Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

Calcular Apropriação Leasing - FAS719AA

Visão Geral do Programa

A partir do disposto na Lei 11.638/07 acabou se criando um conflito entre a norma fiscal e contábil, O artigo 15 da Lei 6.099/1974 determina que o bem integrará o ativo da arrendatária por ocasião do exercício da opção de compra.

Esta norma conflita com o disposto na NBC T 10.2 - subitem 10.2.2.1, que estipula que o valor do bem arrendado (na modalidade de leasing financeiro) integra o imobilizado no ativo permanente da arrendatária, já a partir da contratação.

As apropriações das despesas devem ser distribuídas a cada mês compreendido no regime de competência do contrato de leasing.

Regime de Competência é um princípio contábil. É importante ressaltar que os princípios da realização da receita e de confrontação das despesas são, em conjunto, também conhecidos como Regime de Competência. Neste contexto, a apropriação das despesas com o contrato de Leasing são apropriadas no período em que são exigidas.

Contrato de Leasing é um documento que normaliza a cessão e a obtenção de direito de uso e propriedade entre o Arrendador e o Arrendatário de leasing capital.

Leasing (ou arrendamento mercantil) – operação financeira entre uma empresa proprietária de determinados bens (veículos, máquinas, unidades fabris) e uma pessoa jurídica que usufrui desses bens contra o pagamento das prestações. Os contratos são sempre com tempo determinado, ao fim do qual a empresa arrendatária tem a opção de compra do bem. A grande vantagem do leasing é a não imobilização do capital, sobretudo em casos de bens de alto preço e que terão utilização limitada. No Brasil, o leasing foi regulamentado em 1975: as prestações podem ser reajustadas pela correção monetária ou pelo valor do dólar, e seus valores são fixados em função da parte residual (o valor da opção de compra).

Para tanto, o produto foi flexibilizado para que em função da variedade na forma de cálculo das prestações por parte das entidades financiadoras, cujo regulamento do Imposto de Renda caracteriza como Arrendamento. Sendo assim, o programa permite registrar o bem no início, no final ou ainda pela vigência do contrato por meio do residual diluído. Deve-se atentar que nesta apropriação das parcelas, referentes aos contratos leasing, sofrem regras e exceções específicas para cada forma de imobilização.

Nas modalidades de Leasing Operacional, as parcelas de leasing são apropriadas diretamente no resultado do período a que compete a prestação, este programa possibilita calcular a apropriação das parcelas cadastradas no Processo Manutenção Contratos Leasing. Já na operação de Leasing Financeiro, decorre a amortização de encargos financeiros pela sua competência pela amortização do passivo contra resultado. Ver detalhes no programa Manutenção Contrato Leasing (FAS012AA).

A legislação atual enfatiza o conceito de que, a essência deve prevalecer sobre a forma, ou seja, há regras que devem ser obedecidas no contrato de leasing para classificação de uma ou outra modalidade, assim nem sempre a forma do contrato irá determinar o tipo de operação a ser registrado.

Para isto, a partir da definição da modalidade de leasing, deve-se selecionar a finalidade correspondente nos Parâmetros da Contabilização do Módulo de Ativo fixo. Algumas finalidades, como é o caso do leasing operacional, poderão requerer a conta contábil transitória (CR), que receberá o lançamento a Crédito, para uma contrapartida a conta contábil cadastrada, para receber a apropriação das despesas com leasing (DB). O saldo da conta transitória, que ao final de cada período seu deverá ser 0 (zero), receberá lançamentos do Módulo de Contas a Pagar (detalhes Registrar Títulos no Contas a Pagar), em contra partida uma conta de saldo para o título, completando assim o ciclo de contabilização das apropriações de leasing.

Exemplo:

Conta Contábil: Máquinas e Equipamentos Industriais, nos parâmetros da Contabilização do Módulo Ativo Fixo, deve-se implementar a Finalidade Contábil desta conta como Leasing, se para esta conta possuir algum bem patrimonial cadastrado como Leasing.
Este programa então calculará a apropriação
Contabilização no Módulo de Ativo Fixo - O processo de contabilização do Módulo de Ativo Fixo irá contabilizar da seguinte forma:
DB – Conta de Despesa com Leasing, ou Imobilizado
CR – Conta Transitória de Leasing
Contabilização no Módulo de Contas a Pagar - O processo de Registro de Títulos irá contabilizar da seguinte forma:
DB – Conta Transitória Leasing
CR – Conta de Saldo do Título (Fornecedores).

Nota
titleNota:

Visando atender a Lei das S/A´s nº. 11.638/07, que instituiu algumas alterações relacionadas ao ativo permanente das empresas, dentre elas, a forma como classificar e calcular os bens patrimoniais, distinção no registro do leasing operacional e financeiro, entre outros.

Com a implementação da lei, quando um bem estiver vinculado a um contrato de leasing, operacional ou financeiro, as apropriações contábeis de Implantação, Encargos Financeiros e Despesas de Leasing, deverão ser geradas da seguinte forma:

Leasing Operacional

  Despesa de Leasing:

DB/CR

Finalidade Contábil

DB

Leasing Operacional

CR

Leasing Operacional

Leasing Financeiro

  Implantação do Bem:

DB/CR

Finalidade Contábil

DB

Saldo Imobilizado

CR

Leasing Financeiro

  Encargos Financeiros:

DB/CR

Finalidade Contábil

DB

Encargos Financeiros Leasing

CR

Encargos Financeiros Leasing

    Despesa de Leasing:

DB/CR

Finalidade Contábil

DB

Amortização Encargos Leasing

CR

Encargos Financeiros Leasing

Cálculo Apropriação Contrato Leasing

Objetivo da tela:

Permitir a realização do cálculo das apropriações das despesas dos contratos de leasing, rateando proporcionalmente pelo valor do bem patrimonial constante no contrato.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Insere Linha

Quando acionado, possibilita inserir regra ou exceção para efetuar o cálculo da apropriação de contratos de leasing. Ver detalhes na descrição da tela Insere Linha Apropriação Contrato Leasing.

Edita Linha 

Quando acionado, é possível modificar informações de uma linha selecionada. 

Retira LinhaQuando acionado, possibilita retirar a linha selecionada, cancelando as informações desta.
Limpa ListaQuando acionado, é possível eliminar todas as informações da lista inserida.
Executa Lista Quando acionado, possibilita executar as regras ou exceções definidas, efetuando os cálculos das apropriações. Ver detalhes na descrição da tela Executa Cálculo Apropriação Contrato Leasing.

Insere Linha Apropriação Contrato Leasing

Objetivo da tela:

Permitir inserir regras ou exceções para o Cálculo das Apropriações de Contratos de Leasing.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Regra

Quando assinalado, considera toda a faixa selecionada no campo Conjunto a ser calculada a apropriação.

Exceção

Quando assinalado, define que toda a faixa selecionada no campo Conjunto é considerada como exceção, não estando incluída no cálculo dos contratos de leasing.

Conjunto

Selecionar uma das opções definindo o tipo, conforme as opções:

  • Arrendador;
  • Arrendatário;
  • Contrato Leasing;
  • Data Início Validade;
  • Individual.

Arrendador

Inserir o código que identifique a seguradora que contratou o Contrato Leasing.

Informações
titleImportante:

Este campo somente será habilitado, quando da opção de conjunto for individual, porque as demais opções de conjunto sugerem um intervalo a ser considerado.

Contrato Leasing

Inserir o número do Contrato de Leasing a ser calculada a sua apropriação.

Informações
titleImportante:

Este campo somente será habilitado, quando da opção de conjunto for individual, porque as demais opções de conjunto sugerem um intervalo a ser considerado.

Cenário Contábil

Inserir o código do cenário contábil a ser aplicado o Cálculo Apropriações Contratos Leasing.

Informações
titleImportante:

Para serem calculadas as apropriações para as quais não foi informado um cenário contábil, este campo deverá permanecer em branco.

Data Fim Cálculo

Inserir a data do fim do cálculo da apropriação do leasing.

O acionamento do botão OK insere a linha com a regra ou exceção cadastradas para a execução do programa.

Executa Cálculo Apropriação Contrato Leasing

Objetivo da tela:

Permitir executar as regras ou exceções definidas nas linhas e assim executar o cálculo das apropriações referentes aos Contratos de Leasing.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Destino

Assinalar uma das opções, determinando o destino de impressão do resultado gerado. Ver detalhes na descrição do conceito Opções de Destino.

Visualiza Arquivo

Quando selecionado, possibilita visualizar o arquivo gerado como resultado do cálculo das apropriações dos contratos de leasing.

Execução

Assinalar uma das opções, determinando se a forma de execução deste programa deve ser on-line ou batch. Ver detalhes na descrição do conceito Formas de Execução.

O acionamento do botão OK dispara a execução do cálculo.

 

Conteúdos Relacionados:

Manutenção Arrendador (FAS060AA)

Manutenção Contrato Leasing (FAS012AA)

Manutenção Arrendatário (FAS061AA)