Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Antes de mandarmos gerar o lançamento financeiro da parcela é preciso parametrizar o sistema (Ambiente | Parâmetros | Educacional | Integração | Financeiro | Educacional) com as informações necessárias para a inclusão de lançamentos no sistema financeiro. Muitas das informações utilizadas nos parâmetros do sistema educacional já devem ter sido cadastradas e bem definidas dentro do próprio sistema financeiro, sendo apenas indicada nos parâmetros do sistema educacional a sua utilização.
A geração do lançamento financeiro da parcela, além de promover a integração com o sistema financeiro, pode simultaneamente, promover a integração com o sistema contábil. Ambas integrações devem ser previamente parametrizadas.  

Nota

Ao alterar alguma informação será gravado o Histórico de Alteração do Serviço essa tela fica em Anexo do cadastro de Serviço. 

Expandir
titleFin - Geral 1/4

- Cobrar multa
Define qual será o comportamento do sistema em relação à multa quando uma parcela estiver vencida. Se será aplicada uma multa e se esta levará em conta as bolsas ou descontos para cálculo do valor.

- Juros ao dia
Também é possível definir o percentual de juros ao dia para parcelas vencidas e qual será o período de carência para início do cálculo dos juros.

- Permite regerar lançamentos
Marcando esse parâmetro será possível regerar os lançamentos financeiros 'Em Aberto', provenientes das parcelas dos contratos. Esse parâmetro é importante, por exemplo, para o caso de uma Bolsa ser concedida à um aluno após a geração das parcelas.

- Regerar lançamentos cancelados
Permite que os lançamentos financeiros 'Cancelados' possam ser regerados.
Observação: Para que os parâmetros anteriores 'Permite Regerar Lançamentos' e 'Regerar Lançamentos Cancelados' possam ser aplicados em lançamentos financeiros originados de parcelas que foram calculadas utilizando o resultado da divisão do total dos valores dos créditos das disciplinas matriculadas entre as parcelas do contrato, o parâmetro 'Permite Regerar Lançamentos utilizando a divisão de créditos entre as parcelas do contrato' precisa estar marcado.

- Utilizar faixa de crédito
Para que o cálculo do valor do lançamento seja feito conforme uma faixa de crédito este parâmetro deverá estar marcado. Após somar o número de créditos que o aluno está cursando, o sistema irá localizar a faixa de crédito, previamente cadastrada, à qual o aluno pertence. Se não houver a faixa, o sistema irá reportar um erro.
Caso a faixa seja encontrada, o valor deverá ser calculado da seguinte forma:
         - Valor Fixo: se o Valor Fixo estiver informado na faixa de crédito, este será o valor do lançamento.
         - Valor por Crédito: se o valor fixo não estiver informado, então o sistema irá multiplicar o número de créditos que o aluno está cursando pelo Valor por Crédito informado na faixa à qual o aluno pertence.
Observação:
Para que o valor possa ser calculado pelo número de créditos cursados, primeiramente a opção 'Conta créditos financeiros (cobrança por créditos)' localizado na situação de matrícula do aluno deve estar marcada. Em seguida, no contrato do aluno, para cada parcela cadastrada, a opção 'Valor calculado pelo número de créditos' também deve estar marcada. Se assim for, o sistema irá verificar o número de créditos que o aluno está cursando e efetuar o cálculo necessário para se encontrar o valor do lançamento. Este cálculo então poderá será feito a partir de: uma faixa de crédito ou então, a partir do número e valor do crédito financeiro das disciplinas da matriz curricular.

- Cancelar Remessa automaticamente ao regerar o lançamento financeiro quando o boleto estiver com status Remetido ou Registrado
Com este parâmetro marcado ao regerar um lançamento pelo TOTVS Educacional em que o status do boleto seja igual a ‘Remetido’ ou ‘Registrado’ o sistema automaticamente executará o cancelamento desta remessa, modificando o status de remessa do boleto para ‘Pendente Remessa’ e prosseguirá com a regeração do lançamento. Ressaltamos que, posteriormente, no módulo TOTVS Gestão Financeira, será necessário enviar para o banco uma nova remessa destes boletos.
Com este parâmetro desmarcado, não será permitida a regeração de tais lançamentos através do TOTVS Educacional pois os seus boletos possuem status de remessa igual à ‘Remetido’ ou ‘Registrado’.

- Copiar mês/ano da data de vencimento para a data de competência
Com este parâmetro marcado, os lançamentos financeiros gerados terão data de competência igual ao mês/ano da data de vencimento da parcela. Com o parâmetro desmarcado, os lançamentos financeiros gerados terão a data de competência igual à data de competência da parcela.

- Gerar lançamentos de bolsa de crédito como Baixa Contábil
Para que os lançamentos referente à bolsa de crédito sejam contabilizados somente na baixa, este parâmetro deve estar marcado, com isso o tipo contábil do lançamento será igual a "Baixa contábil", independente do valor setado no parâmetro de tipo contábil para bolsa de crédito da etapa Fin - Geral 2/4 e o parâmetro de tipo contábil para bolsa de crédito ficará bloqueado.
Observação: A partir da versão 12.1.23 o parâmetro "Gerar lançamento de bolsa de crédito como Baixa Contábil" não existirá no sistema e passará a ser considerado o parâmetro da etapa Fin - Geral 2/4

- Dividir valores de créditos financeiros das disciplinas matriculadas entre as parcelas do contrato
Este parâmetro terá efeito para plano de pagamento que calcula o valor do contrato/parcelas em função do número de créditos informados nas disciplinas cursadas.
Se este parâmetro estiver marcado o valor total encontrado para o contrato será rateado entre as parcelas não geradas, subtraindo o valor das parcelas já geradas no mesmo contrato. Se estiver desmarcado, as parcelas terão o mesmo valor encontrado para o contrato.

- Usar valor do crédito financeiro da matriz curricular do aluno
Para que o sistema calcule o valor do lançamento tomado como base o valor do crédito financeiro da matriz curricular do aluno (matriz em que ele está matriculado), este parâmetro deve ser marcado. Caso esteja desmarcado, o valor do crédito será o valor de onde o aluno está cursando as disciplinas.

- Usar número de créditos financeiro da matriz curricular do aluno
Para que o sistema calcule o valor do lançamento tomando como base o número de créditos financeiro da matriz curricular do aluno este parâmetro deve ser marcado. Caso esteja desmarcado, o número do crédito será o valor de onde o aluno está cursando as disciplinas.

Usar nº créditos e valor do crédito da disciplina da matriz curricular do aluno ou da faixa de credito em caso de equivalência múltipla
Com esse parâmetro marcado, o valor da disciplina matriculada será substituída pelo valor da disciplina equivalente da matriz curricular do aluno.  Assim, em caso de equivalência múltipla o sistema não processará o valor e n° de crédito das disciplinas matriculadas, será utilizado o valor total equivalente das disciplinas da matriz curricular do aluno. Caso esteja desmarcado, o crédito será o valor de onde o aluno está cursando as disciplinas.

Observação:

  • Matricula em uma disciplina com equivalência para duas disciplinas da matriz do aluno: o sistema considera a disciplina com maior número de crédito e a disciplina com maior valor do crédito da matriz do aluno.
  • Matricula em duas disciplinas com equivalência para uma da matriz do aluno: o sistema considera o número de crédito e valor do crédito da disciplina da matriz do aluno. Logo, uma das disciplina matriculadas assumirá o total dos créditos enquanto a outra ficará zerada.

Para maiores informações sobre utilizar valor e número de crédito do aluno veja o documento Lançamentos - Cobrança por crédito.

- Desconsiderar nº de créditos na matrícula da disciplina para geração e simulação de lançamento

Com esse parâmetro marcado, o sistema irá desconsiderar o número de créditos financeiros presente na matrícula da disciplina do aluno calculado durante a matrícula. E irá calcular novamente o número de créditos financeiros para a matrícula da disciplina na geração e simulação do lançamento financeiro vinculado à parcela do contrato do aluno. Parâmetro disponível a partir dos patches: 12.1.2302.185 e 12.1.2306.130 ou superiores

- Baixar automaticamente lançamentos com valor líquido igual a zero
Em alguns casos é possível que um lançamento seja gerado pelo educacional com valor zerado, como por desconto de bolsa ou alunos com crédito na instituição com desconto em mensalidade futura. Marcando o parâmetro, os lançamentos serão baixados automaticamente, salvo quando o cliente/fornecedor tiver configurado com dados de pagamento como "Débito Automático" o lançamento financeiro gerado não será baixado.


...

Expandir
titleFin - Geral 4/4

- Vencimento em dia não útil
Através deste parâmetro é possível configurar como o sistema irá se comportar no processo de Criação de parcelas do plano de pagamento quando a data indicada para uma parcela cair em um dia não útil. O sistema poderá:

  • Buscar dia útil anterior
  • Manter data
  • Buscar próximo dia útil

- Sábado é dia útil

Ao processar informações relacionadas à parcela ou ao lançamento financeiro o sábado será considerado um dia útil.

- Domingo é dia útil
Ao processar informações relacionadas à parcela ou ao lançamento financeiro o domingo será considerado um dia útil.

- Data de emissão do lançamento financeiro 
Identifica se a data de emissão do lançamento financeiro será igual à 'Data do sistema' ou à 'Data do contrato'. Essa parametrização é aplicada para qualquer lançamento gerado através de uma parcela do plano de pagamento.
Importante: Caso a opção selecionada seja a 'Data do contrato', nos casos onde no contrato do aluno o campo "Data do Contrato" não esteja preenchido, não será possível a geração do lançamento.

- Utilizar em parcela extra
Informa se a parametrização realizada será aplicada para lançamentos gerados através de parcelas extras.

- Utilizar em parcela adicional
Informa se a parametrização realizada será aplicada para lançamentos gerados através de parcelas adicionais.

- Em dia não útil
Identifica como o sistema irá se comportar quando não for um dia útil. 

  • Buscar dia útil anterior
  • Manter data
  • Buscar próximo dia útil

Observação:
O sistema identificara os feriados através do calendário cadastrado e vinculado ao período letivo do contrato. Para demais lançamentos que não estão vinculados ao contrato (por exemplo, lançamentos a pagar) será considerado o calendário oficial parametrizado na integração financeira (Integração -> Financeiro -> Calendário Oficial).

- Mantém data de emissão ao regerar lançamento 
Marcando esta opção, ao regerar o lançamento financeiro o sistema irá manter a mesma data de emissão gerada na inclusão, ou seja, não mudará a data de emissão.

- Tipo de parcela do acordo
Este parâmetro foi implementado apenas na versão 12.1.2302. Através deste parâmetro é possível configurar como o sistema irá se comportar ao criar as parcelas de um contrato financeiro de tipo acordo.

  • Parcela adicional: Essa é a opção padrão do sistema, quando selecionada as parcelas do contrato de tipo acordo serão do tipo adicional.
  • Parcela extra: Quando selecionada as parcelas do contrato de tipo acordo serão do tipo extra.


Expandir
titleFin - Vlrs. Opcionais/Integração 1/3

Nessa etapa são parametrizados os campos Pagamento a Maior e Menor, o cliente tem a opção de parametrizar tanto nos Valor Opcional ou Valor de Integração.

Aviso
Expandir
titleFin - Vlrs. Opcionais/Integração 1/3

Nessa etapa são parametrizados os campos Pagamento a Maior e Menor, o cliente tem a opção de parametrizar tanto nos Valor Opcional ou Valor de Integração.

Aviso

Quando o campo Pagamento a Maior ou Menor for parametrizado como Valor Opcional ou Valor de Integração e nesse contexto já tiver lançamentos gerados, todos os novos contextos criados dentro da mesma coligada terão o mesmo comportamento.

Deck of Cards
idVrOpcional/Integração
Card
idValores Opcionais
labelValores Opcionais

Antes de parametrizar os Valores Opcionais, primeiramente é necessário criar os campos no TOTVS Financeira para a correta utilização e armazenamento dos valores pagos a maior e a menor e também os campos que serão utilizados no aproveitamento dos valores da Conta Corrente.

Acesse os parâmetros do TOTVS Financeira no caminho BackOffice | Gestão Financeira | Ambiente | Parâmetros | TOVS Financeira | Contas a Receber | Manutenção de Lançamentos | Lançamentos | Valores Opcionais.

Obs: o mesmo pode ser acessado em: Educacional | Integração | Financeiro | Contas a Receber (TOTVS Financeira) | Valores Opcionais

image2018-2-2_14-57-53.png


Crie os quatro campos de Valores Opcionais conforme o exemplo a seguir:

  • 1: Pgto a Maior                              com a Ação : Acrescentar

    2: Pgto a Menor                             com a Ação : Descontar

    3: Acrescenta no líquido                com a Ação : Acrescentar

    4: Desconta no líquido                  com a Ação : Descontar









Em seguida, agora no TOTVS Educacional, acesse os parâmetros referentes pagamento a maior e menor que está disponíveis no menu Ambiente | Parâmetros | Educacional | Integração | Financeiro | Educacional | Fin. Vlrs.Opcionais/Integração 1/3 e associe os “Valores Opcionais” criados anteriormente no TOTVS Financeira da seguinte forma:

Em Pagamento a maior : Informe o Valor Opcional criado no TOTVS Gestão Financeira ( ex: Pgto a Maior )

Em Pagamento a menor : Informe o Valor Opcional criado no TOTVS Gestão Financeira ( ex: Pgto a Menor )















Card
idValores de Integração
labelValores de Integração

Antes de parametrizar os Valores de Integração, primeiramente é necessário criar os campos no TOTVS Educacional para a correta utilização e armazenamento dos valores pagos a maior e a menor e também os campos que serão utilizados no aproveitamento dos valores da Conta Corrente.

Acesse os parâmetros do TOTVS Educacional no caminho Educacional | Financeiro / Contábil | Geração | Financeiro | Valores Integração Financeira


Crie os quatro campos de Valores Integração conforme o exemplo a seguir:

1: 
Pgto a Maior                              com a Ação : Acrescentar

2: Pgto a Menor                             com a Ação : Descontar

3: Acrescenta no líquido                com a Ação : Acrescentar

4: Desconta no líquido                  com a Ação : Descontar



Em seguida acesse os parâmetros no menu Ambiente | Parâmetros | Educacional | Integração | Financeiro | Educacional | Fin. Vlrs.Opcionais/Integração 1/3 e associe os Valores Integração criados anteriormente da seguinte forma:

Em Pagamento a maior (Vr. Integração) : Informe o Valor de Integração criado  (ex: Pgto a Maior)

Em Pagamento a menor (Vr. Integração) : Informe o Valor de Integração criado (ex: Pgto a Menor) 


...

Expandir
titleFin - Vlrs. Opcionais/Integração 3/3

Nessa etapa são parametrizados os campos referente a Bolsas, o cliente tem a opção de parametrizar tanto nos Valor Opcional ou Valor de Integração.

Nota

Na criação de novos contextos dentro da mesma coligada, quando parametrizado por Valor de Integração por default será replicado as configurações da ultimo contexto criado, o cliente poderá definir se irá manter as configurações ou trocar para trabalhar por Valor Opcional.

- Utilizar bolsas condicionais:  indica se a empresa trabalha ou não com escalonamento de bolsas/bolsas condicionais.
O escalonamento pode ser definido como a perda progressiva de benefícios pela falta/atraso no pagamento. Assim, até a data de vencimento, o aluno terá todos os benefícios e após a data de vencimentos os benefícios serão gradativamente diminuídos. As perdas gradativas dos benefícios são calculadas a partir de Fórmulas.
Se este parâmetro estiver selecionado, o sistema habilitará o campo 'Bolsas condicionais'. As fórmulas criadas para calcular as perdas gradativas deverão estar vinculadas a este campo opcional diretamente no financeiro.
Os 'Valores opcionais para bolsas incondicionais/condicionais', à seguir, são utilizados para informar em quais valores opcionais do TOTVS Gestão Financeira serão gravados os valores das bolsas nos lançamentos financeiros originados no TOTVS Educacional. Estes campos deverão ser primeiramente configurados dentro do sistema financeiro e selecionados para utilização aqui no Educacional.

Deck of Cards
idVrOpcional/Integração
Card
idValores Opcionais
labelValores Opcionais

- Bolsas incondicionais (Vlr. opcional) 

Este campo receberá os valores das bolsas, normais e de crédito, concedidas para os alunos. Os valores das bolsas gravados neste valor opcional serão válidos APÓS o vencimento do lançamento, não sendo possível "escalonar" estes valores. Estes valores poderão ser contabilizados na inclusão.

- Bolsas condicionais (Vlr. opcional)

Este campo somente poderá ser utilizado se a opção anterior 'Utilizar bolsas condicionais' for selecionada. Os valores gravados neste valor opcional poderão ser "escalonados" e não deverão ser contabilizados na inclusão, somente na baixa, pois só neste momento temos como saber o seu valor real.
Deve-se ter especial atenção a estes campos relacionados à Bolsas, pois, uma vez realizada a Geração de Lançamentos Financeiros, não será mais permitida qualquer alteração nestes campos (inclusive habilitar/desabilitar a opção de escalonamento), portanto, os campos referentes à Bolsas devem ser parametrizados antes da geração de qualquer lançamento financeiro.
Apesar deste procedimento não ser obrigatório, é extremamente recomendável a sua utilização. Caso contrário todos os valores referentes às Bolsas de estudo, que por ventura o aluno venha a receber, serão lançados no campo "Desconto" do Lançamento Financeiro, não sendo possível distinguir dos demais descontos que possam ocorrer neste processo.
Observação: caso a opção 'Utilizar bolsas condicionais' não seja marcada, os valores de todas as bolsas serão enviados para o valor opcional selecionado em 'Bolsas incondicionais'.

Card
idValores de Integração
labelValores de Integração

- Bolsas incondicionais (Vlr. Integração)

Este campo receberá os valores das bolsas, normais e de crédito, concedidas para os alunos. Os valores das bolsas gravados neste valor opcional serão válidos APÓS o vencimento do lançamento, não sendo possível "escalonar" estes valores. Estes valores poderão ser contabilizados na inclusão.

- Bolsas condicionais (Vlr. Integração) 

Este campo somente poderá ser utilizado se a opção anterior 'Utilizar bolsas condicionais' for selecionada. Os valores gravados neste valor opcional poderão ser "escalonados" e não deverão ser contabilizados na inclusão, somente na baixa, pois só neste momento temos como saber o seu valor real.
Deve-se ter especial atenção a estes campos relacionados à Bolsas, pois, uma vez realizada a Geração de Lançamentos Financeiros, não será mais permitida qualquer alteração nestes campos (inclusive habilitar/desabilitar a opção de escalonamento), portanto, os campos referentes à Bolsas devem ser parametrizados antes da geração de qualquer lançamento financeiro.
Apesar deste procedimento não ser obrigatório, é extremamente recomendável a sua utilização. Caso contrário todos os valores referentes às Bolsas de estudo, que por ventura o aluno venha a receber, serão lançados no campo "Desconto" do Lançamento Financeiro, não sendo possível distinguir dos demais descontos que possam ocorrer neste processo.
Observação: caso a opção 'Utilizar bolsas condicionais' não seja marcada, os valores de todas as bolsas serão enviados para o valor opcional selecionado em 'Bolsas incondicionais'.

- Manter fórmula default para valor opcional de bolsas condicionais
Mantem a fórmula utilizada no cálculo de bolsas condicionais associada ao valor opcional de bolsas condicionais na geração de lançamentos sendo que no momento da baixa a fórmula será processada para apresentar o valor da bolsa condicional. Com este parâmetro desmarcado, a geração de lançamentos calculará e atribuirá o valor das bolsas condicionais ao valor opcional parametrizado para bolsas condicionais do lançamento, desconsiderando a fórmula vinculada a esse campo.

Observações:

Com este parâmetro marcado, caso tenhamos fórmula utilizada no cálculo de bolsas condicionais associada ao valor opcional e o lançamento não possua bolsas condicionais ou total de bolsas condicionais igual a zero, a fórmula utilizada será associada ao valor opcional de bolsas condicionais na geração ou regeração de lançamentos.
Com este parâmetro desmarcado, caso tenhamos fórmula utilizada no cálculo de bolsas condicionais associada ao valor opcional e o lançamento possua bolsas condicionais ou total de bolsas condicionais maior zero, os valores de bolsas condicionais serão mantidos e a fórmula utilizada NÃO será associada ao valor opcional de bolsas condicionais na geração ou regeração de lançamentos. 

Nota

No caso de bolsas incondicionais, a aplicação da fórmula será feita somente quando a parcela não possuir alguma bolsa associada. No caso, quando a parcela possuir alguma bolsa, o valor aplicado continuará sendo o valor das suas bolsas, mesmo que a fórmula esteja associada.

- Repasse de bolsas
O Educacional utilizará - Repasse de bolsas
O Educacional utilizará este recurso para registrar a diferença a menor entre o valor cadastrado para o repasse de bolsa e o valor do lançamento referente à bolsa de crédito que estará sendo baixado. Clique aqui para saber ais.


...

Expandir
titleFin - Agrupamento

Nesta etapa definem-se configurações para a geração de boletos.

O sistema permite gerar lançamentos financeiros agrupados em um único boleto para parcelas que possuírem o mesmo responsável financeiro e também a mesma data de vencimento

Marque a forma como o sistema deverá agrupar os lançamentos no momento da sua geração, podendo ser por:

  • Responsável financeiro:
    O sistema tentará gerar em um único boleto o maior número de parcelas do mesmo responsável financeiro. Esta opção pode ser utilizada para os casos em que mais de um aluno, por exemplo irmãos, possuem o mesmo responsável financeiro. Neste caso, os lançamentos das parcelas destes alunos serão gerados em um único boleto.
  • Contrato:
    O sistema tentará gerar em um único boleto as parcelas do mesmo contrato. Esta opção pode ser utilizada quando os contratos possuírem mais de uma parcela com a mesma data de vencimento.
  • Aluno:
    O sistema tentará gerar em um único boleto as parcelas do mesmo aluno. Esta opção pode ser utilizada quando o aluno possuir mais de um contrato com a instituição de ensino.
  • Não agrupado:
    O sistema não irá agrupar mais de um lançamento em um mesmo boleto.

- Não agrupar serviços diferentes
Agrupa quando possível, somente lançamentos de parcelas que forem do mesmo serviço.

- Agrupar lançamentos de parcelas a serem geradas com lançamentos previamente gerados
Agrupa quando possível, um lançamento que está sendo gerado a um boleto já gerado e que esteja em aberto e não remetido.
Executando a geração de novas parcelas juntamente com a regeração de outras parcelas com os mesmos dados de boleto, os respectivos lançamentos serão agrupados no mesmo boleto.

- Agrupar no mesmo boleto lançamentos de outras Filiais
Agrupa quando possível, parcelas da mesma coligada que possuem as mesmas regras para agrupamento de lançamentos em um único boleto, ao gerar uma parcela em uma filial o TOTVS Educacional realizará uma análise nos lançamentos de todas as outras Filiais da coligada, e se identificar que existem parcelas serão agrupadas no mesmo boleto.

- Identificação automática das parcelas que podem ser agrupadas no mesmo boleto independente do filtro selecionado no processo de geração de lançamento
Agrupa quando possível lançamento em um único boleto, ao gerar o lançamento de uma parcela o TOTVS Educacional 
irá verifica para cada parcela processada, se existe outra parcela ou lançamento que pode ser agrupado, levando em consideração as regras de agrupamento e parâmetros marcados.

- Permite pagamento recorrente em boletos agrupados 
Esse parâmetro define se agrupados (A partir da versão 12.1.2402)
Marcando esse parâmetro, poderá ser realizado pagamento via recorrência em de boletos agrupados, marcando esse parâmetro definimos se poderá habilitar o pagamento por recorrência.

 que alunos e responsáveis habilitem a recorrência na jornada de pagamento de Boletos Agrupados  

agrupados 

Informações

O parâmetro não ficará disponível na tela caso o parâmetro Educacional | Tesouraria | Geral 3/4 | Permite habilitar pagamento automático estiver desmarcado

, ou o sistema não esteja usando Pay.

Expandir
titleFin - Bolsa Retroativa 1/3

- Usar bolsa retroativa sem alterar parcelas já baixadas
Esta opção marcada indicará ao sistema que o modelo escolhido para se trabalhar com Bolsa Retroativa é o modelo em que o lançamento financeiro original não é alterado com informações das bolsas incluídas ou excluídas retroativamente. Caso esteja desmarcada, o sistema entenderá que as movimentações efetuadas através de Bolsa retroativa serão registradas utilizando o outro modelo, onde estas movimentações são registradas diretamente no lançamento financeiro original através de alterações realizadas no mesmo.

- Criar devolução de crédito (inclusão de bolsa) / lançamentos a receber (exclusão de bolsa)
Caso esta opção seja a escolhida, o processo de bolsa retroativa passará a criar lançamentos de devoluções a pagar com o valor da bolsa incluída retroativamente a fim de devolver o valor da bolsa ao responsável financeiro do aluno e incluirá no contrato, na parcela e na bolsa concedida registros com as informações das operações efetuadas indicando, entre outras informações, o valor total dos créditos referentes à devolução, ou então passará a criar lançamentos de cobrança a receber com o valor da bolsa excluída retroativamente a fim de cobrar o valor da bolsa ao responsável financeiro do aluno e também incluirá no contrato, parcela e na bolsa excluída registros com as informações das operações efetuadas.

Os lançamentos a pagar de devolução, gerados pela inclusão de bolsa retroativa, conterão somente o valor original não sendo preenchidos quaisquer tipos de valores de acréscimos ou descontos.


- Utilizar a movimentação em conta corrente
Caso esta opção seja a escolhida, os valores referentes à inclusão ou exclusão de bolsas retroativas irão atualizar automaticamente a Conta Corrente do aluno, gerando créditos caso seja feita uma inclusão de bolsa retroativa ou gerando débitos caso seja feita a exclusão de bolsa retroativa em parcelas cujos lançamentos financeiros já foram gerados.

− As duas opções anteriores somente serão habilitadas nos casos em que a opção 'Usar bolsa retroativa sem alterar parcelas já baixadas' estiver marcada.
− Se  as  bolsas   incluídas  pelo processo  de  Bolsa  Retroativa  forem  aplicadas  em  parcelas  cujos lançamentos financeiros ainda não foram gerados, a bolsa será incluída, mas ela não ficará registrada como uma Bolsa Retroativa e sim como uma bolsa comum.
− Se a opção escolhida anteriormente foi 'Utilizar a movimentação em conta corrente' as outras opções de parâmetros, disponíveis nas próximas etapas do parametrizador sobre Bolsa Retroativa, ficarão desabilitadas, pois elas complementam a parametrização quando utilizada a outra opção 'Criar devolução de crédito (inclusão de bolsa) / lançamentos a receber (exclusão de bolsa)'.
− Depois que houver a inclusão ou exclusão de  alguma  bolsa  pelo processo de Bolsa Retroativa, as três opções citadas anteriormente ficarão desabilitadas, não sendo mais possível mudar a forma de trabalho!


- Usar devoluções pendentes após término de contrato nos próximos contratos
Com esta opção marcada, após todas as parcelas do contrato já terem sido baixadas, ou seja, após o término deste contrato, os valores de crédito referentes às devoluções que ainda estiverem pendentes neste contrato poderão ser utilizados nos próximos contratos que tiverem o mesmo responsável financeiro e mesmo aluno. A utilização dos créditos pendentes no próximo contrato se dará automaticamente assim que o lançamento financeiro da próxima parcela for gerado, criando um 'Vínculo' neste lançamento com o valor do crédito que estava pendente no contrato anterior, para ser descontado do valor original no momento da baixa do lançamento.
Se esta opção estiver desmarcada, os créditos que ficarem pendentes em um contrato finalizado não serão aproveitados através de 'Vínculos' ao serem geradas as próximas parcelas dos próximos contratos, para estes casos, a utilização se dará somente com a efetivação da baixa do próprio lançamento de devolução criado anteriormente no momento da inclusão da Bolsa Retroativa.

Esta opção somente estará disponível, caso a forma adotada anteriormente para registrar os valores das bolsas incluídas retroativamente seja 'Criar devolução de crédito (inclusão de bolsa) / lançamentos a receber (exclusão de bolsa)'. 


- Considerar valores de acréscimos no cálculo de crédito retroativo (apenas para parcelas já baixadas)
Com esta opção marcada, os valores dos créditos referentes às devoluções podem ultrapassar o valor original do lançamento vinculado desde que o mesmo esteja baixado. O comportamento deste parâmetro deve afetar o sistema da seguinte forma: Uma bolsa retroativa foi adicionada para um contrato com 6 parcelas de R$ 1000,00, sendo que destas, a primeira foi baixada em atraso, ou seja foi paga com juros e multa, contabilizando assim R$ 1050,00. Quando o este parâmetro está desmarcado o valor do crédito de devolução deve respeitar o valor original de cada lançamento da parcela, que neste caso é de R$ 1000,00 com o parâmetro marcado, o crédito de devolução será o valor baixado que é R$ 1050,00.

...