Páginas filhas
  • LDIRF0085 - DIRF para quem fez a convergência do RH Logix para RH Protheus ou outro sistema, mas os autonômos são do CAP Logix.

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

Produto:

Logix.

Ocorrência:

DIRF para quem fez a convergência do RH Logix para RH Protheus ou outro sistema, mas os autônomos são do CAP Logix.

Passo a passo:

Devido a convergência do produto Logix RH para o Protheus, as informações que atualmente são geradas para a DIRF do módulo Contas a Pagar, através do programa RHU6545 - Geração DIRF, devem ser gravadas a partir de um novo programa, desconsiderando os dados da Folha de Pagamento Logix, e gerando a DIRF somente com dados do Contas a Pagar.

Desenvolvido novo programa CAP6545 que permita selecionar as informações do módulo Contas a Pagar e gerá-los de acordo com o layout da DIRF, desconsiderando as informações de movimentação da Folha de Pagamento.

Cadastros obrigatórios para geração do CAP6545:

  • LOG00086 - Manutenção de Parâmetros localizados em Logix RH / Folha de Pagamento / Parâmetros DIRF:

Código de identificação do arquivo magnético - Indica o código da estrutura do layout. Trata-se de um código Alfanumérico de 7 posições, obrigatório para preenchimento e disponível no Registro de Identificação da Declaração (Identificador DIRF).

  • RHU0402 - Empresas Centralizadoras - Informar nesse programa as empresas centralizadoras, todas as empresas que serão declaradas devem ser informadas.
    Para a DIRF, o tipo de documento igual “I” (IRRF).
  • RHU6535 - Informações Responsáveis Arquivo Meio Magnético - Informar o responsável da empresa pelas informações do arquivo magnético. Para geração da DIRF, informar no campo “Tipo meio magnético” a opção “D” (DIRF).
  • RHU9739 - Parametrização Limites de Envio dos Rendimentos para Receita por Código de Retenção. Os códigos de retenção devem estar previamente cadastrados noCAP1790 (Cadastro dos Códigos de Retenção para IRRF).

O campo "limite tributado" no RHU9739 serve para informar a partir de qual valor total de tributação os valores serão gerados para no arquivo DIRF.
Por exemplo, se preenchermos o campo com 0 (Zero), todos os valores serão enviados para a DIRF.
Caso preencham com 17.000,00, somente os valores iguais ou maiores serão enviados para a DIRF.

  • Diretório para gravação do arquivo. Poderá ser informado o diretório por usuário através do RHU7075 ou geral através do RHU3340 no campo 'Subdiretório gravação aquivos magnéticos'.

 No CAP6545 deve-se informar os seguintes campos:

  • Empresa Centralizadora: Informação cadastrada no programa Manutenção de Empresas Centralizadoras (RHU0402), com o Tipo de Documento igual a I - IRRF
  • Ano de Referência: Ano base que será considerado para buscar as informações da DIRF
  • Gera Informações de Fornecedores (PJ): Indica se na geração do arquivo deve ser considerado informações de Fornecedores. Marcando somente esta opção, não serão considerados informações de Fornecedores Autônomos. 
  • Gera Informações de Autônomos: Deve-se marcar esta opção se deseja que os autônomos gerados no Contas a Pagar integrem na DIRF. Marcando esta opção, será habilitado o período inicial e final das movimentações dos autônomos que devem ser exportadas.
  • Nota: Esta opção foi criada devido a possibilidade dos autônomos serem integrados mensalmente com o Protheus, por meio do programa CAP9540 - Exportação INSS/RH Autônomos RH Protheus, durante o ano/calendário da DIRF. Dessa forma, deixando esta opção desmarcada, os autônomos e suas movimentações serão desconsideradas do arquivo da DIRF Logix e serão gerados através do programa da DIRF do Protheus GPE, devido as informações estarem na sua base de dados.
  • Período Inicial e Final: Estes campos estarão habilitados somente se a opção Gera Informações de Autônomos estiver marcada. Deve-se informar o período (ANO e MÊS), de acordo com o ano de referência informado para a geração da DIRF, para considerar as movimentações dos autônomos que estão no Logix.
  • Nota: Como não há uma data de corte de quando houve o início da integração dos dados de Autônomos Logix para o Protheus, estes campos podem ser usados para este fim. Dessa forma, os autônomos gerados pelo Logix e que não foram integrados com o Protheus, podem ser gerados pelo arquivo da DIRF Logix conforme o período informado, e os demais autônomos que já estão no Protheus, serão gerados por meio do arquivo da DIRF do Protheus.
  • Tipo de Processamento: Indica se a DIRF que está sendo gerada é a Original ou Retificadora.
  • Retificação por Transmissão Digital: Indica se a DIRF, quando esta for retificadora, será realizada através de Transmissão Digital.
  • Recibo da última declaração: Deve ser informado para a DIRF, quando esta for retificadora, o recibo da última declaração enviada.

Após a geração do arquivo da DIRF pelo Logix, este deve ser importado através do validador disponibilizado pelo site da RFB (Receita Federal do Brasil). Esta importação irá complementar com as informações da DIRF já importadas pelo Protheus na qual constam os dados de Funcionários e/ou Autônomos.

  • No validador da DIRF, importar um arquivo e após importar o outro utilizando a opção "Substituir pela soma dos dois".

Pergunta: Como posso juntar os dados digitados em diferentes computadores, para um mesmo CNPJ?

Resposta: Caso já exista na base declaração para o mesmo declarante e ano-calendário, o programa não importará os dados de identificação do declarante, mantendo as informações constantes da base.
Em seguida o programa iniciará a importação dos registros de beneficiários. Se existir na base registro do mesmo beneficiário que estiver sendo importado, o assistente solicitará a escolha de uma das seguintes opções:
Manter o atual. Neste caso o registro que estava sendo importado será descartado e o registro atual será mantido.
Substituir pelo importado. O registro atual será substituído pelo registro que está sendo importado.
Substituir pela soma dos dois. O registro atual terá seus valores somados aos valores do registro que está sendo importado.
Este procedimento é realizado para cada registro importado. Se desejar que a ação escolhida (Manter o atual, Substituir pelo importado ou Substituir pela soma dos dois) seja aplicada a todos os demais registros a serem importados, deverá assinalar a opção "Aplicar a todos os registros que estiverem nesta situação".

Mais detalhes referente as informações da DIRF Logix, pode ser consultado no Boletim Técnico LDIRF0002 - Boletim Técnico - Manual para geração da DIRF 2016 disponibilizado em: LDIRF0002 - Boletim Técnico - Manual para geração da DIRF 2016 (Calendário 2015). 

Observações:

O programa CAP6545 foi disponibilizado através do chamado TUD446.