Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

Relatório

de

da Provisão de Eventos Sinistros a Liquidar - DIOPS

Características do Requisito

 

Linha de Produto:

Datasul

Segmento:

Saúde

Módulo:

Gestão de Planos de Saúde

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

Relatório de da Provisão de Eventos Sinistros a Liquidar DIOPS

AF0810M

Chamados Relacionados

TURNCZ; TUTJLS; TUQMQU; TUTNZ8; TUVEYM; TUVEP1; TUVP49; TUVTJ9; TUUYAX; TUUVDU; TUUSND; TUUY90; TUQEHE; TUXKD8; TUYILY

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Oracle® / Progress® / SQL Server®.

Versões/Release:

12.1.12

Descrição

Foi incluído um novo relatório no sistema chamado "Relatório de Provisão de Eventos Sinistros a Liquidar - DIOPS" (af0810m), que irá exibir exibe todos os pagamentos efetuados pelo prestador em determinada data , detalhando e detalha cada pagamento por movimento e a data de seu conhecimentosuas datas de aviso.

 

Procedimento para Implantação

A implementação descrita no documento estará disponível a partir da atualização do pacote no cliente.

O pacote está disponível no portal (https://suporte.totvs.com/download).

ImportanteAntes de executar a atualização é recomendável realizar o backup do banco de dados bem como dos arquivos do Sistema (executáveis, .dlls e arquivos de configuração).

Realizar a atualização antes no ambiente de homologação e posterior a devida validação, no ambiente de produção.

Procedimento para Utilização

  • O "DIOPS", é um arquivo que as operadoras de planos de saúde devem preencher trimestralmente para envio das informações financeiras para ANS. A RN393/15 trouxe 2015 trouxe algumas novidades referente a essa questão, uma delas é o novo quadro a ser preenchido pelas operadoras chamado "Movimentação da Provisão de Eventos/Sinistros a Liquidar (PESL)- 2016".  Nesse quadro a operadora deve informar os pagamentos realizados em cada mês referentes a data de aviso dos movimentos, sendo obrigatório, no mínimo, o preenchimento das informações referentes aos 3 (três) meses do respectivo trimestre. Conforme segue Segue exemplo do quadro abaixo:

Image Modified

Lei RN 393/15:

RN nº 393 - Dispõe sobre os critérios de constituição de "Provisões Técnicas", a serem observados pelas operadoras de planos privados de assistência à saúde e revoga dispositivos da Resolução Normativa nº 209 e RN nº 75. Art. 3º - As "OPS" deverão constituir, mensalmente, atendendo às boas práticas contábeis, as seguintes "Provisões Técnicas":
a) Provisão de Eventos/Sinistros a Liquidar - PESL:
Deverá ser constituída pelo valor integral, cobrado pelo prestador, no mês da notificação da ocorrência da despesa assistencial, pelo bruto, referente ao montante de eventos/sinistros já ocorridos e avisados, mas que ainda não foram pagos pela "OPS".

§ 1º Entende-se por notificação da ocorrência da despesa assistencial, qualquer tipo de comunicação estabelecida entre o prestador de serviços de saúde e a "OPS", ou terceiro que preste serviço de intermediação de recebimento de contas médicas, independente da existência de qualquer mecanismo, processo ou sistema de transmissão direta ou indireta, que evidencie a realização de procedimento assistencial do beneficiário.

§ 2º A "PESL", abrange os valores a serem reembolsados aos beneficiários e pagos aos prestadores de serviços de saúde, incluindo o "Sistema Único de Saúde - SUS" e cooperados.

§ 3º A "PESL", deverá contemplar os eventuais ajustes nos valores avisados até que ocorra a efetiva liquidação/pagamento do evento/sinistro.

§ 4º Nos casos das cooperativas, em que o prestador for o próprio cooperado e o regime de remuneração desse prestador for variável, dependendo exclusivamente do resultado mensal apurado pela cooperativa, o valor poderá ser informado após a apuração do resultado mensal, porém, no mesmo mês de competência;

§ 5º Nos casos em que os atendimentos forem efetuados na rede assistencial pertencente à "OPS", ou seja, que opere no mesmo "CNPJ", o valor será apurado por um critério de rateio, e nesse caso, o valor só será conhecido no último dia do mês, portanto, o valor poderá ser informado após a apuração do rateio, porém, no mesmo mês de competência.

§ 6º O ressarcimento ao SUS deve ser contabilizado como evento/sinistro no momento do recebimento do aviso, observando os critérios definidos pela regulamentação específica em vigor.

Implementação:

Para auxiliar no preenchimento desse quadro foi implementado um novo relatório no sistema, onde a operadora poderá pode extrair os dados do pagamento financeiro (EMS/APB) e a data de conhecimento aviso de cada movimento(GPS). O novo Esse novo programa pode ser acessado através por meio do menu "Relatório de Provisão de Eventos Sinistros a Liquidar - DIOPS" (af0810m), e irá emitir o relatório com todos os pagamentos realizados, e seus movimentos. Essa tela contém  

A tela desse relatório possui duas abas: aba de parâmetros "Parâmetros" e aba de seleção"Seleção".

A aba de parâmetros terá "Parâmetros" possui os campos:

  • Data de Pagamento: Nesse campo o usuário poderá definir informa o período de pagamento , pelo qual serão são buscados os títulos do "Contas a Pagar" (EMS) levando em consideração a data de liquidação. 
  • Estabelecimento: Nesse campo o usuário poderá pode definir um filtro de seleção de estabelecimentos dos títulos do "EMS".
  • Títulos Contabilizados: Campo que contém três opções: Contabilizados, Não Contabilizados , e Ambos. Esse filtro é utilizado para selecionar os verificar a situação dos títulos no módulo do "Gestão de Planos".
  • Impressão: Campo com as opções: On-Line ou Batch. Se o usuário selecionar seleciona a opção “On-line”, deve realizar o processo em tempo real. Caso o usuário selecione a opção “Batch”, deve seguir o processo feito pelos programas de "RPW", sendo possível o agendamento do processo. Além disso, deve exibir na tela o campo Servidor RPW para o usuário selecionar o servidor que deseja utilizar. 
  • Servidor RPW: Esse campo será é exibido somente se o usuário selecionar o campo Impressão como “Batch” e vai buscar as opções do cadastro "Manutenção de Servidor de Execução".
  • Diretório dos Relatórios: Nesse campo  Campo obrigatório, onde o usuário informará informa o diretório, onde serão gravados os relatórios. Ao lado desse campo deve existir um botão, onde o usuário informará o diretório que deseja salvar. Esse campo será obrigatóriosalvos os arquivos. Caso a opção do campo "Impressão", seja “Online”, o usuário deve informar um valor nesse campo, se não informar nada deve lançar mensagem: “Campo Obrigatório”, caso o usuário informar um diretório que não existe deve lançar mensagem: “Diretório Invalido”. Utilizar a imagem da lupa para busca dos diretórios, verificar o padrão utilizado pelo setor de inovação. Caso a opção do campo "Impressão", seja “Batch”, esse campo trará é apenas para visualização e tem o valor do campo "Diretório Spool", do cadastro "Servidor de Execucao Execução + campo subdiretório", do cadastro de usuariousuário.
  • Nome dos relatórios: Nesse campo o usuário selecionará onde serão salvos os arquivos pdf, de erros e csv. O nome seguirá  Campo obrigatório, onde o usuário informa o nome dos arquivos "LST", de inconsistências e "CSV". É utilizado o mesmo nome para os arquivos "LST", de inconsistências e "CSV", e segue o padrão: “PROVISAO-EVENTOS-SINISTROS-LIQUIDAR-PERIODOPAGAMENTO”. Importante: Esse nome será utilizado para o arquivo PDF, de erro e CSV (caso o usuário tenha selecionado emitir CSV). Esse campo será editável e obrigatório. Caso o usuário informe a extensão do arquivo deve lançar mensagem: “Não informar a extensão do arquivo”. Ao clicar em Executar exibir o seguinte aviso para o usuário: “O Relatório de Provisão de Eventos Sinistros a Liquidar em PDF e o arquivo CSV, serão impressos no diretório informado no campo "Diretorio dos Relatorios".” 
  • Emitir Dados em arquivo CSV: O usuário definirá define nesse campo se deseja ou não emitir o relatório em "CSV também. Esse arquivo será utilizado para conferência dos dados.".
  • Versão do Excel 2007 ou superior: Definirá Define a versão do Excel que utilizará utiliza para abrir o arquivo. Isso foi utilizando utilizado dessa forma, pois no caso em que quando existiam muitos registros, o Excel não estava abrindo abria corretamente, assim separamos foi desmembrado esse arquivo em arquivos menores. No caso de versões inferiores a 2007, o número máximo de linhas do arquivo será é de 65000, no caso de versões superiores o número máximo de linhas sera é de 1.000.000.

A aba de seleção terá "Seleção" possui os campos:

  • Tabela de Espécies:

    Nessa tabela

    Nesse campo o usuário

    poderá selecionar todas as espécies que deverão ser consideradas na busca dos pagamentos.

Exemplo:

  • seleciona as espécies que considera na busca dos movimentos pagos do "EMS".

    Resumo do Processo:
    1. Busca os pagamentos realizados no módulo do "Contas a Pagar", por meio da data de liquidação e estabelecimento. Não considera baixas estornadas. Retorna as baixas geradas contra antecipações e baixas efetuadas em faturas e relaciona ao titulo de origem.

    2. Grava em uma tabela temporária todos os títulos que pertencem ao módulo "Gestão de Planos", que não sejam de impostos e que a espécie tenha sido selecionada pelo usuário.
        2.1 Caso não encontre o título no "Gestão de Planos", verifica os títulos relacionados, pois pode ocorrer de um novo título do "EMS", ter sido gerado a partir de um título do "GPS". Importante: Vai listar esse novo título, apenas se todos os títulos relacionados são do módulo "Gestão de Planos", caso tenha sido gerado a partir de vários módulos vai apresentar mensagem "Na substituição foram informados títulos originados em outros módulos, não é possível compor o valor de pagamento.".

    3. Percorre os títulos pagos do "Gestão de Planos" e busca apenas os movimentos de crédito: procedimentos, insumos e movimentos extras.

    4. Busca a tabela de histórico desse movimento, pois é nela que existe a data de aviso do movimento.

    5. Busca a unidade de negócio por meio do cadastro "Manutenção Tipo de Serviço X Unidade de Negócio" (pp0110s.p).

    6. Grava os movimentos em uma tabela com as informações do título, prestador, plano, beneficiário, datas e valores.

    7. Para realizar o cálculo do valor pago por movimento, deve ser considerado o valor realmente pago no "EMS". Por exemplo, no caso de baixas parciais, se o valor pago do "Gestão de Planos", é R$100,00, mas foi feito uma baixa parcial de R$50,00 no "EMS", o valor que é exibido para esse movimento é de R$50,00. Além disso, deve considerar se esse título foi substituído no "EMS":
              a) Caso sim, o valor que é utilizado no cálculo é a soma do valor bruto de todos os títulos que fazem parte dessa substituição.
                  Cálculo: Vl Pago = (Valor Pago Movimento GPS * Saldo Título EMS) / Soma Saldo Título GPS.
              b) Caso não, deve apenas considerar o total bruto do movimento.
                 Cálculo: Vl Pago = (Valor Pago Movimento GPS * Saldo Título EMS) / Valor Bruto do Movimento.
    Lembrando que é sempre considerado os valores brutos dos movimentos.

    Resultado:
    Esse processo vai gerar três arquivo:
    1. Arquivo CSV: O usuário pode utilizar esse arquivo para conferir os registros retornados. Nesse relatório será impresso todos os movimentos pagos com seus valores e datas.
    2. Arquivo LST: O usuário pode utilizar esse arquivo para preencher o quadro do "DIOPS". No arquivo é exibido o valor dos movimentos pagos que são agrupados por "Unidade de Negócio", "Data de Pagamento" e "Data de Aviso".
    3. Arquivo de Erros/Advertências: Contém todos as divergências que ocorrerão durante a execução do processo. Abaixo segue a lista de inconsistências que podem ocorrer:

    Mensagens de Erro – Relatório de Provisão de Eventos Sinistros a Liquidar DIOPS

    Tipo Erro

    Mensagem

    Observação

    ADV

    Titulo não pertence ao Gestão de Planos.

    Essa inconsistência acontece quando existe um título retornado do módulo "APB", porém não existe no "Gestão de Planos". Pode ocorrer, pois a "API" retorna todos os pagamentos, inclusive os feitos diretamente no "APB".

    ERR

    Ocorreu erros ao chamar a API do Contas a Pagar.

    Caso aconteça alguma inconsistência na busca dos pagamento do módulo do "APB".

    ADV

    Título contabilizado no Gestão de Planos.

    Caso o usuário selecione o filtro por "Títulos Contabilizados" ou "Não Contabilizados", levando em consideração a situação no módulo do "Gestão de Planos".

    ADV

    Na substituição foram informados títulos originados em outros módulos, não é possível compor o valor de pagamento.

    Caso exista um título de substituição, que tenha um título de origem "Gestão de Planos" e outros de outros módulos, é comunicado ao usuário, pois não temos como verificar o valor correto que será rateado para cada título.

    ERR

    Procedimento não encontrado.

    Caso não encontre o procedimento pago no "Gestão de Planos".

    ERR

    Histórico de movimento do procedimento não existe.

    Caso não encontre a tabela de histórico do procedimento, precisamos dessa tabela, pois é nela que se encontra a data de aviso do procedimento.

    ERR

    Eventos do Prestador não encontrado.

    Caso não encontre o "Evento do Prestador", precisamos do evento do prestador para buscar a unidade de negocio do movimento.

    ERR

    Não foi encontrado a Tabela associativa entre estabelecimento x unidade x empresa.

    Caso não encontre a unidade de negócio.

    ERR

    Insumo não encontrado.

    Caso não encontre o insumo pago no "Gestão de Planos".

    ERR

    Histórico de movimentos de insumo não existe.

    Caso não encontre a tabela de histórico do insumo, precisamos dessa tabela, pois é nela que se encontra a data de aviso do insumo.

    ERR

    Evento Extra Pagamento não cadastrado.

    Caso não encontre o movimento extra pago.

    ERR

    Modalidade não cadastrada.

    Caso não encontre a modalidade do título.

    ERR

    Prestador não cadastrado.

    Caso não encontre o prestador do título.

    ERR

    Grupo do prestador não cadastrado.

    Caso não encontre o grupo do prestador.

    ERR

    Termo de Adesão não cadastrado.

    Caso não encontre o termo de adesão do título. Somente para usuários da base.

    ERR

    Proposta não cadastrada para o termo.

    Caso não encontre a proposta do título. Somente para usuários da base.

    ERR

    Plano de Saúde não cadastrado.

    Caso não encontre o plano do título. Somente para usuários da base.

    ERR

    Tipo de plano não cadastrado.

    Caso não encontre o tipo de plano do título. Somente para usuários da base.

    ERR

    Beneficiário não cadastrado.

    Caso não encontre o beneficiário do movimento. Somente para usuários da base.

    ERR

    Negociação da unidade de intercâmbio não encontrada.

    Caso não encontre o plano. Somente para usuários de intercâmbio.

    ERR

    Beneficiário de Intercâmbio não cadastrado.

    Caso não encontre o beneficiário do movimento. Somente para usuários de intercâmbio.

  • EXEMPLOS DO RELATÓRIO DE PROVISÕES:
    • EXEMPLO 1 - BAIXA TOTAL: Título foi totalmente pago no módulo do "Contas a Pagar".
  1. Consulte no módulo "Contas a Pagar", no menu "Título do Contas a Pagar" (apb222aa), um título que tenha o pagamento total realizado e pertença ao "Gestão de Planos". Nesse exemplo, podemos verificar o título 34 com valor de 150,00:


    Image Added




  2. Acesse o menu "Acessar o menu Relatório de Provisão de Eventos Sinistros a Liquidar – DIOPS" (AF0810M).

  3. Informar Informe na aba de "Parâmetros", os filtros desejados para esse registro. Nesse caso o período de pagamento a ser analisado. Estabelecimentos que deve considerar. Se deseja retornar os títulos contabilizados, não contabilizados ou ambos do Gestão de Planos.
    Image Removed
    será do dia 23/05/2016.

    Image Added



  4. Selecione a aba "Seleção" e marque Selecionar a aba Seleção e informar as espécies que deve considerar no filtro, nesse caso vamos marcar todas as espécies.

    Image Modified

 

  1. Clicar Clique em Executar.
    Image Removed"Executar", será exibida a seguinte mensagem para o usuário:

    Image Added

  2. Ao final do processo será lançado uma mensagem ao usuário:
    Image Removed
    Caso tenha ocorrido algum erro durante o processo o usuário também será avisado:
    Image Removed
    Image Added

  • RESULTADO:
Será gerado
  •  Esse programa vai gerar três arquivos
no diretório informado
  • :

Arquivo 1. Arquivo de Erros: PROVISAO-EVENTOS-SINISTROS-LIQUIDAR-201605.ERR 

Caso aconteça alguma inconsistência Nesse arquivo conterá os erros encontrados durante o processo. No caso abaixo temos o tipo ADV (Advertencia), informando apenas que os títulos que retornaram do EMS não existem no Gestão de Planos, isso pode ocorrer pois a API do EMS retorna todos os títulos Pagos.

Image Removed

, será exibido no arquivo de erros. Nesse exemplo ocorreram advertências, que informam que alguns títulos, que estão no módulo de "Contas a Pagar" , não existem no módulo "Gestão de Planos", isso pode ocorrer no caso dos títulos serem incluídos diretamente no módulo "APB", desta forma não são encontrados no "Gestão de Planos".

 

Image Added

 

2. Arquivo LST:Arquivo LST: PROVISAO-EVENTOS-SINISTROS-LIQUIDAR-201605.LST

Esse arquivo vai retornar os movimentos agrupados por unidade de negocionegócio, data de pagamento e , data de aviso imprimindo e imprimir o valor pago para cada caso.

 

Image RemovedImage Added


3. Arquivo CSV: PROVISAO-EVENTOS-SINISTROS-LIQUIDAR-201605-001.CSV

Nesse arquivo o usuario poderá usuário pode verificar com maiores detalhes os registros retornados.

Nas primeiras colunas do arquivo, temos informações referente referentes ao título, que poderão podem ser utilizados para consulta do mesmo nos sistemasconsultá-lo no sistema. Em seguida, temos a data "Data de aviso e data e pagamento pela qual o cliente deve se guiar para preencher o relatório da DIOPS. Na coluna Vl Pago Aviso" e "Data de Pagamento", campos que são considerados para o preenchimento do relatório da "DIOPS". Na coluna "Vl Pago", temos o valor que foi pago para cada movimento proporcional ao saldo retornado pelo SEM e na coluna de Saldo temos o valor que foi retornado do EMS para esse título. Se somarmos o , que é calculado levando em consideração ao que realmente  foi pago no "EMS". Na coluna "Saldo Titulo EMS", será exibido o valor pago do título no "EMS". A soma do valor pago dos movimentos desse título deve ser igual ao ao saldo do título do "EMS". Nesse caso como só existe um movimento e o título foi pago totalmente, o valor pago será igual ao saldo (R$150,00).

 

Image Added

 Image Removed

Nas colunas seguintes temos dados do movimento no "Gestão de Planos como a chave do documentom termo, modalidade, ", caso ele seja um procedimento ou insumo, e também os dados do plano: modalidade, termo, plano e tipo de plano.. Nesse exemplo, como temos um movimento extra, os campos estão zerados.

 

Image Added

 Image Removed

Nas colunas seguintes temos dados do Beneficiario, Prestador e os Movimentos desse Titulo,sendo que teremos aqui procedimentos, insumos e movimentos extras de classe E e T (contestação). Sempre considerando apenas movimentos de crédito.

Image Removed

Por último temos dados referentes aos movimentos extras, como código do evento, fatura, serie e nota da parcela.

Image Removed

do "Beneficiário" e "Prestador".

 

Image Added

 

Nas próximas colunas podemos verifica o "código do movimento", nesse caso podemos verificar que o tipo de movimento é igual a "E" (extra) e que o código do evento é o 106. Importante lembrar que serão impressos nesse relatório somente movimentos de crédito.

 

Image Added

 

Nas últimas colunas podemos verificar se esse título foi substituído por algum outro no "EMS", caso sim ainda temos os dados do novo título.

 

Image Added

 

 

  • EXEMPLO 2 - BAIXA PARCIAL (MESMO DIA): Essa situação ocorre quando é realizada baixas parciais no mesmo dia, para o mesmo título.
  1. Consultar no módulo "Contas a Pagar" no menu "Título do Contas a Pagar" (apb222aa), um título que pertença ao "Gestão de Planos" e que tenha baixas parciais para o mesmo título no mesmo dia. Nesse exemplo podemos verificar o título 30 com três baixas, todas no dia 23/05/2016:

    Image Added



  2. Acesse o menu "Relatório de Provisão de Eventos Sinistros a Liquidar – DIOPS" (AF0810M).

  3. Informe na aba de "Parâmetros", o período de pagamento a ser pesquisado, no caso do título acima o pagamento é do dia 23/05/2016:

    Image Added


  4. Selecione a aba "Seleção" e marque todas as espécies.
  5. Clique em "Executar".

    RESULTADO:

    São gerados os três arquivos conforme já explicado no primeiro exemplo:
    Como não ocorreram inconsistências, o arquivo de erros não é gerado.
    No "Arquivo LST", podemos verificar os movimentos agrupados por unidade de negócio, data de aviso e data de pagamento. Nesse caso todos movimentos foram pagos no período de maio de 2016 e avisados no período de 01/2016, porém existem movimentos de unidade de negócio diferentes. A soma do valor das unidades de negócio é o valor total do título 1945,66.

    Image Added

    Image Added

    Nas colunas seguintes podemos verificar cada um dos movimentos do título e o plano a que pertencem.

    Image Added

    Nas próximas colunas temos os "Beneficiários" e "Prestadores", que realizaram cada um dos movimentos:

    Image Added

    Nas colunas seguintes, temos os códigos dos movimentos, mas se o movimento for extra ele vai ter o "Tipo de Medicina" e "Evento" informados.

    Image Added

    Nas últimas colunas temos os dados dos títulos substituídos, nesse caso como o título não foi substituídos elas estarão zeradas.
    Image Added

     

     

     

     

  6. No arquivo "CSV", podemos verificar que na coluna "Saldo Título EMS", está sendo exibida a soma do valor das três baixas realizadas para esse título: 1200+600+145,66 = 1945,66. Isso acontece, porque as três baixas foram realizadas no mesmo dia. Podemos verificar nas primeiras colunas os dados do título, note que existem movimentos de unidades diferentes "EMS" e "PDR".

  • EXEMPLO 3 - BAIXA PARCIAL (DIAS DIFERENTES): Essa situação ocorre quando são realizadas baixas parciais em dias diferentes, para o mesmo título.

  1. Consulte no módulo "Contas a Pagar", no menu "Título do Contas a Pagar" (apb222aa), um título que pertença ao "Gestão de Planos" e que tenha baixas parciais em dias diferentes para o mesmo título. Nesse exemplo, podemos verificar o título 33 com duas baixas, uma no dia 10/05/2016 e outra no dia 20/05/2016.

    Image Added



  2. Acesse o menu "Relatório de Provisão de Eventos Sinistros a Liquidar – DIOPS" (AF0810M).


  3. Informar na aba de "Parâmetros", os filtros desejados para esse registro. Nesse caso o período de pagamento é do dia 23/05/2016.

    Image Added


  4. Selecione a aba "Seleção" e marque todas as espécies.

  5. Clique em "Executar".

    RESULTADO:

    Serão gerados os três arquivos conforme já explicado no primeiro exemplo:
    Como não ocorram inconsistências, o arquivo de erros não é gerado.
    No "Arquivo LST", podemos verificar os movimentos agrupados por unidade de negócio, data de aviso e data de pagamento. Nesse caso possuímos apenas o movimento do período de maio de 2016 e avisados no período de maio de 2016 no valor de 103,00.Image Added

    No "Arquivo CSV", podemos verificar que os movimentos do titulo 33, são repetidos duas vezes, isso acontece, pois foram realizadas duas baixas em datas diferentes. Ao pesquisar esse título no "Gestão de Planos" (PP0510C), nos "Detalhes do título", podemos ver que esse título possui dois movimentos com os seguintes valores:

    Dados do Gestão de Planos

    Título

    Movimentos

    Valor Movimento

    Saldo Título GPS

    33

    14

    100,00

    103,00

    10101012

    3,00

    O cálculo utilizado para exibir o valor realmente pago é :

    Valor Pago = (Valor Movimento GPS * Saldo Titulo EMS) / Saldo Título GPS

    Dados Movimento Pago

    Data Baixa

    Saldo EMS

    Movimento

    Valor Movimento

    Saldo GPS

    Cálculo

    Vl Pago

    10/05/2016

    30,00

    14

    100,00

    103,00

    (100*30)/103

    29,13

     

     

    10101012

    3,00

    103,00

    (3*30)/103

    0,87

     

    20/05/2016

    73,00

    14

    100,00

    103,00

    (100*73)/103

    70,87

     

     

    10101012

    3,00

    103,00

    (3*73)/103

    2,13

    Se somarmos a coluna dos valores pagos do movimento vamos ter o valor do saldo do EMS

    103,00

    Podemos verificar no arquivo "CSV", que na linha em azul, temos a baixa do dia 10/05/2016, onde foi pago o valor de R$30,00. Realizando o cálculo proporcional, podemos verificar que para o movimento de código "14", foi pago R$29,13 e para o movimento de código "10101012", foi pago R$0,87, nesse dia, com o total de 30,00. Já na linha verde, temos a baixa do dia 20/05/2016, onde o total pago foi R$73,00. Realizando o cálculo proporcional, podemos verificar que para o movimento de código "14", foi pago o valor de R$70,87 e para o movimento "10101012",  foi pago o valor de R$2,13, com o total de R$73,00 desse dia. Somando os 73 + 30 temos o total do título que é R$103,00, da mesma forma se somarmos os valores dos movimentos 0.87+ 29.13 + 2.13 + 70.87 = 103,00, que é o valor pago do titulo.

Image Added

Image Added

Image Added

 

 

  • EXEMPLO 4 SUBSTITUIÇÃO (1 título GPS -> 1 Titulo EMS) - Temos a situação onde títulos do "Gestão de Planos", podem ser substituídos no "EMS".
  1. Consulte no módulo "Contas a Pagar", no menu "Título do Contas a Pagar" (apb222aa), um título que tenha substituição. Nesse exemplo, se clicarmos no botão "Tit Relac", podemos verificar o título 50 que pertence ao "Gestão de Planos".


    Image Added


     
  2. Se clicarmos no botão "Movtos", podemos verificar que foi realizada uma baixa para esse título no valor de 847,93 na data de 09/05/2016.

    Image Added


  3. Acesse o menu "Relatório de Provisão de Eventos Sinistros a Liquidar – DIOPS" (AF0810M).

  4. Informe na aba de "Parâmetros", os filtros desejados para esse registro. Nesse caso o período de pagamento será do dia 09/05/2016.



    Image Added




  5. Selecione a aba "Seleção" e marque todas as espécies.

  6. Clique em "Executar".

    RESULTADO:

    Podemos verificar que esse título foi substituído no "EMS", pelo titulo 6052016:

Image Added

O título original do "Gestão de Planos", é o 50, se verificarmos na "Consulta de Pagamento Prestador" (PP0510C), podemos verificar que esse título possui dois movimentos:20010010 e 40304361, com os seguintes valores.

 

Dados GPS

Título

Movimento

Valor Movimento

Saldo Título GPS

50

20010010

6,60

896,60

40304361

890,00

Para verificar o valor que é impresso em cada movimento devemos seguir o cálculo:
Valor Pago = (Valor Pago Movimento Gestão de Planos * Saldo do EMS ) / Soma Valor Bruto do Título.

Dados Movimento Pago

Data Baixa

Saldo EMS

Movimento

Valor Movimento

Saldo GPS

Cálculo

Vl Pago

06/05/2016

847,93

20010010

6,60

896,60

(6.60*847.93)/896.60

6,24

40304361

890,00

896,60

(890*847.93)/896.60

841,69

Soma dos movimentos pagos

847,93

 

  • Podemos verificar abaixo os dados do arquivo:

    Image Added

    Image Added

    Image Added

    Image Added


  • EXEMPLO 5 SUBSTITUIÇÃO (1 título GPS -> 1 Titulo EMS) - Existe a situação onde títulos do "Gestão de Planos", podem ser substituídos no "EMS".

  1. Consulte no módulo "Contas a Pagar", no menu "Título do Contas a Pagar" (apb222aa), um título que tenha substituições. Se clicarmos no botão "Movtos", podemos verificar que existem três título relacionados: 22,23 e 43 e todos pertencem ao "Gestão de Planos".

Image Added
.


2. Acesse o menu "Relatório de Provisão de Eventos Sinistros a Liquidar – DIOPS" (AF0810M).

3.  Informe na aba de "Parâmetros", os filtros desejados para esse registro. Nesse caso o período de pagamento é do dia 10/05/2016.

Image Added

4. Selecione a aba "Seleção" e marque todas as espécies.

 5. Clicar em "Executar".


RESULTADO:

Podemos verificar que esse título foi substituído no "EMS", pelo titulo 10052016:

 

Image Added

 

No menu "Consulta Pagamento Prestador" (PP0510C), podemos ver os movimentos que contêm os títulos do "GPS", que foram substituídos:

Dados do GPS

Título

Movimento

Valor Movimento

Saldo Título GPS

22

Movimento Extra

750,00

750,00

23

10101039

46,00

48,00

10101012

1,00

10101012

1,00

43

Movimento Extra

30,00

2030,00

O "Saldo do Título do GPS", deve considerar a soma dos três títulos, pois eles foram substituídos pelo mesmo no "EMS", assim:  750 + 48 + 2030 = 2828,00

 Vamos consultar o "EMS" para verificar o saldo realmente pago, que é o "Saldo do Título EMS", lembrando que esse título contém duas parcelas:

Image Added

Image Added

A soma das duas baixas 2240,26+483,49 = 2723,75

Assim o saldo do "Título do EMS", é 2723,75.

 Para verificar o valor pago para cada movimento devemos seguir o cálculo:

Valor Pago = (Valor Pago Movimento Gestão de Planos * Saldo do EMS ) / Soma Valor Bruto do Título

Dados Movimento Pago

Data Baixa

Saldo EMS

Movimento

Valor Movimento

Saldo Titulo GPS

Cálculo

Vl Pago

10/05/2016

2723,75

Movimento Extra

750,00

2828,00

(750*2723.75) /2828

722,35

Movimento Extra

30,00

2828,00

(30*2723.75) /2828

28,89

Movimento Extra

2000,00

2828,00

(2000*2723.75) /2828

1926,27

10101012

1,00

2828,00

(1*2723.75) /2828

0,96

10101012

1,00

2828,00

(1*2723.75) /2828

0,96

10101039

46,00

2828,00

(46*2723.75) /2828

44,30

Soma dos movimentos pagos

2723,73

Podemos ver que a soma dos movimentos não fechou com o valor do saldo do "EMS", assim somamos a diferença de centavos no último movimento para fechar com o total:

Dados Movimento Pago

Data Baixa

Saldo EMS

Movimento

Valor Movimento

Saldo Titulo GPS

Cálculo

Vl Pago

10/05/2016

2723,75

10101039

46,00

2828,00

(46*2723.75) /2828

44,32

Podemos verificar o arquivo abaixo:

Image Added

 

Image Added

 

Image Added

 

Image Added

Ponto de Entrada

Descrição:

Relatório de Provisão de Eventos Sinistros a Liquidar - DIOPS

Localização:

Relatórios

Eventos:

Relatório de Provisão de Eventos Sinistros a Liquidar - DIOPS

Programa Fonte:

AF0810M.P

Função:

Todos

Ponto de Entrada

 

Descrição:

Informe o Menu em que estará localizada a rotina

Localização:

Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

Eventos:

Informe o Título da rotina

Programa Fonte:

Informe o Fonte da rotina

Função:

Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

Retorno:

Nome

Tipo

Descrição

Obrigatório