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  • Manual Operacional da customização - Versão 2.0

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Chave

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Expandir
titleParâmetros da Integração [Atualizado]
Table Excerpt
nameParametrosIntegracao
Table Excerpt
nameParametrosIntegracaoIntro

Além das premissas técnicas, é essencial realizar algumas configurações para garantir o sucesso da integração:

Acesse os Parâmetros através do seguinte caminho:

TOTVS Educacional > Sistema Indústria >Portal SESI> Parâmetros 


A interface exibirá sete abas para serem configurados: Identificação, Reconhecimento de Saberes, Cursos (segmentos), Situações de matrícula, Validação de e-mail, Funcionários e Autenticação SSO.


Deck of Cards
historyfalse
idParams
Card
labelIdentificação
Table Excerpt
nameparametrosidentificacao

Nesta aba, são configurados os campos básicos para o funcionamento da integração.



  • Habilita Integração Portal SESI Educação - O processo de integração pode estar agendado, mas a integração apenas irá ocorrer se este parâmetro estiver marcado. Tal parâmetro é valido para os registros de Alunos, Responsáveis Acadêmico, Professores, Diretor(es), Secretário(s), Coordenador(es) e Orientador Pedagógico para que seja realizada a integração de usuários para o Portal SESI Educação.
  • Dados da Integração:
    • Endereço de acesso ao webservice de integração, disponibilizado pela Educar Brasil;
    • Usuário do Portal SESI Educação para o consumo do webservice, disponibilizado pela Educar Brasil;
    • Chave de verificação para o consumo do webservice, disponibilizado pela Educar Brasil.
  • Classificação de Municípios (IBGE): Campo com lista de classificação de municípios (DCLASSIFMUNICIPIO), para o usuário selecionar em qual classificação de Município corresponde a do IBGE.
  • Dias para envio de turma finalizada: Neste campo o usuário deverá informará a quantidade de dias (em números)  em que uma turma finalizada será considerada na exportação.

  • [Novo!]  Utiliza campo complementar Turma SESI Educação:  Este campo marcado indica que no processo de exportação de turmas ao Portal SESI Educação, será considerado como código da turma, o valor informado no campo complementar mencionado.
    • Caso desmarcado será considerado o valor do campo nativo da turma 'Código da turma' (STURMA.CODTURMA).
    • Caso marcado e o campo complementar não estiver preenchido, será considerado o valor do campo nativo da turma 'Código da turma' (STURMA.CODTURMA). Maiores informações no tópico Processo de exportação.


Aviso

Todos os parâmetros da integração devem ser consultados e atualizados (quando necessário) antes do envio da entidades ao Portal SESI.

Card
labelReconhecimento de Saberes
Table Excerpt
nameparametrosrecsabes

Nesta aba, são configurados os campos referentes ao Reconhecimento de Saberes.

Token para WS: Este recurso serve para gerar um Token do tipo Basic Authentication, o qual deve ser informado no Portal SESI para utilização da autenticação da comunicação com o SGE

Gerando...

Para gerar o Token deve ser informado o usuário e senha do usuário que será registrado a utilização da integração vinda do Portal SESI Educação.

É importante utilizar um usuário exclusivo.

Os demais campos, são para configurar os status e motivos de alteração para indicar quando a situação do aluno  for:

  • Reconhecimento de Saberes: Utilizado para identificar as disciplinas em Reconhecimento de Saberes, que precisam ser reconhecidas pelo Portal SESI Educação.


  • Competências reconhecidas:  Utilizado para alterar a situação das disciplinas certificadas no Reconhecimento de Saberes;
  • Motivo da alteração: Utilizado no Motivo Alteração, ao alterar a situação de matrícula para situação Competência Reconhecida automaticamente pelo processo.


  • Competências não reconhecidas: Utilizado para alterar a situação das disciplinas reprovadas no Reconhecimento de Saberes
  • Motivo da alteração: Utilizado no Motivo Alteração, ao alterar a situação de matrícula para situação Competência não Reconhecida automaticamente pelo processo.


  • Matricula no período letivo: Utilizado para alterar a situação da Matrícula no Período Letivo ao receber o retorno do Reconhecimento de Saberes e para identificação da matrícula em itinerário a ser considerada como Matriculado;
  • Motivo de alteração: Utilizado no Motivo Alteração, ao alterar a situação da Matrícula no Período Letivo automaticamente pelo processo.


Aviso

Todos os parâmetros da integração devem ser consultados e atualizados (quando necessário) antes do envio da entidades ao Portal SESI.

Card
labelCursos (Segmentos)
Table Excerpt
nameparametroscursos

Nesta aba deverá ser informado/cadastrado os cursos do SGE – Módulo Educacional (segmentos de ensino da Educação Básica indicadas no Portal SESI Educação (Educar Brasil)) para os quais somente alunos e professores/disciplinas de tais cursos serão integrados.


Junto a informação de cada curso deverá ser sinalizado se o e-mail do aluno (matriculado em tal curso) deverá ser obrigatório e também se alunos menores de 18 (dezoito) anos (matriculado em tal curso) deverão ter um responsável acadêmico informado. 

Cursos (Segmentos).gif

Aviso

Todos os parâmetros da integração devem ser consultados e atualizados (quando necessário) antes do envio da entidades ao Portal SESI.

Card
labelSituações de Matrícula
Table Excerpt
nameparametrossitmatric

Para integração dos alunos  no Portal SESI, o status do aluno é definido de acordo com sua Situação de Matrícula no SGE. 

Nesta aba o usuário deverá informar as situações de matricula no SGE, que o Portal SESI deve considerar como: Pré matriculado, Matriculado ou Inativo.


Ao incluir um novo registro será apresentado 3 campos para preenchimento:

Sit. Matricula: Lista  das as situações de matrículas existentes na base.

Status Indica: Status no Portal SESI, da situação de matricula selecionada. Podendo ser Pré matriculado, Matriculado ou Inativo.

Não enviar ao Portal SESI:  Se o checkbox "Não enviar ao Portal SESI" estiver marcado as matrículas com tal situação serão desprezadas para a integração.


           


Estado
colourGreen
titleExemplo:

Se a Escola  considerar que a situação de matricula "cancelado" do SGE deve ser enviada ao Portal SESI como Inativo, o preenchimento será da seguinte:

Se em determinado momento a Escola determinar que essa situação de matrícula não deve ser considerada na  Exportação ao Portal SESI é necessário marcar  o checkbox:



Aviso

Se o usuário do aluno estiver Ativo, o processo customizado de exportação ao Porlta Portal SESI busca a informação  parametrizada nessa aba, para fazer a relação da situação de matricula do Aluno com status indica, identifcado identifcando se será ou não exportado.

Se o usuário do aluno estiver Inativo, o processo customizado já envia para o Portal SESI como Inativo.

Aviso

Todos os parâmetros da integração devem ser consultados e atualizados (quando necessário) antes do envio da entidades ao Portal SESI.

Aviso

Para que a entidade: Matrícula seja exportada, é fundamental que o parâmetro: Status Indica esteja devidamente preenchido.

Caso o parâmetro Status Indica estiver em branco, ou seja, não preenchido, A matrícula não será exportada.

Card
labelValidação de e-mail
Table Excerpt
Card
labelValidação de e-mail
Table Excerpt
nameparametrosvalidaemail

Essa aba refere-se a configurações para utilização de Consulta/validação de email pela Quickemail.

Os campos apresentados são:

URL API: Endereço de acesso à API para  consulta de e-mail, disponibilizado pela Educar Brasil;

TOKEN: Token de acesso à API para  consulta de e-mail, disponibilizado pela Educar Brasil.

Intervalo de horas: Este campo será considerado para validar novamente o e-mail na QuickeMail (somente daqueles que  não tenham sido considerados "válidos") respeitando o intervalo de horas definido no parâmetro. 


Aviso

Todos os parâmetros da integração devem ser consultados e atualizados (quando necessário) antes do envio da entidades ao Portal SESI.

Card
labelFuncionários
Table Excerpt
nameparametrosfuncionarios

Na integração de Funcionários ao Portal SESI Educação os registros contêm uma propriedade indicando o perfil do funcionário.

Este cadastro deve ser utilizado para informar o perfil de cada Funcionário, que poderá ser:

  • Funcionário Administrativo (Perfil padrão do Portal SESI)
  • Funcionário Pedagógico e
  • Administrador de Unidade

Neste cadastro devem ser preenchidos os campos conforme a sua funcionalidade:

  1. Código da filial/escola: utilizado para identificar para qual filial se destina o funcionário que terá um perfil diferenciado do padrão. Um funcionário pode estar em mais de uma filial e com perfis diferentes;
  2. Código da Pessoa: mostrando apenas os funcionários a serem levados ao Portal SESI para filial selecionada no campo 1 que ainda não foram parametrizados, deve ser selecionado o funcionário ao qual se quer atribuir um perfil diferenciado para a filial selecionada;
  3. Perfil no Portal SESI Educação: utilizado para identificar qual perfil enviar ao Portal SESI, combo que permite selecionar entre os perfis: Funcionário Administrativo, Funcionário Pedagógico e Administrador de Unidade.

Aviso

Somente os funcionários cuja o perfil padrão (Funcionário Administrativo) não atenda as necessidades da Unidade que devem ser parametrizados neste cadastro.

Aviso

Todos os parâmetros da integração devem ser consultados e atualizados (quando necessário) antes do envio da entidades ao Portal SESI.

Card
labelAutenticação SSO
Table Excerpt
nameparametrossso

Aba destinada à configuração de logins via SSO (Single Sign-On). 

Os campos são preenchidos automaticamente após a Importação do Arquivo (config_sesi.json) que é fornecido pelo Portal SESI


Abaixo descrição dos campos para conhecimento:

  • Endereço WebService: Endereço de acesso ao webservice disponibilizado pelo Portal SESI.
  • Public Key: chave pública para descriptografar o token JWT.
  • Client ID: usuáriode acesso ao webservice disponibilizado pelo Portal SESI.
  • Secret Key: Senhade acesso ao webservice disponibilizado pelo Portal SESI.
  • Importar arquivo (config_sesi.json): Botão para importação das configurações via arquivo JSON*.

*Arquivo disponibilizado pelo Portal SESI.

Aviso

Esse parâmetro deve ser preenchido exclusivamente via importação do arquivo. Qualquer manipulação manual dos campos, resultará em falhas da funcionalidade.

Aviso

Todos os parâmetros da integração devem ser consultados e atualizados (quando necessário) antes do envio da entidades ao Portal SESI.

Expandir
titleDE
Expandir
titleDE I PARA

O SGE possui valores para as suas tabelas, campos, cadastros, tipos que divergem com os valores atuais cadastrados no Portal SESI Educação. Além das parametrizações descritas acima, é

Para a integração é necessário ter valores equivalentes aos do Portal SESI Educação, antes de acionar o serviço que efetiva a integração. 
A funcionalidade 'Cadastro de DE/PARA' foi disponibilizada para criar esse relacionamento e equivalência entre os sistemas. 

O Cadastro está disponível no Menu:  TOTVS Educacional | Sistema Industria | Integradores | Portal SESI | DE/PARA da integração

A tela de cadastro do DE I PARA é composta por 4 campos que devem ser preenchidos seguindo a ordem: 

1- Entidade (Cadastro): Lista com 6 entidades que devem ter equivalências com o Portal SESI informada. Sendo elas:

    • Curso/segmento,
    • Disciplina
    • Habilitação/Serie
    • Área - Grupo de complemento
    • Área Itinerário
    • Itinerário


2- Curso: Lista com todos os cursos cadastrados na base. 

Informações

O campo Curso, ficará desabilitado caso tenha selecionado as seguintes entidades: Cursos/Segmentos ou Área itinerário.


3- Valor no TOTVS Educacional: Lista da Entidade e Curso selecionado anteriormente. (No exemplo acima, foi selecionado a Entidade: Disciplina e o Curso: EF II, neste caso o valor no TOTVS Educacional trará todas as disciplinas do EF II).

4- Valor no Portal SESI Educação: Onde deve ser informado o código equivalente no Portal SESI Educação (validar com responsável pelo portal).

Aviso

O Portal SESI Educação disponibiliza uma documentação Online para facilitar a identificação das Entidades a serem parametrizadas no De/Para. Para acessar, entre em contato com o SESI DN.

Aviso

O cadastro do DE PARA, deve ser atualizado (quando necessário) antes do envio da entidades ao Portal SESI.

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titleProcesso de Exportação [Atualizado]
Aviso

Antes de realizar a exportação das entidades ao Portal SESI, certifique-se que todos os parâmetros e configurações citadas acima, estejam preenchidas e com os valores corretos.

Após as configurações descritas acima, o usuário poderá executar o processo de Exportação.

A exportação de dados é responsável pelo envio das seguintes Entidades:

  • Alunos (e responsáveis acadêmicos)
  • Docentes
  • Funcionários (Diretores escolares, secretários Escolares, orientadores, comissão coordenadores)
  • Turmas
  • Matriculas
  • Aulas Docentes
  • Oficinas (apenas para o Regional Paraná)

Antes de executar o processo é necessário que o usuário entenda as regras de cada Entidade que será integrada.

Aviso

Para que os alunos integrados com sucesso sejam visualizados no Portal SESI Educação, é premissa que também tenham sido integradas as entidades: Turmas e Matrículas.

Informações
titleClique na entidade e veja as regras ao lado
Section
bordertrue
Column
width30

Toggle Cloak
exclusivetrue
id1
Pré Cadastro de Pessoa

Toggle Cloak
exclusivetrue
id2
Integração de Alunos/responsáveis

Toggle Cloak
exclusivetrue
id3
Integração de Turmas [Novo!] 

Toggle Cloak
exclusivetrue
id4
Integração de Matrículas

Toggle Cloak
exclusivetrue
id5
Integração de Docentes

Toggle Cloak
exclusivetrue
id6
Integração de Aulas do Docente

Toggle Cloak
exclusivetrue
id7
Integração de Funcionários

Toggle Cloak
exclusivetrue
id8
Integração de Oficinas

Column
width70
Cloak
visibletrue
id1

Essa integração antecede o envio de Aluno, Responsável, Docente e Funcionários para o Portal SESI, na intenção de identificar se será aproveitado algum cadastro existente ou criado o pré-cadastro. 

Para integração de alunos e responsáveis acadêmicos (para alunos menores de 18 anos), tem como base o cadastro de Pessoa. Sendo assim consideramos: 

Campos obrigatórios para integração
  • Nome
  • Estado Natal e Naturalidade
  • Data de nascimento
  • Sexo
  • E-mail 
  • Nome da mãe (caso não possua CPF informado)
Campos de envio opcional
  • CPF
  • Nome Social
  • E-mail Complementar (caso o email O365  Esteja preenchido ele será enviado como principal).
Outras validações

Sendo encontrado um registro, o Portal SESI retornará o Iduser* correspondente. *Identificar único da pessoa no Portal SESI.

Cloak
visibletrue
id2

Para integração de alunos e responsáveis acadêmicos (para alunos menores de 18 anos), tem como base o cadastro de Pessoa. Sendo assim consideramos: 

Campos obrigatórios para integração
  • Nome
  • Estado Natal e Naturalidade
  • Data de nascimento
  • Sexo
  • E-mail 
  • Usuário* (caso o usuário esteja inativo será enviado o comando de inativação ao Portal SESI)
  • Senha do usuário
  • Nome da mãe (caso não possua CPF informado)

*Ao instalar a customização no ambiente de produção é necessário executar o processo de geração de usuário selecionando todos os alunos para que os mesmos realizem a troca de senhas ao fazer login no sistema.

Campos de envio opcional
  • CPF
  • Nome Social
  • E-mail Complementar (caso o email O365  Esteja preenchido ele será enviado como principal)
  • Raça
Outras validações
  • E-mail do responsável acadêmico:  Será verificado se o responsável  acadêmico é também um aluno ou Professor. Caso seja, consultamos se o e-mail do responsável acadêmico (PPESSOA) é o mesmo e-mail do campo complementar a Office 365 (aluno ou professor). Se os e-mails forem idênticos, a validação na Quickemail não será necessária, se forem divergentes, a validação na Quickemail será aplicada respeitando os parâmetros cadastrados.
  • Notificação de Alerta para E-mail Inválido: Será exibida notificação no cadastro de Aluno, caso seja realizada inclusão ou alteração no e-mail, para validar a sintaxe*   do e-mail (*se tem domínio, o @ e ponto caracteres validos)  e alertar da importância de um e-mail válido. 
  • Matrículas do aluno: Caso o aluno possua matrícula, é necessário que a mesma esteja com a flag "Enviar ao Portal Sesi" para que o aluno seja integrado.
Cloak
id3

Para integração é necessário de as Turmas e Turmas/disciplinas sejam cadastras considerando:

Campos obrigatórios para integração

Para turmas e turmas Disciplinas:

  • Turno 
  • Data inicial
  • Data final
  • Código turma¹ 

Para o Novo Ensino Médico considerar também:

  • Itinerário Formativo
Outras validações
  • [Novo!] ¹Será verificado se o parâmetro 'Utiliza campo complementar Turma SESI Educação' está marcado.
    • Este campo marcado indica que no processo de exportação de turmas ao Portal SESI Educação, será considerado como código da turma, o valor informado no campo complementar mencionado.
    • Caso desmarcado será considerado o valor do campo nativo da turma 'Código da turma' (STURMA.CODTURMA).
      • RedAtenção  Caso o parâmetro esteja marcado o envio do código da turma para o Portal SESI será o campo complementar “Turma Sesi Educação”  desde que esteja preenchido. Quando ele não está preenchido a customização envia o Código da Turma (STURMA.CODTURMA).
  • Campo complementar Enviar ao Portal SESI no cadastro da Turma: Este campo, por padrão estará marcado. Caso seja desmarcado a Turma e seus vínculos  não serão considerados na integração com o Portal SESI.
Reenvio de turmas já exportadas [Novo!] 

[Novo!] Para as Turmas que já foram enviadas com sucesso para o Portal SESI com o código da Turma, e o Regional necessite reenviar o registro alterando para o envio da informação existente no campo complementar Turma SESI Educação, será necessário:

  1. Alterar/incluir os registros das Turmas para que a integração entenda que o registro sofreu atualização e precisa ser reenviado ao Portal SESI, nesse reenvio serão consideradas as novas regras implementadas neste escopo.
    O fato de preencher o campo complementar Turma SESI educação já é uma alteração válida para o reenvio.
  2. Executar o processo de exportação de Turmas.
Cloak
id4

Serão exportadas as Matriculas dos alunos considerando:


Itens que serão integrados

Alunos já exportados ao Portal SESI e que estejam matriculados com algum dos Status abaixo:

  • Pré-matrícula: para matrículas no período letivo que estiverem parametrizadas com Situação de Matrícula que o Status Indica estiver preenchido como “Pré-Matriculado” ou “Matriculado” e a Data corrente é menor que a Data Início da Turma;
  • Matriculado: para matrículas no período letivo que estiverem parametrizadas com Situação de Matrícula que o Status Indica estiver preenchido como “Matriculado” e não forem identificados como Concluinte ou Pré-Matriculado;
  • Inativo: para matrículas no período letivo que estiverem parametrizadas com Situação de Matrícula que o Status Indica estiver preenchido como “Inativo”.


Importante:

  • Passaremos a enviar todas as matrículas elegíveis ao Portal SESI educação e não mais somente a última, porém atualizações serão enviadas somente em caso de alteração de situação de matrícula ou resultado, pois estes são os campos enviados que não fazem parte da chave da matrícula.
  • Considerando que a situação de matrícula ‘Pré matriculado’, possivelmente são de alunos cuja turma em que está vinculado ainda não foi iniciada, caso o aluno não tenha situação de matrícula considerada “Matriculado”, no Portal SESI o aluno permanecerá Inativo, até que esta “Pré-matrícula” tenha mudado para “Matriculado”.
Outras validações
  • Campo complementar Enviar ao Portal SESI na Matrícula do Período letivo: Este campo, por padrão estará marcado. Caso seja desmarcado essa matrícula não será considerada na integração com o Portal SESI.
  • A data de início daturma não é considerada um pré-requisito para exportação. Consideramos a data da entrada da pré-matrícula no SGE (exceto para alunos da EJA).
Cloak
id5

Para integração de Docentes (Professores), tem como base o cadastro de Pessoa. Sendo assim consideramos: 

Campos obrigatórios para integração
  • Nome
  • Estado Natal e Naturalidade
  • Data de nascimento
  • Sexo
  • E-mail 
  • Usuário (Ativo)
  • Senha do usuário
  • Nome da mãe (caso não possua CPF informado)
Campos de envio opcional
  • CPF
  • Nome Social
  • E-mail Complementar (caso o e-mail O365  Esteja preenchido ele será enviado como principal)
  • Raça
Atenção!

Para que o professor seja exportado, é necessário que ele tenha um usuário cadastrado no SGE e esteja ministrando aula em uma Turma/Disciplina que tenha sido informada no cadastro De/Para para disciplinas.

Cloak
id6

Para integração de Aulas do Docente, será enviado a relação do Docente com as turmas/disciplinas:


Validações
  • Professores vinculados a turmas/disciplina, já exportadas.integradas

Verificar as regras de envia envio das turmas e turmas/disciplinas.

Cloak
id7

O termo 'funcionários' se refere às pessoas designadas a determinadas funções no SGE – Módulo Educacional (secretários escolares, membros da comissão coordenadora e diretores escolares). 

Sendo assim, consideramos:

Campos obrigatórios para integração
  • Nome
  • Estado Natal e Naturalidade
  • Data de nascimento
  • Sexo
  • E-mail 
  • Usuário* (caso o usuário esteja inativo será enviado o comando de inativação ao Portal SESI)
  • Senha do usuário
  • Perfil de funcionário (Cadastrado nos parâmetros)
  • Nome da mãe (caso não possua CPF informado)
Campos de envio opcional
  • CPF
  • Nome Social
  • E-mail Complementar (caso o email e-mail O365  Esteja preenchido ele será enviado como principal)
  • Raça
Outras validações

Tais registros de 'funcionários' do SGE – Módulo Educacional são pessoas (PPESSOA) associados às funções através dos Menus:

  • Filial | Dados Educacionais | <anexo> Diretores por Filial 
  • Módulo Educacional | Currículo e Oferta | Estrutura Curricular | Matrizes curriculares | <anexo> Matriz aplicada | <anexo> Comissão Coordenadora'.
Cloak
id8

A integração das Oficinas será tratada em tópico a parte deste manual.


Conhecendo a regra de cada Entidade que será exportada.  O usuário poderá executar o processo de Exportação através do Menu:

TOTVS Educacional | Sistema Industria | Integradores | Portal SESI | Exportação de Entidades


Informações
  • Esse processo poderá ser agendado conforme recurso nativo.
  • O processo de exportação acontece de formar síncrona. 
  • O primeiro envio pode levar mais tempo para ser concluído. 

Executando manualmente o processo o usuário poderá selecionar uma ou mais entidades.


O resultado da exportação é registrado  no Monitor de log da integração, descrito no próximo tópico deste manual.


...

HTML
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<!-- 
EXEMPLO DE MARCAÇÃO PARA TIPO DE REQUEST:
<div class="post">POST</div>
<div class="get">GET</div>
<div class="put">PUT</div>
<div class="delete">DELETE</div>

O ENDEREÇO DEVE SER INSERIDO COM A SEGUINTE MARCAÇÃO:
<div class="endereco">/rm/api/TOTVSCustomizacao/CstIntegracaoProtheus/ItemContabil</div>
-->
Expandir
titleFAQ

Toggle Cloak
FAQ [Novo!]

Cloak
falseErro Not Found: Envio de Funcionários

A inconsistência apresentada está relacionada à indisponibilidade do WebService vinculado ao Portal Sesi, o que pode ser atribuído a dois fatores principais:

  • API do portal não estar acessível no momento ou
  • Configuração inadequada do WebService.

Orientamos entrar em contato com o DN ou Educar Brasil para validações.

Erro: Method not Found: Exportação de Entidades

É fundamental verificar se o parâmetro SIGLADR está devidamente preenchido na Gestão CNI > Parâmetros Gerais.

Se o parâmetro estiver preenchido, recomenda-se solicitar imediatamente a reinstalação da biblioteca LIB DN em todos os servidores que compõem o ambiente. Antes da reinstalação, é aconselhável interromper os serviços de host.

Essa ação garantirá que todas as instâncias do sistema operem com a versão mais recente e funcional da biblioteca, reduzindo erros e aprimorando a performance geral do sistema.


Integração de Matrículas: Envio de várias matrículas para um mesmo aluno

Matrículas Múltiplas em Períodos Letivos Distintos

Neste exemplo, temos as seguintes matrículas:

  • Matrícula em andamento: Turma NEJAAFCZS24 - Nova EJA Ensino Médio, com status RDS (Reconhecimento de Saberes) e valor atribuído de "3".
  • Matrícula finalizada: Turma NEJAAFCZ24 - Nova EJA Ensino Fundamental Anos Finais, com valor atribuído de "0".

Análise: A possibilidade de um aluno ter mais de uma matrícula em períodos letivos diferentes, dentro de um único envio (request), está prevista na Integração Portal SESI 2.0.

Esta integração permite o envio de todas as matrículas cujo status esteja devidamente parametrizado, desde que o parâmetro "Não Enviar ao Portal SESI" esteja desmarcado.



Erro 401 Unauthorized: Comunicação entre API e Educar indisponível

Neste exemplo, ocorreu um erro 401 Unauthorized, indicando que a comunicação entre a API e o Educar está indisponível.

Para resolver essa questão, recomendamos os seguintes passos:

  1. Verificar a configuração dos dados da integração:
  • Endereço de acesso ao webservice de integração, disponibilizado pela Educar Brasil;
  • Usuário do Portal SESI Educação para o consumo do webservice, disponibilizado pela Educar Brasil;
  • Chave de verificação para o consumo do webservice, disponibilizado pela Educar Brasil.

       2. Caso persista, proceder a execução dos processos:

  • Desinstalar a customização do Portal SESI.
  • Verificar a pasta Custom (C:\TOTVS\CorporeRM\RM.Net\Custom) para identificar e excluir quaisquer DLL's relacionadas à customização.
  • Reinstalar as versões mais recentes das bibliotecas Win e Web.
  • Ajustar as tags Runservice e Owin: definir AutomaticAppStartup como True.
  • Revisar e ajustar o alias dos arquivos web.config.
  • Verificar a existência de scripts pendentes e executá-los.

Seguindo essas etapas, você poderá restabelecer a comunicação adequada entre os sistemas.


Processo de Exportação de Matrícula em Execução Não Concluído

O processo de exportação de Matrícula em execução não é concluído.

Para solucionar esse problema, recomendamos verificar a disponibilidade do campo complementar "Envia ao Portal SESI" associado à matrícula no período letivo.

Erro BadGateway 502: Envio da Entidade Aluno

A mensagem "Bad Gateway" ocorre quando o e-mail atribuído ao estudante é o mesmo utilizado para o responsável.

Para resolver essa situação, recomendamos as seguintes ações:

  1. Ajustar Cadastros: É necessário garantir que cada pessoa tenha um e-mail diferente ao integrar com o Portal SESI.
  2. Após realizar as correções, tente novamente o envio e confirme se a operação foi bem-sucedida.
  3. Se o problema persistir, entre em contato com o Portal SESI para verificar a disponibilidade do serviço.
  4. Consulte o DN sobre a capacidade de processamento das requisições, pois isso pode impactar a performance da integração.
Erro Bad Request Código: 9006 - Integração de Funcionário- E-mail em uso por outro usuário

Erro: Bad Request {"codigo":9006,"message":"Email em uso por outro usuário"}

Para resolver essa situação, recomendamos as seguintes ações:

  1. Verificação de Cadastro: Consulte a equipe do Educar para confirmar se o usuário possui um cadastro ativo no Portal SESI associado a outro código externo, o que está causando o conflito.

  2. Inativação e Reativação: Proceda com a inativação do usuário, seguida pela sua reativação e, em seguida, tente reenviar as entidades.

Observação: Caso não consiga inativar pelo SGE, terá que validar diretamente com o pessoal da Educar Brasil como desativar esse alunos, pois se eles estão no Portal Sesi é porque foram integrados, como nessa base está integrando agora, provavelmente eles foram integrados em outro momento em outra base.

drpr002.png

Erro Bad Request Código: 9079 - Integração de Turmas - O ID da disciplina é obrigatório

A mensagem de erro informa que "O ID da disciplina é obrigatório", dessa forma ele deve ser cadastrado na parametrização do DE/PARA para que seja exportado com sucesso.

A tela de cadastro do DE I PARA é composta por 4 campos que devem ser preenchidos seguindo a ordem:
1- Entidade (Cadastro): Lista com 6 entidades que devem ter equivalências com o Portal SESI informada. Sendo elas: 

  • Curso/segmento,
  • Disciplina
  • Habilitação/Serie
  • Área - Grupo de complemento
  • Área Itinerário
  • Itinerário

 
Verifique se o campo está preenchido e se possui valores corretos.
Estes dados são disponibilizados pelo Portal SESI. Caso tenha dúvidas sobre o preenchimento correto, será necessário realizar contato com o time de suporte do mesmo. 

Erro Bad Request Código: 9080 - Integração de Turmas - O ID da área é obrigatório

A mensagem de erro informa que "O ID da área é obrigatório", dessa forma ele deve ser cadastrado na parametrização do DE/PARA para que seja exportado com sucesso.

A tela de cadastro do DE I PARA é composta por 4 campos que devem ser preenchidos seguindo a ordem:
1- Entidade (Cadastro): Lista com 6 entidades que devem ter equivalências com o Portal SESI informada. Sendo elas: 

  • Curso/segmento,
  • Disciplina
  • Habilitação/Serie
  • Área - Grupo de complemento
  • Área Itinerário
  • Itinerário

 
Verifique se o campo está preenchido e se possui valores corretos.
Estes dados são disponibilizados pelo Portal SESI. Caso tenha dúvidas sobre o preenchimento correto, será necessário realizar contato com o time de suporte do mesmo. 

Erro Bad Request Código: 9087 - Integração de Turmas - O ID da área é inválido

A mensagem de erro informa que "O ID da área é inválido", dessa forma ele deve ser cadastrado na parametrização do DE/PARA para que seja exportado com sucesso.


Este campo é preenchido no DE/PARA, que compõe 04 campos que devem ser preenchidos seguindo a ordem:
1- Entidade (Cadastro): Lista com 6 entidades que devem ter equivalências com o Portal SESI informada. Sendo elas: 

  • Curso/segmento,
  • Disciplina
  • Habilitação/Serie
  • Área - Grupo de complemento
  • Área Itinerário
  • Itinerário


Verifique se o campo está preenchido e se possui valores corretos.
Estes dados são disponibilizados pelo Portal SESI. Caso tenha dúvidas sobre o preenchimento correto, será necessário realizar contato com o time de suporte do mesmo.

Indisponibilidade dos Parâmetros da Customização Portal SESI 2.0

Neste exemplo, onde não é possível acessar os parâmetros da Integração Portal SESI 2.0, recomendamos os seguintes passos:

  1. Verificar a configuração dos dados da integração:
  • Desinstalar a customização do Portal SESI.
  • Verificar a pasta Custom (C:\TOTVS\CorporeRM\RM.Net\Custom) para identificar e excluir quaisquer DLL's relacionadas à customização.
  • Reinstalar as versões mais recentes das bibliotecas Win e Web.
  • Recriar o arquivo _brokercustom.dat.
  • Verificar a existência de scripts pendentes e executá-los.

Seguindo essas etapas, você poderá restabelecer a comunicação adequada entre os sistemas.


E-mail: The Email field is not a valid e-mail address

Este erro está relacionado a um cadastro de e-mail inválido.

Verifique a aplicação de acentuação, pontos e outros caracteres inválidos ao e-mail registrado. e, apóa, execute o reenvio de dados.