione um ou vários documentos através da caixa de seleção na linha do documento e clique no botão Outras Ações e selecione a opção Cancelar.

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Selecione a opção Sim,para efetivar o cancelamento dos documentos.

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O documento ficará com a situação Cancelado.

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Somente as opções Visualizar e Remover,ficaram habilitadas para os documentos cancelados. 

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Voltar para o início da aba Cancelar

Card
idImportar
labelImportar

No botão Outras Ações opção Importar,é possível realizar a importação de documentos fiscais em Obrigações Fiscais mediante a utilização de uma layout pré-definido pelo próprio programa, onde poderá ser efetuada a importação de um arquivo texto.

O layout deve ser seguido na sequência dos registros correspondentes.

  • Tipo de Registro (1) Nota Fiscal
  • Tipo de Registro (2) Item da Nota Fiscal
  • Tipo de Registro (5) Narrativa Item
  • Tipo de Registro (6) Informações Exportação
  • Tipo de Registro (7) Diferencial de Alíquota - FCP
  • Tipo de Registro (8) REINF - Capa do documento
  • Tipo de Registro (9) REINF - Item do documento

Arquivo para importação do documento 0022444:

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Clique no botão Outras Ações e selecione a opção Importar.

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Abrirá o formulário de Importação de documentos fiscais.
Selecione o arquivo dos documentos a ser importado, por meio da opção Selecionar arquivo, e clique no botão Importar.  

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No final do processamento da importação será gerado o relatório de conferência.

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Realizado a consulta rápida, pelo número do documento que foi importado.  


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Voltar para o início da aba Importar 

Card
idExportar
labelExportar

No botão Outras Ações opção Exportar, exporta os documentos fiscais que estejam na lista de Documentos Fiscais para um arquivo .xlsx, gerando um relatório de conferência.

Execute a opção Busca avançada para filtrar os documentos que deseja exportar para o relatório de conferência.

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Clique no botão Outras Ações e selecione a opção Exportar.

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Abrirá o formulário de Exportar documentos.
Caso não tenha realizado o filtro dos documentos, nesta etapa é possível selecionar a opção Novos filtros, que exibirá a opção da Busca avançada.
Preencha os campos e clique em Exportar.

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Para grande volume de documentos, é recomendado utilizar o Tipo de execução em Batch.

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Ao selecionar o opção Batch, deverá indicar um RPW Server

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No final do processamento da exportação será gerado o relatório de conferência.

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E gera o relatório de conferência dos documentos em Excel.
Na aba Doc Fisc constam os documentos que estavam na lista de Documentos Fiscais:

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Na aba Itens constam os itens dos documentos: 


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Na aba Totais constam a totalização dos documentos: 

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Voltar para o início da aba Exportar

Card
idBuscar Documento
labelBuscar Documento

 Campo Buscar Documento, realiza a busca rápida pelo número do documento.

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Voltar para o início da aba Buscar Documento 

Card
idBusca avançada
labelBusca avançada

A Busca Avançada de documentos possibilita a localização de documentos através de diversos critérios de pesquisa, como Estabelecimento, Série, Número do Documento, Emitente, Natureza de Operação, Data de Entrada do Documento, Data do Documento, Estado, País, Espécie do Documento e Tipo de Natureza de Operação.

Clique em Busca avançada, a opção está ao lado do campo Buscar Documento.

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Abrirá o formulário de Filtro Avançado. A pesquisa é efetuada por faixa de valores, e para pesquisar por um único valor basta preencher o mesmo valor nos campos iniciais e finais. Para efetuar a pesquisa é necessário preencher apenas os campos desejados. O sistema desconsidera automaticamente faixas que não foram preenchidas, bem como atribui automaticamente o valor máximo ou mínimo para os campos caso apenas um dos campos da faixa seja preenchido.

Por exemplo, para pesquisar todos os documentos a partir de 2022, basta preencher a Data do Documento Inicial com 01/01/2022, deixando o valor final em branco.

Preencha os campos e clique em Confirmar.

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A lista de Documentos Fiscal com os documentos com Data de Entrada maior e igual a 05/06/2022


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Voltar para o início da aba Busca avançadas 

Card
idEditar
labelEditar

Na lista de Documentos Fiscais, clique nos três pontos na linha do documento e selecione a opção Editar.

Ao executar a ação Editar, os campos das abas Geral, Endereço, Registro de Importação, Transporte e Observações serão habilitados para edição. Os campos Número do Documento, Série, Natureza de Operação, Emitente e Estabelecimento que compõem a chave do documento continuaram desabilitados.

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Neste formulário tem as opções:

  • Outras Ações
    • Itens: acessa o formulário da lista de Itens do Documento, para realizar inclusão e manutenção dos itens;
    • Registro de Exportação: acessa o cadastro de registros de exportação, está opção será exibida só para os documentos de exportação;
    • Informações adicionais, acessa o CD4035;
    • Total de tributos: acessa formulário com os valores totais do documento;
  • Voltar: retorna para a lista de Documentos Fiscais;
  • Salvar Documentos: salva os dados do documento e exibe uma mensagem com as duas opções:  
    • Tela principal: retorna para lista de Documentos Fiscal;
    • Avançar: acessa o cadastro de itens.
       

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Voltar para o início da aba Editar 

Card
idCopiar
labelCopiar

Para aproveitar os dados já cadastrados em outros documentos e criar um novo documento fiscal de forma ágil, existe a ação Copiar.

Na lista de Documentos Fiscais, clique nos três pontos na linha do documento e selecione a opção Copiar.
Ao selecionar essa ação, todos os campos que compõem a chave do documento e os campos das abas Geral, Endereço, Registro de Importação, Transporte e Observações ficarão habilitados para edição.

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Os campos Número do Documento, Série, Natureza de OperaçãoEmitente e Estabelecimento são chave do documento, por isso a combinação destes campos não pode se repetir entre dois documentos, por isso é necessário alterar ao menos um campo da chave para que seja possível criar o novo documento.

Neste formulário tem as opções:

  • Cancelar: cancela a cópia do documento e retorna para a lista de Documentos Fiscais;
  • Salvar Documentos: salva os dados do documento e exibe uma mensagem com as duas opções:  
    • Tela principal: retorna para lista de Documentos Fiscal;
    • Avançar: acessa o cadastro de itens.
       

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Voltar para o início da aba Copiar 

Card
idVisualizar
labelVisualizar

Caso seja necessário consultar o documento sem correr o risco de alterar qualquer informação, é possível realizar essa ação através da opção Visualizar.

Na lista de Documentos Fiscais, clique nos três pontos na linha do documento e selecione a opção Visualizar
Ao selecionar essa ação, será exibido os dados do documento com todos os campos desabilitados.

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Neste formulário tem as opções:

  • Outras Ações
    • Registro de Exportação: acessa o cadastro de registros de exportação, está opção será exibida só para os documentos de exportação;
    • Informações adicionais, acessa o CD4035;
    • Total de tributos: acessa formulário com os valores totais do documento;
  • Itens: acessa o formulário da lista de Itens do Documento, para realizar inclusão e manutenção dos itens;
  • Voltar: retorna para a lista de Documentos Fiscais.

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Voltar para o início da aba Visualizar

Voltar para o início da aba Documentos Fiscais 

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapasso3

A três formas de acessar a opção Itens,para realizar o cadastro de itens: 

  • Na lista de Documentos Fiscais, botão Novo Documento Fiscal, botão Salvar Documento:
    Ao clicar no botão Salvar Documento, para finalizar a inclusão do Novo Documento, será exibido a mensagem abaixo, clique no botão Avançar, para acessar o formulário Itens do Documento.


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  • Na lista de Documentos Fiscais:
    Clique nos três pontos na linha do documento e selecione a opção Itens.

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  • Na lista de Documentos Fiscais, opção Editar:
    No formulário Editar do documento, clique no botão Outras ações e selecione a opção Itens.

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Segue o detalhamento das opções para a manutenção dos itens:

Âncora
aba2_itens
aba2_itens

Deck of Cards
idLista
Card
idItens do Documento
labelItens do Documento

Assim como é feito na lista de Documentos Fiscais, os Itens do Documento seguem o mesmo padrão, onde os registros são exibidos através de uma lista, possui as mesmas funcionalidades de navegação, e as opções de Novo item, Editar, Visualizar eRemover.

Neste formulário tem as opções:

  • Voltar: retorna para o formulário de edição do documento;
  • Total de tributos: acesso o formulário com os valores totais do documento;
  • Novo Itens: acessa o cadastro de itens; 
  • Remover: realiza a exclusão de um ou mais itens; 
  • Campo Buscar Item: realizar pesquisa rápida pelo código do item;
  • Para o Documentos de Exportação exibirá as duas abas:
    • Aba Itens: acessa o cadastro de itens;
    • Aba Registro de Exportação: acessa o cadastro do registros de exportação;  
  • Três pontos na linha do item:
    • Editar: acessa o cadastro de itens, para editar o item; 
    • Visualizar: acessa o cadastro de itens, com todos os campos desabilitado e com os dados do item a ser visualizado;
    • Remover: realiza a exclusão de um item.


As ações gerais ou que podem ser executadas para mais de um item ao mesmo tempo estão disponíveis no topo da lista, enquanto as ações individuais estão disponíveis ao fim da linha do item. Para executar ações para mais de um item, basta selecionar os itens desejados na lista.

Quando o documento não possuir itens, será exibido o formulário de Itens do Documento abaixo.

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Quando o documento possuir itens cadastrados, será exibido a lista de itens e serão habilitadas as opções de Remove, Editar e Visualizar.

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Para os documentos de exportação será exibido a aba Itens para o cadastro de itens, e a aba Registro de Exportação para cadastrar os dados da exportação.

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Voltar para o início da aba Itens do Documento

Card
idNovo Itens
labelNovo Itens

Clique na opção Novo Item, para habilitar os campos para cadastrar os dados do item. 

Neste formulário tem as opções:

  • Voltar: retorna para o formulário de Itens do Documento;
  • Salvar e Novo: salva os dados do item atual e deixa os campos habilitados para cadastrar o próximo item;
  • Salvar: salva os dados do item e retorna para a lista de Itens do Documento.

Image Added

Image Added


Aba Descrição Complementar do Item.


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Informações
titleImportante

O campo Descrição substitui o campo Débito Direto, foram mantidas todas as funcionalidades referente à descrição complementar do item.    


Na aba Tributos, os campos são agrupados por tributos. Para visualizar os campos, clique na descrição do tributo desejado


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Segue o detalhamento das abas de impostos:

Âncora
aba3_itens
aba3_itens

Deck of Cards
idItens
Card
idICMS
labelICMS

Campos do tributo ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

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Voltar para o início da aba ICMS

Card
idCOFINS
labelCOFINS

Campos do tributo COFINS -  Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social.

Quando a data de contabilização para o estabelecimento no módulo Recuperador de Impostos é maior ou igual a data do documento  e na natureza de operação estiver parametrizado como Compra/Venda de ativo, os campos Base de Cálculo COFINS, Valor COFINSAlíquota COFINS Pago, Valor COFINS Pago e Valor Retenção COFINS serão desabilitados. 

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Voltar para o início da aba COFINS

Card
idPIS
labelPIS

Campos do tributo PIS - Programa de Integração Social.

Quando a data de contabilização para o estabelecimento no módulo Recuperador de Impostos é maior ou igual a data do documento e na natureza de operação estiver parametrizado como Compra/Venda de ativo, os campos Base de Cálculo PIS, Valor PIS, Alíquota PIS Pago, Valor PIS Pago e Valor Retenção PIS serão desabilitados. 

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Voltar para o início da aba PIS

Card
id FCP
label FCP

Campos do tributo FCP - Fundo de Combate a Pobreza.

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Voltar para o início da aba FCP

Card
idIPI
labelIPI

Campos do tributo IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados.

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Voltar para o início da aba IPI

Card
idISS INSS e CSLL
labelISS INSS e CSLL

Campos dos tributos ISS - Serviços de Qualquer Natureza, INSS - Instituto Nacional do Seguro Social e CSLL - Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.

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Voltar para o início da aba ISS, INSS e CSLL 

Voltar para o início da aba Novo Item 

Card
idTotal de Tributos
labelTotal de Tributos

A duas formas de acessar a opção Total tributos:

  • Na lista de Documentos Fiscais, opção Itens:
    No formulário Itens do Documentos, clique no botão Total de Tributos.

    Image Added


  • Na lista de Documentos Fiscais, opção Editar:
    No formulário Editar do documento, clique no botão Outras ações, e selecione a opção Total de Tributos.

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Na opção Total de Tributos, são apresentados os valores totais dos documentos, como Totais de Tributos, Valor Contábeis e totais dos impostos do documento.

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Para visualizar os valores totais dos tributos, clique na descrição do tributo desejado:

ICMS
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ICMS ST
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IPI
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ISS
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PIS
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COFINS
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FCP
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Voltar para o início da aba Total de Tributos 

Card
idEditar
labelEditar

A duas formas de acessar a opção Editar, para alterar o cadastro de itens: 

  • Na lista de Documentos Fiscais, opção Itens:
    Clique nos três pontos na linha do item e selecione a opção Editar.

    Image Added

  • Na lista de Documentos Fiscais:
    Clique na seta ao lado da caixa de seleção para expandir os itens do documento, clique nos três pontos da linha do item e selecione a opção Editar.

    Image Added


Neste formulário tem as opções:

  • Voltar: retorna para o formulário de Itens do Documento;
  • Salvar: salva os dados do item e retorna para a lista de Itens do Documento.

Ao executar a ação Editar do item, os campos do cadastro de itens e das abas Tributos e Descrição Complementar do Item ficarão habilitados para edição. Os campos Sequência e Item não serão habilitados, pois são campos chaves do cadastro. 

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Voltar para o início da aba Editar

Card
idVisualizar
labelVisualizar

Caso seja necessário consultar um item sem correr o risco de alterar qualquer informação, é possível realizar essa ação através da opção Visualizar.

A duas formas de acessar o opção Visualizar

  • Na lista de Documentos Fiscais, opção Itens:
    Clique nos três pontos na linha do item e selecione a opção Visualizar.

    Image Added

  • Na lista de Documentos Fiscais:
    Clique na seta ao lado da caixa de seleção para expandir os itens do documento, clique nos três pontos da linha do item e selecione a opção Visualizar.

    Image Added


Neste formulário tem a opção Voltar, retorna para o formulário de Itens do Documento.

Ao selecionar a ação Visualizar, será exibido os dados do item com todos os campos desabilitados.

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Voltar para o início da aba Visualizar

Card
idRemover
labelRemover

A exclusão de itens podem ser efetuada de três maneiras, sendo elas:

  • Na lista de Documentos Fiscais, opção Itens, botão Remover:
    Selecione um ou vários itens através da caixa de seleção na linha do item e clique no botão Remover.


    Image Added

    Selecione a opção Sim,para efetivar a exclusão dos itens. 

    Image Added

  • Na lista de Documentos Fiscais, opção Itens, linha do item:  
    Clique nos três pontos na linha do item e selecione a opção Remover.

    Image Added

    Selecione a opção Sim,para efetivar a exclusão do item.

    Image Added

  • Na lista de Documentos Fiscais:
    Clique na seta ao lado da caixa de seleção para expandir os itens do documento, clique nos três pontos da linha do item e selecione a opção Remover.

    Image Added


    Selecione a opção Sim,para efetivar a exclusão do item.

    Image Added

Voltar para o início da aba Remover Itens

Voltar para o início da aba Itens do Documento 

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapasso4

Aba Registros de Exportação, só será exibida para os documentos que utilizarem natureza de operação de exportação.
Esta aba encontra-se no formulário Itens, as formas para acessar o cadastro de Itens,já estão detalhados na aba Itens neste documento técnico.

Assim como é feito na aba Itens, a aba Registros de Exportação seguem o mesmo padrão, onde os registros são exibidos através de uma lista, possui as mesmas funcionalidades de navegação, e as opções de Novo Registro, EditarVisualizar e Remover.

Neste formulário tem as opções:

  • Voltar: retorna para o formulário de edição do documento;
  • Total de tributos: acesso o formulário com os valores totais do documento;
  • Novo Registro: acessa o cadastro de registros de exportação; 
  • Remover: realiza a exclusão de um ou mais registros de exportação; 
  • Aba Itens: acessa o cadastro de itens;
  • Aba Registro de Exportação: acessa o cadastro de registros de exportação;  
  • Três pontos na linha do registro:
    • Editar: acessa o cadastro de registros de exportação, para editar o registro de exportação; 
    • Visualizar: acessa o cadastro de registros de exportação, com todos os campos desabilitado e com os dados do registro de exportação a ser visualizado;
    • Remover: realiza a exclusão de um registro de exportação.


As ações gerais ou que podem ser executadas para mais de um registro ao mesmo tempo estão disponíveis no topo da lista, enquanto as ações individuais estão disponíveis ao fim da linha do Registro de Exportação. Para executar ações para mais de um registro, basta selecionar os registros desejados na lista.

Quando o documento não possuir registros de exportação, será exibido o formulário abaixo.

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Quando o documento possuir registros de exportação cadastrados, será exibido a lista deregistros de exportação e serão habilitadas as opções de RemoveEditar Visualizar.

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Segue o detalhamento das opções para a manutenção dos registros de exportação:

Âncora
aba2_registro
aba2_registro

Deck of Cards
idLista
Card
idNovo Registro
labelNovo Registro

Clique na opção Novo Registro, para habilitar os campos para cadastrar os dados do registro de exportação. 

Neste formulário tem as opções:

  • Voltar: retorna para o formulário de Itens do Documento;
  • Salvar e Novo: salva os dados do registro de exportação atual e deixa os campos habilitados para cadastrar o próximo registro de exportação;
  • Salvar: salva os dados do registro de exportação e retorna para a lista de Itens do Documento.

Image Added

Image Added

Voltar para o início da aba Novo Registro 

Card
idEditar
labelEditar

Clique nos três pontos na linha do registro de exportação e selecione a opção Editar.

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Neste formulário tem as opções:

  • Voltar: retorna para o formulário de Itens do Documento;
  • Salvar: salva os dados do registro de exportação e retorna para a lista de Itens do Documento.

Ao executar a ação Editar do registro de exportação, os campos do cadastro ficarão habilitados para edição. O campo Registro de Exportação não será habilitado, pois é campo chave do cadastro. 

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapasso3
A três formas de acessar a opção Itens,para realizar o cadastro dos itens: Opção Salvar Documento:
Ao clicar no botão Salvar Documento, para finalizar a inclusão do Novo Documento, será exibido a mensagem abaixo com a opção Avançar, que acessará o formulário para realizar o cadastro dos itens.  
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Opção Editar documento:
No formulário Editar do documento, tem o botão Outras ações, com a opção Itens,que acessará o formulário para realizar o cadastro dos itens.
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Na Lista de Documentos
Nos três pontos, na linha do documento tem a opção Itens que acessará o formulário para realizar o cadastro dos itens.
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Assim como é feito na Lista de Documentos, os itens seguem o mesmo padrão, onde são apresentados através de uma lista, possuindo as mesmas funcionalidades de navegação como a opção de Novo item, Editar, Visualizar e Remover.

As ações gerais ou que podem ser executadas para mais de um item ao mesmo tempo estão disponíveis no topo da lista, enquanto as ações individuais estão disponíveis ao fim da linha do item. Para executar ações para mais de um item, basta selecionar os itens desejados na lista.

Segue o detalhamento das opções para a manutenções dos itens:
Âncora
aba2_itensaba2_itens
Deck of Cards
idLista

Neste formulário temos as opções:

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Segue o detalhamento das opções Total de Tributos e Novo Itens:

A opção Novo Item habilitas os campos para cadastrar os dados do item. 

Neste cadastro temos as opções:

  • Voltar, cancela a cadastro do item e retorno para formulário anterior**;
  • Salvar e Novo, salva os dados do item atual e deixa os campos habilitados para cadastrar o próximo item;
  • Salvar, finaliza o cadastro do item.  

Nesta opção é possível cadastrar e alterar os dados do itens. 

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Na aba Tributos, os campos são agrupados por tributos.

É possível cadastrar e alterar os campos referentes ao tributos. 

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Na aba Descrição Completar do Item, é possível cadastrar e alterar o campo Descrição

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Voltar para o início da aba Novo Item 

Campos do Imposto ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

Print 

Voltar para o início da aba COFINS

Campos do Imposto COFINS -  Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social.

Print 

Quando a data de contabilização para o estabelecimento no módulo Recuperador de Impostos é maior ou igual a data do documento  e na natureza de operação estiver parametrizado como Compra/Venda de ativo, os campos Base de Cálculo COFINS, Valor COFINSAlíquota COFINS Pago, Valor COFINS Pago e Valor Retenção COFINS serão desabilitados. 

Voltar para o início da aba Total de Tributos 

Campos do Imposto PIS - Programa de Integração Social.

Print

Quando a data de contabilização para o estabelecimento no módulo Recuperador de Impostos é maior ou igual a data do documento e na natureza de operação estiver parametrizado como Compra/Venda de ativo, os campos Base de Cálculo PIS, Valor PIS, Alíquota PIS Pago, Valor PIS Pago e Valor Retenção PIS serão desabilitados. 

Voltar para o início da aba PIS

Campos do Imposto FCP - Fundo de Combate a Pobreza.

Print 

Voltar para o início da aba FCP

Campos do Imposto IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados.

Print 

Voltar para o início da aba IPI

Campos do Imposto ISS - Serviços de Qualquer Natureza, INSS - Instituto Nacional do Seguro Social e CSLL - Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.

Print 

Voltar para o início da aba ISS, INSS e CSLL 

A duas formas de acessar a opção Total tributos para cadastrar o item:

Opção editar Documento
No botão Outras ações, tem a opção Itens que acessará o formulário para cadastro de item. 
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  • aaaaaaaaaa
  • Aoclicar no botão de Total de Tributos, é aberta uma tela onde são apresentados os impostos, totais de tributos e valores contábeis do respectivo Documento Fiscal.

    Logo abaixo da descrição do Visualizar é possível encontrar uma descrição mais detalhada dos campos.

    Print 

    Voltar para o início da aba Total de Tributos 

    Voltar para o início da aba Itens  

    Card
    idItens
    labelItens
    Âncora
    aba3_itensaba3_itens
    Deck of Cards
    idItens
    Card
    idNovo Item
    labelNovo Item
    Card
    idICMS
    labelICMS
    Card
    idCOFINS
    labelCOFINS
    Card
    idPIS
    labelPIS
    Card
    id FCP
    label FCP
    Card
    idIPI
    labelIPI
    Card
    idISS INSS e CSLL
    labelISS INSS e CSLL
    Card
    idTotal de Tributos
    labelTotal de Tributos
    Card
    idEditar
    labelEditar

    A duas formas da acessar o formulário para editar o Item: 

    Editar Item na Lista de Documentos
    Ao expandir um documento na lista, por meio da opção ao lado da caixa de seleção, será apresentado seus itens em tela e com isso, é possível abrir o formulário para editar o item, clicando nos três pontos e selecionando a opção Editar.
    Image Removed
  • Editar no formulário Itens 
  • Neste cadastro temos as opções:

  • Voltar que cancela a cadastro do item fechando o formulários dos campos. Volta para o respectivo Documento Fiscal que está sendo editado.
  • Salvar, finaliza o cadastro do item.  

    Image Added


    Voltar para o início da aba Editar

    Card
    idVisualizar
    labelVisualizar

    Caso seja necessário consultar um registro de exportação sem correr o risco de alterar qualquer informação, é possível realizar essa ação através da opção Visualizar.

    Clique nos três pontos na linha do registro de exportação e selecione a opção Visualizar.

    Image Added


    Neste formulário tem a opção Voltar, que retorna para o formulário de Itens do Documento.

    Ao selecionar a ação Visualizar, será exibido os dados do registro de exportação com todos os campos desabilitados.

    A duas formas da acessar o formulário para visualizar o Item: 

    Visualizar na Lista de Documentos
    Ao expandir um documento na lista, por meio da opção ao lado da caixa de seleção, será apresentado seus itens em tela e com isso, é possível abrir o formulário para visualizar o item, clicando nos três pontos e selecionando a opção Visualizar.Image Removed
  • Visualizar no formulário Itens 
  • Neste cadastro temos as opção Voltar que cancela a cadastro do item fechando o formulários dos campos. Volta para o respectivo Documento Fiscal que está sendo editado.

    Image Added

    Voltar para o início da aba Visualizar

    A exclusão de itens pode ser efetuada de três maneiras, sendo elas:

    Remover na Lista de Documentos
    Ao expandir um documento na lista, por meio da opção ao lado da caixa de seleção, será apresentado seus itens em tela e com isso, é possível excluir o item clicando nos três pontos e selecionando a opção Remover.
    Image Removed
    Image Removed
    • Botão Remover no formulário Itens 
      Selecionando vários itens através da caixa de seleção e clique no botão Remover nas ações na parte de cima da tela.

          (print remoção de vários itens)

    • Remover na linha do item no formulário Itens 
      Clicando nos três pontos no final da linha de apenas um item na tabela e selecionando a opção remover.

          (print remoção de apenas  um documento).

    Voltar para o início da aba Remover Itens

    Card
    idRemover Itens
    labelRemover Itens

    Voltar para o início da aba Itens do Documento 

    Totvs custom tabs box items
    defaultno
    referenciapasso4
    idRemover
    labelRemover

    Registro de Exportação

    Deck of Cards
    idLista
    Card
    idTeste1
    labelTeste1

    A exclusão de registros de exportação podem ser efetuada de duas maneiras, sendo elas:

    • Na lista de Documentos Fiscais, opção Itens, aba Registro de Exportação, botão Remover:
      Selecione um ou vários registros de exportação através da caixa de seleção na linha do registro e clique no botão Remover.

      Image Added

      Selecione a opção Sim, para efetivar a exclusão dos registros de exportação. 

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    • Na lista de Documentos Fiscais, opção Itens, aba Registro de Exportação, linha do registro:  
      Clique nos três pontos na linha do registro de exportação e selecione a opção Remover.

      Image Added

      Selecione a opção Sim, para efetivar a exclusão do registro de exportação. 

      Image Added

    Teste 3Voltar para o início da aba Remover

    Voltar para o início da aba Registro de Exportação

    04.

    ...

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