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O Aproveitamento de Estudos e Competência é o instrumento que possibilita ao aluno aproveitar estudos previamente realizados. O processo permite , permitindo ao aluno prosseguir com estudos em Cursos cursos de Educação Continuada, Programas de Educação Básica e Profissional de Nível Médio.

Aviso

As solicitações para Aproveitamento de Estudos e Competências podem ter cobranças de taxas ou não, definidas de acordo com a políticas internas de cada Departamento Regional.

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Clique duas vezes em requerimento para abrir o Assistente de solicitação de atendimento do TOTVS Aprovações e Relacionamento com o cliente.

Preencha os campos: "Grupo de atendimento": Solicitações de Alunos. "Tipo de atendimento": Aproveitamento de Estudos e Competências (Sem Taxa/Com Taxa). Clique em avançar.

Preencha a aba "Dados do Aluno", clique em avançar.

Preencha "Dados do Atendimento". O aluno pode solicitar a dispensa/Aproveitamento de estudo até de 10 (dez) componentes curriculares no mesmo requerimento. Clique em avançar, em seguida clique em executar.

Clique em executar a etapa.

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Aviso
Todos os atendimentos existentes serão listados em Meus Atendimentos | Atendimentos, excetos aos que estão na fila para serem apropriados. Clique no ícone destacado para visualizar os atendimentos em "Atendimento na Fila" (Não Apropriados). O atendente deverá se apropriar do chamado, conforme será apresentado a seguir antes de anexar a documentação da solicitação.

Acesse: Meus Atendimentos | Atendimentos em Fila

Selecione o atendimento.

Ir em Processos | Apropriar-se de um Atendimento em uma Fila.

Ao apropriar-se do atendimento, preencha a "justificativa" e em seguida em clique em executar.

Aviso

Para a avaliação das competências do aluno e posterior deferimento ou indeferimento da solicitação do aproveitamento de estudos é necessário apresentação de documentos que comprovem as habilidades e conhecimentos adquiridos anteriormente, de acordo com o regimento escolar da instituição. 

Selecione o atendimento, clique duas vezes e em seguida acesse:

Acesse: Anexos  Anexos | Arquivos Anexos do Atendimento.

Clique em: “Incluir” e, após vincular o documento, clique em: “Salvar” .

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depois em "OK". Após documentação anexada, clique em avançar e executar etapa para dar início ao atendimento.

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Dica

Dentro de Meus Atendimentos | Atendimentos, no ícone é possível alterar o nível de ensino da filial e realizar uma solicitação de atendimento semelhante a realizada através do Módulo: Educacional | Educacional | Atividades Acadêmicas | Requerimentos. Conforme descrito a seguir:

Acesse: Meus Atendimentos | Atendimentos | Atendimentos.


Clique em avançar.

Selecione o nível de ensino para ser utilizado dentro dos serviços da Área Educacional.

Após a seleção do contextonível de ensino, a página é direcionada para o Assistente de Solicitação de Atendimento. Seguindo as mesmas etapas já descritas anteriormente.

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Nota

Em caso de dúvida, retorne acima ao Assistente de  Solicitação de Atendimento do TOTVS Aprovações e Relacionamento com o Cliente", no Módulo Educacional | Educacional | Atividades Acadêmicas | Requerimentos | Requerimentos.

Aviso

Quando houver necessidade de pagamento de taxa, o responsável pelo atendimento só deve iniciá-lo após confirmação pelo Setor Financeiro do pagamento.

Após realizar a apropriação de um atendimento em uma fila e anexação da documentação, a próxima etapa será a "Conferência da Documentação" referente a solicitação do Aproveitamento de Estudos e Competências. Para consultar a documentação do aluno, o usuário deverá acessar o atendimento em:

Acesse: Meus Atendimentos | Atendimentos | Atendimentos | Anexos | Arquivos anexos do atendimento.

Observação: O responsável (atendente) deverá analisar a documentação encaminhada. Caso os documentos não estejam completos/corretos, o responsável pelo atendimento deverá entrar em contato com o aluno por telefone ou e-mail antes de classificar o atendimento como “Indeferido”, pois ao fazê-lo, a solicitação será concluída, e o aluno não poderá reabri-la. Se houver pagamento de taxa, ele terá pago desnecessariamente. 

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Observação: Se os documentos estiverem completos/corretos, o fluxo será "Documentação OK",  o próximo passo será constituição de uma comissão de docentes para analisá-los. O responsável pela Comissão Avaliadora, deverá seguir as etapas para "Constituir Comissão Avaliadora".

Acesse: Meus Atendimentos | Atendimentos

Para “Constituir a Comissão Avaliadora”, selecione o atendimento, na aba: Parâmetros, informe até 05 professores para compor a “Comissão Avaliadora, e preencha os demais campos:
● Data;
● Horário;
● Local.

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Clique: “Avançar Etapa”, para acessar a etapa seguinte do processo, onde a comissão avaliadora irá proceder à análise documental.

Avance a etapa e clicar clique em executar.

Nota

Constituída Comissão Avaliadora com suas resoluções concedidas, cabe a comissão analisar informações/documentações inseridas e informar ao atendimento para prosseguir o processo.

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Os participantes da Comissão de Avaliação recebem um e-mail de notificação. O responsável por convocar a Comissão de Avaliação deverá aguardar o seu parecer, e em seguida, registrar no atendimento, seguindo os próximos passos.

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Para “Registrar o Parecer da Comissão Avaliadora”, na aba: “Parâmetros”, registre:

● Parecer da Análise Documental;
● Ata Parecer Final.

Após, clique em : "Salvar".

Na aba: "Acompanhamento/Solução", registre a solução do atendimento. Após, clique em : "Salvar".

Informações

A opção “Deferido Deferido por Análise Documental”, neste momento o atendimento é direcionado Documental, direciona a solicitação para o Atendimento na Fila, para seguir o próximo passo de "Efetivar Aproveitamento de Estudo", com os lançamentos do Aproveitamento de Estudos e competências no Módulo Educacional.

Aviso

A Nota do aluno que será importada para o Histórico Escolar deve ser lançada na Etapa Final.

INFORMAR NOTAS E FALTAS - (Efetivar o Aproveitamento de Estudo)

Acesse: Módulo Educacional | Educacional | Matrícula e Avaliação | Notas e Faltas | Mais... | Digitação por Aluno | Notas e Faltas de Etapas.

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ALTERAR STATUS DISCIPLINA

Acesse:Matrícula e Avaliação | Matrícula | Matrículas.

Acesse: Pesquisar o aluno ir em - Anexos | Matrícula em Disciplinas.

Selecione a(s) disciplina(s):

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Selecione o ícone para alterar a situação de matricula da(s) disciplina(s):

Ir emProcessos | Alterar Situação de Matrícula e informar o Motivo da Alteração.

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Após a efetivação do "Aproveitamento de Estudo e Competência" no Módulo Educacional, o usuário responsável deve retornar ao atendimento no Módulo TOTVS Aprovações e Atendimento para concluir/finalizar o atendimento , e emitir a Ata de Parecer Final.

Acesse: TOTVS Aprovações e Atendimento

Acesse:Meus Atendimentos | Atendimentos na Fila, selecione o atendimento.

Ir emProcessos | Apropriar-se de um Atendimento em uma Fila.

Quando o atendimento é “Deferido por Análise Documental”, após Após apropriado o atendimento, acesse a aba: “Acompanhamento/Solução”, deve-se registrar o parecer final. Após, clique em “Salvar” e “Avançar Etapa” para concluir o atendimento. 

●  Preencha Parecer da Análise Documental;
●  Preencha Ata Parecer Final.

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Informações

A opção “Deferido com Diagnóstico", requer a aplicação de avaliação ao aluno. A “Condição de Conclusão” deverá ser registrada na Ata Final, conforme o resultado da avaliação aplicada, sendo elas:
● Indeferido;
● Deferido.

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Aviso

A Nota do aluno que será importada para o Histórico Escolar deve ser lançada na Etapa Final. Para "Efetivar o Aproveitamento de Estudos e Competência", acesse Módulo Educacional | Educacional. Conforme processo descrito acima.

Solicitação Portal Educacional do Aluno

Acesse o Portal do AlunoA seguir, a tela inicial do Portal Educacional do Aluno e o passo a passo para a solicitação.

Acesse:Menu | Secretaria | Requerimentos.

Selecione Requerimentos Disponíveis | Solicitações de Alunos | Aproveitamento de Estudos e Competências Com Taxa/ Sem Taxa.

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Aviso

Alguns alunos são isentos do pagamento das taxas de serviço, para esses casos, eles devem selecionar a opção de solicitação sem taxa de cobrança.

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Preencha:Curso | Preencher: Curso > Tipo Aproveitamento de Estudos > | Componente Curricular  > | Professor > | Entrega da Solicitação > | Solicitação.

Se necessário anexar algum documento à solicitação, o aluno deve acessar a opção “Outras Ações”, em seguida “Enviar Arquivos” e "Adicionar ao Requerimento",

Dentro de requerimentos o aluno poderá acessar "Outras ações" e enviar arquivos, adicionar discursões ou mesmo cancelar o requerimento.

 O aluno pode acompanhar suas solicitações e dos atendentes da Secretaria Escolar no Portal Educacional do Aluno Na aba: Solicitados, o aluno poderá acompanhar o status das solicitações abertas via Portal Educacional ou as solicitações abertas pelo atendente no balcão de atendimento da Secretaria Escolar.


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