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ANALISAR CRÉDITO AO DIGITAR PEDIDO DE VENDA

Características do Requisito

Linha de Produto:

PC SISTEMAS

Segmento:

D&L

Módulo:

Vendas

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

316

Digitar Pedido de Venda

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

132

Parâmetros da Presidência

Parâmetro(s):

3163 - Solicita análise de crédito na digitação do pedido

Chamados Relacionados

5376.049790.2015

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Oracle

Tabelas Utilizadas:

PCPARAMFILIAL

PCCLIENT

Sistema(s) Operacional(is):

Windows

Versões/Release:

Rotina 560 - 26.00.70

Rotina 316 - 26.07.13

Rotina 1203 - 26.08.03

Descrição

Na digitação do pedido de venda é solicitada análise de limite de crédito do cliente. Este processo incide em encaminhar mensagem ao departamento de cobrança, solicitando autorização do aumento do limite de crédito no momento em que a venda está sendo realizada, assim, o RCA seguirá com a negociação sem ter necessidade de gravar pedido ou mesmo encerrar a rotina. Com esta funcionalidade o processo de venda fica mais ágil e promove a satisfação do comprador que não ficará esperando por muito tempo.

 

Procedimento para Utilização


Digitar Pedido de Venda


             1. Acesse a rotina 316;

             2. Informe o Cliente, a Origem da Venda e em seguida pressione a tecla F10 – Iniciar Atendimento. Caso limite do crédito do comprado comprador esteja ultrapassado será exibida tela Atenção;

         3. Clique o o botão OKbotão OK;

 

             4. Na aba Itens(F5), informe o Código do Produto e a Quantidade ( Qtde.(quantidade);

             5. Clique o botão            

             6. Clique o botão F2 – Gravar;

       77. Será exibida tela para escolha de Análise de Credito, conforme imagem abaixo:

Observações:

  • Caso clique o botão Solicitar: solicita análise de crédito enviando mensagem para o setor de cobrança;
  • Botão Atualizar: será atualizado limite de crédito do comprador, caso este contemple o pedido será gravado;
  • Botão Continuar: prossegue com a gravação, caso WinThor esteja parametrizado, pedido será gravado como bloqueado;
  • Botão Cancelar: cancela a gravação, e permite edição do pedido;

    Conforme destacado na imagem abaixo, na aba Totalização o campo Crédito Disponível do comprador estará negativado:

 

Digitar Pedido de Venda com Análise de Crédito


  1. Siga os passos descritos nos itens 1 a 7;

          2  2 . Clique o botão Solicitar;

         3. Será encaminhada mensagem ao setor de cobrança para análise da solicitação de limite de crédito no Menu do WinThor, conforme imagem abaixo:

 

 

Enviar Mensagem de Retorno de Análise de Crédito

   Quando o limite de crédito disponível do comprador for inferior ao valor do pedido o solicitante da análise de crédito receberá  recado, através do Menu do WinThor, com novo valor de limite de crédito ou com a justificativa do crédito negado.    Para Para este processo siga os procedimentos abaixo:

 

       ObservaçãoObservação: a permissão 20 - Permitir justificar crédito negagonegado, da rotina 530 -  Permitir Acesso a Rotina deverá estar marcada para justificativa de crédito negado. 

    

  1. Acesse a rotina 1203 rotina 1203 – Extrato de Cliente;

  2. Informe os filtros de pesquisa da caixa Parâmetros de Pesquisa;
  3. Clique o botão Pesquisar;

  4. Faça um duplo clique sobre o nome do cliente desejado na planilha ou clique o botão Visualizar dados do cliente, será exibida tela Extrato de Cliente;

  5. Clicar Clique o botão Alterar limite, será exibida  tela Alterar Limite de Crédito do Cliente;
  6. Informe, conforme necessidade a caixa Limite Crédito com valor do Novo limite Limite a ser disponibilizado e clique o botão Confirmar;



Observações:

  • Liberação do limite crédito será realizada pelo setor de cobrança através da rotina 1203;
  • Após realizada liberação do limite de crédito o departamento responsável retornará com mensagem, também através do Menu do WinThor, informando  da atualização do mesmo, conforme imagem abaixo:



  • Caso o limite seja negado, o botão Crédito negado estará habilitado para o preenchimento da justificativa do crédito negado:



  • Será exibida tela Justificativa de crédito negado:



  • Também será exibido recado no Menu do WinThor com a justificativa do crédito negado, conforme imagem abaixo:

           

 

Atualizar Pedido de Venda Após Retorno da Análise


  1. Clique o botão Atualizar e após liberação de limite de crédito, pelo departamento responsável, pedido será gravado como Liberado;




    Observação: após liberado limite de crédito do comprador, note que na aba Totalização o campo Crédito Disponível do comprador estará positivado:

 

** Para informações do processo completo acesso acesse o Tutorial Analisar Crédito ao Digitar Pedido de Venda.