Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

Cobrança de nova via de carteira

Produto:

TOTVS - Gestão de Planos de Saúde 

Ocorrência:

Como realizar cobrança da nova via do cartão do beneficiário? 

Passo a passo:

Para a cobrança da nova via de carteira do beneficiário é necessário cadastrar o evento no programa Manutenção tabela de eventos, após cadastrar a rotina de cálculo do evento no programa Manutenção Rotina de Cálculo.
O cliente deve cadastrar um evento de cobrança da nova via de carteira, com classe de evento “G” – Via de Carteira e uma classe de rotina “5” – nova via carteira.
Após é necessário associar os eventos de cálculo com as modalidades, plano, tipo de plano e forma de pagamento, no programa Manutenção eventos/forma pgto./tipo plano.
Quando solicitada a geração de nota de serviço, serão avaliados a modalidade, plano, tipo de plano e forma de pagamento cadastrados para que sejam selecionados os eventos a serem aplicados no cálculo.
No programa Parametros  Modulo Faturamento – O campo “Evento cob.via carteiradeve estar cadastrado com o evento de cobrança de nova via.
No programa Forma Pagto dos Tipos Planos – O campo “cobra nova via carteira” deve estar marcado com SIM.
No programa Manutenção Situação Documento Identificação Beneficiário o parâmetro indicador de cobrança da nova via deverá estar marcado como SIM.

Este campo serve para verificar a permissão e parâmetros para cobrança da nova via da carteira/cartão conforme estrutura da modalidade/plano/tipo/forma de pagamento.
Para que seja cobrado o valor correto, é necessário cadastrar o valor da via de carteira no programa Manutenção cobrança nova via de carteira/cartão, que será multiplicado pela quantidade de novas vias.
Para realizar o cálculo do valor da nova via de carteira, o sistema considera os seguintes fatores:

  • Fator TIPO DA PROPOSTA

  • Fator CONVÊNIO DA PROPOSTA

  • Fator FORMA PAGAMENTO DA PROPOSTA

Isto é, se, por exemplo, o valor da nova via de carteira for R$10,00 e existirem fatores de mensalidades cadastrados na proposta (Tp proposta: 0,70000, Convênio Prop: 1,0000 e forma pgto proposta: 0,9400) o valor que será calculado para cobrança será:
10,00 x 0,70000 x 1,0000 x 0,9400 = R$ 6,58 (valor da nova via da carteira) 

Emissão de Documentos Identific. Benef
O cálculo do faturamento sempre verifica se o beneficiário tem nova via ou renovação de carteira a ser cobrada. No programa Emissão de Documentos Identific. Benef estão os campos que devem ser verificados para que ocorra a cobrança correta.

Renovação / Nova Via de Carteira do Beneficiário
Parâmetros
Após selecionado o tipo de impressão “Renovação” ou “ Nova Via” clicar no botão Altera Parâmetros, apresentará uma nova janela de parametrização, após verificar estas parametrizações, clicar no botão OK.
Para a opção de tipo de impressão “Nova Via” aparecerá uma nova janela “Nova Via”, caso o cliente deseje que a nova via seja cobrada deve MARCAR o campo “atualiza indicador de cobrança nova via para o beneficiário”.

 

Para a opção de tipo de impressão “Renovação” aparecerá uma nova janela “Renovação”, caso o cliente deseje que a renovação da carteira seja cobrada deve MARCAR o campo “atualiza indicador de cobrança nova via para o beneficiário”.


Desta forma, se o campo “atualiza indicador de cobrança nova via para o beneficiário” NÃO estiver marcado no programa Emissão de Documentos Identific. Benef o campo ct-nova-carteira da tabela usuário ficará igual a zero, ou seja, não foi emitida via de carteira e não haverá cobrança para o beneficiário.
Se no programa Emissão de Documentos Identific. Benef , opção nova via, o campo “atualiza indicador de cobrança nova via para o beneficiário” ESTIVER MARCADO o campo ct-nova-carteira da tabela usuário é incrementado pela quantidade de novas vias que foram emitidas.
Deverá ser calculado o evento de via de carteira (será utilizado o evento de cobrança de via de carteira cadastrado nos parâmetros do faturamento) cobrando a quantidade que está especificada. 

Dica:
Caso o cliente não souber para quais beneficiários foi realizado a cobrança da nova via, poderá entrar na simulação do programa Gerac/Estor Notas Serv On-Line  após F5 – Valores por beneficiário e gerar um relatório para realizar esta conferencia.
Caso queira apenas consultar, poderá utilizar também a opção do programa Faturas do Contratante, fatura, após notas de serviço, F5- valores por beneficiário, gerando o relatório para conferencia. Estes valores serão apresentados através do nome do beneficiário, módulo e valor de cada módulo.


 o parâmetro indicador de cobrança de nova via