Páginas filhas
  • DT_Tratamentos_para_Blocado_Drive-in_Drive-thru

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Tratamentos para blocado,

drive

Drive-in e

drive

Drive-thru / Troca de

identificação reservada

Identificação Reservada

Características do Requisito

Nome Técnico

Versões/Release:

Linha de Produto:

LOGIXLogix

Segmento:

Distribuição & Logística

Módulo:

WMS

Rotina:

Rotina

WMS6770

- Atualização de Registros Padrões
WMS60013

- Contrato
WMS6214

- Separação
WMS6238

- Ressuprimento de Picking
WMS6597

- Consulta Histórico de Troca de Identificação

Parâmetro(s):

wms_dimen_dif_drive_in_thru

, wms_prod_dif_drive_in_thru

Requisito (ISSUE):PCREQ-170

País(es):

Todos

Banco(s) de Dados:

Oracle, SQL Server, Informix

Tabelas Utilizadas:

WMSwms_TROCAtroca_IDENTIFICACAOidentificacao

Sistema(s) Operacional(is):

Windows, Linux


12.1.8

Versão Expedida:1210.1.8 02/11.0-06

Descrição

Possibilitar o uso efetivo Implementada a melhoria para permitir a utilização de estruturas do tipo blocado, drive-in e drive-thru, considerando as particularidades e tratamentos que estão ligados ligadas a cada um deles, como por exemplo a dificuldade de movimentação dos itens armazenados.

Quando um endereço é do tipo blocado, drive-in ou drive-thru normalmente há dificuldade em coletar o estoque que foi indicado pelo sistema, pelo fato de existirem outros paletes à sua frente. Nestes casos atualmente há algumas soluções possíveis:

  • Retirar da frente os paletes que estão impedindo o acesso ao estoque que precisa ser coletado, e após depois realizar a coleta colocar os outros paletes novamente nos seus lugares;
  • Efetuar a coleta em outra identificação de estoque que está mais acessível, contudo isso  somente é possível se esta identificação não tiver reservas de estoque para outro documento.

Porém na maioria das situações nenhuma destas opções é suficiente, pois é necessário utilizar uma identificação que está na frente mas já está reservada para outro documento.

Para dar maior agilidade ao tornar o processo de separação o mais ágil,  o sistema foi preparado para permitir a troca de uma identificação indicada por outra mesmo se a nova identificação já possuir reservas associadas. Neste caso, além de trocar a identificação a ser utilizada será necessário também atualizar as informações das reservas da identificação de destino. Esta troca por uma identificação que possua reservas não estará condicionada a novas parametrizações, a não ser aquelas já existentes para permitir ou não acionar a opção de troca de uma maneira geral.

Nas troca das identificações de estoque algumas regras deverão ser respeitadasconsideradas:

  • Caso a identificação de estoque selecionada para a troca possua reservas de estoque (seja para atender a uma solicitação de carga ou para o ressuprimento de picking), a troca somente será permitida se a identificação de origem tiver quantidade suficiente para atender toda esta quantidade reservada, pois todas as reservas associadas a identificação selecionada passarão a estar associadas a identificação de origem (serão transferidas todas as reservas da etiqueta informada para a etiqueta de origem).
  • Não será permitida a troca da identificação de estoque caso a etiqueta origem ou destino esteja em um endereço com as funcionalidades de picking ou de produção.
  • Não será permitida a troca da identificação de estoque caso a etiqueta origem ou destino esteja associada a uma solicitação de carga indicada como "seleção manual".
  • Se a etiqueta origem ou a etiqueta de destino estiver associada a uma solicitação de carga indicada para baixa com "saída identificada" somente será permitida a troca de identificações que pertençam à mesma nota fiscal de armazenagem.
  • Se a etiqueta origem ou a etiqueta de destino estiver associada a uma solicitação de carga que possua filtros de dimensionais somente será permitida a troca de identificações se a identificação escolhida selecionada continuar atendendo às faixas dos dimensionais informados, tanto para a etiqueta origem como para a etiqueta destino.
  • Não será permitida a utilização de uma identificação de estoque na troca caso a etiqueta informada possua processos de movimentação em andamento.
  • Também não será permitida a utilização de uma identificação de estoque na troca caso ela já tenha passado pelo processo de separação.
  • As demais regras já aplicadas neste processo de troca de identificação irão permanecer, como por exemplo o fato de que a identificação a ser utilizada na troca deve ter quantidade de saldo (saldo regularizado se for Operador Logístico ou o saldo físico se for Indústria) suficiente em relação à quantidade reservada da identificação de origem.

 

Para isso, foram realizadas as seguintes alterações no sistema.

Parâmetros:

Desenvolvidos os parâmetros “Permitir produtos diferentes em endereços drive-in/drive-thru?” e “Permitir dimensionais diferentes em endereços drive-in/drive-thru?” para possibilitar a utilização de estruturas do tipo Drive-in e Drive-Thru.

 

WMS60013 - Contrato

O programa foi alterado na opção Movimentação Interna para alterar a descrição do campo "Prioriza armazenagem item com fusão de estoque” para “Prioriza armazenagem” e incluir mais duas opções:

  • “P” - permite priorizar armazenagem sem fusão de estoque, por produto. 
  • “D” - permite priorizar a armazenagem sem fusão de estoque, por produto/dimensionais.

 

WMS6597 - Consulta Histórico de Troca de Identificação

Desenvolvido o programa para permitir a consulta de informações das trocas de identificação realizada, seja no processo de separação ou de ressuprimento de picking.

Procedimento para Implantação

  1. Este desenvolvimento está disponível de forma oficial a partir do pacote 06/2015 (Update 12.1.8).
  2. É possível utilizar esta funcionalidade a partir do pacote 05/2015 (Update 12.1.7), contudo neste caso é necessário aplicar anteriormente o pacote do chamado TSDT10, pré requisito para o correto funcionamento do sistema.
  3. Caso esteja utilizando o pacote 05/2015 primeiro aplique o pacote do chamado TSDT10 e depois o pacote desta funcionalidade, o que será feito através do chamado TSGQPR.
  4. Caso esteja utilizando o pacote 05/2015 também será necessário executar os seguintes conversores:
    1. WMS00493(conversor de parâmetros, executar via LOG00088)
    2. WMS00523 (conversor de tabelas, executar via LOG6000)

 

Procedimento para Configuração

CONFIGURAÇÃO DE REGISTROS PADRÕES

Execute a rotina WMS6770(Atualização de Registros Padrões) e processe a atualização dos tipos de estrutura. Após esta Depois desta execução estarão disponíveis para uso no sistema dois novos tipos de estrutura:

  • 11 - Drive-in
  • 12 - Drive-thru


CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

  1. Na rotina de manutenção de parâmetros do Logix (LOG00086), acesse Logix WMS - > Logix WMS -> Manipulação e configure os seguintes parâmetros:

    Itens/Pastas

    Descrição

    Nome:

    wms_dimen_dif_drive_in_thru

    Tipo:

    Caracter

    Cont. Por.:

    Permitir dimensionais diferentes em endereços drive-in/drive-thru?

    Descrição:

    Indica se será permitido armazenar dimensionais diferentes de um produto em endereços do tipo de estrutura Drive-in ou Drive-thru. Caso seja informado 'N' o endereço somente poderá ter paletes do mesmo produto e dimensional, bloqueando inclusive a armazenagem de paletes mistos.


    Itens/Pastas

    Descrição

    Nome:

    wms_prod_dif_drive_in_thru

    Tipo:

    Caracter

    Cont. Por.:

    Permitir produtos diferentes em endereços drive-in/drive-thru?

    Descrição:

    Indica se será permitido armazenar produtos diferentes em endereços do tipo de estrutura Drive-in ou Drive-thru. Caso seja informado 'N' o endereço somente poderá ter paletes do mesmo produto, bloqueando inclusive a armazenagem de paletes mistos.

  2. No contrato do depositante (WMS60013) acesse a opção "Movimentação interna" e Interna e atualize o campo "Prioriza armazenagem" com uma das seguintes opções:
    1. Não: Não irá priorizar a armazenagem em endereços que já tenham saldo de estoque para o produto.
    2. Sim, com fusão de estoque: Irá priorizar a armazenagem em endereços que já tenham saldo de estoque para o mesmo produto.
      Observações:
      1. Para que possa ser escolhida selecionada essa opção é necessário marcar assinalar o campo "Restringe armazenagem de um item por endereço".
      2. Este parâmetro não terá influência em endereços do tipo drive-in ou drive-thru, ou seja, se existir saldo de estoque em endereços com estes tipos de estrutura os mesmos não serão selecionados para a armazenagem.
    3. Sim, sem fusão de estoque, por produto: Irá priorizar a armazenagem em endereços que já tenham saldo de estoque para o mesmo produto, mas sem realizar a fusão do estoque das etiquetas envolvidas. Nesta análise também são considerados os endereços com tipo de estrutura drive-in e drive-thru.
    4. Sim, sem fusão de estoque, por produto/dimensionais: Irá priorizar a armazenagem em endereços que já tenham saldo de estoque para o mesmo produto e dimensionais, mas sem realizar a fusão do estoque das etiquetas envolvidas. Nesta análise também são considerados os endereços com tipo de estrutura drive-in e drive-thru.


CONFIGURAÇÃO DE MENUS

Cadastrar a rotina WMS6597 no menu do Logix conforme abaixo:

Sistema

"315" (WMS)

Nível 1

"5" (Movimentação Armazém)
Nivel 2"96" (Consultas)
Nível 3"07"
Sequência1
Processowms6597
Tipo Processo2
TransaçãoWMS6597
DescriçãoConsulta histórico de troca de identificação

Procedimento para Utilização

Tratamentos para blocado, drive-in e drive-thru

  1. Realize o mapeamento de armazenagem do produto (WMS6284) indicando endereços de drive-in/ drive-thru como prioridade para armazenamento.
  2. Efetue o recebimento do produto (iniciando pela rotina WMS6448) e efetuar o planejamento de armazenagem (WMS6177). Deverão ser sugeridos os endereços indicados como prioridade no mapeamento.

  3. Efetue a armazenagem dos paletes recebidos (via Lista Pública - WMS6070 ou Particular - WMS6069).
  4. Efetue novo recebimento para o mesmo produto, verifique se foram sugeridos endereços que já possuam saldo anterior, desde que a opção no contrato do depositante esteja indicando que deseja priorizar armazenagem onde o produto já exista.

Troca de identificação

 

 

reservada

  1. Inclua uma solicitação de carga na rotina WMS6325, gere o plano e onda de separação para a mesma na rotina WMS60001.
  2. Inclua uma nova solicitação de carga na rotina WMS6325, gere também o plano e a onda de separação.
  3. Caso ainda não tenha sido gerada a lista de separação efetue a alocação de recursos pela Central do Planejador (WMS6430), para ambas as solicitações de carga.
  4. Consulte na rotina de consulta de estoque (WMS6170) as identificações de estoque que foram reservadas para cada uma destas ondas de separação.
  5. Acesse a rotina de separação (WMS6214) e inicie a separação da primeira solicitação de carga.
  6. Acione a opção de troca de etiquetas (F9) e informe uma identificação de estoque que está reservada para a segunda solicitação de carga, e que tenha saldo suficiente para atender à quantidade solicitada.
  7. Efetive a troca de etiquetas e posteriormente efetive também a separação desta nova etiqueta.
  8. Depois de finalizar a lista de separação da primeira solicitação inicie a separação da segunda lista
  9. Efetue todo o processo de separação, onde uma das etiquetas a serem coletadas será a que estava originalmente ligada à primeira solicitação.

Procedimento para Utilização

  1.