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Manutenção de Despesas e Impostos - CD2565

Visão Geral do Programa

As despesas cadastradas nesse programa serão calculadas pelos seguintes programas:

  • Cotação Despesas Adicionais do Item (IM0010), na qual os valores unitários das despesas serão calculados conforme parametrização efetuada nessa função, quando na cotação for informada uma tabela de preço de despesas serão utilizados os valores da tabela.
  • Cotações por Grupo de Ordens (IM0015), na qual os os valores totais das despesas serão calculados conforme parametrização efetuada nesse função, quando na cotação for informada uma tabela de preço de despesas serão utilizados os valores da tabela. 

Exemplos de Despesas:

Frete Internacional (Despesa 1): essa despesa deve ser resultado de um preço informado na tabela de preço multiplicado pelo peso do item da ordem de compra que está sendo cotada.

Tipo: Taxa sobre Peso

Fator Ponderação: 1

Grupo Despesa: 1 (ex: grupo frete)

Incide Valor Duplicata: opcional (sim/não)

Incide Base IPI: opcional (sim/não)

Incide Base ICMS: opcional (sim/não)

Incide Base II: opcional (sim/não)

Incide PIS Valor Aduaneiro: opcional (sim/não)

Incide PIS Despesas: opcional (sim/não)

Incide COFINS Valor Aduaneiro: opcional (sim/não)

Incide COFINS Despesas : opcional (sim/não)

Incide Valor Outras Despesas: não (não marcar campo)

Incide Valor Embalagem: não

Incide Valor Seguro: não

Incide Valor Frete: sim (quando a despesa incidir no valor frete, o campo Incide Base IPI fica desabilitado pois esta informação será buscada da natureza de operação informada para a nota fiscal que está sendo gerada - Nacionalização/Geração da NFE - im0100 ou Geração Nota Fiscal Complementar - im0101)

Imprime Nota Fiscal: opcional (sim/não)

Pré-requisito: nesse tipo de despesa, para que o valor do frete seja sugerido automaticamente na cotação da despesa de importação (im0010/im0015), o peso bruto do item que está sendo cotado deve ter sido informado corretamente no cadastro Itens do Faturamento (cd0903) e, uma tabela de preço deverá ser utilizada para que o sistema saiba o valor do frete a ser multiplicado pelo peso.

Exemplo (considerando que o programa Cotação das despesas está sendo utilizado - IM0010):

valor da tabela de preço da despesa informada na cotação: U$ 10,00;

peso bruto informado para o item que está sendo cotado: 10 kg

quantidade do item informada na ordem de compra: 5 unidades

resultado da despesa: U$ 100

Exemplo (considerando que o programa Cotação das despesas por grupo de ordens está sendo utilizado - IM0015):

valor da tabela de preço da despesa informada na cotação: U$ 10,00;

peso bruto informado para o item que está sendo cotado: 10 kg

quantidade do item informada na ordem de compra: 5 unidades

resultado da despesa: U$ 500

 

AFRMM (Despesa 2): essa despesa consiste 25% da despesa frete

Tipo: Fórmula

Fator Ponderação: 0,25 (esse valor será multiplicado pelo valor total encontrado para a despesa, caso este fator não for necessário deve receber o valor 1)

Grupo Despesa: 2 (ex: grupo despesas não aduaneiras)

Incide Valor Duplicata: opcional (sim/não)

Incide Base IPI: opcional (sim/não)

Incide Base ICMS: opcional (sim/não)

Incide Base II: opcional (sim/não)

Incide PIS Valor Aduaneiro: opcional (sim/não)

Incide PIS Despesas: opcional (sim/não)

Incide COFINS Valor Aduaneiro: opcional (sim/não)

Incide COFINS Despesas : opcional (sim/não)

Incide Valor Outras Despesas: sim

Incide Valor Embalagem: não

Incide Valor Seguro: não

Incide Valor Frete: não

Imprime Nota Fiscal: opcional (sim/não)

Na pasta Fórmula de Cálculo acione o botão Inclui e entre com os seguintes dados:

Despesa (+)      1 - Frete Internacional

Despesa (-)       0

Despesa (*)       0

Despesa (/)       0

Despesa (*)       0

Fator Ponderação (+) 1 (esse valor será multiplicado pelo valor total encontrado na linha da fórmula , caso este fator não for necessário deve receber o valor 1)

Pré-requisito: nesse tipo de despesa, para que o valor do AFRMM seja sugerido automaticamente na cotação da despesa de importação (IM0010/IM0015), o valor do frete deve ter sido calculado/informado anteriormente; isto significa que na cotação, o frete deve se encontrar em uma seqüência anterior a despesa AFRMM.

Exemplo (considerando que o programa Cotação das despesas está sendo utilizado - IM0010):

valor do frete encontrado: U$ 100

quantidade do item informada na ordem de compra: 5 unidades

valor do AFRMM calculado: U$ 25

Exemplo (considerando que o programa Cotação das despesas por grupo de ordens está sendo utilizado - IM0015):

valor do frete encontrado: U$ 500

quantidade do item informada na ordem de compra: 5 unidades

valor do AFRMM calculado: U$ 125

 

Soma de despesas (Despesa 3): essa despesa consiste no total da soma entre as despesas frete e AFRMM

Tipo: Fórmula

Fator Ponderação: 1

Grupo Despesa: 2 (ex: grupo despesas não aduaneiras)

Incide Valor Duplicata: opcional (sim/não)

Incide Base IPI: opcional (sim/não)

Incide Base ICMS: opcional (sim/não)

Incide Base II: opcional (sim/não)

Incide PIS Valor Aduaneiro: opcional (sim/não)

Incide PIS Despesas: opcional (sim/não)

Incide COFINS Valor Aduaneiro: opcional (sim/não)

Incide COFINS Despesas : opcional (sim/não)

Incide Valor Outras Despesas: sim

Incide Valor Embalagem: não

Incide Valor Seguro: não

Incide Valor Frete: não

Imprime Nota Fiscal: opcional (sim/não)

 

Na pasta Fórmula de Cálculo acione o botão Inclui e entre com os seguintes dados:

Despesa (+)      1 - Frete Internacional

Despesa (-)       0

Despesa (*)       0

Despesa (/)       0

Despesa (*)       0

Fator Ponderação (+) 1

Incluir mais uma linha na pasta Fórmula de Cálculo:

Despesa (+)      2 - AFRMM

Despesa (-)       0

Despesa (*)       0

Despesa (/)       0

Despesa (*)       0

Fator Ponderação (+) 1

Pré-requisito: nesse tipo de despesa, para que o valor da despesa "soma das despesas" seja sugerido automaticamente na cotação da despesa de importação (im0010/im0015), o valor do frete e do AFRMM devem ter sidos calculados/informados anteriormente - isto significa que na cotação, o frete e o AFRMM devem se encontrar em uma seqüência anterior a despesa "soma das despesas".

Exemplo (considerando que o programa Cotação das despesas está sendo utilizado - IM0010):

valor do frete encontrado: U$ 100

valor do AFRMM calculado: U$ 25

quantidade do item informada na ordem de compra: 5 unidades

valor da despesa "soma de despesas": U$ 125

Exemplo (considerando que o programa Cotação das despesas por grupo de ordens está sendo utilizado - IM0015):

valor do frete encontrado: U$ 500

valor do AFRMM calculado: U$ 125

quantidade do item informada na ordem de compra: 5 unidades

valor da despesa "soma de despesas": U$ 625

Cadastro Despesas e Impostos – Pasta Incide Valor

Objetivo da tela:

Permitir o cadastro das despesas e impostos de importação e exportação.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Inclui Nova Ocorrência

Quando acionado, é apresentada a tela Inclusão / Modificação Despesas / Impostos (CD2565A), por intermédio da qual é possível cadastrar uma nova despesa ou imposto de importação e exportação.

Inclusão / Modificação Despesas / Impostos

Objetivo da tela:

Permitir cadastrar uma nova despesa ou imposto de importação e exportação .

 

Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Tipo

Selecionar o tipo de despesa correspondente à descrição previamente informada. As opções disponíveis são:

  • Valor Fixo: quando selecionado, indica que será atribuído um valor fixo para a despesa.
  • Valor Informado: quando selecionado, indica que o valor será informado durante a digitação da cotação.
  • Taxa sobre Peso (Peso Bruto): quando selecionado, indica que o valor da despesa será multiplicado pelo peso da ordem de compra (importação) ou pelo peso dos itens do processo de exportação. Para cotações via IM0010 o peso considerado é o do item no programa CD0903.
  • Taxa sobre Quantidade: quando selecionado, indica que o valor da despesa será multiplicado pela quantidade da ordem de compra (importação) ou quantidade de itens do processo de exportação. Para cotações via IM0010 não é multiplicada pela quantidade da ordem.
  • Valor Calculado: quando selecionado, indica que o valor informado é assumido como percentual a ser adicionado sobre o valor do material, de acordo com a cotação principal.
  • Taxa sobre Cubagem: quando selecionado, indica que ao ser utilizada na rotina de Importação, será considerado o volume do item. Caso utilizada no processo de Exportação, será considerado o volume total do processo de exportação para o cálculo da despesa.

Incoterm de Rateio

Campo não obrigatório, está habilitado para manutenção quando as despesas foram parametrizadas para serem rateadas por valor (Tipo de despesa igual a valor fixo, valor informado, taxa sobre distancia, taxa sobre dias, adicional sobre valor e fórmula) e, a despesa for diferente de imposto.

É importante destacar que despesas tipo valor fixo somente são rateadas na geração das notas fiscais para comporem os custos dos itens importados corretamente.

Incoterms (International Commercial Terms):  São termos internacionais de comércio criados pela CCI – Câmara de Comércio Internacional (Paris) e são utilizados para facilitar as negociações entre as nações. Basicamente os Incoterms são siglas que designam as responsabilidades das partes envolvidas nas transações (Importador e Exportador).

Exemplos:

  • EXW (Ex Works): a entrega da mercadoria ao importador ocorre no estabelecimento do vendedor, sendo de responsabilidade do importador todas as despesas de retirada da mercadoria daquele local.
  • FOB (Free on Board): a entrega da mercadoria ao importador ocorre a bordo do navio, no porto de embarque. Transporte e outras despesas desde o embarque são responsabilidades do importador.
  • CIF (Cost, Insurance and Freight): a entrega da mercadoria ao importador ocorre a bordo do navio, no porto de embarque, sendo o transporte e o seguro contratados pelo vendedor (exportador).
  • DDP (Delivered Duty Paid): a entrega da mercadoria ao importador, com os direitos de entrada já pagos ocorre em ponto designado do território do importador.

Fator Ponderação

Inserir o índice correspondente ao fator de ponderação.

Informações
titleImportante:

Caso não for necessário informar o fator, deve ser informado o valor 1.

Siscomex

Inserir o código numérico correspondente aos acréscimos disponíveis no programa Siscomex, perfil Importador da Receita Federal.

Grupo Despesa

Selecionar o código do grupo de despesa, cadastrado por intermédio do programa Cadastro Grupo de Despesa (CD2579). Ele permite relacionar um grupo às despesas de importação.

Fornecedor Padrão

Selecionar o código do fornecedor da despesa informada a ser utilizado quando da geração da cotação automática.

Espécie AP Padrão

Selecionar a espécie de documento a ser considerado como padrão para geração de títulos para despesas de notas fiscais de importação no módulo Contas a Pagar.

Informações
titleImportante:

Caso não seja informada uma espécie padrão para a despesa, será considerada a espécie de título definido para o recebimento dos materiais. Essa parametrização é realizada por intermédio do campo Esp Título Recebimento, localizado no programa Manutenção de Parâmetros de Importação (IM0000).

Tipo Despesa

Selecionar o código do tipo da despesa informada.

Informações
titleImportante:

Essa informação será apresentada como padrão nas funções que solicitem o código de despesa, agilizando o processo de implantação, por exemplo, nos programas Cotação de Despesas Adicionais do Item (IM0010) e Cotação por Grupo de Ordens (IM0015).

Imprime Nota Fiscal

Quando assinalado, indica que a nota fiscal será impressa, no programa Manutenção de Documentos (RE1001), com as despesas de importação informadas.

Permite alteração nas cotações

Quando assinalado, determina que as despesas e impostos, caso calculadas automaticamente pelo sistema em compras (cotações ou pedidos emergenciais), poderá ser alterada. Caso não assinalado, não será permitida a alteração das despesas e impostos.

Valor Total no Faturamento Parcial

Quando assinalado, determina que será considerado o valor total da despesa de exportação informada no Pedido e/ou Processo de Exportação, mesmo que seja feito Faturamento Parcial.

Nota
titleNota:

Para o correto funcionamento deste campo é necessário cadastrar a função considera-tot-despesa na Liberação Especial (CD7070).

Incide Valor

Selecionar a forma de incidência do valor da despesa / imposto. As opções disponíveis são:

  • Duplicata: quando selecionado, indica que o valor da despesa / imposto será agregado ao valor da duplicata na nota fiscal de entrada no recebimento.
  • Embalagem: quando selecionado, indica que o valor da despesa / imposto será agregado ao valor da despesa da embalagem na nota fiscal de entrada no recebimento.
  • Seguro: quando selecionado, indica que o valor da despesa / imposto será agregado ao valor da despesa de seguro na nota fiscal de entrada no recebimento.
  • Outras Despesas: quando selecionado, indica que o valor da despesa / imposto será agregado ao valor das despesas (despesas adicionais na nota fiscal de entrada no Recebimento).
  • Incide Valor Aduana: quando assinalada, determina que o valor da despesa correspondente será somado ao valor da mercadoria (ordem de compra) para compor o Valor da Mercadoria no Local de Despacho (VLMD), também conhecido como Valor Aduaneiro, que será base para cálculos dos tributos da importação.
  • AFRMM: quando selecionado, indica que o valor despesa trata-se do valor de AFRMM, e para habilitar este campo será necessário marcar que a mesma também trata-se de "Outras Despesas".
Nota
titleNota:

Quando marcado o campo “Outras Despesas”, o valor da despesa é somado ao total da nota no momento da nacionalização. E ao marcar o campo “AFRMM” esse valor será preenchido automaticamente no programa de NF-e de Importação (RE1001A3), no campo “Valor do AFRMM”.

  • Frete: quando selecionado, indica que o valor da despesa / imposto será agregado ao valor da despesa de frete na nota fiscal de entrada no recebimento.

 

Incide Base

Selecionar a forma de incidência do valor da despesa / imposto na base dos impostos. As opções disponíveis são:

  • IPI: quando selecionado, indica que o valor da despesa e/ou imposto será agregado à base do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
  • ICMS: quando selecionado, indica que o valor da despesa e/ou imposto será agregado à base do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
  • Imposto de Importação: quando selecionado, indica que o valor da despesa e/ou imposto será agregado à base do Imposto de Importação (II).
  • ISS (NF Complementar): quando selecionado, indica que o valor da despesa e/ou imposto será agregado à base do Imposto sobre Serviços (ISS - NF Complementar).
  • PIS Valor Aduaneiro: quando selecionado, indica que valor da despesa e/ou imposto será agregado ao valor aduaneiro na fórmula de cálculo do Programa de Integração Social (PIS) para a nota fiscal de entrada.
  • PIS Despesas: quando selecionado, indica que o valor da despesa e/ou imposto será agregado às despesas na fórmula de cálculo do Programa de Integração Social (PIS) para a nota de entrada.
  • COFINS Valor Aduaneiro: quando selecionado, indica que o valor da despesa e/ou imposto será agregado ao valor aduaneiro na fórmula de cálculo da Contribuição para
  • Financiamento da Seguridade Social (COFINS) para a nota fiscal de entrada.
  • COFINS Despesas: quando selecionado, indica que o valor da despesa e/ou imposto será agregado às despesas na fórmula de cálculo da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS) para a nota de entrada.

Cadastro Despesas e Impostos - Pasta Incide Base

Objetivo da tela:

Permitir cadastrar a forma de incidência do valor da despesa / imposto na base dos impostos.


Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Incide Base

Selecionar a forma de incidência do valor da despesa / imposto na base dos impostos. As opções disponíveis são:

  • IPI: quando selecionado, indica que o valor da despesa e/ou imposto será agregado à base do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
  • ICMS: quando selecionado, indica que o valor da despesa e/ou imposto será agregado à base do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
  • Imposto de Importação: quando selecionado, indica que o valor da despesa e/ou imposto será agregado à base do Imposto de Importação (II).
  • ISS (NF Complementar): quando selecionado, indica que o valor da despesa e/ou imposto será agregado à base do Imposto sobre Serviços (ISS - NF Complementar).
  • PIS Valor Aduaneiro: quando selecionado, indica que valor da despesa e/ou imposto será agregado ao valor aduaneiro na fórmula de cálculo do Programa de Integração Social (PIS) para a nota fiscal de entrada.
  • PIS Despesas: quando selecionado, indica que o valor da despesa e/ou imposto será agregado às despesas na fórmula de cálculo do Programa de Integração Social (PIS) para a nota de entrada.
  • COFINS Valor Aduaneiro: quando selecionado, indica que o valor da despesa e/ou imposto será agregado ao valor aduaneiro na fórmula de cálculo da Contribuição para
  • Financiamento da Seguridade Social (COFINS) para a nota fiscal de entrada.
  • COFINS Despesas: quando selecionado, indica que o valor da despesa e/ou imposto será agregado às despesas na fórmula de cálculo da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS) para a nota de entrada.

Cadastro Despesas e Impostos - Pasta Fórmula

Objetivo da tela:

Permitir cadastrar as fórmulas a serem relacionadas às despesas e impostos.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Incluir

Quando acionado, é apresentada a tela Fórmula de Despesas (CD2580), na qual é possível cadastrar as fórmulas a serem relacionadas às despesas e impostos constantes nesse programa, assim como às tabelas de preços cadastradas por intermédio do programa Cadastro de Tabelas de Preços (CD2572).

Informações
titleImportante:

Esse botão não será habilitado caso o campo Tipo, localizado na tela Inclusão / Modificação Despesas / Impostos (CD2565A), estiver parametrizado como Valor Informado.

 

Conteúdos Relacionados:

Fator de Ponderação

Cadastro Grupo de Despesa (CD2579)

Manutenção de Fornecedores (CD0402)

Manutenção Receitas / Despesas (CD0920)